23
jun

Violência nas Escolas

por Sônia R. Aranha às 0:20 em: Educação

Segundo pesquisa de opinião Violência nas Escolas: uma visão dos delegados da Apeoesp realizada pelo Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), com 583 delegados do XIX Congresso da APEOESP em 2006, há algumas perguntas que a escola atual não sabe mais as respostas:

“(…) para que serve a escola, qual é a utilidade destes estudos, quais são as regras, o que você quer de mim, poderei mudar meu destino social aprendendo tudo isso?” Talvez, nas escolas atuais, não se saiba responder sobre as funções da escola e da educação escolar, de integração, distribuição e subjetivação e principalmente, a da importância do conhecimento para uma vida digna. Há uma pergunta que subjaz: “para que serve a escola?” A cultura e a forma escolar, é compreendida, tem algum sentido? Como estabelecer os acordos necessários para uma vida de encontros humanizadores em sala de aula? Como lidar com os evidentes conflitos entre gerações, gênero, raças-etnias-religiões, saberes, próprios da instituição?”(FERRAZ,2007, p. 05)

A pesquisa também concluiu que os conflitos que ocorrem dentro da instituição não são mais tratados no âmbito do pedagógico. Brigas entre alunos geram Boletim de Ocorrência (BO) e encaminhamento ao Conselho Tutelar, portanto, uma grande parte dos conflitos são criminalizados, o que, de certa forma, se justifica diante do elevado grau de agressividade passando pelo bullying, furtos, chegando até a morte, como noticiado em vários meios de comunicação:

2011 – Um aluno de 17 anos atingiu com um tiro a coxa esquerda de um colega de 16 anos dentro da sala de aula da Escola Estadual Santa Isabel de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, na aula de química. (Fonte: Notícias R726/05/2011 )

Gustavo Pacheco da Silva de 16 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, foi morto com cinco tiros dentro da sala de aula da escola pública Prof. Antônio Cesário de Figueiredo Neto em Cuiabá/MT após ter tido um desentendimento com colegas mais velhos.(Fonte:Uol Notícias 22/07/2011)

Um massacre em uma escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro totalizando 12 alunos mortos em salas de aula e 22 feridos praticado por um jovem de 23 anos ex-aluno da mesma escola.(Fonte: Uol Notícias 7/04/2011l)

2010 – O menino Miguel Cestari Ricci dos Santos, de 9 anos, morto com um tiro na barriga, disparado à queima-roupa numa sala de aulas da Escola Adventista de Embu das Artes/SP por outro menino da mesma classe.(Fonte:Gazeta do Povo 30/09/2010)

2009 – Um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro da sala de aula, na noite de segunda-feira (23), em Salvador/BA. Outro rapaz ficou ferido.Segundo a polícia, quatro homens armados entraram na Escola Estadual Filadélfia durante o intervalo entre as aulas.

Eles seguiram para a sala de aula e atiraram no garoto, que morreu no local.Outro estudante também ficou ferido e foi levado ao Hospital Geral do Estado. Ele já recebeu alta. Pelo menos vinte alunos estavam na sala na hora do crime. Os assassinos fugiram a pé. A polícia suspeita que o estudante morto teria envolvimento com o tráfico de drogas.(Fonte:G124/03/2009)

2006 – Morre o estudante Vitor Sampaio Crisóstomo da Silva de 14 anos baleado na testa por um colega de turma na sala de aula da Escola Municipal Belmiro Medeiros na Ilha do Governador/RJ.(Fonte:Terra 29/04/2006)

Não é mais possível aceitarmos isso , de modo que é preciso que a sociedade de modo geral e e o Estado em particular (re)signifiquem  o papel da escola com máxima urgência. Derrubem os muros , façam uma nova proposta de aprendizagem  inovadora e ousada para esta nova geração banindo a violência e garantido a segurança e o bem  viver  tanto para os profissionais que nela trabalham como para os alunos.

Tags: , , ,

Veja Também:

1 Comentários »

  1. 10 questões para a Escola em Tempo Integral comenta:

    junho 23, 2012 @ 1:27

    […] 4,0 para as séries finais do Ensino Fundamental e 3,6 para o Ensino Médio;  uma escola violenta , com professores adoecendo  e com uma estrutura e funcionamento congelados no tempo/espaço,  […]

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta