03
ago

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que mais tem por aí é aluno enganado por supletivos de ensino médio que vendem gato por lebre.

O supletivo é particular , mas de fato não é uma escola, apenas um intermediário a vender certificados.

O aluno desavisado, encantado com a rapidez e pouco esforço que terá para obter o certificado de conclusão do ensino médio, cai na arapuca e paga e até faz provas.

Mas o problema é que quando recebe o certificado ele não foi expedido pela “escola” que ele pagou e estudou.

Não.

O certificado é de um outro Estado, em geral, do Estado do Rio de Janeiro.

Essas arapucas em geral também fecham, somem, desaparecem o que torna difícil prestar uma queixa crime ou mesmo entrar com uma ação indenizatória, afinal o certificado entregue não tem validade.

E por que não tem validade?

Porque a escola que consta no certificado não tem autorização de funcionamento da Secretaria de Educação daquele Estado para certificar alunos do ensino médio. Algumas sequer tem autorização de funcionamento de seus próprios Estados.

Exemplo:

O aluno é de São Paulo, capital. Fica todo feliz que encontrou um milagre: em três meses termina os três anos de ensino médio. Paga , faz avaliação e depois recebe uma declaração ou um histórico. Às vezes consegue o certificado e quando isso ocorre o nome da escola que ele supunha ser escola que o certificaria não consta  e sim o de uma outra escola que ele nunca viu e que fica no Estado do Rio de Janeiro.

Ele, desavisado, pega o certificado e lampeiro da vida presta vestibular e ingressa na faculdade. A faculdade não faz conta no primeiro momento da documentação e muitos terminam a faculdade e somente na hora de receberem o diploma é que descobrem que não possuem o registro no GDAE.

O GDAE é um cadastro exclusivo para alunos do Estado de São Paulo, mas como o certificado é do Rio de Janeiro , o aluno não tem o GDAE e sem o GDAE não consegue o diploma de ensino superior mesmo tendo sido aprovado durante todo o curso do ensino superior.

Bem, o que fazer diante disso?

Digo para você que está nesta situação: você entrou em uma fria e não é fácil de sair.

Tudo dependerá da escola que o certificou. Cito algumas que espalharam certificados por aí: Pódio, Centro Educacional Carioca, Centro Educacional Futura, EPEC-AVM, Instituto Latino de Ciência e Tecnologia  são as mais famosas. Todas do Estado do Rio de Janeiro e todas sem autorização de funcionamento lá em seu próprio Estado quem dirá em outros.

Outros casos são escolas do próprio Estado, por exemplo, o Colégio Borba Gato que era de São Paulo, mas perdeu a autorização de funcionamento.

Então, é preciso saber qual é a escola para saber em qual situação ela se encontra lá no Rio de Janeiro e é possível saber por meio do SEEDUC -Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Se a escola lá no Rio de Janeiro na época que certificou o aluno do Estado de São Paulo ou do Paraná ou mesmo de outro Estado tinha autorização de funcionamento é possível tentar um visto confere da SEEDUC e daí sim resolver o problema.

Tem casos que somente via Justiça se consegue resolver. Há outros que não dão mesmo, será preciso começar tudo de novo, fazendo EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública para não entrar em outra fria ou prestando o ENEM e indicando que quer o certificado de conclusão do ensino médio.

Se você precisa de ajuda para desenrolar o fio da meada você pode deixar o seu caso aqui em comentário que eu responderei as suas dúvidas.

Mas se quiser contratar os meus serviços para que eu faça um busca na documentação e lhe dê um caminho,  me avise por sonia@centrodestudos.com.br , mas atenção, cobro honorários para fazer este trabalho,ok?

 

Tags: , ,

Veja Também:

8 Comentários »

  1. José Marques comenta:

    agosto 10, 2016 @ 10:33

    Sônia, e como fica a questão dos cursos superiores a distância? Eles são autorizados pelo MEC, mas o Conselho estadual do meu Estado diz que não são autorizados a funcionar poe ele, e por causa disso estou impossibilitado de receber meu diploma.

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 25, 2016 @ 0:51

    José Marques, ué… não sei opinar a respeito. Qual faculdade? Qual Parecer do CEE? A faculdade que oferece este curso a distância tem credenciamento do MEC?
    Somente com esses dados e´que eu posso tentar lhe responder,ok?
    aguardo

  3. Rafael comenta:

    setembro 17, 2016 @ 1:50

    Boa tarde, Sonia.

    Conclui ensino médio em 2007 a distância por isso estou com dúvida sobre a validade dele, pois gostaria de dar continuidade aos estudos e lendo comentários em seu blog vi que muita gente esta tendo problemas…existe a possibilidade de checarmos se realmente meu certificado é válido? Para assim me ingressar em uma faculdade ou correr atras do prejuizo e adquirir um certificado valido? Qual a recomendação? Obrigado.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 22, 2016 @ 4:11

    Rafael, você tem que procurar a Secretaria de Educação do seu Estado. Ela saberá dizer sobre a validade ou não do certificado, ok?

    abraços

  5. Fabiola comenta:

    setembro 25, 2016 @ 1:32

    Sônia por favor me ajude, fiz o supletivo no rio pela escola carioca ( cobra e sei lá quantos nomes mais ) fiz as provas presenciais. Enfim … uma amiga que fez anos depois teve agora o superior suspenso por fraude no certificado, eles me deram histórico e xerox do Darìo oficial mas eu perdi … enfim estou acabando faculdade agora e deixei lá somente o diploma … e estou apavorada que esse seja falso, agora em pesquisa depois de ler vários posta seus ( aliás muito obrigada) vi que eles falsificam essa cópia de dario oficial, com esse dado eu fiz a pesquisa pela “possível publicação ” 3 fiquei muito feliz em achar , enfim são duas as perguntas:
    – Se for publicado quer dizer que está ok ?
    – Um advogado pode acelerar esse processo via seeduc? Não tenho tempo a perder…. me indique algum advogado com conhecimento de causa aqui no rio, por favor aguardo urgente.

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2016 @ 4:49

    Fabiola, um jeito mais rápido de tentar regularizar é via Justiça. Há muitos casos que o juiz concede liminar e força a faculdade a emitir o diploma. De modo que considere acionar a Justiça. Entre em contato para que eu possa lhe dar um contato de advogada do Rio de Janeiro ok? abraços

  7. Paulo comenta:

    outubro 13, 2016 @ 17:03

    Boa Tarde!

    Devido á vários problemas segue meu caso: Resido em São Paulo, fiz o Supletivo a distância, conclui em 14/03/2008 recebi o Certificado de uma Instituição do Rio de Janeiro, dei entrada na Universidade no segundo semestre de 2012, onde não tive problemas com minhas documentações, e termino o curso no final do primeiro semestre de 2017 devido á vários comentários negativos sobre fraudes de Certificados, fui até a Secretaria da Universidade para sanar estas dúvidas e me REAFIRMARAM, que minhas documentações estão corretas, segue dados de meu Certificado:

    Instituição: Centro Educacional Carioca-EPEC-AVM
    Conclusão: 14 de Março de 2008
    Dados que constam em meu Certificado: número do RGA, número em FL, número do livro, nome carimbo assinatura e documento diretora,nome carimbo assinatura e documento da Secretária Escolar, Histórico, Selo da Instituição, Selo da Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro assinado e carimbado, Selo do Cartório assinado e carimbado, todos com reconhecimentos de firma, carimbo da Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Coordenadoria de Supervisão Educacional Coordenação de Controle Escolar do Rio de Janeiro, assinado carimbado, com nome e matricula do Inspetor escolar, e também meu nome em Diário Oficial, com data e número de FLS. Após conclusão e retirar meu diploma, tenho que dar entrada no Conselho aqui em São Paulo, meu nome não vai constar no GDAE, pois é um Instituição de São Paulo, e conclui o Ensino Médio pelo Estado de Rio de Janeiro, alguém pode me ajudar se meu certificado esta correto? ou se falta algo?, pois a Universidade por duas vezes me afirmou que sim, mas devido a tantos comentários negativos ficamos receosos com tais situações, e a SEEDUC do RJ, tanto em seu site ou fone, é quase impossível de sanar dúvidas, desde já agradeço e fico no aguardo!

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 13, 2016 @ 17:27

    Paulo, de fato o Centro Educacional Carioca EPEC-AVM não tem mais autorização, porém em 2008 tinha.

    De modo que se o certificado data de 2008 e tem o carimbo e assinatura do inspetor escolar , responsável legal da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o certificado é válido, pois esse carimbo e assinatura é o visto confere.

    Você não tem GDAE , obviamente porque o certificado não é daqui, mas tem o visto confere que é o mesmo que o GDAE.

    Faça a pergunta na faculdade mais uma vez, porém por escrito e peça que respondam por escrito, porque se na hora de emitirem o diploma recusarem vc terá uma prova de que você recebeu enquanto resposta uma afirmativa da faculdade.

    O problema sempre aparece na hora de emitirem o diploma, daí que já receberam todos os anos dizem que não podem emitir o diploma porque o certificado não é válido. Se isso ocorrer terá que entrar na Justiça ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta