03
ago

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que mais tem por aí é aluno enganado por supletivos de ensino médio que vendem gato por lebre.

O supletivo é particular , mas de fato não é uma escola, apenas um intermediário a vender certificados.

O aluno desavisado, encantado com a rapidez e pouco esforço que terá para obter o certificado de conclusão do ensino médio, cai na arapuca e paga e até faz provas.

Mas o problema é que quando recebe o certificado ele não foi expedido pela “escola” que ele pagou e estudou.

Não.

O certificado é de um outro Estado, em geral, do Estado do Rio de Janeiro.

Essas arapucas em geral também fecham, somem, desaparecem o que torna difícil prestar uma queixa crime ou mesmo entrar com uma ação indenizatória, afinal o certificado entregue não tem validade.

E por que não tem validade?

Porque a escola que consta no certificado não tem autorização de funcionamento da Secretaria de Educação daquele Estado para certificar alunos do ensino médio. Algumas sequer tem autorização de funcionamento de seus próprios Estados.

Exemplo:

O aluno é de São Paulo, capital. Fica todo feliz que encontrou um milagre: em três meses termina os três anos de ensino médio. Paga , faz avaliação e depois recebe uma declaração ou um histórico. Às vezes consegue o certificado e quando isso ocorre o nome da escola que ele supunha ser escola que o certificaria não consta  e sim o de uma outra escola que ele nunca viu e que fica no Estado do Rio de Janeiro.

Ele, desavisado, pega o certificado e lampeiro da vida presta vestibular e ingressa na faculdade. A faculdade não faz conta no primeiro momento da documentação e muitos terminam a faculdade e somente na hora de receberem o diploma é que descobrem que não possuem o registro no GDAE.

O GDAE é um cadastro exclusivo para alunos do Estado de São Paulo, mas como o certificado é do Rio de Janeiro , o aluno não tem o GDAE e sem o GDAE não consegue o diploma de ensino superior mesmo tendo sido aprovado durante todo o curso do ensino superior.

Bem, o que fazer diante disso?

Digo para você que está nesta situação: você entrou em uma fria e não é fácil de sair.

Tudo dependerá da escola que o certificou. Cito algumas que espalharam certificados por aí: Pódio, Centro Educacional Carioca, Centro Educacional Futura, EPEC-AVM, Instituto Latino de Ciência e Tecnologia  são as mais famosas. Todas do Estado do Rio de Janeiro e todas sem autorização de funcionamento lá em seu próprio Estado quem dirá em outros.

Outros casos são escolas do próprio Estado, por exemplo, o Colégio Borba Gato que era de São Paulo, mas perdeu a autorização de funcionamento.

Então, é preciso saber qual é a escola para saber em qual situação ela se encontra lá no Rio de Janeiro e é possível saber por meio do SEEDUC -Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Se a escola lá no Rio de Janeiro na época que certificou o aluno do Estado de São Paulo ou do Paraná ou mesmo de outro Estado tinha autorização de funcionamento é possível tentar um visto confere da SEEDUC e daí sim resolver o problema.

Tem casos que somente via Justiça se consegue resolver. Há outros que não dão mesmo, será preciso começar tudo de novo, fazendo EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública para não entrar em outra fria ou prestando o ENEM e indicando que quer o certificado de conclusão do ensino médio.

Se você precisa de ajuda para desenrolar o fio da meada você pode deixar o seu caso aqui em comentário que eu responderei as suas dúvidas.

Mas se quiser contratar os meus serviços para que eu faça um busca na documentação e lhe dê um caminho,  me avise por sonia@centrodestudos.com.br , mas atenção, cobro honorários para fazer este trabalho,ok?

 

Tags: , ,

Veja Também:

334 Comentários »

  1. José Marques comenta:

    agosto 10, 2016 @ 10:33

    Sônia, e como fica a questão dos cursos superiores a distância? Eles são autorizados pelo MEC, mas o Conselho estadual do meu Estado diz que não são autorizados a funcionar poe ele, e por causa disso estou impossibilitado de receber meu diploma.

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 25, 2016 @ 0:51

    José Marques, ué… não sei opinar a respeito. Qual faculdade? Qual Parecer do CEE? A faculdade que oferece este curso a distância tem credenciamento do MEC?
    Somente com esses dados e´que eu posso tentar lhe responder,ok?
    aguardo

  3. Rafael comenta:

    setembro 17, 2016 @ 1:50

    Boa tarde, Sonia.

    Conclui ensino médio em 2007 a distância por isso estou com dúvida sobre a validade dele, pois gostaria de dar continuidade aos estudos e lendo comentários em seu blog vi que muita gente esta tendo problemas…existe a possibilidade de checarmos se realmente meu certificado é válido? Para assim me ingressar em uma faculdade ou correr atras do prejuizo e adquirir um certificado valido? Qual a recomendação? Obrigado.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 22, 2016 @ 4:11

    Rafael, você tem que procurar a Secretaria de Educação do seu Estado. Ela saberá dizer sobre a validade ou não do certificado, ok?

    abraços

  5. Fabiola comenta:

    setembro 25, 2016 @ 1:32

    Sônia por favor me ajude, fiz o supletivo no rio pela escola carioca ( cobra e sei lá quantos nomes mais ) fiz as provas presenciais. Enfim … uma amiga que fez anos depois teve agora o superior suspenso por fraude no certificado, eles me deram histórico e xerox do Darìo oficial mas eu perdi … enfim estou acabando faculdade agora e deixei lá somente o diploma … e estou apavorada que esse seja falso, agora em pesquisa depois de ler vários posta seus ( aliás muito obrigada) vi que eles falsificam essa cópia de dario oficial, com esse dado eu fiz a pesquisa pela “possível publicação ” 3 fiquei muito feliz em achar , enfim são duas as perguntas:
    – Se for publicado quer dizer que está ok ?
    – Um advogado pode acelerar esse processo via seeduc? Não tenho tempo a perder…. me indique algum advogado com conhecimento de causa aqui no rio, por favor aguardo urgente.

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2016 @ 4:49

    Fabiola, um jeito mais rápido de tentar regularizar é via Justiça. Há muitos casos que o juiz concede liminar e força a faculdade a emitir o diploma. De modo que considere acionar a Justiça. Entre em contato para que eu possa lhe dar um contato de advogada do Rio de Janeiro ok? abraços

  7. Paulo comenta:

    outubro 13, 2016 @ 17:03

    Boa Tarde!

    Devido á vários problemas segue meu caso: Resido em São Paulo, fiz o Supletivo a distância, conclui em 14/03/2008 recebi o Certificado de uma Instituição do Rio de Janeiro, dei entrada na Universidade no segundo semestre de 2012, onde não tive problemas com minhas documentações, e termino o curso no final do primeiro semestre de 2017 devido á vários comentários negativos sobre fraudes de Certificados, fui até a Secretaria da Universidade para sanar estas dúvidas e me REAFIRMARAM, que minhas documentações estão corretas, segue dados de meu Certificado:

    Instituição: Centro Educacional Carioca-EPEC-AVM
    Conclusão: 14 de Março de 2008
    Dados que constam em meu Certificado: número do RGA, número em FL, número do livro, nome carimbo assinatura e documento diretora,nome carimbo assinatura e documento da Secretária Escolar, Histórico, Selo da Instituição, Selo da Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro assinado e carimbado, Selo do Cartório assinado e carimbado, todos com reconhecimentos de firma, carimbo da Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Coordenadoria de Supervisão Educacional Coordenação de Controle Escolar do Rio de Janeiro, assinado carimbado, com nome e matricula do Inspetor escolar, e também meu nome em Diário Oficial, com data e número de FLS. Após conclusão e retirar meu diploma, tenho que dar entrada no Conselho aqui em São Paulo, meu nome não vai constar no GDAE, pois é um Instituição de São Paulo, e conclui o Ensino Médio pelo Estado de Rio de Janeiro, alguém pode me ajudar se meu certificado esta correto? ou se falta algo?, pois a Universidade por duas vezes me afirmou que sim, mas devido a tantos comentários negativos ficamos receosos com tais situações, e a SEEDUC do RJ, tanto em seu site ou fone, é quase impossível de sanar dúvidas, desde já agradeço e fico no aguardo!

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 13, 2016 @ 17:27

    Paulo, de fato o Centro Educacional Carioca EPEC-AVM não tem mais autorização, porém em 2008 tinha.

    De modo que se o certificado data de 2008 e tem o carimbo e assinatura do inspetor escolar , responsável legal da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o certificado é válido, pois esse carimbo e assinatura é o visto confere.

    Você não tem GDAE , obviamente porque o certificado não é daqui, mas tem o visto confere que é o mesmo que o GDAE.

    Faça a pergunta na faculdade mais uma vez, porém por escrito e peça que respondam por escrito, porque se na hora de emitirem o diploma recusarem vc terá uma prova de que você recebeu enquanto resposta uma afirmativa da faculdade.

    O problema sempre aparece na hora de emitirem o diploma, daí que já receberam todos os anos dizem que não podem emitir o diploma porque o certificado não é válido. Se isso ocorrer terá que entrar na Justiça ok?

    abraços

  9. karol comenta:

    fevereiro 15, 2018 @ 22:34

    Boa noite,
    Estou com um problema parecido, tenho meu certificado de ensino médio emitido pela EPEC-AVM em uma escola de Valinhos que já não existe mais, a conclusão foi no ano de 2008, segundo informações que encontrei no JUSBRASIL segue o link:
    https://www.jusbrasil.com.br/diarios/31665223/pg-305-trf-1-trf-1-de-21-10-2011
    A escola deixou de ser autorizada no ano de 2009, sendo que quem concluiu anteriormente, tem o diploma válido.
    Eu conclui vários cursos no qual era necessário o ensino médio e nunca houve problemas, incluso conclui um curso pelo SISUTEC programa do Governo Federal e possuo a licença de Enfermagem, Bombeiro Civil, fiz cursos fora e o diploma foi validado pelo Ministério das Relações Exteriores, acontece que em um último curso pelo SISU o meu diploma foi perdido no trâmite, ainda estou na busca por ele, mas o meio mais direto seria solicitar uma segunda via, e ai começou toda a saga…
    Tenho cópia do diploma, tenho o Diário oficial impresso e autenticado na publicação da época com meu nome na conclusão e todos os cursos que concluí no decorrer dos anos.
    A questão é que já entrei em contato com todos os órgãos públicos, obtive respostas e orientações e após feito tudo, ainda não consegui a segunda via e me orientaram prestar a prova do ENCEEJA.
    Minha última tentativa será ir na Diretoria de Ensino a fim de certificar a autorização de funcionamento da época da escola de Valinhos, que era na Av dos esportes 450.
    Penso que não poderia fazer o ENCEEJA, mas foi o caminho mais direto que a secretaria de Educação do Rio me orientou a fazer, incluso possuo todos os e-mail e arquivos guardados.

    Desde já agradeço a atenção

  10. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 16, 2018 @ 17:14

    Karol, a Diretoria de Ensino é a Campinas-Norte que supervisiona as escolas de Valinhos. Provavelmente esta “escola” não era uma escola e sim uma intermediadora de venda de certificado.

    Não vai conseguir a 2a via do certificado porque esta escola certificadora foi cassada e quem poderia fazer isso é a SEEDUC, porém o momento dos órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro é precário de modo que é difícil conseguir uma solução.

    Você pode tentar além do exame ENCEEJA acionar a Justiça. Caso precise posso lhe indicar advogada no Rio que atua em casos de certificados com este tipo de problema. Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    Att

  11. Vitor Junior comenta:

    maio 26, 2018 @ 14:06

    Sônia. Primeiramente parabéns pela página. Com certeza ajudou centenas de pessoas.

    Meu caso é: Sou de SP e conclui o ensino médio no CFAC centro de formação aplicação e Cultura em outubro de 2013. O qual tive que ir até o RJ para fazer uma prova.
    Finalizando eles me deram o histórico, certificado de conclusão e cópia do diário oficial do RJ onde consta meu nome como aprovado. Porém fiz um curso técnico e não consegui retirar meu diploma pois não aceitavam esse certificado. Pesquisei por alto e vi que a entidade estava valendo ainda em 2013.

    Bom. No meu caso tem solução? Preciso entrar com processo ? Ou é um caso perdido?

    Agradeço desde já.

  12. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 30, 2018 @ 2:30

    Vitor Junior, bem, esta escola tinha autorização de funcionamento apenas no Estado do Rio de Janeiro concedida pelo Parecer CEE-RJ n.115/2008 por 5 anos em setembro de 2013. Veja que o seu certificado é datado em outubro de 2013. Aí já tem um problema.

    As escolas em São Paulo técnicas ou faculdades não estão aceitando certificados de escolas do Rio de Janeiro realizadas a distância em função dos milhares de problemas que isso gerou, então, não é fácil resolver esta situação.

    O caminho mais fácil e barato é você fazer um CEEJA – curso flexível e em São Paulo tem para obter um certificado válido com GDAE de conclusão do ensino médio. Daí você terá um problema com o técnico em função da data, mas fica mais fácil conseguir que o técnico forneça o seu certificado. Talvez tenha que ir para a Justiça mas é mais fácil de conseguir.

    Para salvar este seu certificado tem que constituir advogado no Rio de Janeiro , posso lhe indicar uma que atua neste problema e tem obtido êxito, mas cada caso é um caso, e não há garantia de êxito, mas se tiver , ela consegue.

    ok?

    abraços

  13. Rita comenta:

    junho 26, 2018 @ 22:42

    Boa tarde!! Terminei ensino médio pelo enceja..eu passei estou aguardando ,o meu certificado de competência. Queria saber se quando eu pega meu certificado ,o meu nome já consta lista concluente do gde.pois sou são Paulo?

  14. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 27, 2018 @ 20:20

    Rita, eu acho que não haverá o GDAE, no entanto, como não tenho certeza, recomendo que entre em contato com uma Diretoria de Ensino (vou lhe passar o telefone de uma delas pois em São Paulo há várias : (11) 3855-3632) e pergunte a respeito, ok?

    abraços

  15. Cristiane comenta:

    junho 27, 2018 @ 0:48

    Sonia, boa noite!
    Conclui o ensino médio a distancia pelo Centro Educacional Carioca – RJ ano de conclusão 2008, vi alguns comentários que até 2008 a instituição tinha autorização para emitir os certificados a distancia, recebi o certificado como concluído e apto a nivel superior, minha dúvida é, quero voltar os estudos e entrar na faculdade e estou com receio de ter surpresas, sou de São Paulo.
    poderia dar alguma informação.
    obrigado…

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 27, 2018 @ 20:18

    Cristiane, difícil, heim? Faculdade de São Paulo não estão aceitando certificado desta escola e de outras a distância do Rio de Janeiro. Então, a faculdade não emitirá o diploma e vai solicitar uma regularização que de fato não precisaria porque no certificado (se tiver) há o visto confere. A solução é entrar na Justiça ou fazer o CEEJA o que eu lhe recomendo que é um supletivo público e flexível, com isso você obterá um certificado válido para o Estado de São Paulo com o GDAE e o problema é em definitivo resolvido e com pouco investimento. No entanto, se quiser, posso lhe indicar advogada do Rio de Janeiro para vc fazer uma consulta, alerto apenas que a consulta não é gratuita. Entre me contato: sonia@centrodestudos.com.br
    abraços

  17. Camila comenta:

    julho 4, 2018 @ 20:02

    Sônia
    Boa tarde
    Em 2013 fiz um ensino a distância em São Paulo , se chama centro educacional pódio Ltda ,meu nome saiu no edital do rj e nunca recebi meu diploma , na época me enviaram uma carta para apresentar na faculdade , a faculdade aceitou , eu terminei a faculdade agora , para a entrega do diploma da faculdade eles exigem o diploma do ensino médio , descubro que esse centro educacio nal o dono foi preso e eu e milhares de pessoas foi enganada , neste caso a solucao ?

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 5, 2018 @ 5:20

    Camila, só na Justiça que você conseguirá resolver este problema.

    Recomendo que faça consulta com advogada que é atua nesta área e já conseguiu resolver alguns casos assemelhados.

    encaminharei por e-mail o contato da advogada.

    Recomendo porque você já terminou a faculdade e mesmo que faça CEEJA terá problemas e dependendo da faculdade não emitirá o diploma exceto por força de mandado de juiz.

    ok?

    abraços

  19. Erasmo comenta:

    agosto 20, 2018 @ 18:07

    Boa tarde.

    Morei em São e trabalho com eventos,como meu trabalho na ocasião eram mais no rio de janeiro,eu fiz no colégio pódio o supletivo em 6 meses,estudava nas estradas e fazia as provas na escola, conclui,peguei meu histórico escolar,nele consta todas as instituições de ensino nas quais estudei,consta o número do registro no MEC, RGI,visto ,nome e carimbo do diretor da escola,e de 2015…acredito que dará certo no meu ingresso na faculdade né amiga,agora fiquei com um pé atrás depois de tantos comentários…me dê uma luz amiga….obg

  20. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2018 @ 17:45

    Erasmo, se o seu certificado data de 2015, se tem o carimbo do inspetor de aluno com assinatura e você tem a publicação do seu nome no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o seu certificado é válido e a faculdade não deverá se opor.

    No entanto, as faculdades de São Paulo não estão aceitando o certificado do Rio de Janeiro de escolas que estão extintas por irregularidades. Este é um problema.

    Há faculdades que permite o ingresso mas quando for para emitir o diploma não o fazem alegando irregularidades com o certificado. Se isso ocorrer recomendo a Justiça único caminho para resolver o problema.

    ok?

    abrçaos

  21. RODRIGO ROSSI FRANCISCO comenta:

    agosto 22, 2018 @ 0:04

    Oi Sonia, boa noite!
    Como faço para saber se a escola que eu completei meu ensino médio (supletivo) era credenciada no ano em que eu me formei?
    Porque parece que hoje em dia essa escola não é mais credenciada…

  22. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2018 @ 17:42

    Rodrigo, quem pode fornecer esta informação é a Secretaria de Educação do seu Estado que supervisiona as escolas ou o Conselho de Educação do seu Estado que dá autorização para escolas funcionarem, ok?

    abraços

  23. Renata Martins comenta:

    agosto 28, 2018 @ 20:47

    Boa tarde, Profa Sônia!
    Estou muito aflita! Cursei meu Ensino Médio em 2002 e estou estudando para concurso, pois estou desempregada há mais de um ano e preciso trabalhar. Na época em que finalizei o curso, em Técnica em administração, não fui informada pela instituição que precisava estagiar. A escola foi extinta e tomei ciência de que meu diploma é inválido. Durante o curso, eu trabalhava na área administrativa de uma empresa. Esse período poderia ser contado como estágio, se eu tiver como comprovar através da minha carteira de trabalho? Como devo proceder? Ajude-me, por favor! Desde já, muito obrigada!

  24. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 30, 2018 @ 3:36

    Renata, não sei lhe responder porque esta informação precisa de uma série de dados que eu não disponho.

    Você deve procurar a Secretaria de Educação do seu Estado responsável pela escola que você cursou o técnico para saber como é que você resolve esta questão do estágio para não perder o seu certificado.

    ok?

  25. Renata Martins comenta:

    setembro 6, 2018 @ 13:15

    Bom dia, Profa Sônia! Foi uma funcionária, da própria Secretaria de Educação do meu Estado, que disse que eu teria que refazer o meu segundo grau, já que não fiz o estágio. Mas será que não há outra forma de concluir esse estágio, já que frequentei as aulas e paguei por elas durante todo o período em que estudei? Fazer tudo de novo por falta de orientação da instituição onde estudei não seria injusto? O pior é que a escola foi extinta e não tenho sequer como reivindicar meus direitos. O que fazer? Desde já, muito obrigada!

  26. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 8, 2018 @ 1:44

    Renata Martins.. talvez um caminho é o Conselho Estadual de Educação, tente fazer uma consulta (por escrito, bem formal nada de fazer à mão porque o caso requer formalidade) e verificar o que eles sugerem para que não tenha que refazer o Ensino Médio .. mas é difícil porque veja se a escola foi extinta ..é porque tinha irregularidade e como não há provas de nada.. como é que eles irão permitir que você fique sem o estágio? Difícil, mas tentar sempre é uma opção válida…

    Seria injusto.. mas … se a escola está extinta…

  27. Renata Martins comenta:

    setembro 12, 2018 @ 19:50

    Muito obrigada pela orientação, Profa. Sônia!

  28. Ana Ferreira comenta:

    setembro 19, 2018 @ 23:14

    Boa noite Prof.Sonia
    Conclui o ensino médio,e o meu certificado e´ de uma escola de outro Estado,estava no 6º período do curso,quando nas férias de julho recebi um comunicado de que o certificado do ensino médio não era válido,pois a secretaria de educação do Estado não reconhece,porem a escola em fiz o ensino médio está regularizada pelo conselho municipal e não pelo Estadual,a faculdade ao receber o comunicado oficial da secretaria de Educação cancelou minha matricula,diante dos fatos a coordenadora da escola mandou para a faculdade todos os documentos comprovando a regularização da escola pela secretaria de educação municipal,numero do Inep..dentre outros,porem a faculdade não se manifestou,demonstrando total desinteresse,tendo em vista que a mesma ao cancelar minha matricula, disse que o certificado e´ falso,e que a escola não está ativa,porem essa informação não tem veracidade, o que devo fazer? o certificado de conclusão do ensino médio é válido em todo território nacional,e tem autorização para expedir o mesmo por ser regularizado,pois há um conflito entre o conselho municipal e Estadual,e eu estou prejudicada por essas divergências.

  29. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 24, 2018 @ 0:22

    Ana Ferreira,

    Constitua um advogado porque o caso deve ser resolvido na Justiça,porque você não poderá perder tudo o que estudou até o momento no ensino superior.

    ok?

    abraços

  30. Ana Ferreira comenta:

    setembro 24, 2018 @ 18:52

    sim, obrigado pela resposta prof.Sonia

    abraços

  31. Leandro Tanaka comenta:

    setembro 25, 2018 @ 14:12

    Bom dia, sou de sp e eu conclui o ensino medio a distancia pela EPEC – AVM em dezembro de 2008 e eu gostaria de saber se meu diploma então nao tem validade alguma né?

  32. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 26, 2018 @ 5:52

    Leandro Tanaka,

    Esta escola tinha autorização de funcionamento Parecer nº 104/03,Parecer CEE-RJ n° 102/2009, encerrou as atividades do EPEC, além da suspensão de todos os seus polos. (DOERJ de 16/9/2009) e pelo Parecer CEE/RJ n° 30/2010, esta escola transferiu a Mantença para o Centro Educacional Carioca.

    Então, a priori o seu certificado está dentro do prazo que esta escola, mas você tem que observar se no verso há um carimbo da SEEDUC com o nome e assinatura do inspetor escolar e além disso seu nome publicado no DOERJ. Se tudo isso você tiver a priori o certificado é válido, mas mesmo assim você poderá ter problemas seja no ingresso de faculdade, seja na hora da emissão de diploma ou de concurso público..

    De modo que é um enrosco este certificado.

    Se você é funcionário público e ingressou com este certificado.
    Se você já concluiu a faculdade e está aguardando a emissão do diploma

    Eu recomendaria acionar a Justiça do Estado do Rio de Janeiro se você tiver visto confere e publicação do seu nome no DOERJ.

    Mas se você não concluiu ou não ingressou em ensino superior e não é funcionário público eu recomendaria fazer um CEEJA (escola pública flexível) ou prestar ENCEEEJA (para obter certificado, inscrição em Maio de 2019).

    ok?

    abraços

  33. Ricardo comenta:

    setembro 26, 2018 @ 10:24

    Olá, bom dia, eu tenho o diploca, certifica e o nome publicado no DOERJ de um supletivo que fiz pela centro educacional pódio, porém, não sei se meu diploca é válido ou não, pois não consigo resposta da seeduc, estou pensando em fazer o ceeja aqui no espírito santo, onde moro para ter um certificado garantido de um instituição pública, ou seja, que não tenha na inregular, mas eu tenho dúvida se poderia fazer o segundo grau novamente? se ter o sindicato grau outra vez porém em estados diferente

  34. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 26, 2018 @ 20:04

    Ricardo,

    O melhor caminho é fazer o CEEJA ou o CEJA.

    Obtenha um certificado em escola pública para não ter mais dores de cabeça!

    abraços

  35. Adriana comenta:

    setembro 27, 2018 @ 17:43

    Boa tarde.
    Gostaria de saber sobre a validade do certificado de conclusão do Ensino Médio do Centro Educacional Carioca. A data da conclusão é de 20 de Dezembro de 2015. Por favor, pode me ajudar com essa informação?

  36. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2018 @ 19:08

    Adriana, o CENTRO EDUCACIONAL CARIOCA e EPEC/AVM somente tinha autorização para ministrar a Educação de Jovens e Adultos à Distância – EJA – no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, bem como teve suas atividades encerradas no ano de 2008, não tendo autorização para ministrar cursos, emitir Histórico e Certificado Escolares após a data acima informada.

    Esta é a informação que eu tenho,ok?

    abraços
    ________________________________________

  37. Fabricio comenta:

    outubro 1, 2018 @ 21:37

    Olá, boa noite fiz meu ensino médio a distancia no CFAC, Centro de Formação Aplicação e Cultura ltda. No Rio de Janeiro, terminei o curso em maio de 2010 recebi meu certificado e uma copia do diário oficial. Gostaria de saber se meu certificado estaria valido e aonde poderia ir para dar autenticidade ao meu certificado obrigado.

  38. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2018 @ 18:42

    Fabricio… se você mora no Estado do Rio de Janeiro e se o certificado em seu verso tem carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar e se a data da emissão do certificado está dentro do período que o CFAC tinha autorização de funcionamento a priori seu certificado é válido.

    Mas se tem tudo isso e você mora em outro Estado, por exemplo, no Estado de São Paulo terá problemas porque um aluno do Estado de São Paulo não pode estudar à distância e receber um certificado de um outro Estado cuja escola não tinha autorização de funcionamento da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (por exemplo).

    Então, há um problema se for este o seu caso. E em função disso e das milhares de fraudes com certificados as faculdades paulistas e também de outros Estados não estão aceitando certificado de escolas cassadas do Rio de Janeiro mesmo que na época gozam de autorização da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    Então, se o seu certificado tem no verso visto confere e também seu nome foi publicado em data que a CFAC tinha autorização você poderá ingressar na Justiça para solicitar ao SEEDUC uma certidão de força de certificado para atestar a veracidade do certificado. Desse modo as faculdades ou concursos públicos aceitarão.

    Mas eu recomendaria que você fizesse outro supletivo em escola pública CEEJA ou prestar o ENCEEJA, porque poderá ter problemas com este certificado… acho melhor garantir um em escola pública ,ok?

    abraços

  39. Antonio comenta:

    outubro 15, 2018 @ 14:11

    Bom dia,por favor, quais os itens impressos em um certificado de ensino medio a distancia que demonstra autencidade,pois em 08/12/2008, concluir o ensino medio pela EPEC-AVM.

  40. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 18, 2018 @ 4:47

    Antonio,

    1) No verso se tem o carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar.
    2) Se a data da emissão do certificado a escola tinha autorização de funcionamento
    3) direção e secretaria – há certificados que são falsos porque o nome da direção e da secretaria não correspondem porque não trabalharam na escola e a assinatura é falsa.

    1) Parecer CEE nº 030/2010 CENTRO EDUCACIONAL CARIOCA – CEC: obteve apenas a transferência de mantença por pedido da EPEC, através do Parecer CEE nº 030/2010, publicado em 20/08/2010, que “Aprova a transferência de mantença da Empresa de Pesquisa, Ensino e Cultura – A Vez do Mestre para o Centro Carioca de Ensino Superior Ltda., ocorrida em 2006, apenas para fins de regularização da vida escolar dos alunos, e dá outras providências”. E, ainda conforme consta no Voto do Relator no mesmo Parecer “(…) apenas para fins de regularização da vida escolar dos alunos matriculados até 31/12/2008, entendendo-se que a entidade mantenedora sucessora da EPEC-AVM, para dar continuidade as suas atividades educacionais, tem que solicitar credenciamento e autorização a este Conselho”

    Veja a EPEC-AVM foi vendida para o Centro Educacional Carioca.. precisa ver no certificado se consta isso também.
    ok?

    abraços

  41. Antonio comenta:

    outubro 15, 2018 @ 14:18

    É uma duvida que tenho,poderia me informar, por for? Obrigado!

  42. Ribeiro comenta:

    outubro 17, 2018 @ 20:51

    Eu sou do paraná e fiz ensino médio pelo Epec-avm do Rio de janeiro em 2009 e meu nome consta do diário oficial. Eu comecei estudar na Unip por 2 anos e nunca disseram nada sobre meu certificado e eu tranquei após saber que o Epec-Avm foi instinto. Eu consegue fazer o ensino médio pelo enem….porém gostaria de saber se eu consigo aproveitar o que foi estudado na unip com o certificado do Epec-Avm.

  43. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 18, 2018 @ 4:31

    Ribeiro, ENEM depois da Presidente Dilma foi extinto a oferta de certificado.

    Agora somente via ENCEEJA.

    A UNIP não dá diploma mesmo, fez bem em trancar a matrícula.

    Preste ENCEEJA e depois retorne a faculdade.

    Sim, o que você estudou na UNIP é aproveitado, ok?

    Mas atenção, ENEM não tem mais para certificar.

    abraços

  44. Antonio comenta:

    outubro 18, 2018 @ 11:14

    Tem todos os 3 itens,porem o carimbo do inspetor esta com o seu proprio nome, matricula e assinatura. esta nessa sequencia: assinatura a punho, o carimbo esta; o nome completo e embaixo inspetor escolar-CRRMX e o numero da matricula. Esta correto?

  45. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 18, 2018 @ 15:02

    Antonio, sim , está correto… a priori, como disse, parece que não há problemas… mas se você é funcionário público , da polícia militar, por exemplo, poderá ter problemas. Fui procurada por um policial que foi exonerado. Então, qual o caminho se isso ocorrer.

    1) Justiça no Rio de Janeiro contra a Seeduc para emitir certidão com força de certificado.
    2) Justiça no seu Estado contra a Coorporação para que faça a reintegração de cargo.

    ok?

    abraços

  46. Antonio comenta:

    outubro 18, 2018 @ 15:44

    ok, obrigado pela resposta e conselho.

  47. Anônimo comenta:

    outubro 19, 2018 @ 16:21

    Boa tarde!

    Sônia, se o Colégio foi extinto e posteriormente cassado, isso tornará invalido o documentos escolares emitidos por esse colégio? Tenho Certificado (com assinatura do Inspetor Escolar), publicação em Doerj e Histórico Escolar. Meu colégio é do Rj e sou do Rj também.

  48. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 21, 2018 @ 18:27

    Anônimo.. não… se o certificado de conclusão do ensino médio foi emitido quando o colégio tinha autorização de funcionamento e somente depois é que foi extinto .. não invalida o certificado.

    Agora, cada caso é um caso.. Mas se há visto confere, se o seu nome foi publicado no Diário Oficial e se você é do Rio de janeiro e o certificado foi emitido no período que a escola tinha autorização da SEEDUC para funcionar o seu certificado é válido.

    Exceto se as assinaturas sejam todas falsas e o certificado é falso. Falso não é igual a inválido. Falso é aquilo que foi falsificado. Inválido é um certificado que embora verdadeiro foi emitido fora do patrão isto é não tem o visto confere.. por exemplo.

    ok?

    abraços

  49. GUTO comenta:

    outubro 22, 2018 @ 17:21

    boa tarde dr.a fiz o supletivo a distancia no rio .a escola era podio formei em 18 outubro de 2011 ,a escola tinha autorizacao .tenho o certificado com o visto do inspetor da seeduc ,historico,ea pagina do diario oficial registrado em cartorio.passei em um concurso de nivel medio e estou preocupado se esses documentos vao ser validos ,com sua vasta experiencia oque pode me dizer a respeito dessa situacao.sou de minas gerais.e fiz as provas presenciais

  50. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 25, 2018 @ 22:02

    Guto, a priori o seu certificado é válido porque o Colégio Pódio tinha autorização de funcionamento e se tem o visto confere e tudo o mais é para ser aceito.

    Mas, no Estado de São Paulo não estão aceitando certificado na modalidade a distância do Rio de Janeiro. Não sei como é que está em Minas Gerais.

    No entanto, se houver problemas você deve tentar a Justiça do Rio de Janeiro para que a SEEDUC emita certidão com força de certificado para validar mais uma vez o certificado a fim de que o órgão público aceite …

    ok?

    abraços

  51. GUTO comenta:

    outubro 26, 2018 @ 3:24

    obrigado vou fazer isso ,ja me deu uma luz no estado de minas gerais nao esta aceitando tambem nao .infelizmente ou faz o encceja ou eja para seu diploma ser valido em todo territorio nacional,esses colegios sao um pior que o outro .

  52. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 26, 2018 @ 16:59

    Guto, verifica se aí tem CEEJA – ou algo assemelhado que é um supletivo público mas é flexível.. não precisa frequentar regularmente.. facilita muito… ok? abraços

  53. Antonio comenta:

    outubro 29, 2018 @ 19:16

    Boa tarde, tenho uma duvida com relação a Visto confere. O meu certicado de ensino medio a distancia é emitido pela a EPEC-AVM, em 2008,porem não tem o carimbo da SEEDUC e sim o do inspetor escolar com a matricula, sigra CRRMX e assinatura. Este Visto confere é valido? Desde já,muito obrigado.

  54. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 5, 2018 @ 18:06

    Antonio, a princípio sim… deveria ser válido. Agora.. o problema é se você mora no Estado de São Paulo porque as faculdades e concurso públicos não estão aceitando certificado desta escola do Estado do Rio de Janeiro… então, a princípio é válido…

  55. DIEGO comenta:

    outubro 30, 2018 @ 19:24

    Olá fiz um supletivo na cidade de Santo André Futura Supletivo SP só que realizei a prova no RJ escola CFAC, estou querendo fazer uma faculdade agora e não sei se vão aceitar, ja vi reclamações de pessoas que não conseguiram o diploma por causa dessa escola não poder certificar pessoas aqui de SP. Na faculdade disseram que eu precisaria pagar pelo menos a primeira parcela para eles verificarem se meu diploma é válido, não sei o que faço

  56. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 1, 2018 @ 17:52

    Diego, não pague nada na faculdade…

    Deixe este certificado pra lá e faça CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos … Alcantara Machado, 4188 – Quarta Parada – São Paulo – SP – Fone (11) 2604-5849/2605-9975 escola pública e flexível.. em pouco tempo você obterá um certificado válido no Estado de São Paulo sem gastar mais com isso ,ok?

    Infelizmente as faculdades de São Paulo não estão aceitando certificados do Rio mesmo que você tenha ido até lá para fazer provas… Depois terá que acionar a Justiça do Rio de Janeiro para poder obter uma certidão com força de certificado… vai gastar mais de R$ 3.500,00… Não vale a pena para você que ainda não ingressou na faculdade.

    Faça CEEJA escola pública sem erro, ok?

    E não caia em outra arapuca.. paga nada para a faculdade.. eles não vão verificar nada e você vai fazendo e quando forem emitir o diploma não emitem e daí você perdeu tempo e dinheiro, ok?

    abraços

  57. Mackay morais comenta:

    novembro 8, 2018 @ 4:12

    Bom dia Sônia!
    Sou de Belo Horizonte minas gerais e em 2012 cai nesse golpe do instituto latino de ciências e tecnologia ai do RJ, hoje já extinto. Fiz todas as provas etc… Fiz um curso técnico em edificações, quando fui tirar meu CREA em 2017 veio a surpresa.
    Minha pergunta é: Como meu diploma não é reconhecido pelo MEC se está publicado no diário oficial do RJ? Fiz contato na secretaria de educação do RJ é fui informado que o diário oficial não averigua dados somente pública. isso procede? Desde já agradeço a atenção.

  58. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 11, 2018 @ 14:47

    Machkay,

    1) O MEC não tem nada a ver com isso porque o MEC é responsável por políticas públicas e pela supervisão do ensino superior. Quem faz a supervisão do Ensino Médio são as Secretarias de Educação. No caso quem tinha que supervisionar e assim o fez porque fechou a escola foi a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    2) Para que o nome seja publicado no Diário Oficial deve constar a supervisão do inspetor escolar. Ocorre que as escolas podem publicar sem que o inspetor tenha tido conhecimento.

    3) Mas se : 2.1) você tem certificado com visto confere (carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar no verso do certificado; 2.2) seu nome foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (atenção tem que ser do Estado e não da União e não do Município); 2.3) e se o certificado foi emitido na época que o Instituto Latino de Ciência e Tecnologia era credenciado a funcionar, daí você poderá tentar regularizar a situação via Justiça no Estado do Rio de Janeiro. Posso lhe indicar advogada especialista neste assunto e que já conseguiu resolver alguns casos desta mesma escola, mas para isso ela tem que analisar a sua documentação. Caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br .. Alerto apenas que a consulta com a advogada não é gratuita.

    ok?

    abraços

  59. Fábio silva comenta:

    novembro 12, 2018 @ 23:02

    Olá! Boa noite Sônia!
    Minha dúvida é.. eu recebi um certificado da conclusão do meu supletivo do ensino médio, porém, ele só veio com o carimbo do secretario e da diretora da escola(com seu número de identificação de tudo maia), no verso tem dizendo os números de uma lei que diz que supostamente os certificados do ensino médio não precisam de carimbo de órgão publico, sabe me conferir se isso é verdade? Posso usar esse certificado?

  60. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 13, 2018 @ 17:34

    Fábio, não, não sei… que eu saiba o certificado emitido pelos outros Estados, exceto São Paulo que tem um cadastro eletrônico GDAE , precisa do visto confere… então, recomendo que peça informação oficial da Secretaria de Educação responsável pela supervisão desta escola, ok?

    abraços

  61. Tatiane Ribeiro Bahia Constantino comenta:

    novembro 21, 2018 @ 16:31

    Boa tarde Sônia fiz meu ensino médio no centro edicacional podio em 2012 recebi meu diploma em fevereiro de 2014 e fui publicada em fevereiro de 2014 tmb tem a assinatura da inspetora atrás porem fiquei preocupada pq um amigo me atentou sobre não ser válido fiz técnico em enfermagem e tudo e nunca me atentei a isso

  62. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 24, 2018 @ 18:13

    Tatiane, o problema é que mesmo o certificado sendo válido (o Pódio teve um momento de autorização e a data de 2012 ele era credenciado) você poderá ter problemas se mora no Estado de São Paulo.

    O problema que uma escola do Estado do Rio de Janeiro não pode certificar aluno de um outro Estado sem a autorização de funcionamento da Secretaria de Estado,por exemplo, de São Paulo.

    E se você fez enfermagem o COREN é muito exigente e poderá ter problemas.

    O que fazer se tiver problemas:

    1) Se tiver dinheiro constituir um advogado e ingressar contra a SEEDUC para que esta emita uma certidão com força de certificado…

    2) Fazer o Ensino Médio novamente ou via CEEJA – supletivo público e flexível e rápido ou prestar o ENCEEJA.. depois solicitar para o Conselho de Educação do Estado convalidação de estudos porque haverá conflito de datas de ingresso no técnico e de conclusão do ensino médio…

    ok?

    abraços

  63. Jaqueline comenta:

    novembro 24, 2018 @ 11:34

    Oi bom dia estou na mesma situação, meu diploma é do Rio de Janeiro, ai fiz 4 anos faculdade na época tinha aceitado, agora como vou colar grau, estão dizendo que falta visto confere, quer publicação no diário oficial.
    Cheguei falar com um advogado aonde, ele disse que faculdade não pode reter meu diploma, porque se tinha algo errado era pra ter impedido, deu fazer matrícula lá atrás, não deixa eu termina a faculdade.

  64. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 24, 2018 @ 18:02

    Jaqueline,

    Infelizmente o seu advogado deu uma informação parcialmente correta, porque a faculdade não deveria ter permitido que você cursasse com um certificado inválido, mas por outro lado a faculdade pode alegar má-fé de sua parte de ter apresentando um documento fraudado… Enfim… este é um assunto difícil…

    O problema não é por aí.. o problema é resolver o seu certificado de conclusão do ensino médio… E por qual motivo? Centenas de pessoas comprar certificado de conclusão do ensino médio e várias escola (extintas no momento) cometeram fraude..

    Então, é preciso resolver o problema:

    1) Se o seu certificado tem visto confere no verso
    2) Se você tem o seu nome publica do em Diário Oficial
    3) Se a data que o seu certificado emitido estiver compatível com o período que a escola tinha autorização de funcionamento…

    Você poderá ingressar na Justiça do Rio de Janeiro com uma ação contra a SEEDUC e solicitar uma certidão com força de certificado. A ação é movida no Estado do Rio de Janeiro.

    Outra possibilidade é você cursar o CEEJA – supletivo flexível e público e rápido, e obter um certificado válido.

    Apresentar o certificado válido na faculdade e mesmo assim a faculdade não emitirá o diploma porque a data de conclusão do Médio conflitará com a data de ingresso na faculdade , mas daí você solicita ao Conselho Nacional de Educação ou mesmo na Justiça a convalidação de estudos e a faculdade emitirá o diploma.

    E depois poderá acionar a Justiça contra a faculdade por ela ter permitido você passar por todo este transtorno.

    Veja que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra.

    Mesmo que você responsabilize a faculdade o fato não vai resolver o seu problema de certificado porque NINGUÉM aceita certificado de escola extinta do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo se você morar no Estado de São Paulo..

    Então, você tem dois problemas a serem resolvidos, mas o mais urgente é concluir o Ensino Médio de forma correta, já que é ilegal obter certificado de escola de um outro Estado diferente daquele do seu domicílio, ok?

    abraços

  65. Jaqueline comenta:

    novembro 25, 2018 @ 18:08

    Sonia eu fiz lá no Rio de Janeiro na época, não foi em São Paulo, questão de termina o ensino médio, posso fazer Enem 2019 e eliminar.
    Agora a minha raiva foi a faculdade, vim falar agora que não
    Aceita depois que deixou, eu estudar 4 anos recebeu todos esses anos.
    Vai pra justiça mesmo, não vou perde os meus direitos
    Obrigação deles e verificar se o diploma valia ou nao, a única que está de inocente sou eu nessa história toda.

  66. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 1, 2018 @ 15:10

    Jaqueline,

    O ENEM não certifica mais.

    O que talvez seja possível é fazer ENCEEJA http://portal.mec.gov.br/encceja

    Concordo com você… a faculdade é a responsável.

    abraços

  67. Thais comenta:

    novembro 29, 2018 @ 4:20

    Olá boa noite.
    Cursei um supetivo a distância chamado Paulistec em Guarulhos, porém saiu os dados no diário oficial dia 22/05/09 por outra escola EPEC-AVM vi que a escola foi extinta em 2008.ão recebi diploma, histórico absolutamente nada da escola, na época eles apenas entregaram uma carta assinada pela secretária dizendo que eu havia concluído o ensino medo.
    Procede a informação que a escola encerrou as atividades em 2008.
    Obrigada

  68. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 29, 2018 @ 4:53

    Thais, infelizmente você não tem o ensino médio… terá que cursar porque se você não tem documento (certificado, histórico) de uma escola do Rio de Janeiro que foi extinta em 2008 e a publicação no diário é de 2009 e você é do Estado de São Paulo, não concluiu o Ensino Médio.

    Não resolve buscar informação junto a SEEDUC porque demora anos para eles darem informação.

    E sem documento não tem como entrar na Justiça.

    O que dá para ser feito:

    1) Fazer CEEJA – ensino supletivo público e flexível, em pouco tempo você termina .. https://deguarulhossul.educacao.sp.gov.br/ceeja-toda-escola-e-ponto-de-inscricao/

    Não sei se tem em Guarulhos.. precisa verificar… em São Paulo tem no https://www.claramantelli.com/

    2) Depois que conquistar um certificado válido no Estado de São Paulo você levará na faculdade e a faculdade não vai querer emitir o diploma em função do conflito de datas. Neste momento você solicita ao Conselho Nacional de Educação para que faça Convalidação de Estudos e o CNE autorizando a faculdade emitirá o seu diploma.

    Caso precise presto serviço de elaborar o documento para o CNE , porém cobro honorários.

    Este é o melhor caminho para você resolver o problema e pegar o diploma na faculdade, ok?

    Você pode , se quiser , constituir um advogado e acionar a Paulistec. Já fizeram isso e obtiveram êxito. Leia a respeito: https://tj-ms.jusbrasil.com.br/noticias/100102447/paulistec-e-condenada-a-indenizar-ex-aluno-por-danos-morais-e-materiais

    abraços

  69. Bruno de Freitas Lemos comenta:

    dezembro 30, 2018 @ 22:57

    Boa noite Dra. Sônia,

    Então fiz o supletivo em 2008 pelo Centro Educacional Futura, concluí em 2009, eles me deram o histórico, mas na vdd não consegui o diploma, ficaram me enrolando, e pelo que eu saiba essa escola não tem mais autorização.

    O que fazer nesse caso, já que tenho o histórico, mas não tenho o diploma?

    Desde já grato!!

  70. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 1:32

    Bruno, eu recomendo que faça CEEJA ou EJA em escola pública novamente para conquistar um certificado de Ensino Médio válido .. porque se você não conseguiu o certificado depois de tantos anos não conseguirá mais.. nem na Justiça..

    Começar de novo… e sem ser em escola particular que a maioria é fajuta,ok?

    Ou prestar ENCEEJA – Exame nacional de certificação de educação de jovens e adultos. .Inscrição em Maio e exame em outubro ou novembro .. atingido os objetivos conquista o certificado..

    ok?

    abraços

  71. Bruno de Freitas Lemos comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 11:51

    Bom dia Dra. Sônia,

    Muito obrigado pela informação e conselho, e será isso que irei fazer, pois pretendo fazer uma faculdade, foi muito bom ter descoberto isso antes de entrar na faculdade!!!

  72. Gabriel comenta:

    janeiro 4, 2019 @ 1:20

    Boa noite ,Dr.Sônia . Tira-me uma dúvida, fiz meu supletivo em 2015no Cfac (centro de formação aplicação e cultura) aqui do RJ , vou me formar este ano na faculdade , e estou com medo ,pois várias pessoas de SP reclamando …
    Eu sou do RJ e curso faculdade no RJ , será que vou ter algum problema com o meu diploma e na minha colação de grau ?
    Ou com algum concurso aqui do RJ ?

  73. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 4, 2019 @ 4:25

    Gabriel

    O Centro de Formação de Aplicação e Cultura – CFAC – tinha autorização de funcionamento da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC por intermédio do Conselho Estadual de Educação – CEE-RJ em função do Parecer CEE-RJ n.115/2008.

    O Parecer CEE-RJ n.115/2008 que confere autorização para o CFAC tinha 5 anos de prazo. De modo que até 2013 o CFAC tinha autorização de funcionamento.

    Então, vai depender se o seu certificado foi emitido na época que o CFAC tinha autorização de funcionamento e se seu certificado tem visto confere no verso e o seu nome foi publicado no DOERJ.

    Se tiver tudo isso, sem problemas.

    Caso contrário, terá que verificar junto a SEEDUC no setor de certificados de escolas extintas, ok?

    abraços

  74. Alexandre comenta:

    janeiro 16, 2019 @ 23:16

    Boa noite doutora Sônia , fiz meu ensino médio em uma escola EAD em 2014, e concluí em 2015 e a escola foi cassada em 2018 meu certificado está todo dentro dos conformes , todos os carimbos etc… Porém tenho medo de não ser aceito quando terminar meu curso técnico , pois quando do terminei o colégio estava legalizado e não tive nenhum problema , pode me ajudar ?

  75. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2019 @ 13:53

    Alexandre,

    1)Se a escola foi cassada apenas em 2018 e o seu certificado é de 2014 , tudo certo.

    2) Se o seu certificado tem visto confere, tudo certo.

    3) Se você tem publicado o seu nome no Diário Oficial, tudo certo.

    MAS QUAL O PROBLEMA?

    O problema é se você é do Estado de São Paulo e recebeu um certificado do Rio de Janeiro. Daí é problema porque a escola do Rio de Janeiro precisaria ter uma autorização da SEEDUC para funcionar no Estado de São Paulo e também uma autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo… Este é o primeiro problema.

    Mas tem outro:

    As faculdades e concursos paulistas não aceitam certificado de EAD Ensino Médio vindo do Estado do Rio de Janeiro.

    Eu sei.. a faculdade aceitou, o curso técnico aceitou fazer matrícula, mas na hora de emitir o diploma não emitem.

    E O QUE FAZER?

    1) Dependendo do caso pode acionar a Justiça do Estado que a escola estava localizada.

    2) Outra possibilidade mais barata é retornar para o supletivo, mas desta vez público. Se mora em São Paulo, poderá fazer CEEJA que é flexível. Outra possibilidade é prestar ENCCEJA.. inscrição em Maio, exame em novembro. Mas mesmo assim o problema não termina, terá que solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho de Educação do Estado para permitir a emissão de certificado porque haverá um conflito de datas.

    É bem complicado esta situação…

    Eu posso analisar os seus documentos para dar maiores detalhes, mas cobro a consulta, ok? Precisando entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  76. Silvia comenta:

    fevereiro 9, 2019 @ 21:01

    Oi boa noite Sônia

    Queria saber qual ano que a escola andreas brunner foi cassada pois terminei meu ensino medio lá em 2011

  77. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 13, 2019 @ 17:26

    Silvia, ela tinha autorização até 2013 segundo o Parecer CEE-RJ n.031/2008.

    ok?

    att

  78. Caio Vinicius Ribeiro de Souza comenta:

    fevereiro 20, 2019 @ 19:35

    Ola Sonia,

    Estou em busca de ajuda, e achei algumas informações relevantes em seu blog.
    Fui vitima do Centro Educacional Carioca, estou a concluir o ensino superior e fui informado que meu certificado de conclusão do ensino médio não é valido, pois a instituição foi caçada pelo MEC.
    Acredito que não sou o primeiro a relatar um caso como este, por isso busco ajuda para resolver essa situação.
    De fato, vi algumas respostas no blog, e acredito que meu caso não seja tão completo, pois conclui em 2011 e pelo oque entendi a escola foi caçada em 2018, correto?

    Gostaria de mais informações referente a seus serviços e se possível saber de algum case que tenha resolvido e seja semelhante ao meu caso.

    Aguardo contato.

  79. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 20, 2019 @ 19:54

    Caio,

    A Escola EPEC AVM vendeu-se para o Centro Educacional Carioca – do Rio de Janeiro que tinha autorização de funcionamento até 31/12/2008.

    E não 2018!! E não em 2011!! E além disso não tinha autorização de emitir certificados para alunos fora do Estado do Rio de Janeiro.

    O meu serviço é analisar o seu caso certificado frente e verso, publicação do nome do DOERJ e verificar se há possibilidade de uma ação judicial contra a SEEDUC ou fazer novamente um supletivo válido e resolver depois o problema com a faculdade. Para isso cobro honorários de R$ 60,00. Caso queira contratar meus serviços entre em contato sonia@centrodestudos.com.br

    att

  80. Alex Sandro Rosario comenta:

    fevereiro 21, 2019 @ 15:34

    bom dia! Sonia
    conclui meu ensino médio em 2009. pela EPEC AVM. Tenho carimbos selos assinatura da inspetor escolar da secretaria da escola foi publicado no Diario Oficial. 23/07/09 fls 9/10.
    na época estava tudo em ordem.
    mais fui a faculdade realizar minha matricula me informaram a triste noticia! que não era valido o que posso fazer pois, meu emprego depende da minha entrada na faculdade.

  81. Sônia R. Aranha comenta:

    março 1, 2019 @ 20:34

    Alex… é inválido porque esta escola foi transferida em 2008 e quem a recebeu não podia emitir certificado após a data de 2008…

    Então, você poderá tentar resolver na Justiça, mas eu recomendo que faça CEEJA se morar no Estado de São Paulo, em escola pública e é flexível, rápido você resolve.

    Porém continuará com problemas pelo conflito de datas se já estiver adiantado no ensino superior..

    Daí terá que solicitar para o Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos..

    ok?

    abraços

  82. Kelly Targino da Silva comenta:

    fevereiro 24, 2019 @ 2:34

    No ano de 2008 realizei a Prova do Encceja após a realização da prova, foi enviado até minha residência o Certificado Original de Conclusão, devido a mudança de moradia e Estado esse documento extraviou, no presente momento só tenho em mãos a copia do mesmo documento. Foram realizadas varias tentativas de contato com o MEC, INEP sem sucesso nada fora resolvido. Por ter muita urgência na emissão desse documento solicitei os serviços do Advogado.Solicitei ao mesmo a providencia do documento ou algo que comprove a conclusão do Ensino Médio podendo ser no presente momento uma declaração ou numero de inscrição, mas algo solido, atualmente me encontro desempregada e para ser contratada preciso desse certificado Original. Estou em processo Seletivo a uma vaga de emprego, mas devido a não apresentação do documento original não estão finalizando a minha contratação. Não posso ser prejudicada por falta de comunicação por falta de atendimento dos Órgãos citados acima. Sou Graduada Bacharel no Curso de Biomedicina, tenho o Certificado de Conclusão do Curso, mas só isso não basta para a contratação a Empresa contratante solicita o Original do Comprovante de Conclusão ou algo que comprove até mesmo um numero de inscrição etc etc. Qual minha duvida, é possível ter o diploma da Faculdade e o certificado de conclusão ser falso? Por que já consultei o Diário Oficial, tentei localizar a escola e nada…. aguardo um retorno de resposta. Obrigada.

  83. Sônia R. Aranha comenta:

    março 1, 2019 @ 20:26

    Kelly,

    Vamos corrigir a informação

    1) Você cursou o EJA – Educação de Jovens e Adultos em uma escola privada que fechou

    2) O ENCCEJA, se fosse o caso, não haveria problema porque com a nota do exame um órgão público teria emitido o certificado e orgão público não fecha.

    3) Qual minha duvida, é possível ter o diploma da Faculdade e o certificado de conclusão ser falso? Sim, é possível quando a secretaria de graduação não observada ou desconhece os procedimentos de analisar os certificados para verificar se falsos são e emite o diploma sem os devidos procedimentos.

    4) Quem tem que resolver não é o MEC muito menos o INEP e sim a Secretaria de Educação do Estado da escola que fechou ou sumiu…

    ok?

    att

  84. Cláudio Stefani comenta:

    março 5, 2019 @ 0:36

    Boa noite.
    Queria concorrer a cota de escola pública no sisu, mas vejo que meu diploma não se enquadra devido ser emitido pelo. CFAC. ( Centro de formação aplicação e cultura ). Aí descubro que esse diploma pode ser falso.

    Segue os dizeres do diploma :

    Concluído em 17 de fevereiro de 2014 ( modalidade EAD)

    Carimbo de diretor frente ( João Carlos tresse REG. 14827 )

    Carimbo secretaria escolar frente ( Solange Pereira Carvalho REG. 782/99 )

    Carimbo diretor verso ( João Carlos tresse REG. 14827 )

    Secretaria escolar verso ( Solange Pereira Carvalho REG 782/99 )

    Inspetora escola verso ( Márcia de oliveira vieira MATR. 942530-7 CR 26 metrô III )

    OBS : sou do rio de janeiro e conclui aqui mesmo.
    Se eu fizer o encceja, é só eu desconsiderar esse diploma que já tenho ? Não vai sobrepor a outro segundo grau. Ou seja, estaria tirando segundo grau 2x
    Se o diploma que estou for falso não consta no sistema. Logo se eu fizer o encceja não iria constar esse do CFAC ou vai ?

  85. Sônia R. Aranha comenta:

    março 11, 2019 @ 19:28

    Claudio, parece que o seu certificado está correto: 1) a escola tinha credenciamento em 2014, tem visto confere.

    Parecer CEE-RJ n.529/2014 esta escola teve novo credenciamento por 2 anos, o que significa que até novembro de 2016.

    Precisa saber se há o seu nome publicado em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

    Se tiver , o certificado aparentemente é válido.

    Se fizer Encceja desconsidere o certificado do CFAC
    Não vai sobrepor se o CFAC não estiver a valer.

    Esta escola teve problemas então se puder se livrar deste certificado não terá mais dores de cabeça… mas , ao mesmo tempo, parece que o seu certificado é válido.

    Abra um processo junto a SEEDUC para verificar se encontram o seu prontuário..

    ok?

    abraços

  86. João Henrique campos comenta:

    março 7, 2019 @ 2:49

    Eu fiz o supletivo a distância na cidade de Belo Horizonte pela escola Centro Carioca de Ensino – EPEC AVM o diploma foi emitido constando todos os carimbos do MEC, tenho a publicação do Diário Oficial da União. No entanto, perdi o diploma, mas ainda tenho a cópia dele. Estou pra formar na faculdade este semestre e estou com medo do diploma não ser aceito. Eu fiz Enem no ano de 2015 e minhas notas eram suficientes para emissão de outro diploma, mas não fiz esse pedido porque não sabia da possibilidade do meu diploma ser falso. Devo proceder de qual maneira para conseguir formar? Estou com medo de não aceitarem a cópia do diploma com a publicação do DOU e não consigo o diploma original.

  87. Sônia R. Aranha comenta:

    março 11, 2019 @ 19:14

    João Henrique, problemas… vários…

    1) Sem o certificado original não vai conseguir receber o diploma da faculdade.

    2) Você não vai conseguir a 2a via porque esta escola já fechou e faz tempo.

    3) Sem ter indicado no ENEM que queria o certificado não sei se consegue que um órgão público emita o certificado diante de suas notas, tente.

    Se não conseguir…

    Atualmente não resolve mais fazer o ENEM porque o ENEM não certifica mais.
    Terá que prestar o ENCEEJA no final do ano . A inscrição é em Maio e o exame outubro ou novembro.

    Mesmo assim, seja com o certificado do ENEM , se conseguir, ou via ENCEEJA terá o problema do conflito de datas: finalização do ensino médio e ingresso na faculdade.

    Daí terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.

    ok?

    abraços

  88. Sirlandia comenta:

    março 8, 2019 @ 2:25

    Olá, meu nome é sirlandia e conclui meu ensimo médio no colegio podio, porem moro no espirito santo onde eles tinham uma filial que aliás eu numca imaginei que fosse do Rio de janeiro, fiz as provas aqui mesmo no Espirito Santo, e apssei no sisu mas não sabia que o certificado não era valido o que devo fazer ? Fiz a prova em 2013 e meu certificado foi entregue em 2014… tem como entrar com algum recurso por não ser o mesmo estado??

  89. Sônia R. Aranha comenta:

    março 11, 2019 @ 19:11

    Sirlandia,

    1) Terá que abri um processo junto a SEEDUC visando que ela forneça uma certidão com força de certificado.

    2) O Colégio Pódio teve autorização de funcionamento até 2015, salvo engano, e se no verso do seu certificado tiver visto confere, daí o seu certificado é válido, basta saber se a faculdade que você ingressou via SiSu aceitará este certificado.

    3) Se não aceitar terá que buscar a Justiça com mandado de segurança. Posso lhe indicar advogado que atua no Estado do Rio de Janeiro com este tipo de problema, ok?

    abraços

  90. Cláudio Stefani comenta:

    março 12, 2019 @ 16:02

    Sim Sônia, coloquei meu nome todo e achei no diário oficial de 2014. Porém me arrependo pois não poderei participar das cotas do Sisu e do ProUni. Será se posso fazer o enceeja pra pegar o certificado do ensino médio.
    ? Será que na verificação já vai constar que tenho 2 grau ?

    Obs: que belo trabalho que faz por nós. Que Deus te abençoe

  91. Sônia R. Aranha comenta:

    março 12, 2019 @ 16:11

    Olá Cláudio, obrigada!

    Acho que não haverá problema, mas só tentando o que nada lhe custará.

    Faça o ENCEEJA porque em geral os certificados destas escolas do Estado do Rio de Janeiro possuem problema mesmo quando aparentemente está tudo correto…

    Eu se fosse você faria para obter um certificado aceito sem problemas e qualquer lugar e ainda mais é via pública o que vai lhe ajudar junto ao PROUNI e Sisu.

    E se fizer e der problema você diz explica o motivo.

    ok?

    abraços

  92. Julio comenta:

    março 13, 2019 @ 2:26

    Oi Sônia,

    Veja se pode me ajudar a esclarecer uma dúvida, por favor.

    Eu conclui o ensino médio pelo ENEM/2016 e ENCCEJA/2017 (no ENCCEJA, as áreas que tinha sido aprovado no ENEM foram eliminaras e so prestei a prova da área restante) e tenho o certificado de conclusão do ensino médio emitido pelo IFSP – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo.

    Entretanto, o certificado não contém o “visto confere” que você citou nos comentários anteriores, mas contém a seguinte declaração do Diretor Adjunto de Registro de Diplomas do Campus São Paulo, LEONARDO CEZAR PALMEIRA:

    “O IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, nos termos da Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, possui natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, conforme dispõe o Decreto Nº 5.224 de 1º de outubro de 2004, e não publica lauda dos alunos concluintes do Ensino Fundamental II, Médio e Educação Técnica Profissional. A autenticidade deste documento poderão ser verificada no seguinte site: http://diplomas.ifsp.edu.br/consultadiplomas.aspx, utilizando o código verificador.”

    Quando acesso o site do Instituto Federal e digito o código verificador, evidentemente, aparece meus dados e diz que o documento é válido.

    Fui aprovado no PROUNI e, para comprovação escolar entreguei os seguintes documentos:
    – Histórico Escolar, emitido por escola pública de Minas Gerais (onde morava e cursei o ensino regular) em que consta que cursei até a conclusão do 1º ano do Ensino Médio;
    – Certificado de Conclusão do Ensino Médio emitido pelo IFSP com base no ENCCEJA e ENEM; e
    – Declaração com firma reconhecida dizendo que nunca estudei em escola particular e que a minha documentação estava amparada pelo Art. 18 da Portaria Normativa 1 de 2015 do Ministério da Educação (mais precisamente § 9 e § 10).

    Porém, estou com algumas dúvidas:

    – A Universidade pode negar a concessão da bolsa do PROUNI por eu não ter cursado o ensino médio regular ou pelo fato de o certificado não possuir o “visto confere” ou GDAE?

    Como está previsto na portaria que regula o PROUNI, no meu entendimento, acho que não, mas estou muito inseguro quanto a isso.

    – Caso não possam me negar mas neguem, o que eu faço? Procuro a Defensoria Pública da União contra o PROUNI ou a Defensoria Pública contra a universidade? O que eu faço?

    – Eu posso ter problemas ao me formar no ensino superior devido aos documentos do ensino médio que citei?

    Desculpe a quantidade de questionamentos e muito obrigado, desde já!

    Um abraço!

    PS: Preencho todos os requisitos de renda e entreguei TODOS os documentos exigidos para comprovação.

  93. Sônia R. Aranha comenta:

    março 19, 2019 @ 19:31

    Julio, respondendo:

    Porém, estou com algumas dúvidas:

    – A Universidade pode negar a concessão da bolsa do PROUNI por eu não ter cursado o ensino médio regular ou pelo fato de o certificado não possuir o “visto confere” ou GDAE?
    Não que eu saiba porque o certificado da IF oriunda do Encceja ou Enem não há esta exigência, pelo menos é assim que eu entendo.

    Como está previsto na portaria que regula o PROUNI, no meu entendimento, acho que não, mas estou muito inseguro quanto a isso. O visto confere é para escolas dos Estados para que tenha legitimidade, o GDAE é apenas para escolas do Estado de São Paulo. Mas os certificados emitidos por intermédio do Encceja ou Enem não tem esta exigência porque os exames são mais do que validados.

    – Caso não possam me negar mas neguem, o que eu faço? Procuro a Defensoria Pública da União contra o PROUNI ou a Defensoria Pública contra a universidade? O que eu faço? Sim, procure a Defensoria Pública e tente impetrar mandado de segurança (direito líquido e certo) e o juiz concedendo liminar irão aceitar o seu certificado.

    Isso desde que não tenha em nenhum item do PROUNI algo que contradiga o que estamos aqui a falar. Eu NUNCA li as regras do PROUNI, portanto, não sei se nele consta alguma exigência que impeça .. se for só certificado que está aqui a relatar acredito que não.

    – Eu posso ter problemas ao me formar no ensino superior devido aos documentos do ensino médio que citei? Não, de modo algum.

    ok? abraços

  94. Herinson de Sousa comenta:

    março 13, 2019 @ 6:47

    Olá, por favor pode me dizer como faço pra consultar se meu nome foi publicado no diário oficial? A faculdade está pedindo pra que eu leve isso mas eu não achei como, tenho apenas o histórico escolar daquele centro educacional futura, ano em que concluí foi 2011

  95. Sônia R. Aranha comenta:

    março 13, 2019 @ 16:51

    Herinson, você pode fazer busca no DOERJ.. facilita saber dia e mês e ano da provável publicação .. facilita a busca.

    ok?

    abraços

  96. Luan comenta:

    março 13, 2019 @ 13:23

    Bom dia Sônia, fiz meu supletivo a distancia pelo CFAC RJ. Em sp tive problemas na faculdade, resolvi trancar a matrícula e fazer EJA, minha dúvida oq eu já estudei na faculdade eu perdi?

    Abraços Luan.

  97. Sônia R. Aranha comenta:

    março 13, 2019 @ 16:50

    Luan, não, não perde porque você poderá solicitar equivalência de estudos se for necessário, ok?

    abraços

  98. Luzia comenta:

    março 13, 2019 @ 20:17

    Fiz o ensino médio no Colégio Cobra do Rio de janeiro em 2006, fiz faculdade e agora estou tendo problema com o diploma, a faculdade esta pedindo o visto confere, falaram pra eu entrar em contato com a Seeduc do Rio de janeiro. sou de São Paulo.

  99. Sônia R. Aranha comenta:

    março 19, 2019 @ 19:25

    Luzia, isso mesmo…

    SEEDUC

    Certificação, Diplomas, Escolas Extintas, Encceja (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2380-9375 e 2380-9366

    Endereço – Avenida Professor Pereira Reis, 119 – Santo Cristo – Rio de Janeiro

    Mas leva uma vida para a SEEDUC dar resposta e em geral diz que não encontrou o seu prontuário.. É um rolo essas escolas de Ead do Rio de Janeiro porque não poderiam certificar alunos do Estado de São Paulo sem autorização dos órgãos competentes.

    Outro problema é que tem que ir até lá pessoalmente para abrir o processo. Ligue para confirmar esta informação, pode ser que decaiu esta exigência.

    Eu recomendo que faça ENCCEJA

    A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

    Alçando os objetivos terá um certificado de conclusão do Ensino Médio válido.

    Mas haverá conflito de datas do término da faculdade e da conclusão do ensino médio. Daí vai precisar solicitar ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Eu presto serviço de elaborar o documento, mas cobro honorários, caso precise, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  100. Luan comenta:

    março 14, 2019 @ 12:10

    Onde eu solícito a equivalência de estudos.

  101. Sônia R. Aranha comenta:

    março 19, 2019 @ 19:32

    Luan, na faculdade que fizer matrícula.

  102. Renato comenta:

    março 14, 2019 @ 18:51

    Boa tarde ! Sônia terminei meu ensino médio no cfac em 2015 que estava recredenciada pelo parecer 526/2014 preciso de uma autenticação no diploma só que agora o colégio está extinto . Como faço consigo essa autenticação ?

  103. Sônia R. Aranha comenta:

    março 19, 2019 @ 19:15

    Renato, não é uma autenticação e sim visto confere.

    Será difícil de conseguir isso.

    1) Primeiro passo é abrir um processo junto a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.. contato Certificação, Diplomas, Escolas Extintas, Encceja (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2380-9375 e 2380-9366 . Parece que tem que ir até lá para abrir o processo.

    2) A SEEDUC demora uma vida para dar um parecer e se ela encontrar o seu prontuário, poderá emitir uma certidão com força de certificado ou dar o visto confere no seu certificado.

    3) Se a SEEDUC não encontrar o seu prontuário, daí você não concluiu o Ensino Médio e terá que prestar o ENCCEJa (recomendo) inscrições em Maio e exame em Agosto. http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja

    A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

    4) Ou fazer CEEJA em escola pública flexível. NUNCA FAÇA EM ESCOLA PARTICULAR, a maioria é fajuta, ok?

    abraços

  104. Virgilio comenta:

    abril 2, 2019 @ 0:14

    Saudações Dra. Sônia.
    Moro em Minas Gerais e no ano de 2007 realizei as provas junto ao Colégio Brasileiro de Pós Graduação e Extensão Universitária COBRA no Rio de Janeiro.
    Possuo a cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio na modalidade supletivo. Possuo o histórico original e cópia da publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro, com data de 2007.
    O que não há no Certificado de Conclusão é a assinatura da Inspeção Escolar, porém, existe o reconhecimento em cartório da assinatura da diretoria escolar e do registro da publicação no Diário Oficial.
    Após resolver a necessidade do supletivo, cursei entre 2011 e 2012 um curso técnico, o qual possuo o Certificado de Conclusão.
    Finalmente, em agosto de 2012 ingressei na graduação junto à Unopar, concluindo o curso em dezembro de 2017.
    Porém, não consegui o Diploma de Graduação pois me disseram, faltando um mês para conclusão do curso, que não aceitavam minha conclusão do ensino médio.
    Gostaria de saber como conseguir junto à SEEDUC esta validação, pois percorri um longo caminho para ter que voltar lá do início.
    Por favor, aguardo seu retorno.

  105. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2019 @ 14:42

    Olha Virgilio, este certificado do COBRA sem visto confere não vale. A reconhecimento de firma da diretora não diz nada. . precisa necessariamente do visto confere do órgão público. Não havendo não vale.

    O que eu recomendo… preste ENCCEJA este ano de 2019 http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=73861 as inscrições serão em Maio e o exame Agosto.

    Obtenha um novo certificado válido e depois ainda terá problema com a UNOPAR porque haverá conflito de datas. E quando chegar neste ponto solicite junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Eu presto serviço de elaborar este documento, mas cobro honorários, caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    É o caminho mais árduo mas o que resolverá o seu problema. Você não vai conseguir o visto confere neste seu certificado.

    Poderá também tentar na Justiça que deverá ocorrer no Estado do Rio de Janeiro.. mas nada é garantido… caso queira esta via posso lhe indicar advogada do Rio que atua nesta área e tem conseguido êxito em alguns casos, ok? sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  106. Cleide Fonte Hermenegildo comenta:

    abril 3, 2019 @ 12:19

    Bom dia Sônia
    Também preciso de uma orientação, fiz o supletivo a distância e recebi meus certificado, histórico escolar, publicação do Diário Oficicial, paguei tudo direitinho fiz provas, porem a Escola fica localizada no Rio de Janeiro, o nome da Escola é Instituto Educacional Luminis
    Será que o meu certificado , também não tem validade ?

  107. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2019 @ 14:23

    Cleide, esta escola está envolvida em um derramamento de certificados falsificados. Leia a matéria.

    https://oglobo.globo.com/rio/operacao-enquadra-escolas-que-emitiram-350-mil-diplomas-falsos-movimentaram-700-milhoes-em-5-anos-23096704

    O PARECER CEE N ̊119/2014 autorizou a Luminis a funcionar de 2014 para 2016 apenas na sede, isto é, no Estado do Rio de Janeiro, na capital.

    O PARECER CEE Nº 58 DE 14 DE AGOSTO DE 2018 nega recredenciamento.

    “solicitando que a DICA/SEEDUC recolha os acervos da instituição e analise o itinerário acadêmico dos alunos, orientando a transferência daqueles cuja presença possa ser comprovada, seja na modalidade presencial (75%) ou a distância (20%). Todos os alunos matriculados e os egressos aguardando a publicação de seus nomes em Diário Oficial devem ser notificados das irregularidades cometidas pela instituição e encaminhados pelo órgão próprio do sistema a processos de certificação, convalidação ou regularização, sendo aplicado a cada caso, de acordo com metodologia própria do órgão.”

    http://www.cee.rj.gov.br/pareceres/P_2014-119.pdf

    https://www.jusbrasil.com.br/diarios/206780837/doerj-poder-executivo-03-09-2018-pg-10

    De modo que depende de quando é o seu certificado e se você é do Rio de Janeiro. Se for de outro Estado.. o procedimento é irregular e recomendo que preste o ENCCEJA inscrição será em Maio e o exame em Agosto http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=73861
    ou faz a CEEJA que é um supletivo público e flexível.

    ok?

    abraços

  108. Rodrigo comenta:

    abril 5, 2019 @ 17:43

    Boa tarde Sônia,

    Sou de São Paulo fiz o supletivo a distancia no ano de 2011 pelo Instituto Latino de Ciência e Tecnologia e peguei meu diploma do ensino médio em 2013 e meu nome saiu no diário oficial do estado do rio de janeiro em março de 2013, eu iniciei o curso de tecnólogo na faculdade em 2017 e terminei no fim de 2018, porém essa semana recebi e-mail da faculdade informando que meu certificado do ensino médio está irregular, pois o Instituto Latino de Ciência e Tecnologia consta irregular no MEC como escola cassada, fui orientado a procurar a secretária da educação, já entrei em contato com a SEEDUC e estou aguardando retorno deles, no ano que peguei meu diploma o Instituto Latino de Ciência e Tecnologia tinha autorização p/ funcionar, como devo proceder? Não vou conseguir colar grau que seria esse mês até eu regularizar essa pendencia.

    Se puder me orientar agradeço.
    Obrigado.

  109. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 11, 2019 @ 16:47

    Rodrigo,

    1) O problema é que a SEEDUC demora uma vida para responder. Então, o que dá para fazer, passado 90 dias (tempo suficiente para a SEEDUC lhe responder) você constitua um advogado ou busque a Defensoria Pública para impetrar mandado de segurança para que a SEEDUC lhe responda. Em geral, ela dirá que não encontrou nada. Se a SEEDUC disser que nada encontrou fica difícil discutir na Justiça, mas poderá tentar. Lembrando que é na Justiça do Rio de Janeiro, contra a SEEDUC pedindo certidão com força de certificado baseando-se nos documentos que você tem em mãos.

    Outras alternativas:

    2) Concomitante…eu recomendo que preste ENCCEJA. Inscrição é em Maio e exame em Agosto. Atingindo os objetivos obterá um certificado válido.

    3) Ou curse CEEJA se for do Estado de São Paulo que é um supletivo público e flexível não precisa frequentar e rapidamente consegue obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

    4) Feito isso o problema não termina, mas melhora… porque a faculdade não vai emitir o diploma em função do conflito de idade x série . Neste momento você poderá me procurar para eu elaborar documento para a faculdade e se não resolver para o Conselho de Educação solicitando a convalidação de estudos. Cobro honorários para o serviço. Mas você também poderá fazê-lo,ok?

    abraços

  110. Nilson Barbosa comenta:

    abril 9, 2019 @ 6:09

    Eu passei por isso com a rede winner, mas a escola certificadora é o Instituto educacional luminis.
    Segundo vi na internet essa rede winner foi pega em um esquema milionário, uma quadrilha que falsificada certificados.
    Eu estudei um ano, terminei o ensinofundamental e médio. Paguei tudo, inclusive taxa de certificação. O Instituto educacional luminis me nega até hoje o certificado.
    Eu gostaria de saber se essa escola tem autorização para funcionar, se é uma instituição legal. Se for ainda há uma chance para mim, ainda posso conseguir meu certificado legal. Batalhei, estudei e paguei tudo, nada mais justo do que receber a recompensa. Fui enganado, não tenho culpa.

  111. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 11, 2019 @ 15:17

    Nilson, pagar, batalhar e estudar não são, infelizmente, o parâmetro para receber o certificado de conclusão do Ensino Médio se a escola não tinha credenciamento do Estado para funcionar. Se no período que você estudou esta escola não estava credenciada.. tudo em vão.. você não tem o Ensino Médio, porque você caiu em uma armadilha, foi vítima de um golpe.

    PARECER CEE Nº 58 DE 14 DE AGOSTO DE 2018 negou recredenciamento.Veja o Parecer…

    solicitando que a DICA/SEEDUC recolha os acervos da instituição e analise o itinerário acadêmico dos alunos, orientando a transferência daqueles cuja presença possa ser comprovada, seja na modalidade presencial (75%) ou a distância (20%). Todos os alunos matriculados e os egressos aguardando a publicação de seus nomes em Diário Oficial devem ser notificados das irregularidades cometidas pela instituição e encaminhados pelo órgão próprio do sistema a processos de certificação, convalidação ou regularização, sendo aplicado a cada caso, de acordo com metodologia própria do órgão. Determino também que nenhum aluno domiciliado fora do Estado do Rio de Janeiro à época do curso deverá ter seus estudos reconhecidos ou convalidados. Determino ainda que este Parecer seja encaminhado ao PROCON-RJ, ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, em especial ao CAÓ Educação e ao CAÓ Execução Penal, à Delegacia do Consumidor da Polícia Civil do Rio de Janeiro, bem como à SEEDUC, para que seja procedido o arquivamento do processo E-03/007/1184/2016. Determino ainda que todos os Conselhos Estaduais de Educação de cada estado da federação e do Distrito Federal sejam cientificados, a fim de inibir qualquer reconhecimento de estudos de alunos advindos do Instituto Educacional Luminis. Determino ainda que a DICA/SEEDUC faça uma lista de instituições denunciadas pelos usuários no processo E-03/023/100006/2018, autorizadas e não autorizadas, que podem estar funcionando como polos irregulares do Luminis. Às instituições autorizadas determino que a Inspeção Escolar crie grupos de trabalho para acompanhar os alunos e os processos de escrituração de documentos. Às não autorizadas, solicito que sejam encaminhadas à Delegacia do Consumidor da Polícia Civil do Rio de Janeiro e ao PROCON-RJ, para averiguações e medidas cabíveis.

    Proc. nº E-03/007/1183/2016 e apensos – INSTITUTO EDUCACIONAL LUMINIS LTDA.

    Então, você precisa entrar em contato com a SEEDUC para verificar se o seu processo é correto.

    Mas eu recomendo que você faça ENCCEJA para conquistar um certificado válido. As inscrições ocorrerão em Maio e o exame será em Agosto.

    ok?

    Não há muito mais a ser feito do que buscar a SEEDUC e para mim deveria prestar o ENCCEJA, mas acionar a Justiça para receber o que perdeu.. se esta escola existir.. pode tentar.

    abraços

  112. Vânia Dias comenta:

    abril 9, 2019 @ 22:46

    Boa noite, no final de 2017 concluía o 8 semestre de enfermagem na Unip quando fui informada de que não receberia meu diploma até que a Seduc RJ enviasse o visto confere para a UNIP, visto que meu certificado era inválido. Sim, cometi o erro de estudar a distância o ensino médio pela EPEC RJ na adolescência, mas nunca imaginei que isto me ocorreria por diversos motivos, primeiro que nunca tive problemas nos vínculos empregatícios, nunca tive problemas nos cursos que fiz e a própria universidade recebeu normalmente, tranquei a faculdade em 2 momentos e retornei e a universidade jamais se manifestou até eu concluir o curso integralmente e pagar a última parcela da mensalidade, portanto, se cometeu esse erro, primeiramente faça o correto e seja através do enceeja (o que eu fiz) ou outra escola por eliminação de matérias refaça o ensino médio e leve seu novo certificado de ensino médio válido na universidade, só assim resolvi o meu problema. Na justiça tentei inicialmente, mas após 5 pesarosos meses de espera, ansiedade e muito choro, recebi a notícia de que perdi a ação por unanimidade, detalhe, eu tinha histórico e nome no diário oficial tudo ok, mesmo assim perdi, então não perca tempo e vá refazer seu ensino médio, é o melhor caminho.

    Só eu sei o quanto chorei e sofri ao pensar que anos de estudo, totalizando 8 anos e meio devido aos dois trancamentos de matrícula e sem nunca reprovar em nada, já via tudo isso indo para o ralo, junto com meu investimento financeiro, noites sem dormir, privações da vida etc…sem falar que eu já estava concluindo uma pós e tive 1 ano para regularizar meu COREN para só assim poder trabalhar, por 1 ano minha vida profissional ficou estacionada, mas o mais importante é que passou. Já estava concluindo o ensino médio no CEEJA CLARA MANTELLI perto do metrô Belém em SP, mas fiz o enceeja também, quer dizer, por falta de um válido estava com praticamente dois ensino médio rsss preferi pecar pelo excesso e me punir, me punir sim, para nunca mais na minha vida recorrer ao mais rápido e fácil aparentemente, porquê no final das contas o mais fácil torna-se mais difícil e mais sofrido. Nunca mais!! Serviu de crescimento pessoal, espero que resolvem suas questões também e amadureçam com a experiência como eu amadureci, mas teve muito chororô isso só eu sei e meu amado marido que sempre enxugou minhas lágrimas e acreditou no meu potencial, que por um erro imbecil na adolescência me fez passar por maus bocados e muita aflição, mesmo sabendo o quanto eu merecia, quanto estudei e sempre tirei boas notas na universidade, isso não tem valor algum nessa situação, portanto, façam o que eu orientei e busque seu diploma com unhas e dentes.

    Observação: enceeja não foi difícil, nem estudei pra fazer, passei o dia inteiro lá das 07:20 da manhã até 19:30 mas valeu a pena, foi o certificado que acabei usando visto que o outro ainda faltava 3 provas pra fazer.

    Agradeço a Sônia Aranha pela ajuda pois a primeira orientação que li foi do seu blog quando descobri tudo, você não sabe de nada nem imagina o quanto essa situação trágica é comum até isso acontecer com você e isso te fazer pesquisar sobre o assunto.
    Também agradeço a Dra Laís pela ajuda, mesmo eu tendo perdido a causa, mas isso é a consciência e decisão dos juízes que receberam meu caso, afinal, a filha deles certamente nunca teve problemas com estudos, dinheiro de faculdade ou trabalharam em 2 empregos enquanto concluíam o ensino médio, não precisaram sustentar a família e não sabem o que é batalhar como nós. Mas não importa o que eles decidam, se você já decidiu que irá concluir, você conseguirá alcançar seu objetivo. Quem quiser conversar sobre o assunto ou desabafar me chama no e-mail: vandias223@gmail.com.

    Boa noite e obrigada!

  113. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 11, 2019 @ 15:04

    Querida Vânia, agradeço este seu testemunho porque é muito importante. São milhares de pessoas com este problema, infelizmente, e sem conseguir resolver… ainda bem que o seu caso teve o resultado desejado. Desejo-lhe sucesso!!

  114. Hycham Mohamad comenta:

    abril 17, 2019 @ 1:09

    Primeiramente antecipo meus agradecimentos, voce me esclareceu muita coisa só de ler os topicos acima.
    Conclui o ensino medio a distancia e possuo Certificado de Conclusao do ensino medio porem do RJ. O que mais me deixou preocupado é por se tratar da EPEC-AVM. Foi publicado no diario oficial… a data do meu certificado é janeiro/2019.
    Pelo que li nos topicos a EPEC-AVM deixou de ter autorizaçao no segundo semestre de 2019. Todos certificados anteriores a essa data sao validos, poderia me confirmar essa informaçao ? Gratidao

  115. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 22, 2019 @ 16:27

    Hycham, sim… seu certificado não é válido.. EPEC-AVM finalizou as suas atividades em 2008… vendeu para o Centro Educacional Carioca que também tinha autorização até 2010 para os alunos da EPEC..

    De modo que pelo seu relato o certificado é falso.

    Recomendo que preste ENCEEJA inscrições em Maio exame em Agosto… http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    ok?

    abraços

  116. Francisco comenta:

    abril 22, 2019 @ 3:59

    Ola sonia boa noite tudo bem? conclui ensino medio no rápido o ensino carioca a distancia rio de janeiro recebi o diploma mais sei la to. Com pe atrás nisso moro na região de ipatinga e. Optei em fazer a distancia gastei uma nota e me. Mandaram um diploma cujo numero de telefone não funciona e eles não o me responde por. Email mais bandidos me cobraram uma quantia alta uma tao de Giovanna. Conclui no ano de 2018 teria alguma solução?? Obrigado.

  117. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 22, 2019 @ 16:20

    Francisco.. suponho que tenha caído no golpe do certificado…

    Você terá que entrar em contato com a SEEDUC para saber se o seu certificado é válido ou não.

    Mas recomendo que faça inscrição junto ao ENCEEJA , as inscrições serão em Maio e o exame em Agosto de 2019.. não perca… http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    abraços

  118. Bianca Aguiar comenta:

    maio 2, 2019 @ 1:08

    Boa noite!

    Fiz o meu supletivo no CFAC. E estou prestes a me formar na Estácio de Sá do estado de São Paulo, você acha que pode ter algum problema e eles não aceitarem meu certificado por ser do estado do Rio de Janeiro, visando que a Estácio de Sá reside no Rio de Janeiro?
    Vi uma resposta sua acima, se caso eu precisasse. Fazer novamente o ensino médio eu perderia os 5 anos de faculdade que já cursei?

    Outra dúvida, meu certificado veio ok, porém atrás nas minhas notas estão faltando as minhas notas do módulo I e eu fiz o primeiro, segundo e terceiro colegial. Estou aflita, você poderia me ajudar?

  119. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 2, 2019 @ 17:06

    Bianca,

    1) O CFAC tinha autorização de funcionamento somente no Estado do Rio de Janeiro de 2008 até 2013. Se você estudou nesta escola durante este período, o seu certificado tem validade se o seu certificado tiver visto confere (carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar)

    2) Não perde a faculdade, terá que solicitar convalidação de estudos no Conselho Nacional de Educação

    3) Quanto ao histórico escolar eu teria que vê-lo para opinar,mas você poderá solicitar para a SEEDUC avaliar se o seu Ensino Médio é válido.

    4) Precisa também do seu nome publicado no DOERJ como concluinte do Ensino Médio. Se o seu nome como concluinte não foi publicado, daí terá problemas.

    ok?

    abraços

  120. Bianca Aguiar comenta:

    maio 2, 2019 @ 22:04

    Boa noite,

    Você respondeu minha pergunta a cima, então como eu faço a faculdade na Estácio de sa do estado de São Paulo, meu certificado não é válido?

  121. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 6, 2019 @ 16:55

    Bianca, se o seu certificado não é válido terá que concluir o Ensino Médio. Faça a inscrição no ENCCEJA em Maio e o exame ocorrerá em Agosto e depois peça convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.

    O 1o passo é resolver o problema do Ensino Médio. Sem o Ensino Médio, não tem Ensino Superior, ok?

    abraços

  122. Bianca Aguiar comenta:

    maio 3, 2019 @ 17:48

    Boa tarde, como faço para entrar em contato com o SEEDUC ?

  123. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 6, 2019 @ 16:56

    Bianca, segue:

    Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar):
    (21) 2380-9375

    abraços

  124. Liliana de Jesus comenta:

    maio 7, 2019 @ 23:01

    Olá, preciso falar com você urgente , mande- me um e-mail por favor.

  125. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 8, 2019 @ 16:06

    Liliana, não enviamos e-mail . A consulta por e-mail não é gratuita.
    Envie-nos um e-mail centrodestudos@centrodestudos.com.br que
    encaminharemos a forma de pagamento da consulta R$ 60,00.

    Somente pelo blog , aqui é gratuito o nosso atendimento.
    abraços

  126. PATRICIA comenta:

    maio 8, 2019 @ 17:41

    Boa tarde Sonia, meu filho fez um curso a distância na INSTITUTO EDUCACIONAL TRIUNFO ENTIDADE MANTENEDORA JARDIM ESCOLA VITÓRIA LTDA ME CNPJ 02.194.100/0001-21, saiu no diário oficial dia 26/10/2010 publicado. Porém ao pedir o certificado na Faculdade eles estão exigindo obter o visto confere na Secretaria de Educação do RJ ou em uma unidade no Poupa Tempo RJ, eu não consegui verificar se essa escola encontra-se em atividade ainda, o que posso fazer para dar andamento na faculdade que já conclui ?

    Grata, Patricia

  127. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 14, 2019 @ 16:54

    Patricia,

    Parecer CEE-RJ 2011…”JARDIM ESCOLA TRIUNFO: obteve o Parecer CEE/RJ nº 939/02, publicado no DO de 22/10/02, onde “Credencia o Jardim Escola Triunfo, mantido pelo Jardim Escola vitória, localizado no Município do Rio de Janeiro ( . . .) e autoriza o Curso de Educação para Jovens e Adultos, de nível médio, com a Metodologia a Distância, com base na Deliberação CEE nº 275/02, e dá outras providências” . Seus polos obtiveram extensão de funcionamento, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, através de comunicação a este Conselho, conforme norma vigente à época.Diante de algumas denúncias de irregularidades de funcionamento, este Conselho emitiu Portaria CEE/RJ nº 322/07, constituindo Comissão para apuração das referidas denúncias, que originou o Parecer CEE/RJ nº 089/07, publicado em 07/05/2009, onde “Determina a aplicação da Deliberação CEE/RJ nº 195/92 no Jardim Escola Triunfo, mantido pelo Jardim Escola vitória, localizado na Rua General Oswaldo Cordeiro Faria, nº 121 – 3º andar, Marechal Hermes, Município do Rio de Janeiro e dá outras providências” .Cabe informar que a instituição ingressou com pedido de renovação de credenciamento e autorização de funcionamento nos termos da Deliberação CEE/RJ nº 297/06, cujo processo encontra-se aguardando pronunciamento de nosso Colegiado.

    http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/39599/caderno1_2011-09-15%2028.pdf?sequence=1
    Parece que em 2010 tinha autorização.

    Será preciso abrir processo junto a SEEDUC pessoalmente solicitando que a mesma confira se a escola ainda está atuante ou se não foi recredenciada e para emitir uma certidão com força de certificado para validar o certificado emitido pela Triunfo.

    A SEEDUC infelizmente demora muitíssimo para responder..

    A faculdade não emitirá Diploma de Ensino Superior sem que tenha um certificado de conclusão do Ensino Médio correto.

    De modo que eu recomendo que o seu filho se inscreva no ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Educação de Jovens e Adultos cuja inscrição ocorrerá em Maio e o exame em Agosto para obter o certificado de conclusão do ensino médio válido ,visando garantir com mais rapidez o diploma da faculdade.

    A faculdade vai dizer que a data de término do Médio não condiz com a data de ingresso na faculdade então , neste momento, será preciso solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos. Eu escrevo este documento, mas cobro honorários para fazê-lo caso precisem.

    ok? abraços

    https://extra.globo.com/casos-de-policia/operacao-enquadra-escolas-que-emitiram-350-mil-diplomas-falsos-movimentaram-700-milhoes-em-5-anos-23097384.html

  128. eliana mazucato comenta:

    maio 10, 2019 @ 13:06

    minha filha terminou o ensino medio na escola triunfo em utaperuna rj ultimos 6 meses por ter entrado na faculdade como treineira em meados de 2015.fez a prova foi aprovada mas nao tem o certificado.a escola fechou e nao consigo contato para obter o certificado de conclusao do ensino medio para entregar na faculdade

  129. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 14, 2019 @ 17:15

    Olá Eliana,

    O caminho mais fácil é recomendar a sua filha que preste o ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Educação de Jovens e Adultos, cuja inscrição ocorrerá em Maio e o exame em Agosto para obter o certificado de conclusão do ensino médio válido ,visando garantir com mais rapidez o diploma da faculdade. http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    Assim ela garante um certificado de conclusão do Ensino Médio válido e sem problemas, ok?

    abraços

  130. Renato comenta:

    maio 12, 2019 @ 1:39

    Boa noite ! Terminei meu ensino médio no cfac centro formação aplicação e cultura rio de janeiro em 2015 o colégio tinha recredenciamento 2014 por dois anos parecer 526/2014 queria saber como conseguir uma autenticidade no meu diploma de conclusão de ensino médio , pois agora o colégio está extinto sou do Rio de janeiro ???

  131. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 14, 2019 @ 18:13

    Renato, depende…

    1) Se no verso do seu certificado tiver o visto confere, se o seu nome foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, você poderá acionar a Justiça, mas depois de ter solicitado junto ao SEEDUC uma certidão com força de certificado.

    2) Sendo você do Estado do Rio de Janeiro fica mais fácil porque tem que ir pessoalmente na SEEDUC ou no PoupaTempo para abrir processo administrativo. No entanto, a SEEDUC demora muito para responder, então, terá argumento para a sua ação judicial contra ela.

    Outra possibilidade é prestar ENCCEJA inscrição agora em Maio e exame em Agosto assim você obterá um certificado válido descartando este do CFAC http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    ok?

    abraços

  132. Damario da silva comenta:

    maio 14, 2019 @ 0:42

    Olá boa noite Sônia.
    Eu concluir o ensino médio pelo Colégio centro educacional futura do rio .entrei na faculdade com historico agora no final do curso ele estão pedindo o certificado e eu não tenho .obsevei vario vario cometario sobre isso .agora não sei o que fazer .eu sou do estado sp.

  133. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 14, 2019 @ 18:22

    Damario, você terá que conclui o Ensino Médio para receber o diploma do Ensino Superior.

    Recomendo que preste o ENCCEJA http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    Inscrições ocorrerão agora em Maio e o exame será em Agosto. Recomendo que preste.

    ou

    Faça CEEJA. Em todo Estado de São Paulo tem. É público, gratuito e flexível. Em poucos meses termina.

    Bem, daí resolve o problema do certificado de conclusão de Ensino Médio, mas mesmo assim terá um problema de conflito de datas e a faculdade não vai querer emitir o diploma.

    Quando chegar nesta fase terá que solicitar uma convalidação de estudos para o Conselho Nacional de Educação. Eu presto serviço de elaborar este documento mas cobro honorários, caso precise, ok?

    O problema resolve-se mas demora um pouco porque infelizmente essas escolas do Rio de Janeiro extintas, tiveram muitas irregularidades e não tinham autorização de funcionamento aqui no Estado de São Paulo..

    abraços

  134. Erlei pereira de Jesus comenta:

    maio 15, 2019 @ 15:43

    QUERO saber se meu certificado de conclusão é válido

  135. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2019 @ 17:07

    Erleti, você terá que analisar:

    1) A data que foi emitido e se a escola que o emitiu era credenciado neste período
    2) No verso tem que ter visto confere – carimbo e assinatura da Secretaria de Educação
    3) Se você é do Estado de São Paulo tem que ter o número do GDAE
    4) Se você é de outros Estados tem que ter o seu nome publicado no Diário Oficial do Estado

    ok?

    abraços

  136. Maria do Socorro Tavares comenta:

    maio 15, 2019 @ 22:21

    Boa noite, Sonia.
    Gostaria de uma ajuda, minha filha concluiu o supletivo ensino médio,na SAEJ- Sistema Augusto de Educação integrada aqui do Rio de Janeiro. Ela conseguiu uma bolsa de estudo para ensino superior, mais o curso informou que, eles vão dar uma declaração que ela concluiu o ensino médio, e o histórico escolar e o certificado pode demorar até uma ano para ser entregue.Ainda nos deu uma xerox do Conselho Estadual de Educação, comissão permanente CEE nº 357 regularmentar inciso VII do Artigo 24 da Lei 9394/96 dizendo que consta a demora, mais eu li e reli e pelo que entendi o prazo será até 45 dias para entrega do certificado. Qual o prazo para o tramite da publicação do Diário oficial, eu estou com medo dessa escola ser mais uma que dar golpes nos estudante. você pode me ajudar.
    Maria Tavares

  137. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 16, 2019 @ 3:25

    Maria do Socorro, mais de um ano para emitir o certificado não tem chance de ser válido esta informação…. Verifique se esta escola é credenciada na SEEDUC .. pode ser que a demora seja porque não é autorizada a funcionar.

    Uma medida que pode ser tomada é impetrar um mandado de segurança contra a escola para que o juiz conceda uma liminar exigindo que a escola emita o certificado no prazo condizente.

    ok?

    abraços

  138. Roberto comenta:

    maio 16, 2019 @ 12:39

    Sonia bom dia. Eu cursei um ensino médio em 2011 no instituto latino de ciência e tecnologia RJ. Sou de sp .e fiz a sétima a oitava série do fundamental. Sendo que as séries anteriores voi normal em outras escolas. Tenho o histórico do ensino fundamental emitido pelo instituto latino. Passei no concurso que pede o ensino fundamental completo. Posso dar esse histórico pra eles. Ele está válido.

  139. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 5:54

    Roberto, esta escola tem problemas… em geral o concurso não aceita .. mas .. tente…

    Recomendo que faça urgente o CEEJA – supletivo flexível e público – tem vários em São Paulo.

    Faça e depois apresente o certificado válido.

    Se você é da polícia militar eles exoneram do cargo se considerarem o certificado irregular, ok?

    Então, recomendo que faça um CEEJA ou outra possibilidade é acionar a Justiça no Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que a mesma emita certidão com força de certificado. Mas para isso seu certificado tem que ter visto confere, não pode constar nome falso de direção (já peguei certificado com nome de quem não trabalhou nesta escola), data da emissão tem que ser compatível com a data de credenciamento da escola, tem que ter nome publicado no DOERJ e histórico escolar, tudo isso para acionar a Justiça.

    ok?

    abraços

  140. Eduardo Santos do nascimento comenta:

    maio 28, 2019 @ 1:41

    Fiz meu numa escola privada que falou que não faz parte da rede estadual, mais se que matem é oscip federal ,tem parceria com ha escola ir que centro educacional couni uneleste ,será que valido

  141. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 18:04

    Eduardo Santos , não sei lhe dizer se esta escola é autorizada ou não.. não a conheço, não sei onde fica. Mas a Secretaria de Educação do seu Estado saberá lhe informar, ok?

    abraços

  142. monica de souza santos comenta:

    maio 30, 2019 @ 18:50

    Boa tarde Sonia. Eu fiz na universal cursos livres em são Paulo. Mas meu certificado veio do rio de Janeiro e saiu no diário oficial tudo direitinho pode me informar mebinformar se é me informar se valido é valido.

  143. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 18:36

    Monica, o problema é que uma escola do Estado de São Paulo não pode certificar o aluno com um certificado de outro Estado. O procedimento em si é ilegal!

    Você foi vítima de um golpe.

    No Estado de São Paulo nenhuma faculdade emite diploma diante de certificado vindo do Rio de Janeiro.

    Recomendo que você faça outro supletivo presencial em escola pública CEEJA para não ter mais problema, ok?

    abraços

  144. Plinio comenta:

    maio 30, 2019 @ 19:29

    Olá boa tarde, há alguns anos atrás por precisar de um emprego, me indicaram esse supletivo a distância, consegui ingressar na vida profissional e decidi me graduar para conseguir oportunidades melhores, fiz minha tão sonhada faculdade e agora me deparo com a notícia de que não pegarei o diploma por alegarem divergências no histórico. Me indicaram a entrar em contato com o seeduc do Rio de janeiro, porém não consigo contato. Estou arrasado, frustrado por me dedicar tanto e não poder me formar. Me inscrevi no encceja para tentar pegar o certificado o mais breve possível. Muito bom o blog !

  145. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 18:39

    Plinio, bem faça o ENCCEJA e depois ainda terá um probleminha, menor, mas mesmo assim, haverá um conflito de datas que poderá ser resolvido na própria faculdade com documento fundamentado legalmente ou para o Conselho Nacional de Educação. Eu presto serviço de escrever o documento necessário para resolver finalmente o problema, mas cobro honorários. Quando precisar entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

  146. Cristiano comenta:

    junho 3, 2019 @ 19:48

    Olá,a parabenizo pela grandiosa contribuição.
    Moro no estado do Espirito Santo,fiz o ensino médio por um polo aqui do estado.Ao pegar o diploma verifiquei que o Diploma era de um escola do Rio de janeiro.fique em dúvida mas enfim..me garantiram que estava tudo certo.Fazendo algumas pesquisas me surgiram dúvidas que gostaria muito que me ajudasse.O Diploma foi emitido pela Escola J. Escola Triunfo – razão social Jardim escola Vitoria.O curso foi concluído em 2010 e foi publicado no DOU do rj em 21/06/2011.No certificado consta assinatura e carimbo da diretora com nº do MEC e da secretaria escolar também com o carimbo da matrícula do MEC.E um selo de institudo educacional com uma numeração.No verso do certificado consta a data da publicação no DOU e informações de registro no estabelecimento.Gostaria de saber também de neste periodo está escola estava credenciada.Tenho duvidas se meu certificado e válido.

  147. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 20:23

    Cristiano, eu tenho um parecer de credenciamento da Triunfo de 2002. Não diz quantos anos, mas em geral se dá no máximo 5 anos. De modo que precisa encontrar o documento de credenciamento depois de 2007 para que tenha validade o seu estudo.

    De qualquer modo o credenciamento era apenas para o Estado do Rio de Janeiro, não incluindo o Estado do Espírito Santo.

    Mas para vc saber se o seu certificado é válido terá que ir até o Rio de Janeiro e abrir um processo junto a SEEDUC ou no PoupaTempo solicitando saber sobre a validade do seu certificado. Leve cópia autenticada para garantir. de tudo que você tem .. assim facilita a busca.

    Se a SEEDUC nada encontrar, você foi vítima de um golpe e eu recomendo que faça outro supletivo APENAS em escola pública ou em 2020 preste ENCCEJA este ano infelizmente encerrou as inscrições.

    ok?

    abraços

  148. Marcelo comenta:

    junho 6, 2019 @ 15:39

    Olá Sr Sônia minha situação é a seguinte me conclui o ensino médio em 22/10/2013 nesta data recebi o certificado e o histórico escolar com carimbos do MEC e secretaria da escola enfim o curso foi presencial por uma escola aqui em São Bernardo do Campo chamada master cursos que era vinculado com a formatei de Santo André que era associada a escola pódio do estado do Rio de Janeiro. Neste ano conclui o curso técnico de enfermagem pela escola Salute que a mesma enviou a documentação para a secretaria da educação daqui do estado de São Paulo e a secretaria acusou um problema onde consta a falta de um carimbo que é o da secretaria da educação do Rio de Janeiro, porém a escola Salute foi me avisar depois de um ano tal situação deveria ser avisada assim que eu começasse o estágio pois bem agora preciso somente deste carimbo o que fazer?

  149. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 5:38

    Marcelo, sim.. o problema é que a Pódio não tinha autorização de funcionamento aqui no Estado de São Paulo.

    REcomendo que você faça CEEJA , é um supletivo público, gratuito e flexível, não precisa frequentar diariamente.. Você termina rápido. É o melhor caminho para você.

    Depois de conquistar um certificado válido e sem problemas no Estado de São Paulo você solicitará para o Conselho de Educação do Estado de São Paulo convalidação de estudos para o curso técnico poder emitir o seu certificado de conclusão do técnico, ok?

    É o melhor caminho para quem mora no Estado de São Paulo porque com o CEEJA resolve o problema mais rápido do que seguir na Justiça que será no Rio de Janeiro a competência.. e fica caro e com 60% de chance de dar certo, ok?

    Entre em contato com a Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo para saber se há um CEEJA perto de você: (11) 4336-7499/7555 – (Equipe de Supervisão de Ensino) R. Princesa Maria da Glória 176 – NOVA PETROPOLIS

    abraços

  150. Josivaldo Pereira Da Silva comenta:

    junho 8, 2019 @ 13:24

    Moro em Caruaru PE,fiz educação á distância no centro educacional futura do Rio de Janeiro com data de conclusão em 2012,tenho o diploma mas não consigo achar meu nome no DIÁRIO OFICIAL,conheço outras pessoas que fizeram comigo e estão com o mesmo problema,o que podemos fazer Sônia? Obrigado.

  151. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 5:24

    Josivaldo , problema… precisa verificar se no verso do certificado há visto confere (carimbo e assinatura do inspetor escolar da SEEDUC) e menos ruim… Não sei se nesta data o Centro Educacional tinha autorização de funcionamento junto a SEEDUC.

    CENTRO EDUCACIONAL FUTURA que possuía autorização da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro para modalidade de Educação à distância e funcionamento dos cursos de Ensino Fundamental (2ª Etapa) e Ensino Médio para Jovens e Adultos (EJA), nos termos do Parecer CEE nº 130/05 e nas Deliberações CEE nº 275/02, 285/03 e 290/04 (doc. 1)

    Mas em 2010 foram cancelados todos os pólos em outras localidades…

    Então, não sei se esta escola tinha autorização de atender alunos do Estado de Pernambuco, provavelmente não.

    Para ter certeza só abrindo um processo administrativo junto a SEEDUC ou no Poupatempo da capital do Rio de Janeiro. A SEEDUC exige que seja feito pessoalmente…

    Eu recomendam que voltem para o supletivo de escola pública EJA ou prestem ENCCEJA porque esta escola tem problemas e vocês terão outros para ingressar no ensino superior ou prestar concurso público.

    ok?

    abraços

  152. Jenifer comenta:

    junho 11, 2019 @ 18:41

    Outra dúvida senhora Sonia , o que é Poupa Tempo? Pensei em ir a Seeduc abrir um processo pra averiguar a autenticidade, você falou pra outro leitor sobre isso !

    Obrigada

  153. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 4:46

    Jenifer, eles dizem que é possível fazer no Poupa Tempo que é um atendimento governamental para facilitar a vida do cidadão, visando economizar tempo.. é uma agência de serviço público que se pode fazer tudo por lá (tirar o CPF, renovar carteira de motorista, etc…) Sim, no Poupatempo do Rio de Janeiro, capital , não sei se há em outros municípios, é possível fazer o pedido para a SEEDUC. ok?

    abraços

  154. Paloma Mateus comenta:

    junho 13, 2019 @ 19:57

    Boa tarde,

    Fiz supletivo pelo SAEI(sistema augusto de educação integrada) no centro do Rio de janeiro, recebi meu certificado com o carimbo da secretária escolar e diretor, tive meu nome publicado no diário oficial, porém estou perto da minha formação superior e estou com medo de ter alguma complicação na hora da colação. Quando vi as noticias que algumas escola estavam sobre investigação procurei a secretaria do estado do RIO para me informar e a moça que me atendeu disse que estava tudo certo e que eu não precisa me preocupar, caso a faculdade implicasse com alguma coisa era para eu voltar, mesmo assim agora fiquei com medo, pois quero prestar concurso.

  155. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 16, 2019 @ 20:24

    Paloma se a servidora pública lhe informou que esta escola está regular, sem problemas.

    Nem toda escola do Rio de Janeiro de supletivo é irregular.

    Solicite para a servidora pública ( moça que lhe atendeu) solicite a ela uma certidão com força de certificado para dar maior validade ao certificado, ok?

    abraços

  156. Carol comenta:

    junho 19, 2019 @ 11:46

    olá a escola e-educação diz que se localiza nesta localidade ela é real? Rua São Miguel, 315-A, sala 01, Centro – Bom Jesus – PI – CEP: 64900-000
    ou
    Rua Sergipe, 825, Banzato – Marília – SP – CEP: 17515-100
    CNPJ: 08. 673. 722/0001 – 19

  157. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2019 @ 1:48

    Carol, não sei lhe responder…

  158. Lucas comenta:

    junho 26, 2019 @ 1:41

    Boa noite , gostaria de saber como devo proceder. Meu certificado é do colégio cobra ( colegio brasileiro de pós graduação e exTenção universitária e profissional ) , só que perdi o original , estou cursando o 8 período da faculdade e estou com medo de dar problema na validade desse diploma . Como devo agir ?

  159. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2019 @ 1:05

    Lucas, se perdeu o certificado difícil porque não consegue mais uma 2a via.. o COBRA não só fechou com teve uma série de irregularidades.

    Recomendo que faça CEEJA se morar em São Paulo o jeito mais fácil de conquistar um certificado válido.

    E quando a faculdade for emitir o diploma e você apresentar o certificado novo obtido pelo CEEJA haverá o problema de conflito de datas mas daí você faz solicitação junto ao Conselho Nacional de Educação para convalidar seus estudos, ok?

    abraços

  160. Antônio de Souza comenta:

    julho 2, 2019 @ 22:14

    Olá, pessoal!

    Vejo que, como eu, todos vocês perderam o chão quando tiveram seu diploma negado por algum motivo ou não encontraram a tal publicação no Diário Oficial.

    Se seu caso for da EPEC – AVM, leiam o conteúdo da decisão judicial no link abaixo (contém datas e informações importantes):

    https://tj-rj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/471447758/mandado-de-seguranca-ms-11874820178190000-rio-de-janeiro-tribunal-de-justica/inteiro-teor-471447781

    De posse do seu diploma, veja a data de publicação e entre no link abaixo:

    http://www.radaroficial.com.br/dl/465/2009/02/16

    Selecione a data correta e vá abrindo página por página até encontrar seu nome.
    Quando encontrar seu nome, clique no link “Original” que se encontra na parte superior da página e salve o arquivo PDF que irá abrir.

  161. BRUNO SOUZA comenta:

    julho 3, 2019 @ 20:30

    Boa tarde Sonia, Como faço para verificar o periodo que o Centro Educacional Futura (RJ) tinha autorização de funcionamento?

  162. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 12, 2019 @ 16:07

    Bruno Souza, segundo consta por intermédio do Parecer CEE nº 130/05 foi dado autorização de funcionamento. Eu não tive acesso a este Parecer.. nunca consegui lê-lo, sei por intermédio de um documento do MP do Estado de São Paulo…

    Agora, tinha autorização apenas circunscrito ao território que estava localizado:

    “No entanto, esclarecem que não atuam no Estado de São Paulo e que antes existiam outros polos da ré Futura, situados nas fronteiras com outros estados da Federação, sendo que em 06/10/10 foi requerido o cancelamento desses polos junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, exatamente para evitar eventuais irregularidades utilizando o nome da Futura.”

    ok?

    abraços

  163. Fernanda comenta:

    julho 16, 2019 @ 17:38

    Boa tarde Sonia.

    Conclui ensino médio em 2009. somente o 3º ano que fiz no Jardim Escola Triunfo Entidade Mantenedora Jardim Escola Vitória Ltda Me Cnpj 02.194.100/0001-21. e agora descubro que pode ser inválido, sendo que comecei falculdade agora, porem a faculdade disse que estava certo o historico e o certificado. e tambem tenho o nome do diário oficial 30/06/2010.
    Moro em brasília, como vou resolver isso agora? Como descobrir se ele é inválido? na parte da frente tem assinatura da marcia Silveira – Diretora (que vi que ela cumpre medida cautelar) e de uma secretária. atrás tem a parte do histórico dizendo aprovado.e o fundamento legal: O presente certificado foi emitido com base no parecer nº 939 de 03 de setembro de 2002 do conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de janeiro,publicado no diário oficial/RJ de 22 de outubro de 2002, tendo, o mesmo,validade em todo o territorio nacional. O presente documento foi registrado so o nº ___ em FLS ___ dpo livro tal neste estabelecimento,conforme listagem publicada no D. O. de 30/06/2010 FLs11.

    o que devo fazer? nao quero parar faculdade, quero mto resolver isso logo!

  164. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 16, 2019 @ 19:39

    Fernanda,

    Fernanda, por intermédio da análise do documento é possível dizer se a priori é válido, mas quem poderá lhe informar oficialmente é a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    O problema é que terá que ir até o Rio em um Poupatempo ou junto a SEEDUC para abrir um processo solicitando esta verificação. Eles só aceitam pessoalmente.

    Eu recomendo que faça outro EJA (supletivo em escola pública) ou preste o Enceeja (2020) para conquistar um novo e válido Ensino Médio .. ok?

    abraços

  165. Alberto comenta:

    julho 19, 2019 @ 4:00

    Boa Noite!!!
    Concluí o ensino médio no Colégio COBRA no ano de 2005, recebi o certificado,uma cópia do DO e no ano de 2015 ingressei na Universidade, onde pretendo terminar no final deste ano. Porém,no mês de junho de 2019, fui notificado pela Universidade que meu Diploma precisa ser validado,pois não consta o carimbo do MEC, ou seja, tenho até novembro, que é quando acontecerá a colação de grau, para resolver essa questão.
    Já fui na Metropolitana III, que fica localizado perto do Engenhão e dei entrada no processo para “tal validação”, porém,pude perceber que existem outros processos semelhantes ao meu e que o prazo para eles resolverem é indeterminado.
    Quando estive na Metropolitana III, tinha outras pessoas com o mesmo problema e que já tinha dado entrada com o processo desde 2015 e ainda não tinham nenhuma resposta,ou seja, 4 anos e não teve andamento no processo dessas pessoas.

    Vou me formar no fi deste ano, e correndo o risco de não conseguir pegar o diploma de conclusão de ensino superior…

    O que eu faço? Procuro quem? onde?

  166. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 19, 2019 @ 17:44

    Alberto, respondendo:

    O que faço?, procuro quem?, onde?

    1) Você pode buscar a Defensoria Pública do seu Estado e impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC exigindo a certidão com força de certificado, anexando o protocolo que você deu entrada no processo administrativo. Se o juiz conceder liminar a SEEDUC terá de lhe responder… mas pode ser que diga que não encontrou o seu prontuário… mas arrisque.

    2) Se tiver condições financeiras poderá ajustar advogado para fazer isso.. posso lhe indicar um do Rio de Janeiro que já obteve êxito com ações assemelhadas.

    3) Outra possibilidade é cursar novamente o supletivo EJA.. no Estado do Rio de Janeiro não sei se há público e flexível e rápido. Evite o máximo supletivo de escola particular, exceto se souber junto a Metropolitana um que seja autorizado e sem problemas.

    4) Fazendo outro ensino médio em escola autorizada pela SEEDUC você ainda não resolve o problema mas pelo menos o do Ensino Médio. Leva o novo certificado na faculdade mas haverá conflito de datas e daí solicita junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos, ok?

    não é fácil de resolver porque é demorado, infelizmente… mas acaba que resolve…

    abraços

  167. Mario santos comenta:

    julho 19, 2019 @ 18:54

    Olá Sonia, Boa Tarde!

    Infelizmente fui mais uma vitima do centro educacional carioca, realizei as provas me deram o certificado porem para minha surpresa não foi publicado no diário, dei entrada para fazer o curso de tti e não foi possível dar sequencia devido a este fato, preciso saber se há algo que eu possa fazer ou se realmente vou ter que me matricular no eja e fazer tudo novamente

  168. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 19, 2019 @ 20:01

    Mario Santos, sim você foi vítima porque o Centro Educacional Carioca/EPEC/AVM somente tinha autorização para ministrar a Educação de Jovens e Adultos à Distância – EJA – no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, bem como teve suas atividades encerradas no ano de 2008, não tendo autorização para ministrar cursos, emitir Histórico e Certificado Escolares após a data acima informada.

    Se você concluiu em 2018… nada a ser feito porque essa escola está extinta faz muito tempo.

    Você foi vítima de um golpe.

    Terá que fazer o Ensino Médio novamente, mas jamais em escola particular, ok?

    Busque um CEEJA na sua região. Escola pública e flexível, não precisa frequentar diariamente.
    Se você é de São José dos Campos.. entre em contato com CEEJA Telefone: (12) 3921-8470
    Se você é de Taubaté.. entre em contato com CEEJA (12) 3621-8192

    Fazendo o CEEJA obterá um certificado válido e daí sim poderá iniciar o seu curso de TTI, ok?

    abraços

  169. Mario santos comenta:

    julho 19, 2019 @ 19:10

    A conclusão foi em janeiro de 2018 e consta que foi publucado no doe dia 07/02/2018

  170. Joanísio comenta:

    julho 23, 2019 @ 15:10

    Boa tarde.
    Sou de Minas Gerais, onde conclui o ensino médio, e atualmente moro no Rio de Janeiro onde pretendo realizar um curso técnico, mas no ato da inscrição me foi exigido, além do histórico escolar, a cópia da publicação no diário oficial. Porém ao entrar em contato com a escola e com a secretaria de educação de Minas Gerais, fui informado que eles não fazem publicação de lista de formandos do ensino médio no diário oficial.
    Como proceder, pois moro no Rio de Janeiro e quero estudar.
    Obrigado.

  171. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 24, 2019 @ 3:15

    Joanísio, segundo o site da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
    https://www.mg.gov.br/servico/autenticar-documento-escolar

    A comprovação da autenticidade de documentos escolares (diploma e histórico) pode ser solicitada à Secretaria de Estado de Educação (SEE), através de contatos nas Superintendências Regionais de Ensino http://www2.educacao.mg.gov.br/sobre/mapa-do-site/servicos-18/superintendencias-regionais-de-ensino. O procedimento pode ser exigido em situações como concursos públicos, matrícula em cursos superiores e técnicos, admissão em emprego ou, ainda, para se apurar suspeita de documento supostamente falso.

    O prazo de realização desse serviço irá variar em razão do grau de dificuldade que a autoridade de ensino enfrentar para a localização dos documentos originais. Mais informações podem ser obtidas nas unidades de atendimento.

    Resolução CEE n.º 449, de 01/08/2002.

    ok?

    abraços

  172. Maria aparecida Marques da silva comenta:

    julho 27, 2019 @ 15:35

    Sonia peço ajuda estou só faltando um ano e só agora a faculdade diz que o meu diploma pode ser inválido porque é do Instituto latino do rio.eu tenho o diário nacional.mas não consta a data.e fiz presencial no Rio.porem moro em São paulo.e agora minha escola que fiz supletivo aqui na minha cidade e fui levada no Rio.diz que vai demora para conseguir trazer outro diário nacional com data.voce acha que devo entra na justiça contra a faculdade que só me disse isso só faltando um ano.

  173. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 29, 2019 @ 3:07

    Maria Aparecida,

    1) Não acione a Justiça agora porque não vai resultar.

    2) Recomendo que faça CEEJA – supletivo em escola pública e flexível – e depois que obtiver o seu certificado válido no Estado de São Paulo você solicitará junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos

    ok?

    abraços

  174. Diego comenta:

    julho 29, 2019 @ 13:20

    Bom dia,

    em 2009 estudei em Goiania, e o certificado era do RJ. cheguei a ingressar na faculdade. mas por questões financeiros tive que abandonar. e o diploma era dessa escola futura do RJ. mas perdi o mesmo, sera que consigo ingressar em outra faculdade ?

  175. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 1, 2019 @ 15:30

    Diego, não.. não consegue..

    Faça CEEJA se morar no Estado de São Paulo, porque é em escola pública e flexível

    ou preste Encceja em 2020.

    Não tem como recuperar o certificado da Futura que é escola extinta e cheia de irregularidades.

    ok?

    abraços

  176. Rogerio souza dos santos comenta:

    julho 30, 2019 @ 6:36

    Sou de São Paulo guaruja … concluir o ensino médio através de eliminação de matérias em uma escola chamada Estudas .
    Mais o meu histórico foi emitido por uma escola carioca chamada centro educacional pódio nova iguaçu.
    Gostaria de saber se para eu posso fazer um curso técnico?e se a escola podera se opor em emitir o meu diploma?

  177. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 1, 2019 @ 15:29

    Rogerio, não… faça CEEJA , escola pública e flexível para obter um certificado válido no Estado de São Paulo.. este intermédiário de certificado Estudas, não é pólo legalizado junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ..

    CEEJA Endereço: Alameda das Violetas, 374 – Jardim Primavera, Guarujá – SP, 11432-270
    Telefone: (13) 3383-7447

    Rápido você termina e daí sim poderá fazer curso técnico, faculdade e prestar concurso público..

    Com este certificado do Pódio terá só dores de cabeça, ok?

    abraços

  178. Rodrigo comenta:

    julho 31, 2019 @ 23:47

    Boa noite Sônia.

    Sou de São Paulo.
    Eu recebi o certificado, o histórico escolar e a publicação no D.O, a data da conclusão foi 14 de fevereiro de 2014.instituição PÓDIO
    Possuo todos os carimbos e assinaturas no verso, inclusive o carimbo e assinatura do seeduc-rj.
    Esse meu certificado é valido?
    Se nao6, oque devo fazer? Pois pretendo começar um curso técnico.

    Desde de já, muito obrigado.

  179. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 1, 2019 @ 15:17

    Rodrigo, não é possível em confirmar sem analisar os documentos, mas aparentemente, segundo o seu relato, parece que sim.

    Mas se você é do Estado de São Paulo complica porque aqui os colégios, faculdades e concursos públicos não aceitam receber certificado na modalidade EAD oriundos do Rio de Janeiro.

    De modo que se você é do Estado de São Paulo, para não ter mais problemas, eu recomendo que faça o CEEJA – supletivo em escola pública e flexível para obter um certificado válido e aceito em todas as instituições,ok?

    Procure um CEEJA perto de você .. basta fazer as avaliações, não é preciso frequentar.

    ok?

    abraços

  180. Sandro comenta:

    agosto 5, 2019 @ 16:35

    Boa tarde Sônia.
    Concluí o ensino médio em dezembro/2014 através do Colégio Pódio. Recebi certificado, histórico e publicação DOU. Estou matriculado para início do curso superior, porém a Universidade alertou para necessidade do visto confere, no verso do meu certificado tem carimbo e assinatura do inspetor da seeduc/RJ. Hoje resido e trabalho em Santos/SP . Como faço para verificar a autenticidade e conseguir o tal visto confere ????

  181. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 11, 2019 @ 2:10

    Sandro,

    Você tem que ir até o Rio de Janeiro e abrir um processo junto ao SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro ou no Poupatempo e solicitar averiguação do seu prontuário e uma certidão com força de certificado.

    A SEEDUC demora bastante para dar um parecer.

    Você pode acionar a Justiça do Rio de Janeiro para forçar a SEEDUC a fornecer para você a certidão com força de certificado (após ter ido ao Rio e aberto o processo administrativo)

    ou você pode deixar este certificado que tem problemas aqui no Estado de São Paulo, já que o Pódio não tinha credenciamento apenas para atuar no Rio de Janeiro e cursar o CEEJA que é supletivo público, rápido e flexível.

    Em Santos você tem Avenida Doutor Epitacio Pessoa, 432 – Aparecida – (013) 3231-7394 // 3272-1502

    Depois de conquistar um certificado válido, daí terá que convalidar os estudos junto a faculdade e se não conseguir junto ao Conselho Nacional de Educação.

    Nesta fase eu presto serviço de elaborar o documento e orientar, mas cobro honorários para para isso. Caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  182. Karinne comenta:

    agosto 7, 2019 @ 11:44

    Bom dia, Sônia.
    Sabes me informar qual unidade no SEEDUC(RJ) solicito o comprovante de conclusão do ensino médio?
    Tentei ligar para vários telefones de lá e ninguém sabe, ou me transferem para outras unidades.

    ps: Hoje resido em SP e eles exigem essa documentação para conclusão da faculdade.

  183. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 11, 2019 @ 2:40

    Karinne,

    Poxa.. SEEDUC está super complicado.. o site mudou e não tem mais acesso.. está horrível…

    Eu tenho um telefone.. tente este…

    No entanto, a SEEDUC quer que o aluno vá até o Rio de Janeiro e abrir o processo. Pode fazer isso no Poupatempo.

    Mas digo-lhe que o melhor será esquecer este certificado e obter um outro via CEEJA em escola pública e flexível porque certificado oriundo do Rio de Janeiro , na modalidade a distância, a maioria das faculdades e concursos públicos não aceitam em função de ter tido uma derrama de falsos certificados.

    Em Sâo Paulo capital tem vários CEEJAS .. é o caminho melhor a ser feito.

    Depois terá que convalidar os estudos por causa do conflito de datas, mas é um problema menor a ser resolvido,ok?

    abraços

  184. Adinan Sponton Santana comenta:

    agosto 8, 2019 @ 11:43

    Olá!

    Sonia, tenho um certificado do meu ensino médio da EPEC AVM, tirado em 03/06/2008, porém não consigo pegar meu diploma na UNIP, pois não localizam meu registro no Diário oficial, como faço para verificar isso, pois tem o selo de certificação da escola e tudo mais, tenho chance de entrar na justiça e conseguir pegar meu diploma na UNIP uma vez se conseguir o registro do diário oficial?

    Desde já obrigado!

  185. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2019 @ 16:42

    Adinan, se você é do Estado de São Paulo, recomendo que faça CEEJA e depois de conquistar o certificado válido no Estado de São Paulo vai brigar com a UNIP pela convalidação de estudos.

    No Judiciário não vou lhe aconselhar porque vai perder tempo e dinheiro, sobra, portanto cursar o CEEJa, escola pública e flexível, não precisa frequentar, faz as avaliações.

    Se você não é do Estado de São Paulo, fica mais difícil mas ainda tem o ENCEEJA… mas apenas em 2020.

    ok?

    abraços

  186. Karine comenta:

    agosto 9, 2019 @ 0:29

    Sonia, também conclui o ensino medio pelo supletivo através da EPEC-RJ em 2009, agora fui me ingressar em uma faculdade e não aceitaram meu histórico, estão dissendo que está incompleto…. estou desesperada, depois de tantos anos, uma surpresa dessas. Como saber se esse diploma é válido e quais são os meus direitos? Em fim, o que fazer diante uma situação dessas? Meu diploma tem carimbo do inspetor escolar, é autenticado em cartório, e também foi publicado no jornal do RJ, tenho cópia da publicação…. o que devo fazer?

  187. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2019 @ 16:47

    Karine,

    1) O problema é se você não residia no Estado do Rio de Janeiro, porque o procedimento é ilegal certificar alunos de outro Estado.

    2) A EPEC tinha autorização até 2008, que foi comprada pelo Centro Educacional Carioca.

    3) Você terá que ir até o Rio de Janeiro e via Poupatempo solicitando da SEEDUC encontrar o seu prontuário e fornecer uma certidão com força de certificado. Tem que ir até o Rio de Janeiro porque não aceitam nem procuração.

    4) Eu recomendo que esqueça este certificado se não morar no Rio de Janeiro e cursar o CEEJA em escola pública e flexível. Em São Paulo há vários. Rápido você consegue resolver isso e livrar-se deste problema. Você foi vítima de um golpe.

    5) Mas se não for do Estado de São Paulo em 2020 preste ENCEEJA.

    ok?

    abraços

  188. Arcanjo comenta:

    agosto 13, 2019 @ 18:09

    Olá Sônia.

    Li alguns dos seus posts e gostaria de apresentar minha situação:

    Completei o ensino fundamental à distancia pelo EJA em 2006 (+-), em 2007 me apareceu uma oportunidade (furada) e fui fazer o ensino médio à distância, recebi o certificado e fiquei feliz.

    Tão feliz que em 2010 me matriculei no curso de engenharia civil, no centro universitário augusto motta, no rio de janeiro.

    No 2o semestre de 2015 completei o curso e aí começou meu pesadelo: me informaram que meu certificado não era válido!!!:0

    Passado o susto, sacudi a poeira e resolvi cursar o ensino médio á distancia pelo EJA novamente, curso esse, concluído no fim do ano passado.

    Enviei cópia do certificado pelo mesmo email de contato em que a instituição me informou da invalidade do certificado anterior e logo após fiz umas 2 visitas à instituição procurando pela pessoa que “cuida do meu caso”, porém essa está inacessível e até então não obtive resposta, positiva ou negativa.

    Meu caso tem solução? O que devo fazer? Você pode me ajudar ou me indicar alguém que possa?

    Obrigado pela atenção.

  189. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 14, 2019 @ 18:56

    Arcanjo,

    1) Se esta 2a escola que você cursou for credenciada, sim, tem solução, porque mesmo que a data tenha conflito entre a finalização do Ensino Médio e o ingresso na faculdade é possível solicitar a convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.

    2)Se o seu EJA for credenciado posso lhe ajudar da seguinte forma:

    2.1) elaborar o documento de convalidação de estudos, primeiro para a faculdade e depois para o Conselho Nacional de Educação a fim de que a faculdade emita o seu diploma de engenheiro.

    2.2) orientá-lo no envio. Eu não envio, e tampouco entro em contato com a faculdade, o que faço é elaborar o documento com fundamentação legal e orientar nos procedimentos que se seguirem.

    4) Vai apresentar toda a documentação pode ser com notificação-extrajudicial feita por Cartório (é cara, mas em geral resolve) e endereçada para a Secretaria de Graduação da UNISUAM e se não conseguir nada.. é possível acionar a Justiça via Defensoria Pública, se a sua faixa salarial comportar, ou constituir um advogado impetrando mandado de segurança.

    Mas cobro honorários para escrever o documento e orientar o caso. Caso tenha interesse entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  190. Raynara Froes Castro comenta:

    agosto 17, 2019 @ 13:58

    Concluí meu ensino medio no Instituto federal o IFMa, so que a faculdade a distância que estou fazendo esta exigindo visto confere ou diario oficial. So que meus dados nao constam na Secretaria de Educação, pois dizem que nao conseguem emitir nada de instituiçao federal. Estou desesperada, e nao sei o que fazer, ou como verificar a autenticidade desse certificado.

  191. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 19, 2019 @ 17:22

    Raynara, você tem que entrar em contato com o Instituto Federal para solicitar os documentos escolares e se não resolver tem que fazer a solicitação junto ao Conselho Nacional de Educação que é o responsável para supervisionar as escolas médias federais..

    Quem vai dizer se o certificado é válido é órgão oficial, o Conselho Nacional de Educação, ok?

    abraços

  192. Diego silva comenta:

    agosto 20, 2019 @ 21:35

    Boa noite.
    Meu caso é comum nos comentários, fiz o supletivo por uma escola em jundiai que nos conduziu até a cidade de Nova Iguaçu rj, no centro educacional Pódio.
    Meu certificado saiu, tenho a publicação no diário oficial, porém a escola não estava credenciada naquele semestre, ela entrou com um pedido de credenciamento e o mesmo nunca foi concedido.
    Preciso de ajuda.
    Concluí um curso técnico e não consegui pegar meu certificado por conta disso.

  193. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 2:26

    Diego Silva,

    Faça CEEJA .. supletivo público, flexível, não precisa frequentar diariamente. Ou preste Encceja.

    Depois de conquistar um certificado sem problemas no Estado de São Paulo você vai solicitar para o Conselho de Educação do Estado de São Paulo Convalidação de Estudos, explicando o que ocorreu e daí com o Parecer do CEE a escola técnica emitirá o certificado mesmo com o conflito de datas que haverá, ok?

    É o único modo que eu acredito dar resultado para o seu caso.

    ok?

    abraços

  194. Hayanny comenta:

    agosto 21, 2019 @ 19:05

    Terminei o ensino médio pelo instituto latino aqui no Rio de Janeiro fiz todas as provas e recebi o diploma o histórico e meu nome foi publicado 2 vezes no diário oficial deles a primeira vez ele estava errado fui lá e. Eles consertaram e colocaram certo. Isso foi em 2011 agora em 2019 quero entra na faculdade e estava lendo que essa instituição estava dado diplomas falsos mais antes de entra verifiquei tudo e vir que eles estava tudo certo , agora to com medo de entrega o meu histórico e pensarem que tb comprei oq faço vou pra justiça me der uma saída.

  195. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 2:40

    Hayanny, nem todos os certificados emitidos pelo Instituto Latino são falsos. Se você é do Estado do Rio de Janeiro, se você cursou o Ensino Médio no período que a escola era credenciada, se o certificado tem visto confere da SEEDUC e se o seu nome foi publicado no DOERJ, então, é válido o certificado e deverá ser aceito.

    Se ocorrer de não aceitarem você poderá entrar com mandado de segurança contra a SEEDUC para emitir uma certidão com força de certificado e resolve de vez, ok?

    abraços

  196. José comenta:

    agosto 21, 2019 @ 20:56

    Boa Tarde Sônia,

    Fiz supletivo em 2015 ano da conclusão (são paulo), recebi o histórico pelo CEJA , Centro de Educação de Jovens e Adultos, no ano seguinte entrei na faculdade e me formei o ano passado , porém a facudade me deu o histórico, mas na hora de emitir o diploma informou que meu nome não esta no GDAE na epóca levei o comprante do GDAE que o supletivo me forneceu e agora a escola onde fiz o supletivo esta desativada fui la e não existe mais, oque faço poderia me dar alguma dica ou tenho que entrar na justiça ?

  197. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 2:49

    José, na Justiça não resolve porque a escola sumiu e não terá como acioná-la.

    O que dá para fazer:

    1) Curse CEEJA em escola pública, flexível não precisa frequentar . É rápido para resolver isso.

    2) Com o novo certificado válido emitido pelo CEEJA (escola pública) você leva na faculdade, mas haverá o problema do conflito de data entre o término do Ensino Médio e o ingresso na faculdade. Então terá que solicitar convalidação de estudos.

    3) Nesta fase caso precise eu posso elaborar o documento com a fundamentação necessária, mas cobro honorários para fazer isso. Se a faculdade não aceitar, será preciso buscar o Conselho Nacional de Educação que já tem vários pareceres com este respeito.

    ok?

    Vai dar trabalho, mas é o jeito.

    Em São Paulo capital, tem a CEEJA Clara Mantelli, entre em contato com eles para você efetivar a matrícula e fazer as provas ainda neste 2o semestre.

    abraços

  198. RODRIGO PEREIRA DA ROCHA comenta:

    agosto 22, 2019 @ 14:14

    Concluí meu ensino médio na Instituto Educacional Triunfo Ltda, quando terminei só peguei uma declaração.
    Voltei depois de alguns anos pra pegar diploma, certificado e diário, tive a noticia q o colégio fechou e não consegui contato com ninguém tem alguma forma de eu conseguir meu diploma?

  199. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 2:50

    Rodrigo, não tem nada a ser feito, infelizmente.

    O jeito agora é prestar Enceeja em 2020 ou cursar EJA ou CEEJA (se você for do Estado de São Paulo)

    ok?
    abraços

  200. Elisângela Fialho comenta:

    agosto 22, 2019 @ 21:53

    Olá Sônia…
    Eu conclui o ensino médio a distância no ano de 2011, pelo
    CFAC do Rio de Janeiro.
    Na época eu fui até lá para fazer a prova, porque sou de São Paulo.
    Tenho o nome publicado no diário oficial, e sei que nesta época a escola estava ok com a liberação
    Porém agora preciso concluir um curso técnico e não querem aceitar o certificado sem o visto confere.
    Vc sabe me dizer se eu consigo este visto confere de alguma forma ?

  201. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 2:55

    Elisângela,

    Puxa.. difícil…

    Você terá que ir até o Rio de Janeiro, no Poupatempo e abrir um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando certidão com força de certificado.

    Se a SEEDUC encontrar nos arquivos da CFAC o seu prontuário ela emitirá esta certidão e tudo se resolve, caso contrário.. você terá que refazer o Ensino Médio.

    O problema é que a SEEDUC demora muito para dar uma resposta e ela pode ser negativa.

    Eu recomendo que faça novamente o Ensino Médio no CEEJA – escola pública e flexível, não precisa frequentar, basta fazer as provas. Ou prestar o Enceeja em 2020.

    Feito isso e conquistado um certificado válido , você terá que entrar junto ao Conselho de Educação do Estado de São Paulo com uma solicitação de Convalidação de Estudos para que o CEE dê um Parecer favorável a fim de que a escola técnica possa emitir o seu certificado de técnico mesmo havendo conflito de data entre o término do Ensino Médio e o ingresso no curso técnico,ok?

    Vai dar trabalho, mas resolve.

    Eu presto serviço de elaborar o documento para o CEE , mas cobro honorários, caso precise, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  202. Diego comenta:

    agosto 24, 2019 @ 15:49

    Ola sonia, provavelmente cai em uma fraude do epec avm, no ano de 2009 conclui o ensino medio via ele e comecei a faculdade, em 2010 tranquei e fui retomar esse ano. Segundo a faculdade pediram a publicacao do meu nome do diario oficial me deram uma carta informando da seduc do Rj. O que posso fazer? Entro na justica contra a seduc do rio ou faço outro ensino medio e yemho risco de perder a faculdade e comecar so 0. Obrigsdo

  203. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 26, 2019 @ 16:29

    Diego,

    1) O primeiro passo é abrir um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando certidão com força de certificado.

    2) Se o seu certificado tiver visto confere, tenha sido emitido no prazo que a escola era credenciada e se o seu nome foi publicado como concluinte no DOERJ daí se a SEEDUC não der resposta ao seu processo administrativo você poderá acionar a Justiça solicitando que a SEEDUC emita a certidão. Mas isso somente após ter aberto o processo administrativo e a SEEDUC não ter lhe respondido.

    3) Se o seu certificado não tiver visto confere daí recomendo que preste Enceeja ou curse o CEEJA para obter um certificado de escola pública válida e sem problemas, ok?

    abraços

  204. Diego dias comenta:

    agosto 25, 2019 @ 11:18

    Ola sonia,

    Realmente na faculdade falaram que meu certificado de jungo de 2009 e falso, mandaram eu levar a pagina do diario oficial com meu nome. O que voce me indicaria entrar na justiça contra asseuc do rio ou cursar o ensino medio? Pois imagino que depois que eu realizar outro ensino medio perderei toda minha faculdade correrto ?
    Nome da escola no diploma: EPEC AVM obrigado

  205. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 26, 2019 @ 16:31

    Diego Dias,

    Em geral indico que faça outro Ensino Médio válido em escola pública. Se você mora no Estado de São Paulo curse CEEJA porque é flexível.

    Se você mora no Estado do Rio de Janeiro melhor prestar Enceeja em 2020.

    ok?

    abraços

  206. isaias batista de araujo comenta:

    agosto 26, 2019 @ 15:22

    Boa tarde!
    Tenho o certificado do CEC-centro educacional carioca, em 2008, consta no diário oficial do RJ.
    Estou fazendo faculdade a distância “ESTACIO” de SP, terei problemas com isso?
    Muito obrigado!

  207. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 26, 2019 @ 16:39

    Isaias, é provável…

    Eu recomendo que curse outro Ensino Médio em escola pública , EJA ou CEEJA ou preste Enceeja.

    Vai ter problema de conflito de datas , mas daí você terá que solucionar junto ao Conselho Nacional de Educação para não perder as disciplinas cursadas na faculdade.

    ok?

    abraços

  208. Jose Alair comenta:

    agosto 28, 2019 @ 21:12

    Boa noite Sônia,
    Eu fiz meu supletivo no Colégio Futura no RJ em 2008. Eles me mamndar o diploma e histórico tudo certinho, mais agora estou cursando faculdade na Unifran SP eles estão pedindo o carimbo de VISTO CONFERE da secretaria de educação. Eu ligo na escola parece que ela nem existe mais. Como eu faço, não sei nem aonde procurar isso. Sou de MG.

  209. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 29, 2019 @ 16:11

    Jose Alair,

    1) O Colégio Futura foi credenciado em 2006, no entanto, não diz no Parecer o prazo do credenciamento.

    2) O visto confere está no verso do certificado – carimbo da SEEDUC com assinatura do servidor público (inspetor escolar) se não tiver este carimbo o certificado não vale.

    3) Para conseguir você terá que ir até o Rio de Janeiro, no Poupatempo ou na SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, solicitar certidão com força de certificado abrindo um processo administrativo.

    4) O processo é longo e nem sempre bem sucedido.

    De modo que eu recomendo que você faça outro Ensino Médio, não a distância porque todos são fajutos, mas um em escola pública ou preste Enceeja em 2020, para resolver o problema ,porque infelizmente esta escola Futura teve muitas irregularidades …https://extra.globo.com/casos-de-policia/operacao-enquadra-escolas-que-emitiram-350-mil-diplomas-falsos-movimentaram-700-milhoes-em-5-anos-23097384.html

    ok?

    abraços

  210. Laura comenta:

    setembro 1, 2019 @ 21:03

    Olá, boa tarde.
    Estudei no ano de 2013 no IBEDI em Curitiba, quando ainda era reconhecido pela Secretaria de Educação do Paraná. Fiz faculdade terminei e a faculdade está exigindo o certificado da escola, sendo que entreguei somente histórico e declaração da referida escola. Acontece, que a escola fechou por fraudes em 2014, e a Secretaria de educação, por meio de um parecer determinou em 2018 que todos os atos dessa escola fossem inválidos. Fui até a Secretaria de Educação do PR, e eles falaram que terei que fazer de novo o 3 ano. Já estou formada, e na época que fiz era reconhecida a escola, e a segurança jurídica, aonde fica? Pois um dia a Secretaria autoriza, anos depois vai lá invalida todos os atos da escola… Sera que tenho chances na justiça? quanto tempo em média? Obrigada

  211. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 5, 2019 @ 16:48

    Laura, você poderá:

    1) discutir na Justiça, constituindo um advogado;

    2) ou prestando o Enceeja ou finalizando o 3o ano do Ensino Médio em supletivo público ou credenciado e depois havendo o conflito de datas entre o término do Ensino Médio e o ingresso no Ensino Superior , solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação Convalidação de Estudos. O CNE emitindo parecer favorável a faculdade emitirá o seu diploma.

    ok?

    abraços

  212. Leonardo comenta:

    setembro 10, 2019 @ 11:06

    Bom dia, queria pedir um conselho, eu me formei no ensino médio em um supletivo no ano de 2009 de nome Jardim escola triunfo, e hoje estou terminando minha graduação e acabei descobrindo que a escola foi cassada no ano passado 2018 por irregularidades na emissão de diplomas, na época que eu fiz o supletivo fiz todos os processos legais, porém hoje fui procurar a secretária de educação ela me informou que não tem nenhum registro lá e que não poderia colocar o visto confere no meu diploma, oque fazer se a faculdade me negar a colação de grau.

  213. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 12, 2019 @ 15:25

    Leonardo, provavelmente você vai colar grau, no entanto, não receberá o diploma.

    Nada a ser feito de imediato,porque vai ter que resolver o problema do Ensino Médio

    Terá que cursar um outro Ensino Médio válido , se possível em escola pública. Ou prestar o Enceeja em 2020. Inscrição em Maio e exame em Agosto.

    Com o certificado válido em mãos, daí você vai tentar a Convalidação de Estudos.

    Neste momento me procure para eu escrever o documento, mas cobro honorários para fazer isso…

    ok?

  214. Fabio Magalhaes comenta:

    setembro 16, 2019 @ 23:53

    Sônia, Boa noite!

    Me formei em 15 de dezembro de 2017, pelo centro educacional cognitivo ( Colégio Dr Mattos Serrão), recebi o Certificado, assinado e reconhecido firma pela diretora e secretario, juntamente com o histórico e o nome no diário oficial. Atualmente, estou no 5° semestre da faculdade, porém, estou com medo dele não ser valido..

    Poderia me auxiliar?

    Encaminhei e-mail para a diretora e a mesma me respondeu dessa forma:

    certificado falso é quando é oriundo de uma instituição que não tem credeciamento de um conselho de educação. Este conselho pode ser Estadual ou Municipal conforme consta na Lei 9394/96 que em seus artigos dá competência para os dois quando se trata de Educação Básica. No seu caso voce tem um certificado de conclusão de Ensino Medio, expedido por uma escola reconhecida pelo Mec e autorizada o seu funcionamento pelo conselho Municipal de Educação, órgão este responsável pelo colégio que está inserida na lista das escolas municipais e que o município é o regulador do seu proprio sistema, de acordo com a Lei citada, que nela diz que pode optar. No entanto seu certificado não é falso. O que está havendo é falta de compreensão de algumas instituições em entender que não pode desvalorizar um documento que tem todos requisitos de autenticidade.

  215. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 18, 2019 @ 19:30

    Fabio, depende … esta lei que você indicou é da formação do Conselho de Educação Municipal do Município de Olho D Água das Cunhas.. isso não tem nada a ver com credenciamento de escola.

    1) Escola de Educação Básica – Fundamental e Médio – a supervisão NÃO É DO MEC. MEC supervisiona Ensino Superior. Então, esta escola se for municipal deve ser credenciada pela Secretaria de Educação do Município de Olhos D’Agua da Cunha.

    2) Se a escola é credenciada deve ter sido pelo Conselho de Educação Municipal. A de ter um Parecer a este respeito.

    3) Mas , se você não morou no município de OLho D’Agua da Cunha no Maranhão e mora em São Paulo, por exemplo, e recebeu o certificado desta escola via distância, é irregular porque esta escola precisa ser credenciada pela Secretaria de Educação do Estado que você mora.

    ok?

    abraços

  216. Fabio Magalhaes comenta:

    setembro 16, 2019 @ 23:54

    Apenas completando o comentário acima, existe essa lei no município. lei municial n°006/2007 olho d agua das cunhas

  217. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 18, 2019 @ 19:31

    Fabio, leia a ler e verifique que se trata apenas da formação do Conselho de Educação Municipal do Olho D’Água e não do credenciamento da escola que você recebeu o certificado https://www.jusbrasil.com.br/diarios/52857945/doema-terceiros-05-04-2013-pg-26

    att

  218. Fabio Magalhaes comenta:

    setembro 19, 2019 @ 22:44

    Sônia, Boa noite!

    1) Morei por 10 meses no maranhão, a trabalho… Foi quando fiz esse supletivo, de qualquer forma, por ter sido um alojamento da empresa ( Não trabalho mais nela) , Não possuo nenhuma prova concreta.

    2) Em todo caso, se eles alegarem que o diploma é invalido, fazendo o 3° ano E.M e fazendo a CONVALIDAÇÃO, consigo pegar o diploma da faculdade?

    3) Meu único medo, é perder todo o esforço e dinheiro que investi durante esse tempo….

  219. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 1, 2019 @ 1:03

    Fabio Magalhães,

    Resposta do item 2) Sim.

    Não perde.
    Demora, mas consegue resolver, nem que for via Justiça.

    Mas precisa ter um Ensino Médio válido. Recomendo CEEJA Clara Mantelli , porque é público, gratuito e flexível.. em pouco tempo resolve o problema de forma correta e lícita.

    Depois solicita a convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Dá certo se tiver com certificado de escola pública por ser credenciado e pouco sujeito a fraude.

    ok?

    abraços

  220. Geraldo Lima comenta:

    setembro 24, 2019 @ 20:19

    Boa tarde
    Fiz um curso de técnico em quimica de 2016 à 2017 quando pegar meu certificado falaram q meu antigo histórico não servia
    Mudei para Paraíba finalizei os meus estudos lá em 2018 no CEC educacional eja peguei o certificado em 06/06/2019 levei para escola onde eu fiz o curso técnico que fica em sao Bernardo do Campo sp eles ficam questionando autenticidade do histórico q também contém o visto confere mesmo assim ficam questionando
    O que devo fazer?

  221. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 1, 2019 @ 0:56

    Geraldo Lima,

    1) Solicite junto a Secretaria de Educação da Paraíba uma certidão com força de certificado visando reforçar o visto confere. Para isso precisa ter certeza de que a escola que você estudou é credenciada.

    2) Tendo este documento ou um equivalente entregue na escola técnica.

    3) Mesmo assim haverá um problema que é o conflito de datas do término do Ensino Médio e o ingresso no curso técnico. Veja que o Ensino Médio é pre-condição para fazer o técnico. Então, você terá que ingressar com uma solicitação junto ao Conselho de Educação do Estado de São Paulo para que eles façam a convalidação de seus estudos visando que a escola técnica emita o seu certificado de técnico.

    Vai dar trabalho, mas penso que este caminho é o que tem mais chances de dar certo, ok?

    abraços

  222. Fabrícia comenta:

    setembro 29, 2019 @ 23:34

    Olá estou fazendo faculdade anheguera atualmente , com todos esses comentarias fiquei surpresa , eu concluí o ensino medio em 2009 pelo futura e que o certificado veio no nome do cfac do rj e eu sou de Sp , então quer dizer que não é válido ?

  223. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 1, 2019 @ 0:42

    Fabrícia, depende… se quando você cursou o CFAC esta escola era credenciada pela SEEDUC, se há no verso do seu certificado visto confere da SEEDUC, se você tem o seu nome publicado no DOERJ.

    Se tiver tudo isso é possível que em São Paulo aceitem, mas aqui as faculdades e concursos públicos não estão aceitando..

    O que dá para fazer:

    1) verificação se é válido e solicitação junto a SEEDUC do Rio de Janeiro uma certidão com força de certificado.

    2) sendo válido você poderá acionar a Justiça no Rio de Janeiro para que a SEEDUC confira a certidão

    3) Se não for válido, o melhor caminho é prestar Encceja ou cursar CEEJA que é flexível.. ok?

    abraços

  224. Daiane comenta:

    outubro 8, 2019 @ 17:18

    Boa tarde Sonia,

    to perdida … conclui a faculdade e agora eles estão me cobrando o visto confere do meu certificado de conclusão do ensino médio e bloqueando meu certificado.

    – meu certificado é do Centro Carioca Educacional
    – datado em 03/02/2011
    – está postado no D.O.U nesta data ( eu conferi está mesmo)

    você pode me ajudar sou do Paraná não sei como começar essa consulta no RJ.

    Voce tem algum e-mail que eu posso enviar o certificado para você olhar.

    Desde já obrigada.

  225. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 9, 2019 @ 16:41

    Daiane,

    Eu cobro R$ 60,00 para analisar os documentos e dar orientação por e-mail. Caso queira: sonia@centrodestudos.com.br Informarei os dados para efetivar o depósito ou transferência bancária.

    É preciso compreender que escolas do Rio de Janeiro, em geral, não tinha autorização de funcionar em outros Estados e daí a documentação não é válida. Esta é a regra.

    Mas se o certificado foi emitido na época que no Rio de Janeiro esta escola tinha autorização e se tiver o visto confere da SEEDUC daí dá para solicitar junto a SEEDUC uma certidão com força de certificado, porém é preciso ir até o Rio de Janeiro, em um Poupatempo e fazer esta solicitação. Feito isso, se a SEEDUC demorar para responder , daí é possível acionar a Justiça.

    Há casos positivos e outros que não, mas resolvidos via Justiça no Rio de Janeiro.

    O meu trabalho é analisar os documentos e orientar nos caminhos possíveis para resolver o problema que é ter um certificado de conclusão do Ensino Médio válido para que a faculdade emita o diploma do Ensino Superior.

    ok?

    abraços

  226. Nilson comenta:

    outubro 9, 2019 @ 21:35

    Boa noite, sou do RJ. Fiz o ensino médio através de um polo do Centro de Ensino Ulysses Guimarães, isso em 2004, recebi o certificado assinado pela secretaria escolar, diretora e inspetora da Seduc, no verso do certificado a data da publicação no D.O e a folha, mais não recebi esse documento, ou seja, a cópia do D.O, comecei a estudar para um concurso e resolvi ir atrás desse documento que para o meu desespero não consta o meu nome na publicação, a instituição publicou alguns nomes mais o meu não esta na lista. Com devo proceder??

  227. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 11, 2019 @ 3:29

    Nilson, abrir um processo junto a SEEDUC para lhe conferir uma certidão com força de certificado. Você poderá fazer isso por intermédio do Poupatempo, ok?

    abraços

  228. Jessimar comenta:

    outubro 11, 2019 @ 18:42

    A minha esposa fez o supletivo na escola (FUTURA).
    Já fez o Auxiliar Técnico em enfermagem, e o Técnico em enfermagem.
    O Corem do Auxiliar ela conseguiu ativar, porém o Técnico não.
    Ela pagou R$300,00 pra futura porque eles disseram que é o valor do carimbo (visto confere), depois disseram pra ela retira o diploma na escola, que ela que é responsável por ir no rio de janeiro, pegar esse visto também, porém não devolveram o dinheiro, e assim soubemos que o diploma não vale em são paulo.
    O Advogado da escola sequer coloca a foto no perfíl do whatsapp, e vez em quando responde, sempre a mesma coisa, o processo esta em andamento.
    O que faço agora?
    Esse é o processo.

  229. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 11, 2019 @ 19:03

    Jessimar,

    1) Futura, diz respeito ao Centro Educacional Futura do Estado do Rio de Janeiro? Se for positivo, esta escola está extinta = Parecer CEE nº 130/05 – com validade até 06/10/10 – credenciou o Centro Educacional Futura Ltda. para a modalidade de educação a distância, com abrangência limitada ao Estado do Rio de Janeiro.

    2) Advogado do Centro Educacional Futura do Estado do Rio de Janeiro? Mas se a escola está extinta .. será que estamos a falar da mesma escola?

    3) Preciso saber: Escola Futura de onde? Advogado de onde? Estado do Rio de Janeiro? Estado de São Paulo?

    4) Não há cobrança de carimbo de visto confere vindo da SEEDUC…

    Acho que estão sendo vítimas de estelionato.

    Recomendo que entendam melhor o caso e façam Boletim de Ocorrência porque o caso relatado parece que estão sendo vítimas de estelionato que é crime.

    Para atender melhor é preciso do nome completo da escola que a sua esposa cursou o Ensino Médio para saber como é possível resolver, mas de qualquer modo o melhor caminho se ela não é do Rio de Janeiro seria fazer novamente o Ensino Médio em escola pública garantia de idoneidade e depois solicitar junto ao Conselho de Educação a convalidação de estudos.

    ok?

    att

  230. Paulo comenta:

    outubro 12, 2019 @ 1:17

    Sônia, boa noite.
    Em 2010 eu concluí meu segundo grau na escola Ceja Brasil que ficava situada em Brasília , porém o certificado foi emitido pela matriz em Santa Catarina, nessa época a escola era credenciada, hoje nao é mais. Precisei solicitar a segunda via e recebi, porém no certificado não tem o visto confere e nem a data da publicação no diário oficial, isso pode me atrapalhar na hora de assumir um cargo público?
    Obrigado

  231. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2019 @ 18:59

    Paulo, pode… pode sim…

  232. Paulo comenta:

    outubro 12, 2019 @ 1:26

    Só ratificando, a primeira via tinha a publicação do diário oficial, mas não ti há visto confere, a segunda via não tem nem visto confere e nem a data do diário oficial.

  233. Andréia comenta:

    outubro 15, 2019 @ 2:31

    Sônia, sou de São Paulo e fiz o supletivo pelo Instituto Andreas Brunner, conclui em 2010 e a publicação no diário oficial foi em 07/01/2011. Tenho o histórico escolar, o certificado de conclusão e a cópia da publicação com meu nome no diário oficial do estado do Rio de Janeiro. Estou no penúltimo semestre da faculdade (unip) e só agora a faculdade me mandou mensagem dizendo que precisa da ata de colação de grau. Enviei a publicação no diário oficial e não aceitaram. Meu certificado tem carimbo e assinaturas da diretora, da secretaria escolar e

  234. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2019 @ 18:49

    Andréia, a priori parece válido, mas o problema é que a UNIP NÃO VAI ACEITAR e não vai emitir o seu diploma.

    O que é preciso fazer:

    1) O caminho mais fácil é você cursar novamente o Ensino Médio , CEEJA . Em São Paulo, capital, há vários, mas tem o Clara Mantelli que é muito bom. Em pouco tempo você consegue pegar o seu certificado válido de conclusão do Ensino Médio. É público e flexível, não precisa frequentar diariamente, basta fazer as avaliações. Em 60 dias você resolve.

    2) Assim que pegar um certificado válido no Estado de São Paulo, você leva na UNIP e a UNIP não vai ainda querer emitir o seu diploma por causa de conflito de datas entre o ingresso na faculdade e a conclusão do Ensino Médio e neste momento, você terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a CONVALIDAÇÃO DE ESTUDOS.

    E se, porventura o Conselho demorar muito para responder, em geral, demora uns 4 meses, você poderá acionar a Justiça contra a UNIP.

    Outro caminho é no Rio de Janeiro:

    1) Ir até o Rio de Janeiro , no Poupatempo solicitar a certidão com força de certificado para a SEEDUC -Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    2) A SEEDUC demora muito, mas com o protocolo você poderá acionar a Justiça do Rio de Janeiro para que exija da SEEDUC. Pode resultar uma ação de resultado positivo ou não.

    Todos os caminhos são demorados e trabalhosos, eu ficaria com o CEEJA, porque gasta-se menos dinheiro e tempo.

    Caso precise do documento para o Conselho Nacional de Educação eu presto serviço de elaborar, porém cobro honorários.

    ok?

    abraços

  235. Andréia comenta:

    outubro 15, 2019 @ 2:34

    Continuando….tem o carimbo e assinaturas da diretora pedagógica, da secretaria escolar e inspetor escolar crrmx, matrícula 0942759-2 É reconhecido firma da assinatura da diretora e selo de fiscalização corregedoria geral da justiça RJ.

  236. Filipe santos comenta:

    outubro 15, 2019 @ 16:34

    Boa tarde Sônia
    Fiz um supletivo verifiquei q não era válido fiz curso técnico sem problemas peguei meu certificado mas agora tou concluindo o curso superior estou com receio de dar algum problemas mas antecipando o problema fiz uma prova do eenceja ja peguei meu certificado de ensino médio posso ter algun problema com o certificado não valido ?

  237. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2019 @ 18:42

    Filipe, você vai ter , com certeza, problemas com o certificado irregular, de modo que vai apresentar o do Encceja , mas a faculdade vai dizer que há um conflito entre datas de conclusão do Ensino Médio e data de ingresso na faculdade e não vai emitir o seu diploma. Quando isso ocorrer, você vai buscar Convalidar Estudos junto ao Conselho Nacional de Educação que deferindo o seu pedido a faculdade emitirá o seu diploma, ok?

    Eu presto serviço para elaborar o documento para o Conselho Nacional de Educação, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  238. Gabrielle comenta:

    outubro 23, 2019 @ 17:19

    Boa tarde, Sônia
    Tudo bem?

    Li algumas matérias sua no blog, referente as escolas que foram extintas.
    Pois bem, em 2008 fiz o ensino médio em uma escola em São Paulo, a qual fechou, o meu diploma e certificado saíram em nome da Epec.

    Porém eu perdi o original e tenho apenas cópia, troquei de faculdade agora e eles não estão aceitando a cópia pois a imagem está ruim.

    Onde posso conseguir a segunda via, se é que é possível?

    Obrigada!
    Gabrielle Cristine

  239. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 23, 2019 @ 19:06

    Gabrielle, infelizmente esqueça e comece novamente cursando o CEEJA.

    Por que estou lhe dizendo isso .. porque essa escola não poderia lhe conferir certificado de conclusão do Ensino Médio porque não tinha autorização de funcionar aqui no Estado de São Paulo e mesmo no Rio estava extinta sua autorização.

    Então, você não vai conseguir a 2a via do seu certificado.

    Faça CEEJA, em São Paulo há várias em escolas públicas, indico-lhe a Clara Mantelli se você mora na capital e rápido e de modo flexível você conseguirá um certificado válido no Estado de São Paulo.

    ok?

  240. Priscila comenta:

    outubro 24, 2019 @ 4:56

    Boa noite!

    Sobre o certificado de ensino médio inválido.
    Meu nome é Priscila, fiz o ensino médio supletivo na modalidade a distancia no RJ em 2009 em uma escola que se chamava Centro Educacional Futura, tenho a emissão do diário oficial, histórico e certificado de 2 grau emitido por essa escola, tem o carimbo da diretora e o carimbo da secretaria e inspetor escolar.
    Lendo algumas reportagens fiquei preocupada, parece que a escola era envolvida com emissão de diplomas falsos há 5 anos atras, e não sei se o meu certificado tem esse carimbo da SEEDUC, atualmente moro em outro estado, e cursando a faculdade e me formarei 2022, e não sei se o meu certificado de ensino médio é valido.
    Minha dúvida é, se caso não for válido isso pode acarretar problemas futuros quando me formar, e se fazer o Encceja em 2020 poderei usar esse certificado para faculdade, ou isso poderá invalidar toda minha formação na faculdade?
    Por favor, peço encarecidamente se pode me orientar o que devo fazer.

    Desde já agradeço

    Priscila

  241. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 24, 2019 @ 14:57

    Priscila, sim, poderá acarretar problemas futuros porque a faculdade pode (e elas fazem isso) não emitir o seu diploma de ensino superior.

    Sim, poderá prestar Enceeja e usar na faculdade, a faculdade mesmo assim não emitirá o diploma porque haverá conflito de datas do término da faculdade e o início do Ensino Médio, então você terá que elaborar um documento, endereçado para o Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos. O CNE dando parecer favorável a faculdade emitirá o diploma.

    Eu presto serviço para elaborar o documento para o CNE, mas cobro honorários para fazer isso. Caso precise, me procure na ocasião, ok?

    abraços

  242. Priscila comenta:

    outubro 24, 2019 @ 6:10

    Boa noite!

    Sobre o certificado de ensino médio inválido.
    Meu nome é Priscila, fiz o ensino médio supletivo na modalidade a distancia no RJ em 2009 em uma escola que se chamava Centro Educacional Futura quando morava no RJ, tenho a emissão do diário oficial, histórico e certificado de 2 grau emitido por essa escola.
    Lendo algumas reportagens fiquei preocupada, parece que a escola era envolvida com emissão de diplomas falsos, e não observei se o meu certificado tem o carimbo da SEEDUC, tenho o carimbo e assinatura do inspetor escolar,a secretaria, mas não sei se esse seria do SEEDUC.
    Atualmente moro em outro estado GOIAS, e cursando a faculdade, me formo em 2022 e não sei se o meu certificado de ensino médio é valido.
    Minha dúvida é, se caso não for válido isso pode acarretar problemas futuros quando me formar, e se eu fazer o Encceja em 2020 se poderei usar esse certificado para faculdade, ou isso poderá invalidar toda minha formação na faculdade?
    Por favor, peço encarecidamente se pode me orientar o que devo fazer.

    Desde já agradeço

    Priscila

  243. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 24, 2019 @ 14:56

    Priscila, sim, poderá acarretar problemas futuros porque a faculdade pode (e elas fazem isso) não emitir o seu diploma de ensino superior.

    Sim, poderá prestar Enceeja e usar na faculdade, a faculdade mesmo assim não emitirá o diploma porque haverá conflito de datas do término da faculdade e o início do Ensino Médio, então você terá que elaborar um documento, endereçado para o Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos. O CNE dando parecer favorável a faculdade emitirá o diploma.

    Eu presto serviço para elaborar o documento para o CNE, mas cobro honorários para fazer isso. Caso precise, me procure na ocasião, ok?

    abraços

  244. Rogério comenta:

    novembro 19, 2019 @ 1:41

    Olá Sônia.Parabéns por todas as explicações dadas.

    Em 2013 em Jundiaí/SP fiz o Supletivo em uma escola que me forneceu um Histórico Escolar mas não tenho o certificado do Instituto Andreas Brunner. Vi a resposta mais acima que ela tinha a autorização até 2013.

    Vi também que as faculdades paulistas não aceitam esses documentos por vários problemas.

    Quero fazer faculdade, mas estou receoso de não aceitarem e se aceitarem no primeiro momento, podem recusar em me fornecer o certificado de conclusão do ensino superior lá na frente por conta do Histórico ser do Rio e também estar na dúvida se este documento é válido.

    Só quero um conselho. Devo me arriscar e pagar pra ver ou entro em uma escola pública para ter o ensino médio pela escola estadual?

    Desde já agradeço.

  245. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 21, 2019 @ 3:33

    Rogério, recomendo que curse o CEEJA , escola pública e flexível (não precisa frequentar)
    Verifique junto a Diretoria de Ensino de Jundiaí o contato de um CEEJA.

    Outra possibilidade é prestar o Encceja.

    Primeiro resolva o problema do Ensino Médio para depois pensar no Ensino Superior.. para ganhar tempo e não perder mais dinheiro, ok?

    abraços

  246. stefany comenta:

    novembro 20, 2019 @ 19:48

    Você disse que meu depende se meu certificado é válido porque tinha que ter visto confere.,ter sido publicado no doerj e saber se a escola tinha autorização no tempo que fiz o supletivo.Lembrando que fiz EAD pela escola jardim triunfo em 2009 e sou do Estado do Espírito santo e a escola Rio de janeiro.Foi publicado no diário oficial do Distrito federal.o que tem aqui é um carimbo do Prof.Inspetor Escolar de Inspeção CEDIN/SEDUC e só fiquei na dúvida porque sou do Espírito santo e a Escola é do Rio de janeiro.E vi que só tem autorização pra funcionamento no âmbito do Estado do Rio de janeiro o EAD.

  247. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 20, 2019 @ 21:32

    Stefany, uma escola só pode funcionar de acordo com a autorização que ela recebeu do órgão público competente. Se a escola que você cursou só tinha autorização de funcionar no Estado do Rio e você não morando no Rio e sim no Espírito Santo recebeu um certificado de conclusão do Ensino Médio é inegável que há uma irregularidade no procedimento.

    Recomendo, no entanto, que solicite junto a SEEDUC do Rio de Janeiro para verificar se consta em arquivo o seu prontuário e se constar, solicite uma certidão com força de certificado e a SEEDUC, emitindo esta certidão, o problema estará resolvido, caso contrário, terá que refazer o Ensino Médio, ok?

    abraços

  248. João Marcos comenta:

    novembro 25, 2019 @ 16:06

    Boa tarde,

    Obrigado pelo post!

    Mas tenho uma duvida, tenho meu certificado emitido pelo Centro Educacional Carioca EPEC AVM em Agosto de 2008 e já me formei pela Anhanguera Educacional.

    Sou de são paulo, ele é valido para prestar concurso e etc?

  249. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 26, 2019 @ 19:42

    João Marcos…não.. nem tente…resolva primeiro o Ensino Médio , caso contrário, entra no concurso e não consegue assumir o cargo e se assumir poderá ser exonerado.

    Você deve concluir o Ensino Médio, recomendo que faça CEEJA. Há vários em São Paulo, mas tem a Clara Mantelli com matrícula em Janeiro de 2020. É rápido, escola pública, garantido e flexível , não precisa frequentar.

    Se a Anhanguera forneceu diploma mesmo assim .. deixa quieto por enquanto, mas resolva o problema porque atualmente ninguém está aceitando ensino médio, na modalidade a distância de escola do Estado do Rio de Janeiro porque houve milhares de fraude e de certificados falsos.
    ok?
    abraços

  250. stefany comenta:

    novembro 25, 2019 @ 20:12

    Muito obrigada Sônia

  251. Gizely Cristina Nogueira Monteiro Gomes comenta:

    novembro 27, 2019 @ 12:16

    Fiz em 2008 o ensino medio no Centro Educacional Carioca… agira quero fazer um curso tec de enfermagem e não tenho o historico escolar… eu tenho o certificado e a publicação do diario oficial…mas não tenho o histórico. Como faço, porque o numero da escola q ra no certificado não funciona. Desde agradeço.

  252. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 27, 2019 @ 17:21

    Gizely, infelizmente essa escola foi extinta.

    1) Terá que ir até o Rio de Janeiro e solicitar o histórico escolar para a SEEDUC. Pode ser feito o pedido via Poupatempo ou mesmo pelo Ouvidoria do CGU, busque na internet.

    2) Mas, eu recomendo para você fazer novamente o Ensino Médio em um EJA ou CEEJA ou preste Encceja (inscrição de Maio/2020) para obter um certificado sem problemas porque estes obtidos na modalidade a distância e do Rio de Janeiro estão todos sob suspeita e lhe trará muito problema e depois entra no técnico e não recebe o certificado por conta deste certificado do Carioca que é irregular, ok?

    abraços

  253. David comenta:

    dezembro 2, 2019 @ 19:03

    Boa tarde, Sonia.

    Eu achei sua pagina pela internet e achei interessante, esta ajudando muitas pessoas, esclarecendo duvidas e encaminhando-as para o local correto.

    Sendo assim, te peço uma informação;

    segue meu caso, Conclui o ensino médio em uma escola chama ALFA localizada no Belenzinho – sp, estudei para a prova e fiz a prova depois de um mês e pouco, após três meses, recebi meu certificado com carimbos e assinaturas de gestores, históricos escolar, e uma folha contendo a publicação no diário oficial do RIO DE JANEIRO.

    minha duvida, estou prestando concurso da PM -SP, a possibilidade deles não aceitarem este certificado? Entretanto liguei na secretaria de educação do estado do rio de janeiro e obtive a resposta que a escola que emitiu meu certificado INSTITUTO ANDREAS BRUNNER, esta extinta, e para saber se o documento é valido tenho que entrar com processo administrativo.

    E agora arrisco com este certificado? ou melhor fazer outro curso, com autencidade e que publique no GDAE a conclusão do ensino médio. Estou correndo contra o tempo.

    Ficarei grato, se puder me ajudar.

    Atenciosamente,
    David.

  254. David comenta:

    dezembro 2, 2019 @ 19:05

    Boa tarde, Sonia.

    Eu achei sua pagina pela internet e achei interessante, esta ajudando muitas pessoas, esclarecendo duvidas e encaminhando-as para o local correto.

    Sendo assim, te peço uma informação;

    segue meu caso, Conclui o ensino médio em uma escola chama ALFA localizada no Belenzinho – sp, estudei para a prova e fiz a prova depois de um mês e pouco, após três meses, recebi meu certificado com carimbos e assinaturas de gestores, históricos escolar, e uma folha contendo a publicação no diário oficial do RIO DE JANEIRO.

    minha duvida, estou prestando concurso da PM -SP, a possibilidade deles não aceitarem este certificado? Entretanto liguei na secretaria de educação do estado do rio de janeiro e obtive a resposta que a escola que emitiu meu certificado INSTITUTO ANDREAS BRUNNER, esta extinta, e para saber se o documento é valido tenho que entrar com processo administrativo.

    E agora arrisco com este certificado? ou melhor fazer outro curso, com autencidade e que publique no GDAE a conclusão do ensino médio. Estou correndo contra o tempo.

    OBS; A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO FOI EM 2011, EMITIDO O CERTIFICADO PELA SECRETARIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESCOLTA INSTITUTO ANDREAS BRUNER, HOJE EXTINTA.

    Ficarei grato, se puder me ajudar.

    Atenciosamente,
    David.

  255. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 5, 2019 @ 22:18

    David, recomendo que faça CEEJA na escola Clara Mantelli (pública, gratuita e flexível) logo você terá um certificado regular que não lhe dará dores de cabeça.

    Na PM-SP nem pense em apresentar este certificado da Andreas Bruner que não passa na avaliação social.. e se passar poderá depois ser exonerado.

    Entaõ, faça CEEJA ok?

    abraços

  256. Rafael S comenta:

    dezembro 6, 2019 @ 18:47

    Olá! Sou do ES e terminei o curso técnico em 2018, fiz o ensino médio à distancia por um instituo do Rio de Janeiro e descobrir em 2018 mesmo que não era valido o meu certificado, Em 2019, passei no Encceja e vou poder pegar o certificado de ensino médio concluído. O que eu queria saber é se meu curso técnico que fiz em 2018 tem validade depois que eu pegar o diploma de ensino médio através do Encceja. Obrigado!

  257. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 9, 2019 @ 6:31

    Rafael S Você deve solicitar ao Conselho Estadual de Educação a convalidação de estudos. Escreva um documento explicando o problema e a solução e peça a convalidação.
    O CEE dando parecer favorável leva no curso técnico para que emita o certificado mesmo com o conflito de data do término do Ensino Médio e do ingresso no Curso Técnico, ok?

    Eu presto serviço de elaborar o documento Convalidação de Estudos, mas cobro honorários, caso precise entre em contato sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  258. Leonardo comenta:

    dezembro 7, 2019 @ 19:34

    Boa tarde prezados !
    No ano de 2012 conclui o ensino médio pela escola Triunfo ,modalidade à distância, porém, não está sendo reconhecido no estado de SP , o qual eu sou de origem , embora ,prestei um concurso público de nível médio recentemente e fui aprovado na prova objetiva, diante os fatos , estou muito surpreso com esse equívoco , do meu certificado nao esta valido. O que eu faço,??

  259. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 9, 2019 @ 6:24

    Leonardo, puxa, difícil … nenhuma solução rápida…

    1) Entrar no Fala BR https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f lá clique em Solicitação e encontre a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e solicite uma certidão com força de certificado para confirmar que o seu certificado é válido.

    Se for a SEEDUC emitirá a certidão e com ela você consegue resolver o problema.

    Se não for válido porque a SEEDUC não encontrou o seu prontuário de aluno daí não tem jeito , terá que cursar novamente um supletivo.

    Se a SEEDUC não lhe informar em 20 dias, poderá tentar acionar a Justiça no Rio de Janeiro, posso lhe indicar advogado para isso..

    Recomendo cursar o CEEJA – Clara Mantelli (mas tem vários em São Paulo capital e também no interior) é uma escola pública, gratuita e flexível (não precisa frequentar) ou prestar o Encceja – Exame Nacional de Competência e Certificações de Educação de Jovens e Adultos

    ok?

  260. Stefany comenta:

    dezembro 11, 2019 @ 23:24

    Oi Sônia .Sabe me informar se a escola jardim triunfo tinha autorização pra funcionar em 2009 e se a certificação serve para o estado do espírito santo?Por favor se puder

  261. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:44

    Stefany.. não.. em geral o credenciamento era apenas para o Estado do Rio de Janeiro..

  262. Tamiris comenta:

    dezembro 13, 2019 @ 20:31

    Conclui meu ensino médio em 2011 no Centro Educacional Carioca, mas pelos comentários a escola fechou em 2009 , caso meu diploma seja realmente inválido eu posso perder tudo que eu fiz faculdade? Era pra eu terminar esse ano e só falta eu reenviar meu certificado. Voce ja viu algum caso da pessoa perder os anos que fez da faculdade?
    Estou desesperada com isso , essa escola tinha um pólo aqui na minha cidade.

  263. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:55

    Tamiris , não, não perde não.. .faça um Ensino Médio válido, em escola pública, CEEJA ou preste Encceja e após obter um certificado válido e se concluiu a faculdade você solicita ao Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.

    Não perde o que estudou na faculdade… você pode cancelar a matrícula ,mas o seu histórico fica lá e depois solicita equivalência de estudos do que estudou se não concluiu a faculdade.

    Eu iniciei outra faculdade 3 anos atrás e apresentei histórico de outras graduações e pós que fiz e tudo o que pode foi feito equivalência.. o que eu estudei a 40 anos atrás.. então perder não perde.. ok?

    abraços

  264. MONIQUE MAESTRI RODRIGUES comenta:

    dezembro 16, 2019 @ 19:33

    Olá ! Sabe dizer se essa instituição http://www.supletivoestadual.com é real? Onde procuro saber a veracidade do ensino?

  265. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:39

    Monique, não, recomendo que peça informação no órgão público … Secretaria de Educação do seu Estado.. ok?

    abraços

  266. Douglas Rafael comenta:

    dezembro 27, 2019 @ 14:12

    NOSSA! Parece que cai nesse golpe, parece que a sra. me descreveu doutora. Terminei meu ensino medio em uma escola de supletivo próxima da minha casa. Conclui, recebi histórico e essa tal declaração de conclusão que veio de uma outra escola que eu nunca tinha ouvido falar, mas que exista há mais de 20 anos. Mas até hoje estão me enrolando com a questão da publicação no diário oficial e o certificado. Dizem que a culpa é do estado, que meu nome já está com a secretaria de educação.
    Estou desesperado pois estou entrando em uma empresa de grande porte, e irei entregar a documentação dia 15 de janeiro. E ele são exigentes e cobram o diário oficial. E agora dra. o que faço ????

  267. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 30, 2019 @ 3:38

    Douglas Rafael, apresente a declaração e o histórico na empresa e corra atrás de fazer um supletivo em escola pública ou prestar o Encceja inscrição em Maio e exame em agosto de 2020. E depois explica para a empresa e apresenta o certificado regular…

    Infelizmente , são milhares vítimas de estelionato…

    abraços

  268. Lucas Emanuel comenta:

    dezembro 27, 2019 @ 23:41

    Boa noite!

    Sonia, estou com esse problema nas mãos: terminei o curso de direito, e agora descobri que meu supletivo não possuía autorização, e nunca cheguei a pegar o histórico deles, apenas o certificado. (colégio apogeu, Aracaju) Minha maior dúvida é se, posso perder tudo o que já cursei na faculdade por conta disso? Ressalto que, entreguei o certificado na faculdade e inclusive consta no meu histórico escolar(superior) que o meu ensino médio foi no referido supletivo, concluído em 2013..

    Agradeço muito a atenção.

  269. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 30, 2019 @ 3:35

    Lucas Emanuel, não, não perde o que cursou na graduação em Direito.

    O que poderá ocorrer é da faculdade não emitir o diploma de Direito…

    Então, o que fazer… vocÊ pode fazer um supletivo em escola pública rápido (nunca em escola particular) ou prestar o Encceja.

    Obtendo uma conclusão de Ensino Médio regular e legal, mesmo assim a faculdade não vai emitir o seu diploma, em função do conflito de datas do término do Ensino Médio e o início da faculdade, então, terá que elaborar um documento solicitando a Convalidação de Estudos para o Conselho Nacional de Educação e será emitido um Parecer que permitirá a emissão do diploma.

    O processo é demorado mas resolve sem perder nada do que estudou no Direito, ok?

    Caso precise eu elaboro o documento para o CNE mas cobro honorários.Entre em contato caso precise na ocasião : sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  270. Erenilde Abreu comenta:

    janeiro 17, 2020 @ 1:34

    Olá Sonia boa noite. Fiz a conclusão do ensino médio na escola Jardim colégio Triunfo em 2010. Será que conmeu certificado tem validade na SEE RJ?

  271. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2020 @ 15:13

    Erenilde, se você é do Estado do Rio de Janeiro, vá a um Poupatempo e peça para a SEEDUC uma certidão com força de certificado .. a SEEDUC investigará o seu prontuário e se estiver correto emitirão esta certidão que conferirá validade a sua certificado.

    ok?

    abraços

  272. luqinhas comenta:

    janeiro 20, 2020 @ 14:13

    Sonia,boa tarde, eu cursei o pódio em 2013 para concluir ensino médio , recebi o histórico escolar, o certificado ,publicação em edital, o certificado esta carimbado e assinado,como faço pra saber se ele é valido e nao terei problemas futuros

  273. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2020 @ 15:07

    Luquinhas, difícil… oficialmente só saberá se solicitar para a SEEDUC para verificar para você. Mas tem que ir até o Rio de Janeiro, Poupatempo, para fazer a solicitação.

    Neste período o Pódio tinha autorização para funcionar no Estado do Rio de Janeiro.. não tinha e nunca teve para outros Estados.

    Se tiver um carimbo do inspetor escolar no verso (SEEDUC) e assinado há visto confere e para que no Estado de São Paulo (faculdade ou concurso público) aceitar este certificado é preciso solicitar junto a SEEDUC a certidão com força de certificado.

    ok?

    abraços

  274. Jeruza comenta:

    janeiro 30, 2020 @ 14:09

    Por gentileza , fiz um supletivo ensino médio ! Moro em Goiânia!! Tenho o Histórico e o Diário Oficial , porém não me mandaram p certificado !! O que eu faço ? A escola é o centro educacional futura no Rio de Janeiro

  275. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 13:28

    Jeruza, sinto lhe informar mas terá que cursar novamente o supletivo e um que seja autorizado pela Secretaria de Educação do Estado do Goiás.. ok?

  276. Flavioe Henrique Ferreira Fernandes comenta:

    janeiro 31, 2020 @ 16:25

    Oq vc disse no resto é oq eu estou vivendo na prática, só que em vez de faculdade curso técnico a Diretora da escola deixou eu estudar só que vou poder retirar o Diploma só quando eu apresentar um histórico escolar feito em outra instituição que eles indicaram de confiança, estou pensando em fazer o programa enceja .minha pergunta é posso fazer sem problema algum?? Não vou ter dor de cabeça pq já tenho um certificado?? Porém inválido

  277. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 12:57

    Flavio, pode prestar o Encceja já que parece que o seu certificado de conclusão do ensino médio não é válido..

  278. Alice comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 0:53

    Tirei meu certificado pelo Rio de janeiro fiz curso técnico e nome da escola do ensino médio está atrás do certificado do técnico e levei certificado do ensino médio para cadastrar meu corem deu tudo certo ,mas fiz vestibular passei fui me matricular descobri que não valia fiquei com um vergonha e agora tenho que fazer outro ensino médio como faço se eu tirar outro certificado do ensino médio será que dá problema com certificado do curso técnico ou se eu passar em um concurso será que dá problema 😔😔

  279. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 12:48

    Alice, puxa.. pode dar problema.. mas é melhor você ter um novo certificado de conclusão do médio em uma escola pública ou preste o Encceja mas não fale nada .. se houver algum problema junto ao coren daí sim resolve-se mas é melhor cursar novamente o CEEJA.. enfim.. é isso..

  280. Moises comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 19:51

    Boa tarde ,Dr.Sônia . Tira-me uma dúvida, fiz meu supletivo em dezembro de 2010 no Cfac (centro de formação aplicação e cultura) em São Paulo , a prova fiz no RJ. vou me formar este ano na faculdade. Quando fui realizar a minha matricula deu tudo certo, apresentei o diploma e as copias comprovando a publicação no diário oficial do RJ. Estou com medo ,pois várias pessoas de SP reclamando de fraude nessa escola.
    Será que vou ter problemas com este diploma?

  281. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 4, 2020 @ 0:15

    Moises, sim.. vai ter problema.. a faculdade não emitirá o seu diploma..sinto muito.

    Se o seu certificado tiver o visto confere no verso, se o seu nome foi publicado no DOERJ e se a data da emissão do certificado essa escola ainda estava funcionando (porque ela foi extinta) daí você deve ir até o RJ , em um Poupatempo e solicitar para a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, uma certidão com força de certificado. E a SEEDUC vai demorar para fazer isso e 20 dias após poderá impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC . A ação é lá no RJ. Posso lhe indicar advogada de lá para tocar a ação para você.

    Mas o caminho mais fácil é voltar para o supletivo, agora no CEEJA, escola pública , gratuita e flexível em São Paulo tem a Clara Mantelli , fazer as provas e sendo aprovado receber o certificado válido no EStado de São Paulo..

    Depois tem problema do conflito de data entre o término do Ensino Médio e o ingresso do Ensino Superior e terá que solicitar a convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE mas cobro honorários.. Quando chegar o momento pode me procurar sonia@centrodestudos.com.br

    ok?

    abraços

  282. Herbeto Souza comenta:

    fevereiro 14, 2020 @ 1:51

    Ola gostaria que me ajudasse em uma questão
    Fiz supletivo em 2014 e logo ano seguinte 2015 passei vestibular e comecei a faculdade
    Só que o tal supletivo sumiu, sem me da o certificado, deixou varias pessoas na mão e eu já estava na faculdade
    Resolvi fazer outro supletivo mesmo estando no meio dos períodos da faculdade
    Este supletivo agora me mandou tudo,já me formei e apresentei a faculdade,só que ate momento não me deram diploma estão em analise
    Já tenho 1 ano de formado
    Será que não podia ter feito isso?
    Exemplo: Entrei na faculdade em 2015
    E o diploma do supletivo só saiu em dezembro de 2016
    Gostaria de saber se a faculdade não aprovará?
    Pois preciso do diploma universitário pra renovar minha carteira do conselho
    O que devo fazer?
    Ajude-me!

  283. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 29, 2020 @ 2:59

    Herbeto Souza, não aprovará porque há conflito de data: para fazer a faculdade é pre-requisito ter feito Ensino médio.. então.. a data do Ensino Médio tem que ser antes da data do ingresso do Ensino Superior e não depois.

    O que fazer?

    Você terá que fazer uma solicitação de convalidação de estudos para o Conselho Nacional de Educação e o CNE sendo favorável a faculdade emitirá o seu diploma.

    ok?

    Eu presto serviço de escrever o documento para o CNE, mas cobro honorários, caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br abraços

  284. Benvinda Lustro comenta:

    fevereiro 17, 2020 @ 17:05

    Olá Sônia, concluí o ensino médio pela EPEC AVM em 2009 entrei em contato e eles insistem em dizer que meu diploma é válido ele tem todos os carimbos mas estou com muito medo por favor me ajude desde já agradeço.

  285. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 29, 2020 @ 2:30

    Benvinda Lustro.. o problema é que este EPEC AVM não tinha autorização de funcionamento em 2009.. ele foi vendido para o Centro Educacional Carioca e este tinha autorização até 12/2008…

    Então, tem um problema aí …

    De modo que o mais provável é que o seu certificado não é válido sobretudo no Estado de São Paulo,ok?

    Abraços

  286. Italo comenta:

    fevereiro 18, 2020 @ 0:17

    Estou na faculdade e meu certificado do ensino médio foi dado como inválido, porque meu nome foi escrito sem acento agudo no i, de ítalo, fui atrás da escola e ela sumiu, e a secretaria de educação não tem as informações dos alunos da escola, conclui no ano de 2013, oque devo fazer? Estou sem chão, me ajudem por favor, estou no terceiro período da faculdade

  287. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 28, 2020 @ 22:49

    Ítalo, se a Secretaria de Educação não tem os documentos, você não concluiu o Ensino Médio.

    E o que fazer? Fazer outro Ensino Médio e desta vez em escola pública e se possível flexível.

    Se morar no Estado de São Paulo procure um CEEJA que é flexível, não precisa frequentar.

    Se morar em outros Estados buscar um EJA que possa cursar rápido

    ou prestar o Encceja…

    E continua na faculdade…

    Quando obtiver um novo certificado de conclusão do Ensino Médio terá problema de conflito de data com a faculdade e então terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos.

    O processo todo é trabalhoso mas dá resultado..

    ok?

    abraços

  288. DOUGLAS SOUZA comenta:

    fevereiro 19, 2020 @ 1:28

    Agora depois que questionei com eles sobre isso e mandei o certificado de novo, mas dessa vez com o diário oficial. eles aceitaram, porém estou com muito medo em continua, pois estou no inicio aqui na faculdade. fiz um pedido na SEEDUC/RJ para ver se meu certificado é valido?, agora é só aguarda!

  289. DOUGLAS SOUZA comenta:

    fevereiro 19, 2020 @ 12:32

    Tem com a sr saber se essa escola tudo certinho. Educativa – Instituto Brasileiro Ead LTDA – 26564969000189

  290. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 28, 2020 @ 22:46

    Douglas…

    ATO: 216/2018- CEE/MT

    INTERESSADO (A): EDUCATIVA – INSTITUTO BRASILEIRO EAD, localizado na Avenida General Melo, Sala A, nº 340, Bairro: Dom Aquino, Município de Cuiabá-MT, mantido pela Educativa – Instituto Brasileiro EaD LTDA – ME, com CNPJ 26.564.969/0001-89. DECISÃO: Com fulcro no Processo nº 210/2017/SIPE-CEE/MT e no Parecer CEB Nº 179/2018 , aprovado em 05 de junho de 2018, resolve conceder AUTORIZAÇÃO para a oferta da Educação Básica, etapas: Ensino Fundamental e Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA/Educação a Distância-EaD, pelo período de 05/06/2018 a 05/06/2020. A Mantenedora e a Mantida devem atender as recomendações do Parecer em epígrafe.

    ok?

    abraços

  291. Leonardo Sousa Alves comenta:

    fevereiro 23, 2020 @ 2:42

    Sônia boa noite, sou de santos no estado de São Paulo e conclui o ensino médio pelo colégio pódio do rj em 2014. Tenho o diploma, histórico e foi publicado meu nome no d.o , agora conclui o ensino superior de logística na faculdade e estou com medo de não emitirem meu certificado de conclusão de logística, essa escola pódio era autorizada e emitir esse certificado pra alunos do estado de São Paulo? No diploma tem todos os carimbos , tudo certo… E agora?

  292. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 28, 2020 @ 21:58

    Leonardo, respondendo:

    1) essa escola pódio era autorizada e emitir esse certificado pra alunos do estado de São Paulo? Não, não era.

    2) E agora? Agora você poderá ir até o Rio de Janeiro no Poupatempo solicitar da SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – uma certidão com força de certificado. (outro modo é fazer a solicitação via FalaBR https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    Conseguindo acionar a SEEDUC e se em 20 dias não houver resposta poderá constituir um advogado para que este impetre mandado de segurança, lá no Rio, contra a SEEDUC forçando-a fornecer a certidão.

    Se a SEEDUC fornecer esta certidão resolve o problema.

    Se não conseguir, terá que fazer outro Ensino Médio via CEEJA (em Santos deve ter.. público e flexível não precisa frequentar) e assim que obter terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos e obtendo parecer favorável a faculdade emitirá o diploma de graduação.

    Infelizmente é trabalhoso mas resolve.

    Eu presto serviço de escrever o documento para o Conselho Nacional de Educação, mas cobro R$ 250,00 para fazer isso. Se precisar me avise pelo e-mail: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  293. Bryan Monteiro comenta:

    março 9, 2020 @ 20:58

    Olá, Sônia!
    Queria te parabenizar pelo ótimo trabalho que vem prestando nessa página.
    Minha situação é a seguinte.
    Não cheguei a começar o ensino médio em escola pública, fiz o enem em 2016, quando ainda podia obter o certificado por lá, e consegui via IFRJ, peguei o diploma em 2017, mas um curso que estou fazendo me pediu a publicação de meu nome em diário oficial,e eu só recebi o diploma da IFRJ, nenhuma cópia de publicação em diário oficial.
    Eles publicam o nome de quem obteve o certificado via enem? se sim, como posso achar? se não, o que devo fazer?

  294. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 10, 2020 @ 2:44

    Bryan, não que eu saiba. Somente o certificado emitido pela IFRJ será válido.

    Leve os seguintes documentos na faculdade anexado ao seu certificado:

    1) Edital do ENEM 2016 – não consta que o certificado emitido deva ser publicado em Diário Oficial.
    2) Suas notas do ENEM
    3) O certificado

    Se a faculdade não quiser emitir o seu diploma, quando finalizar a graduação constitua um advogado e se não tiver condições financeiras busque a Defensoria Pública e impetre um mandado de segurança que exija a emissão do diploma, ok?

    abraços

  295. Eduardo Paiva comenta:

    março 16, 2020 @ 17:31

    olá

    preciso de ajudapor favor fiz um supletivo aqui em SP por indicação em 2015 NO CENTRO DE FORMACAO E CULTURA porém não encontro o site pra saber mais o responsável de deu o comprovante de concluído nome no diário oficial mais não sei onde encontrar e saber se é falso ou não me ajuda por favor

  296. Sônia R. Aranha comenta:

    março 16, 2020 @ 19:27

    Eduardo Paiva,

    Primeiramente uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar alunos do Estado de São Paulo, exceto se tiver autorização para fazer isso junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    Essa escola, Centro de Formação de Aplicação e Cultura – CFAC – tinha autorização de funcionamento da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC para funcionar no Estado fluminense, por intermédio do Conselho Estadual de Educação – CEE-RJ em função do Parecer CEE-RJ n.115/2008 por um prazo de 5 anos. Isto é, 2013 findou a autorização.

    Em Parecer CEE-RJ n.529/2014 esta escola teve novo credenciamento por 2 anos, o que significa que até novembro de 2016.

    Se você fosse aluno do Estado do Rio de Janeiro na época de sua conclusão 2015 esta escola tinha autorização de funcionar, mas APENAS no Estado do Rio de Janeiro.

    Mesmo que você tenha certificado de conclusão do Ensino Médio com visto confere, nome publicado no DOERJ e histórico escolar as faculdades do Estado de são Paulo não aceitam certificados de Ensino Médio na modalidade à distância.

    De modo que recomendo que faça CEEJA Clara Mantelli, é gratuita, pública e flexível (não precisa frequentar) e em poucos tempo finaliza o Ensino Médio.

    Se você já concluiu a faculdade, após obter um certificado válido via CEEJA você terá que convalidar estudos junto ao Conselho Nacional de Educação para que a faculdade emita o diploma em função do conflito de datas.

    ok?

    abraços

  297. Rodrigo Delfini comenta:

    março 18, 2020 @ 22:42

    boa tarde, por favor, preciso de ajuda e nao acho respostas,
    meu nome é Rodrigo Defini tenho 24 anos, me formei no ensino médio em 2014, por um supletivo que meu diploma veio do Rio de Janeiro, sou de PIRACICABA-SP chama-se Colegio Pódio, me disseram que era golpe, mas eu consultei meu nome no diário oficial do RJ e meu nome constava la, tenho certificado com os carimbos, assinaturas etc, ingressei na faculdad e não tive nenhum problema, transferi para outra, e agora estou para me formar, em nenhum momento me falaram nada do meu certificado, mas tenho medo que chegue na hora de me formar ele não seja válido, por favor me ajude, o que eu posso fazer? ele é válido ou não?

  298. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 10, 2020 @ 2:35

    Rodrigo Delfini,

    Pode ser que a faculdade não emita o certificado porque as escolas de Ensino Médio na modalidade a distância oriundos do Estado do Rio de Janeiro não são aceitos no Estado de São Paulo, exceto se conseguir ir ao Rio de Janeiro , Poupatempo, e solicitar uma certidão com força de certificado da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    Você também pode tentar acionar a SEEDUC via Fala.br https://sistema.ouvidorias.gov.br/Login/Identificacao.aspx?idFormulario=1&tipo=5&ReturnUrl=%2fpublico%2fManifestacao%2fRegistrarManifestacao.aspx%3fidFormulario%3d1%26tipo%3d5%26origem%3didp%26modo%3d

    SE não conseguir o jeito será refazer o Ensino Médio em escola pública, gratuita e flexível que em Piracicaba tem CEEJA R. do Rosário, 372 – Centro (19) 3422-0096

    Rápido você termina e conquista um certificado válido e depois terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Nesta fase, precisando, poderá nos procurar, sonia@centrodestudos.com.br, para que possamos escrever o documento para você, mas cobramos honorários para prestar este serviço, ok?

    abraços

  299. Joao comenta:

    março 25, 2020 @ 2:12

    Olá, Sonia

    Conclui o ensino médio com a Pódio no Rio de Janeiro em 2013. Achei meu nome no diário oficial, tenho o certificado, mas não consigo verificar se é válido. Teria alguma possibilidade de verificar esse certificado ?

  300. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 10, 2020 @ 2:23

    João, em regra o certificado do Pódio tem validade se tiver visto confere no verso do certificado: carimbo com assinatura de inspetor escolar.

    O problema é se vc mora no Estado de São Paulo que não aceita certificado na modalidade a distância vindo de escola do Rio de Janeiro.

    De modo que se for este o seu caso, recomendo que curse CEEJA (escola pública, flexível , rápido e gratuito) e resolve para sempre este problema.

    ok?

    abraços

  301. Naya Costa comenta:

    abril 2, 2020 @ 23:53

    Olá, Sonia!

    Poderia me ajudar tirando algumas dúvidas?
    Fiz meu ensino médio à distância no estado do Paraná, porém meu diploma veio em 2012 com o nome da Instito Latino de Ciência e Tecnologia. Estou preocupada, pois já me formei na faculdade e não peguei ainda meu diploma e também pretendia prestar concurso publico, mas agora não sei se levo o processo do concurso publico adiante porque pesquisei sobre esse instituto na internet e o mesmo tem várias reclamações de diploma falso.

    duvidas:

    1) existe algum site ou telefone que eu possa consultar se meu diploma é aceitavel no ano que eu tirei o mesmo?

    2) caso meu diploma não seja verdadeiro corro risco de perder minha graduação ?

    3) caso eu for querer cursar o ano que faltou para finalizar meu ensino médio será que consigo pegar meu diploma do curso que já finalizei?

    Desde já agradeço!

  302. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 10, 2020 @ 2:19

    Naya, respondendo:

    1) existe algum site ou telefone que eu possa consultar se meu diploma é aceitável no ano que eu tirei o mesmo? Nós analisamos, mas cobramos a consulta R$ 60,00.

    2) caso meu diploma não seja verdadeiro corro risco de perder minha graduação ?
    Não, desde que resolva o problema do Ensino Médio e solicite junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos.

    3) caso eu for querer cursar o ano que faltou para finalizar meu ensino médio será que consigo pegar meu diploma do curso que já finalizei? Sim, mas terá que recorrer ao Conselho Nacional de Educação para convalidar os estudos.

    Caso queira nos consultar entre em contato para que possamos passar dados bancários para que faça o depósito. Também escrevemos o documento para o Conselho Nacional de Educação para vc conseguir, após ter um certificado de conclusão do Ensino Médio válido e regular, convalidação de estudos, mas cobramos honorários para escrever o documento.

    Entre em contato : sonia@centrodestudos.com.br

    att

  303. cristiano da silva comenta:

    abril 8, 2020 @ 17:13

    Boa tarde Sônia!
    cai nesse golpe, conclui em 3 meses no centro educacional carioca, me disseram que eu iria ver a publicação no diário oficial, mais ate hoje eu nao vi, recebi meu certificado em meu endereço, e agora nao consigo mais contato com eles, paguei 350 reias por mês, durante 3 meses. nao sei o que fazer.

  304. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 8, 2020 @ 18:23

    Olá Cristiano, infelizmente se você não tem os documentos comprobatórios que concluiu o Ensino Médio, não concluiu o Ensino Médio e de fato foi vítima de estelionato.

    Terá que fazer novamente cursando o CEEJA se for do Estado de São Paulo ou um EJA se for de outro Estado ou prestar o Encceja.

    Com esta pandemia não sei como está os CEEJAS mas são de escola pública (JAMAIS FAÇA DE ESCOLA PARTICULAR) porque a escola pública é mais seguro, em geral são processos rápidos e se for em São Paulo são flexíveis, não precisa frequentar, ok?

    Infelizmente é fazer novamente.

    Se você está na faculdade tem um procedimento a ser feito após a conclusão do Ensino Médio em escola regular que é junto ao Conselho Nacional de Educação que é a solicitação de convalidação de estudos.. Dá certo. .. mas este é um outro passo… primeiro é resolver o problema do Ensino Médio e terá que refazer ok?

    abraços

  305. Raimundo firme de souza comenta:

    abril 8, 2020 @ 19:31

    Olá boa tarde

  306. Wilma comenta:

    abril 11, 2020 @ 8:05

    Olá bom dia
    Sr Sônia teria algum telefone para contato
    Ou poderia me mandarndar um email ? Poxa estou assustada com esses relatos.preciso de ajuda obrigado

  307. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 21:01

    Oi Wilma, tenho, mas por e-mail ou whatsaap cobro consulta de R$ 60,00, ok?

    e-mail : sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  308. Dereck Moraes Luis comenta:

    abril 13, 2020 @ 21:43

    Sônia. Primeiramente parabéns pela página. Com certeza ajudou centenas de pessoas.

    Meu caso é bem similar ao do colega em que eu copiei esse testo, Sou do interior de SP e conclui o ensino médio no CFAC centro de formação aplicação e Cultura em dezembro de 2012. O qual tive que ir até o RJ para fazer uma prova.
    Finalizando eles me deram o histórico, certificado de conclusão e cópia do diário oficial do RJ onde consta meu nome como aprovado.

    Bom. No meu caso tem solução? Preciso entrar com processo ? Ou é um caso perdido? oque devo fazer, meu medo é acabar perdendo o emprego por falsificar documentos

  309. Dereck Moraes Luis comenta:

    abril 13, 2020 @ 21:45

    Sônia. Primeiramente parabéns pela página. Com certeza ajudou centenas de pessoas.

    Meu caso é bem similar ao do colega em que eu copiei esse texto, Sou do interior de SP e conclui o ensino médio no CFAC centro de formação aplicação e Cultura em dezembro de 2012. O qual tive que ir até o RJ para fazer uma prova.
    Finalizando eles me deram o histórico, certificado de conclusão e cópia do diário oficial do RJ onde consta meu nome como aprovado.

    Bom. No meu caso tem solução? Preciso entrar com processo ? Ou é um caso perdido? oque devo fazer, meu medo é acabar perdendo o emprego por falsificar documentos

  310. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 17:14

    Derek Moraes, Obrigada!!

    Sendo você do Estado de São Paulo eu recomendo que deixe pra lá este certificado porque é bichado e refaça o Ensino Médio via CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos, oferecido por escolas públicas da rede de ensino pública estadual é flexível, não precisa frequentar e em pouco tempo você resolve o problema para sempre.

    E se você está cursando a faculdade ou já terminou o que fez não perde desde que tenha um certificado legal e válido e solicitando junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos em função do conflito de datas que ocorrerá término do Ensino Médio e a data do ingresso na faculdade,ok?

    abraços!!

  311. Ana paula comenta:

    abril 16, 2020 @ 1:49

    Gostaria de saber se tenho direito na justiça pois fiz meu curso
    Técnico todo juntamente com estágio aí depois eles foram
    Analisar meu certificado na época fiz pelo centro
    Educacional carioca em 2008!

  312. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 17:09

    Ana Paula, não contra a escola técnica…

    O Centro Educacional Carioca comprou do EPV-AM a mantança e tinha até SEEDUC até 31/12/2008 enfim… teve muita irregularidade e se você é do Estado de São Paulo não conseguirá concluir o técnico, tampouco ingressar na faculdade com este certificado.

    Recomendo que refaça o Ensino Médio via CEEJA ou preste Encceja, ok?

    abraços

  313. Ana Victória comenta:

    abril 20, 2020 @ 19:16

    Sônia me ajude, eu não concluí o ensino médio. Agora achei uma instituição ead Funesp Ead, é supletivo online, são de SP e eu do Amazonas, tudo online, recebo certificados e eles dizem que o nome vai constar no diário da União, não vejo comentários negativos. Eles falam que tem a autorização do MEC mesmo eu estando a distância pra fazer a prova. E agora, é válido ou não?

  314. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 16:54

    Ana Victória,

    Não, não faça não… busque escola pública, da rede pública de ensino. Recomendo que faça supletivo no seu Estado ou preste ENCCEJA..

    O MEC não tem nada a ver com o Ensino Médio .. MEC é Ensino Superior.

    Não caia nessa. Faça no seu Estado ou preste ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competência de Educação de Jovens e Adultos..

    ok?

    abraços

  315. Fabio Magalhaes comenta:

    abril 23, 2020 @ 16:16

    Sônia, Boa tarde!

    O supletivo EAD do instituto monitor, é reconhecido pelo MEC?

  316. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 16:45

    Fabio, boa tarde! O Instituto Monitor é credenciado sim, mas recomendo que tenha essa informação de órgão oficial.

    Quem poderá lhe informar não é o MEC, o MEC supervisiona o ensino superior … O Ensino Médio supletivo é supervisionado pela Secretaria de Educação do seu Estado.

    Se você mora em São Paulo, entre em contato com a Diretoria de Ensino Centro Telefone: (11) 3855-3620 – (Central – PABX)
    (11) 3855-3645/3644 – (Equipe de Supervisão de Ensino)

    ok?

    abraços

  317. Kelly Andrade comenta:

    junho 10, 2020 @ 4:43

    Fiz um supletivo no DNA supletivo de campo grande no RJ , mais não consigo meu certificado nem nada , estou a quase três anos nisso , indo atrás , tem mês que vou lá toda semana e nada, preciso desse documento para dar baixa em outro curso e da entrada no estágio , não aguento mais , e tem outros alunos com o mesmo problema

  318. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 18:15

    Kelly, se esta escola era credenciada junto a SEEDUC, você poderá impetrar o mandado de segurança contra a escola buscando a Defensoria Pública ou constituindo um advogado.

    Mas somente se essa escola for credenciada… em regra, quando a escola não entrega o certificado é porque não tem como fazê-lo porque trata-se de um golpe.

    ok?

    abraços

  319. Samuel Pinheiro Meira comenta:

    junho 14, 2020 @ 19:47

    Ola,eu conclui o ensino medio pelo Colegio Futura aqui do Rio,mas essa escola nao existe mais.Eu tenho o Diario Oficial que consta minha publicacao,por acaso existe a possibilidade do certificado ser invalido?

  320. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 18:06

    Samuel, sim, existe. Abra processo junto a SEEDUC via Fala.Br https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f e escolha a SEEDUC e peça certidão com força de certificado. Se o seu certificado for válido a SEEDUC confirmará via certidão, ok?

    abraços

  321. Ozéias comenta:

    junho 15, 2020 @ 18:58

    Boa tarde!

    Então ,Sra Sonia eu sou do pr
    Concluí em 26/06/2008

    Instituição: Centro Educacional Carioca-EPEC-AVM
    Conclusão: 26 de junho de 2008
    Dados que constam em meu Certificado: número do RGA, número em FL, número do livro, nome carimbo assinatura e documento diretora,nome carimbo assinatura e documento da Secretária Escolar, Histórico, Selo da Instituição, Selo da Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro assinado e carimbado, Selo do Cartório assinado e carimbado, todos com reconhecimentos de firma, carimbo da Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Coordenadoria de Supervisão Educacional Coordenação de Controle Escolar do Rio de Janeiro, assinado carimbado, com nome e matricula do Inspetor escolar, e também meu nome em Diário Oficial, com data e número de FLS. Após conclusão

    Obs, gostaria de saber se está ok.

    Att, Ozéias

  322. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 17:53

    Ozéias, não tenho como dizer se está ok com certeza, só posso fazer isso analisando os documentos,vendo-os, e para isso cobro honorários de R$ 60,00. Mas aparentemente está ok.

    Mas o que eu posso lhe dizer é que essa escola tinha autorização de funcionamento até 2008.

    “A escola Centro Educacional Carioca – do Rio de Janeiro comprou a escola de uma outra EPEC-AVM e tinha autorização de funcionamento até 31/12/2008. Em outubro de 2008 a EPEC AVM – Centro Educacional Carioca, tinha autorização de funcionamento da SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro”.

    O problema é que essa escola não tinham credenciamento para atuar no Estado do Paraná.

    De modo que eu recomendo duas coisas:

    1) Acionar a Justiça do Estado do Rio de Janeiro contra a SEEDUC, após ter aberto um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando certidão com força de certificado e se a SEEDUC demorar 30 dias para responder. Faça isso via Fala.br https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    Sem resposta da SEEDUC acionar a Justiça e tentar que a SEEDUC emita certidão com força de certificado para revalidar o seu certificado de conclusão do Ensino Médio.

    Outra possibilidade refazer o Ensino Médio via Encceja ou cursando EJA em escola pública para não cair em armadilhas.

    ok?

    abraços

  323. Marcia Amorim comenta:

    junho 20, 2020 @ 9:36

    Bom dia! Fiz a escola a distância em uma escola do Rio de Janeiro, fiz de presenza todos as provas recebi o diploma com todas as assinaturas autenticadas no cartório e e tenho a cópia autenticada do diario oficial.. fiz a apostila de hai e agora estou esperando que volte a funcionar o consulado para obter a declaração de valor. Minha dúvida começa do momento que faço a procura da escola na internet todas as pessoas estão sendo indagados. O que devo fazer? Agradeço se me pode ajudar

  324. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 17:47

    Marcia Amorim, não tenho como opinar sem saber o nome da escola.

    Em regra, escolas do Rio de Janeiro que ofereciam Ensino Médio na modalidade a distância para alunos de outros Estados foram extintas por irregularidades: Futura, Centro Educacional Carioca, COBRA, Jardim Triunfo, EPC-AVM, Latino, Pódio, Miró, etc…

    Se for o seu caso, terá que refazer o Ensino Médio, prestando Encceja ou cursando o CEEJA, agora se os seu certificado tiver visto confere, se o certificado foi emitido em período que a escola tinha autorização de funcionar no Estado do rio de Janeiro, poderá tentar um processo administrativo junto a SEEDUC e solicitar certidão com força de certificado e a SEEDUC não respondendo em tempo razoável 30 dias poderá tentar acionar a Justiça contra a SEEDUC .. Justiça no Rio de Janeiro. Terá que constituir um advogado no Rio, posso indicar um. ok?

    abraços

  325. Alvaro comenta:

    junho 25, 2020 @ 8:35

    Olá Sonia, preciso da sua ajuda… sou do Espirito Santo, fiz um supletivo a distancia no Supletivo Marchesi em Vitoria ES, na época fui ate a escola perguntei sobre o reconhecimento do MEC (pois minha intenção era ingressar na faculdade, me informaram que estava tudo ok com o curso. Imediatamente peguei as apostilas de estudos (em casa) e apos alguns meses voltei a escola onde realizei uma prova objetiva e uma redação (se nao me engano) fiz a prova na própria escola em Vitoria. Meses depois peguei a declaração. pois bem passado um tempo ingressei em uma faculdade particular apresentei a certificação e iniciei meus estudos, agora em 2020 estou finalizando o curso de 5 anos porem essa semana a faculdade me pediu para preencher um formulário online para rematricula no ultimo período e no campo de instituição do ensino médio coloquei o nome da instituição ( que nem se quer eu sabia que era do RJ) Jardim Escola Triunfo… achei aquilo estranho e pesquisei na internet, para o meu desespero total vi uma serie de reportagens sobre diplomas falsos… e estou desesperado ainda… então encontrei a sua pagina, daí vi alguns comentários sobre o Diário Oficial do RJ, comecei algumas pesquisas e vi meu nome no diário oficial de 13/06/2012 Como concluinte do ensino médio. O que isso significa? ainda posso ter meu diploma negado pela instituição ou o meu nome no DO me garante o ensino médio! Aguardo ansiosamente… grato

  326. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 17:30

    Alvaro, o Jardim Triunfo foi credenciado no PARECER CEE Nº 939/ 2002, mas esta escola já foi extinta em 2016 pode ler uma Apelação https://tj-rj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/849930881/apelacao-apl-37683620198190042/inteiro-teor-849930907?ref=juris-tabs

    Sim, a instituição de ensino superior pode se recusar a emitir o seu diploma de graduação.

    O que dá para fazer é refazer o seu Ensino Médio via Encceja ou supletivo público no Espírito do Santo para conquistar um certificado de conclusão do Ensino Médio válido e lícito.

    Após terá que elaborar documento para o Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos visando eliminar o conflito de datas que ocorrerá entre o término do Ensino Médio e o término do Ensino Superior.

    Com relação ao seu nome publicado no Diário oficial em 2012 dependerá de várias coisas…: o seu certificado de conclusão deve ter visto confere, e o lugar que você cursou no Espírito Santo tinha autorização para ser um polo do Jardim Triunfo…

    Este é o problema. Em regra, trata-se de uma fraude … e você vítima.

    Então, o caminho melhor é o de refazer o Ensino Médio, já que você não tem os documentos escolares do Jardim Triunfo…

    Após terá que resolver junto ao Conselho Nacional de Educação. Caso precise, presto serviço de elaborar este documento para o CNE, mas cobro honorários. Se for este o seu caso, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  327. Mário comenta:

    junho 26, 2020 @ 0:44

    Me formei em agosto de 2007 pelo “Colégio Brasileiro de pós Graduação e Extensão Universitária e Profissional” e agora preciso do Histórico e comprovante no Diário Oficial e não consigo contato com o colégio. Me ajude por favor. Como devo agir? Se for o caso me passe um advogado para resolver pra mim. 11 9 4728.5758

  328. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2020 @ 17:14

    Mário, o COBRA foi fechado em 22 de janeiro de 2008 por intermédio do Parecer CEE Nº 008/2008

    Determino, ainda, que as exigências mencionadas sejam cumpridas pelos alunos
    matriculados, concluintes e transferidos, do ano de 2007 até a presente data, que não foram relacionados pela Comissão Especial, apesar da permanência por oito meses deste ano em curso.
    O aluno interessado em obter o reconhecimento de seus estudos realizados na aludida
    instituição deverá requerer, em processo administrativo nas respectivas Coordenadorias Regionais, a regularidade de seus estudos. Após a verificação da documentação e sendo a análise favorável ao pedido,os processos serão encaminhados a este Conselho para parecer conclusivo, dentro do prazo estabelecido por lei. Recomendo, ainda, ao órgão competente da Secretária de Estado de Educação que considere a Declaração de Inidoneidade, na forma do inc. IV do art. 87 da Lei nº 8.666/93, que “impede o apenado de contratar e licitar com todos os órgãos da Administração Pública em qualquer de suas esferas, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por tratar-se de norma geral obrigatória por força de determinação constitucional. Justamente por ser de competência exclusiva da União legislar sobre matéria de licitação esse entendimento não afronta o princípio federativo” a todos os representantes legais da Instituição de Ensino, nomeados na 4ª Alteração Contratual. Determino, também, que o órgão competente da SEE faça o encaminhamento de cópia deste Parecer após a homologação e publicação no DOERJ, ao Ministério Público do Rio de Janeiro, à Procuradoria do Consumidor do Rio de Janeiro – PROCON, às Coordenadorias Regionais da SEE/RJ, aos Conselhos e Secretárias Estaduais de Educação, à Secretária de Educação a Distância do Ministério de Educação, ao Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e à ALERJ para ciência e tomada de providências, se couber.

    De modo que a escola está extinta desde o final de 2007 com Parecer homologado em janeiro de 2008.

    Recomendamos que você abra um processo administrativo junto a SEEDUC por intermédio do Fala.br , faça o seu cadastro, selecione solicitação e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e peça uma certidão com força de certificado. A SEEDUC fará isso se encontrar o seu arquivo, caso contrário, não poderá fazê-lo. https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    Mas, sendo você de São Paulo, o caminho mais promissor é refazer o Ensino Médio cursando CEEJA Clara Mantelli que é público (sem perigoso de ser vítima novamente de uma armação), gratuito e flexível não precisa frequentar, basta agendar as avaliações. http://ceejadonaclaramantelli.blogspot.com/

    Este é o melhor caminho e se porventura já finalizou a faculdade poderá após receber o seu certificado válido via CEEJA poderá solicitar convalidação de estudos para o Conselho Nacional de Educação.

    Via Justiça não é possível porque você não tem documentos escolares.

    ok?

    abraços

  329. Gilmara comenta:

    junho 28, 2020 @ 21:28

    Olá Sônia
    Sônia eu concluir o Ensino Médio em 2009, porem só peguei meu certificado em 2011, junto recebi uma copia do dia que meu nome foi publicado no diário oficial, só que quando mandei meus documentos para fazer minha matricula na faculdade fui informada que faltava o carimbo da Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, então fiquei sabendo que a escola que eu fiz o supletivo teve problema de fraude em 2018, enquanto eu estava buscando saber se meu documento era válido ou não recebi uma informação da faculdade falando que entrou em contato com a Secretaria do Estado do R.J informando que meu certificado era válido pq meu nome saiu no Diário Oficial.
    minha pergunta é a seguinte. O nome no D. O válido o Certificado do Ensino Médio?
    Desde já agradeço sua atenção.

  330. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 29, 2020 @ 18:18

    Gilmara, não necessariamente… tem aluno que o nome consta da publicação do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e mesmo assim as faculdades, escolas técnicas e concursos paulistas não aceitam e solicitam da SEEDUC uma confirmação por intermédio da certidão com força de certificado.

    Mas se a sua faculdade recebeu resposta oficial (por escrito) da SEEDUC que o seu Ensino Médio é válido então.. é válido. Você precisa pegar junto a faculdade essa resposta, porque poderá ter problemas futuros caso queira prestar concurso público, ok?

    abraços

  331. Mário comenta:

    junho 29, 2020 @ 17:50

    Olá Sônia.
    Realizei um supletivo com o Colégio Brasileiro de Pós Graduação e Extensão Universitária e Profissional em 2007 e em 2009 o colégio fechou. Ingressei na faculdade agora em 2020 e na rematricula estão contestando meu certificado como documento incompleto.
    Como posso fazer?
    Me ajude por favor

  332. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 29, 2020 @ 18:15

    Olá Mário,

    Olha Mário, o COBRA não tinha autorização para atuar em outro lugar que não fosse o Estado do Rio de Janeiro. Se você é do Estado de São Paulo, eis o problema.

    Parecer do CEE-RJ n.08/2008 descredenciou a escola COBRA.

    Então, mesmo que os seus documentos estiverem corretos, terá que abrir processo administrativo junto a SEEDUC – Secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro e solicitar certidão com força de certificado. O problema é que a SEEDUC demora meses para dar a resposta e em regra diz que não consta dos arquivos da escola extinta o nome do solicitante.

    Mas você pode tentar. Se os tiver o seu nome publicado no DOERJ, se no verso do seu certificado constar carimbo do inspetor escolar com a assinatura e diante da demora de resposta da SEEDUC poderá constituir um advogado e acionar a Justiça do Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que ela emita a certidão.

    Mas o problema que não é barato uma ação desse tipo.

    Então, outro caminho possível e refazer o Ensino Médio via CEEJA. Em São Paulo recomendo o Clara Mantelli .. http://ceejadonaclaramantelli.blogspot.com/ não sei como está ocorrendo na quarentena.

    Após obter um novo certificado e válido, ainda assim terá problemas junto a faculdade para efetivar a rematrícula em função do conflito de datas, mas poderá encaminhar para ela documento explicando o fato e apresentando o novo certificado e ao mesmo tempo dizendo que aguardar parecer do Conselho Nacional de Educação.

    Terá que enviar para o Conselho Nacional de Educação solicitar de convalidação de estudos e assim que obtiver o deferimento levar na faculdade.

    É trabalhoso mas dá resultado.

    ok?

    att

  333. Elisangela comenta:

    julho 2, 2020 @ 15:09

    Sônia, boa tarde!

    No meu caso, eu conclui o ensino médio em um colégio estatual que hoje em dia é extinto (Colégio Estadual Vicente Licínio Cardoso). Na época da conclusão só consegui ter acesso e receber o certificado de conclusão e a publicação do D.O com o meu nome. Não tive acesso ao Histórico Escolar.
    Agora estou concluindo minha graduação é a instituição que estudo está cobrando o Histórico Escolar. Eu já estive em contato com a SEEDUC, e todas a vezes me orientaram apresentar na faculdade a Deliberação CEE 366/2017.
    Apresentei essa deliberação juntamente com meu certificado de conclusão mais a faculdade solicitou uma certidão para substituir o histórico escolar.
    Nisso entrei em contato com a SEEDUC novamente questionando sobre essa certidão, e seguiram me orientando a apresentar a deliberação mencionada acima.
    Como no momento a Sede da SEEDUC encontra-se fechada, eu estou sem saber o que fazer. Gostaria de solicitar uma orientação sua, de como devo proceder.

    Agradeço desde já.

    Att.

  334. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 6, 2020 @ 17:13

    Elisangela,

    Se você é do Estado do Rio de Janeiro, abra um processo administrativo junto a SEEDUC solicitando uma certidão com força de certificado. Aguarde 30 dias, se não obtiver resposta impetre mandado de segurança (via Justiça) contra a SEEDUC constituindo um advogado ou via Defensoria pública para que a Justiça obrigue a SEEDUC fornecer para você a certidão com força de certificado para que a faculdade emita o seu diploma de graduação, ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta