Por: Priscilla Mazenotti – EBC-Rádio Agência Nacional

A partir desta quarta-feira, o estudante que foi selecionado no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, deve ir a uma agência bancária para contratar o financiamento. Ele deverá, ainda, procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino para validar a inscrição.

O Fies é o programa que oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas de ensino. Nesta edição do primeiro semestre de 2016, foram oferecidas 250 mil vagas em 1.300 instituições. A taxa de juros é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de dois milhões de estudantes participam do programa. Nesta edição a oferta de vagas priorizou os cursos de engenharias, formação de professores e áreas da saúde.

E atenção: na sexta-feira sai o resultado da segunda chamada do Prouni, programa que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Os candidatos selecionados terão até o dia 18 para entregar – na instituição para a qual foi pré-selecionado – os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. O resultado será divulgado siteprouni.mec.gov.br

Tags: ,

Veja Também:

4 Comentários »

  1. Sandra terra comenta:

    fevereiro 23, 2016 @ 22:20

    a minha duvida é: se a criança está na educação infantil, faz 6 anos. frequentou o jardim 2. a coordenadora pedagógica ,diz que ele não pode ir para fundamental 1 porque não pode “pular” o jardim 3. Então se houver uma criança que não frequentou educação infantil e tem 6 anos deverá frequentá-la pois não poderia “pular”? existe alguma lei que embasa este caso?

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 27, 2016 @ 3:48

    Sandra Terra,

    Se a aluna tem 6 anos de idade e não está barrada pela data-corte que em geral é 31/03 pode sim ingressar no 1o ano do ensino fundamental.

    Este ano de 2016 é que a lei federal n.12.796/2013 está a vigorar, de modo que antes não, e a Ed. Infantil – pré tem dois anos – 4 e 5 anos – 6 anos é 1o ano do ensino fundamental .

    Se houve algum erro de matrícula é pular o tal jardim 3 (que oficialmente não existe) então , pule.. siga para o 1o ano do ensino fundamental.

    Resolução CNE/CBE n;07/2010 diz que a criança com 6 anos completos até o 31/03 deve estar no 1o ano do ensino fundamental.

    Mas há Estados que tem lei estadual cuja data-corte é 31/12 , Rio de Janeiro, 30/06 São Paulo e Minas, 31/03 Paraná e os demais.

    Então depende da data de nascimento da criança e a data-corte adota pela rede e Estado.

    Mas se a criança já tem 6 anos é matrícula no 1o ano,ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  3. Lorena comenta:

    março 22, 2016 @ 0:54

    Bom… Eu não sabia muito como falar com vocês, mas, Eu passei num seletivo no início do ano, porém não deu tempo de fazer a matrícula na escola. Hoje eu quero muito ir pra lá, só que eu não sei se ainda posso fazer alguma coisa, então, posso??

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2016 @ 5:46

    Lorena, não sei lhe responder.. é preciso saber as regras deste seletivo.. em geral eles tem prazos bem determinados.. como eu poderia saber? Você tem que pedir informação para o local que você fez o seletivo, ok?

    abraços!!

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta