Diferentemente do Estado de São Paulo, o Estado do Rio de Janeiro não conta com ato normativo do Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro que disciplina a matéria sobre recurso contra a reprovação escolar.

Obtivemos informação junto a Diretoria Regional Metropolitana VIII a respeito do procedimento a seguir :

1) Tendo ciência da reprovação, o aluno ou o responsável legal poderá entrar junto a escola com o pedido de recurso.

2) A escola reverá seus procedimentos e critérios avaliativos e informará o aluno ou o responsável legal se manterá ou não a reprovação.

3) Se a escola mantiver a reprovação , o responsável legal pelo aluno ou o próprio aluno , sendo maior de idade, poderá entrar com novo pedido de recurso junto a Secretaria de Educação via Diretoria Regional Metropolitana.

Para saber qual é a Diretoria Regional clique aqui

Não há uma norma que estabeleça prazos , portanto, o aluno e seus pais ficarão à merce tanto da escola , quanto da Diretoria de Ensino.

justiça

Mas o aluno , por si ou representado pelos seus pais, tem o direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores concedido pela lei federal n.8069/90 em seu artigo 53 , inciso III.

De modo que façam valer seus direitos.

O Pedido de Recurso deve conter:

cabeçalho – endereçado ao diretor da escola e depois ao Dirigente Regional

introdução – dados do responsável legal pelo aluno (nome completo, número de documento, endereço residencial) da escola (nome completo da escola, endereço completo) nome completo do aluno, ano que está matriculado e o motivo do recurso baseado na lei federal n.8069/90.

Relato dos fatos – aqui o responsável legal pelo aluno fará um relato dos motivos pelos quais o aluno foi reprovado. Nesta parte do documento é preciso usar argumentos à luz da legislação de ensino.

Conclusão – assina e data.

 

Tags: , ,

Veja Também:

88 Comentários »

  1. Aline comenta:

    dezembro 5, 2017 @ 17:37

    Boa tarde!
    Minha filha, que cursou o 6º ano do fundamental, foi reprovada direto porque ficou em 4 matérias, e a escola tem o limite de 3 disciplinas para ficar de recuperação. Em uma delas, obteve média final 5,70, a média da escola é 6,0, e em outra 5,5. Gostaria de saber se isso é correto, se posso entrar com recurso.

    Desde já, agradeço pela atenção.

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2017 @ 18:23

    Aline, sim se constar no Regimento Escolar. Peça para ler o Regimento. Abraços

  3. J. G. Mendes comenta:

    dezembro 16, 2017 @ 19:28

    Meu neto foi reprovado pela escola, no 8º ano do ensino fundamental porque não conseguiu recuperar a média 6 em 3 disciplinas. Segundo a escola, o seu regimento escolar concede possibilidade de outra recuperação, chamada recuperação familiar quando a reprovação for por até 2 disciplinas. Contudo, meu neto tem problemas de dislexia e outros de cognição e foi acordado verbalmente com a escola que esta dedicaria uma atenção especial a ele tanto no ensino quanto nas avaliações. Ocorre que tal atenção especial inexistiu ao longo do ano. Poderia eu recorrer à Escola para que abra exceção e aceite a recuperação familiar nas 3 matérias, alegando que a mesma não atendeu ao requerido para o aproveitamento do aluno? Prosperaria este pedido junto à Secretaria de Educação caso a escola negue o recurso ?

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2017 @ 1:57

    J.G. Mendes…

    1) O seu neto tem direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores , direito concedido pela lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III.

    2) Se forem do Estado de São Paulo há ato normativo que discipline o processo de recurso. Se forem de outros Estados, não há, daí a luta é maior mas use a lei federal que indiquei no item 1.

    3) Aluno com dislexia tem direito a assistência escolar porque é um caso de necessidade educacional especial. Se a escola tinha laudo médico, portanto, sabia da situação e não o assistiu é um bom argumento para conseguir reverter esta reprovação.

    4) O problema é se não forem do Estado de São Paulo, porque em outros Estados, como o Rio de Janeiro é bem mais difícil principalmente atualmente. Mas, o procedimento segue aquele: Pedido de Reconsideração endereçado ao diretor da escola e se indeferido Recurso eu acho que é melhor seguir direto para o Conselho Estadual de Educação ou tentar o Ministério Público no seu caso que tem dislexia…

    5) Tente…

    Eu presto serviço de elaborar a defesa do aluno, mas cobro honorários. Caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  5. Eliz comenta:

    janeiro 10, 2018 @ 12:57

    Minha filha ficou reprovada no 6 ano do fundamental. Pois nao conseguiu atingir a media 7 da escola, o que devo fazer?

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2018 @ 3:27

    Eliz, tentar recorrer da decisão da escola iniciando o processo com o Pedido de Reconsideração na escola e depois se indeferido com o Recurso em instâncias superiores dependendo do seu Estado… É preciso tentar recorrer.

  7. Ingrid comenta:

    fevereiro 20, 2018 @ 20:22

    Tenho 16 anos e fui reprovada no segundo ano do ensino médio normal(formação de professores) pois não alcancei os 200 pontos em duas matérias pedagógicas do curso normal e uma matéria do ensino regular. Recebi informações da secretária de que poderia ficar tranquila pois iria transferir para o ensino médio regular cursando o terceiro ano do ensino médio pois as matérias pedagógicas seriam descartadas. Até então tudo bem, mas após iniciar o ano letivo me deparei com meu nome na listagem do segundo ano, ou seja, eles não me transferiram e disseram que não poderiam fazer nada por mim. Quero saber como posso recorrer a esse problema, há alguma forma de ingressar no terceiro ano regular, descartando então, as matérias pela qual fui reprovada no curso normal já que no ensino regular não tem a existência dessas matérias? No caso ficando de dependência na única matéria repetida que seria do ensino regular.

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 22, 2018 @ 1:29

    Ingrid, o problema é a Matriz Curricular. Provavelmente na escola há uma única Matriz isto é o Normal não é separado do ensino médio. E sendo assim não há como desmembrar. A escola não pode fazer nada mesmo. Ficou reprovada porque a sua matrícula é no Normal cujas disciplinas do campo básico estão relacionadas com as específicas.

    Poderia se houvesse duas Matrizes na escola: uma para o ensino médio e outra para o técnico Normal. Não havendo não tem como você desmembrar, nem fazendo transferência.

    ok?

    abraços

  9. Cristina Happatsch comenta:

    abril 3, 2018 @ 20:18

    Boa tarde ,a escola de minha filha não aproveitou o boletim do 1 e 2 bimestre da escola anterior, hoje peguei o boletim da outra escola nos meus calculos ela ficou em duas materias sento que fisica no primeiro e segundo bimestre ela tinha 15 pontos no terceiro5,6 e no quarto deram zero. tem como eles passarem minha filha, já pedi o recurso até agora nada.
    Obrigada Cristina

  10. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 13, 2018 @ 18:42

    Cristina, não entendi…

    1) Sua filha ficou reprovada no ano letivo de 2017?

    2) Você fez recurso para qual instância? Onde?

    Aguardo

  11. wisterllim comenta:

    abril 22, 2018 @ 2:13

    Primeiro ano do ensino fundamental pode reprovrar? a escola é particular no rj!

  12. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 25, 2018 @ 19:50

    Wisterllim não, não pode segundo a Resolução CNE/CBE n.07/2010, artigo 30.

  13. Ana Jéssica comenta:

    setembro 21, 2018 @ 4:35

    Olá, Boa Noite! Meu filho está cursando o 2 ano do ensino fundamental em uma escola particular no Rio de Janeiro. Ele já está alfabetizado e vai super bem com os trabalhos realizados em casa e na escola. Faz acompanhamento com Fono e psicóloga, e auxílio com uma explicadora 3x na semana. Todas as profissionais elogiam muito ele, mas está ocorrendo uma trava quando o assunto é PROVA. Ele fica nervoso d+ e seu desempenho acaba sendo pouco. Apesar disso ele está abaixo da média apenas em língua portuguesa, mesmo realizando bem todas as atividades desenvolvidas. Gostaria de saber se a escola pode reprovar meu filho, pois referente às atividades desenvolvidas ele sabe e eu não concordo com escola levar em consideração apenas a nota da prova. Já pedi diversas vezes para a escola dar uma atenção especial para ele, pois cada criança tem seu ritmo mas sinto que continuam sem tomar providências.
    Desde já agradeço!

  14. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 23, 2018 @ 23:41

    Ana Jéssica,

    Do ponto de vista legal, não há reprovação no 2o ano do Ensino Fundamental, segundo a Resolução CNE/CBE n.07/2010, artigo 30. No entanto, o Estado do Rio de Janeiro não oferece garantias de proteção ao aluno.

    Então, a escola não deve, mas pode reprovar o aluno, mas você pode também recorrer segundo a lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III que dá direito aluno contestar critérios avaliativos.

    Eu defendi um aluno em Salvador e consegui reverter a reprovação,mas no Rio está bem difícil de resolver, no entanto, poderá buscar a Justiça.

    Caso precise de meus serviços, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  15. Luiza B. comenta:

    dezembro 20, 2018 @ 15:27

    Fui reprovada no 3º ano do ensino médio posso recorrer?

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 1:17

    Luiza B. pode sim.

  17. Jaqueline santos comenta:

    dezembro 22, 2018 @ 0:33

    A minha minha sofreu um acidente em maio smdesse ano onde ficou 2 meses em casa com atestado,e está em tamtratamento de fisioterapia e neurologista,devido a isso ela perdeu algumas provas e materias.
    Ela voltou a escola com um pouco de dificuldade pois oerdeu as materias e algumas provas .
    ela fez alguns trabalhos e ainda assim não conseguiu se recuperar em algumas materias e foi reprovada.
    mediante a isso posso entrar com recurso.

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 0:56

    Jaqueline, pode sim… e deve..

    Sua filha deveria ter tido ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR, assim não teria ficado reprovada.

    Se for do Estado de São Paulo tem prazo para entregar o Pedido de Reconsideração, mas outro Estado não tem.

    Eu presto serviço para efetivar a defesa (escrever o Pedido de Reconsideração) fundamentando na legislação. Mas cobro honorários. Caso precise entre em contato sonia@centrodestudos, informando onde mora e se a escola é publica ou privada, ok?

    att

  19. Elaine Andrade comenta:

    dezembro 22, 2018 @ 18:50

    Boa tarde, meu filho ficou reprovado nesse ano de 2018 em matemática, moro em Petrópolis RJ, queria recorrer com o recurso contra reprovação, pois ele ficou nos dois primeiros bimestres com azul e o Colégio logo depois das férias de julho entrou em greve, ficando 1 mês e meio assim, na volta as aulas a professora de matemática andou faltando, prejudicando mais ainda o aprendizado, eles estudaram até o dia 19 e no dia 20 foi a entrega do boletim, eu poderia entra com o recurso? E até que dia poderia fazer isso?

  20. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 0:44

    Elaine, no Estado do Rio de Janeiro não tem prazo. Deve entrar na primeira semana de Janeiro, apoiando-se na lei federal n.8069/90, artigo 53, inciso III. Infelizmente aí não há ato normativo que discipline o processo de recurso, mas tente primeiro na própria escola com um documento de nome Pedido de Reconsideração e se for indeferido, faça outro documento, anexe nele cópia protocolada do Pedido de Reconsideração que entregou na escola e aí que está o perigo porque não tem para onde entregar, mas tente o Conselho Estadual de Educação… o problema que não havendo ato que discipline, não há prazo e não havendo não se sabe quando o CEE lhe dará uma devolutiva.

    Tem que tentar ganhar na escola.

    Eu presto serviço de elaborar o Pedido de Reconsideração e já fiz e ganhei em Petrópolis, mas na escola … caso precise entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br mas cobro honorários.

    att

  21. Cleidiane Mendonça Spindola Soares comenta:

    dezembro 27, 2018 @ 17:03

    Boa tarde!
    Minha filha foi reprovada no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola particular mesmo sabendo ler e escrever (com algumas dificuldades normal para uma criança)
    Ela fica nervosa na hora prova e isso atrapalha o desepenho.
    Ela faz acompanhamento com psicóloga e psicopedagoga.
    Teve média baixa apenas em português.
    Posso recorrer?
    Como faço?
    Obrigada

  22. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 0:35

    Cleidiane, você DEVE recorrer porque não é para haver reprovação no 1o ano do Ensino Fundamental.

    Resolução CNE/CBE n.07/2010, artigo 30.

    Então, entre com um documento na escola de nome Pedido de Reconsideração endereçado para a diretora e diga a ela que não se pode reprovar no 1o ano do Ensino Fundamental.

    Se mesmo assim ela indeferir o seu Pedido, escreva outro documento de nome Recurso para o Conselho Estadual de Educação ou mesmo para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro alegue que a escola está descumprindo determinação do Conselho Nacional de Educação e peça a aprovação da sua filha, ok?

    att

  23. Adriano Guimarães Macau comenta:

    janeiro 3, 2019 @ 4:07

    Boa noite. Meu filho frequenta uma escola estadual aqui do RJ. Ficou em 3 matérias, uma ele ficou por 0,8 ao invés da avaliação final ser 20 ele tirou 19,20. As matérias foram, Biologia, Inglês e Química. Posso contestar?

  24. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 4, 2019 @ 4:35

    Adriano, sim pode contestar porque é direito do aluno concedido em lei federal n.8069/90, Art.53, inciso III que diz que a criança ou adolescente pode contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.

    Então, comece junto a escola com um Pedido de Reconsideração, indique esta lei e peça que o Conselho de Classe se reuna novamente e analise o caso. Se for indeferido você não tem muito a ser feito aí no Rio de Janeiro porque o Conselho de Educação não resolve nada, então, você poderá denunciar ao Ministério Público alegando que o seu filho tem direito de contestar critérios avaliativos em instâncias superiores mas o Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro não publicou ato normativo que discipline o recurso e que você apela ao Ministério para que o CEE possa analisar o caso.

    É uma tentativa.. ok?

    abraços

  25. Rafhael Bragança comenta:

    janeiro 3, 2019 @ 6:24

    Soube ontem que fui reprovado por falta depois de olhar o boletim online,mas antes me mandaram um foto de um papel que constava que eu avia sido aprovado na escola…
    Como posso recorrer a isso?
    só fui informado agora que fiquei com baixa presença e conversei com a minha professora e ela diz que me ajudaria caso eu conseguisse como autorização, mas como conseguir ela?

  26. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 4, 2019 @ 4:27

    Rafhael, você pode recorrer com um Pedido de Reconsideração solicitando que averiguem se de fato você ultrapassou os 25% da carga horária total do ano permitidos para faltar.

    Se de fato você não atingiu a frequência mínima de 75% difícil de reverter esta reprovação, ok?

    Peça para a escola analisar o caso novamente. Se vocÊ é menor de idade, um responsável legal seu tem que fazer isso por escrito endereçado a direção da escola.

    ok?

    abraços

  27. Vitória de Lima Luiz comenta:

    fevereiro 7, 2019 @ 22:46

    Boa noite, me chamo Vitória e tenho 17 anos, em 2018 fiz o 1° ano do curso normal (formação de professores) e fiquei reprovada em 3 matérias, sendo uma matéria pedagógica (matéria somente do curso). Quero saber se eu passar para o ensino médio eu vou para o 2° ano?
    Detalhe fiquei reprovada na matéria pedagógica por 0,5 ponto, a escola onde eu estudo tem ensino médio.

  28. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 13, 2019 @ 17:51

    Vitória, se o curso de Magistério é Integrado ao Médio.. não tem como .. Matriz Curricular única não é possível desmembrar.. salvo engano, não é possível efetivar a transferência para o Ensino Médio no 2o ano.

    Por isso recomendo que peça informação na secretaria da escola que quer solicitar a transferência ou na sua escola ,ok?

    att

  29. leni de souza rocha comenta:

    fevereiro 18, 2019 @ 17:29

    Oi boa tarde sou RJ minha filha estudou em escola particular ficou em dependência em três matérias fui a escola me passou que se eu tirar e coloca-la na escola publica ela fica reprovada mas se permanecer na escola ela faz uma prova dessa matérias que esta de dependência não estou com condições de deixa-la estudando la procede o que a direção me passou ou posso recorrer…

  30. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 19, 2019 @ 17:20

    Leni, sim correto.

    A progressão parcial só vale na escola atual.. se transferir de escola ela está reprovada.. exceto se encontrar uma outra escola que tenha dependência também.

    ok?

    abraços

  31. Amanda comenta:

    maio 3, 2019 @ 14:26

    Estou de dependência em uma matéria, porém não moro mais no Rio de Janeiro, e não tenho como ficar indo e voltando pra fazer a prova, o professor ou a direção da escola são obrigados a passar um trabalho pra mim?

  32. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 6, 2019 @ 17:04

    Amanda, não são obrigados.

    abraços

  33. Géssica comenta:

    maio 24, 2019 @ 17:55

    Oi, me chamo Géssica eu fiquei em dependência em uma matéria no segundo ano do ensino médio, agora estou cursando o terceiro ano como poderia fazer se caso eu não cursar a dependência? eu não passo? eu fico reprovada?

  34. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 20:35

    Géssica, não, você passa no 3o Médio, mas não conclui o Ensino Médio em função desta dependência. Então, em 2020 terá que cursar somente a dependência para poder concluir o Ensino Médio, embora tenha sido aprovada no 3o ano, ok?

    abraços

  35. Isabelle comenta:

    outubro 5, 2019 @ 0:18

    Olá, eu acho que vou ficar de dependência em sociologia por falta. Estou no 3b e minha frequência está com 55%. Mesmo se eu for o 4b todo acho que não consigo chegar até 75%. Terei que fazer dependência? Ou oque?

  36. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 8, 2019 @ 12:55

    Isabelle, não há reprovação por disciplina e sim pela frequência anual, exceto se se tratar de Ensino Superior que o crédito é por disciplina.

    ok?

    A dependência depende da escola.

  37. Anderson comenta:

    outubro 8, 2019 @ 0:47

    Olá, meu nome é Anderson sou do RJ, gostaria que tirasse uma dúvida pfv, e que eu concluí o 3 ano do ensino médio com uma dependência em geografia no ano de 2017, até então ainda não fiz, saber me dizer se há alguma chance deles me reprovar por isso ou posso fazer normalmente?

  38. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 8, 2019 @ 12:43

    Anderson, você concluiu o 3o ano Médio, mas em razão da dependência em Geografia de 2017 não concluiu o Ensino Médio.

    Precisa concluir Geografia (dependência) para poder concluir o Ensino Médio.

    Tem chance de ser reprovado novamente em Geografia, sim, precisa estudar, caso contrário, não consegue concluir o Ensino Médio, ok?

    Outra alternativa é fazer CEEJA (supletivo público, rápido por ser apenas uma disciplina) caso more no Estado de São Paulo, ou prestar em 2020 Encceja ou encarar a Geografia e cursá-la novamente.

    ok?

    abraços

  39. Camila comenta:

    outubro 17, 2019 @ 10:35

    Minha filha cursa o 2 ano ensino fundamental…ela pode reprovar por falta?

  40. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 17, 2019 @ 19:49

    Camila, sim, pode sim.

    Para ser aprovada há dois critérios: frequência e desempenho acadêmico.

    Em desempenho acadêmico ela não poderia ficar reprovada porque há uma Resolução que impede isso, mas com relação a frequência tem que ter no mínimo 75% , imposto por lei, se não cumprir é reprovada.

    Mas o problema é: por qual motivo ela faltou tanto?

    A escola poderá , se ainda não fez, informar ao Conselho Tutelar, porque há obrigatoriedade de escolarização, isto é, o aluno não pode ficar fora da escola e tem que frequentar pelo menos 75% da carga horária total do ano letivo.

    ok?

    abraços

  41. Ingrid comenta:

    outubro 21, 2019 @ 15:53

    Olá,cursei os 2 anos do ensino médio em escola particular,onde a média era 7 e no terceiro ano fui para a estadual mas fiquei em dependência em 3 matérias na particular a escola estadual que estou tem que fazer a minha dependência mesmo que na estadual a média seja 5 eu posso ser reprovada se não fizer a dependência?

  42. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 23, 2019 @ 19:10

    Olá Ingrid, média é média. A média 7 equivale a 5 , equivale a 6 , equivale a C …

    Cada escola tem a sua média.

    A média 7 não é maior que a 5 … como disse acima.. média é média, tudo igual.

    Então, pode ser reprovada sim se não fizer a dependência, ok?

    abraços

  43. Angélica comenta:

    outubro 30, 2019 @ 21:38

    Boa noite
    Meu filho está no terceiro ano do ensino médio e está com médias baixas em três disciplinas. Caso ele passar no Enem a escola pode recusar a entrega do diploma dele?
    Teve algum mudança este ano de 2019??

  44. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 1, 2019 @ 15:51

    Angélica, sim, se ele reprovar está reprovado.

    não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    Escola é escola
    Enem é um exame de avaliação do Ensino Médio ,mas não interfere na escola.
    O Enem não supera a escola. Quem manda, digamos assim , é a escola.
    Se o seu filho atingir satisfatoriamente a nota do Enem não vai modificar o resultado de avaliação final do 3o Médio.

    Se ele reprovar na escola você deve recorrer e tentar reverter a reprovação.

    ok?

    Eu presto serviço de elaborar o Recurso para tentar reverter a reprovação caso exista, mas cobro honorários. Caso precise, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  45. Andreza Milazotto comenta:

    dezembro 4, 2019 @ 14:32

    Crianças do terceiro ano fundamental pode ser reprovado mesmo sem os pais concordarem?

  46. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 5, 2019 @ 6:53

    Andreza, os pais podem recorrer da decisão da escola…

  47. Simone comenta:

    dezembro 10, 2019 @ 23:10

    Olá boa noite ,meu Filho ficou reprovado só em matemática a professora me. Gamou pra conversar e junto com a direção da escola vão ver o q fazer será se tem possibilidade dele passar de série

  48. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2019 @ 19:00

    Simone, tem .. em Conselho de Classe poderão aprová-lo.. sem problemas.

  49. Katia Mendes de Souza comenta:

    dezembro 11, 2019 @ 23:59

    Minha filha esta cursando o segundo ano formaçao de professores, e nao conseguiu atingir a media em tres materias, faltaram os seguintes ´pontos;Ingles 2,5 e Geografia 3,5 e Historia da arte 1,3 eu posso recorrer?

  50. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:45

    Katia, pode.. ela sendo menor de idade sim é você que a representa. Mas se ela já é maior de idade daí ela terá que elaborar o documento Pedido de Reconsideração endereçado a direção da escola solicitando reconsideração da reprovação.

    ok?

  51. Julia 12 comenta:

    dezembro 12, 2019 @ 11:12

    Fiquei em dependência em 3 materias estudo em colégio estadual será que dá pra passar ou ja to reprovada?

  52. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 13, 2019 @ 19:23

    Julia está em dependência… em 2020 precisa ser aprovada nas disciplinas da 3a série do Ensino Médio e cursar e ser aprovada nas três da 2a série do Médio, ok?

    abraços

  53. Meu neto ficou em 3 materiais no colégio estadual ele poder fazer a dependência ou já está reprovado comenta:

    dezembro 14, 2019 @ 17:29

    Meu neto ficou em 3 materiais ele pode fazer dependência ou já está reprovado

  54. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:57

    Meu neto.. depende da escola , se a escola tiver dependência sem problema, caso contrário, está reprovado, ok?

  55. Aline Ferreira Marques comenta:

    dezembro 16, 2019 @ 3:22

    Em até quantas materias o aluno pode ficar em dependência?

  56. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 16, 2019 @ 6:19

    Aline, depende de cada escola.. tem escola que não tem dependência.. tem escola que permite apenas uma.. não há um padrão nacional .. cada escola adota o modo que considerar mais adequado..

  57. Aline Ferreira Marques comenta:

    dezembro 16, 2019 @ 3:23

    Minha filha estuda em uma escola estadual do rj e a escola alega que a dependência só pode em até 2 matérias, sendo que eu li que pode ficar até em 3 essa norma de quantas materias é padrão ou decisão da escola?

  58. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 16, 2019 @ 6:18

    Aline, não há padrão educacional no Brasil.. Cada escola ou rede é livre para adotar seu sistema de avaliação e de organização..

  59. Renata comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 2:53

    Minha filha ficou reprovada em matemática no 8 ano do ensino fundamental por 0,7 décimos em escola particular. Pretendo passá-la para escola pública no ano que vem. No caso de fazer dependência nessa matéria, é possível que ela faça na rede pública? Ou apenas em escola particular? Como funciona esse processo? Obrigada

  60. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:39

    Renata, depende da Regimento das Escolas.. precisa verificar , cada escola tem um tipo de organização.

  61. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:37

    Felipe não recebi o seu comentário.. do que se trata?

  62. Fabio comenta:

    dezembro 20, 2019 @ 5:07

    Boa noite Sônia.
    Recebi a notícia de que meu filho ficou reprovado inglês. Ele cursa a 6a série do ensino fundamental no RJ.
    Pode ser reprovado em uma matéria de língua estrangeira?

  63. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 30, 2019 @ 3:44

    Fabio, pode ser reprovado em uma disciplina se o Regimento Escolar disser isso…

    Mas você pode contestar.. tente com um Pedido de Reconsideração na escola .

    ou busque uma outra escola que reclassifique o aluno..

    abraços

  64. Jose William comenta:

    dezembro 21, 2019 @ 5:00

    Meu filho de 11 anos, é repetente do 3 ano fundamental, agora ficou reprovado no 4 ano fundamental, em matematica por 5,5 e geografia por 5,4 a média é 7 mas na recuperação é 6.
    Ele tem problemas de letra nao legivel e a escola sabe do problema de falta de atençao dele, devido a baixa concentração; tendo tratamento com fono, neuro e psicologa.
    Pedi uma chance, mas ja houve o conselho.
    Quero tranferi-lo pois mudamos do Rio para Sao Pedro da Aldeia Rj.
    Vou falar com o diretor 30 de Dezembro pois escola está em recesso. A Professora está de férias e não deu acesso.
    O que podemos fazer ?
    Jose William

  65. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 27, 2019 @ 5:31

    José Willian, é um absurdo o seu filho com 11 anos ser reprovado no 4o ano do E.Fundamental. Ele teria que estar no 6o ano, dois anos de defasagem. Ele é uma vítima do sistema de ensino.

    Você elabore um documento chamado Pedido de Reconsideração, solicitando a aprovação, demonstrando o problema da defasagem idade x série e de todos os dispositivos que a lei federal n.9394/96 oferece para que esse tipo de situação não ocorra: aceleração de série, reclassificação, recuperação, reforço.

    O seu filho, além dele estar totalmente fora da série em relação a idade, tem uma necessidade educacional especial evidente.. então, se a escola não resolver a aprovação dele, dá para solicitar a aceleração de série para a escola de destino em S.P.da Aldeia.

    Outra possibilidade é denunciar a escola que o reprovou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro porque o seu filho é um caso de inclusão não assistida.

    Eu presto serviço de elaborar o documento de defesa do seu filho, mas cobro honorários. Caso precise entre novamente em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços

  66. João Cunha comenta:

    dezembro 21, 2019 @ 11:14

    Eu sou do Estado do RJ e curso o Segundo Ano Médio, fiquei reprovado em apenas uma matéria, gostaria de saber se tenho direito a Dependência e Como ela funcionaria. Lembrando que no caso eu sairia de uma escola particular e iria para uma Estadual. Aguardo a resposta

  67. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 27, 2019 @ 5:22

    João Cunha, não, não tem direito a dependência.. A dependência não é um direito … a progressão parcial é um instituto legal mas não obrigatório, cada escola escolhe adotar ou não esse regime.

    Para você ser beneficiado com a dependência, precisa saber se na escola que você for ser transferido adota este sistema de progressão parcial, porque se ela não adotar, você não poderá fazer dependência porque na escola não tem.

    Tem que efetivar matrícula em escola que oferece dependência, ok?

    abraços

  68. Ana Paula Martins comenta:

    dezembro 25, 2019 @ 4:30

    Boa noite meu filho cursou este ano o primeiro ano do ensino médio e reprovou em três matérias que pra passar tem que atingir 20 pontos,ele ficou física, biologia e geografia. Sendo que em geografia ele tirou 18,50 que falta pouco pra 20 pontos,eu gostaria de saber se eu posso tentar recorrer pra ele passar segundo ano, só que na escola só passa com duas dependência o que eu faço

  69. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 26, 2019 @ 15:43

    Ana Paula, o aluno tem direito a contestar critérios avaliativos lei federal n.8069/90, arti 53, inciso III o que não significa que a escola o aprovará , mas tem o direito de recorrer da decisão. Recorra por ele , primeiro junto a escola com um documento de nome Pedido de Reconsideração.

    E se for indeferido, interponha recurso junto a Metropolitana.. o problema que no Rio de Janeiro não há ato normativo que discipline o Recurso o que dificulta muito …

    Já conseguir ganhar no Rio mas na escola .. se precisar da Metropolitana,, fica difícil..

    ok?

    abraços

  70. Priscila Barros comenta:

    dezembro 27, 2019 @ 11:51

    Bom dia, meu filho tem 12 anos, cursou o 7 ano Colégio Estadual foi reprovado pq ficou em 3 materias: matemática, RPM( resolução de problemas matemáticos) q é a msm matéria praticamente, e em ciências, sendo q em RPM tirou 18,50 faltando 1,50 p chegar a pontuação total. Posso fazer algo p mudar? Posso colocar ele em outro Colégio q aceite 3 dependencias ? Como posso proceder? Aguardo resposta, desde já grata!!!!

  71. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 30, 2019 @ 3:43

    Priscila, pode tentar o Pedido de Reconsideração na própria escola … também pode buscar escola que faça reclassificação ou dependência..

    ok?

    abraços

  72. Ana comenta:

    janeiro 21, 2020 @ 4:08

    Boa noite, eu estudava em uma escola particular e estava cursando o primeiro ano do ensino médio. Fiquei em dependência em biologia, mas vou entrar em uma escola pública, eles aceitam a dependência de outro colégio(particular) ou estou reprovada?

  73. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 16:26

    Ana depende da escola .. se a escola destino tiver dependência sim, caso contrário, está reprovada mesmo .. não tem o que fazer..

    abraços

  74. Elioneide comenta:

    janeiro 25, 2020 @ 0:35

    Boa noite D.Sonia, sou do RJ e minha filha estuda num colegio federal e cursou o 1 ano do ensino fundamental 2019 e foi reprovada, sendo que minha filha teve paralisia cerebral e tem defit auditivo e quando fui fazer a matrícula levei o mau de comprovando.E está tbm se tratando com neuro pois eles ainda não fechou olaudo de de aspecto autismo .Passei o ano todo letivo de 2019 reclamando pois o colegio nao colocou mediacao integrale nem os trabalhos pedagogicos eram diferenciado voltado para o problema da minha filha.Passri ao longo do ano fazendo reuniões para reclamar essas reuniões foram primeiro com a coordenação do colegio,depois com assistência social, depois com o napne,soep,tbm com diretora pedagógica e por fim com a diretora geral e nada mudou.
    Colocaram minha filha de recuperação do dia 0201/2020 a 09/01/2020 tbm não vi quase nada de trabalhos pedagógicos e no dia que me deram o resultado pedi o recurso tbm fui na ouvidoria do colegio e protocolo é ainda não obtive resposta de nenhum dos dois .Já se passaram 7 dias úteis. Por favor como devo proceder daqui por diante.
    Obgda desde ja

  75. Elioneide comenta:

    janeiro 25, 2020 @ 0:38

    Boa noite D.Sonia, sou do RJ e minha filha estuda num colegio federal e cursou o 1 ano do ensino fundamental 2019 e foi reprovada, sendo que minha filha teve paralisia cerebral e tem defit auditivo e quando fui fazer a matrícula levei o laudo de comprovando.E está tbm se tratando com neuro pois eles ainda não fechou olaudo de de aspecto autismo .Passei o ano todo letivo de 2019 reclamando pois o colegio nao colocou mediacao integrale nem os trabalhos pedagogicos eram diferenciado voltado para o problema da minha filha.Passri ao longo do ano fazendo reuniões para reclamar essas reuniões foram primeiro com a coordenação do colegio,depois com assistência social, depois com o napne,soep,tbm com diretora pedagógica e por fim com a diretora geral e nada mudou.
    Colocaram minha filha de recuperação do dia 0201/2020 a 09/01/2020 tbm não vi quase nada de trabalhos pedagógicos e no dia que me deram o resultado pedi o recurso tbm fui na ouvidoria do colegio e protocolo é ainda não obtive resposta de nenhum dos dois .Já se passaram 7 dias úteis. Por favor como devo proceder daqui por diante.
    Obgda desde ja

  76. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 16:11

    Elioneide, tem que recorrer primeiro na escola com um Pedido de Reconsideração e depois se indeferido junto ao Conselho Nacional de Educação que demora para dar um posicionamento, infelizmente.. Mas pode ao mesmo tempo que encaminhar o documento para o CNE fazer denúncia junto ao Ministério Público do seu Estado para que intervenham já que o CNE demora muito e haverá o perigo da demora.

    Eu presto serviço de elaborar os documentos, porém cobro honorários para fazer isso, caso precise , entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  77. Raquel Gomes da Silva comenta:

    janeiro 30, 2020 @ 4:52

    Olá, meu filho foi reprovado por falta, ele cursou o primeiro sno do ensino médio, existe a possibilidade de reverter essa situação?

  78. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2020 @ 13:42

    Raquel, não, infelizmente reprovou por frequência não tem como resolver.. porque a frequência de 75% da carga horária total é uma exigência legal…exceto se houve erro de registro.. mas se o aluno faltou mesmo.. daí não tem jeito .. nada a ser feito

  79. Taciana Michelli Ferreira da Silva de Sales comenta:

    fevereiro 12, 2020 @ 10:02

    Bom dia minha filha estuda no ensino médio técnico em administração reprovou em 4 disciplinas filosofia e português por um ponto e meio sendo que em português um ponto foi erro da professora Então seria por meio. É que esta esqueceu de dar uma nota a ela as outras disciplinas são espanhol e uma do técnico O que foi contabilidade nessa realmente minha filha tinha dificuldade já em espanhol a matéria não consta no sistema do aluno de boletim por isso eu mal pude acompanhar a evolução da minha filha para auxiliar E como eu nunca tinha provas Minha filha achou que era optativa e resolveu se dedicar mas as outras 17 matérias pois a escola é integral e ainda assim eles passavam trabalho de casa como atividade avaliativa sendo que no início do ano foi combinado com os pais e alunos que deveres de casa ia ser evitados pois já passavam o dia na escola que esse um ponto e meio que ela ficou devendo foi para o trabalho que não conseguiu entregar devido aos excessos que os alunos já tinham tentado reclamar com a direção sem sucesso e espanhol solicitar que ela agora quase toda a sua avaliação foi feita através de trabalho de casa especialmente no 4º bimestre juntando o fato da minha filha ter sofrido no terceiro e quarto bimestre um trauma muito grande que foi a descoberta do Câncer já com metástase da minha mãe ela não conseguiu dar conta de tanto trabalho para entregar além do ensino integral, porém mesmo assim consegui manter a frequência tela em 93%. Fui na escola conversar fiz o pedido de reconsideração mais as palavras da direção é que embora minha filha você é muito educada e obediente de acordo com os professores. Ficaria difícil ajudá-la por quê o discurso em comum deles era que a minha filha só ficava no celular. Mas horas se há uma lei que proíbe o uso do celular na sala por que os professores deixavam? E se ela é uma aluna educada e obediente assim como a diretora fez constar na ata que assinei, será que eles não poderiam ter
    Solicitado para ela guardar o celular fazendo jus dessa lei? Ou será que eles deixaram para lá sem se preocupar com os prejuízos que estas seria ponto de interrogação sendo minha filha menor de idade se ela está descobrindo uma lei
    Eles não deveriam ter chamado os pais para tentarmos solucionar o problema ao invés de ficar esperando chegar no final do ano e ela se prejudicar e só assim virem me comunicar? Não teria agido dessa escola com descaso? Outro detalhe espanhol e filosofia está podendo reprovar no momento? gostaria de meu filho advocatícios para entrar com processo sou pedagoga sou pedagoga tenho conhecimento na área porém devido a minha atuação recente, pois até então estava em sala de aula tenho mais conhecimento no ensino fundamental e eu sei que neste para reprovar um aluno temos que comprovar todas as tentativas de recuperação gostaria de saber se isso vale para ensino médio. Embora eu tenho pesquisado tenho encontrado muitas controvérsias porque depende muito de estado para estado e não estou encontrando informações mais Concretas para esse caso Gostaria da sua ajuda mandei um e-mail entre em contato por favor

  80. Taciana Michelli Ferreira da Silva de Sales comenta:

    fevereiro 12, 2020 @ 10:03

    Fui na escola conversar fiz o pedido de reconsideração mais as palavras da direção é que embora minha filha você é muito educada e obediente de acordo com os professores. Ficaria difícil ajudá-la por quê o discurso em comum deles era que a minha filha só ficava no celular. Mas horas se há uma lei que proíbe o uso do celular na sala por que os professores deixavam? E se ela é uma aluna educada e obediente assim como a diretora fez constar na ata que assinei, será que eles não poderiam ter
    Solicitado para ela guardar o celular fazendo jus dessa lei? Ou será que eles deixaram para lá sem se preocupar com os prejuízos que estas seria ponto de interrogação sendo minha filha menor de idade se ela está descobrindo uma lei
    Eles não deveriam ter chamado os pais para tentarmos solucionar o problema ao invés de ficar esperando chegar no final do ano e ela se prejudicar e só assim virem me comunicar? Não teria agido dessa escola com descaso? Outro detalhe espanhol e filosofia está podendo reprovar no momento? gostaria de meu filho advocatícios para entrar com processo sou pedagoga sou pedagoga tenho conhecimento na área porém devido a minha atuação recente, pois até então estava em sala de aula tenho mais conhecimento no ensino fundamental e eu sei que neste para reprovar um aluno temos que comprovar todas as tentativas de recuperação gostaria de saber se isso vale para ensino médio. Embora eu tenho pesquisado tenho encontrado muitas controvérsias porque depende muito de estado para estado e não estou encontrando informações mais Concretas para esse caso Gostaria da sua ajuda mandei um e-mail entre em contato por favor

  81. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 29, 2020 @ 3:06

    Taciana, o processo de recurso fora do Estado de São Paulo não tem um ato normativo que discipline o recurso… O Judiciário não aceita discutir reprovação, exceto em caso de alunos com necessidade educacional especial.

    De modo que não resolve um advogado no seu caso.

    Para fazer um Recurso precisa escrever para a Secretaria de Educação, mas o processo é lento e já iniciamos o ano letivo de 2020, de modo que considero que esta época será muito difícil reverter esta reprovação.

    ok?

    abraços

  82. Camila comenta:

    março 24, 2020 @ 20:18

    MINHA FILHA NO ANO DE 2019 CURSOU O 1° ANO DO FUNDAMENTAL, SENDO REPROVADA EM PORTUGUÊS, E SENDO OBRIGADA A REPETIR AGORA 2020 O 1° ANO NOVAMENTE.
    PORÉM ACHO QUE HOUVE É HÁ ERROS NA REPROVAÇÃO.
    NO FINAL DO ANO QUANDO MEU ESPOSO PEGOU O RESULTADO, VEIO INFORMANDO QUE ELA ESTARIA EM RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA, INCLUSIVE ACHEI ESTRANHO, POIS A MATÉRIA QUE ELA TEVE ALGUMA DIFICULDADE DO COMEÇO DO ANO TERIA SIDO PORTUGUÊS, ATÉ MESMO PORQUE ELA NÃO FEZ A AVALIAÇÃO DO 1° BIMESTRE.
    MAIS COMO NO DOCUMENTO VEIO INFORMANDO QUE SERIA MATEMÁTICA.
    ELA FOI PARA ESCOLA NA DATA E HORA MARCADA PARA FAZER A PROVA DE RECUPERAÇÃO SUPOSTAMENTE DE MATEMÁTICA.
    INFELIZMENTE HOUVE UM FALECIMENTO NA MINHA FAMÍLIA, E NÃO RETORNEI PARA BUSCAR O RESULTADO DA RECUPERAÇÃO.
    COMO NO DIA 01-11-2019 JÁ HAVIA PAGO O VALOR DE R$100,00 DE TAXA DE MATRICULA DE 2020, DEIXEI PARA COMPARECER Á ESCOLA, NO ATO DA RENOVAÇÃO.
    POIS BEM, FUI SURPRENDIDA COM A REPROVAÇÃO.
    SENDO ASSIM INFORMADA E TERIA SIDO EM PORTUGUÊS, QUESTIONEI PORQUE NO PAPEL QUE OBTIVE COM O RESULTADO, ESTAVA INFORMANDO QUE SERIA MATEMÁTICA.
    NÃO OBTIVE AS RESPOSTAS. PEDI PARA VÊ A PROVA QUE ELE FEZ DE RECUPERAÇÃO, E INFORMARAM QUE OS PAIS NÃO TEM DIREITO DE VÊ AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL, QUE A MESMA FICA NA ESCOLA.
    E A PROFESSORA ALEGA QUE ELA NÃO FOI PARA Á ESCOLA FAZER A PROVA, SENDO O PAI LEVOU ELA NO DIA E HORÁRIO QUE ESTAVA AGENDADO NO PAPEL.
    PEDI UMA NOVA AVALIAÇÃO, E ELES INFORMAM QUE A ESCOLA NÃO PERMITE, MAIS SE EU LEVAR ELA PARA OUTRA ESCOLA, ELES ACEITARAM ELA NO 2° ANO.
    AGORA PERGUNTO COMO ISSO PODE SER POSSÍVEL?
    DEIS DE ENTÃO VENHO TENTANDO UMA SOLUÇÃO PARA A SITUAÇÃO.
    POIS MINHA FILHA IRÁ COMPLETAR 08 ANOS AGORA, ELA LÊ, ESCREVE, INTERPRETA PERFEITAMENTE, TEM UM BOM DESENVOLVIMENTO, ACHO INJUSTO ELA TER QUER REPETIR UM ANO INTEIRO NOVAMENTE, POR CAUSA DE 1 ÚNICA MATÉRIA.
    A ESCOLA TODA ANO NÓS OBRIGA A PAGAR UM VALOR DE R$50,00 DE FEIRA CULTURAL, PARA QUE A NOTA SEJA UTILIZADA CASO O ALUNO PRECISE.
    UM VALOR QUE PELO JEITO QUE É SONEGADO, POIS NA DECLARAÇÃO PARA O IMPOSTO DE RENDA, ESSE VALOR NÃO É ACRESCIDO, COMO OUTROS MATERIAIS QUE NÓS OBRIGAM A COMPRAR NO ATO DA MATRICULA, ANO DE 2019 O VALOR DA MENSALIDADE FOI R$492,00.
    AGORA COM ESSA PARALISAÇÃO NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, PRECISO UMA SOLUÇÃO.

  83. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 10, 2020 @ 2:28

    Olá Camila,

    É possível tentar, mas não é fácil no Rio de Janeiro reverter reprovação.

    Primeiro na escola com Pedido de Reconsideração e depois junto ao Conselho Estadual de Educação.

    Não há reprovação nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

    Leia a respeito:

    https://www.soniaranha.com.br/reprovar-no-1o-ano-do-ensino-fundamental-nao-pode/

    https://www.soniaranha.com.br/conselho-estadual-de-educacao-da-bahia-aprova-aluno-do-2o-ano-do-ensino-fundamental/

    https://www.soniaranha.com.br/perguntas-e-respostas-sobre-retencao-no-1o-ano-do-ensino-fundamental/

    ok?

    abraços

  84. Jasmyne comenta:

    julho 16, 2020 @ 15:36

    Olá, então, meu ilho foi retido (assim que eles falam) na escola no ano retrasado mesmo tendo laudo do neuropsiquiatra, que o acompanha, solicitando à escola que o reprovasse como medida terapêutica, tendo em vista ele ter sido diagnosticado com Atraso Mental leve, mas segundo a escola, como o laudo chegou faltando 3 meses para o encerramento do ano, eles iriam reprovar sim. Contudo, no inicio deste ano, ou seja, em trono de 15 meses após o ocorrido, o médico voltou atrás no diagnostico e disse que, na verdade, ele tinha era Sindrome de Asperger (o estado mais brando do espectro autista). Detalhe, desde o ano passado estudando com mediadora na escola não conseguiu aprender a ler, mas agora que eu contratei uma explicadora (professora particular) durante a quarentena ele esta aprendendo a ler rapidamente. O ensino dele é diferenciado, sendo assim, não vejo o porque a reprovação se será sempre diferenciado. Segundo a escola a reprovação se deu por questão de compatibilidade de idade, já que ele nao interage bem com outras crianças. Só que veja bem, se ele é autista brando é lógico que ele não vai interagir socialmente em com outras, é uma questão de trabalhar a socialização sem reprovar, certo?

  85. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 18, 2020 @ 15:41

    Jasmyne , não tem que reprovar porque tem legislação de inclusão que indica para a escola as atividades e procedimentos a serem efetivados de modo a receber o aluno e atendê-lo dentro de suas especificidades.

    Porém , uma vez reprovado e depois de tantos meses não há nada a ser feito. Não há como retroagir.

    Mas ficar alerta que não é preciso reprovar porque a escola tem que atender o aluno conforme a legislação determina: lei do autista e lei de inclusão.

    ok?

    abraços

  86. Jasmyne comenta:

    julho 16, 2020 @ 15:38

    *** mesmo tendo laudo, solicitando à escola que NÃO o reprovasse como medida terapeutica.

  87. Amanda Azevedo comenta:

    agosto 3, 2020 @ 18:13

    Olá, estou em dependência no 3° ano do ensino médio em uma matéria só, não sei quantos pontos faltava para passar pois o professor não informou. Ele disse que se eu não concluir a dependência eu irei ter que repetir o 3° ano todo de novo. Porém eu passei para uma faculdade particular com 70% de desconto, há algo que eu possa fazer para anular a dependência?

  88. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 18, 2020 @ 15:08

    Amanda, não há como anular a dependência.

    Precisa solicitar informação junto a secretaria da sua escola ou junto a Secretaria de Educação do seu Estado e verificar a possibilidade de finalizar a dependência.

    outra possibilidade é prestar Encceja ou cursar supletivo se já tiver 18 anos apenas o 3o ano Médio para obter o certificado de conclusão.

    ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta