Tenho recebido muitos pedidos de ajuda com este problema:

*A pessoa perdeu seu certificado;
*Pretende requerer a 2ª via na escola que estudou;
*Mas onde está a escola? Desapareceu.

pondering-699064-m

Isso tem ocorrido com frequência e o que fazer diante deste caso?

1) Se a escola era uma escola autorizada na época que o aluno estudou e concluiu o ensino médio basta procurar a Secretaria de Educação do Estado , por intermédio de seus braços que dependendo do Estado tem um nome (Diretoria Regional de Ensino, Superitendência Regional de Ensino, Núcleo Regional de Ensino, etc..) que ela deverá fornecer ao aluno a 2ª via do certificado de conclusão do ensino médio porque guarda toda a documentação acadêmica da escola que fechou suas portas.

2) Porém, se a escola fechou porque foi descredenciada, a Secretaria de Educação, pelo menos a do Estado de São Paulo, tem exigido que os alunos prestem o ENEM e não fornecem a 2ª via do certificado, mesmo quando o aluno cursou o ensino médio e o concluiu antes do descredenciamento. E em outros Estados, solicitam que sejam submetidos a uma avaliação.

Se o seu caso é o segundo descrito acima vale a pena arriscar e recorrer a Justiça, afinal a escola tinha autorização quando você a frequentou antes do descredenciamento e,portanto, o certificado deveria ser válido.

Entre em contato centrodestudos@centrodestudos.com.br para que possamos indicar um advogado.


AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui





Tags: , ,

Veja Também:

301 Comentários »

  1. Tânia comenta:

    dezembro 10, 2014 @ 20:25

    Olá, sei que meu comentário fugirá um pouco deste post, mas estava olhando os posts anteriores sobre data corte para ingresso no ensino fundamental, como esta postagem é a mais recente tenho esperança de obter uma resposta.
    Meu filho faz 6 anos dia 16 de maio e está no 1º estagio aqui na prefeitura de SP, gostaria de colocá-lo no 1º ano na escola do estado, me falaram na escola que a data corte é igual a da prefeitura: 31/03! fiquei preocupada, a lei mudou ou a pessoa que me passou esta informação está equivocada? porque a informação que eu tinha é que a data corte do estado seria 30/06, me tire esta dúvida por favor! Obrigada!

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2014 @ 2:42

    Tânia, o governo municipal anterior firmou uma Portaria com o governo do Estado para unificar a data-corte pública da capital paulista que 31/03.

    Infelizmente na capital paulista só as escolas particulares são 30/06! Pasme.. obra do governo anterior (ops!)

    No interior é diferente as escolas públicas estaduais e as particulares seguem o 30/06

    E as municipais depende de cada município mas em geral é 31/03.

    Abraços

  3. Renata comenta:

    janeiro 4, 2015 @ 2:55

    Por favor, me ajudem!!
    Amigos eu fiz curso de supletivo a distancia em uma escola chamada Andreas Brunner no Rio de janeiro num periodo que fui trabalhar com um casal de amigos la em queimados e acabou de eu na tentativa de terminar os meus estudos ficando la por mais de um ano, bem mais.. estudando a distancia nessa escola só ia la tres vezes por semana enfim, peguei meus certificados de conclusão ensino fundamental e médio e depois vim embora pra sao paulo e pra mim estava tudo certo e participei de um processo seletivo publico para um curso tecnico aqui na minha cidade numa renomeada escola ITB e fui aprovada entreguei a documentação porém a escola esta questionando a autenticidade do meu certificado pois a escola foi extinta o ano passado final de ano porem conclui em 2012 enfim nao sei o que fazer pois eles me disseram que não podem invalidar nem validar o documento e me orientou á ir até o conselho estadual do rio de janeiro para que eles possam validar meu documento, mas fiquei desorientada, pois tudo isso aconteceu agora no fim de ano e as aulas começam em fevereiro e entrei em contato com Seduc do Rio de janeiro e cada um que eu falava me orientava de formas diferentes confundindo totalmente a minha cabeça e eu não sei o que fazer e nem com quem falar. O que faço? me ajudem por favor..

  4. Marcia Nascimento comenta:

    janeiro 6, 2015 @ 14:02

    olá, me formei em 1987, tenho o histórico escolar, mas não enho o diploma e nem o DO. Dei entrada em um processo desde 2008 e até hoje não conseguui este documento e estou com minha vida parada nesta área. Conclui o curso de formação de professores(pós médio) e o curso de Pedagogia e ainda não consegui colar grau por não ter este documento e pior trabalho na supervisão escolar mas não posso ter em minha carteira a função por falta do documento. Preciso de uma orientação.
    processo nº E03-11200908/2008

  5. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 12, 2015 @ 15:59

    Renata,

    A escola que você estudou, a tal Andreas Brunner era localizada em qual cidade?

    Você deve buscar saber:

    1) A escola tinha autorização de funcionamento no ano em que ela expediu o seu certificado?

    2) Se a escola tinha autorização de funcionamento vc peça informação de como pega o visto confere em seu certificado.

    3) Busque a Diretoria de Ensino aqui http://download.rj.gov.br/documentos/10112/157756/DLFE-67605.pdf/RegionaisAdministrativasePedagogicas.pdf

    Abraços

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 12, 2015 @ 16:28

    marcia neste caso acho que só constituindo um advogado para verificar para vc porque é muito tempo parado isso, não?

    Se precisar posso indicar advogado para este seu caso. entre em contato com centrodestudos@centrodestudos.com.br

    Abraços

  7. Vando Dos Anjos R8beiro comenta:

    fevereiro 16, 2015 @ 8:02

    Ola, eu morava em São Paulo e hoje moro em Rio Grande do Sul, arrumei emprego e a empresa pediu o comprovante de conclusão do ensino médio que eu ja o conclui, como devo proceder, desde ja aguardo resposta, Grato

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 24, 2015 @ 20:41

    Vando você terá que entrar em contato com a escola que vc cursou o ensino médio e solicitar o certificado de conclusão do ensino médio,ok?

  9. Rafael comenta:

    fevereiro 25, 2015 @ 22:26

    Olá, em 2008 conclui o ensino médio em uma instituição em valinhos, um supletivo. Conclui, adquiri meu certificado de conclusão na época , meu nome saiu no diário oficial, mas agora estou tentando entrar em uma faculdade mas perdi esse certificado, e nao consigo mais contato com essa escola, que acho já nao existe mais.
    O que devo fazer para conseguir essa segunda via ?

  10. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 26, 2015 @ 20:46

    Rafael, entre em contato com a Diretoria de Ensino Campinas Oeste que é responsável por supervisionar as escolas de Valinhos, ok? Endereço: Rua Candido Mota 186 – Fund. Casa Popular
    Telefone: (19) 3772-2760 – (Central – PABX)
    abraços

  11. Sebastiana A. Godoi comenta:

    fevereiro 28, 2015 @ 20:14

    Ola boa tarde. Conclui ensino médio no de 1992 em uma escola aqui de minha cidade.Centro de Estudos Supletivos ELIAS CHADUD. Na altura pedi meu certificado de conclusão o qual foi me entregue. Perdi muitos pertences em tragedia inclusive o certificado. Fui a escola pedir 2ª via , entretanto NÃO ACHARAM MINHA PASTA, ESTOU EM DESESPERO, fui selecionada no SISU. O que devo fazer? pois sempre que vou a escola me dizem que estão procurando, já me esgotou o tempo de uma bolsa no PROUNI. ESTOU EM DESESPERO ME AJUDEM POR FAVOR!!! OBRIGADA.

  12. Gabriel Otávio comenta:

    março 1, 2015 @ 19:33

    Ola, meu nome é Gabriel e estou com um problema serio de certificado de conclusão de ensino médio falso..
    paguei, estudei, preciso muito de ajuda, pois preciso do ensino médio.
    muito obrigado.

  13. Sônia R. Aranha comenta:

    março 2, 2015 @ 15:15

    Gabriel,

    Se a escola não tinha autorização de funcionamento vc não tem nada e terá que prestar o ENEM 2015 para obter o certificado ou fazer o EJA em escola pública…

    Se a escola tinha autorização terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação para tentar regularizar a sua situação…

    ok?

  14. Sônia R. Aranha comenta:

    março 2, 2015 @ 15:29

    Sebastiana, você tem que procurar um órgão competente.. não adianta ir na escola se a escola até o momento não resolveu a sua situação.. Vá buscar a Secretaria de Educação do seu Estado responsável por supervisionar a escola, agora .. infelizmente serviço público demora mesmo para nos dar um bom atendimento..
    Mas como vc conseguiu se inscrever no SISU sem o certificado? Com a nota do ENEM ?
    Solicite o seu certificado via ENEM .. já fez isso?

  15. Mônica Holz comenta:

    março 5, 2015 @ 17:35

    olá, boa tarde!
    Meu marido está cursando um curso de TTI, já está no final do curso, mas estão pedindo um visto confere, esse foi solicitado na diretoria de ensino em MG, já que o colégio que ele estudou fechou, (o colégio é credenciado pelo MEC) porém, a diretoria de ensino alega que estão faltando os documentos do terceiro ano do ensino médio, mas temos o certificado de conclusão do ensino médio em mãos. (Estamos morando em SP, não temos condições de ir em MG resolver isso agora). Não sei como proceder, poderia me orientar o que devo fazer?

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    março 10, 2015 @ 19:54

    Mônica, difícil sem poder ir até lá para tentar solucionar… o credendiamento ou melhor a autorização de funcionamento da escola é feita pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e não pelo MEC que é responsável pelas políticas e pelo ensino superior.

    Então, toda a discussão terá que ser feita com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais …

    O que deve ocorrer é que mesmo o seu marido tendo em mãos o certificado de conclusão do médio ele não é válido , por isso a solicitação do visto confere, sem ele o curso de TTI não expedirá o certificado.

    Como solucionar isso:

    – a Secretaria de Educação de Minas tem que dar o visto confere.
    – Se a Secretaria diz que está faltando documentação terá que ser entregue para ela poder regularizar a situação e expedir um certificado válido.
    – Se não for possível atender as exigências da Secretaria de Educação resta prestar o ENEM 2015 para obter o certificado de conclusão do ensino médio e regularizar a matrícula no curso de TTI …

    Infelizmente a situação é difícil e não há muito a ser feito..

  17. Débora comenta:

    março 14, 2015 @ 0:47

    Boa noite, concluí meu ensino médio em 2004 em um colégio particular, colégio regina coeli fundado pela madre cabrini, no rio de janeiro- bairro tijuca ( usina). Fui na Regional metropolina da tijuca e me foi informado que eu teria que abrir um processo no poupa tempo de colégio extinto. Abri o processo em março do ano passado. Em fevereiro de 2015 fui lá pra saber por que ainda não tinha nenhuma resposta e me foi dito que eu teria que registrar uma reclamação no http://extranet.educacao.rj.gov.br/centralrelacionamento/Solicitacao/Formulario.asp pra saber o pq que ainda não tinha nada resolvido. Feito então dia 27/02 e me foi respondido o seguinte ” Seu processo encontra-se na Regional Centro Sul (Itaguaí) para providências, entraremos em contato com a mesma solicitando urgência ao atendimento. Informamos ainda que não é necessário comparecer ao local, haja vista que após análise o mesmo será encaminhado a Regional de origem do requerente. Favor acompanhar o andamento do processo através do site: http://www.proderj.rj.gov.br. Seu e-mail será cadastrado para receber a tramitação automaticamente.

    O que devo fazer? Preciso fazer uma faculdade e já tem um ano tentando resolver isso. Devo ir em Itaguaí? Será que meus documentos estão lá? Me ajudem

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    março 18, 2015 @ 0:12

    Débora,

    Você concluiu o ensino médio em colégio que foi extinto.
    Você não pegou o seu certificado e histórico na época ? Qual o motivo?
    Acho que vc poderia buscar a Defensoria Pública para entrar com uma ação de obrigação de fazer para que receba a sua documentação…
    Tente. abraços

  19. Jo silva costa comenta:

    março 25, 2015 @ 2:52

    Ola ,eu obtive a declaracao parcial de proficiencia do enem,passei quase em todas so n na de matematica,so q matematica eu ja eliminei na escola sesi….qeria saber se levando a declaracao de proficiencia e a declaracao de materia eliminDA q restou no caso matematica na secretaria de ensino da minha regiao no caso mogi das cruzes..eu tenho direito ao certificado? Desde ja aagradeco…(escrevi pelo cel por isso ta ruim).

  20. Sônia R. Aranha comenta:

    março 25, 2015 @ 18:34

    Jo, não sei lhe informar isso… você terá que perguntar ao órgão certificador porque não tenho esta informação ok? Vou ficar lhe devendo essa.. abraços e boa sorte!

  21. Fabiano Carlos comenta:

    março 31, 2015 @ 15:38

    Como posso conseguir o visto de parecer para que meu certificado do rio de janeiro possa ser valido para outros estados

  22. Sônia R. Aranha comenta:

    março 31, 2015 @ 21:55

    Fabiano, o visto confere que fornece é a Diretoria de Ensino Regional.

    Você leia no certificado o nome da escola e o endereço. Verifique o bairro. Daí vc faz a busca pelo bairro a Diretoria e pergunta o procedimento para o visto confere em seu certificado ok?

    http://download.rj.gov.br/documentos/10112/157756/DLFE-67605.pdf/RegionaisAdministrativasePedagogicas.pdf

    abraços

  23. Fabiano Carlos comenta:

    abril 4, 2015 @ 16:48

    Como eu posso saber se meu certificado tem o visto confere?o que tem que ter no certificado…desde já agradeço por estar me ajudando

  24. Fabiano Carlos comenta:

    abril 7, 2015 @ 16:18

    Ola,profa,gostaria de saber como posso saber se meu certificado tem ou não tem o visto confere…obrigado

  25. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 8, 2015 @ 19:50

    Fabiano Carlos, tem que ter uma assinatura e carimbo da Secretaria de Educação.

  26. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 8, 2015 @ 20:14

    Fabiano, tem que ter a assinatura e carimbo da Secretaria de Educação do seu Estado.
    abraços

  27. Beatriz Mesquita comenta:

    abril 16, 2015 @ 16:09

    Em 1997 fiz vestibular na Estacio de Sa, Rio de Janeiro e me pediram meu certificado de conclusao de ensino medio original e copia na matricula. Em 1999 tranquei matricula. Agora, em abril de 2015 fui pedir meus documentos originais pois pretendo fazer Enem e na secretaria me deram um certificado falso sem minha assinatura e disseram que nao havia mais nada. Como concluí o curso de 2º grau em 1974, minha escola é extinta. Entrei com recurso no Seeduc mas já li que todos esperam anos e nao obtem a 2ª do certificado. Como uma universidade retem um diploma original e perde este documento?!

  28. laiana comenta:

    abril 16, 2015 @ 16:57

    oi alguem me responda me ajude eu concluir o ensino fundamental e estou cursando o medio e a escola me pediu o certificado de ensino fundamental o q ue eu faco pra conseguir o certificado

  29. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 16, 2015 @ 21:09

    Laiana, como assim o que eu faço? Você não estudou no ensino fundamental? Como é que a escola lhe matriculou no ensino médio se você não tem o ensino fundamental?

    1) Se você estudo todo o ensino fundamental, mas perdeu o certificado: entregue em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado ou a sua antiga escola para obter a 2a via do certificado.

    2) Se você não cursou o ensino fundamental e tiver 18 anos ou se completar 18 anos até o novembro preste o ENEM 2015 e indique que quer o certificado de conclusão do ensino médio e alcançando a pontuação pretendida conquista o seu certificado de conclusão do médio sem a necessidade de ter o de ensino fundamental.

    Não há outro modo, ok?

    Não compre certificado porque será falso e além de ser crime não terá validade.

    abraços

  30. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 16, 2015 @ 21:11

    Beatriz!! É o fim do mundo mesmo!!

    Eu recomendaria você a tentar impetrar um mandado de segurança via Defensoria Pública obrigando o SEEDUC a fornecer-lhe a 2a via do certificado de conclusão do ensino médio.

    Ou constituir um advogado que possa fazer isso.

    E se vc tiver algum comprovante que entregou o histórico na Estácio daí sim uma ação por danos.

    Acho que só via Justiça para resolver este seu caso.

    abraços

  31. Laise comenta:

    abril 19, 2015 @ 13:04

    Sônia, me ajude, por favor, conclui meu ensino médio em uma escola pública, mas antes dessa, passei por uma escola conveniada, essa escola sumiu meu histórico do ensino fundamental que foi cursado todo no estado de mato grosso, na última escola que estudei não exigiram meu histórico do ensino fundamental, e nem na Universidade Federal de Goiás, onde estudo, só que agora surgiu um problema. Meu histórico do ensino fundamental era a 1ª via original, peguei no acervo pedagógico da minha cidade no Mato Grosso, pq minha escola do fundamental foi extinta por não receber mais verbas e outros problemas. O acervo me disse que não pode me dar a 2ª via porque não tem mais nenhum registo meu lá, eles me deram a via original e minha escola do ensino médio que sumiu meu histórico, disse que só no acervo da minha cidade posso resolver, como faço para proceder agora? Vou prestar vestibular na unemat, e preciso comprovar que morei 3 anos no mato grosso, para concorrer as cotas, mas se meu histórico do fundamental não consta no meu histórico escolar, mesmo esse sendo credenciado no MEC e tendo sido aceito até na Universidade Federal de Goiás, como faço para obter minha 2ª via do histórico do ensino fundamental? Estou desesperada!

  32. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 20, 2015 @ 21:40

    Laise, que história!!

    A responsabilidade pela documentação da escola é da escola e na ausência desta é da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Tente Superintendência de Educação Básica (65) 3613-6455 / 3613-6302 – Marcia Cristina Faria de Carvalho

    Eles tem que ter uma 2a via.

    Se não conseguir vá a Defensoria Pública impetre mandado de segurança contra a Secretaria de Educação visando a expedição de sua 2a via.

    Ou constitua um advogado, ok?

    abraços

  33. Rafael santos de sousa comenta:

    abril 28, 2015 @ 21:41

    Moro em Concórdia do Pará, porém na época eu cursei o nível médio em belém em uma escola que fechou as portas. Quando fui me matricular na faculdade, me falaram que o certificado do nível médio era inválido e não podiam me matricular, pois o mesmo não tinha reconhecido pelo mec!O que faço para obter o reconhecimento do mec?

  34. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 30, 2015 @ 19:13

    Rafael, se o certificado não é válido significa que a escola não tinha autorização para funcionar.

    O MEC nada tem a ver com isso porque o MEC cuida do ensino superior.

    Quem é responsável pelas escolas de ensino médio é a Secretaria de Educação do Estado do Pará.

    Você terá que entrar em contato com eles para saber se quando você estudou a escola tinha autorização e se tinha pedir o visto confere.

    Mas se a escola era fajuta, não existia, vc não tem nada infelizmente.

    Recomendo de qualquer sorte que preste o ENEM 2015 e indique no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio e alcançando a pontuação 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 em redação você conquista certificado válido ok?

    abraços

  35. monica patricia comenta:

    maio 13, 2015 @ 14:04

    olá bom dia, preciso muito de ajuda,fiz meu ensino medio em 1994, e peguei apenas uma declaração escolar na época, quando foi requerer o certificado a escola havia fechado,entrei com um processo na SEDUC em 2012, solicitando historico e diploma, agora há pouco visualizei que foi publicado ano passado no diario oficial o seguinte artigo O COORDENADOR DA COORDENACAO DE INSPECAO ESCOLAR,
    nos termos do art. 10 da Resolucao SEE no 1553, de 11.07.90, retificada no D.O. de 24.07.90 e, tendo em vista a comprovacao da regularidade do Curso de 2o Grau (atual Ensino Medio), realizada nos
    Estabelecimentos de Ensino extintos, inframencionados, torna publicos
    os nomes dos alunos concluintes
    onde consta meu nome, fiquei megafeliz, mas quando fui consultar o processo ele continua na mesma, não sei o que fazer, se ja foi publicado e reconhecido, cade meu diploma gente
    por favor me ajudem

  36. Catia comenta:

    maio 13, 2015 @ 21:22

    Boa tarde terminei o ensino medio a distancia e agora a escola sumiu nao existe estou cm medode ter caido em um golpe como faco para resolver a escola mesmo falou que meu nome constaria no DOU mas nao acho nada por favor me ajude

  37. José Filho comenta:

    maio 13, 2015 @ 23:29

    Ola prof..terminei meu ensino médio em um supletivo em 2008, em 2011 passei em uma faculdade particular em Belém estou no 8° semestre e descobri que meu certificado nao tem validade, o pior de tudo é que o supletivo sumiu…minha principal duvida é! Se eu trancar a faculdade agora e terminar o ensino médio em um supletivo ou no e nem, eu posso voltar para terminar o meu curso já que esta faltando 2 semestres para o fim. Eu apresentando o certificado novo e valido na faculdade eles vão aceitar?

  38. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2015 @ 18:46

    Monica, muito estranho isso. Se houve a publicação e quem a fez foi o SEDUC tem que estar correto.

    Imprima o artigo publicado e leve ao SEDUC para confirmar.

    abraços

  39. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2015 @ 18:56

    Catia, se a escola sumiu certamente o seu certificado é inválido.

    Faça um Boletim de Ocorrência.

    Preste o ENEM 2015 que está com as inscrições abertas entre os dias 25/05 até 05/06 e indique que quer o seu certificado de conclusão do ensino médio, ok?

    abraços

  40. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2015 @ 19:16

    José Filho, dependerá muito da secretaria da faculdade.

    Uma coisa é certa, sem o certificado de conclusão do ensino médio não tem como ter o diploma do ensino superior.

    Então, eu recomendo que faça o cancelamento/trancamento da faculdade para evitar de gastar mais dinheiro e resolver a situação.

    Preste o ENEM 2015 que está para abrir as inscrições no dia 25/05 indique no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio.

    O exame é em outubro e terá que atingir 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 em redação. O certificado deverá sair em janeiro ou fevereiro de 2016. Indique a Secretaria de Educação do Estado do Pará como órgão certificadora ou um Instituto Federal em Belém.

    Com o certificado em mãos você tenta negociar com a secretaria da faculdade sua regularização dentro do curso, ok?

    abraços

  41. Glaucia Silva comenta:

    maio 18, 2015 @ 15:36

    Olá,eu fiz um supletivo do Ensino Médio em 2006 no Colégio Triunfo no Rio de Janeiro. Em 2008 tive meus documentos furtados porém, por motivos particulares, só esse ano comecei a procurar para retirar segunda via do Certificado e Histórico Escolar. Foi então que descobrir que p colégio havia fechado. Procurei pela “Matriz” e conseguir achá-los no boca a boca em outro endereço, sendo que a informação que me deram é que perderam a pasta com meus documentos arquivados, eles acharam meu nome num livro preto de registro mas não essa tal pasta que segundo eles será necessário para fazer a solicitação da segunda via. Sendo que eles não disponibilizam nem se quer um telefone para contato. Não sei mais oq fazer pois da minha casa para o end. deles levo 3h para chegar e sempre que vou lá eles nunca tem resposta e fala que o telefone está sempre em manutenção. O único documento que me sobrou foi uma folha do Diário Oficial constando meu nome… o que posso fazer nesse caso? Obrigada desde já!!!

  42. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 18, 2015 @ 19:22

    Glaucia, você tem que tentar que resolver isso junto a Secretaria de Educação do EStado do Rio de Janeiro.

    1) SEEDUC = Certificação, Diplomas, Escolas Extintas : 21 2333-0612

    2) Verifique se essa escola que você estudou foi cassada ou faliu. Verifique de que forma você consegue a 2a via do seu certificado.

    3) Você pode também buscar a Defensoria Pública para impetrar mandado de segurança e o juiz conceder uma liminar para que a escola seja obrigada a lhe dar a 2a via do certificado ok?

    abraços

  43. NATALIA APARECIDA ZANON comenta:

    junho 1, 2015 @ 22:36

    Boa noite. O caso da minha mãe está muito difícil. Ela não se lembra onde cursou o Ensino Médio, só sabe que foi na cidade de São Paulo. Ela realmente não se lembra o nome da escola. Já tentei vários caminhos mas ninguem se habilita a ajudar. Onde posso encontrar essa informação? o MEC será que possui o meu cadastro? Preciso de uma ajuda pois ela não pode fazer cursos, passar em concurso público, nada mais…obrigada

  44. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 1, 2015 @ 23:17

    Natalia, o MEC não tem porque ensino médio é de responsabilidade da Secretaria do Estado de São Paulo.

    Se ela estudou após 2001 você poderá tentar encontrar o registro dela no GDAE http://www.gdae.sp.gov.br/gdae/publica/ConsultaPublica.jsp

    ou

    Entre em contato com uma Diretoria de Ensino, ok?

    abraços

  45. walace santos do nascimento comenta:

    junho 2, 2015 @ 18:59

    Estudei no colegio cecap em 2007 mais nao peguei meu
    diplomar o colegio fecho com faço pra pegar estou precisando
    muito

  46. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 2, 2015 @ 20:16

    Walace, onde fica este colégio? Qual cidade e Estado?

  47. thiago ottaviano comenta:

    junho 4, 2015 @ 1:15

    Olá,

    Eu concluí meu ensino médio em 1999 e quando dei entrada no diploma em 2005, pouco antes de conseguir pegá-lo a escola faliu. Pois bem, desde 2007 tenho processo aberto na SEEDUC – RJ pedindo uma declaração de conclusão de instituição extinta e em 2012 fui orientado a abrir novo processo, pela própria seeduc, pois ninguém sabia o que ocorreu com o meu documento. Abri e até agora sigo sem minha comprovação do ensino médio. Seguem dizendo que está na região centro sul para providências e isso desde Abril de 2014.

    Eu preciso mto resolver isso, pois a universidade q me formei não quer me dar uma simples declaração de conclusão e eu tenho q entregá-la na pós graduação.

    Peço a gentileza de me orientarem o que seria o melhor a fazer: Procuro um advogado e entro contra a seeduc, procuro o mp do rj ou defensoria pública?

    Obrigado

  48. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2015 @ 0:34

    Thiago , entre na Justiça , impetre um mandado de segurança contra o SEEDUC visando a regularização da sua situação.

    Você pode tentar via Defensoria Pública, não sei se consegue …

    Ou constitua um advogado, posso indicar um , ok?

    abraços

  49. Bela comenta:

    junho 5, 2015 @ 2:47

    Minha pergunta foi apagada pq?

  50. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2015 @ 14:10

    Bela, a sua pergunta não foi apagada. Ela está no post Ensino Médio: o que fazer quando o seu certificado de conclusão não é válido? e não neste aqui.
    Veja a sua pergunta:
    Olá Maci, boa tarde!
    Então.. estou com muitas dúvidas! Eu moro hoje no RJ, eu sou de outro estado e estou no último ano da minha faculdade. Entrei na faculdades aqui do RJ com certificado de transferência da faculdade q cursei 2 períodos na minha cidade. O problema é q quando eu entrei na faculdade da minha cidade não levei meu histórico escolar, pois o dono da faculdade era meu amigo e me disse q eu levasse depois.. lembrando q eu entrei Pq fiz o vestibular nessa faculdade. Agora vem o problema! Eu não tenho o ensino médio completo.. e me formo no fim desse ano, a minha faculdade aqui do Rj ainda não pediu meus documentos originais.. Daí eu resolvi fazer um supletivo aqui no RJ q é tudo certo pelo MEC e tal. Queria saber se vc o mais importante dessa história toda! Eu vou ter problemas para me formar por estar levando meu diploma com diário e tudo certo sendo q estou fazendo faculdade e terminado o ensino médio ao mesmo tempo? Outra coisa, estou querendo fazer o ENEM e tb tentar pegar meu diploma de ensino médio, para ver se ajuda caso aconteça algo! Me ajuda.. Será q vai dar tudo certo?

    Ok? abraços

  51. thiago ottaviano comenta:

    junho 5, 2015 @ 15:36

    Oi Sonia,

    Obrigado pela resposta e parabéns pelo seu trabalho, a gente quando enfrenta esses problemas fico meio sem ter a quem recorrer, pois o serviço público infelizmente é muito precário e as pessoas dificilmente resolvem por a mão na massa para nos ajudar. Parabéns novamente, pois o q vc faz é importantíssimo.

    Obrigado tb pela resposta. Vou fazer isso sim. Mas primeiro, irei novamente à SEEDUC tentar entender a situação atual do processo e logo depois irei à Defensoria. Caso eles não resolvam, precisarei de um advogado sim, pois minha vida educacional estará parada até eu conseguir resolver isso.

    Vc me mandaria o contato do advogado por e-mail? Ele é do RJ?

    Obrigado

  52. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2015 @ 16:00

    Olá Thiago, sim envio por e-mail o contato da advogada!
    abraços

  53. Ayla comenta:

    junho 6, 2015 @ 10:03

    Ola ..tou com um problema ..eu não concluir o. Ensino fundamental ..e o histórico estava com migo e perdoe …o que eu faço ..pois sem histórico não posso estudar..tou desesperada ..o que eu tenho que fazer tem como pegar segunda via da ultima escola em que estudei ..pois estudei em escolas e desistia no meio do ano ..tenho que ir na escola em que concluir o ultimo ensino?

  54. carlos eduardo vargas comenta:

    junho 10, 2015 @ 20:49

    ola tenho um problema nao estou mais na cidade q conclui o ensino medio como faço para conseguir uma segunda via

  55. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 11, 2015 @ 3:42

    Carlos Eduardo, terá que entrar em contato com Secretaria de Educação que supervisiona a cidade de origem. Se for no Estado de São Paulo cada cidade tem uma Diretoria de Ensino, deve entrar em contato com a da cidade da escola de origem ou mesmo com a escola.

    abraços

  56. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 11, 2015 @ 3:46

    Ayla , funciona assim..

    escola – tem o histórico – faz a transferência para outra escola o histórico segue para a outra escola.

    Comece pela última escola e talvez tenha que fazer uma peregrinação para saber em qual escola ficou parado o histórico, ok?

    abraços

  57. Ana Mayara comenta:

    junho 12, 2015 @ 12:32

    Olá bom dia,
    estou numa situação complicada.. no ano de 2008 concluí o ensino médio no colégio Atg RJ só que eles cobravam um valor absurdo para entregar o certificado de conclusão, e fiquei um tempo sem ir até o colégio, em 2013 fui até lá para pegar o histórico escolar e declaração para iniciar no curso Técnico de segurança do trabalho. Paguei pra retirar o histórico e com a declaração consegui me inscrever no no curso técnico … meses depois, o colégio fechou pq o dono em 2011 abriu um colégio técnico e enganou todos os alunos. Conclusão, me formei 2008 hoje estou sem certificado não estou no diário oficial.. o único documento que tenho é uma declaração de conclusão do curso terminei o curso técnico de segurança do trabalho , porém não consigo tirar meu registro sem o certficado do ensino médio e histórico escolar.. Tenho que fazer o ensino médio novamente ? eles ficaram com meu histórico , tenho como pegar 2º via no antigo colégio que estudei , antes de ir pra la ??

  58. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 12, 2015 @ 14:07

    Ana Mayara,

    Nossa… é ilegal cobrar para expedir certificado de conclusão !!!

    Se a escola Atg RJ tinha autorização da Secretaria de Educação (SEEDUC) para funcionar em 2008 o próprio SEEDUC poderá expedir o seu certificado porque os documentos de escola que fecha ficam sobre a guarda da Secretaria.

    Mas se o Atg RJ não tinha autorização de funcionamento você não tem nada e terá que fazer o ensino médio ou pelo EJA em escola pública para não cair em outra arapuca ou via ENEM e indicar no ato da matrícula que quer o certificado de conclusão do ensino médio. Atingindo a pontuação exigida você pega o certificado.

    Pena que para este ano as inscrições encerraram no dia 05/06.

    tenho como pegar 2º via no antigo colégio que estudei , antes de ir pra la ?? Se a escola fechou só o SEEDUC é que deve ter essa documentação, ok?

    É isso! abraços

  59. Marilene da silva comenta:

    junho 18, 2015 @ 14:19

    Ola, cursei o supletivo no ano de 1998, na época não peguei meu histórico, porém em 2014 entrei na faculdade…quando fui procurar a escola para adqui meu histórico descobrir que a escola fechou, procurei então a Delegacia de ensino ligada a escola, descobrir que a escola antiga tinha sido extinta e agora cassada.A delegacia abriu uma sindicância para verificar, mas mesmo assim consegui me matricula por meio de uma declaração da Delegacia de Ensino…agora preciso de mais uma declaração para ativar minha matricula, entrei em contato mas a supervisão mudou. Qual será o procedimento agora.Será q vao me da novamente uma declaração.Estou preocupada!!!

  60. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 18, 2015 @ 20:11

    Marilene, que situação…

    1) Se na época que você estudou na escola ela tinha autorização a DE tem que lhe fornecer o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio porque os documentos da escola ficam na DE.

    2) Se a DE não resolver isso você terá que procurar a Defensoria Pública, ok?

    abraços

  61. Amanda de Carvalho comenta:

    junho 19, 2015 @ 3:31

    Boa noite, eu cursei 1 ano do ensino médio na escola pública e o 2º e 3º ano supletivo em uma escola particular, a escola até fechou mais tenho o certificado de conclusão reconhecido direitinho, mas por conta desse 1 ano cursado em escola particular não posso me inscrever no PROUNI. Gostaria de saber se posso fazer o EJA para ter um novo certificado de escola pública sem problema por já ter um certificado de escola particular?

  62. SANDRA RODRIGUES comenta:

    junho 19, 2015 @ 11:31

    Oi preciso urgente de um certificado do encimo médio , para fazer um curso de RECURSOS HUMANOS , parei na 8 serie e preciso urgente me de uma solução.
    grata.

  63. JM Antunes comenta:

    junho 19, 2015 @ 14:02

    Por gentileza, esclareçam-me uma dúvida. Escola de Ensino Fundamental e Médio (Estado de MG) pode cobrar R$50,00 (Cinquenta Reais) por uma 2ª via de Histórico Escolar do Ensino Médio?

  64. Aurilene oliveira comenta:

    junho 20, 2015 @ 1:36

    olá terminei meu ensino médio em um colegio particular aqui em fortaleza ,o colégio fechou e tive que buscar o certificado na secretaria de educação .Consegui meu certificado mas lá não constava meu histórico escolar . O que devo fazer ,preciso do histórico para matrícula na faculdade. Não sei como consigo.

  65. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 20, 2015 @ 5:19

    JM Antunes.. não sei dizer com certeza… cobrar taxa de 2a via é de praxe.. acho que não é ilegal.. a 1a via sim, mas a 2a penso que não há problema.

  66. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 20, 2015 @ 5:26

    Sandra, infelizmente não há milagres.

    Não há urgência .. se comprar um certificado além de ser ilegal corre o risco de ser falso.

    Estudar é o único caminho via EJA ou ENEM ok?

    abraços

  67. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 24, 2015 @ 2:52

    Aurilene, os documentos dos alunos de escolas extintas ficam na Secretaria de Educação. Seu histórico deve ser solicitado na Secretaria. Se ela forneceu o certificado, terá que fornecer também o histórico, ok?

    abraços

  68. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 24, 2015 @ 2:56

    Amanda, não porque você já cursou o ensino médio, já consta que é concluinte e não há como anular o passado e fazer novo ensino médio.

    O critério para o PROUNI é ter estudado integralmente em escola pública.

    abraços

  69. thiago comenta:

    junho 27, 2015 @ 15:24

    Bom tarde Sônia , oq acontece estou com uma dúvida como tenho o nome muito grande gostaria de saber se tem algum problema em abreviar meu nome ao assinar meu certificado de conclusão … uma dúvida boba mais desde já agradeço

  70. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 29, 2015 @ 2:14

    Thiago sua assinatura em quaisquer documentos devem ser iguais ao que está em sua carteira de identidade – RG ok?

    abraços

  71. Débora comenta:

    julho 2, 2015 @ 22:49

    Terminei meu ensino médio em 2012, porém não peguei meu certificado. Eu ainda consigo pega-lo na minha antiga escola? E o meu histórico?

    Obrigada.

  72. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 3, 2015 @ 21:14

    Débora, consegue sim , exceto se a escola fechou , caso contrário, a secretaria da escola tem que ter essa documentação arquivada, ok?

    abraços

  73. Linda nunes Ferreira comenta:

    julho 4, 2015 @ 0:40

    Oi! Eu terminei o ensino fundamental tenho certificado comprovando. Mais não fiz o ensino médio, e pretendo fazer uma faculdade mais não tenho o certificado do ensino médio. Posso fazer faculdade sem o ter o certificado do ensino médio? Tenho pressa e pra estudar,tudo de novo leva muito tempo. Me dê uma opinião por favor! Obrigado! Boa noite

  74. Lídia Gonçalves comenta:

    julho 6, 2015 @ 16:53

    Sônia, fiz uma prova para eliminação de matérias e conclusão do 2 grau em Brasília porém não me lembro a data e já tem uns 8 a 10 anos . Como faço pra saber o resultado das provas que fiz?
    Outra dúvida e sobre se uma escola de ensino a distância faz certificados com datas retroativas ela está agindo ilegalmente?

  75. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 14, 2015 @ 18:05

    Linda, não , não pode.

    O ensino médio é condição para ingresso na faculdade.

    Preste ENEM 2016 e indique que quer o certificado de conclusão do ensino médio, ok?

    Alcance a pontuação de 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 na redação.

    E pronto.

    Não existe mágica ,ok?

    abraços

  76. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 14, 2015 @ 18:06

    Lídia, infelizmente não disponho desta informação.

    Você deve buscar orientação junto a Secretaria de Educação de Brasília.

    Sim, é ilegal registrar data retroativa.

    abraços

  77. cassia regina comenta:

    julho 15, 2015 @ 17:51

    preciso desesperadamente do meu certificado de conclusão do ensino médio, porem o colégio sumiu como devo proceder?

  78. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 16, 2015 @ 3:12

    Cassia,

    Será que você foi vítima de um golpe?

    Bem, supondo que não, os responsáveis pela documentação é a Secretaria de Educação do seu Estado.

    Você deverá entrar em contato com eles e pedir orientação ok?

    abraços

  79. karlla batista martins comenta:

    julho 16, 2015 @ 17:37

    Boa tarde!!
    preciso de uma grande ajuda…
    Concluir 1 e segundo e segundo colegial, em uma escola até conhecida na época “Mincrolins” aqui de SP, PAGO” que (Hoje já mudou de nome mas a coordenarão é a mesma) 5 meses de aula terminei, foi uma grande demora pra conseguir receber praticamente no fim do ano que estudei aguardei 6 meses, Assim chegou uma folha da publicação do diário oficial , ” DIÁRIO OFICIAL UNIÃO” e certificado “Centro caroca de ensino superior” de 2011. Ate consigo visualizar no
    http://portal.in.gov.br/ e na Pagina do JusBrasil porem SÓ NAS PUBLICAÇÃO DO “UNIÃO ” QUE PELO QUE EU ENTENDI É DO GOVERNO.
    SENDO ASSIM TERMINEI A FACULDADE NA UNIP E MINHA COLAÇÃO SERIA 20/07/2015 AGORA , MAS ME LIGARAM DA FACULDADE E INFORMARAM QUE ELES PRECISAM DA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DO RIO DE JANEIRO QUE SÓ DIÁRIO DA UNIÃO NÃO É O SUFICIENTE, MAS JÁ TEVE ALUNOS COM MESMO CASO QUE EU E DÁ PRA SER RESOLVIDO”.
    ENTREI EM CONTATO COM A ESCOLA QUE FIZ ENSINO MÉDIO , A MESMA CONDENADORA Q ME ENTREGOU NA ÉPOCA DISSE QUE NÃO ERA POSSÍVEL PUBLICAR DUAS VEZES E QUE A ESCOLA QUE NO QUAL VEIO MEU CERTIFICADO E TUDO FECHOU EM 2013. PASSOU UM END. DE UM POUPATEMPO DO RIO SENDO Q MORAMOS EM SÃO PAULO , PRA QUE EU ENVIASSE AS COPIAS DOCUMENTAÇÕES QUE TENHO AUTENTICADA E UMA CARTA, ESCRITA , pedindo inpeçao escolar , mas demoraria mais de 190 dias o retorno.
    o que posso fazer pra ter essa publicação pelo estado do RJ pois só costa no Diário oficial da UNIÃO
    desepero total

  80. karlla batista martins comenta:

    julho 16, 2015 @ 18:58

    só uma obs. na Faculdade estou como formada , mas não posso ritirar nada ainda e no site de publicações do diário oficial meu nome só aparece como concluinte mas na parte =
    Diários do Executivo
    Diário Oficial da União (DOu)

  81. Luciano comenta:

    julho 17, 2015 @ 3:26

    Olá…
    Gostaria de saber se há algum.problema de cursar o ensino médio, após ter concluído a faculdade. Pois o meu caso, a escola não tinha permissão para funcionar, e agora que concluir a Facul. Tenho que ter a publicacao do diatioboficial do ens. Médio. Fiz o 1 ano no colégio publico, e o 2 e 3 ano EJA no colégio particular.

  82. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 19, 2015 @ 1:45

    Karlla infelizmente não tenho ideia de como resolver isso … quem tem autorização de publicar no Diário Oficial é a escola que lhe certificou.. infelizmente não há como resolver isso antes da colação de grau…Dia 20/07 é na próxima semana.

    Mesmo que vc constituir um advogado e ele impetrasse um mandado de segurança que é a ação mais rápida não tempo hábil para a colação de grau.

    Verifique na secretaria se vc pode colar grau pro-forme apenas para não perder a festividade com os colegas e depois vc resolve a entrega da documentação.

    Infelizmente não sei lhe dar uma recomendação para este caso.. abraços

  83. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 19, 2015 @ 1:49

    Luciano, há problema .. vai depender da secretaria da sua faculdade tentar regularizar a sua situação… A faculdade não pode expedir o seu diploma sem o certificado de ensino médio ou com o certificado com data posterior a data da conclusão do ensino superior…

    Mas tente conversar na sua faculdade para ver o que eles tem a propor ok?

    abraços

  84. karlla batista martins comenta:

    julho 21, 2015 @ 0:56

    Olá Sonia Muitissimo obrigada pela atençaão que vc tem a todos aqui na sua pagina!!

    então minha preocupação nem é pelo caso da pressa da colocação verifiquei junta a secretaria da Faculdade , eles me informaram que só eu conseguindo a publicação no diário oficial no Estado eles ja marcam uma colação.
    no meu caso seria como um caso que vc até citou em um dos seus Tópicos de um casal que conseguiu resolver e terem seu certificado reconhecido pelo Mec da ESCOLA CENTRO CARIOCA DO RIO DE JANEIRO., MEU CERTIFICADO tbm veio DESSA ESCOLA. não sei se esse diário oficial UNIÂO . existe nunca ouvi falar… será que ligando na secretaria do rio de janeiro eles conseguiriam me ajudar ou teria que recorrer na Justiça ? pq a escola que estudei aqui em sp disse que esse Centro carioca de ensino superior , fechou…
    se puder me dá uma dica agradeço :)

  85. karlla batista martins comenta:

    julho 21, 2015 @ 1:02

    o caso que eu cito ter visto que vc havia dito era esse abaixo:
    Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o conteúdo a distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era na verdade um pólo de ensino a distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.

    Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.

    Neste caso, o juiz expediu oficio ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.

    meu caso está tipo esse…
    obrig

  86. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2015 @ 14:55

    Karlla, o casal foi para a Justiça.

    O SEEDUC é muito lento, mas você pode tentar. Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2333-0612

    Caso queira verificar as condições de se conseguir na Justiça posso indicar advogado para você mas ele cobra a consulta ok? O mesmo advogado que conseguiu resolver o caso do casal. .Ela tem 6 casos ganhos e 6 casos em andamento. Acho que é a melhor opção para a Justiça.

    O Centro Carioca é um problema , não sei se fechou , mas certamente estava irregular.

    abraços

  87. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2015 @ 14:57

    Sim Karlla, eles conseguiram regularizar a vida acadêmica via Justiça. Caso queira posso indicar o advogado deste caso específico e você entrar em contato para uma consulta visando saber quais as reais chances de obter êxito via Justiça,ok?

    abraços

  88. karlla batista martins comenta:

    julho 23, 2015 @ 3:57

    vou tentar ligar nesse numero, e na secretaria qlq coisa ja peço ajuda sobre indicação do advogado! ;) muito obrigada

  89. Natalia comenta:

    julho 26, 2015 @ 19:46

    Oi eu estudei no colégio edilson soares Brasil em conjunto Ceará (fotaleza)esse colégio passou a ser do município aí passei pro v5 e o meu certificado da do ensino fundamental nai está em nenhum dois dois.
    ComO posso pegar meu certificado 2 via?

  90. Bruno comenta:

    julho 27, 2015 @ 11:40

    Bom dia,

    Conclui o ensino medio na instituição colegio curso castro de amorim no rio de janeiro, sao joao de meriti. Porém, ao pegar meu certificado de conclusao, o numero do meu RG veio errado e como meu certificado nao veio com o nome o colegio no qual eu frequntei as aulas e provas, para finalizar fui informado pela coordenação que a instituição que geriu meu certificado foi fechada.Como devo proceder ?

  91. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 27, 2015 @ 16:25

    Bruno, terá que buscar orientação junto a Secretaria de Educação que é a responsável pela supervisão, fiscalização e arquivamento de todos os documentos acadêmicos das escolas que fecham ou são cassadas, ok?

    abraços

  92. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 27, 2015 @ 16:27

    Natalia, quem poderá lhe fornecer a 2a via do certificado é a última escola que frequentou. Se houver problemas busque a Secretaria de Educação Municipal, ok? abraços

  93. Rosana TF comenta:

    julho 30, 2015 @ 8:29

    Ola,bom dia.
    Fiz o Eja na época eu cursei as aulas,fiz as provas em Porto alegre RS.
    Mas a instituição que ia nos dar o diploma era de SP.
    Mas na época não peguei o diploma,e quando fui buscar não estavam mais no local,mas antes disso eu fiz meu cadastro pra presta o vestibular na Unisinos em Canoas e me passaram o nome da instuição e tudo fiz meu cadastro e passou.
    Gostaria de saber como faço pra saber em qual escola estou cadastrada, se é que esta cadastrada né.
    Como faço pra procurar qual o caminho?
    Desde já agradeço se poderem me ajudar,caso o contrario terei que cursar novamente o 2 grau..
    Rosana

  94. Rosana TF comenta:

    julho 30, 2015 @ 8:32

    O pior de tudo que não lembro o nome da instituição,nada,não anotei no dia,se tivesse anotado podia solicitar com eles mas nem isso eu tenho e vou saber onde está cadastrada,qual é a escola,imagina quantas escolas tem em toda SP…
    Obrigada..Rosana

  95. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 31, 2015 @ 13:46

    Rosana, acredito que você foi vítima de um golpe e nada a ser feito com relação a isso.

    Se você não lembra o nome da escola como irá procurar na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo qual foi a escola ? São mais de 3.000 escola só na capital.

    Eu recomendo que faça o supletivo EJA em POA em escola pública ou preste o ENEM e solicite o certificado de conclusão do ensino médio..

    Não vejo outra saída, ok?

    abraços

    Infelizmente sem o nome não é possível averiguar.

  96. Marcia comenta:

    agosto 7, 2015 @ 12:27

    Olá, fiz o curso de técnico em secretariado (pós médio) em uma instituição aqui no RJ chada curso TED, que não existe mais. Na época que terminei o curso, peguei histórico, declaração e outros documentos, que me possibilitaram fazer o registro de técnico em secretariado no ministério do trabalho. Depois de algum tempo a instituição liberou meu diploma, mas acabei perdendo. Tentei localizar a instituição, mas como disse, ela não existe mais. Uma vez que já tenho o registro de secretariado, acredito que não precise mais do diploma, correto? Mas vai que um dia eu precise… Como posso consegui-lo? Obrigada.

  97. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 7, 2015 @ 18:57

    Marcia, depende.. se for fazer um concurso público e no editorial determinar o certificado do médio daí você vai precisar dele.

    Você deve entrar em contato com o SEEDUC Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2333-0612 e verificar com eles com quem fica a 2a via dos documentos, ok?

    abraços

  98. Fernanda Kerley comenta:

    agosto 10, 2015 @ 1:04

    Oi, boa noite.
    Eu sei que o post é bem antigo, mas não sei mais o que fazer em decorrência ao meu problema.
    O que aconteceu é que minha mãe sempre se mudava muito, daí eu sempre estudava em escolas diferentes, em uma dessas cursei a antiga quinta e sexta série, porém a escola veio a falir, fechou antes que eu pudesse resgatar o historico, uma tia minha apenas conseguiu pegar minha declaração. Então cursei em outra escola a setima e a oitava série, e também apenas com a declaração entrei em outra escola para cursar o ensino médio. Eu era muito nova e não sabia as gravidades dos problemas e minha mãe também sempre trabalhou muito e nunca teve tempo para resolver essas coisas.
    O que acontece agora é que tudo interfere no meu futuro, e eu não sei mais o que fazer. Fui na secretaria de Educação Municipal e eles pediram para abrir uma busca ni Rio Poupa Tempo,fomos la, mas depois de quase um ano, eles me mandam um email dizendo que não encontraram meu histórico.
    Pelo que pesquisei, para a obtenção do certificado de ensino médio eu preciso do histórico escolar (certo?)
    Sem contar que tantos ensinos superiores quantos concursos públicos pedem as documentações, certificado, histórico.
    Minha ultima saida é ir na Secretaria de Educação do Estado ver se encontram. Já pesquisei que posso adquirir o certificado pelo Enem, porém teria que ser o do ensino fundamental e o médio, e meu ensino médio é tecnico, sem contar o suor que minha mãe fez para pagar o ensino. Estou muito angustiada, sinto que meus esforços durante todo esse tempo resultaram a nada.
    Por favor se puder me da uma direção em torno disso, não saberia como agradecer.

    Obrigada!

  99. Marcelo Esteves comenta:

    agosto 10, 2015 @ 13:16

    Olá,

    Preciso comprovar que minha avó cursou aulas regulares de língua Portuguesa. Para isso, foi até a escola na qual ela estudou em 1939, porem a escola fechou em 2009 e o acervo está sob custódia de outra escola, esta escola alega não ter os documentos desta época e que podem ter sido perdidos com a ação do tempo.
    Já me dirigi até a Delegacia de Ensino da cidade e todos dizem não ter oque fazer.
    Existe alguma forma de contornar esta situação?

  100. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 10, 2015 @ 21:59

    Marcelo, que situação. Em tese nenhum documento escolar pode ser extraviado.

    Infelizmente só na Justiça é que conseguirá algo.

    Constitua um advogado (posso indicar um) ou busque a Defensoria Pública ,ok?

    abraços

  101. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 10, 2015 @ 22:04

    Fernanda , infelizmente todo o processo está errado.

    Você deve ter um histórico parcial do ensino fundamental, daí é olhar e iniciar a busca pela escola que não lhe forneceu.

    Mesmo quando a escola fali o responsável legal pela documentação dos alunos é a Secretaria Estadual de Educação se a escola era particular ou estadual ou Secretaria Municipal de Educação se a escola era municipal.

    Difícil… não sei..

    Alternativas:

    1) constituir um advogado para acionar a Secretaria de Educação

    2) Prestar o ENEM e conquistar o certificado de ensino médio que dispensa o do ensino fundamental conforme consta no Guia do Certificado do INEP.

    Infelizmente é isso..

    abraços

  102. Fernanda Kerley comenta:

    agosto 11, 2015 @ 2:52

    Obrigada pela ajuda Sônia!
    Vou procurar um advogado para me informar, e ver se tem como meus documentos serem recuperados, se por acaso demorar muito, ou ser algo quase impossível, acho que o meio mais rápido de conseguir esse certificado vai ser através do ENEM. Você sabe se mesmo eu já tenha feito minha inscrição eu poderei mudar antes da prova? Ou só mesmo ao que vem, quando eu for realizar uma nova inscrição?

    Valeu mesmo pelas dicas!

  103. Marcia comenta:

    agosto 11, 2015 @ 15:18

    Como conseguir a publicação no diário oficial do meu curso pós médio? Não tenho o diploma e a escola foi extinta. tem como pesquisar no diário oficial pelo nome e ano?
    Obrigada.

  104. Natan comenta:

    agosto 12, 2015 @ 15:19

    Olá, poderia me tirar uma dúvida? Eu terminei o ensino médio em 2013 e recebi meu certificado e histórico e guardei, só que ele estava errado, na parte de trás onde vai o registro era pra ter 16/01/14 pois como terminei em 2013 ele foi feito e registrado no começo do ano de 2014, mas tinha (registrado em 16/01/13) e só vi esse ano de 2015 e me dirigi a escola para saber se tinha algum problema e eles ajeitaram e ficaram com o errado ( rasgaram, guardaram, não sei) só que esse anterior com a data errada eu já tinha entregado a xerox dele autenticada em uma escola técnica eu queria saber se isso pode me dá algum problema no futuro? As demais informações estão todas certas tanto no antigo como no novo s única diferença é essa um tinha 16/01/13 enquanto o certo seria 16/01/14 e nessa escola técnica eu fui lá e expliquei eles disseram que não tem problema(já terminei e recebi o diploma técnico dias antes de ver o erro) pois essa data é irrelevante pois se trata da data do registro e o que importa são as informações como o meu nome, escola e ano de conclusão, isso procede? Sempre fui esforçado nos estudos e temo me prejudicar por isso e as vezes fico me culpando por não ter visto antes.

  105. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2015 @ 16:04

    Natan, não me parece que haverá problemas, ok?
    abraços

  106. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2015 @ 16:11

    Marcia, se você não tem o certificado de conclusão de ensino médio de nada adiante ter a publicação no Diário Oficial. A publicação é um pro-forme.

    A 2a via do certificado poderá ser expedida na Secretaria de Educação do seu Estado , responsável pelo arquivamento e manutenção de todo a documentação de todas as escolas extintas.

  107. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2015 @ 16:26

    Fernanda, se você fez a inscrição do ENEM 2015 e não indicou que queira o certificado não vai consegui-lo .. leia abaixo:
    O participante do ENEM interessado em obter o certificado de conclusão do
    Ensino Médio deverá atender aos seguintes requisitos:
    I – indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no Exame para fins
    de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a
    Instituição Certificadora;
    II – possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de
    cada edição do Exame;
    III – atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das
    áreas de conhecimento do Exame;
    IV – atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

    http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/certificacao/2014/guia_certificacao_enem_2014.pdf

  108. Maria comenta:

    agosto 13, 2015 @ 4:13

    Fui tirar a segunda via do meu certificado do ensino médio e a segunda via tem a mesma data da primeira via isso é certo? Na primeira via minha que molhou tinha fortaleza, 16 de março de 2012 e fui pedir uma segunda via e veio fortaleza, 16 de março de 2012 mesmo tendo sido pegue esse ano. A escola disse que apenas transcreve as informações isso é verdade?

  109. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 14, 2015 @ 15:38

    Maria, sim, está correto porque a data não é a da expedição do certificado, mas sim quando vc terminou o ensino médio.

    Sim, está correto. Abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui





  110. jose comenta:

    agosto 15, 2015 @ 20:34

    Bom dia
    tenho 47 anos e não tenho o ensino fundamental si eu fizer a prova do Enem 2015 e passar Eu não preciso apresentar o fundamental na faculdade junto com ensino médio .
    Ou eles podem exigir o ensino fundamental

  111. Fernando comenta:

    agosto 16, 2015 @ 23:13

    olá! meu diploma tem uma palavra escrita errado…insthituto e o correto é instituto! tem algum problema?

  112. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 17, 2015 @ 1:30

    Fernando, não, não é um problema. Problema seria se o seu nome estivesse grafado errado,ok?
    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui





  113. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 17, 2015 @ 1:35

    Olá José, o certificado do ensino médio conquistado via ENEM elimina a necessidade do ensino fundamental.

    Para vc prestar o ENEM não precisa ter o ensino fundamental. Abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui





  114. Leandro Andrade de Oliveira comenta:

    setembro 5, 2015 @ 4:55

    Bom dia!
    Preciso muito de ajuda. Dei entrada no processo de diploma escolar de colégio extinto em Agosto de 2005, até o momento não tive resposta do processo, mesmo com algumas idas no Metro 4, no entanto nunca tenho uma resposta. Consulto o andamento do processo pelo site da PRODERJ e acho um absurdo a demora no atendimento e na resolução dos problemas. Meu processo está parado a anos sem resposta. Estou impedido de ingressar em uma instituição superior pelo fato que não tenho um documento para comprovar minha conclusão, o único que conseguiu pegar no colégio foi o histórico, mas não foi aceito na instituição. O numero do processo é E-03112024932005 com data de inicio dia 15/08/2005.

  115. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 5, 2015 @ 14:19

    Leandro, acho que a saída para você é a Justiça.

    Constitua um advogado se tiver condições financeiras porque é bem cara um mandado de segurança.

    ou busque a Defensoria Pública para impetrar um mandado ou um ação de obrigação de fazer contra a Secretaria de Educação que não lhe dá um retorno, ok?

    abraços

  116. Rafael comenta:

    setembro 14, 2015 @ 0:07

    Boa noite, meu caso é o seguinte, em 2007 eu fiz um supletivo boca de porco e peguei meu diploma do ensino médio, mais a escola era muito porca, todo mundo pegava diploma mesmo sem ir pras aulas, que foi meu caso. Não que me orgulhe disso porem é a realidade. em 2009 mudei pra sp e trouxe meu diploma, me inscrevi em 2 técnico e não terminei nenhum, esse ano me matriculei na faculdade normal, porem precisei do diploma pra uma empresa e verifiquei q tinha perdido.. Liguei na escola lá em goias e tive uma péssima noticia, q a escola não possuía nenhuma informação minha como aluno… Me desesperei na hora, pois preciso da segunda via do diploma, ou seja consta como se eu nunca tivesse estudado lá. Como saber se meu diploma q perdi é realmente autenticado? o fato de eu ter conseguido me matricular em cursos técnico ou até mesmo na faculdade prova isso? meu maior medo é terminar a faculdade e dar problema esse ensino médio. Por favor como faço pra saber se meu diploma é registrado certinho? pq se não for eu quero fazer um supletivo antes de terminar a faculdade. Por favor estou desesperado. Tenho o numero do registro aqui pois tenho uma copia dele que tirei para faculdade porem perdi o original. Grato.

  117. Joseana Silva comenta:

    setembro 15, 2015 @ 14:55

    Amigos quem puder me ajudar eu desde ja agradeço.
    Conclui o ensino médio em 2006 e ate hoje ainda não consegui o me histórico escolar.
    O colégio em que eu estudava era particular o “JF”, mas faliu.
    Já faz 3 anos que estou atras da minha documentação sem sucesso.
    Já fui a varias – secretárias de educação – diferentes.
    Isso esta me atrapalhando muito..
    o numero do meu processo é E – 03/0171014//2013
    data de inicio 03/04/2013

  118. mariana comenta:

    setembro 16, 2015 @ 17:34

    Por favor, me ajudem!!
    Amigos eu fiz curso de supletivo a distancia em 2013 uma escola chamada Soma Supletivo em Campinas na Av Ancheita ,173 Mas a escola sumiu , o que faço? onde devo procurar .

    grata

  119. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 16, 2015 @ 21:22

    Mariana, infelizmente acredito que foi vítima de golpe.
    Recomendo que faça o EJA para conquistar um certificado legítimo.
    Você pode entrar em contato com a Diretoria de Ensino Leste para saber a respeito desta “escola”, ok?
    Telefone: 3741-4110
    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  120. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 16, 2015 @ 21:28

    Joseana,

    Neste seu caso acredito que só na Justiça conseguirá resolver a situação já que a Secretaria de Educação do seu Estado nada resolveu até o momento.

    Constitua um advogado ou busque a Defensoria Pública.

    Outro jeito é prestar o ENEM 2016 e indicar no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio. Alcançando a pontuação necessária você pega um certificado válido em todo o território nacional, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  121. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 16, 2015 @ 21:52

    Rafael, se a escola nem registro seu tem provavelmente o certificado expedido não tinha validade.

    Recomendamos que faça o EJA ,em escola pública, ou preste o ENEM 2016 indicando que quer o certificado de conclusão do ensino médio no ato da inscrição. Alcançando a pontuação necessária conquistará o seu certificado.

    Para saber se o seu certificado de conclusão do ensino médio é válido somente junto a Secretaria de Educação do seu Estado que supervisiona a escola que você estudou, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  122. claudia da conceição de jesus comenta:

    setembro 18, 2015 @ 14:53

    moro em corumba ms e estudei na escola polivalente de candeias Ba concluindo o curso de magisterio em 1993 mais mão peguei i o meu historico de conclusão como posso fazer para receber vcs pode me ajudar.

  123. artemiza comenta:

    setembro 19, 2015 @ 15:45

    boa tarde…conclui meu ensino médio em 1989, em uma escola particular do estado do rio de janeiro, essa escola fecho, fui até a secretária de ensino e peguei meu historico escolar, a funcionaria disse que sairia no diario oficial e o historico seria valido para toda a faculdade, fiz um curso tec. no senac de são paulo o historico foi valido, mais pra faculdade anhembi, estão solicitando uma declaracão de conclusao, como faço para obter essa declaracão?
    dese ja muito obrigado.

  124. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 21, 2015 @ 17:44

    Claudia, procedimentos:

    1) Entrar em contato com a escola que você estudou para solicitar o seu histórico. Telefone: +55 71 3605-1445

    2) Se não conseguir terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, via Núcleo Regional de Educação= NR26 em Salvador que é responsável pelas escolas de Candeias. Telefones (71) 3243-1624 / 3117-1478 / 3243-5509/4273 – E-Mail: nre26@educacao.ba.gov.br

    Entre em contatos com eles para poder saber como você faz para pegar o seu certificado ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  125. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 21, 2015 @ 17:48

    Artemiza, terá que entrar novamente em contato com o SEEDUC para que este possa fornecer a declaração ok?

    abraços

  126. Monica comenta:

    setembro 28, 2015 @ 3:40

    Estou participando de processo seletivo no exterior, e preciso apresentar comprovante de ensino médio com nota. Tenho duas perguntas:

    a) Concluí o Ensino Médio no ano 2000 em uma escola que já não existe mais. Mesmo que a Secretaria de Educação do Estado ainda tenha registro dos meus dados, é possível fazer uma nova certificação de Ensino Médio prestando ENEM, EJA ou outra prova para melhorar minha nota?

    b) É possível conseguir um certificado de Ensino Médio através da minha nota do ENEM antiga (2001)?

    Desde já deixo meus parabéns pelo trabalho de esclarecimento das dúvidas aqui! Obrigada!!

  127. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 28, 2015 @ 14:24

    Olá Monica,

    a) Concluí o Ensino Médio no ano 2000 em uma escola que já não existe mais. Mesmo que a Secretaria de Educação do Estado ainda tenha registro dos meus dados, é possível fazer uma nova certificação de Ensino Médio prestando ENEM, EJA ou outra prova para melhorar minha nota? Se a Secretaria tem a documentação penso que não, porém se esta documentação foi perdida sim.

    b) É possível conseguir um certificado de Ensino Médio através da minha nota do ENEM antiga (2001)? Não. A certificação, via ENEM, foi instituída em 2012, salvo engano. Não há menção na lei a respeito do efeito ser retroativo. Em geral, a lei funciona a partir dela. Segue o link do Guia de Certificação para vc ler http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/certificacao/2014/guia_certificacao_enem_2014.pdf

    Recomendo que preste o ENEM , alcance uma boa nota e daí solicite o certificado. Mesmo que não consiga o certificado, a nota do ENEM é importante para várias coisas, então, vale a pena obtê-la.

    Agora, a Secretaria de Educação tem que ter a documentação se a escola era credenciada. Se a escola não era credenciada daí a documentação não existe e vc não tem ensino médio. Neste caso sugiro também que faça o EJA que talvez a certificação sai mais rápido do que o ENEM.

    A inscrição do ENEM é em Maio e o exame em outubro, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  128. Elton Cesar comenta:

    setembro 29, 2015 @ 15:44

    Fiz supletivo em uma escola particular a muitos anos atras,agora que estou precisando do certificado não encontro,o pior de tudo pelo fato de ter passado tanto tempo eu não me recordo com certeza o nome da escola ao certo,é possivel localizar o nome da escola?
    OBS:A escola não se encontra mais onde fiz o supletivo,como proceder?

  129. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 29, 2015 @ 16:35

    Elton, infelizmente sem o nome da escola fica impossível de encontrá-la.

    A saída para você é prestar o ENEM e indicar no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio e alcançando a pontuação necessária solicitar a expedição do certificado que será válido em todo o território nacional,ok?

    Outra possibilidade é fazer o EJA em escola pública. Nem pense em fazer EAD supletivo a distância porque todos são golpes e gastará dinheiro à toa, ok?

    abraços

  130. Alexandre da Conceicao Alves comenta:

    setembro 29, 2015 @ 18:24

    colegio entrou em extincao so tem uma declaracao de 2003 e nao consigo o certificado de conclusao do 2 grau ja abrir processo no coiee e na inspecao escolar e ate hj nada o devo fazer

  131. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 29, 2015 @ 22:38

    Alexandre, recomendo a Justiça . Busque a Defensoria Pública ou constitua um advogado para verificar isso para você ,ok?

    Caso precise posso indicar advogada.

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  132. veronica comenta:

    setembro 30, 2015 @ 1:45

    Preciso reconhecer a assinatura do diretor da escola que assinou o certificado do ensino médio, só que o diretor aposentou e a atual diretoria não sabe me dizer em qual cartório ele tinha firma. Como posso resolver isso?
    Agradeço.
    Abraços
    Verônica

  133. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 1, 2015 @ 19:26

    Veronica, recomendo que faça uma busca via Google do nome do diretor para tentar encontrá-lo porque não há como reconhecer a firma sem saber o cartório, ok?

  134. Elizabeth comenta:

    outubro 13, 2015 @ 22:07

    Boa noite! Terminei o ensino médio e peguei minha ficha 19 para me matricular em uma universidade particular, desisti do curso 1 ano e meio depois, agora preciso da ficha, mas a faculdade disse que não devolve. O colégio que eu estudava fechou e minha ficha não está na Secretaria, o que preciso fazer?

  135. samira simões comenta:

    outubro 13, 2015 @ 23:42

    eu sou graduada mais a instituiçaõ abriu falência mais eu perdi meu certificado so descobri esse ano e tbm eu não cheguei a pegar o DO EXISTE ALGUM orgão responsável

  136. madson passos comenta:

    outubro 15, 2015 @ 13:19

    Boa tarde!!!! fiz um supletivo em 2012 no Espirito Santo mas foi expedido no Rj, o certificado veio com uma copia com DO, conferi tambem no DO no site e meu nome esta la. meu certificado é valido? consigo verificar ou estando no DO ja basta? posso prestar vestibular? obrigado.

  137. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2015 @ 19:01

    Madson, a publicação no Diário Oficial não basta.

    É preciso saber se a escola que expediu o seu certificado tem autorização para fazer isso no Rio de Janeiro.

    As escolas do Rio de Janeiro não podem certificar em outros Estados. Isso é um fato .. está explicito no site do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro:

    Os cursos de Educação a Distância autorizados pelo CEE RJ o foram para funcionamento unicamente no endereço constante do Parecer Autorizativo.

    Cursos oferecidos por convênios não são autorizados por este Conselho.

    Documentos expedidos por cursos realizados fora do Estado do Rio de Janeiro não podem ser reconhecidos como válidos com base nos pareceres autorizativos emitidos por este CEE RJ. http://www.cee.rj.gov.br/

    Faça uma busca no site do CEE para verificar se a escola que o certificou tem autorização de funcionar no Rio.
    Se tiver você poderá pedir para o SEEDUC um visto confere.

    Caso contrário não vale nada o seu certificado,ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  138. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2015 @ 19:05

    Elizabeth , a Secretaria de Educação é obrigada a guardar o documento dos alunos.

    Se você estudou de modo regular , tem como provar que estudou na escola por meio de boletins enfim.. alguma coisa poderá impetrar um mandado de segurança contra a Secretaria para lhe fornecer o documento.

    Ou contra a faculdade que não quer lhe devolver o original.

    Você terá que resolver na Justiça.

    Busque a Defensoria Pública ou constitua um advogado ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  139. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2015 @ 19:07

    Samira, que situação a faculdade fecha e você perde o diploma?

    Bem, quem é responsável pela faculdade é o Conselho de Educação e o MEC.

    Você terá que entrar em contato com eles, ok?

    Depende do Estado , qual é o seu Estado?

    abraços

  140. Tiago comenta:

    outubro 20, 2015 @ 14:01

    Olá Bom Dia!

    Faz algum tempo que estou buscando por uma informação similar a que foi passada na página. No caso do aluno já graduado, para uma inscrição numa escola de ensino técnico, a mesma poderia utilizar do histórico do ensino superior?

    Grato

  141. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 23, 2015 @ 2:42

    Tiago, em tese sim, mas em geral as escolas querem mesmo o certificado do ensino médio.

    Mas a Secretaria de Educação do seu Estado tem que ter a 2a via do seu certificado se a escola fechou por algum motivo.

    Se a escola não fechou, a escola tem que ter como emitir a 2a via do seu certificado, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  142. Francy comenta:

    outubro 26, 2015 @ 19:13

    Boa Tarde,

    Em 2007 concluí o Ensino Médio em uma escola chamada TRADIÇÃO em Macaé RJ.
    Na época, me lembro que levei os documentos originais para fazer inscrição na faculdade. Agora concluí, e a faculdade está alegando que não possuí os documentos.
    Fui procurar a escola para solicitar a segunda via, porém a escola fechou.

    Como posso conseguir essa documentação para que eu possa retirar o meu diploma?

    Muito Obrigada.

  143. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 27, 2015 @ 0:12

    Francy se a escola tinha autorização de funcionamento quando você cursou o ensino médio a documentação tem que ficado com a Diretoria Regional que cuida dessa região ok?

    Caso não consiga encontrar (fiz busca mas no momento o site do SEEDUC está indisponível) você entra novamente em contato.

    Também poderá constituir um advogado para impetrar um mandado de segurança contra o SEEDUC para que providenciem a 2a via ,desde que você tenha alguma prova que estudou nessa escola Tradição, o boletim, por exemplo. Posso indicar-lhe um advogado do Rio.

    abraços

  144. Paulo Eduardo Cipriano comenta:

    outubro 30, 2015 @ 0:31

    Em 1997 conclui o ensino médio na cidade de Itatiba / SP,eu tenho o histórico escolar que mostra que estou apto para cursar estudo em nível superior,mas não me lembro de ter o certificado de conclusão do ensino médio.
    Eu preciso ir até a escola para requerer esse certificado?
    Estou precisando para efetuar a matrícula para ingressar na faculdade.
    Obrigado por sua atenção.

  145. Paulo Eduardo Cipriano comenta:

    outubro 30, 2015 @ 0:51

    O nome da escola que conclui o ensino médio é Prof. Oscarlina de Araújo Oliveira.

  146. André Luiz comenta:

    novembro 3, 2015 @ 14:33

    Sônia boa tarde , meu problema é um pouco complicado , e gostaria de sua orientação, estudei numa escola e fiz o ensino médio me foi dado meu diploma de conclusão e ao passar do tempo fiz diversos cursos técnicos entre eles técnico em segurança do trabalho e técnico em meio ambiente , este ultimo esta preso pois solicitaram o nada consta da escola onde fiz o ensino médio e para a minha surpresa esta escola esta fechada e para piorar meu nome não consta no diário oficial, o dono da instituição de ensino faleceu e respondia alguns processos por emissão de documentos, a escola era reconhecida pelo mec, o nome da escola é complexo cultural anchieta em duque de caxias RJ disseram também que a assinatura não consta nos arquivos , PRETENDO FAZER FACULDADE DE ENGENHARIA EM 2016 E PEGAR MEU DIPLOMA DE TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE. Número do processo 510 , ano 2015 origem E -03/017 , por favor me ajude .

  147. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 3, 2015 @ 18:48

    Paulo,

    Acho que você pode entrar em contato com a secretaria da escola para que ela lhe informe se expedem certificado.

    É um caso fácil de resolver ,,, diga que estão lhe cobrando na faculdade,ok?

    abraços

  148. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 3, 2015 @ 18:59

    André, se tudo o que disse você já apurou, infelizmente você não tem ensino médio porque a escola não tinha autorização de funcionamento.

    O que você pode fazer é tentar verificar isso junto a Diretoria Regional de Duque de Caxias responsável pelas escolas pública estaduais e particulares.

    Metropolitana V – telefone (21) 3651-6311 / 3657-004 /36518799/ 3657-003

    ok? abraços

  149. André Luiz comenta:

    novembro 4, 2015 @ 11:56

    sônia concluindo a postagem do dia 03/11/2015 a escola é reconhecida pelo mec muitos alunos tiveram seus nomes anexados ao diário oficial e outras não, ela tinha autorização de funcionamento e os documentos dela estão em poder de um ciep aqui em duque de caxias ,por favor preciso de uma orientação vou ingressar na faculdade ano que vem e passei num concurso publico .

  150. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 4, 2015 @ 17:15

    André caso queira posso indicar advogado do Rio de Janeiro para acionar o Ciep para você já que consta os documentos lá , basta que emitam a 2a via de seus documentos, não é isso?

    Talvez um advogado possa entrar com uma representação junto ao Ciep e solicitar a sua documentação ou acionar a Justiça para isso se a escola tinha autorização de funcionamento junto a SEEDUC,ok?

    Caso precise de advogado entre em contato sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  151. Erisson Cunha comenta:

    novembro 6, 2015 @ 12:46

    Sônia, bom dia!!
    Conclui meus estudos em 2002 no RJ, na época consegui pegar alguns documentos tipo: histórico e um termo de conclusão do ensino médio, pois foi maior enrolada para pegar o diploma.
    Me mudei para o Maranhão e fiquei sabendo que o colégio faliu.
    Como devo proceder para ter meu diploma?
    Desde já agradeço!!!

  152. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 7, 2015 @ 1:12

    Erisson, depende se a escola que você cursou em 2002 tinha autorização de funcionamento junto ao SEEDUC, daí você deve entrar com uma ação no SEEDUC para ter o seu certificado.

    Acho que via Justiça será mais fácil se a escola era credenciada em 2002, porém não é uma ação barata se precisar constituir um advogado. Posso indicar um do Rio de Janeiro.

    Se você considerar viável impetrar uma ação contra o SEEDUC entre em contato sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  153. Livia comenta:

    novembro 17, 2015 @ 3:20

    Sônia, a escola que conclui o ensino medio em 2008, séra fechada em 2016, sei que a rede municipal que vai assumir a escola, se um dia eu precisar do historico como devo fazer
    A escola que estudei do ensino fundamental ao medio o nome e Professor Fermino Ladeira, e fica em Mogi das Cruzes, São Paulo, era estadual e devido a reestruturaçao a Prefeitura vai assumir, uma escola que tem 60 anos.

  154. Livia comenta:

    novembro 17, 2015 @ 3:49

    Estou indignada, pos esta escola fes parte da minha vida e seber que iria fechar se a Prefeitura nao assumisse a escola.
    So quero fazer uma pergunta! para o governador de São Paulo como que ele iria se sentir se fosse com a escola em que ele se formou estivesse entre umas das que serão fechados, ate mesmo do secretário da educação.

  155. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 18, 2015 @ 0:13

    Livia, eu sinto muito que você está a perder a sua escola.

    É muito desastrosa a política que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está a colocar em prática, tanto é que os alunos de muitas escolas fizeram ocupação e estão lutando com garra para que isso não aconteça.

    É lamentável , mas esperado , fiz um estudo a respeito e pude concluir que o Governo Alckmin está enxugando as matrículas desde 2000. http://www.soniaranha.com.br/reorganizacao-do-sistema-publico-de-ensino-do-estado-de-sao-paulo/

    Toda a documentação ficará na escola sob a responsabilidade da rede municipal.

    abraços

  156. André Luiz comenta:

    novembro 23, 2015 @ 10:58

    Sônia bom dia estou tentando entrar em contato com voce referente a indicação de um advogado para cuidar da minha situação, seguindo suas orientações vc tem algum telefone deste profissional .
    OBS: Moro no rio de janeiro

  157. André Luiz comenta:

    novembro 23, 2015 @ 12:58

    Sõnia vc pode me recomendar algum advogado para cuidar do meu problema aqui no Rio De Janeiro me envia o telefone desse profissional

  158. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 23, 2015 @ 16:55

    Ok André,
    estou lhe enviando por e-mail.
    abraços

  159. Paulo Eduardo Cipriano comenta:

    novembro 24, 2015 @ 14:39

    Muito obrigado Sônia…eu entrei em contato com a secretaria da escola e me deram o certificado,inclusive já o levei com o restante dos documentos para a faculdade.
    Abraços e sou muito grato pela sua atenção e ajuda.

  160. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 24, 2015 @ 14:41

    Paulo! Felicidades!
    Tenha um ótimo final de ano!
    Abraços

  161. fabi comenta:

    novembro 24, 2015 @ 19:14

    ola gente, ontem fui pegar meu historico de conclusao do ensino medio e la nao acharam minha pasta, e agora o q devo fazer?

  162. Antonio de jesus comenta:

    novembro 26, 2015 @ 22:05

    Boa noite

    Gostaria de saber quando a escola fecha e manda só o nome do aluno em Ata e diário, mas a pasta deram fim na( derec,) secretaria de educação do estado, mas o certificado e histórico estão em mãos e escola era autorizada, nessa situação terei prejuízo?

    desde já obrigado

  163. taty comenta:

    novembro 27, 2015 @ 2:01

    Ola! Fui buscar meu historico no supletivo ai nao acharam minha pasta, o q devo fazer?

  164. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 27, 2015 @ 5:10

    Taty como assim? Foi em qual lugar? Quem não achou a sua pasta?
    Explique melhor. Aguardo.

  165. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 27, 2015 @ 5:12

    Antonio de Jesus,

    A responsabilidade da documentação escolar é da escola e quando esta fecha a responsabilidade é da Secretaria de Educação que não pode perder nenhum documento.

    Não entendi direito, mas não é para nenhuma aluno sofrer prejuízo, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  166. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 27, 2015 @ 5:29

    Fabi.. lá é aonde?
    Quem não achou a sua pasta?

    aguardo…

  167. Antonio de jesus comenta:

    novembro 27, 2015 @ 15:14

    Boa tarde

    quando foi na derec verificar minha situação me informaram que a escola não tinha mandado a minha pasta com os documentos, mas um funcionário de secretaria de educação achou o meu nome no livro de Ata e diário da escola e constando até as notas mas a pasta sumiu, com isso comprovando que foi aluno. Dessa forma terei problemas futuros , vale ressaltar que a escola era legalizada ou seja tinha registro no cee.

  168. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 29, 2015 @ 16:06

    Antonio não sei o seu Estado mas você deve entrar com documento junto a Secretaria de Educação do seu Estado informando o sumiço da pasta e pedindo providências ok?

    Você pode também entrar com mandado de segurança na Defensoria Pública para que a Secretaria de Educação se responsabilize e regularize a sua situação acadêmica.

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG PARA QUE ELE POSSA AJUDAR VOCÊ – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  169. Antonio de jesus comenta:

    novembro 29, 2015 @ 23:47

    Estive no conselho de educação do estado da Bahia e a responsável disse que minha situação estava normal e que o problema era a escola não ter mandado minha pasta com os documentos. Mas foi encontrado nos arquivos que consta que concluir o ensino médio em livro de Ata e diário e tenho o certificado e histórico em mãos. Gostaria de saber se perder meu histórico não terei outro, uma vez que a secretaria de educação não encontrou os meus documentos e se estou apto para fazer faculdade e concursos públicos. Vale ressaltar que a escola tinha autorização com isso como proceder .
    Desde já muito obrigado pela atenção.

  170. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 30, 2015 @ 4:35

    Antonio folgo em saber que tudo está correto!
    Parabéns! abraços

  171. jouse souza comenta:

    dezembro 7, 2015 @ 12:32

    Olá!, concluir o ensino medio em 1999, porém me mudei para outro estado e não peguei o meu diploma e agora estou precisando muito, mas não tenho condições para viajar no momento.
    O que devo fazer?
    Alguém pode me representar?

  172. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 7, 2015 @ 21:14

    Jouse, você deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado que você fez o ensino médio , envie o pedido por Sedex com AR para garantir um protocolo de envio..

    Não prestamos serviço de representação,ok?

    abraços

  173. ANTONIO DE JESUS comenta:

    dezembro 8, 2015 @ 16:38

    SENHORA SÔNIA BOA TARDE.
    VENHO ATRAVÉS DESTA NOVAMENTE TIRAR MAIS UMA DUVIDA,ESTIVE NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ESTADO DA BAHIA PARA PAGAR UMA SEGUNDA VIA DO HISTÓRICO MAS SEM SUCESSO, O RESPONSÁVEL PELO SETOR ME INFORMOU QUE A ESCOLA QUE HAVIA FECHADO TINHA MANDADO MINHA PASTA SEM A DOCUMENTAÇÃO E QUANDO ELE VERIFICOU ENCONTRO UMA DUPLICAÇÃO NA PRIMEIRA SERIE DO SEGUNDO ANO POR ISSO ESTAVA DANDO INDEFERIDO A DOCUMENTAÇÃO.O MESMO ME PEDIU QUINZE DIAS PARA RESOLVER JUNTO O CONSELHO DE EDUCAÇÃO DE ESTADO. SERÁ QUE TEREI SUCESSO OU VOU TER QUE ENTRA COM O MINISTÉRIO PUBLICO, O PRÓPRIO FUNCIONÁRIO INFORMOU QUE A CULPA NÃO ERA MINHA. GOSTARIA DE SABER SE TEREI PREJUÍZOS FUTUROS.
    DESDE JÁ OBRIGADO.

  174. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 9, 2015 @ 6:09

    Antonio de Jesus, acho que sim.. fiquemos otimistas! Não terá prejuízo se resolverem ok?
    abraços

  175. Cláudio de Oliveira comenta:

    dezembro 10, 2015 @ 12:36

    Cara senhora Sônia, bom dia,

    Me tire uma duvida por favor, conclui um curso técnico no ano de 1982 a 33 anos atrás, fiquei devendo o estagio na época e logo em seguida ingressei em um curso superior aqui em minha região e me formei 05 anos depois, resolvi prestar um concurso que exige certificado de conclusão para o nível médio, tenho direito de prestar este concurso publico? mesmo não tente feito o estagio do ensino médio? Ou o diploma de nível superior me dará direito de assumir o cargo em caso de aprovação? outra pergunta pelo fato de não ter feito este estagio meu curso pode ser cancelado e a escola se recusar a emitir pelo menos o histórico de conclusão este ensino médio?

  176. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 12, 2015 @ 5:04

    Cláudio,

    1) Vai depender do edital do concurso.. é um verdadeiro saco esses editais.

    Em tese se você tem o curso superior, não precisa de apresentar o certificado de médio, mas há editais que se você tiver doutorado vão exigir o certificado de conclusão do ensino médio.

    Infelizmente é o edital que rege o concurso.

    Olha… sem o estágio vc não tem o certificado de conclusão.

    Agora.. se passaram tantos anos, você já tem o ensino superior.. pode ser que a escola emita o histórico..mas não sei…

    Como é que com esse rolo vc conseguiu fazer o ensino superior?

    Então, pela lei o estágio faz parte do curso. Não fazendo o estágio não é cancelado tudo que foi feito, mas fica em suspensão .. aguardando o estágio para fechar o histórico e emitir o certificado.

    Se não der certo.. eu recomendo que você preste o ENEM 2016. A inscrição ocorre em maio mais ou menos e no ato da inscrição você coloca que quer o certificado de conclusão do ensino médio. Alcançando a pontuação vocÊ terá um certificado de ensino médio válido.

    Melhor garantir porque em outros concursos terá um certificado correto a apresentar..

    Agora para resolver o problema anterior como faz tantos anos não sei ..

    abraços

  177. vanda lima comenta:

    dezembro 18, 2015 @ 14:40

    conclui o ensino medio em 1998,so q a escola perdeu meu historico do 1 grau,e mandou eu me virar pra conseguir de novo,como eu morava longe em outra cidade nao tive condiçoes de voltar aquela cidade,e os orgaos competentes exigiram que eu fosse buscar,e dai nao tive como ir .entao estou ate hj sem meu certificado,e agora estar mais dificil ainda pois ja estou morando em outro estado e quero muito voltar a estudar e fazer faculdADE.
    O QUE DEVO FAZER?EU TENHO CHANCE DE FAZER FACULDADE SEM ESSE CERTIFICADO?O QUE EU FAÇO?
    ME AJUDEM EU NAO TENHO A QUEM RECORRER

  178. renato comenta:

    dezembro 18, 2015 @ 18:20

    Boa tarde, Sónia

    Terminei o ensino médio em 1993 e só agora tive oportunidade de fazer faculdade. A Escola em que estudei fechou, então, entrei em contato com a regional de educação e achou meu histórico escolar, mais esta faltando algumas notas do 3 ano, portanto sem a conclusão do ensino médio. E agora o que faço? Já fiz vestibular e estava pronto para começar a faculdade no começo de 2016. Existe algum meio de localizar o edital da época que diz que terminei o ensino médio, no estado de MG?

  179. Edite comenta:

    janeiro 5, 2016 @ 20:19

    Terminei meu ensino fundamental 1993, em uma cidazinha do interior da Paraíba e vim para São Paulo sem pegar o histórico. Será que ainda consigo pega_lo?

  180. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 9, 2016 @ 2:17

    Vanda Lima,peço desculpas pela demora.. final de ano.. festas.. enfim

    1) Se você não tem o certificado do ensino fundamental (antigo 1o grau) mas tem o do ensino médio sem problemas , as faculdade vai solicitar apenas o certificado do ensino médio.

    2) Caso não tenha o certificado do ensino médio (antigo 2o grau) você poderá prestar o ENEM 2016 e indicando no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio e alcançando a pontuação necessária terá o certificado do ensino médio que dispensa o do fundamental.

    3) Você poderá escrever um documento para a Secretaria de Educação do Estado da escola e solicitar intervenção já que a escola não quer lhe fornecer a 2a via do seu certificado. Indicar o nome da escola, o nome da direção e da secretaria da escola.

    ok?

    abraços

  181. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 9, 2016 @ 2:22

    Renato peço desculpas pela demora.. final de ano.. festas.. enfim

    Sim.. faça busca no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, dezembro de 1993 ou janeiro de 1994.. em geral está no caderno 1 executivo ok?

    abraços

  182. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 9, 2016 @ 6:05

    Edite, deveria conseguir… mas ..

    Entre em contato com a escola para solicitar a 2a via , se a escola fechou , a Secretaria de Educação deveria ter guardado toda a documentação. Por lei a documentação escolar não pode ser perdida, ok?

    abraços

  183. Armando Ricardo Nogueira comenta:

    janeiro 10, 2016 @ 21:38

    Olá Sônia,
    Estudei e concluí meu ensino médio técnico em publicidade pela ETEC – Escola Técnica de Comunicação que ficava na Rua Uruguaiana no Centro do Rio de Janeiro (Escola falida). Ná época, peguei meu histórico, mas não obtive o certificado de conclusão, tmb não sei de foi registrado no diário oficial na época (entre 1999 a 2001). Pra fazer a faculdade, preciso do certificado ou apenas o registro de conclusão no diário oficial?

    Lembrando, que não faço questão do certificado em “Publicidade”, pois estou na área de Desenvolvimento de Softwares. Ou preciso também desse certificado pra dar entrada na faculdade?

    Obrigado pela atenção.

    Abraços!

  184. José John comenta:

    janeiro 11, 2016 @ 23:31

    Olá, tenho uma dúvida, conclui ensino médio em Carpina-PE hojê resido na Bahia, posso por intermédio da Direc da Bahia, solicitar segunda via da fixa 19, exemplo eu entro em contato com a escola ela pode manda o histórico pra ser feito pela a Direc da Bahia ? Ou algum desse tipo oubeu vou ter que ir em PE pega segunda via?

  185. Mayra comenta:

    janeiro 13, 2016 @ 0:02

    Olá, conclui o ensino médio num colégio particular em 2014, peguei o histórico no final do ano passado. Agora olhando, notei que os campos “supervisor educacional” e “órgão de fiscalização profissional” não estão assinados, porém consta a assinatura do diretor e secretária da escola. Isso pode me causar algum problema caso passe para uma faculdade pública?
    Outra questão que gostaria de esclarecer é a respeito do carimbo do MEC e reconhecimento de firma das assinaturas do diretor e secretária, li em alguns lugares que era necessário para validar o documento mas cada site diz uma coisa, estou perdida.
    Agradeço desde já!

  186. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 18, 2016 @ 3:28

    Armando precisa do certificado .. vc entrou em contato com a escola ? Entrou em contato com o SEEDUC?
    Você precisa do certificado do curso profissionalizante que cursou juntamente com o do ensino médio para entrar na faculdade ok?

    abraços

  187. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 18, 2016 @ 4:07

    Mayra, quem autoriza o funcionamento de escola de ensino médio é a Secretaria de Educação do seu Estado e não o MEC. O MEC é responsável por supervisionar o ensino superior.

    Recomendo que peça informação da sua escola na Secretaria de Educação do seu Estado para verificar se a escola tem autorização de funcionamento, ok?

  188. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 18, 2016 @ 5:14

    José John, não sei lhe responder.. é muito específico da sua localidade e eu estou em São Paulo.. recomendo que peça informação para a Direc da Bahia para verificar o procedimento ,ok?

    abraços

  189. Jéssika de Lima. comenta:

    janeiro 19, 2016 @ 22:49

    Boa noite! Eu sou a Jéssika, tenho 23 anos de idade, e desde os meus 14 anos venho enfrentando um grande problema em relação á minha vida Escolar. Conclui o Ensino Médio no ano de 2013, porém, não pude obter a certificação pelo simples motivo de não ter o Histórico Escolar dos anos anteriores. Por volta do final do ano de 2005, estudei em uma escola na cidade do Estado de Ceará ( onde morava na época ) e durante uma situação de transferência escolar, houve um grave erro de informação. Eu cursava a 5° série e no documento informaram que eu cursava a 6° série. No caso eu fui “pulada” de série. Entretanto, nada foi feito para corrigir esse erro. E assim segui minha vida, eu menor de idade, e meu responsável me matriculando apenas com declarações. Enfim, agora sou Funcionária Pública Concursada e NECESSITO URGENTEMENTE regularizar essa pendência. Estou apenas com uma declaração(provisória) de conclusão do Ensino Médio fornecida pela escola em que me formei. Já procurei a Secretaria do Município em busca de orientação, mas, não obtive sucesso. Já tentei entrar em contato com a escola do Estado do Ceará onde ocorreu o erro, e eles também se desviam do assunto e não me passa as devidas informações. Enfim, estou atormentada com essa situação e preciso de ajuda Urgente!!! Pretendo fazer faculdade, e esse empecilho me atrapalha e chega a me desmotivar. Aguardo contato. Obrigada.

  190. Jonas comenta:

    janeiro 21, 2016 @ 1:29

    Olá Sônia, estou prestes a fazer uma matrícula em ensino superior, mas só estou com o histórico escolar do ensino médio que conclui em 1999 em outro estado. a instituição aceita apenas o histórico ou terei que ir buscar o diploma também? grato

  191. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 22, 2016 @ 6:44

    Jéssika de Lima, você pode fazer o seguinte:

    1) Tentar ajuda de uma advogado para notificar a escola a lhe dar a informação e corrigir o erro.
    2) Você pode impetrar mandado de segurança com advogado ou com Defensoria Pública para que a escola forneça o seu certificado correto.
    3) Você pode prestar o ENEM 2016 e indicar no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do médio. Alcançando a pontuação você consegue o seu certificado válido e resolve esta pendência.
    4) Você pode prestar EJA e conquistar o certificado.

    As últimas opções seriam um modo de começar de novo e deixar para trás a escola .. porque com ela vc terá que gastar um dinheiro para resolver isso ..

    enfim é isso!

    abraços

  192. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 22, 2016 @ 6:57

    Jonas em geral a faculdade quer o histórico e o certificado de conclusão do ensino médio, ok?
    Mas precisa se informar com a faculdade.
    abraços

  193. ELIZEU comenta:

    janeiro 26, 2016 @ 18:20

    OLA POR FAVOR RESPONDA. ESTUDEI EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM 2005 E ATE HOJE NAO CONSEGUI MEU CERTIFICADO POIS SEMPRE TINHA UM ERRO COM COM MEU HISTORICO DO ENSINO FUNDAMENTAL..AGORA QUE MEU HISTORICO FOI CORRIGIDO EU FUI NA ESCOLA E ME DISERAM QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇAO ESTA EMITIDO CERTIFICADOS SOMENTE SE FOR COMPROVADO OS SEGINTES CASOS: ESTAR CURSANDO A FACULDADE,ADMISSAO EM EMPREGO,TER PASSADO EM CONCURSO PUBLICO,MUDANÇA DE ESTADO OU PAIS,PROGRESSAO FUNCIONAL.
    QUERO SABER SE ISSO ELES PODEM FAZER ISSO JA QUE E UM DIREITO MEU POR TER CONCLUIDO O ENSINO MEDIO REGULAR.O QUE DEVO FAZER..ELES ME FALARAM QUE A ESCOLA NAO E RECONHECIDA.SO QUE QUANDO EU CONCLUI EM 2005 ELA ERA RECONHECIDA.E TODOS OS QUE ESTUDARAM COMIGO TEM SEUS CERTIFICADOS.O QUE EU FAÇO? E CASODE JUSTIÇA OU NAO?

  194. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 30, 2016 @ 5:37

    Elizeu…

    Acho que é caso de Justiça.. mas onde é que vc mora?

  195. janaina gomes comenta:

    fevereiro 1, 2016 @ 19:28

    Não sei mais como resolver. conclui meu ensino fundamental numa escola que esta extinta desde 1985 sendo que eu tinhha meu historico e certificado com passar dos anos o historico se acabou, agora estou querendo voltar estudar fui sorteada para uma vaga do proeja para fazer meu ensino medio, sendo que a escola quer meu historico, dei entrada no processo , me deram uma declaração mas me falaram lá que a escola podia não aceitar corri fui na metropolitana que fica os acervo de documentos quem me atendeu falou que não tinha como achar meu historico que era pra eu voltar e fazer o eja modulo que era mais fácil. como? eu ja estou matriculada para começar meu ensino medio como vou fazer perderei minha vaga ?

  196. janaina gomes comenta:

    fevereiro 1, 2016 @ 21:04

    esqueci de dizer eu tenho ainda o certificado do ensino fundamental preciso mesmo do historico.

  197. Leonardo Batista comenta:

    fevereiro 3, 2016 @ 13:32

    Ola, Boa tarde.
    Por favor, preciso urgente de um esclarecimento, pode me ajudar?
    Eu me formei no ensino médio no ano de 2008, recebi o diploma direitinho, só que perdi ele em uma mudança que fiz de moradia e não conseguir achar.Fui na escola ver se me davam uma segunda via, mas falaram que não dão segunda via de diploma.O QUE EU FAÇO? EU PRECISO DELE NA FACULDADE, ESTOU DESESPERADO.
    Muito obrigado pela atenção.

  198. Jose waber comenta:

    fevereiro 3, 2016 @ 18:09

    O nome da minha mae esta com uma letra errada no meu histórico de conclusão escolar. Tem algum problema caso a empresa me pessa esse documento.

  199. Adriana comenta:

    fevereiro 10, 2016 @ 18:55

    Olá, fiz supletivo do ensino médio a distância em 2010. Conclui peguei o histórico e o certificado, mas perdi o certificado e liguei na escola para pedir 2ª via e eles alegaram que não é mais crdenciada com a escola que fiz a prova na época e que eles não tem uma outra via arquivada na escola. Já tive problemas pois tem até mesmo emprego que querem além do histórico o certificado escolar, como posso proceder nesse caso?

  200. Priscilla comenta:

    fevereiro 15, 2016 @ 2:00

    Estudei no colegio Resultante,em Campo Grande no Rio de Janeiro.
    A escola fechou,gostaria de saber como eu faco pra conseguir meu historico escolar.

  201. Glauro Marques dos Santos Leite Filho comenta:

    fevereiro 17, 2016 @ 0:37

    CURSEI UMA FACULDADE NO MARANHÃO FATEFUM. NA ÉPOCA FIZ A PROVA DE ADMISSÃO, PASSEI, CURSEI DURANTE TRÊS SEMESTRES O CURSO DE TEOLOGIA DA RELIGIÃO. POR MOTIVOS PROFISSIONAIS TIVE QUE TRABALHAR NO EXTERIOR E NA ÉPOCA TRANQUEI A MATRÍCULA NA REFERIDA FACULDADE. QUANDO RETORNEI AO BRASIL 4 ANOS E MEIO DEPOIS, SOUBE QUE UMA OUTRA INSTITUIÇÃO ASSUMIU A DIREÇÃO DA MESMA, CREDENCIANDO-A NO MEC. NA ÉPOCA EM QUE ESTUDEI ESTAVA EM PROCESSO DE CREDENCIAMENTO. SOLICITEI O HISTÓRICO DE MEU PERÍODO DE ESTUDO E OBTIVE A RESPOSTA DE QUE NÃO FOI ENCONTRADO E QUE O CURSO QUE FIZ NÃO TEM CREDITO COMO ISNTITUIÇÃO DE NIVEL SUPERIOR E SIM UM CURSO DE EXTENSÃO.
    O QUE DEVO FAZER?

  202. Glauro Marques dos Santos Leite Filho comenta:

    fevereiro 17, 2016 @ 0:38

    CASO SEMELHANTE AO DO ELIZEU.

  203. Jéssika de Lima. comenta:

    fevereiro 19, 2016 @ 0:21

    Obrigada pela orientação Sônia! Vou seguir suas dicas, e ir atrás para resolver esse problema logo!!!!! Beijos

  204. Alemackson comenta:

    fevereiro 24, 2016 @ 17:46

    Onde localizo a publicação da minha formação técnica.

  205. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 26, 2016 @ 23:47

    Alemackson, depende… de onde você é??
    Aguardo

  206. Sônia R. Aranha comenta:

    março 3, 2016 @ 21:28

    Janaina… suponho que é do Estado do Rio de Janeiro?

    Recomendo que ingresse com um mandado de segurança. O SEEDUC tem que se responsabilizar pela documentação de escolas extintas.

    Se tiver condições financeiras ajuste um advogado, posso indicar-lhe um.

    Caso contrário tente pela Defensoria Pública, ok?

    abraços

  207. Sônia R. Aranha comenta:

    março 3, 2016 @ 22:03

    Leonardo Batista.. claro que tem que dar .. como assim não dão a 2a via? Muito estranho isso.

    Não sei onde você mora, mas vá até a Secretaria de Educação e peça uma intervenção neste caso, ok?

    abraços

  208. Lydia comenta:

    março 6, 2016 @ 6:43

    olá Sônia!
    Sou moradora do estado do espirito santo, e gostaria de saber se vc poderia tirar uma duvida minha.Estudei meu ensino fundamental todo na rede pública e meu ensino médio com exceção do primeiro ano foi em uma escola cenecista ou seja comunitária, na qual nem existe mais, e por isso perdi o direito de concorrer o vestibular pra cotas, gostaria de saber se posso derrubar este parecer e concorrer a cotas? Ou de se é possível obter um novo certificado de ensino médio?
    Obrigada! e aguardo resposta

  209. Sônia R. Aranha comenta:

    março 9, 2016 @ 2:11

    Jose Waber, não sei lhe responder .. é possível que não.
    abraços

  210. Sônia R. Aranha comenta:

    março 9, 2016 @ 2:47

    Lydia, você precisará fazer uma consulta com advogado para verificar se há chances.. eu não tenho ideia se uma ação desse tipo consegue derrubar o critério de cotas. .. só mesmo com um advogado..
    Vou ficar lhe devendo essa..
    abraços

  211. CLAUDIA ALINE IBRAHIM ROSA comenta:

    março 10, 2016 @ 20:07

    ESTUDEI NO EDUCANDARIO N.SENHORA DA VITORIA , ENSINO MÉDIO ,DE 1982 ATÉ 1984 , ERA PARTICULAR , MAS ACABOU , NÃO SEI AONDE PEGAR MEU CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO .RIO DE JANEIRO , JACAREPAGUÁ.CLAUDIA ALINE IBRAHIM ROSA .

  212. Hemile comenta:

    março 23, 2016 @ 0:45

    Olá Sônia,
    Sou de Niterói/Rj, informo que conclui o 3°ano do ensino médio em um centro educacional “Pódio” e recebi histórico escolar, porém isso já faz 2 anos e descobri que meu nome não consta no D.O, porém estou precisando do visto confere com urgência, para apresentar em um curso técnico que estou concluindo, e fiquei sabendo q o centro educacional Pódio foi instinto.
    Oque devo fazer nesse caso ?

  213. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 5, 2016 @ 19:26

    Adriana, você terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado para verificar qual é o procedimento, ok?

    abraços

  214. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 5, 2016 @ 19:33

    Priscila, entre em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de janeiro, ok?

    abraços

  215. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 5, 2016 @ 19:48

    Glauro Marques.. que coisa…

    Bem se a nova direção alterou a Matriz Curricular daí você não vai conseguir dar continuidade ..
    O que deve ter acontecido é que fizeram alteração de tudo cursos, matriz curricular e provavelmente o curso que você estava fazendo não era regularizado.. quando obtiveram o credenciamento modificaram .. enfim…

    Acho que você não terá reverter este caso.. não sei lhe responder…

    abraços

  216. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 7, 2016 @ 16:58

    Hemile, terá que buscar informações no SEEDUC, caso não consiga resta seguir para a Justiça constituindo um advogado ou buscando a Defensoria Pública.

    ok?

  217. Antonio de jesus comenta:

    abril 10, 2016 @ 11:58

    Bom dia a todos.
    A escola em que estudei também tinha fechado e mandado meu documento para a secretaria de escolas extintas, mas quando foi solicitar uma segunda via do histórico , um funcionário me informou que o meu documento estava indeferido, devido a pasta ter sumido, mas contava o meu nome em livro de ata e diário de classe, como aprovado no ensino médio. Quando fique sabendo do sumiço, procurei o CEE do estado e fiz uma solicitação de regularização da minha vida escolar, dai abriu- se um processo e graça a Deus minha vida foi regularizada e me forneceram a segunda via de certificado e histórico escolar.

  218. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 12, 2016 @ 2:17

    Claudia, no SEEDUC. Toda escola extinta a documentação fica sob a guarda da Secretaria de Educação, no seu caso, do Estado do Rio de Janeiro, ok? Abraços

  219. Diego David comenta:

    maio 13, 2016 @ 6:55

    Sonia me ajude!

    Terminei o 2 grau em 2010 no colégio Maria Thereza RJ Niterói ensino supletivo,mas não peguei o histórico nem certificado, peguei somente uma declaração de conclusão do ensino médio e a impressão do meu nome no diário oficial da união.

    Mas estou precisando muito para concursos,cursos,colação de grau na faculdade….o problema é que o colégio fechou, ficando somente a faculdade que diz não ter ligação com o ex colégio!

    Fui na secretaria de educação municipal de Niterói e ninguém conhece e resolve nada, tenho pressa para conseguir o certificado e o histórico como faço?Quais as minhas chances de conseguir obtê-los?Quanto tempo de espera em média?

    Agradeço, se puder me responder e me enviar o contato da advogada especializada no caso Obrigado!

  220. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 13, 2016 @ 16:35

    Diego, você tem que procurar o SEEDUC e não a Secretaria de Educação Municipal de Nitério.

    O SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro é o responsável pela autorização das escolas de ensino médio, regulares ou supletivas, e por guardar os documentos dos alunos quando a escola fecha.

    Mas vou lhe dar um contato de advogada do Rio de Janeiro para tentar resolver com a ajuda dela, ok? Envio por e-mail.

    abraços

  221. Millene comenta:

    maio 17, 2016 @ 20:52

    Olá! Meu caso é o seguinte, cursei o último ano do ensino médio e fiquei com 2 matérias pendentes. Prestei o enem para eliminá-las e consegui mas, recebi apenas uma declaração de proficiência, disseram que não podem me fornecer o certificado e que devo fazer um novo enem ou supletivo para as matérias que preciso. Será que um advogado poderia resolver este problema? Tenho direito de entrar na justiça e exigir o certificado? Já que tentarei uma vaga para uma universidade ainda este ano…
    Muito obrigada!

  222. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 18, 2016 @ 20:52

    Millene, não.. para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio via ENEM necessariamente teria que alcançar 450 pontos em todas as áreas de conhecimento e 500 em redação.

    Não há como fazer um mix entre o ENEM e o que você cursou no ensino médio.

    O que dá para vc fazer é tentar um EJA e eliminar o que você tem …

    Também poderá tentar um novo ENEM , recomendo que faça porque com esse novo quadro político provavelmente o ENEM nesse formato será anulado por este governo interino.

    Então, faça o ENEM novamente e se prepare pelo site (que por enquanto está funcionando) http://horadoenem.mec.gov.br/

    Ou faça o EJA em escola pública para apenas o que está faltando, ok?

    Justiça vc vai gastar dinheiro à toa.

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação . Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  223. Juliana Gomes comenta:

    maio 29, 2016 @ 13:43

    Olá, eu termino o ensino médio em escola particular. Após terminar eu posso fazer EJA? E assim ter dois certificados? Tanto da particular quanto da pública? Se sim, os dois valeriam? Quero refazer o médio em eja de escola pública pra usar cotas (tenho bolsa na particular, mas não é integral, então eu preciso das cotas, pois sou baixa renda)

  224. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 3, 2016 @ 20:26

    Juliana, não.. você só pode ter um certificado. Não dá .. ok?

    abraços

  225. Jose comenta:

    junho 5, 2016 @ 16:28

    Tenho 48 anos fiz o eja antigo supletivo ensino médio passei e peguei meu certificado estou na faculdade mais não tenho ensino fundamental eu vou precisar do fundamental para pegar meu diploma superior….favor me informar isso pelo meu email ?

  226. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 7, 2016 @ 17:23

    Prezado José,

    Não é requisito para o ensino médio o ensino fundamental.
    Isso está claro na lei federal n.9394/96.
    Você poderá escrever um documento para a sua faculdade explicando que não é necessário apresentar o fundamental.
    Se a faculdade insistir em não lhe conferir o diploma entre com um mandado de segurança contra a faculdade.
    Você poderá fazer isso constituindo um advogado ou buscando a Defensoria Pública, ok?
    Presto serviço de escrever o documento para a faculdade, mas cobro honorários para isso, caso precise entre novamente em contato informando o seu Estado e cidade e o nome da faculdade que lhe passo a forma de pagamento.
    Posso indicar-lhe também advogada dependendo do seu Estado.
    Att

  227. Renata comenta:

    junho 8, 2016 @ 3:52

    Olá Sonia qri muito tirar uma dúvida. Meu marido perdeu o seu histirico precisa tirar a segunda via. Mas a escola foi cassada. Fechou. Porém já n engordei a ele pode estar solicitando a segunda via na secretaria do ensino. Mas aí está a dúvida. Ele precisa de pelo menos uma declaraçao q estudou na hra. Pois precisa levar numa empresa a irá trabalhar. Ser a a na secretaria eles fornecem para ele uma declaraçao na hora. Pois o histórico seu a não é fornecido na hora. Desde já obrigada

  228. Alexandre comenta:

    junho 10, 2016 @ 21:20

    Olá Sônia R. Aranha ! Este post se fundamenta? Desculpe… mas tudo neste Brasil depende de “Força de Boa Vontade” que tem sido muito pouca diga-se de passagem.

    E se o funcionário (a) me disser:
    – “Não, senhor; nos não temos os documentos da escola e não temos o histórico” – o que digo como contra-partida?

    entende o que quero dizer? Qual seria meu contra-argumento? Em que posso fundamentar?

    Aguardo a resposta & desde já meu muito obrigado!

  229. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 12, 2016 @ 2:32

    Alexandre, entendo o que você quer dizer …

    1) Se o seu certificado é válido, isto é, obteve em uma escola autorizada pela Secretaria de Educação do seu Estado.
    2) Se este certificado válido você perdeu e precisa da 2a via, mas a escola fechou
    3) Se o funcionário não sabe, você poderá solicitar os seus documentos para a Secretaria de Educação e solicitar junto também ao Conselho de Educação do seu Estado por intermédio de documento que explique a situação.
    4) Não resultando, você poderá apelar para a Justiça ,constituir um advogado ou buscar a Defensoria Pública.

    ok?

    abraços

  230. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 12, 2016 @ 3:26

    Renata, infelizmente nada é na hora quando se trata de funcionalismo público.

    Ele terá que abrir um processo e demora, infelizmente.

    abraços

  231. Renata Barbosa Ramos comenta:

    junho 29, 2016 @ 2:26

    CERCA DE MAIS DE 23 ANOS ATRÁS ESTUDEI EM UM COLÉGIO NO PRIMEIRO ANO DO SEGUNDO GRAU MAIS ENGRAVIDEI NÃO TERMINEI, NÃO CONSIGO MEU HISTÓRICO ESCOLAR POIS O COLÉGIO PASSOU POR UMA ENCHENTE NA ÉPOCA E OS MEUS DOCUMENTOS SE PERDERAM JA FUI ATÉ LA DIVERSSAS VEZES NA ESPERANÇA DE CONSEGUIR ALGUM DOCUMENTO.
    GOSTARIA MUITO DE VOLTAR A ESTUDAR MAIS NÃO SEI COMO EU FAÇO.
    SE PUDER ME ORIENTAR COMO FAZER, SEREI GRATA.

  232. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2016 @ 18:04

    Renata,

    1) Toda escola é supervisionada por uma Secretaria de Educação do Estado ou do Município dependendo da escola.

    2) A documentação dos alunos ficam sob guarda da Secretaria, pois se a escola falir , sumir, ou sofrer um acidente devem ter cópia de tudo.

    Mas apesar disso e em função da distância do tempo eu recomendaria que você fizesse o EJA de ensino médio, em escola pública , ou prestasse o ENEM 2017 e indicasse no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio. Se alcançar a pontuação necessária você consegue o certificado de conclusão do médio e resolve o problema.

    Eu recomendo porque como você não terminou o ensino médio, fez apenas o 1o médio, melhor é fazer tudo novamente por meio do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

    Se você não tem documento nem do ensino fundamental (antigamente chamava-se 1o grau) daí o mais recomendável é prestar o ENEM.

    No entanto, não sei como será o ENEM em 2017. O que disse acima valia até então. Mas com essa mudança na política federal e ,consequentemente, no MEC e no INEP não sabemos ao certo se esta política do ENEM permanecerá, infelizmente,porque era bem interessante as oportunidades que estava dando. Agora .. não sabemos.

    ok?

    Você pode ir atrás da Secretaria de Educação, mas como faz 23 anos acho difícil porque não estava tudo digitalizado-computadorizado … mas também é uma possibilidade.

    abraços

  233. Cristina Aparecida da Silva comenta:

    julho 8, 2016 @ 18:50

    Oi fiz o supletivo no Iecad,a escola não existe mais, foi no ano de 2007.
    Como faço para conseguir pegar a cópia do meu historico.

  234. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 9, 2016 @ 19:11

    Cristina, você deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado porque é ela a responsável por guardar a documentação escolar dos alunos de escolas extintas, ok?

    abraços

  235. Simone Lima da SIlva comenta:

    julho 23, 2016 @ 20:05

    Boa tarde, meu nome é Simone e parei de estudar no ano de 1993 no 3 ano do 2 grau do Educandário Santos Quintino que ficava no bairro de Paciência no Rio de Janeiro. venho tentado à 10 anos conseguir meu histórico escolar pois a escola fechou e sumiram com toda documentação, já fiz até uma busca pelo Rio Poupa Tempo na secretária de educação mais não consegui nenhuma resposta e estou precisando do meu histórico para concluir meus estudos e voltar a trabalhar. Alguém pode me ajudar? não sei onde procurar.

  236. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2016 @ 21:03

    Simone, posso lhe indicar uma advogada para você do Rio de Janeiro.
    Acredito que somente via Justiça poderá forçar o SEEDUC a resolver o seu problema ,já que é o Orgão Público responsável pela supervisão das escolas fluminenses.

    Caso queira essa indicação me avise : sonia@centrodestudos.com.br

    Pelo SEEDUC é difícil você conseguir sem ajuda da Justiça.

    Mas se não tiver condição financeira para constituir um advogado, recomendo que busque a Defensoria Pública, ok?

    abraços

  237. Elizabeth comenta:

    julho 26, 2016 @ 1:15

    A escola onde me formei pegou fogo!Tenho 60 anos e não lembro o nome da escola e estou precisando muito do histórico…existe a possibilidade de puxar pelos meus documentos?por favor me ajude.

  238. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 26, 2016 @ 2:00

    Elizabeth,

    A Secretaria de Educação do seu Estado é a responsável pela documentação da escola.
    O primeiro passo é buscar informações junto a Secretaria de Educação,ok?

    abraços

  239. tiago comenta:

    agosto 22, 2016 @ 5:26

    Oi boa noite comclui meu ensino médio no modo eja no centro educacional pódio do RJ , recebi meu histórico e certificado meu nome saiu no diário oficial e no certificado tem um carimbo da seeduc e assinatura porém acabei de termina um curso técnico e a escola me pediu um certidão de autenticidade da seeduc como faço isso ?

  240. Maria das neves Brandão Souza comenta:

    agosto 24, 2016 @ 17:58

    Olá boa tarde!
    Concluí o Ensino Médio no ano de 1992, em Pernambuco,hoje moro em São Paulo, atualmente estou no último ano de pedagogia, mas a faculdade quer um histórico de conclusão do Ensino médio e eu perdi. O que farei, corro o risco de perder o diploma???

  241. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 25, 2016 @ 0:04

    Maria das Neves

    Sim, se não conseguir a 2a via do certificado de conclusão do ensino médio.

    Você deve entrar em contato com a escola que a certificou lá em Pernambuco. Se a escola fechou , terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco que é a responsável pela guarda dos documentos escolares em caso de fechamento de escolas.

    Sem o certificado a faculdade não pode expedir o seu diploma de pedagogia, ok?

    abraços

  242. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 25, 2016 @ 0:21

    Tiago, não sei lhe responder. O carimbo já é o visto confere.
    Você terá que perguntar no SEEDUC -21 2333-0612 – setor de certificados, ok?

    abraços

  243. Elaine santos comenta:

    setembro 25, 2016 @ 16:21

    Olá estou precisando do meu histórico escolar mas a escola que estudei me disse que já foi retirado por algum parente meu mas só sei qbas minhas mãos não chegou ,entrei em contato com eles me mandaram por e-mail uma cópia mas disseram que o histórico original que preciso eles não tem como me fornecer o que faço pq a escola que vou me matricular quer o original ou uma cópia autenticada e não tenho como autenticar pois preciso do original para isso quero fazer o eja mais há essa exigência nos documentos tô desesperada !! Mr ajudem o que faço

  244. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2016 @ 4:59

    Elaine,

    1) Vá até a escola e verifique quem assinou o registro e retirou o seu histórico.
    2) Tem que ter um livro de assinatura de quem pegou o histórico. Verifique quem foi.
    3) Se a escola disser que não tem esse protocolo e não sabe informar quem foi que pegou você poderá acionar a escola.

    3.1) Elabore um documento para a Secretaria de Educação denunciando a escola e solicitando a elaboração da 2a via do histórico.

    Se não conseguir você pode impetrar mandado de segurança e o juiz concedendo liminar para que a escola faça a 2a via , para isso precisa de um advogado ou da Defensoria Pública.

    ok? abraços

  245. nadeje barbosa de melo comenta:

    outubro 5, 2016 @ 23:27

    Terminei o antigo curso ginasial em 1962. Estou precisando do diploma e ão teno como pegar pois o Colégio Pereira Mendes fechou. O que faço?

  246. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 6, 2016 @ 3:22

    Nadeje, que tem a responsabilidade de arquivar para sempre os documentos dos alunos é a Secretaria de Educação do seu Estado. De modo que você deve procurá-la para solicitar a sua 2a via, ok?

    abraços

  247. José Ricardo comenta:

    outubro 16, 2016 @ 14:48

    Bom dia Sônia,
    eu estudei no COLÉGIO COELHO FÉLIX , no RJ em Duque de Caxias , conclui o primeiro ano do segundo grau , e na época minha mãe não pagou as ultimas mensalidades , enfim , o colégio faliu e nao entregou o certificado , e agora moro no interior . Como consigo a segunda via a distancia ?????

  248. Mariana Souza comenta:

    outubro 17, 2016 @ 1:50

    Concluí o Ensino Medio em 2006, na escola estadual Liceu Nilo Peçanha em Niteroi (RJ), não retirei meu diploma e não tenho a publicação no DO. Como faço para obter o mesmo?Por esse motivo nã consigo retirar o dilpoma da faculdade onde me formei UNIPLI – que foi vendida e agora é ANHANGUERA.
    Preciso de ajuda com essa documentação rapidamente pois passei num processo seletivo interno para um trabalho fora do país e preciso comprovar esses dados.

  249. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 18, 2016 @ 18:49

    Mariana, vou lhe indicar via e-mail um advogado do Rio de Janeiro para resolver esse problema para você, ok?

    abraços

  250. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 18, 2016 @ 18:52

    José Ricardo.. quando um Colégio fali os documentos ficam com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    Você terá que entrar em contato com eles Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2333-0612

    Se não conseguir .. porque eles demoram muito , o melhor é impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC para conseguir o certificado com rapidez. Se for este o caso posso indicar-lhe advogada do Rio de Janeiro para fazer isso para você, ok? Entre em contato : sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  251. Ivonete comenta:

    outubro 26, 2016 @ 13:12

    Olá bom dia! meu caso é que cursei os 3 anos do antigo 2º Grau, nos anos de 97,98 e 99 no Colégio Estadual Barão De Rio Branco, na cidade de Rio Branco – AC. Depois que fiz a última prova me mudei rapidamente para outro estado e por esse motivo não peguei meu certificado e nem participei da Colação De Grau. O caso é que quando depi para meus amigos que moram em Rio Branco ir até o Colégio pegar meu certificado, Histórico Escolar… o colégio respondeu que não há registros meus no estabelecimento rsrs, ou seja é como se eu nunca tivesse estudado lá, já pedi para colegas que estudaram na mesma sala que eu por 3 anos e mesmo assim nada, já fui até o local no ano de 2008, levei o histórico do Ensino Fundamental pois disseram que resolveriam o problema e nada até hoje, são 16 anos nessa enrolação e eu não posso cursar ou fazer nada sem essa comprovação. Gostaria de saber se tem alguma forma de entrar com uma ação contra o Colégio Estadual e como devo fazer. Desde já muito obg!!!

  252. Carlos Veiga comenta:

    outubro 27, 2016 @ 8:17

    Bom dia Sonia,

    Gostaria de saber como proceder diante do fato que irei narrar :

    Perdi meus certificado de 2º Grau(concluído em 1988) e tenho o referido histórico escolar do mesmo e fui até a secretária do colégio onde me formei e a secretária disse que nada consta sobre o referido diploma, sendo que usei o mesmo para entrar na Faculdade aqui no Rio de Janeiro e me formei em 1996, sendo que fui até o Campus e lá obtive toda a informação de que fui aluno da referida instituição de ensino, sendo que me deram o numero da antiga matricula da mesma. Posso requerer o diploma do 3º grau (também perdido devido a mudança) junto com o de 2º grau , já que na secretária do colégio me enrolaram, como devo proceder, pois desejo voltar a estudar e prestar concurso público.
    Desde já agradeço sua resposta para o referido e-mail.

  253. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 29, 2016 @ 2:22

    Carlos Veiga, bem, você terá que fazer o pedido formalmente, por escrito, não à mão , digitado, endereçado para o diretor da unidade que você estudou, solicitando a 2a via de seu certificado de ensino médio, concluído em 1988. Peça a devolutiva por escrito.

    Este documento você faz em duas vias uma via entrega e outra protocola e guarda. Dê um prazo também para que o diretor responda.

    Passou este prazo você ingressa com outro documento junto a Secretaria de Educação do seu Estado com a mesma solicitação.

    A faculdade que fez a sua matrícula não ficou com uma cópia do seu certificado? Peça a cópia e faça uma nova e anexe nos documentos que for entregar para o diretor e depois para a Secretaria.

    Em geral a secretaria da escola tem uma cópia do documento do aluno.

    Se esses expedientes não resolverem recomendo que busque um advogado para regularizar a situação que é: uma 2a via do certificado de ensino médio e o diploma de ensino superior.

    ok? abraços

  254. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 29, 2016 @ 2:39

    Ivonete, que coisa, heim?

    Olha você pode constituir um advogado para impetrar mandado de segurança, porém você tem que ter alguma prova de que lá estudou. .. boletim , por exemplo, porque se nada tiver fica difícil . O mandado seria impetrado contra a Secretaria de Educação.

    Se tiver condições financeiras constitua um advogado, caso contrário, terá que buscar a Defensoria Pública.

    Agora se estiver muito difícil depois de tantos anos recomendo que faça um EJA em escola pública. Eu recomendaria o ENEM que também certifica só fazendo o exame ,mas este ano já foi e o no próximo, com este novo governo, não sabemos o que será do ENEM. Seria uma boa saída também.

    Caso precise posso indicar advogado, mas se tiver algo que prove que estudou nesta escola. O boletim seria o ideal.

    Abraços

  255. Alexandre comenta:

    novembro 5, 2016 @ 1:39

    Olá,tentar ver em todos os sites e não achei uma resposta boa!
    Fiz minha inscrição no enem só que,não coloquei aquela parte (pegar com a nota do enem o certificado de escolaridade do ensino médio) só que,eu preciso dele,será que eu consigo recorrer ao MEC? Desde já agradeço.

  256. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 7, 2016 @ 14:44

    Alexandre, o edital é claro que a condição de obter o certificado de conclusão do ensino médio via ENEM, dentre várias, é no ato da inscrição indicar marcar esta opção.

    De modo que o MEC não aceitará.. talvez a Justiça, caso atinja a pontuação necessária,ok?

    abraços

  257. DANIEL PINHEIRO comenta:

    novembro 17, 2016 @ 14:03

    BOM DIA? COMO SABER SE MEU CERTIFICADO VALE PRA CONCURSO OU SE ELE É VÁLIDO?
    POR FAVOR ME RESPONDA NO EMAIL.

  258. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 17, 2016 @ 14:20

    Daniel, não prestamos consultoria gratuita por e-mail, somente por aqui.
    Caso queira contratar nossos serviços para poder responder as suas dúvidas entre em contato por e-mail: centrodestudos@centrodestudos.com.br

    1) Perguntando na Secretaria de Educação do seu Estado se a escola que o certificou tem autorização de funcionamento. Se tiver ok, caso contrário não.

    2) Se for do Estado de São Paulo precisa ter o GDAE , se não for o certificado terá que ter carimbo da Secretaria de Educação do seu Estado, assinatura de um responsável, isso chama-se visto confere.

    ok?

    abraços

  259. Elisangela comenta:

    dezembro 1, 2016 @ 4:13

    Boa noite, estou querendo q por gentileza caso exista a possibilidade de me ajudar bem meu pai falecido a 41 anos funcionário Federal em morte dele a pensão foi passada para minha mãe e hj 30/11/2016 a marinha órgão federal enviou uma correspondência para a minha mãe solicitando o certificado do ensino fundamental ou certificado do ensino médio alegando inconsistência nas informações cadastradas relativo ao nível de escolaridade registrado no sistema com relação ao cargo que exercia de (Agente Administrativo)sendo q meu pai foi contrato a 61 anos atrás como não existe a possibilidade de termos esse certificado além de tb não termos como sequer saber onde ele estudou depois de 41 anos de falecido além de todas as informações de provavelmente sequer existir mais a escola nem existir além de pela lógica como um órgão federal (Marinha do Brasil) ao contratação até pelo cargo do qual ele exercia não ter solicitado o próprio certificado de escolaridade ao contrata-lo? Bom sendo assim depois de 41 anos de falecimento solicitar esse atestado pra minha mãe e ainda autenticado até o dia 16 de dezembro bem penso que isso seja impossível se o órgão não tem esse atestado imagina minha mãe? Por gentileza vcs tem como me ajudar? O como proceder? Pq sinceramente não sei como e o que devo fazer até porque se o órgão não tem ou perdeu q acho o mais provável Pq com certeza ao contrata-lo pelo lógica não iria efetuar a contratação de uma pessoa sem ter apresentado o certificado de escolaridade com toda certeza que na iria até pelo cargo que ele exercia.. Sendo que depois de 41 anos depois exigiram isso da família até Pq após o falecimento eles deram um atestado escrito a mão para q minha mãe pudesse dar entrada no benefício ou seja eles já não tinham os dados já a anos atrás penso q se o órgão perdeu o certificado não será a família q teria espero que possam me orientar o que e como proceder para q o benefício seja suspenso por erro do órgão.. Desde de já agradeço se puderem me orientar como proceder..

  260. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 2, 2016 @ 14:34

    Elisangela,

    Esse é um caso que você vai precisar de um advogado porque é um absurdo tão grande que fico sem palavras…

    De modo que dependendo onde mora posso lhe indicar um porque não se trata de discutir a escolaridade, afinal como saber onde seu pais estudou.. mas sim direitos adquiridos e fato consumado…

    O que querem com isso, rebaixar o cargo do seu pai falecido? rebaixar o valor da pensâo? corrigir erro de mais de 41 anos atrás?

    Só com advogado para conseguir resolver isso ok?

    Caso precise de indicação entre em contato centrodestudos@centrodestudos.com.br

    abraços

  261. ALESSANDRA FERNANDES comenta:

    dezembro 7, 2016 @ 20:48

    Sonia pode me ajudar… estudei a 20 anos atras em um colegio chamado Elite… em Guarulhos e em minhas pesquisas ele não existe mais e preciso urgente da conclusão do segundo grau. Como posso fazer já que moro em outro estado?

  262. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 9, 2016 @ 2:26

    Alessandra terá que entrar em contato com a Diretoria de Ensino de Guarulhos e verificar com eles a 2a via do seu certificado de conclusão. É para estar com eles …

    Em Guarulhos tem duas Diretorias Sul e Norte.. tem que ligar para as duas porque depende do bairro da escola uma delas era a responsável:

    Norte (11) 24615-665 – (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)
    (11) 2461-5786 – (Núcleo Pedagógico)
    (11) 2461-5770 – (Equipe de Supervisão de Ensino)

    Sul
    11) 2442-2160 – (Central – PABX)
    (11) 2442-2179/2294 – (Equipe de Supervisão de Ensino)
    (11) 2442-2281 – (Núcleo Pedagógico)

    abraços

  263. Ana Paula comenta:

    dezembro 11, 2016 @ 10:38

    Bom dia,

    Estudei a vida toda em escola pública, exceto em 1987, no primeiro ano do 2º Grau aos 14 anos de idade. Quero me inscrever pela cota do Ensino Público no SISU 2017 (Ação Afirmativa: L3 – candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012), sendo que a escola foi extinta.
    Como comprovar que era bolsista para ter direito a pleitear Ação Afirmativa da UFF-RJ?

  264. Marcelo comenta:

    dezembro 12, 2016 @ 18:48

    Boa tarde Sônia!
    Sou de São Paulo capital, hoje moro em Itapema/SC e estou iniciando um curso Técnico de transações imobiliárias para retirar o CRECI e poder trabalhar como corretor de imóveis…
    Estou com 51 anos e não faço ideia onde está meu Histórico Escolar e meu Certificado de conclusão do ensino médio exigido.
    Fazem praticamente 30 anos que concluí o ensino médio, se a escola não existe mais e a Secretaria de Educação não encontra meu histórico e meu certificado, o que devo fazer para conseguir?
    Tenho uma certa urgência nisso em retirar esses documentos!
    Meu cel. é (47) 99675-1000
    Obrigado!

  265. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 14, 2016 @ 1:29

    Marcelo, não sei lhe responder.

    A Diretoria de Ensino que supervisionava a escola tem que ter o seu histórico , não pode perder …

    Se a Secretaria de Educação não encontra e a escola é extinta não sei como você conseguirá provar que concluiu pelo menos o ensino médio.

    Poderia entrar na Justiça mas tem que ter algo para comprovar que concluiu.. sem nada .. fica difícil, não sei lhe responder…

    Vou ficar lhe devendo esta…

  266. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 22, 2016 @ 4:04

    Ana Paula, puxa não sei lhe responder .. esta questão do SISU eu não tenho conhecimento como funciona, mas o caminho é perguntar no MEC ou na UFF-RJ.

    vou ficar lhe devendo esta.

  267. césar comenta:

    janeiro 13, 2017 @ 17:10

    olá, já tenho ensino superior, e o ensino médio foi feito em escola particular pois tinha que trabalhar durante o dia.
    Minha pergunta: como na constituição diz que “educação é um direito de todos”, algo me impede de realizar o exame do enem para obter o diploma de ensino médio público?e depois, realizar o enem com este diploma?
    já prestei o enem como candidato q estudou em ensino privado;
    estou agindo de modo antiético?

  268. Karla F Marmello comenta:

    janeiro 17, 2017 @ 20:42

    Bom, me formei em 2008, recebi meu histórico, folha do diário oficial, mas até hj a escola enrola para me dar o diploma. Toda vez que vou na escola eles falam que vai deixar meu nome lá para fazer o diploma, mas precisa que o MEC vá assinar, sendo que eles sempre falam que ninguém do MEC apareceu. O q eu faço?

  269. Rute sousa comenta:

    janeiro 19, 2017 @ 2:50

    Fiz o ensino médio pelo eja em uma escola pública da minha cidade, quando fui pegar meu certificado disseram que lá não tem registros de que estudei lá; sumiram com tudo, como posso resolver esse problema?

  270. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2017 @ 4:09

    Rute, entre com um processo junto a Secretaria de Educação se a escola é estadual na Secretaria de Educação Estadual, se é municipal, na Secretaria de Educação municipal solicitando uma intervenção no seu caso junto a secretaria da escola que cursou o EJA-Ensino Médio.

    Espero que você tenha alguma coisa para provar que estudou lá,ok?

    abraços

  271. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2017 @ 4:45

    Karla, você se formou no ensino médio ou no ensino superior?

    Se é ensino médio o MEC é Ministério de Educação e Cultura não vai na escola … isso é papo furado…

    Se é ensino superior o MEC é responsável sim, mas não depende do MEC emissão do diploma de faculdade…

    De qualquer modo é papo furado porque não demora 7 anos para emissão de um documento!

    Busque a Defensoria Pública, impetre mandado de segurança para que o juiz determina que a escola emita o documento.

    Se tiver condições financeiras constitua um advogado. Posso lhe indicar um, caso precise. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br

    abraços

  272. Eliana comenta:

    janeiro 21, 2017 @ 4:04

    Caros colegas doutores. Peço uma ajuda para a minha causa. Termino a faculdade de Direito este ano de 2017 pela Universidade Estacio do Rio de Janeiro. Possuo entretanto, uma pendência sobre o meu certificado de conclusão do ensino médio. Sem ele não colarei grau. A escola onde cursei o ensino médio não era legalizada, portanto não tive meu nome no diário oficial. Já fui na secretaria de educação do Rio de Janeiro que há 5 anos me promete uma solução para o meu caso.
    A quem devo procurar segundo a opinião de vcs?

  273. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2017 @ 21:43

    Eliana, recomendo que você faça uma consulta com advogada do Rio que já está atuando nesta área.
    Vou lhe passar o contato por e-mail.. espero que o e-mail que deixou aqui seja verdadeiro.

    Att

  274. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2017 @ 22:33

    César, não entendi bem a sua questão.. mas

    Se você já tem o certificado de ensino médio pela escola privada não tem como obter dois certificados fazendo o ENEM… não dá para apagar com a borracha o seu histórico escolar. Uma fez estudando em escola particular não tem como anular isso.

    Seria antiético, mas o fato é que não tem como anular o certificado da escola privada.

    ok?

    abraços

  275. JÉSSICA MESQUITA comenta:

    fevereiro 1, 2017 @ 23:03

    Alguem pode me ajudar, vou fazer faculdade e eles me pediram o certificado de conclusão só que eu liguei na escola e eles falaram q eu ja peguei a segunda via, só que eu não me lembro e muito menos sei aonde eu pus, onde eu recorro, onde consigo a 3° via?

  276. Maristhela Conde Andrade comenta:

    fevereiro 3, 2017 @ 14:23

    Bom dia,
    Minha filha fez a 1ª e a 2ª série do ensino fundamental, em uma escola particular no RJ, como moro em SP agora, minha ex cunhada foi até a escola para pegar o histórico, mas a escola fechou e ela me disse q a escola não é cadastrada na secretária de ensino. o que eu posso fazer?

  277. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2017 @ 1:29

    Maristhela, se a escola não é autorizada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, os dois anos estudados por sua filha de nada valem…

    Busque uma escola pública do Estado de São Paulo, converse com a direção para saber o que é preciso fazer. Penso que será possível matriculá-la no 3o ano do ensino fundamental e reclassificá-la porque se trata de não ter escolarização anterior. É como se ela não tivesse ido para escolas esses dois anos porque o que ela cursou não valeu porque não era uma escola autorizada …

    Recomendo escola pública porque sabem melhor lidar com esse tipo de caso.. depois vc poderá matriculá-la em outra escola particular,ok?

    abraços

  278. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2017 @ 1:43

    Jéssica na escola há um livro de assinatura. Vá até a escola e peça para ver o livro de assinatura de quem pegou o certificado pela 2a via. Se você fez isso estará lá a sua assinatura, caso contrário, não estará ok?

    Não sei lhe responder onde consegue a 3a via… primeiro se certifique que de fato vc pegou a 2a via e perdeu, ok?

    abraços

  279. Marcelo dá Rosa comenta:

    fevereiro 9, 2017 @ 19:05

    Olá boa tarde, tenho um problema com meu certificado de conclusão do ensino fundamental e meu histórico escolar. Há muito tempo conclui a oitava série do ensino fundamental, consegui conclui-la mais depois tive que parar com os estudos porque na época precisei começar a trabalhar. Eu na época não peguei nenhum documento que comprovasse que tinha realmente concluído a 8 série, hoje em dia nem moro mais no meu estado de naturalidade, RS como preciso desse histórico escolar pra dar continuidade aos estudos fui até a minha cidade procurar saber desse documento. Encontrei a escola com o mesmo nome no mesmo local só que era um novo prédio, porque o antigo pegou, fogo e a diretora atual dá escola disse que não poderia fazer nada porque ela não tinha provas de que eu realmente estudei e conclui a oitava série lá. Gostaria de saber se é possível recuperar esses documentos na secretaria de educação de lá, será que eles tem o meu histórico, pois já se passaram tantos anos hoje já tenho trinta e oito anos mais quero voltar a estudar pois preciso.

  280. gilderlan comenta:

    fevereiro 19, 2017 @ 7:23

    alguem pode me informar como faço para pegar meu certificado do ensino medio , fiz um supletivo a distancia em 2003 ,perdi o certificado e agora to precisando muito, moro em dourados-ms , o nome da escola é borba gatos de sao paulo, dizem que esta escola fechou , o que devo fazer ? tem uma escola com esse nome ja liguei la eles falan que é outra escola .. se alguem puder me dar uma luz

  281. Jessica Alves comenta:

    fevereiro 23, 2017 @ 22:04

    Peço a orientação para o meu caso. Estudei do maternal até a metade da 3 série em uma escola e ela fechou e fui no meado do ano para outra escola que me aceitou nessa situação. A documentação foi para coordenação de inspeção escolar, o processo foi aberto em 2003 e foi encerrado sem solução, dizendo que a escola que me acolheu deveria se responsabilizar pela regularização da minha vida escolar. O que acontece que ao procurar a escola que me acolheu até a 5 serie ela também havia fechado e o documento também havia indo para regional metropolitana III RJ e foi aberto outro processo em 2013 de exp. Doc. Col. Extinto e até hoje o processo não deu andamento, quando consulto no site da proderj não consta nenhuma informação. Eu já conclui meu ensino médio em outra instituição e não consigo nem declaração da escola por faltar a documentação do ensino fundamental. Na verdade eu nem sei quais documentos a proderj tem que me fornecer para eu regularizar minha vida escolar. Por favor me ajude! Os únicos documentos que tenho da 1 escola é uma ficha individual da 3 série de 2003 com notas e uma declaração de próprio punho da diretora da 2 escola que me acolheu na metade da 3 série com as seguintes informações: que a aluna foi matrículada 2 semestre do ano de 2003 na 3 série e minhas notas, e fui aprovada para a 4 série com minhas notas e que fui aprovada para 5 serie no de 2005. E uma declaração do ensino médio dizendo que fui aprovada para 2 série do 2 grau da 3 escola que cursei a 5 serie até o 2 grau completo que existe até hoje.

    Por favor me ajude

  282. Sônia R. Aranha comenta:

    março 4, 2017 @ 3:50

    Jessica Alves,

    Uma saída é constituir um advogado para impetrar mandado de segurança contra a SEEDUC para que regularize a sua situação. Posso lhe indicar advogada da cidade do Rio de Janeiro.

    ou buscar a Defensoria Pública.

    Bem, outra saída seria solicitar consulta para o CEE do Rio de Janeiro para que orientasse a sua última escola a lhe certificar baseando na lei federal n.9394/96 que não exige o certificado do fundamental para obter o certificado do ensino médio.

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA esclarece que “o ensino fundamental não é condição absoluta de possibilidade de ingresso no ensino médio, dada a flexibilidade posta na LDB, em especial no Art. 24, II, c.”

    ok?

    abraços

  283. Josiane Machado comenta:

    março 7, 2017 @ 18:49

    Olá, boa tarde!
    Sei que esse post é um pouco antigo, mas é muito significativo. Pois estou com um problema parecido.
    Na Primeira Série do Ensino Fundamental estudei em uma escola particular (que hoje está fechado, pois faliu).
    Da segunda série a quarta série estudei numa escola municipal (Escola Municipal Armando Pires).
    Da quinta série em diante estudei em colégio estadual (C.E Antônio da Silva).
    No Segundo Ano do Ensino Médio reprovei (ainda no C.E Antônio da Silva) e logo depois disso mudei de cidade.
    Já na nova cidade fiz o Segundo Ano do Ensino Médio de novo (no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima) e passei.
    Fiz o Terceiro Ano em outro colégio (C.E Dorval Ferreira da Cunha) em 2015 e passei.
    Quando cheguei nesse colégio que terminei o Ensino Médio para entregar o Histórico Escolar que peguei no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima eles me disseram que estava errado!
    Faltavam as notas da primeira a quinta série, fiquei desesperada, porque disseram que se eu não entregasse o mais rápido possível iriam me repetir no Terceiro Ano do Ensino Médio.
    Bem, em 2016 me mudei de casa (na mesma cidade em que estava mesmo) e perdi meu Histórico Escolar Original que tinha levado no colégio.
    Busquei uma cópia e agora vou levar na escola que fiz a segunda série (Escola Municipal Armando Pires) onde morava antigamente. Mas está faltando notas da primeira série também e a escola particular faliu. E agora? Depois que eu acertar todo o Histórico e levar no colégio que terminei, será que eles irão me repetir como disseram?
    Desculpe,ter escrito tanto. Mas é que tentei explicar a situação todinha. Espero que possa me ajudar, por favor!! Desde já agradeço muito! Josiane

  284. Laura comenta:

    março 10, 2017 @ 13:18

    Bom dia Sonia!
    Conclui meu 3 ano do ensino medio em um colegio filial do colegio Podio, ambos no estado do RJ. Meu nome foi publicado no diario, recebi meu historico e diploma, depois de 2 anos e com muito custo.. Fiz curso tecnico o qual ja conclui, mas estou limitada, pois nao me deixam fazer a colacao de grau alegando que falta o carimbo da SEEDUC. Atualmente moro no Sul e tive que viajar ao Rio algumas vezes para resolver pendencias, por ultimo estive na SEEDUC para pedir o carimbo, foi alegado que por ordem judicial eles nao podem ir ate o colegio podio e nem o colegio podio ate eles, pois existe um mandato do juiz em aberto, mediante a a tudo isso, procurei a defensoria publica do Rio, la estudaram meu caso e falaram que e um abuso de poder da escola tecnica nao aceitar meu diploma do ensino medio, pois meu diploma foi expedido por ordem do juiz, onde consta o numero do processo atras do diploma, me deram um oficil para ser entregue a escola tecnica obrigando a eles me entregarem meus documentos e aceitarem meu diploma, pois o mesmo e valio, porem, com tudo isso a escola tecnica nao aceita e quer que eu abra um processo para obrigar o seeduc a carimbar. Ja nao sei que devo fazer, se a defensora mandou eles aceitarem meu diploma. Peco orientacao, se devo voltar ao Rio e abrir processo contra o seeduc para obrigar eles a carimbar ou voltar a defensoria e dizer que a escola tecnica nao quer obedecer o mandato do oficio que me foi fornecido.

    Desde ja, obrigada!

  285. Sônia R. Aranha comenta:

    março 18, 2017 @ 2:39

    Laura, que situação !!!

    Deve solicitar a Defensoria Pública para impetre mandado de segurança e que o juiz determine para o colégio técnico expedir o seu certificado de técnico.

    É o mais correto a ser feito no meu entendimento, ok?

    abraços

  286. Sônia R. Aranha comenta:

    março 18, 2017 @ 2:44

    Josiane, se a escola não aceitar você tem que subir de instância e seguir para a Secretaria de Educação do seu Estado, nem sempre a escola resolve certas coisas e se não resolver na Secretaria terá que pedir um consulta para o Conselho Estadual de Educação do seu Estado.

    A escola não pode reprovar você em função de documentação de anos anteriores que esteve falha.

    Se você obteve a média da escola e teve frequência a escola não pode lhe reprovar.

    Ela pode ficar impedida de emitir o seu histórico escolar e concluir o Ensino Médio porque há problema na documentação escolar ,mas não pode lhe reprovar, ok?

    abraços

  287. Renata Ramos comenta:

    março 20, 2017 @ 18:31

    Olá, cursei meu ensino médio em um supletivo presencial no município de Cabo Frio, mas eles ficaram de me dar o certificado e o diário oficial. Assim sendo, contactava-os e nada de me ver isso, perdurou por 2 anos e eu acreditando na boa vontade deles! Hoje eu só ganho meu certificado de esteticista se apresentar a conclusão do Ensino Médio, porém eles fecharam ou foram descredenciados. Como devo proceder legalmente e não sair prejudicada nisso?

  288. Sônia R. Aranha comenta:

    março 21, 2017 @ 2:34

    Renata que difícil !!
    Entre em contato com a SEEDUC (21) 2380-9055
    Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2332-2909 / 2910

    E verifique o que é possível fazer neste caso, ok?

    abraços

  289. Sônia R. Aranha comenta:

    março 21, 2017 @ 3:27

    gilderlan,

    Entre em contato com a Diretoria de Ensino Sul 1 R. Pensilvânia, 115 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04564-000
    Telefone: (11) 5094-4101 pergunta a respeito, ok?

    abraços

  290. Denilson Monteiro dos Santos comenta:

    maio 15, 2017 @ 18:39

    ola!!
    estudei em um colegio chamado EPEC – AVM EMPRESA DE PESQUISA, ENSINO E CULTURA/ AVEZ DO MESTRE LTDA.
    E NO ANO DE 2006 CONCLUIR MEU ENSINO FUNDAMENTAL.
    O MEU NOME SAI NO DIARIO OFICIAL DO RIO DE JANEIRO EM UMA QUINTA FEIRA, DIA 20 DE SETEMBRO DE 2007.
    MAS QUANDO EU FUI BUSCAR MEU CERTIFICADO, JA NAO ESTAVA O COLEGIO NESSE LUGAR TINHA FECHADO A ESCOLA.

    O PROBLEMA E QUE JA NAO MORO NO BRASIL E ESTOU PRECINSANDO DO MEU CERTIFICADO ESCOLAR.
    TEM COMO ALGUEM DA MINHA FAMILIA PEGAR ESSE CERTIFICA E SE ESTIVER COMO, QUAL O PROCEDIMENTO?

    DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.

  291. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2017 @ 22:57

    Denilson,

    não tem como alguém da sua família buscar o certificado porque esta escola não existe mais.

    Ela passou todos os alunos para o Centro Educacional Carioca e fechou em 2010.

    Então, recomendo que você faça consulta com advogada do Rio de Janeiro que eu vou lhe indicar por e-mail para ela analisar a sua situação e verificar como fazer para você conseguir o certificado.

    Não sei se é possível resolver apenas com a publicação do seu nome no Diário Oficial, mas ela poderá analisar o seu caso.

    Vou lhe enviar por e-mail.

    ok?

    abraços

  292. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2017 @ 23:10

    Marcelo, você poderá tentar, mas se pegou fogo a escola e você não tem nada que comprove que lá estudou fica difícil e caro porque terá que fazer o pedido primeiro junto ao Conselho Estadual de Educação e não resolvendo tentar a Justiça.

    O mais fácil será fazer EJA em escola pública do ensino fundamental infelizmente poderia prestar o ENEM que resolveria tudo se não fosse este Governo Golpista que retirou esta possibilidade nesta edição de 2017.

    Então, o jeito é fazer novamente ou tentar junto ao Conselho Estadual de Educação a regularização de sua situação, mas para isso você precisa ter algum documento que prove que estudou na escola que afirma, ok?

    abraços

  293. Tatianny comenta:

    junho 7, 2017 @ 5:30

    Olá boa noite, peço por favor ajuda em um caso que se estende há mais ou menos 10 anos, eu fiz um supletivo que na época era o projovem em Salvador, em uma escola autorizada pra dar o curso, por fim o curso naquela época acabou concluir,e eles ficaram de marcar a data pra retirar o certificado de conclusão,e logo que estava previsto pra ir pegar o mesmo naquela época a secretária de educação de Salvador, houve um incêndio e pelo que fui informada os documentos foram todos destruídos, nisso precisei me mudar por questões financeiras para o estado de Sergipe onde tentei estudar mas, por contra de não ter o certificado não pude concluir o ensino médio, até hj. Então do em Salvador no ano de 2015 tentar pegar meu certificado pra estudar por que estou sendo prejudicada de várias formas com a idade que já tenho,quero.fazer uma faculdade e perdir várias ofertas de emprego por conta disso,então fui ls na secretaria regional em brotas salvador e mais uma vez me deram desculpas de que pegou fogo e destruíram e que iam solicitar em Brasília meu certificado,e que mandariam pra meu email,me deram numero pra ligar caso não chegasse, ligo nem dar linha,então estou sendo prejudicada há mais de 10 anos por conta do estado da Bahia,minha vida esta parada não consigo estudar ,e a possibilidade de ter que fazer tudo de novo é angustiante pra mim,quero ter um sentido preciso estudar,me formar..e pra isso.peço a ajuda de vcs me orientando oque fazer quanto a isto ,recentemente perdir um bom emprego por não poder comprovar.por favor me ajude por agora quero processar o.estado por danos morais, fico no aguardo.

  294. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 8, 2017 @ 19:20

    Tatianny, caminhos possíveis:

    1) Tentar a Justiça. Se tiver condição financeira, constituir um advogado e impetrar mandado de segurança. Para isso você precisa ter provas de que estudou nesta escola.

    2) Consultar o Conselho Estadual de Educação da Bahia, explicando o seu caso e pedindo que eles intervenham junto a Secretaria de Educação para que esta emita certificado. Mas terá que ter alguma prova que estudou na escola incendiada: boletins, por exemplo.

    3) E por último, no meu entender o mais fácil e prático e fazer supletivo do ensino fundamental (se não tem o certificado desta etapa) e depois o ENCCEJA que é um exame para certificado de ensino médio. Quanto mais você protela, pior fica.

    Infelizmente é o que eu vislumbro no seu caso.

    ok? abraços

  295. Thaise comenta:

    junho 13, 2017 @ 21:27

    Em 2011 fiz o ENEM com a opção de adquirir o cerificado de conclusão do ensino médio, peguei o certificado na instituição tudo certo. Só que infelizmente perdi esse documento, como eu posso consegui-lo de novo? Se eu for na SEDUC consigo uma segunda via?

  296. Sabrina comenta:

    junho 20, 2017 @ 1:13

    Oi meu marido esta prestes a terminar a faculdade só que pra colar grau ele tem que apresentar o diploma do ensino médio que até hoje não conseguiu porque a escola que ele fez supletivo abriu falência e os documentos foram para secretaria de educação o problema que está acontecendo é que assinatura do histórico é invalida já que ñ foi assinada pela pessoa credenciada pela secretaria de educação sendo assim ele tem histórico do ensino médio mas a secretaria de educação não achou os documentos com as notas mas ele tem o boletim que consta ter estudado até o segundo ano!! E a última resposta que ele teve da secretaria de educação deu como indeferido como 3le pode proceder? E ele pode colar grau na universidade com este processo em andamento?

  297. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 20, 2017 @ 18:13

    Sabrina, só via Justiça para tentar um mandado de segurança para a Secretaria de Educação do seu Estado resolver o problema. Sem isso será difícil resolver.Caso precise de um advogado entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br mas informe onde vocês moram e qual é a escola que consta do certificado e a faculdade.

    ok? abraçõs

  298. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 26, 2017 @ 19:07

    Thaise, não sei lhe dizer… a princípio a 2a via deve ser expedida por quem expediu a primeira. Se foi a SEDUC sim.. você deve procurá-la ok?

    abraços

  299. Andréa comenta:

    agosto 3, 2017 @ 6:35

    Olá, fiz matrícula em uma universisade e deixer a 1° via original na instituição. Depois de um tempo tranquei o curso e não me lembro se me devolveram esse documento. Agora em 2016 retirei a 2° via na escola, porém minha casa pegou fogo e acabei perdendo esse documento. Existe alguma forma de conseguir outra via ?

  300. Certificado inválido? Vale a pena contratar uma consultoria comenta:

    agosto 4, 2017 @ 1:10

    […] Perdi meu certificado de ensino médio e a escola desapareceu = 298 comentários […]

  301. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 7, 2017 @ 1:55

    Andréa, tente solicitar uma outra via junto a Secretaria de Educação do seu Estado, ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta