Jovens adultos que ingressam no serviço público, por intermédio de concurso, são empossados e depois ficam sabendo que o certificado de conclusão do ensino médio é inválido.

guy-1439021

Esta situação de horror é bastante frequente quando se trata de concurso para a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Parece que são milhares de jovens adultos que optam pelo ensino a distância, efetuam a matrícula em um “pólo” (mas acham que é uma escola) em sua cidade do Estado de São Paulo, mas que na verdade não passa de uma tapeação, porque quando entregam o certificado este foi expedido por uma escola ou uma pseudo-escola do Estado do Rio de Janeiro. O desavisado, efetiva pagamento do valor do ensino, mas não recebe a documentação ou quando recebe esta não é válida no Estado de São Paulo.

A tapeação vai longe… o “pólo” às vezes entrega uma declaração e a publicação no Diário Oficial, mas não entrega o certificado ou o histórico escolar. Quando entregam o certificado, não consta o visto confere do SEEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro) portanto, não são aceitos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo ou outro órgão público que abriu o concurso.

O desespero bate porque mesmo atingindo os objetivos do concurso o jovem não pode ser empossado e quando é empossado, não pode ficar no emprego porque não tem o ensino médio.

É comum esta situação lamentável.

Trata-se de um golpe e com vítimas que ficam a ver navios.

O único modo de tentar resolver é via Justiça. Há jurisprudência, mas cada caso é um caso e como se diz “cada cabeça de juiz uma sentença.”

O jovem lesado pode buscar a Defensoria Pública ou pode constituir um advogado. Caso você se encaixe na segunda opção e quiser tentar, entre em contato centrodestudos@centrodestudos.com.br para que possamos lhe indicar um advogado que saiba como lidar com este tipo de caso, ok?

Tags: , , ,

Veja Também:

203 Comentários »

  1. jose antonio fante comenta:

    fevereiro 18, 2016 @ 20:50

    tenho 68 anos de idade, queria pedir 2a via diploma escolar (8a serie na epoca) oque faço.
    diploma 4o ano nves paulista; 5a serie sao paulo.
    fiz curso a distancia bacharel teologia, nao posso receber certificado sem ensino medio…..

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 27, 2016 @ 4:57

    José Antonio Fante,

    A 2a via do certificado de conclusão do 1o Grau (no seu caso) deve ser solicitado na escola que você estudou ou na Secretaria de Educação do seu Estado.

    O problema é que você terá que fazer o médio.

    Recomendo que preste o ENEM 2016 e no ato da inscrição indique que quer o certificado de conclusão do ensino médio. Este certificado de conclusão do ensino médio conquistado via ENEM elimina a necessidade do certificado de conclusão do seu 1o Grau. Dai você resolve tudo de uma vez.

    Somente haverá o problema de que a data do certificado do ensino médio será posterior a data do seu ingresso na teologia.. você terá um problema aí. mas resolve o mais importante que é o certificado do ensino médio depois é entrar em discussão com a faculdade para validar o que você estudou na teologia, ok?

    abraços

  3. Vaniele comenta:

    maio 9, 2016 @ 20:02

    Olá. Eu cursei ensino médio no modelo EJA em escola particular. Por isso perdi o direito ao ProUni. Posso fazer o enem para obtenção de um outro certificado de ensino médio e assim ter acesso ao ProUni?

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 9, 2016 @ 21:31

    Vaniele, eu penso que não porque ao receber o certificado de conclusão ele não pode ser anulado se for válido, legítimo. Você não pode obter dois certificados do ensino médio.. exceto se esse que vc já tem não tem validade porque a escola não tinha autorização de funcionamento, ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação . Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  5. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 18, 2016 @ 21:13

    Sim, pode fazer isso, mas mesmo assim terá um problema a resolver com a faculdade que é a data do ingresso da faculdade será anterior a data do certificado do ensino médio. Daí a faculdade vai dizer que não poderá fornecer o diploma.

    Mas eu recomendo que preste o ENEM 2016 , indique no ato da inscrição que quer o certificado de conclusão do ensino médio e alcance a pontuação.

    Em 2017 você recebe o certificado.

    Daí é outro passo brigar pelo diploma no Direito, ok? Você poderá ingressar com uma ação contra a faculdade e terá mais elementos para brigar ainda mais se for bem no ENEM.

    ok?

    abraços


    AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

    depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01


  6. Cleide Fonte Hermenegildo comenta:

    maio 25, 2016 @ 15:46

    Ola! Conclui meus estudos através do Instituto Educacional Luminis, por meio de supletivo a distancia, porem descobri que meu diploma aparentemente não tem valor algum, por eu morar em SP, não poderia fazer esse tipo de supletivo (fiquei sabendo somente agora) . Queria saber como faço para regularizar minha situação ,pois paguei tudo direitinho,fiz provas ,perdi tempo e agora que quero me matricular em uma Universidade,e além do mais estou correndo o risco de perder o emprego,aí descubro que meu certificado e histórico,não valem.Me ajude,estou desesperada. Fico no aguardo!

  7. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 25, 2016 @ 21:43

    Cleide, difícil um jeito seria você prestar o ENEM 2016 e solicitar o certificado de conclusão do ensino médio, o problema que as inscrições encerraram em 20/05.

    Outra possibilidade é você fazer EJA em escola pública para obter um certificado válido.

    Outra é ir para a Justiça ,mas para isso precisa ter condição financeira de constituir um advogado e as chances não são muito altas, também..

    Infelizmente você foi vítima de um golpe.

    Eu começaria de novo de forma correta.. faça EJA em escola pública, ok?

    abraços

  8. Mariana Medeiros comenta:

    junho 1, 2016 @ 9:37

    Me ajudem! Casei com 15 anos e meu certificado de ensino médio saiu com o meu nome de casada Mariana Medeiros Almeida Araújo senso que Araújo é do meu ex, com o divórcio tive que tirar uma nova identidade e CPF passei em concurso público estou prestes a ser chamada e irei levar esse certificado de ensino Médio contendo meu nome de casada o diploma da faculdade, pois ainda era tmb e o de Casada e minha Identidade e CPF sem esse sobrenome vai ter algum problema??? Como os dados não batem o que fazer????

  9. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 3, 2016 @ 20:15

    Mariana, não sei lhe responder , mas você deve procurar a Secretaria de Educação do seu Estado para verificar o procedimento, ok?

    abraços

  10. Renan Fernandes comenta:

    junho 14, 2016 @ 19:49

    Prezada Sr. Sônia, tudo bem!?

    Meu nome é Renan, vivo um dilema. Ha pouco tempo conclui o ensino médio na modalidade á distância, o certificado foi emitido pelo Instituto universal brasileiro, passei em um concurso público para meu município, fiquei entre os primeiros, mas ainda não fui empossado. No edital consta, certificado de ensino médio reconhecido pelo MEC, o instituto universal brasileiro é credenciado pelo CEE-SP, sendo o referido explicito no meu certificado, mais nada referente ao MEC, será que terei problemas na hora da posse?

    Grato.

  11. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 16, 2016 @ 3:03

    Renan, o MEC é responsável pelo ensino superior . O ensino médio é de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo representada pelo Conselho Estadual de Educação.

    Acho que não terá problemas,ok?

    abraços

  12. steven comenta:

    agosto 25, 2016 @ 11:51

    olá, fiz o EJA a distância no instituto educacional luminis, estou com histórico e declaração aguardando publicação em diário oficial … minha dúvida e a seguinte meu histórico pode ser recusado no concurso público mesmo depois da publicação em diário oficial ? posso ser reprovado por isso ?

  13. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 1, 2016 @ 1:20

    Steven, a publicação no diário oficial não garante nada. O que garante é o seu certificado ter o visto confere da Secretaria de Educação. O que garante é a escola que o certificou ter autorização de funcionamento.

    A publicação em si, não resolve.

    Se o seu certificado não for válido, o órgão público do concurso poderá não aceitá-lo.

    ok?

    abraços

  14. Nilane silva comenta:

    setembro 19, 2016 @ 15:10

    OLá! Tenho certificado de conclusão do ensino médio feito pelo ENEM 2010.. gostaria de saber se é valido para concurso publico … e quais são os ricos de não ser aceito…Obg!

  15. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 22, 2016 @ 4:00

    Nilane, certificado emitido via ENEM é válido em todo território nacional e em concursos também.

    Se não aceitarem entra com mandado de segurança ,porque ganha, ok?

    abraços

  16. Luane comenta:

    outubro 14, 2016 @ 11:44

    Olá, Bom dia
    fiz supletivo a distância num instituto do rio, mas meu nome saiu no nome de outra escola no diário oficial, isso pode acontecer?Eu ainda não recebi o certificado.
    Aguardo resposta estou apavorada
    obrigada

  17. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 14, 2016 @ 15:17

    Luane, isso não poderia ocorrer exceto se o instituto que você fez a matrícula é um polo autorizado da escola que a certificou..

    Entre em contato com o SEEDUC e verifique a veracidade de seu certificado, ok?

    abraços

  18. Ademar Rissati Neto comenta:

    outubro 21, 2016 @ 14:05

    Boa tarde. Conclui o ensino médio em outro país, Portugal, e tenho comigo certificado e diploma da conclusão, porem, não fui ao consulado brasileiro de lisboa para obter o carimbo.
    Fui ontem a uma escola e disseram-me que nenhum dos documentos são validos nas escolas do Brasil sem esse carimbo do consulado de lá.
    Pretendo fazer concurso publico para Soldado PM/SP serão esses documentos válidos para o concurso? ou onde posso tirar esta duvida.

    Desde já um muito obrigado.

  19. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 22, 2016 @ 19:05

    Ademar,

    Segundo a página da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo http://www.educacao.sp.gov.br/faq/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1800&intClass=45&intAgrup=45 diz o seguinte:

    a) Aqueles que pretendem o reconhecimento do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio devem requerê-lo na Diretoria de Ensino mais próxima de sua residência, com a documentação que comprove os estudos realizados.
    Obs.: Para encontrar endereço da Diretoria de Ensino mais próxima de sua residência, acesse o site – Central de Atendimento – localize uma Diretoria de Ensino.
    b) Aqueles que pretendem revalidar os certificados ou diplomas de educação profissional de nível técnico, expedidos por instituições estrangeiras devem dirigir-se às escolas do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” centropaulasouza.sp.gov.br .
    c) Aqueles que pretendem revalidar os diplomas de nível superior expedidos por instituições estrangeiras devem procurar as Universidades Estaduais Paulistas.
    Universidade de São Paulo – USP
    Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP
    Universidade de Campinas – UNICAMP

    ok? abraços

  20. Lay comenta:

    dezembro 7, 2016 @ 16:19

    Boa tarde! Fiz supletivo a distancia em 2013 e veio certificado do RJ… tem o visto confere atrás do histórico, saiu no D.O e até foi aceito em uma faculdade que estudei. Porém desisti do curso e tentei outra faculdade mais proximo a minha casa e no ato da matricula falava que não era aceito a doc de conclusão do ensino medio à didtancia.. a não ser do estado que eu moro e reconhecido. Entrei em contato com um adv e tb a com a superentedencia da educação do municipio da minha cidade e eles pediram para eu levar o histórico p ser analisado. Estou muito triste e espero que de certo, pq a escola não foi cassada.

  21. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 9, 2016 @ 2:14

    Lay, em alguns casos dá para reverter mas é complicado… e sim é para ficar triste.

    Caso precise posso indicar advogada do Rio de Janeiro que está com ações de certificados e está obtendo êxito…

    ok?

    abraçops

  22. Érica Silva comenta:

    janeiro 14, 2017 @ 5:21

    Boa noite,
    Passei no Consurso Público mas estou sem o certificado de conclusão, pois, devido a alguns problemas, precisei enterromper o 3° ano. Como posso resolver esse problema??
    Grata.

  23. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2017 @ 22:21

    Érica Silva, não tem como resolver.. você terá necessariamente que terminar o Ensino Médio se no edital do concurso solicita o certificado de Médio…
    ok?
    abraços

  24. viviane comenta:

    fevereiro 4, 2017 @ 0:51

    Vou terminar o ensino médio em março,mais pretendo fazer um concurso que exige ensino médio com inscrição até fevereiro ,posso me escrever no concurso mesmo assim?
    a prova do concurso fica pra abril ate lá já terei completado o ensino médio.

  25. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2017 @ 1:20

    Viviane, depende do edital do concurso.. não posso opinar porque não li o edital, ok?

    abraços

  26. Maura lima comenta:

    fevereiro 13, 2017 @ 22:33

    Eu fiz supletivo do ensino fundamental e ficou faltando uma disciplina para concluir, na verdade fiz a disciplina mas não tirei a nota média necessária nessa única. Mudei de estado e me matriculei numa outra escola de supletivo para concluir ensino e fundamental e médio, a escola só me deu o certificdo de ensino médio, do ensino fundamental não e pra piorar a escola faliu. Depois de um tempo Com certificado de ensino me matriculei numa universidade e agora estou com medo de ter problemas por ter não apresentado o certificado do ensino médio. Por favor me ajude!

  27. Sônia R. Aranha comenta:

    março 28, 2017 @ 1:21

    Maura, não necessariamente é preciso do certificado do ensino fundamental.

    Há uma brecha na lei O Parecer nº 11da Câmara de Educação Básica –CEB do Conselho Nacional de Educação
    –CNE, aprovado em 10 de maio de 2000, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA(Anexo VIII),esclarece que “o ensino fundamental não é condição absoluta de possibilidade de ingresso no ensino médio, dada a flexibilidade posta na LDB, em especial no Art. 24, II, c.”

    Então, necessariamente não será um problema, ok?

    abraços

  28. Maura lima comenta:

    fevereiro 13, 2017 @ 22:36

    Eu fiz supletivo do ensino fundamental e ficou faltando uma disciplina para concluir, na verdade fiz a disciplina mas não tirei a nota média necessária nessa única. Mudei de estado e me matriculei numa outra escola de supletivo para concluir ensino e fundamental e médio, a escola só me deu o certificdo de ensino médio, do ensino fundamental não e pra piorar a escola faliu. Depois de um tempo Com certificado de ensino de medio matriculei numa universidade e agora estou com medo de ter problemas por ter não apresentado o certificado do ensino médio. Por favor me ! Pois estou no último semestre. Como devo proceder o que eu faço. ?

  29. Sônia R. Aranha comenta:

    março 24, 2017 @ 2:01

    Maura, o certificado de ensino médio é o importante porque não necessariamente precisa ter o certificado do fundamental.

    ok?

    abraços

  30. fernando comenta:

    fevereiro 16, 2017 @ 13:11

    Olá bom dia,fiz meu ensino médio a distancia sou de SP e meu certificado veio de uma escola do RJ. Escola cfac tenho o diploma e saiu no DO pois liguei na escola para dar o visto confere me solicitarão que eu mandasse o diploma para dar o visto confere.Se a escola providenciar o visto confere junto aos órgão competentes o mesmo tem valor em SP.Desde de já agradeço a atenção.

  31. Sônia R. Aranha comenta:

    março 21, 2017 @ 3:34

    Fernando, sim .. se o certificado tiver o carimbo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro , com assinatura do inspetor escolar e a publicação do seu nome no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro as faculdades do Estado de São Paulo terão que aceitar.

    ok?

    abraços

  32. Ediane Pereira comenta:

    fevereiro 22, 2017 @ 17:16

    Boa tarde ,sou de Minas Gerais conclui meus estudos na modalidade a distância no instituto luminis do Rio de janeiro e estou no segundo periodo da faculdade , depois de ter ouvido tantos relatos desse instituto fiquei preoculpada . Você acha que pode dar errado ?

    OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA.

  33. Sônia R. Aranha comenta:

    março 4, 2017 @ 4:01

    Ediane, este colégio tinha autorização por 2 anos http://www.cdn.luminisinstituto.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Parecer-CEE-119-2014.pdf

    Isso foi em Março de 2014 em Março de 2016 fez dois anos.. estamos em Março de 2017… então já expirou a autorização.

    Se o seu certificado é desse período e tiver o visto confere da SEEDUC tudo certo.

    ok?

    abraços

  34. Daniela comenta:

    abril 7, 2017 @ 17:05

    Olá, fiz o ensino médio a distância pela escola Polo do Rio de Janeiro em 2013, porem vi muitas reclamações dessa escola, meu nome saiu no D.O estou com medo pois estou fazendo faculdade a primeira fase, tenho certificado e histórico que eles me mandaram, tento contato mais sem sucesso, A quem devo procurar para saber se foi realmente concluído o ensino médio? Obrigada

  35. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 12, 2017 @ 0:48

    Daniela, verifique no verso do seu certificado se há um carimbo da SEEDUC ou Metropolitana e se tem assinatura do inspetor do aluno e se você tem o seu nome publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

    Se tiver isso seu certificado é válido, ok? A faculdade terá que aceitar.

    Abraços

  36. Daniela comenta:

    abril 7, 2017 @ 17:08

    Escola Pódio não Polo desculpe!

  37. L.S. comenta:

    abril 28, 2017 @ 3:13

    Boa Tarde! É possível um estudante ter o certificado de conclusão do Ensino médio pelo Enem e possuir um certificado de conclusão do ensino médio integrado ao curso técnico expedido por uma instituição apropriada (Instituto Federal)? Se caso isso tiver acontecido, quais os problemas que a pessoa q fez isso terá?

  38. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 9, 2017 @ 3:12

    L.S. é possível tanto que você tem, porém não há necessidade. O certificado do ENEM era apenas para aqueles que não conseguiram concluir o ensino médio de forma regular.

    Acho que não terá problemas. Nunca ouvi dizer nada a este respeito, ok?

    abraços

  39. Samuel comenta:

    maio 3, 2017 @ 0:57

    boa tarde tudo bem?
    fiz um supletivo a distancia , e vi que essa escola teve um problema com diplomas . ja sou formado no ensino superior e tenho meu diploma , posso ter algum problema com esse diploma do ensino medio?pois estou prestando concurso publico

  40. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 8, 2017 @ 21:26

    Samuel, pode.

    Att

  41. L.S. comenta:

    maio 10, 2017 @ 0:12

    Então, Sônia! E se caso eu tiver algum problema quanto a isso? Vc sabe informar quais seriam os problemas? Eu perco os dois certificados e ainda sou condenado a alguma pena?

  42. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 10, 2017 @ 13:01

    L.S. não sei lhe dizer as consequências, mas não acho que sejam graves.

  43. L.S. comenta:

    maio 10, 2017 @ 21:21

    Muito obrigado pelas informações, espero n ter nenhum problema quanto a isso! Estou um pouco nervoso de ter q retroceder tudo…

  44. jucimara comenta:

    maio 11, 2017 @ 1:32

    Boa noite conclui o ensino fundamental via instituto universal brasileiro, sera que terei alguma restrição pra entra no prouni

  45. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 15, 2017 @ 23:06

    Jucimara, não sei lhe responder.. terá que verificar se esta escola tem autorização de funcionamento junto ao Conselho Estadual de Educação de seu Estado ok?

    abraços

  46. eduardo comenta:

    maio 11, 2017 @ 12:03

    Diploma de TTI de ensino a distancia, reconhecido pelo MEC serve para comprovar conclusao do ensino medio em concurso publico

  47. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 13, 2017 @ 3:54

    Eduardo, depende do edital do concurso mas se o edital pede certificado de ensino médio precisa verificar se no seu certificado de TTI diz que também é de ensino médio. Se for somente de TTI e o edital exigir o médio, não serve, ok?

    abraços

  48. Nascimento comenta:

    junho 1, 2017 @ 6:49

    Bom dia,não concluir o ensino médio parei no terceiro ano,como é a forma mais rápida para que eu possa conseguir o certificado de conclusão de ensino médio, com tudo certo e reconhecido, para caso aprovado em um concurso não ter problemas. Preciso do certificado urgentemente,o que você me diz ?

  49. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 7, 2017 @ 0:59

    Nascimento. você poderá prestar o exame de ENCCEJA – verifique no site do INEP. Vai ocorrer em 2018.

    Outro modo é fazer supletivo – EJA – Educação de Jovens e Adultos – em escola pública para não perder tempo e dinheiro, ok?

    abraços

  50. gesilaine paliari comenta:

    junho 16, 2017 @ 22:43

    oi fiz um supletivo a distancia para terminar o ensino médio mas a escola foi cassada estudo na unopar la aceitaram meu certificado na hora de colar grau será que vou ter algum problema pois a secretaria de educação ja falou que o certificado e inválido.por favor preciso de uma resposta.

  51. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 20, 2017 @ 18:18

    Gesilaine, sim , terá problema , a UNOPAR não emitirá o diploma.

    Recomendo que faça supletivo EJA em escola pública (não faça em escola particular que são todas fajutas) ou preste o ENCCEJA Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que ocorrerá em janeiro de 2018 para resolver o problema do ensino médio.

    Depois, ainda terá problemas para a UNOPAR emitir o diploma porque a data de ingresso na faculdade será anterior a data do término do ensino médio, mas daí você solicita uma consulta junto ao Conselho Nacional de Educação ou entra na Justiça.

    Mas primeiro resolver o problema do certificado ok?

  52. Silvia comenta:

    junho 20, 2017 @ 1:43

    Oi boa noite meu certificado tb e do rio de janeiro fiz as provas aqui em sp no ano de 2011 e os documentos vinheram do rio instituto andreas brunner fui hoje em uma diretoria de ensino e falaram que o certificado nao era valido aqui em sp como assim ainda liguei no polo que fiz as provas a atendente falou que meu certificado e aceito em qualquer território nacional e agora

  53. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 20, 2017 @ 18:11

    Silvia, para que um ensino a distância tenha validade ele precisa de ter autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em geral, essas “escolas” não são escolas e nem polo porque não possuem autorização de funcionamento.

    Esta escola Andreas Brunner já foi cassada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC

    Ligue no tal polo e peça para a atendente o Parecer do Conselho de Educação do Estado de São Paulo que autorizou o funcionamento do polo. Se ela não lhe der o número é porque não há autorização e estão é vendendo papel sem validade.

    Mas caso queira saber melhor posso lhe indicar advogada em São Paulo para analisar o seu caso e verificar o que pode ser feito,ok?

    abraços

  54. monique comenta:

    julho 9, 2017 @ 14:53

    bom dia….fiz o meu ensino médio em um colégio publico ,,porem reprovei no 3º- ano por faltas….então, tempos depois fiz um supletivo em uma escola particular em Campinas,fiz provas e td,,porém o meu certificado saiu com o nome de um Colégio do Rio de Janeiro, chamado Colégio Triunfo,vi que ele tem autorização para funcionar….porém descobri agora por esse site que não é válido o certificado de outro Estado…e o pior é que nunca tive recusa alguma em nenhuma faculdade ao ingressar, pois já fiz dois e tranquei e nesse momento estou no segundo ano da faculdade….só que entra outra questão,tenho diploma,histórico o colégio é legalizado e meu nome consta no diário oficial do rio de janeiro…como devo proceder? Pois se não é valido aqui eu teria que fazer o ENEM ou terminar o terceiro ano aqui em campinas,sp,,,só que se eu sou legalmente formada lá no rio de janeiro como poderia ter dois certificados um de cada estado,,,,,

  55. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 1, 2017 @ 22:56

    Monique, sim, não pode, porém se o certificado tiver o visto confere é possível que a faculdade daqui aceite. Se a sua faculdade for a UNIP será difícil conseguir o diploma sem recorrer a Justiça, ok?

    Depende ..se o seu certificado for válido isto é, a escola existe, não foi cassada, enfim.. daí a faculdade daqui pode aceitar, mas se o certificado tiver qualquer dúvida, melhor fazer o ENCCEJA http://portal.inep.gov.br/encceja para garantir. O ENEM não tem mais esta possibilidade de certificar.

    ok?

    abraços

  56. Beatriz comenta:

    julho 19, 2017 @ 17:07

    Sou de MG e conclui meu ensino médio numa escola do Rio de Janeiro, pela proximidade e pela facilidade de ser a distância, compareci na escola prá prestar as provas e obtive aprovação. A escola é Instituto Latino de Ciência e Tecnologia, emitiram meu histórico escolar, engressei em uma faculdade, estou prestes a formar e descobri que a escola hj é extinta, fechou antes de me publicar, o que faço agora?

  57. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 25, 2017 @ 13:08

    Beatriz, só na Justiça para resolver isso.
    Vou lhe enviar o contato da advogada que atua em casos assemelhados desta mesma escola,ok?
    Abraços

  58. Victor Cavalcanti comenta:

    julho 21, 2017 @ 23:52

    Fiz supletivo em 2013, em um polo desses vinculado ao Instituto de ciência e tecnologia, na conclusão eu recebi o diploma porém não tem qualquer carimbo de reconhecimento e veio com conclusão no Rio de Janeiro, estou na fase do psicologico da PMESP, porém tenho certeza que se eu passar isso vai me dar problemas e não vou poder assumir, como eu devo proceder pra conseguir meu ensino médio completo e o certificado, pra poder realizar meu sonho de ingressar na Polícia militar, estou desesperado.

  59. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2017 @ 20:10

    Victor, eu penso que você deve fazer o ENCCEJA

    http://blog.centrodestudos.com.br/encceja-faca-a-sua-inscricao/

    E você está certo… a PM só aceita certificado de conclusão válido.

    Então, preste o ENCCEJA para obter um válido, ok?

    abraços

  60. Roberto Eduardo comenta:

    julho 24, 2017 @ 20:16

    Fui convocado pela Ebserh e no edital pede certificado do ensino médio reconhecido pelo mec, sendo que hoje há um dia de apresentar a documentação eu soube que o certificado do ensino médio precisa estar carimbado pela secretaria de educação e o meu não está, apesar da minha escola ser reconhecida pelo mec e ser uma escola ativa aqui do meu estado. Inclusive eu tenho certificado de curso de transações imobiliárias que exige ensino medio completo e diploma universitário. Posso perder minha vaga por isso?

  61. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 25, 2017 @ 13:04

    Roberto Eduardo, .. o edital quer um certificado obtido em escola autorizada e em geral o certificado tem um carimbo da Secretaria de Educação do seu Estado com uma assinatura. Não é o MEC que dá autorização para escolas de Ensino Médio e sim a Secretaria de Educação, ok?

    Então, apresente o certificado e veja o que acontece…

    abraços

  62. Alves comenta:

    agosto 8, 2017 @ 21:25

    Boa Noite , tenho uma duvida referente a uma situação que esta acontecendo com um conhecendo meu ..
    Meu amigo se formou em 2013 pelo CFAC no Rio de Janeiro e o mesmo mora no Rio , no certificado , na parte do diploma informa que ele ingressou no CFAC em Outubro de 2012 em Regime de Dependência, também tem a informação que ele foi reclassificado em Abril de 2013 para o II ano , pelo artigo 23 da Lei federal 9394/96, que poderia reclassificalo , então na serie 1, não tem nenhuma nota apenas essa informação como observação ele fez a serie II em Abril/2013 e a III em Outubro/2013 , assim pelo tempo total 12 meses , a escola em 2013 estava correta com CEERJ, credenciada para atuar , porem sei que o minimo para o eja a distancia do supletivo do ensino médio são 18 meses. Mas nesse caso teria algum problema , porque no total seria 12 meses desde o inicio no CFAC ja que ele foi reclassificado referente ao modulo I ( primeiro ano ) , o certificado veio com os carimbos do inspetor ,direito , com o codigo e pelo que pesquisei esse seria o visto confere do RJ , meu amigo prestou o enem , fez o fies passou no processo esta agora em processo para matricula na faculdade e veio me pedir essa ajuda , queria saber se isso poderia ter algum problema para ele entrar na faculdade , ou pior depois que ele terminar a faculdade poderia ter algum problema , para conseguir o diploma e o certificado , e ate mesmo se poderia depois prestar concurso publico. Desde de ja agradeço se pudesse ajudar .

  63. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 9, 2017 @ 20:05

    Alves,

    1) Esta escola tinha autorização por 5 anos a partir de 2008. Então, depois de setembro 2013 ela não tinha mais autorização http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/par/2008/P%2008%20115.pdf

    2) Quanto a quantidade de meses não confere. Não , que eu saiba, uma regra para o número de meses.. é preciso ter uma carga horária mínima, mas cada escola pode compor uma matriz curricular com uma carga horária maior..

    3) a questão importante é: o certificado tem que ter o visto confere da SEEDUC, e o nome tem que ter sido publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, sem isso , o histórico não vale nada.

    Olha .. seu amigo tem que aguardar que um órgão oficial (faculdade, concurso, fies) diga que o certificado é inválido. Quando isso ocorrer daí sim tentar resolver , mas antes disso ..

    ok?

    abraços

  64. Alves comenta:

    agosto 8, 2017 @ 21:28

    ** RETIFICADO AS INFORMAÇÕES SOBRE OS MODULOS E SOBRE A DEPENDENCIA ESTÃO NO HISTORICO ESCOLAR .***

  65. Vitor Gomes comenta:

    setembro 20, 2017 @ 16:39

    Tenho dúvidas sobre o certificado de conclusão de ensino médio pelo ENEM e não venho encontrando muitas informações. Talvez você possa me ajudar. O certificado dado através do ENEM é aceito na posse de cargos providos por concurso público que exijam o ensino médio completo?

  66. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 20, 2017 @ 16:59

    Vitor Gomes, respondendo a sua questão:

    O certificado dado através do ENEM é aceito na posse de cargos providos por concurso público que exijam o ensino médio completo? Sim.

    O certificado do ENEM (quando eram conquistados por intermédio deste exame, mas a partir da edição de 2017 isso acabou) é válido para tudo porque tem o mesmo valor do certificado conquistado no ensino regular ou por supletivo.

    abraços

  67. Maicon Oliveira comenta:

    setembro 28, 2017 @ 16:11

    Olá Sônia!
    Onde leio o visto confere da Secretaria de Educação (carimbo da Secretaria de Educação com uma assinatura) no meu certificado de conclusão do ensino médio? Fiz supletivo a distância, a instituição é reconhecida no MEC… tudo aparentemente normal.
    Grato!

  68. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 28, 2017 @ 19:39

    Maicon, verifique no verso do seu certificado. Tem que ter um carimbo da SEEDUC e do inspetor escolar. Se está tudo normal que bom! Abraços

  69. Maicon Oliveira comenta:

    setembro 28, 2017 @ 16:31

    Retificando: Fiz supletivo a distância (eja), a instituição é reconhecida no MEC, meu nome saiu do DO…

  70. Maria José comenta:

    outubro 2, 2017 @ 13:25

    Ola bom dia,
    vivo um dilema, terminei o ensino superior, e ja recebi o diploma reconhecido pelo MEC. Pretendo prestar concurso para área policial, porem vi que meu diploma de ensino médio é falso.
    Gostaria de saber se tem como eu concertar essa burrada?
    obrigado.

  71. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2017 @ 18:03

    Maria José, depende :

    1) Se for falso de fato não há como resolver você terá que fazer supletivo em escola pública para garantir obter o certificado legal . Pode também prestar o CEEJA mas somente no próximo ano que abrirá as inscrições, o exame ocorre em outubro.

    2) Se o problema com o certificado foi que a escola que o emitiu tinha autorização de funcionamento na época que você lá estudou, mas depois perdeu esta autorização e se você tiver o certificado, o nome publicado no Diário Oficial é possível que dê para reverter mas somente na Justiça.

    3) Depende onde mora também de onde é a escola. Se a escola for do Rio de Janeiro precisa analisar o caso para verificar se tem como acionar a Justiça.

    Precisa saber se no edital do concurso exige o certificado de ensino médio ou somente o do ensino superior . Se for só do ensino superior não precisa fazer nada por hora, mas se for do médio nem preste o concurso antes de resolver este problema ou preste o concurso e passando brigar na Justiça (não é fácil)

    O melhor é obter um novo certificado de ensino médio em escola pública reconhecido e validado pela Secretaria de Educação do seu Estado.

    ok?

    abraços

  72. Maria José comenta:

    outubro 2, 2017 @ 22:49

    Ok sônia.
    Meu diploma é falso de fato.
    o Concurso é para PF onde só exige nível superior.
    A exigência para o cargo é nível superior em qualquer área.
    O meu medo é na hora da investigação social.
    Eles vão atras só do nível superior ou médio tbm?
    Mas o fato de do diploma do nível superior se reconhecido pelo MEC melhora alguma coisa? ou isso não quer dizer nada?

  73. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 6, 2017 @ 18:01

    Maria José… veja você pretende fazer concurso para a Polícia Federal.

    Ter certificado falso é crime…

    Tá para entender o nó?

    Recomendo que resolva isso de forma legal e ingresse na PF com tudo correto porque quem vai combater crime não pode ter cometido nenhum, não é mesmo?

    E .. sim… mesmo que não saibamos do crime isso não impede que tenhamos em algum grau responsabilidade sobretudo após sabermos que o certificado é falso…

    problemas…

    abraços

  74. TATIANE KEMY M RIBEIRO comenta:

    outubro 3, 2017 @ 13:02

    Bom dia, perdi o certificado do 2 grau e estou no ultimo semestre de faculdade, prestei concurso publico para o estado se eu passar vão aceitar a declaração de matricula de graduação?

  75. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 6, 2017 @ 18:02

    Tatiane, não, não aceitarão nada exceto o certificado de conclusão do ensino médio válido , com visto confere.

    abraços

  76. lourival da Silva ramos comenta:

    outubro 13, 2017 @ 0:04

    Boa noite, fiz o ensino médio na uninter, mas quando chegou o meu histórico, veio em nome de luminis. E segundo a informação deles o certificado é só daqui 2 anos, queria saber se só com o histórico escolar luminis, eu consigo prestar concurso público ou tem outra forma?

  77. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 14, 2017 @ 15:44

    Lourival, isso é uma farsa. Não existe isso.

    Faça um Boletim de Ocorrência.

    Faça EJA em escola pública para obter um certificado válido.

    Infelizmente você não tem nada.

    Mas para que você tenha certeza, entre em contato com a Secretaria de Educação e pergunte se esta escola tem autorização de funcionamento. Se tiver, questione o prazo que a escola deu de dois anos e peça uma intervenção.

    Mas para mim, você entrou em uma fria porque não existe isso de emitir certificado demorando 2 anos.. isso é um crime, ok?

    abraços

  78. Samuel Silva comenta:

    outubro 15, 2017 @ 15:07

    Bom dia, Eu tenho uma dúvida.

    Eu fui aluno bolsista em uma escola particular( Legalizada ). Acabei prestando o vestibular e hoje sou formado. Antes de entrar no ensino superior eu estava terminando o meu ensino médio pelo EJA ( modalidade Modular) escola pública. Finalizei ele também obtendo o certificado EJA.
    No entanto, acabei finalizando meu curso superior e agora eu pretendo prestar vestibular novamente e quero utilizar meu certificado do EJA. Terei algum problema?
    Os dois são válidos. Nada foi falso.
    Já procurei na internet e não encontrei nada a respeito desse caso. Me ajuda.

    Desde já, agradeço.

  79. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 17, 2017 @ 2:23

    Samuel Silva, você tem dois certificados de ensino médio? Um particular e outro de escola pública? Que coisa, heim? Bem, use o da escola pública você terá maiores vantagens na minha opinião, ok?

    abraços

  80. Juliana Marina comenta:

    outubro 25, 2017 @ 22:51

    Olá! Concluí o ensino médio no EJA (foram só algumas matérias, o 1º, 2º e quase todas as matérias do 3º cursei em escola regular. fiquei de recuperação, não passei e terminei as matérias no EJA). Tenho o diploma e o histórico escolar, com carimbo da secretaria de educação. Contudo, o histórico escolar não apresenta as notas das matérias, consta apenas o nome da matéria e ao lado está escrito “HABILITADO”. No histórico, está escrito carga horária total.
    Curso faculdade, mas eles já me pediram mais de uma vez para reenviar o histórico escolar do ensino médio. Eu posso ter problemas por isso??? Obrigada!

  81. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 26, 2017 @ 17:59

    Juliana, não sei lhe dizer com certeza, mas parece que sim.

    Entre em contato com a Secretaria de Educação do seu Estado, leve o seu histórico para conferir se trata-se de um histórico válido ou não ok?

    abraços

  82. Lais Silva Nascimento comenta:

    outubro 29, 2017 @ 1:45

    Sônia ME AJUDA, eu comecei a fazer um supletivo pelo instituto educacional luminis aqui no rio de janeiro onde moro no ano de 2016 ,bom vi que essa instituto só tinha autorização para funcionar por dois anos no meu histórico escolar e no meu certificado está como eu concluir normal no ano de 2016 e tal meu certificado está com o carimbo do seduc e tal só que meu nome saiu em diário oficial no dia 20 de abril de 2017 isso pode ter algum problema? Sendo que na época q eu fiz o supletivo a escolas era autorizada?

  83. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 31, 2017 @ 6:36

    Lais, se há o visto conferi, a priori, o certificado é válido, ok?

  84. Lais Silva Nascimento comenta:

    outubro 29, 2017 @ 3:43

    Mais uma coisa andei pesquisando e vi que esse tal visto “confere” que o carimbo do seeduc secretária de educação serve para as escolas que começaram a funcionar antes do tempo e quando ainda continuariam funcionando um pouco mais do tempo terminado sendo assim o meu certificado é válido?

  85. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 31, 2017 @ 6:35

    Lais, sim , a priori sim.

  86. Lais Silva Nascimento comenta:

    outubro 29, 2017 @ 14:57

    Sônia como é o visto confere? Pq atrás do meu certificado com um carimbo escrito inspertor escolar seduc algo assim com numero acho q da matricula em baixo esse seria o visto confere?

  87. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 31, 2017 @ 6:20

    Lais Silva isso mesmo.. isso é um visto confere: carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar.

  88. lais comenta:

    novembro 12, 2017 @ 10:12

    OK ja que tenho visto confere estou mais tranquila, muito obrigada.

  89. Wallace comenta:

    novembro 17, 2017 @ 6:27

    Bom dia,
    Um amigo não está bem na escola particular no 3 ano do ensino médio e resolveu inscrever-se no ENCCEJA. Caso passe nos dois, poderá ter dois diplomas de Ensino Médio?

  90. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 22, 2017 @ 17:32

    Wallace, não. Não é possível ter dois ensinos médios…

  91. Marcus comenta:

    novembro 25, 2017 @ 19:11

    E quem fez o ensino médio em polo representando outro estado. Conseguiu certificado de outro estado do E.M, publicação no diário, diploma e histórico. Já se formou na faculdade e já é pós graduado. O que fazer?

  92. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 26, 2017 @ 18:04

    Marcus,

    1) Se o polo era autorizado pela Secretaria de Educação do Estado de origem e de destino;

    2) Se o certificado tem o visto confere

    3) Se a faculdade emitiu diploma de graduação e pós graduação

    É porque o certificado é válido, tudo certo.

    ok?

  93. Marcus comenta:

    novembro 27, 2017 @ 1:22

    Esse é o problema a escola era autorizada pela secretaria de educação do estado da escola, porém eu fiz a prova em um estado diferente por um polo.

  94. Marcus comenta:

    novembro 27, 2017 @ 1:46

    Ou não tem problema isso? Visto confere que você diz é sobre os carimbos, assinaturas e etc. certo?

  95. Marcus comenta:

    novembro 27, 2017 @ 1:51

    Você é advogada, certo?!
    Eu não poderia te pagar um valor para você me fazer um atendimento via Whatsapp onde eu poderia sanar todas minhas dúvidas, como se tu tivesse atendendo um cliente.

  96. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 28, 2017 @ 16:04

    Marcus, enviei contato por e-mail.

  97. Marcus comenta:

    novembro 29, 2017 @ 19:31

    Obrigado vi lá, vou consultar com ela também, mas gostaria de sua opinião.
    Eu me formei na faculdade presencial e respeitada, fiz pós graduação.
    Quando fui na escola, me deram apostila para eu estudar e tudo, estudei por 5 meses, voltei fiz a prova. Sai no diário oficial, recebi histórico escolar e o certificado.
    O problema é que eu fiz a prova por polo, em um estado diferente eu nem sabia que não era muito certo isso, será que isso pode me causar algum problema no futuro? Sou professor.

  98. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2017 @ 18:31

    Marcus.. depende.. da escola que o certificou.. o que pode ocorrer é ser impedido no concurso público de assumir, ser barrado por outra graduação.. melhor é você investigar a respeito da escola que o certificou no ensino médio…

  99. Marjore comenta:

    dezembro 19, 2017 @ 17:20

    Olá, boa tarde Sônia, me tira uma dúvida, quando fazemos um exame supletivo no caso o cpa, fica no histórico escolar que concluiu o Ensino Médio atrávez dele!?

  100. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 28, 2018 @ 6:23

    Marjore, sim…acredito que sim.

  101. Ricardo Alecsandro comenta:

    janeiro 2, 2018 @ 12:56

    Bom dia Sonia, gostaria de sua ajuda em esclarecer uma duvida que tenho, conclui o ensino médio na modalidade EAD – no CENTRO EDUCACIONAL FUTURA – RJ – entre os anos de 2008 e 2009, tenho o certificado de conclusão, histórico escolar, publicação no D.O minha duvida é referente ao VISTO DO CONFERENTE, no meu certificado no verso consta um numero de registro, livro e folhas e o dia da publicação do D.O logo abaixo no local AUTENTICAÇÃO, tem uma carimbo que consta o seguinte INSPEÇÃO ESCOLAR NOME completo dessa pessoa mais o numero de uma matricula dela e uma sigla CRMX – minha pergunta é esse carimbo seria o visto do conferente para a validação do certificado.

    aguardo e retorno

    Obrigado

  102. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 3, 2018 @ 18:38

    Ricardo, sim ,em tese e a priori o certificado é válido, o problema é que no Estado de São Paulo, às vezes em concursos eles são barrados porque esta escola teve muitos problemas.

    O que ocorreu é que estas escola não podiam certificar alunos de outros Estados porque não tinha autorização de funcionamento concedida pelas Secretarias de Educação de cada Estado.

    Então.. problemas..

    Os Pareceres CEE-RJ nº 130/05 e nas Deliberações CEE-RJ nº 275/02, 285/03 e 290/04 essa escola tinha autorização, mas circunscritas ao território fluminense.

    Ela tinha alguns polos fronteiriços com alguns Estados mas em 06/10/10 foi requerido o cancelamento desses polos junto à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    Então, se o seu certificado for barrado por alguma instituição você poderá tentar convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação, porque via SEEDUC está impossível, demoram anos e anos.. tudo está difícil por lá.. o melhor é o CNE ou a Justiça, ok?

    Mas aguarde ter uma manifestação contrária .. pode ser que não tenha.

    abraços

  103. Daniela barbosa pereira comenta:

    janeiro 8, 2018 @ 0:50

    Boa noite sônia estou desesperada nao sei o que fazer concluir o ensino medio a distancia pela escola cfac eu moro em sao paulo e me matriculei pra fazer um curso tecnico de radiologia so que no ato da matricula fui informada que meu certificado do ensino medio tinha origem duvidosa e que a diretora do curso iria mandar pra secretaria de educacao do RJ para averiguar so que ja se passoy mais de um ano e oito meses e nao respoderam terminei o curso mais nao querem me formar porque nao veio resposta me ajude por favor lembrando que concluir o ensino a distancia no dia 05 de fevereiro de 2013 tenho diario oficial e o carimbo

  104. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 28, 2018 @ 5:59

    Daniela, bem não tem muito jeito para resolver isso exceto tentando na Justiça Essa escola tinha autorização de funcionamento no Estado do Rio de Janeiro em 2013 http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/par/2008/P%2008%20115.pdf. Mas o problema é que essas escolas atuaram de irregular … a SEEDUC está demorando séculos… mesmo na Justiça está difícil mas como você já cursou o técnico talvez tentando. Tenho advogada para indicar que atua com este tipo de problema. Caso queira indicação entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

  105. Daniela barbosa pereira comenta:

    janeiro 8, 2018 @ 0:54

    Muitos dizem que escola de um estado nao pode certificar aluno que mora em outro estado

  106. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2018 @ 3:38

    Daniela, pode, desde que tenha autorização de funcionamento junto a Secretaria de Educação do Estado.

    Se a escola tem autorização da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, mas tem um pólo no Estado de São Paulo sem autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, daí é irregular e o certificado emitido não será válido.

    ok?

    abraços

  107. Ricardo Alecsandro comenta:

    janeiro 8, 2018 @ 18:14

    Muito obrigado pelo retorno Sonia, quero também parabenizar pela iniciativa do Blog, pois observei vários comentários de grande ajuda sua em esclarecimentos assim como foi o meu caso….

    abraços.

  108. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2018 @ 3:30

    Ricardo Alecsandro obrigada!!! Forte abraço

  109. Julia comenta:

    janeiro 11, 2018 @ 20:43

    Terminei o ensino médio pelo IF, mas nunca dei entrada no diploma. Como proceder?

  110. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2018 @ 3:17

    Julia, não sei lhe dizer, mas imagino que deve buscar a unidade de ensino e solicitar o certificado ,ok?
    abraços

  111. Jheniffer comenta:

    janeiro 15, 2018 @ 13:47

    Bom dia. Irei prestar concurso público no mês 03,sendo que irei concluir ensino médio no final deste ano.Se caso ser aprovada e convocada antes de dezembro, por meio de açaõ judicial poderei assumir e continuar estudando?

  112. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2018 @ 2:17

    Jheniffer, depende do edital do concurso.. mas acredito que não… o edital é que define concurso .. se lá estiver escrito que precisa ter o ensino médio completo.. terá que tê-lo.

    Acho que não é possível discutir o edital na Justiça. Mas isso é o meu entendimento. Constitua advogado que conheça a área administrativa do direito público para dar um parecer.

    ok?

  113. Fábio vieira comenta:

    janeiro 23, 2018 @ 11:32

    Olá bom dia, por favor esclarece minha dúvida conclui o ensino médio pelo enem em 2016 ele é válido para concurso público da pm?

  114. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 28, 2018 @ 4:11

    Fábio Vieira, depende do edital do concurso.. se ele aceitar a pontuação do ENEM… eu não conheço o edital…

  115. Raquel Caroline comenta:

    fevereiro 12, 2018 @ 18:55

    Olá Sonia Boa tarde,
    Você poderia me tirar uma dúvida?
    Eu fiz (EJA) no RJ no ano 2006 no Jardim Escola Triunfo, na época assisti as aulas fiz as provas fui aprovada peguei meu certificado, diploma e declaração de conclusão. Todos carimbados pela diretora e secretária escolar, no certificado de conclusão ainda costa o carimbo, a assinatura e
    matricula da inspetora escolar do SEEDUC-RJ, no certificado vem dizendo que vale em território nacional, além de todos os carimbos e assinaturas, meu nome foi publicado do diário oficial e tudo registrado em cartório.
    Porem não estou mas morando no RJ me mudei pra SP e me matriculei em uma faculdade particular até o momento não tive nenhum problema, termino em 2019 a minha dúvida e a seguinte: eu conseguirei me formar e pegar meu diploma? Mesmo seu certificado sendo do EJA do RJ?
    Eu também prestei concurso ano passado a nível médio, fui aprovada na hora em que eu for chamada pra tomar posse eu poderei assumir o cargo?
    Pois ouvi relatos quem fez EJA em um Estado não pode fazer faculdade ou assumir cargo público em outro Estado alguns casos o certificado não e válido em outros precisa de um visto confere. O que devo fazer pra não ter nenhum problema em me formar e ao tomar posse no concurso que passei?

    Desde já agradeço.
    Att, Raquel Caroline

  116. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 15, 2018 @ 16:31

    Raquel, provavelmente terá problemas com este certificado seja na emissão do seu diploma de faculdade, seja na hora de assumir o cargo do concurso prestado.

    Não tenho certeza se ocorrerá o impedimento, mas tudo indica que sim porque essa escola foi cassada.

    Eu recomendo que faça o ENCEEJA – Exame Nacional de Certificado de Educação de Jovens e Adultos. Inscrição ocorre em Maio e o exame em Outubro.. visando garantir ter um certificado válido e sem problemas. Mesmo assim a faculdade poderá não querer emitir o diploma, mas daí fica mais fácil acionar a Justiça.

    Os certificados emitidos por esta escola Triunfo tem sido recusado, basta saber se a sua faculdade o recusará ou não … São Paulo não tem aceito certificado EJA do RJ ok?

    Se for acionar a SEEDUC vai precisar ir até o Rio de Janeiro para iniciar um processo de averiguar se seu nome consta nos arquivos. Eles não aceitam procuração e tampouco por e-mail ou internet.. tem que ir pessoalmente no Rio.

    abraços

  117. Juliana Aparecida comenta:

    março 6, 2018 @ 13:18

    Ola, fiz supletivo a distância em um polo em londrina no parana, estudei muito e fiz um monte de prova, recebi meu certificado da escola do rio de janeiro o ” instituto latino de ciências e tecnologia ” isso em 2012, no meu cerificado consta carimbo do SEEDUC/RG ,e tem um parecer 003/2017 e assinaturas de diretor, secretário, inspetor, e meu nome foi puplicado no D.O. do riu de janeiro, porem nessa epoca essa escola não tinha reclamações e hoje em dia tem varias reclamações, sera que terei algum problema ao me formar? Estou no ultimo período de fizica na “UEM” universidade estadual de Maringá, por se tratar de universidade pública eles são muito rigorosos quanto a documentação, foi a maior burocracia pra entrar, porem não questionaram nada sobre o certificado, posso ter algum problema ao me formar?

  118. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 12, 2018 @ 19:46

    Juliana, você terá problemas sim…

    1) Esta escola do Rio de Janeiro, Instituto Latino de Ciências e Tecnologia, não tinha autorização de funcionar via polo no Estado do Paraná , em Londrina. Esta é a primeira ilegalidade.

    2) De fato as universidades são bem rigorosas.. Eu mesma estudei na Unicamp e sei que eles observam toda a documentação.

    3) Se por alguma razão a Universidade Estadual de Maringá não emitir o seu diploma alegando que o certificado não é válido o que fazer:

    3.1) Se o seu certificado tem visto confere (carimbo e assinatura da SEEDUC), você tem o seu nome publicado no DOERJ e você a data da emissão do certificado é antes do descredenciamento desta escola não tem motivo para a Universidade não aceitar, mas se ocorrer, você poderá impetrar ação judicial contra a SEEDUC pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro porque a escola é de lá para que a SEEDUC emita certidão com força de certificado garantido a validade do certificado.

    4) Se isso ocorrer entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br que indico-lhe advogada do Rio para seguir para a Justiça único caminho possível para resolver o problema, ok?

    Mas isso se a Universidade não emitir o diploma.

    Respondendo a pergunta.. pode ter problemas.. recomendo que poupe dinheiro para a ação judicial caso precise.

    ok?

    abraços

  119. Gabriel comenta:

    março 13, 2018 @ 16:23

    Estou me matriculando no supletivo luminis sede RJ porém moro Londrina vou fazer por aqui, gostaria de saber se essa instituição é reconhecido?
    Desde já agradeço.

  120. Sônia R. Aranha comenta:

    março 20, 2018 @ 15:45

    Gabriel, entre em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná , aí em Londrina tem Núcleo que se responsabiliza pela supervisão das escolas. Somente eles poderão lhe dizer se esta escola é autorizada a funcionar ou não,ok?

    att

  121. Ana Paula Ramos comenta:

    março 22, 2018 @ 22:18

    Boa noite Sônia!!
    Fiz o supletivo do Ensino Médio pelo ENCCEJA (programa do governo federal) em 2009. No certificado de conclusão não consta a carga horária das matérias. Estou prestando um concurso agora para área militar e eles exigem que tenha carga horária. Um outro detalhe é que tenho meu certificado de conclusão de nível técnico certinho, com carga horária e tal. Minha dúvida é a seguinte: esse certificado de nível técnico substitui ou equivale a dizer que eu tenho o Ensino médio?
    Obrigada

  122. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 30, 2018 @ 3:08

    Ana Paula, depende do edital do concurso. Tem concurso que pede o histórico e certificado do ensino médio e do técnico e tem concurso que pede só do técnico.

    Mas se você ingressar no concurso poderá buscar na Justiça que aceitem o seu certificado do ENCEEJA do jeito que está porque não há carga horária por disciplina afinal foi conquistado por intermédio de um EXAME e não em uma escola regular.

    ok?

    abraços

  123. Alexandre santos comenta:

    junho 2, 2018 @ 3:01

    Olá Sônia
    Estou para me inscrever para fazer a prova no RJ,acho que é a cfac ,sou do interior de SP,gostaria de saber se o certificado é válido no estado de SP?

  124. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 2, 2018 @ 6:00

    Alexandre Santos, não… não faça isso.. vai ter a maior dor de cabeça porque as faculdades do Estado de São Paulo não aceitam em função de não ter o GDAE. A escola CFAC não tem autorização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuar aqui.

    Faça CEEJA – supletivo flexível em escola pública. Verifique se na sua cidade tem junto a Diretoria de Ensino, ou faça EJA em escola pública ou preste o ENCEEJA.

    Não faça nada particular.. tudo fajuto.

    abraços

  125. Lala comenta:

    junho 17, 2018 @ 3:18

    Instituto educacional luminis**

  126. Mateus Vinicius Santos facioni comenta:

    junho 19, 2018 @ 23:10

    Olá, tudo Bem?
    Então, fiz a prova do encceja, peguei meu certificado de conclusão do ensino médio, meu objetivo é agora passar no concurso da Polícia militar, se caso eu passar um dia será válido?

  127. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 25, 2018 @ 3:56

    Mateus Vinicius, sim é válido sim. Pode prestar o concurso.
    abraços

  128. Luiza comenta:

    junho 20, 2018 @ 19:12

    Sônia uma dúvida vi que aqui no seu site q essa escola instituto educacional luminis tinha autorização para funcionar entre março de 2014 a março de 2016 eu concluir em novembro de 2016 no meu certificado está q concluir em em novembro de 2016 e meu certificado tem o visto confere eu posso vim a ter problemas quando for fazer uma faculdade ? Estou fazendo técnico vi tanta reclamações dessa escola q estou com medo

  129. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 25, 2018 @ 4:27

    Luiza, pode. Essas escolas que tiveram problemas ficaram marcadas. Mesmo tendo autorização, a escola técnica poderá não emitir o certificado de técnico…vai depender da escola…é possível que possa ter problema.

    Mas mesmo que não tiver, recomendo que você prestasse em 2019 o ENCEEJA – Exame Nacional de Certificação de Educação de Jovens e Adultos – assim atingindo os objetivos terá um certificado válido e sem problemas para o seu futuro (faculdade, concursos etc..) Acho que vale a pena investir nisso.

    ok?

  130. luiza comenta:

    julho 22, 2018 @ 23:12

    Mas sonia ,se eu tenho o nome publicado e aparentemento o certificado valido,como posso fazer o encceja ,não daria duplicidade de matricula? Ou eu não vou ter problemas se fizer o encceja?

  131. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2018 @ 2:34

    Luiza, como eu disse e você confirma aparentemente o certificado é válido… isso significa que há chances dele ser questionado. Eu penso que não haverá problemas fazer o ENCEEJA porque em geral as escolas cassadas tem muito problema.. Há até assinatura de inspetor escolar falsificada.. já vi isso sendo questionado na Justiça… Então, na dúvida eu faria ENCEEJA para ter um certificado 100% válido, sem chance de ser questionado.. ok?

    abraços

  132. Maria do socorro oliveira comenta:

    agosto 1, 2018 @ 0:35

    Maria do Socorro Oliveira
    Sônia, eu, esqueci de dizer que em 2009 eu, fiz o vestibular Universidade de Santo Amaro UNISA e comclui o curso superior de Tecnologia em Logística e conclui em 24/12/11.
    E não tive nenhum problema com a documentação na UNISA.
    Porém eu fiz novamente outro vestibular na FMU EAD LAUREATE e na hora de confirmar a minha matricula, pede o nome da instituição obde eu, fiz o ensino médio e não achei o nome do Centro Educional Carioca.
    Ai fique muito preocupada. E por isso eu, gostaria de saber se o meu Certificado e verídico conf. O meu pedido de ajuda anterior.

    Desde já novamente muito obrigada gostaria muito que vc. Tire essa preocupação da minha mente por favor!

    Att: Maria do Socorro Oliveira.

  133. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 2, 2018 @ 18:27

    Maria do Socorro,

    O Centro Educacional Carioca é um PROBLEMA!!

    Em geral o certificado não é válido.

    Mas se no verso dele há um carimbo e assinatura do inspetor escolar , indicando a SEEDUC ou Metropolitana, e se você tem o seu nome publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro daí dá para brigar para que aceitem o seu certificado e a briga será na Justiça do Rio de Janeiro.

    Agora, se não há nada disso, seu certificado não é válido e eu recomendo que faça CEEJA, em São Paulo tem .. ,que é um supletivo público e flexível, pega as apostilas, estuda, marca avaliações e pronto.

    Deste modo não terá mais dores de cabeça obtendo um certificado válido.

    ok?

    abraços

  134. Luciam Allan comenta:

    agosto 4, 2018 @ 19:35

    Olá
    Tenho o Certificado do Ensino Médio através do Supletivo Particular feito em um colégio particular aqui em meu Estado e não consegui entrar na faculdade pelo Prouni por causa que meu certificado é de Colégio particular, então gostaria de saber se posso fazer o ENCCEJA para obter outro certificado (agora público)? Tem algum problema em ter 2 certificados do Médio?

  135. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 5, 2018 @ 1:57

    Luciam.. depende.. se o seu certificado é válido sim … caso contrário não!

    ok?

  136. Luciam Allan comenta:

    agosto 5, 2018 @ 2:36

    Sônia meu Certificado do Supletivo é válido sim, e caso eu faça o ENCCEJA e for aprovado para receber outro Certificado o que pode acarretar?

  137. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 6, 2018 @ 18:01

    Luciam se o seu certificado é válido não há necessidade de fazer o ENCEEJA.. não sei o que acarreta , mas acho que nada grave. ok?

    abraços

  138. Lailla Maria comenta:

    agosto 18, 2018 @ 20:11

    Olá!
    Estou com um grande problema… Concluí meu Ensino Médio fazendo o EJA, fiz ensino superior e pós para ser professora.
    Atingi o tempo necessário e solicitei minha aposentadoria que estava em análise pelo Tribunal de Contas, porém, recebi a resposta de que eu não poderia me aposentar com o salário de professora por ter feito o EJA…
    Poderia me ajudar? Isso realmente pode ser alegado?
    Grata, desde já!

  139. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 19, 2018 @ 20:23

    Lailla, nunca vi isso… como assim… ?? Você não tem Magistério?

    Se não tem Magistério, como conseguiu ser professora e lecionar?

    Para poder dar aula é preciso ser formada no mínimo pelo Magistério de Ensino Médio ou em Pedagogia em Ensino Superior. Sem isso não pode lecionar.

    Isso realmente pode ser alegado? Sim,pode ser alegado se você não tem habilitação para exercer a função de professora.

    Recomendo que constitua um bom advogado trabalhista para que ele possa lhe defender.

    ok?

    abraços

  140. john comenta:

    agosto 19, 2018 @ 21:54

    Boa noite sônia, conclui meus estudos pelo centro educacional pódio… fui certificado em 2017 e na publicação havia que eu conclui em 2015 no segundo semestre, e foi exatamente isso. mas to preocupado pq falam que o pódio não podia mais certificar nem publicar depois de 2015. Sabe m explicar isso?? no site diz que o podio fechou em maio de 2017.. então como isso é possivel? não sei o que fazer… tenho o nome publicado, certificado e historico.

  141. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 20, 2018 @ 18:37

    John isso mesmo .. o Centro Educacional Pódio em 2017 não recebeu recredenciamento para novas matriculas de ensino a distância. Em 2015 a Pódio tinha autorização por intermédio de liminar e a briga com a SEEDUC foi grande. Agora .. problemas haverá, sobretudo se você mora no Estado de São Paulo porque as faculdades não querem aceitar esses certificados marcados pela ilegalidade porque a Pódio tinha autorização para o Estado do Rio de Janeiro e não para outros Estados.

    Então, é arriscar.. quando houver uma negativa de faculdade daí é tentar discutir na Justiça … se for o caso, ok?

    abraços

  142. Keiciane Valduga comenta:

    setembro 5, 2018 @ 16:56

    Oii, se estou cursando o Ensino Médio em modalidade a distância pelo Instituto Universal e o mesmo é credenciado na secretaria de educação de São Paulo, sendo que moro no Rio Grande do Sul, o certificado será válido no meu estado também?
    Desde já agradeço!

  143. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 8, 2018 @ 2:00

    Keiciane, será válido se o Instituto Universal tem autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Recomendo que peça informações junto a Secretaria, ok?

    abraços

  144. Jhonatan de Oliveira comenta:

    setembro 21, 2018 @ 4:12

    Olá, me chamo Jhonatan de Oliveira!
    Fiz um supletivo a distância pelo :instituto educacional Lumnis, me formei em Maio deste ano, só que tenho visto muitas reclamações a respeito dessa escola. Só recebi uma declaração até o momento. Como faço para saber se essa escola é válida?

  145. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 23, 2018 @ 23:45

    Jhonatan, não sei lhe responder somente com este nome.. onde fica esta escola? Mas você já deveria ter recebido o certificado.

    Recomendo que você entre em contato com a Secretaria de Educação de seu Estado porque eles saberão lhe informar se esta escola é autorizada ou não, ok?

    abraços

  146. ABRAAO SILVA OLIVEIRA BARROS comenta:

    setembro 24, 2018 @ 15:12

    Estou querendo concluir meus estudos a distância na FUNESP essa rede de ensino e confiável ?

  147. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 25, 2018 @ 22:39

    Abraao , não tenho a mínima ideia porque nunca ouvi falar nesta escola.

    Peça informação para a Secretaria de Educação de seu Estado.

    Não faça matrícula sem pedir informação para o órgão oficial. A maioria de escolas particulares são ilegais.

    att

  148. Diego comenta:

    setembro 26, 2018 @ 1:10

    Oi boa noite Sônia meu caso é com o centro educacional carioca, fiz um curso técnico e no curso não conseguem lançar meu histórico por causa da publicação, o que devo fazer .?

  149. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 26, 2018 @ 4:56

    Diego, a situação é difícil …

    O caminho mais fácil seria você fazer um novo supletivo em escola pública para garantir a validade. Se você é do Estado de São Paulo , fazer CEEJA é flexível e não precisa frequentar.
    Daí com o certificado válido ainda restaria o problema da data de término do ensino médio em conflito com a data do técnico, então, seria preciso solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Estadual (se for o de São Paulo) ou junto ao Conselho Nacional de Educação ou mesmo via Justiça.

    O caminho do certificado no Centro Educacional Carioca é um problema porque se o Parecer que autoriza esta escola a funcionar é de 2008 e deu um prazo de 5 anos, isto significa que o prazo extinguiu em 2103.

    Outro problema é que se você não tiver em mãos alguns dos documentos: certificado, com visto confere, histórico escolar e o seu nome publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, esquece, nem na Justiça você conseguirá, infelizmente. Esta escola foi extinta.

    ok?

    abraços

  150. Patrezzi Luiz Pinto comenta:

    outubro 2, 2018 @ 14:53

    Bom dia, meu certificado de conclusão do ensino médio está plastificado. Tem algum problema? Vou ter que retirar a 2ª via?

  151. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 2, 2018 @ 18:35

    Patrezzi.. hummm nunca vi isso.. plastificar o certificado.. acho que sim… não sei lhe responder…

  152. Talis comenta:

    outubro 3, 2018 @ 14:59

    ola! sonia tudo bem! eu terminei meus estudos em 2013 pelo centro educacional carioca, e neste ano eu recebi meus historicos e diploma, para entrar na faculdade, so que quando entrei na faculdade disse que não e valido, não sei o que fazer ?

    e quero fazer concursos e lendo alguns comentários desesperei mais ainda! me conceda uma luz por favor

  153. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 4, 2018 @ 2:18

    Talis, faça CEEJA, escola pública e flexível em pouco tempo você termina.

    Infelizmente se o seu certificado é do Centro Carioca emitido em 2013 então não é válido porque o Centro Educacional Carioca teve autorização até 2010 e não mais depois disso.

    Faça CEEJA e fique tranquila para prestar concurso público, ok?

    abraços

  154. Marcelo comenta:

    outubro 29, 2018 @ 14:50

    Bom dia!
    Há 15 anos concluí meu ensino médio, ingressei na faculdade(presencial) concluí, tenho meu diploma de ensino superior em mãos há alguns anos. Até aí tudo bem.
    Daí prestei um concurso público onde foi constatado que meu certificado de ENSINO MÉDIO não era válido, pois não constava nenhum registro.
    Daí fiz em caráter de urgência o ESAJ e emiti um novo certificado de conclusão de ENSINO MÉDIO.
    Agora meu ensino médio está com data posterior ao ensino superior. O que fazer?
    Meu ensino superior pode ser invalidado?
    Quero orientação neste sentido do que fazer. Ou não devo fazer nada.(mexer no que tá quiero)

  155. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 29, 2018 @ 16:29

    Marcelo,

    Olha… se você não tivesse o diploma de ensino superior poderia solicitar Convalidação de Estudos junto ao Conselho Nacional de Educação, mas como já tem diploma …

    O conflito de datas é resolvido pela Convalidação de Estudos… talvez você pudesse recorrer ao Conselho Nacional de Educação solicitar o entendimento do caso e uma solução para que não perca o ensino superior.. SE o Conselho Nacional convalidar , a faculdade emitiria um novo diploma…

    Sinceramente não sei …

    Talvez não faça nada por hora.. somente quando tiver problemas com o diploma do ensino superior é que provocará o Conselho Nacional para lhe dar uma solução, ok?

    abraços

  156. Allan Diego comenta:

    novembro 28, 2018 @ 22:56

    Obs: A escola emitiu meu certificado, meu histórico e a publicação antes de encerrar suas atividades. Meu nome consta no D.O do Estado do Rio de Janeiro. No certificado tem a data de publicação no D.O do Estado, número do livro, FLS… Carimbo do inspetor escolar, matricula , CRRM SEDUC. Mesmo assim estou receoso de ser exonerado

  157. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 4, 2018 @ 14:29

    Allan, pode ocorrer sim.. mas já conversamos a respeito e tudo será resolvido no seu caso.. abraços

  158. IGOR comenta:

    dezembro 5, 2018 @ 14:15

    Boa tarde, doutora!
    Estou para ingressar no ensino a distancia pelo o IMEC de madureira no Rio de Janeiro. Como saber se essa escola e regular e emite o certificado com o visto seeduc. Passei na PMSP e meu certificado e de uma escola que foi cassada por emitir diplomas falsos no RJ e estou com medo de apresentar e nao ser aceito.

  159. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 5, 2018 @ 18:04

    Igor,

    Recomendo que entre em contato com o SEEDUC para obter esta informação oficial.

    Muitas escolas do Rio não são credenciadas e a PMSP não aceita… então …

    Mas dei busca e não encontrei nenhuma informação, terá que entrar em contato com a SEEDUC, ok?

    abraços

  160. Ricardo da Costa comenta:

    dezembro 10, 2018 @ 22:30

    Oi, boa noite! Estou numa situação complicada: Estou na PM de Minas a 8 anos, e na época entrei via certificado obtido no Colégio Brasileiro. Me entregaram apostilas, eu estudei fiz as provas, e me entregaram o certificado. Fiz o concurso, entrei, e aqui estou. Ao realizar um concurso interno, verifiquei no edital que eles vão reunir os documentos da pasta, junto com os resultados do concurso interno para efetivar a entrada no curso de formação para ser promovido. Contudo esse colégio Brasileiro, foi cassado pela secretaria de educação RJ, algum depois que eu entrei.Nesse caso posso ser exonerado do cargo, devido a perca da validade do certificado? Ao saber se tal situação, fiz EJA a dois anos atrás e obtive certificado da secretaria de educação MG.

  161. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2018 @ 5:19

    Ricardo da Costa, não sei lhe dizer, mas já tive contato com policial que foi exonerado, mas não com tantos anos de serviços…

    Então, melhor é constituir um advogado bom que entenda de serviço público para poder lhe ajudar caso chamem você.

    Agora se o seu certificado foi emitido em data antes do Colégio Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão Universitária e Profissional ter sido fechado e o certificado tem no verso o carimbo da SEEDUC e assinatura do inspetor escolar e o seu nome foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o seu certificado é válido, porque foi emitido antes da extinção do colégio.

    ok?

    abraços

  162. Ricardo da Costa comenta:

    dezembro 10, 2018 @ 22:44

    Complementando, na época me entregaram tbm uma cópia do Documento.D.O do RJ. Um certificado com carimbo ,assinatura ,e notas no verso.

  163. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 11, 2018 @ 5:21

    Ricardo então o certificado é válido…

    Se porventura a polícia resolver contrariar.. um jeito é entrar na Justiça para obter junto a SEEDUC uma certidão com força de certificado que valida novamente o certificado ou apresentar o outro certificado.. enfim.. aguardar..

    abraços

  164. Daniel Nunes comenta:

    dezembro 27, 2018 @ 23:30

    Boa noite,

    Estou para prestar um concurso da cidade e estou preocupado com o meu diploma do ensino médio feito a distância, como consigo saber se a escola está devidamente registrada? Tenho o certificado e uma publicação no diário oficial. A escola citada é instituto educacional professora Conceição Freire Santa Inês/Maranhão
    Desde já obrigado!!

  165. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 0:32

    Daniel, você tem que entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, para saber se esta escola tem autorização de funcionamento lá no Maranhão. Mas se você for de outro Estado que não o Maranhão, esta escola também tem que ter autorização de funcionamento daqui do Estado de São Paulo.

    Se você está preocupado, provavelmente terá problemas…

    ok? att

  166. Camila comenta:

    dezembro 27, 2018 @ 23:40

    Ola, fiz supletivo EAD, e meu certificado é do RJ mas tem assinatura e o carimbo do seeduc, ele é válido se eu passar em um concurso?
    Está escrito que o documento é válido em todo território nacional.

  167. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 31, 2018 @ 0:30

    Camila, os certificados de EAD Ensino Médio emitidos por escolas do Rio de Janeiro todos estão sob suspeita, então, acho melhor não arriscar a fazer concurso.. muitos não aceitam.. eu recomendo que faça uma novo supletivo em escola pública, flexível, para garantir um certificado sem ser suspeito, principalmente se você morar no Estado de São Paulo. Aqui concursos e faculdades não estão aceitando este tipo de certificado, ok?

    abraços

  168. Erica Peres comenta:

    fevereiro 3, 2019 @ 23:53

    Meu filho passou para faculdade antes de terminar o ensino médio. Com isso, correu e conseguiu realizar supletivo à distância com provas presenciais no Instututo Educacional Luminis, aqui mesmo no RJ. Recebeu certificado de conclusão e histórico, porém, nada de publicação em DO. Tive conhecimento de que a instituição referida foi descredenciada do MEC e que sua ultima publicação no DO foi em 2017. Ele já está no terceiro período da faculdade. Qual procedimento devemos tomar? Vocês indicam um especialista aqui no RJ? Tem ideia de custo?
    Att
    Erica

  169. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2019 @ 15:04

    Erica.. sim.. vou lhe enviar por e-mail.

  170. Bernardo comenta:

    fevereiro 5, 2019 @ 2:55

    Boa noite, conclui meu ensino médio em escola pública, mas depois de uns 3 anos fiz o supletivo do estado, aqueles só vai fazer a prova no domingo.

    Estou com 2 certificados do ensino médio, o regular e o supletivo.

    Passei em concurso e na investigação vem pedindo onde conclui meu ensino médio.
    O que coloco, só o médio? Fazendo o supletivo anula o ensino médio regular?

  171. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 19, 2019 @ 17:24

    Bernardo, não sei lhe informar.. por qual motivo fez dois ensinos médios se já tinha um?

    Não sei lhe informar..

  172. heitor Gregório pedro comenta:

    fevereiro 12, 2019 @ 23:23

    Boa noite.
    Estou procurando um supletivo a distancia, encontrei uma escola de São Paulo chamada ( Funesp), vc poderia me informar se está instituição e verdadeira.

  173. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 13, 2019 @ 16:45

    Heitor, não.. não tenho como buscar esta informação…

    Recomendo que você procure a Diretoria de Ensino do bairro que esta escola esta localizada.
    A Diretoria de Ensino é a responsável pela supervisão das escolas, de modo que ela é o órgão oficial da Secretaria de Educação que poderá lhe informar com certeza se a escola é autorizada ou não a funcionar, ok?

    Recomendo, no entanto que opte SEMPRE por escolas públicas e sobretudo que ofereça CEEJA que é um supletivo gratuito, público e flexível não precisa frequentar todos os dias.. ok?

    Em São Paulo há Dona Clara Mantelli Av. Alcântara Machado, 4188 – Brás, São Paulo – SP
    Telefone: (11) 2604-5849

    abraços

  174. Camilla comenta:

    fevereiro 16, 2019 @ 20:42

    Oi. Meu certificado de ensino médio estava sem o visto de confere da seeduc, no entanto ele foi aceito na minha primeira graduação e no meu concurso público. Hoje sou funcionária estável, mas estamos prestes a ter uma auditoria sobre diplomas falsos. O que ocorre, antes mesmo de ter esta informação fui a seeduc para buscar informações sobre como proceder, me orientaram a solicitar a emissão de uma nova via do meu certificado( tendo em vista que a escola foi extinta por excesso de diplomas é possível fraude quatro anos após minha formação). Neste momento não sei como proceder, pois não sabia da necessidade de convalidar o certificado junto à seeduc até o ano passado. Coisa que fiz assim que voltamos do recesso, no entanto ele ainda não foi emitido. Existe algum dispositivo que me resguarde? Já que cursei apenas 3 disciplinas nesta instituição e o restante foi cursado em escola pública estadual, foi publicado no diário oficial e aceito em instituições públicas?

  175. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 18, 2019 @ 16:52

    Camila, não há nenhum dispositivo que lhe resguarde..

    Você deve buscar um advogado porque a sua situação não é fácil já que pode ser exonerada do serviço público…

    Posso lhe indicar advogada do Rio de Janeiro, alerto apenas que a consulta não é gratuita.
    Entre em contato sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  176. Monalisa comenta:

    fevereiro 23, 2019 @ 16:17

    Boa tarde! Estou muito preocupada com a situação do certificado do meu filho. Ele terminou fez o 2 e 3 ano do ensino médio no Colégio Pódio, terminado e tendo certificação emitida em dezembro de 2017. No certificado consta: documento emitido conforme previsto na deliberação CEERJ n 357 de julho de 2016. Homologada pela portaria CEE 3514 de 27de julho de 2016, publicada em DO em 15/08/2016,páginas 10 e 11. E que o documento foi registrado sob o número 41338 em fls 41339 do livro 181.
    Fiquei sabendo dos problemas do Pódio e estou Apavorada,meu filho está estudando para prestar concurso pra EsPCEx, será que ele terá problemas? Estou pensando mandar ele fazer o enceja 2019 mais aí a preocupação é com a data de entrega da documentação pois ele precisará apresentar o certificado para EsPCEx provavelmente do final de janeiro de 2020 e vi que o resultado do enceja só sai em novembro e leva de 45 a 60 dias pra pegar o certificado. Por favor pode me orientar?

  177. Sônia R. Aranha comenta:

    março 1, 2019 @ 20:29

    Monalisa, respondendo:

    concurso pra EsPCEx, será que ele terá problemas? Sim, haverá problema.

    Sim.. melhor fazer Encceja 2019.

    Dependendo de onde você mora, por exemplo no Estado de São Paulo, a melhor opção é fazer CEEJA , supletivo público flexível.. daí termina antes e não cai em nova arapuca, ok?

    Abraços

  178. Douglas comenta:

    fevereiro 28, 2019 @ 11:17

    Bom dia,

    Conclui o 2º grau supletivo em 1998, na epóca não peguei o diploma, apenas o histórico e a escola fechou.

    Procurei a Direitoria de Ensino (do Estado de SP) que emitiu uma “Certidão com Validade Histórico Escolar.” Eles afirmaram que a escola era reconhecida pelo MEC e pesquisei o meu nome no DOE e está ok.

    Posso ter problemas para assumir um cargo público de ensino médio caso apresente apenas esta Certidão? O que posso fazer para me precaver? Os editais pedem Diploma ou Certificado, devidamente registrado, emitido por instituição reconhecida pelo MEC. Esta Certidão teria a mesma validade? Ela não menciona nada sobre Instituição Reconhecida pelo MEC ou Certidão devidamente registrada.

    Obs. chequei a concluir o Bacharelado em Administração em 2011 e não tive problemas com relação a isso.

    Desde já, agradeço.

  179. Sônia R. Aranha comenta:

    março 1, 2019 @ 20:06

    Douglas não sei lhe responder…

    Se foi a Diretoria de Ensino que emitiu esta certidão acredito que não haverá problema, mas… edital de concurso é terrível.. o que lá estiver é o que está a valer.. não sei lhe responder..

    Recomendo que busque advogado especialista em administração pública e em concurso público para sanar a sua dúvida , ok?

    att

  180. Douglas comenta:

    fevereiro 28, 2019 @ 11:52

    Só complementado:
    A Certidão emitida informa:
    – a Data de Publicação no DOE, Volume, Número e Página (isso seria o “devidamente registrado” que os editais de concursos pedem?)
    -Assinatura do Supervisor de Ensino e carimbo com o Nome, RG e Cargo
    -Assinatura do Dirigente Regional de Ensino (sem carimbo)

  181. Sônia R. Aranha comenta:

    março 1, 2019 @ 20:07

    Douglas parece que está ok.. no entanto, o edital pode pedir outro documento e na hora de passar na análise documental ficar retido… já passei por isso… em função de uma habilitação de ensino superior e não teve jeito… enfim.. precisa verificar com um advogado ou arriscar a prestar o concurso e se passar ver o que faz, ok?

  182. Mariana comenta:

    março 20, 2019 @ 11:19

    Sonia, estou morando fora do país e preciso concluir o ensino médio. Gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de concluir aqui no Brasil com EAD?
    Mediante a tantos relatos sobre fraude, eu fico com receio!
    Estou em contato com a FUNESP, já iria efetuar o pagamento, mas fiquei com receio e decidi procurar por alguma informação na internet… foi assim que encontrei o seu blog.

    Desde já, agradeço!

  183. Sônia R. Aranha comenta:

    março 20, 2019 @ 20:29

    Mariana, acabei de ver que você pode prestar o ENCCEJA… bacana.. nem escrevi a respeito porque não tive tempo…

    Leia:

    Encceja 2019 terá inscrições entre 20 e 31 de maio...

    A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

    http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    De modo que você poderá prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) aí no exterior…

    As inscrições final de Maio.. fique alerta… http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja

    ok? abraços

  184. Jonas comenta:

    junho 19, 2019 @ 23:54

    Boa noite sônia, poderia me esclarecer uma duvida? Eu fui lesado pelo pódio e retornei aos estudos. Bom, estou fazendo provas eliminatorias no CEJA em um colegio estadual e só faltaram duas proivas de inglês pra concluir. A professora me aplicou a prova do módulo 6 igual ao do módulo 7, provas idênticas. Daí eu avisei a ela que havia feito aquela prova no módulo 6, e ela disse que não havia problema e que eu poderia fazer também. Eu tirei a mesma nota que eu fiz na outra prova, mesmo sendo as mesmas, pois ja fazia tempo que eu havia feito essa do módulo 6. Enfim, eu conclui os estudos, mas na hora de solicitar o certificado junto a secretaria de educação, quando eles verem essas provas iguais, eles podem travar o certificado? Eu não sei se as provas que fazemos são conferidas pela seeduc, mas fiquei nessa dúvida. As notas ja foram lançadas no sistema e eu fui aprovado nos dois módulos, concluindo tudo. Pode dar algum problema?

  185. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2019 @ 1:47

    Jonas, não.. acredito que não.. ok? abraços

  186. Nubia comenta:

    agosto 23, 2019 @ 17:58

    Boa tarde,

    Estou com muitas dúvidas se terei problemas com meu certificado. Terminei meus estudos em 2003,por alguns anos eu e mais alguns alunos solicitamos junto à Secretaria de Educação a regularização de nossos estudos, em 2009 a Secretaria de Educação editou parecer favorável aos alunos no entanto só consegui o meu certificado em 2015 quando a Secretária do meu município emitiu o certificado em nome da escola e autenticou o diploma em atendimento a Decisão Liminar da Câmara de Educação Profissional CEE. A minha duvida é se terei problemas para prestar concursos públicos, visto que meu certificado está em nome de uma escola que não tinha autorização para funcionar ainda que a Secretaria de Educação tenha autorizado a validação, pois a maioria dos concursos exige em seus editais que tais diplomas tenham sido emitidos por escolas reconhecidas.
    Oba. Meu nome não foi publicado no diário Oficial, os documentos que tenho em mãos são o diploma, histórico escolar e o parecer da Secretaria de Educação do Estado de Goiás

  187. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 23, 2019 @ 20:37

    Nubia, se há parecer da Secretaria de Educação Estadual e há certificado emitido pela Secretaria de Educação Municipal parece que você não terá problemas porque estes órgãos públicos conferiram ao certificado de conclusão do Ensino Médio validade.

    Não sei se terá problemas com editais de concurso mas se o procedimentos das Secretarias de Educação estiverem ok.. não vejo motivo para você ter problemas nos concursos.

    ok?

    abraços

  188. Rosângela da Silva Gonçalves comenta:

    setembro 27, 2019 @ 20:27

    Fiz ensino fundamental e médio a distância gostaria de saber se é válido vou recomeçar o ensino superior e não consigo saber o que fazer ?

  189. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 1, 2019 @ 0:48

    Rosângela, quem poderá lhe dizer se é válido ou não é a Secretaria de Educação do seu Estado.

    ok?

    abraços

  190. stefany comenta:

    outubro 4, 2019 @ 0:09

    oi tudo bem? Meu nome é Stefany e fiz o supletivo na escola jardim triunfo em 2009 e vi muitas reportagens que eles publicaram no diário oficial e mesmo assim era inválido.Procurei a onde fiz aqui no espírito santo e eles disseram que se foi publicado em diário oficial era válido.voce poderia me responder?

  191. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 8, 2019 @ 13:08

    Stefany, depende ….

    1) Seu certificado deve ter no verso o visto confere da SEEDUC

    2) A data da emissão do seu certificado deve ser em época que esta escola tinha credenciamento para funcionar da SEEDUC

    3) O seu nome publicado deve ser no DOERJ em data correspondente ao certificado

    Se tiver tudo isso, você deve buscar junto a SEEDUC (terá que ir ao Rio de Janeiro para fazer a solicitação no Poupatempo) uma certidão com força de certificado. Se a SEEDUC, a partir de sua solicitação, encontrar o seu arquivo escolar, daí resolve o problema, caso contrário, não e você terá que fazer o Ensino Médio em supletivo público para não cair em nova armadilha ou prestar o Encceja em 2020.

    ok? abraços

  192. Patricia comenta:

    outubro 22, 2019 @ 21:15

    Olá, Sônia
    Cursei o último ano do ensino médio através do EJA do Colégio Triunfo, unidade Marechal Hermes, aqui no RJ.
    Recebi apenas o certificado, porém o perdi. Acabei por concluir o ensino superior com este documento pendente, porém agora preciso dele para colar grau e não sei como proceder, visto q a escola encerrou suas atividades. Pesquisei na internet e li muitas reclamações acerca dessa escola. Fui até a SEEDUC e me recomendaram ir até uma metropolitana abrir processo de escola extinta, mas sinceramente não sei o que fazer. O q me recomenda?

  193. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 23, 2019 @ 19:08

    Patricia, o procedimento é esse mesmo , você pode ir também a um Poupatempo e abrir processo solicitando para a SEEDUC certidão com força de certificado. Se eles encontrarem o seu prontuário escolar que deve estar arquivado com eles, tudo certo, caso contrário, infelizmente terá que refazer o Ensino Médio e desta vez em escola pública para não ter mais problema ou prestar o Enceeja em 2020.

    ok? abraços

  194. Patricia comenta:

    outubro 27, 2019 @ 18:05

    Obrigada pela resposta.
    Caso seja necessário prestar o Enceeja, qual seria o procedimento após isso? Pois já concluí o ensino superior e as datas seriam diferentes.

  195. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 27, 2019 @ 19:13

    Patricia, você terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação, convalidação de estudos, ok?

    abraços

  196. stefany comenta:

    novembro 6, 2019 @ 17:03

    Você disse que deveria ser publicado no doerj mas foi publicado no distrito federal.

  197. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 7, 2019 @ 15:50

    Stefany, se a escola que emitiu o certificado de conclusão de Ensino Médio é do Estado do Rio de Janeiro o nome do concluinte deve ser publicado no Diário Oficial do Estado do Rio.

    Se a escola que emitiu o certificou de conclusão do Ensino Médio é do Distrito Federal, o nome do concluinte deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.

    ok?

    abraços

  198. Luan farias comenta:

    dezembro 14, 2019 @ 3:50

    Ola!
    Conclui o ensino medio em uma escola que esta com problemas de irregularidades (SAEI).
    Porem quando eu conclui em 2017 ela tinha devida autorização, tenho toda a documentação correta tirei o COREN comeo tecnico de enfermagem, no verso do diploma possue o carimbo de inspeção escolar da SEEDUC, entretanto por tantos relatos infelizes fiquei inseguro pôs estou estudando para concurso e pretendo fazer um curso superior no ano de 2020 please!!!

  199. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 18, 2019 @ 18:57

    Luan Farias, se for do Estado de São Paulo.. eu recomendaria que faça CEEJA é curso gratuito, público e flexível e obtenha um certificado sem problemas porque concurso público dependendo do órgão é bem exigente e pode lhe barrar.. já vi policial militar ser exonerado por conta de certificado com problemas.. ok?

  200. Paulo Barros comenta:

    janeiro 18, 2020 @ 15:21

    Oi, queria muito tirar uma dúvida, pretendo fazer o concurso PMPA 2020, mas li que para a HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA E INCORPORAÇÃO; é necessário fazer a entrega do certificado do ensino médio, com o respectivo HISTÓRICO ESCOLAR, no entanto, tirei meu certificado pelo Enem é foi emitido em 2017. Mas não possuo histórico escolar desse certificado. Ser que posso ser impedido por isso!? Me dê uma luz por favor do que devo fazer!!!

  201. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2020 @ 15:09

    Paulo Barros, pode entregar o certificado emitido via ENEM.

    Não será impedido porque o EnEM não terá o histórico escolar..

    O certificado emitido via ENEM é válido e aceito em todo território nacional.

    ok?

    abraços

  202. aleff comenta:

    junho 7, 2020 @ 14:40

    boa dia.

    poderia me ajudar a esclarecer uma duvida .

    realizei a conclusão do ensino médio na modalidade Ead fiz as provas em um polo em são paulo e a escola que emitiu o certificado e do estado do maranhão a escola se chama :instituto educacional professora conceição freire.

    no meu certificado consta assinatura da diretora da escola , da secretaria . autenticação com selo do cartório com assinatura , publicação no diário oficial do estado aparentemente tudo esta ok . inclusive ja realizei um curso técnico e nao tive problemas ao receber diploma .

    minha pergunta seria como consigo ter a certeza se ele e legalizado e tudo certinho , ja fui em algumas universidades pesquisar sobre isso porem todas não conseguiram me assegura sobre isso . disseram pra mim ir na secretaria de ensino da minha cidade ,
    porem agora está tudo fechado e eu gostaria de inicial em uma faculdade agora no segundo semestre .

    tem alguma forma que eu possa consultar sobre isso .

  203. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 8, 2020 @ 19:52

    Aleff

    Em regra, os certificados emitidos em escola fora do Estado de São Paulo, sobretudo do Estado do Maranhão, são irregulares.

    Por que? Porque não tinham autorização de funcionamento da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para atuarem em solo paulista. O que você diz ser um polo muitas das vezes não é polo oficialmente determinado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tampouco pelo Estado do Maranhão.

    Mas para ter certeza basta entrar em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona o suposto polo (você fica sabendo por intermédio do bairro ou cidade do polo e faz busca junto ao site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – localize Diretoria de Ensino) e pergunte a respeito.

    Eu recomendo que refaça o Ensino Médio via CEEJA Clara Mantelli se vc mora na capital paulista ou em qualquer outro CEEJA porque são públicos, flexíveis não precisa frequentar, basta fazer avaliação.

    E depois você cancela a matrícula na faculdade e começa novamente com este novo certificado. O que você cursou no 1o semestre você solicita equivalência de estudos para ser aproveitado.. ok?

    Acho que é o melhor caminho.. não só as faculdades não aceitam certificado de ensino médio na modalidade a distância de outros Estados como também concursos públicos.

    O melhor caminho é refazer o Ensino Médio por intermédio do CEEJA é rápido e nunca mais terá dores de cabeça… http://ceejadonaclaramantelli.blogspot.com/

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta