happy-family-1143878

Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você deverá seguir a Deliberação CEE-SP n.155/2017 que revoga todas as Deliberações anteriores (Deliberação CEE-SP n.120/2013,127/2014,128/2014). (texto atualizado em 15/10/2017)

Então, o que está a valer no Estado de São Paulo é a Deliberação CEE-SP n.155/2017.

Saiba mais aqui

Procedimentos:

a) Ter ciência da retenção;

b) A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 10 dias corridos (por isso, cuidado com o final de semana, porque não são úteis e sim corridos) para entrar com Pedido de Reconsideração;

c) O pedido (elaborado em duas vias uma entrega e outra protocola) é endereçado para a Diretora Pedagógica e não é feito em formulário da escola, o aluno ou seu responsável devem fazê-lo sozinho afinal está em busca de uma reparação e é preciso escrever um pedido que defenda o aluno solicitando a sua aprovação;

d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva, porém este prazo será suspenso durante os períodos de recesso escolar e férias dos docentes;

e) Se a escola perder o prazo de 10 dias (descontados os das férias ou recesso) o deferimento do pedido ocorrerá automaticamente segundo a Deliberação CEE-SP n.155/2017 , Art 22, § 4º:

§ 4º A não manifestação da direção no prazo estabelecido facultará ao interessado impetrar recurso diretamente à respectiva Diretoria de Ensino.

f) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;

g) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar poderá entrar com Recurso em um prazo de 10 dias ;

h) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;

i) A escola encaminhará o pedido de Recurso em um prazo de 05 dias para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios descritos no Art.23 da Deliberação CEE-SP n.155/2017 ;

j) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 15 dias para dar a devolutiva;

l) A decisão da D.E. será informada aos pais pela escola em prazo de 5 dias a partir do recebimento da devolutiva da D.E.

m) Se a decisão da D.E. mantiver a reprovação, os pais poderão entrar com Recurso Especial endereçado ao Conselho Estadual de Educação, mas só se houver um fato novo, discriminação, não cumprimento do Regimento Escolar ou da legislação vigente. O Recurso Especial será interposto na Diretoria de Ensino após 5 dias da ciência da devolutiva.

n) A Diretoria de Ensino terá um prazo de 5 dias para encaminhar para o CEE.

o) Se houver divergência entre a decisão da escola e da Diretoria de Ensino , prevalecerá a da DE até a manifestação do CEE.

Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos alunos , mas ele deverá ser solicitado até 10 dias após a ciência da reprovação . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.

Fiquem atentos.

ATENÇÃO, ESTE POST FOI ATUALIZADO EM 2017 EM FUNÇÃO DA NOVA DELIBERAÇÃO CEE-SP N.155/2017 – PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

———————————-

Prestamos serviço de elaboração de documento de defesa do aluno e o acompanhamento do processo, mas cobramos honorários,ok? Entre em contato: centrodestudos@centrodestudos.com.br  ou sonia@centrodestudos.com.br


Tags: , , ,

Veja Também:

538 Comentários »

  1. Heitor comenta:

    dezembro 10, 2011 @ 15:05

    Antes de entrar com recurso sugiro que os pais conversem com o filho e perguntem, olho no olho, usando a autoridade de pais e perguntem : Filho como vc se comportava nas aulas em geral? quanto tempo vc estudou a(s) disciplina(s) em que foi reprovado?
    Procure se informar com os professores como é a postura do filho na escola e em sala de aula antes de tomar qualquer decisão. Faz parte da educação do filho ser protegido e amparado mas também cobrado

  2. ISAURA FRANCISCO DE OLIVEIRA comenta:

    dezembro 20, 2011 @ 0:19

    Progressão automatica. Preciso de uma cópia do parecer que propoe a progressao automatica no ciclo da infancia..

  3. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 20, 2011 @ 3:03

    Olá professora, não estou encontrando Parecer a respeito…

    Segue as Leis Federais nº 11.114/2005 e nº 11.274/2006,

    Vou procurar , mas não estou encontrando. Abraços

  4. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 0:21

    Moro na cidade de Campina Grande PB , aqui foi adotado o sistema de ciclos, meu filho está no 4º ciclo inicial, e a escola da rede municipal que ele estuda que rete-lho. Mais segundo a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o que antes chamava-se reprovação, quando o aluno repetia de ano porque não atingia nota 7 nas disciplinas, passa a ser denominado de retenção, que só pode ocorrer no final de cada ciclo. Este sistema de organização surgiu como alternativa para substituir as antigas séries que avaliam os alunos ao término de cada ano letivo.
    O que devo fazer para que seja cumprido a lei e meu filho não perca o ano letivo

  5. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 12:45

    Prezado Serginaldo , como a escola é municipal você terá que se basear na legislação local . Dei uma busca no site de Campina Grande, mas não consegui acesso a legislação.

    Cada rede de ensino e cada escola pode se organizar como queira , de modo que não sei o que é o 4o ciclo inicial .

    Se ele corresponder ao 1o , 2o , 3o e 4o anos e seu filho está no 4o ano daí é possível que possa haver retenção, porque é o término de um ciclo e início de outro . Mas se ele estiver , por exemplo, no 1o, 2o ou 3o anos, daí você pode se apoiar na Resolução CNE/CEB n.07/2010 que recomenda a não retenção.

    De qualquer modo você tem direito de entrar com um pedido de reconsideração e esse direito o próprio Estatudo da Criança e do Adolescente lhe garatem quando diz que o aluno tem direito a pedir reavaliação,ok?

    Siga os procedimentos que post aqui no blog e, se for o caso, vá até a Secretaria de Educação Municipal , ok?

  6. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 14:45

    Bom dia professora;

    Aqui em Campina Grande o sistema funciona assim:
    6º ano (antiga 5ª serie) é 3º ciclo inicial
    7º ano (antiga 6ª serie) é 3º ciclo final
    8º ANO (antiga 7ª serie) é 4º CICLO INICIAL
    9º ano (antiga 8ª serie) é 4º ciclo final
    A lei fala que não pode reter o aluno nos ciclos iniciais.
    Gostaria que você me ajudasse.

  7. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 18:55

    Serginaldo como não sei qual a lei , elaborei um modelo de pedido de reconsideração genérico . Você terá que preenchê-lo e imprimir em duas vias. A primeira via você protocole na secretaria da escola e a outra via você entrega. Guarde a protocolada e se até dia 10 de janeiro não houver pronunciamento da escola você vá até o órgão competente: se a escola é privada ou estadual siga até a Secretaria de Educação e informa-se a respeito de pedido de recurso da decisão da escola , se a escola for municipal você siga até a Secretaria de Educação Municipal, ok? É o que eu posso lhe ajudar .. infelizmente não conheço a legislação de sua região. Mas se você conseguí-la peço para que me envie porque estou pensando em fazer um arquivo de leis educacionais visando ajudar os pais com mais propriedade. Abraços!!

    A
    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a) Pedagógico (a)
    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no 4o ciclo inicial do Ensino Fundamental, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que VSa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu filho à luz da legislação que não prevê retenção no 4o ciclo inicial.

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu filho revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos compententes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome
    Data:

  8. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 21:56

    Obrigado professora, vou tentar, depois eu comento o resultado.

  9. aylla comenta:

    janeiro 12, 2012 @ 2:31

    Cara professora Sônia,

    venho te agradecer por ter me orientado e e esclarecido todas as minhas dúvidas sobre a escola ter reprovado meu filho no 2o ano do Ensino Fundamental por causa das faltas. Não sei se você se lembra, que me passou um documento alegando que eles não poderiam reprová-lo, pois relatei a doença de constipação e justifiquei todas as faltas.

    Lhe serei grata para sempre. Eles fizeram novas avaliações e pediram algo que provasse a problema de constipação e levei a xerox do prontuário do posto de saúde e eles não tiveram alternativa e ontem já recebi a transferência dele para cursar o 3° ano do Ensino Fundamental.

    Muito obrigado, estarei sempre orando para que o Senhor Jesus lhe dê graça ,paz e bençãos sem medidas . Mais uma vez OBRIGADO POR TUDO…..
    UM ABRAÇO GRANDE.

  10. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 12, 2012 @ 2:34

    Querida Aylla, agradeço de coração!

    Fico feliz que os meus conhecimentos ajudaram o seu filho ser aprovado como deveria!

    Parabéns para você que foi atrás e buscou. “Bata e a porta se abrirá”, não é verdade?

    Muito sucesso para vocês em 2012!

  11. wesley comenta:

    janeiro 23, 2012 @ 17:13

    Oque significa V.Sa ?

    E eu posso fazer esse pedido agora ?

    grato desde já

  12. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 23, 2012 @ 17:35

    Olá Wesley, V.Sa significa vossa senhoria é um pronome de tratamento.

    Você pode entrar com o pedido de reconsideração desde que não tenha ultrapassado o prazo de entrada e isso você terá que verificar em sua cidade e na secretaria que a sua escola ou faculdade fazem parte , ok?

    Abraços!

  13. Andreia Portugal comenta:

    outubro 11, 2012 @ 14:29

    Olá Sônia sou de Sumaré/sp, meu filho tem 5 anos e está na faseII ELE nasceu dia 29/06/2007, e o sistema envia os alunos para o 1º ano até 30/06, mas meu filho não está preparado pedagogicamente para essa série, como posso fazer para impedir essa promoção automática , e ele possa fazer novamente a faseII.

  14. Profa. Sônia Aranha comenta:

    outubro 11, 2012 @ 17:32

    Olá Andreia, infelizmente não tem como.

    Não há nenhum instrumento jurídico ou pedagógico que você possa usar para reter o seu filho na série que está.

    Toda a legislação do ensino é para o avanço e não permite o retrocesso.

    Agora , o 1o ano não é a 1a série antiga que recebia crianças com 7 anos e 8 anos. Não. O 1o ano possui um programa bem mais flexível e mais lúdico.

    Leia as orientações do MEC: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

    Alerte para a escola a sua preocupação e peça que seu filho seja submetido a uma adaptação mais individualizada. Isto é o que será possível fazer.

    Abçs

  15. marcia cristina silva comenta:

    novembro 24, 2012 @ 1:42

    Meu filho está na oitava série,e o coordenador me disse que ele vai repetir por excesso de faltas,eu posso fazer alguma coisa sobre isso,qual a porcetagem que um aluno deve ter por presença,me ajude.

  16. Profa. Sônia Aranha comenta:

    novembro 25, 2012 @ 5:32

    Márcia, de onde você fala? Esta informação é importante para eu lhe ajudar da melhor forma.

    Mas é o seguinte: ele tem que ter frequentado a escola 75% dos 200 dias letivos se de fato ele não frenquentou você poderá verificar no Regimento da Escola se não há um capitulo para Compensação de Ausência.

    Mas eu preciso saber do lugar que você é para eu buscar algum argumento em legislação para você utilizar, ok?

    Ele está na oitava série ou no nono ano ou no oitavo ano?

    Aguardo.

  17. Edvaldo Olimpio comenta:

    dezembro 4, 2012 @ 21:40

    Caros, por favor me ajudem.

    Minha filha está retida. Ela estuda o 2º ano do ensino médio.
    Pelo que li acima, ela poderia, pela prograssão continuada, ser retida no final do 3º ano? Ou seja, no final do ciclo do ensino médio?
    Como devo proceder para garantir este direito?
    Sou de São Paulo.

    Obrigado

  18. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 5, 2012 @ 2:12

    Olá Edvaldo,

    A Deliberação CNE/CBE n.11/96 diz que você tem o direito de pedir reconsideração para a direção da escola.

    Escreva um carta endereçada para a direção dizendo que de acordo com a Deliberão CNE/CBE n.11/96 você solicita reconsideração.

    Esse pedido tem prazo para ser feito… 5 dias após a ciência formal que sua filha foi retida. O prazo tem que ser cumprido,ok?

    Ao receber a sua carta a direção terá , necessariamente, que reunir o Conselho .. se o Conselho deliberar retenção você poderá novamente entrar com pedido de recurso para o Dirigente Regional da Diretora de Ensino que supervisiona a escola.

    Em geral este processo é demorado e a devolutiva só ocorrerá no final de janeiro.

    Uma alternativa é buscar uma escola que faça reclassificação … ela presta uma avaliação e se a escola considerar ok a escola reclassifica sua filha para o 3o ano Médio,ok?

    Abraços

  19. elizete comenta:

    dezembro 6, 2012 @ 23:32

    Por favor moro em São Paulo, meu filho estuda em escola particular matriculado no 8º ano antiga 7ª serie e hoje a cordenadora me ligou dizendo que ele esta reprovado, que ele não levou a serio, eu advertir lembrando que na última reunião de 3 semanas atras ela nos falou que tudo dependeria dele, hoje ela me disse que ele acordou tarde, não me falou das notas dele so que eu poderia fazer uma carta do proprio punho para o conselho, eu perguntei qual a prossibilidade ela disse que nao sabia.

    Por favor a escola pode repetir meu filho?

  20. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 6, 2012 @ 23:54

    Use a Deliberação CEE-SP n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html
    Escreva um documento já entregue na escola o mais rápido possível porque tem um prazo 5 dias após a ciência da retenção. Neste documento relate o seu ponto de vista e peça para a direção e para o Conselho de Classe reconsiderarem .

    Você entrega uma cópia na secretaria endereçada para a direção e protocola a outra via.

    Aguarde.

    A escola vai demorar para lhe dar um parecer … mas é o único jeito , assim que ela informar que mantiveram a retenção você entra com pedido de recurso endereçado ao Dirigente Regional da escola mas o documento é entregue na escola.

    Daí a direção será obrigada a enviar para a Diretoria de Ensino todas as avaliações , todos os diários de classe, o regimento, o projeto pedagógico, comprovações de que foram realizados recuperação paralela e contínua enfim.. é montado um processo que será analisado por 3 supervisores que dirão se a escola está correta ou não.

    Todo este processo infelizmente é longo e acaba já no início das aulas.

    Por isso muitos pais acabam buscando uma outra escola que faça reclassificação.
    Ok?

    Abraços

  21. Cássia comenta:

    dezembro 8, 2012 @ 12:32

    Olá, Profª Sonia. Gostaria muito de um conselho seu. Meu folho estuda em uma escola particular no 9°ano, ele está nesta escola a 3 anos e nunca me deu nenhum prolema muito pelo contrario sempre tive muitos elogios, apesar de não gostar de estudar e estar sempre no limite da média. Porém neste ano tive muitos problemas familiares, com o meu filho mais velho que quis ir morar com o pai, e que acabou afetando este meu filho. Ele se tornou agressivo na escola, me deu problemas de comportamento e começou a ir uito mal. Sempre estive em contato direto com a escola que me encaminhou para uma psicologa, estou fazendo o acompanhamento mas meu filho se negou a fazer. A escola está com muitos problemas de comportamento, atitudes indevidas de aluno em sala e de professores que perderam o controle. Andei me queixando do processo de recuperação, para vc ter uma ideia, eles não fazem período de recuperação com aula para depois fazr a prova, marcaram a prova de recuperação na primeira aula de uma segunda feira sendo que as notas sairam na sexta. Na semana passada recebi o convite da formatura que seria hj, dia 08/12, fui na escola e perguntei se eles fariam a formatura antes da recuperação que está marcada para os dias 10/12 e 11/12 e eles disseram que sim. Ontem dia 07/12 recebi um email dizendo que meu filho estava retido e não poderia fazer nem a recuperação pois tinha ficado em 4 matérias e o limite são 3. Tentei argumentar como esles retem sem dar a oportunidade de ele fazer a recuperação de 4° bimestre para tentar eliminar alguma matéria e levar somente 3 para a recuperação final. Me disseram que eles não fazem recuperação de 4°bimestre somente a final onde zeram tudo e o aluno tem que tirar 6. Estou indignada por vários motivos, primeiro por não darem a oportunidade de recuperação, segundo de ser avisada as 17h da tarde do dia anterior a formatura, sendo que ele já tinha recebido convite e entrgue a família toda, terceiro por eles estarem fazendo formatura antes do processo de recuperação. Tentei conversar mas me disseram que o Marcos não foi um aluno participativo e deu muitos problemas de comportamento. Será que tenho chances de entrar com recurso? Como poderia ser está carta solicitando que reconsiderem o caso? O que me aconselha fazer? Será que poderia me dar um exemplo de solicitação? aguardo seu retorno. Obrigada. Abraços

  22. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 8, 2012 @ 17:03

    Olá Cássia, eu preciso saber em qual Estado você mora para poder responder o seu pedido, ok?
    Abçs

  23. Cássia comenta:

    dezembro 10, 2012 @ 2:18

    Olá Profª Sonia, eu moro em São Paulo – SP. Obrigada.
    Abraços.

  24. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 2:40

    Cássia, então você poderá utilizar a Deliberação CEE-Sp N.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Urgente , urgentíssimo porque tem prazo ok?

    Siga as instruções da Deliberação.

    Abçs

  25. renata minucci comenta:

    dezembro 10, 2012 @ 16:23

    boa tarde professora

    Sou de São Paulo minha sobrinha foi retida fiquei sabendo hj foi retida na recuperação ela esta no 9 ano escola estadual achei injusto por que haviam alunos em situações piores que a dela e foram aprovados e fiquei chocada qndo pedi as notas do 4 bimestre mais a recuperação n quiseram me fornecer pediram pra esperar dia 20 de dezembro o que faço eu tenho esse direito posso pegar as notas posso recorrer a reprovação dela.

  26. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 3:04

    Olá Renata, pode sim.

    Utilize a Deliberação CEE n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Ela tem 5 dias corridos ( e não úteis) para apresentar para a Direção o pedido de reconsideração e depois se mantido a retenção pode pedir o recurso para o Dirigente Regional.

    O processo é longo mas é direito do aluno solicitar reconsideração, ok? Abraços

  27. Lisia comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 0:39

    Professora uma cliente reprovou como posso orietar esses pais que estão inconsolaveis moro no estado de são de paulo interior,e a minha cliente está no 3º ano do ensino médio,ela já tem uma filhinha de 4 aninhos escola pra ela é só pra dar a terminalidade.Será que uma reclassificação cabe????como posso orientar é urgente pq aqui tem 3 dias apenas pra entrar com recurso,já pedi a reconsideração e a escola é particular.
    Obrigada.Aguardo repsota URGENTE.aH!!sOU PSICOPEDAGOGA.

  28. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 3:19

    Olá Lisia,

    No Estado de São Paulo há a Deliberação CEE n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Os pais possuem 5 dias corridos (não úteis) para entrar com o pedido de reconsideração. Se a escola mantiver a reprovação eles entram com pedido de recurso para o Dirigente Regional.

    Como é série terminal vale a pena porque o processo é longo , só saberão da resposta em fevereiro.

    Reclassificação não cabe porque é série terminal então não é possível.

    O que é possível é ela prestar o ENEM em 2013 passando ela solicita junto a Secretaria de Educação a conclusão do Ensino Médio. Se ela estuda em escola pública é mais fácil .. em escola particular não tenho certeza se esse expediente cabe, ok?

    Abraços

  29. Patricia comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 11:39

    Bom Dia Professora Sonia.
    Sou de São Paulo e fiquei sabendo ontem que meu filho foi reprovado, até então fiquei sabendo desta situação somente na ultima reunião no dia 05/12/2012 sendo que não tinha muito mais o que fazer pois ele somente terias quatro dias de recuperação para realizar a prova, gostaria de saber se posso usar como modelo o pedido de reconsideração que foi passada para o Sr. Serginaldo.

    Obrigada

  30. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:46

    Olá Patrícia,

    Você tem 5 dias corridos para entrar com pedido de reconsideração utilizando a Deliberação CEE/CBE N.11/96 e sim pode utilizar o modelo disponibilizado no blog.

    Após entrar com o pedido vc deverá aguardar. A direção da escola provavelmente irá lhe enrolar até final de janeiro… mas ela obrigatoriamente terá que lhe dar uma devolutiva. Provavelmente manterão a retenção e assim que souber disso entre com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que supervisiona a sua escola. Eles só lhe darão um parecer em fevereiro.

    Talvez fosse mais fácil encontrar uma escola que faça reclassificação porque eles demoram muito para lhe dar um parecer ,ok?
    Abçs

  31. GLEICI ARAUJO comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 21:17

    OLÁ ,SOU DO INTERIOR DE SÃO PAULO MEU FILHO ESTUDA EM UMA ESCOLA PARTICULAR , ELE FICOU EM 3 MATÉRIAS: HISTORIA MEDIA 5, PORTUGUÊS MÉDIA 5, MATEMÁTICA 3,5 A ESCOLA QUER REPETIR ELE DE ANO POR QUE ELE NÃO ATINGIU OS 24 PONTOS DIVIDIDOS ENTRE OS 4 BIMESTRE, EU QUESTIONEI SE A MÉDIA NACIONAL É 5 POR QUE A REPROVAÇÃO. ME INFORMEI E EU POSSO PEDIR A RECONSIDERAÇÃO, ATÉ MESMO PQ ELE ESTA SOBRE TRATAMENTO MÉDICO POR UMA SUSPEITA DE TDA, E MAIS ELE TROCOU DE ESCOLA NO MEIO DE AGOSTO QD CHEGOU ELES JA ESTAVAM EM SEMANA DE PROVA, SERÁ QUE COM O PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO A ESCOLA IRÁ RECONSIDERAR SEM TER QUE IR ATÉ A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO?

  32. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:58

    Olá Gleici,

    Você entra com pedido de reconsideração junto a direção da escola.
    A escola provavelmente manterá a retenção e você ao saber disso entra com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que supersiona a escola.

    Você tem muitos argumentos e é possível que a Diretoria de Ensino diga para escola aprovar o aluno, mas isso levará um tempo. Somente em fevereiro que você terá um resultado desta processo, ok?
    Abçs

  33. patricia comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 23:00

    querida sonia gostaria de saber se a minha filha tem chance de passar para o 4ano ja entrei com reconsideraçao e eles podem reter a criança ela estuda numa escola municipal de sorocaba sp e outra so ela que repetiram e eu tenho medo a minha filha nao quer estudar mais la se a escola nao der outra chance a ela

  34. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:59

    OLá Patríca,

    Sempre há uma chance, mas é pequena porque infelizmente as escolas mantêm a retenção.
    Mas ao saber disso você pode entrar com pedido de recurso junto a Secretaria de Educação do Município de Sorocaba, ok?
    Abçs

  35. Priscila Ferreira comenta:

    dezembro 16, 2012 @ 20:25

    boa tarde Prof. Sonia,

    Só de ler as respostas as questões aqui apresentadas já sinto alivio. Meu filho cursou nesse ano de 2012 o 8 ° ano de uma escola que adota o sistema Anglo de ensino. Moramos em Ilhabela, litoral norte de SP. Meu filho nunca foi um aluno brilhante e infelizmente é daqueles que precisamos ficar no pé. Porém, neste ano ele oscilou bastante e até a última reuniäo de pais , não tinha ameaçado de repetir. Chegou no fim do quarto bimestre precisando de 1 ponto em matemática e muito mal em inglês. Foi para recuperação e ficou com média final 5,67 em matemática e 5,37 em inglês.
    Pedi reconsideração a escola se negou dizendo que é imaturo para ir pra próxima série, que ele não mostra interesse, e mais um monte de alegações que não são coerentes com o que ouvia nas reuniões!! Agora entrei com pedido na delegacia de ensino e estou no aguardo. Ele vinha me pedindo pra mudar de escola desde o meio do ano e
    observo as apostilas com muitas páginas puladas. A do quarto bimestre está praticamente em branco. Quando questionados, a escola alega falta de tempo!!!! Acho que correm muito com a matéria e alunos com mais dificuldades não conseguem acompanhar! Mas de acordo com seu conhecimento e experiência, quais as chances que tenho de reverter essa repetência? Creio que só pioraria a situação e o desestimularia ainda mais nos estudos!! Também li em comentários anteriores, que existem séries iniciais e finais e se essa regra favorece meu filho nesse caso!!! Obrigada desde já e fico no aguardo de uma resposta!! Priscila

  36. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 1:40

    Olá Priscila,

    Infelizmente as escolas estão preocupadas com o contéudo , sobretudo, essas que adotam sistema de ensino….

    Se você entrou com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino de acordo com a Deliberação CEE n.11/96 eles lhe darão um parecer.

    Se o processo estiver correto a escola terá que encaminhar para a Diretoria de Ensino uma série de documentos com todas as avaliações, plano de trabalho dos professores que o retiveram, diários de classe enfim… todo um material que possa provar que o critério avaliativo da escola está correto.

    Se houver erro no procedimento da escola seu filho é aprovado pela recomendação da Diretoria, porém se o procedimento da escola estiver correto eles materão a retenção.

    Esse processo é demorado , pode levar até fevereiro para vc obter resposta.

    Uma outra saída é buscar uma outra escola que faça reclassificação. A chance de reclassificação é boa porque seu filho ficou retido em dois componentes curriculares. Veja no Objetivo , eles tem um esquema de dependência também..

    Com relação a série final o 8o ano não entra.. seria um argumento se ele tivesse no 9o ano.

    Qualquer coisa estou à disposição
    Abçs

  37. Priscila Ferreira comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 2:02

    Muito obrigada prof. Sonia!!! Pra garantir acho melhor ver essa prova de reclassificaçào! Não queria que estivessr passando por isso!! Me arrependi de nào tê-lo tirado qusndo me pediu!! Mas agora não adianta chorar!! Me doi ver que em matematica foi por 0.33 e o ingles, foi péssimo!! Pra vc ter uma ideia, na prova de recuperação a professora pediu pressa pois tinha que pegar o avião pro Japão pra ver o Corinthians!!! Em pensar que paguei por isso!!! Mas muito obrigada!! Abç

  38. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:31

    Ai Priscila… é fogo não é?
    Retenção por dois componentes curriculares tem muita chance de reversão seja pela reclassificação ou pelo pedido de recurso.
    abçs

  39. Flávia Britto comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 13:44

    Olá, li seu blog achei muito interssante e estou com o mesmo problema de muitas mae aqui, minha filha reprovou em literatura com 23,21 e física com 22,48 onde a média é 24,00 pontos e o ultimo exame zera tudo ouseja alunos com media global de 15 pontos passaram e minha filha nao passou por tirado 4,00 na prova final..está no 1 ano do medio no colegio particular sistema objetivo e moro em inteiror onde so existem 3 colegios e elas já esta matriculada no colegio concorrente o que estao me dizendo que influenciou na decisao do diretor em nem mandar ela pra conselho e prova=la direto desconsiderando totalmente a capacidade dela nas outras disciplinas onde a média global foi alcançada com exito.
    estou com um mondelo de reconsideraço pronto onde fui intruida a colocar todos os apontamentos negativos que a escolha tem, como reter a provas dos alunos cm eles, como nao ter uma recuperaçao progressiva, como nao ter me avisado nas reunioes e inclusive na ultima a possibilidade de ela estar reprovada, pelo atraso no material didatico todos os bimestes chegam atrasando o conteudo, pela falta de aulas apoio, me falaram que eu ja devo colocar tudo isso na reconsideração…eu fiquei e duvida se isso ira aumentar a raiva deles ou se realmente devo citar no pedido todas as falhas da escola??? vc pode me auxiliar??? Estou indo na escola logo mais as 14 hs o que vc me aconselha?? No aguardo de mais breve uma resposta!!! muito obrigada!!! Flávia

  40. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:44

    Olá Flávia,

    Infelizmente só pude abrir o blog agora e sua reunião já foi..

    Não tem problema apontar as falhas desde que de forma respeitosa. De qualquer forma os diretores de escola não gostam de pedidos de reconsideração e ficam furiosos sempre.

    Após entregar o pedido de reconsideração eles lhe darão uma devolutiva. Em geral farão isso apenas em final de janeiro . Mas você pode após isso entrar com pedido de recurso como determina a Deliberação CEE 11/96 http://desumare.edunet.sp.gov.br/Supervisao/09/deliberacoes/deliberacao_CEE_1196.pdf é um pedido feito para o Dirigente Regional de sua cidade que supervisiona a escola particular .. se a sua cidade for pequena pode ser que a Diretoria de Ensino é de outra cidade.. vc terá que saber quem é o dirigente regional para endereçar-lhe o pedido de recurso que é entregue na própria escola.

    A escola é que encaminhará o pedido para o D.R e terá também que montar um processo para entregar na DR para que eles possam avaliar o trabalho da escola.

    Se houver falha os supervisores indicarão a aprovação , se não houver falha no processo eles mantêm a retenção,ok?
    Abçs

  41. Fabio comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 16:44

    Olá .infelizmente esse ano nao consegui passar de ano ,lendo este blog vi que ainda tem chances de eu passar ,estou no 1 ano do ensino medio de uma escola publica em sao paulo ,Fiquei no 4 bimestre em 6 materias .Queria saber se tem como eu fazer alguma coisa pra passar de ano ..Obrigado!

  42. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:59

    Olá Fabio,

    Retenção em 6 matérias e muitooooooo difícil de reverter, mas você pode pedir reconsideração para escola. No entanto este pedido deve ser feito depois de no máximo 5 dias corridos ao dia que você soube formalmente que ficou retido. ok? Essa exigência de prazo está na Deliberação CEE 11/96.

    Você faz o pedido de reconsideração para a diretora de sua escola. Acho melhor vc pedir para que um de seus pais faça isso … a escola convocará o Conselho de Classe que reverá a sua situação. Em geral eles mantêm a retenção , daí vc ficando sabendo no final de janeiro mais ou menos , entra com o pedido de recurso só que desta vez para o Dirigente Regional.

    Tente , naõ custa .. é fácil não , não é … você poderá também buscar uma outra escola que possa fazer reclassificação, ok?

    Segue o modelo abaixo :

    P E D I D O D E R E C U R S O

    Eu___________________________________ , portadora do CPF de N. _____________ , RG ______________ , brasileiro, residente à rua n. na cidade do ____________________
    , responsável legal pelo aluno ____________________ , regularmente matriculado no 1o ano do Ensino Médio do __________________, localizado na , bairro , na cidade de _____________ ,venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso contra a retenção de meu filho.

    Relato dos fatos:

    Com muita indignação encaminho este meu pedido porque soube apenas no último dia seis de janeiro do ano de dois mil e doze que meu filho ficou retido em um único componente curricular, física A ciência desta retenção ocorreu ao acaso , pois estive na secretaria do colégio para obter uma informação e na ocasião a secretária me informou. Não houve, portanto, recuperação, não houve um comunicado formal a respeito.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

    Nome:
    Data:

  43. Fabio comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 3:39

    Muito Obrigado professora Sonia.agradeço muito mesmo !!! vou resolver isso amanha !!Qualquer coisa eu comento aqui!

  44. Bianca Almeida comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 17:32

    Olá. Meu filho tem 12 anos,cursou a 6ª série(7º ano) em uma escola Particular na Bahia.Fez 2 provas finais onde a média é 5,0.Tirou 8,0 na prova final de matemática e 4,6 na prova final de português,onde a professora arrendondou para 4,5.Por não ter alcançado 5,0 em matemática,ele foi para o Conselho de Classe e foi reprovado.Segundo a diretora o que pesou no Conselho foi a avaliação do comportamento dele durante o ano letivo.O que eu posso fazer?A lei da retenção vale para escola Particular?Eu posso solicitar a recorreção da prova final de meu filho, já que ele foi reprovado por 0,4 décimos?Ou teria que fazer um pedido de reconsideração imediatamente?

  45. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 2:42

    Olá Bianca, faça um pedido de reconsideração imediatamente e se não tiver nenhum resultado já no início de janeiro entre com pedido de recurso junto a Secretaria de educação da Bahia e/ou Conselho de Educação da Bahia.

    Não é fácil reverter situação de retenção mas vc tem que tentar.

    Vc também pode buscar na sua cidade uma escola que faça reclassificação daí a nova escola o aprova, é outra saída, ok?

    Abrçs

  46. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 1:36

    Oi boa noite prof. Sonia preciso de ajuda minha filha estuda em uma escola particular,no 9 ano sempre vou na escola para saber como ela está questiono sobre os prof, avaliacoes etc sou uma mae presente na vida escolar da minha filha.Sei que ela nao estava conseguindo as notas e nas reunioes nunca os professores me falaram que ela iria repetir. Tanto é que no comeco do 4 bimestre fui até a escola pagar a mensalidade e eles queriam que eu reservasse a matricula para o proximo ano, eu disse que estava pensando em retira-lá da escola particular e coloca lá em uma escola do estado assim ela passaria de ano.A diretora da escola pegou o boletim dela e disse para mim que se ela nao conseguisse na recuperacao o conselho a passaria. Mas a diretora mentiu para mim e tive uma desagradavel surpresa pois minha filha foi retida .Existem alunos na sala dela que tinham notas iguais ou ate mais baixas e passou de ano .Eu questionei isso a Diretora e ela me disse que cada casa é um caso minha filha nunca deu trabalho em termos de comportamento. Agora nao sei o que fazer pois a Diretora me disse que ela tinha ficado em 5 materias , mas ela me falou que ela passaria no conselho .Na sala dela ficaram 8 todos os pais estao inconformados pois a escola teve o ano inteiro para nos avisar que eles nao passariam e nada foi feito ,existem outros pais que tbem estao entrando com recurso.Meu marido já entrou com pedido de reconcideracao,sei que isso demora mas filha fez uma prova ( um vestulinho para o ETEC da minha cidade e pela quantidade de pergutas que ela acertou, ela passou entre as primeiras colocadas tem alguma coisa que eu possa fazer pois a matricula do ETEC sera dia 21/01 por favor me responda o mais rapido possivel. Sera que vou poder fazer a matricula dela no ETC. Tem mais uma coisa no 4 bimestre levei minha filha primeiro a um clinico geral pois alguns prof. acham que ela tem algum problema de aprendizagem o clinico geral me encaminhou para um neurologista apos uma avaliacao o neu me encaminhou a uma psicopedagoga e ha um homeopata para um tratamento. Telefonei para uma psicopedagoga e ela me disse para comecar a fazer avaliacao nas ferias escolares pois a avaliacao demora e a mesma mora em outra cidade . Sera que isso pode ajudar em alguma coisa. Por favor me responda o mais rapido possivel

  47. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 2:20

    Olá Carmen,

    Não será fácil reverter esta situação.
    Se há mais pais facilita porque todos poderão entrar ao mesmo tempo com pedido de reconsideração forçando a direção a convocar o Conselho de Classe.

    Quanto a entrar no ETEC não sei porque a devolutiva da escola sendo negativa ocorrerá apenas em meados de janeiro. Daí vcs entram com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que só dará um parecer no início ou meados de fevereiro.

    Por isso é importante que os pais se juntem para forçar um posicionamento da direção mais rápido para que consigam entram com pedido de recurso na Diretoria o mais rápido possível…

    Não será fácil mas é preciso tentar porque no ECA em seu artigo 53 inciso III diz que o aluno tem o direito de constestar critérios avaliativos de modo que é um direito pedir uma reavaliação, ok?

    Abaixo segue um modelo de reconsideração:

    PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

    Eu___________________________________ , portadora do CPF de N. _____________ , RG ______________ , brasileiro, residente à rua n. na cidade do ____________________
    , responsável legal pelo aluno ____________________ , regularmente matriculado no 1o ano do Ensino Médio do __________________, localizado na , bairro , na cidade de _____________ ,venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso contra a retenção de meu filho.

    Relato dos fatos:

    Com muita indignação encaminho este meu pedido porque soube apenas no último dia seis de janeiro do ano de dois mil e doze que meu filho ficou retido em um único componente curricular, física A ciência desta retenção ocorreu ao acaso , pois estive na secretaria do colégio para obter uma informação e na ocasião a secretária me informou. Não houve, portanto, recuperação, não houve um comunicado formal a respeito.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

  48. simone comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 11:30

    oi prof. Sonia minha filha fez o 8 ano em Minas Gerais ficou retida em 6 matérias no colégio Objetivo pelo que pude perceber pelo conselho eles reteram-na em concordância pois ela não foi muito interessada este ano está em tratamento psiquiátrico e psicológico além de tomar medicamentos fortes que dão sono.
    Aqui não tem reuniões pedagógicas durante o ano, portanto não fui notificada da falta de interesse dela todas as vezes eu que procurei a escola durante o ano.
    como posso fazer para reverter esta situação a psicologa diz que não vai ser bom a reprovação no caso dela emocionalmente falando porém tenho medo de não deixar que ela assuma as consequências pelos seus atos.
    Fiquei sabendo disso ontem dia 18 dez.
    Quais são as reais chances de conseguir um bom resultado

  49. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:18

    Simone, é muito difícil reverter a situação com retenção em 6 componentes curriculares, mas o ECA em seu artigo 53 inciso III diz que é direito do aluno questionar critérios avaliativos em instâncias superiores e baseado nisso você poderá entrar com pedido de recurso junto a Direção e paralelamente junto ao órgão que supervisiona a escola que em Minas não sei o nome.

    Neste pedido de recurso relate o que aconteceu com a sua filha, que o colégio não atuou de forma adequada para evitar uma retenção e que há uma recomendação da psicóloga que não seria recomendável reter a aluna.

    É um caminho.

    Outro caminho é buscar na sua cidade uma escola que faça reclassificação,ok?

    Abçs

  50. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 13:32

    Oi Sonia fiz uma pergunta acima e vc me respondeu que tenho que fazer um pedido de RECONSIDERAÇÃO gostaria de saber se posso tbém procurar uma escola que faca uma reclassificacao para que ela seja aprovada e então matricu-lá no ETEC por favor me responda o mais rapido possível. Desde já muito obrigada

  51. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:20

    Olá Carmem, sim , pode sim.

  52. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 14:11

    Prof Sonia fiz uma pergunta e você me disse para entrar com pedido de reconsideracão ,esse já fiz ,será que eu posso procurar também uma escola que faca uma reclassificacão para que ela seja aprovada pois ela está no 9 ano, e assim eu consiga matricula-lá no ETEC. Por favor me responda com urgencia e desde já muito obrigada pela atenção.

  53. maria comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 20:06

    gostaria de uma orientação, um aluno pode ser retido por quantas vezes numa série? Sinto meu filho já desmotivado após tantas reprovações existe algo que possa fazer para ajudá-lo? Obrigada.

  54. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:30

    Maria, não pode não!
    Denúncie!
    Que raio de escola que fica a reter seu filho várias vezes?
    Não pode não.
    Abçs

  55. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 23:31

    Sonia essa reclassificacao pode ser feita em outra cidade ou tem que ser feita aqui mesmo na minha.

  56. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 20, 2012 @ 0:25

    Veja bem , quem faz reclassificação é uma escola. Esta escola terá que matricular a sua filha. Se você encontrar uma escola em outra cidade que faça a reclassificação sua filha terá que ser matriculada nesta escola e esta escola reclassifica e ela deverá estudar pelo menos por um bimestre para pedir transferência,ok?

  57. Kellyanne comenta:

    dezembro 20, 2012 @ 17:20

    Olá boa tarde, meu filho, cursou o 3 ano do ensino médio em uma escola particular do estado de Sao Paulo, fiquei sabendo ontem que ele repetiu. Ele ficou de recuperacao em quimica, matematica e fisica, nao conseguiu recuperar em quimica e fisica e por isso repetiu de ano . Gostaria muito de saber o que eu posso fazer a partir de agora, saber se eu ainda consigo faze-lo passar de ano, pois ele nao é burro, tem condicoes de terminar a escola e entrar na faculdade. A nota do enem pode ajuda-lo? ele ter passado em alguma universidade pode ajudar? Eu tenho que entrar em contato com a escola ou posso ir diretamente para a secretaria de ensino?

  58. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 3:32

    Olá Kellyanne,

    Da data da ciência da retenção vc tem 5 dias corridos para entrar na escola com pedido de reconsideração indicado na Deliberação CEE n.11/96
    http://www.etecaguai.com.br/deliberacao_CEE_1196.pdf

    Você elabora o documento endereçado para a diretora da escola.

    Ela lhe dará uma devolutiva em meados de janeiro.

    Em geral eles mantèm a retenção daí ciente disso vco entra com pedido de recurso na própria escola mas endereçado ao dirigente regional que supervisiona a escola.

    A escola terá que montar um processo enviando para a Diretoria de Ensino diários de classe, as avaliações, o Regimento Escolar, as fichas de avaliação individual , o plano de trabalho dos professores , o projeto pedagógico enfim… é uma verdadeira devassa na escola.. O dirigente regional elege 3 supervisores que irão avaliar todos os procedimentos da escola. Se encontrarem falha seu filho é aprovado, caso contrário eles mantém a retenção.

    Esse resultado sairá em fevereiro

    Outro caminho é buscar uma escola que faça a reclassificação de seu filho.

    Ele é matriculado na série que ficou retido e a escola no 1o mês faz uma avaliação e reclassifica para o ano seguinte.

    Não são todas as escolas que fazem isso porque é preciso constar este expediente no Regimento Escolar,ok?

    Abçs

  59. Cristina comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 2:02

    Profa. Sônia Aranha

    Você está de parabéns pelo seu trabalho em elucidar as dúvidas que nós pais de alunos temos.

    Estou passando pela mesma situação da maioria dos pais que postaram aqui.

    Meu filho ficou retido em Matemática, Inglês e ainda Filosofia e Sociologia, sendo que nessas últimas as aulas acontecem uma vez por mês e, as muitas tarefas tem que ser entregues pela plataforma Moodle.

    Este ano, sabidamente, a plataforma deu problema em várias ocasiões e, o feedback do professor responsável por estas tarefas sempre foi tardio.

    Não existem diferentes formas de recuperação, somente o que conta são as avaliações escritas.

    Estou pensando seriamente em entrar com o pedido de reconsideração, devo citar a deliberação CEE 11/96?

    Grata

    Cristina

  60. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 3:38

    OLá Cristina,

    Sim, entre sim com o pedido de reconsideração e utilize a Deliberação CEE 11/96 se vc for do Estado de São Paulo.

    Não será fácil reverter a situação de seu filho porque são 4 componentes curriculares, mas é direito dele entrar com o pedido de reconsideração e depois com o recurso garantido na Deliberação CEE n.11/96 e no ECA em seu artigo 53 inciso III.

    Abçs

  61. Heloisa Inoe comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 15:03

    Necessitarei entrar com o pedido de reconsideraçao e a escola pede que eu aponte motivos que justifiquem . Minha filha cursa o 1 Ano do Ens. Medio, ficou em 5 matérias faltando de 0,25 a 0,75 pontos. Ela sempre foi boa aluna e de comportamento idem. Não sei como justificar. Me ajudem!

  62. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 18:30

    Olá Heloisa , você já justificou.. mas precisa de um pouco mais de elaboração. Segue roteiro:

    – nome completo da direção (o pedido é endereçado para a direção)
    – nome completo da aluna
    – nome completo da escola
    – histórico escolar ( a aluna estudou sempre nesta escola? Nunca foi retida ? O que aconteceu este ano? Questine o sistema avaliativo, teve recuperação paralela..

    É isso!

  63. simone comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 15:36

    Bom dia prof. Sonia,
    Seu blog é realmente muito esclarecedor foi a melhor resposta que encontrei em todos os sites, gostaria de agradecer além de ter sido consolador pois escrevi algumas horas depois de ter a notícia.
    Quanto a situação da minha filha Rebeca eu moro em uma cidade do interior de Minas Gerais onde a única escola particular é o Objetivo para ensino fundamental e procurei uma escola pública ontem para ver se havia possibilidade de reclassificação porém eles me informaram que somente o Objetivo poderia reverter esta situação.
    Como funciona este sistema de reclassificação tendo em vista que moro numa cidade onde as leis são diferentes dadas por
    “coronéis”.
    Onde realmente posso procurar um caminho baseado em leis
    Agradeço imensamente

  64. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 18:46

    Olá Simone,obrigada!

    Então ,em cada Estado há uma centenas de atos normativos (pareceres, deliberações, indicações) distintos.

    Eu desconheço estes atos normativos de Minas Gerais, mas você poderá dar uma busca no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais ou no do Conselho de Educação de MG.

    Lá busque legislação. Em legislação busque por reclassificação.

    A lei maior da educação a Lei de Diretrizes e Base Nacional fala sobre reclassificação , portanto, é um expediente previsto em lei.

    Mas há o problema da escola .. em geral a reclassificação é um expediente utilizado por escolas particulares e em algumas delas, infelizmente.

  65. Andre Santos comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 19:29

    Professora Sonia, tudo bem?
    Voltei a pouco tempo da escola que meu filho cursou o 9 ano e ficou retido.Entrei com recurso no dia 19.12 e hoje a tarde me deram o resultado:mantiveram a reprovaçao.
    Estou arrasada, pois ‘e o segundo ano que reprova a mesma s’erie. Mudei-o de escola para facilitar , pois ele nao tem mais vontade de estudar, ele faz musica classica, toca em uma orquestra e la ele se empenha, estuda e tem muita habilidade, o que fez com que o mesmo ganhasse uma bolsa para estudar na Florida, foi em Julho e ficou por alguns dias. Ja fez turne por varios paises acompanhando a orquestra. Quanto a escola, ele simplesmente se desinteressou e foi meio que obrigado durante o ano ..Ele esta fazendo acompanhamento psicologico e psicopedagogico por conta dessas questoes, mas mesmo assim a escola manteve a retençao.
    Quanto a escola deixa muito a desejar, nao cumpriram os 200 dias letivos, sairam de ferias em 28 de junho e voltaram na segunda quinzena de agosto, os professores faltam muito e troca-se muito de professor durante o ano e o material didatico, de 4 apostilas, entregaram apenas 2, ate reclamei na secretaria e me deram um desconto porque nao houve a entrega do material. Eles justificaram que meu filho era faltante, mas tem 85% de frequencia, o que nao justifica. Ja liguei na diretoria e eles retornam dia 26.12. Como faço para entrar com recurso , uma vez que a escola so retorna dia 07 de janeiro.Compensa eu ir direto na diretoria de ensino? Sou de SP.
    Muito obrigada pela escuta.
    abraço

  66. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 20:03

    Olá André ,

    Entre diretamente com o pedido de recurso na Diretoria de Ensino já que o pedido é dirigido ao Dirigente Regional que supervisiona a escola.

    Você alegará como seu filho é talentoso, disciplinado (todo músico é disciplinado) mas que não tem motivação por ser repetente neste mesmo ano por duas vezes consecutivas em série terminal , mencione também a idade dele … que se distância cada vez mais da turma ….relate ainda os procedimentos inadequados da escola e peça mui respeitosamente que o Dirigente interceda.

    Agora…ele está noutra né, André? Que interesse uma escola pode despertar nele ? Eu o entendo perfeitamente…

    Não vai resolver ele fazer novamente o 9o ano é este deve ser o seu maior argumento. A retenção só deve ocorrer para contribuir e não deve ter um caráter punitivo.

    Saídas:

    1) Pedir recurso junto a Diretoria de Ensino;

    2) Busque uma escola que faça reclassificação . A própria direitoria poderá lhe indicar uma;

    3) A escola matricula seu filho no 9o ano e depois de um mês aplica avaliação e o reclassifica para o 1o Médio.

    é isso! abraços e feliz natal!

  67. Andre Santos comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 0:46

    Muito obrigada Sonia, seguirei seus conselhos … tambem sou da area de educaçao, mas hoje atuo em uma ONG e sei muito bem como funciona dentro de uma sala de aula, usam a repetencia apenas com sentido de punir e nao de ajudar ou melhorar o aprendizado. Meu filho tem 15 anos e esta ha 4 anos na area de musica e ja decidiu que quer isso pra vida dele, mas precisa terminar o ensino medio e o mandaremos pra estudar fora do pais dentro da area dele.
    Fico chateada com toda essa situaçao da educaçao em nosso pa’is…e ao mesmo tempo agradecida por ter pessoas ainda como vc que leva s’erio o que faz.Parabens e tenha um Natal abençoado.
    Vc ‘e de SP?
    abraço

  68. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 4:11

    Sou de Campinas!
    Obrigada !
    Feliz Natal!

  69. Simone comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 22:09

    Olá Profa. Sônia!!!

    Meu filho repetiu de ano, ele estudou em um colégio que as notas eram semestrais, estudava na cidade de Vinhedo. A recuperação do 1°Semestre começou agosto,e ao mesmo tempo as provas do 2° Semestre,eu tirei ele deste colégio no começo de outubro e coloquei no objetivo em Jundiaì. Eu estava ciente da notas dele,ele ficou direto de exame final,pois passou no 4°bimestre do objetivo com a média, mas ele trouxe notas baixas do outro,ele ficou em 3 matérias e passou em uma com 8,5. Só que a matéria do exame final é matéria do ano inteiro,o que eu posso fazer e quais são as chances de reconsideração? Obrigada

  70. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 2:23

    Olá Simone, neste momento será bem difícil vc entrar com pedido de reconsideração porque há o feriado de natal.

    Veja, se vc soube da retenção na 6a feira e a Deliberação CEE n.11/96 diz que o prazo para entrar com o pedido de reconsideração é 5 dias corridos da ciência da retenção , o 5o dia é 25/12 , se a secretaria da escola estiver aberta no dia 26/12 você tem chance, caso contrário …

    O problema agora é o prazo.

    Se a escola estiver aberta no dia 26/12 vc entra com pedido de reconsideração para a direção da escola e aguarda até meados de janeiro para ela lhe dar uma devolutiva e na confirmação da retenção você entra com pedido de recurso na escola mas endereçado ao dirigente regional que supervisiona a escola.

    Se houver alguma falha na condução do processo de avaliação seu filho será aprovado pela diretoria de ensino, mas se os procedimentos estiverem corretos é mantida a retenção.

    Abçs

  71. Fernanda comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 14:26

    Bom dia prof.
    Minha filha foi reprovada no nono ano do ensino fundamental, em 3 materias, por 0,5 ponto em duas e 1 ponto em outra.
    O conselho de classe nao aprovou-a e ja entrei com o pedido de reavaliacao do conselho e se nao for positivo o resultado ja estou pronta para entrar com o pedido na diretoria de ensino.
    Gostaria de saber se a sra. tem conhecimento de casos em que foram deferidos os pedidos na diretoria de ensino, quais as probabilidades de conseguir o deferimento ?

  72. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 16:34

    Olá Fernanda,

    Eu mesma já passei por um processo enquanto diretora.

    Conto-lhe que há mais ou menos uns 10 anos atrás eu assumi a direção de uma escola particular de Campinas e era dezembro.

    Um aluno do 1o Médio ficou retido e eu não tinha participado do Conselho porque assumi a direção depois disso.

    A mãe entrou com o pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino e daí eu , enquanto diretora juntei os documentos para fazer o processo e encaminhar para o Dirigente Regional.

    Quando eu li as fichas de avaliação individual preenchida pelos professores sabia que a Diretoria de Ensino aprovaria o aluno porque os argumentos dos professores eram totalmente fora dos parâmetros pedagógicos.

    A decisão da Diretoria era de submeter o aluno a aulas de recuperação por uma semana e a uma nova avaliação e pasme você nesta nova avaliação ele foi aprovado nos componentes curriculares que havia sido retido.

    Foi uma boa lição para os professores. Promovi formação continuada para os professores visando compreenderem o que é avaliação, o que estão avaliando, como ser objetivos em seus argumentos para não resvalar em juízo de valores…enfim… foi um bom aprendizado para todos.

    De modo que há possíbilidades de reverter a situação se houver falha no processo avaliativo, caso contrário a retenção é mantida, ok?

    Abraços e feliz natal!

  73. Fernanda comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 17:44

    Muito obrigada Prof. !
    Gostaria que todas as escolas tivessem profissionais competentes e interessados nas pessoas como a Sra. !
    Agradeço sua ajuda e força !
    Abraços e um Natal cheio de saúde e alegrias para a sra. e sua família.

  74. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 17:57

    Obrigada!

  75. Ingryd comenta:

    dezembro 25, 2012 @ 20:55

    Oi, estou no 2º ano do E.M. em uma escola estadual de São Paulo e fui retida em 4 matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Física e Química, minha duvida é:
    Inglês pode reprovar? Li em alguns sites que não, e na minha escola o minimo é 20, mas com 18 passa e em Língua Portuguesa eu alcancei apenas 17. O que posso fazer?

  76. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:44

    Olá Ingryd,

    Depende da escola e da matriz curricular , mas sim pode reprovar se fizer parte da Matriz Curricular do Ensino Médio de sua escola.

    Se no sistema de avaliação de sua escola obter 20 pontos é aprovado , só é aprovado com 20 pontos e não 18. O que pode acontecer é que se um aluno atingiu 18 pontos ele segue para o Conselho de Classe que é formado por todos os seus professores e estes professores irão analisar e ponderar se devem aprovar um aluno com 18 pontos ou não. Daí entra todo o compromisso, comprometimento , comportamento deste aluno durante o ano. Se deixou a desejar o Conselho reprova.

    É muito difícil você reverter esta situação porque vc ficou retida em 4 componentes curriculares todos muito importantes.

    Mas vc tem direito de entrar com pedido de reconsideração , o problema é que há um prazo para fazer isso segundo a Deliberação CEE n.11/96. Se você soube formalmente que ficou retida no dia 21/12 você tem hoje 26/12 para entrar com o pedido porque na Deliberação diz que são 5 dias corridos após a ciência da retenção.

    O pedido de reconsideração tem modelo aqui mesmo nas respostas que dei para outros comentaristas.

    Depois que vc souber a resposta de seu pedido de reconsideração que provavelmente será confirmando a retenção você entra com o pedido de recurso agora endereçado para o Dirigente Regional que supervisiona a escola.

    O resultado deve sair dando tudo certo só em fevereiro.

    É isso! abraços

  77. Antonio Neves comenta:

    dezembro 25, 2012 @ 21:52

    Querida e prezada Profª Sônia Aranha:
    Boa tarde!
    Minha filha foi retida em cinco das seis matérias do 2º ano do ensino médio, que é por blocos, ocorre que no regimento interno da instituição de ensino, exige-se um pré-conselho e através desse, a equipe pedagógica deve informar aos pais a situação do aluno, ocorre que isso não houve, verificando as notas de física e matemática, no caso da nota de física, o professor considerou a questão como certa e não pontuou, talvez por equívoco, e que essa pontuação ela seria aprovada, na disciplina de matemática ocorreu a mesma coisa, ela acertou as questões objetivas e a professora não considerou pois necessitava de haver cálculo, ora, se ela acertou a questão e havia uma observação da Profª que só pontuaria quem fizesse o cálculo, só que não há argumentos da mesma sobre o quão de cálculo e o quão de acerto nas questãos, induzindo o aluno a erro, muito embora ela não indica a fonte de pesquisa das questões, isso é correto? Outro detalhe no Estado do Paraná a média para aprovação é 6,0 e na disciplina de física atingiu 5,9 e matemática, 5,1; na disciplina de química 4,5; geografia 5,0; sociologia 5,5, a pergunta é qual é a média nacional, se é que existe para aprovação? E quel seria esse fundamento na lei? Ou qual lei?
    Outro detalhe é que na matéria de química, minha filha teve cirurgia no olho esquerdo, por apresentar dificuldade de enxergar, ela ficou afastada pós cirurgia por cinco dias, nesse período, em momento algum a escola e os professores deram trabalhos ou exercicios para recompor a matéria perdida.
    Pedi a equipe pedagógica que fornecesse os planos de cada disciplina para ver se estavam ou não sendo aplicados deforma correta, desconfio que não, o planejamento não foi disponibilizado, e isso é regra que a própria LDB obriga os professores efetuarem o planejamento. O resultado saiu nessa sexta feira dia 21 de dezembro. Sou Professor da rede pública de ensino e tenho questionado por várias vezes á coordenação pedagógica sobre a atitude( em desconformidadde com a lei) de alguns professores, no caso, perseguição… fico no aguardo de sua respeitada opinião e o que devo fazer nesse caso!
    Muito obrigado! Neves

  78. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:36

    Prezado Neves,

    Eu desconheço a legislação específica do Paraná, mas vc enquanto professor poderá dar uma pequisada no Conselho de Educação os pareceres ,deliberações , indicações e verificar se há algum que diga respeito a pedido de reconsideração e/ou recurso.

    Mas de qualquer modo você deve entrar com um pedido de recurso junto ao órgão que supervisiona a escola da sua filha.

    Aqui no Estado de São Paulo chamamos de Diretoria de Ensino, isto é , a Secretaria de Educação é compostas por várias Diretorias de Ensino e cada uma delas supervisiona um punhado de escolas.

    Você pode invocar o ECA no artigo 53 inciso III que diz que o aluno tem o direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.

    E entrar com um recurso. Você pode inclusive ir direto ao Conselho Estudual de Educação.

    Com relação as suas perguntas:

    1) Qual é a média nacional, se é que existe para aprovação? E quel seria esse fundamento na lei? Ou qual lei? Veja bem, cada unidade escolar é autônoma para assumir um sistema de avaliação. Não há regra e tudo depende do projeto pedagógico que a escola construiu. Uma escola, como esta da sua filha, que atribui nota 5,1 revela que adota um sistema de avaliação quantitativo em detrimento de um qualitativo, porque qual seria o significado deste 0,1 ? Por exemplo: pura matemática , ou seja, a prova tinha 13 questões mas vale 10, então , 10 dividido por 13 é igual a 0,769 é o que vale cada questão da prova.

    Há escolas que adotam um sistema de avaliação qualitativo que está mais preocupado com os objetivos a serem atingidos expressos em conceitos atingiu plenamente os objetivos 0 , atingiu os objetivos M , não atingiu os objetivos I , por exemplo . Outras escolas mais alternativas , com uma visão pedagógica alinhada com a promoção de uma educação qualitativa utilizam apenas conceitos de apto e não apto.

    De modo que não há uma único modo de estabelecer um sistema de avaliação dependerá da proposta pedagógica da escola forjada pela visão de mundo de seus educadores.

    Neves, será muito difícil vc reverter esta retenção , mas não custa tentar junto órgão que supervisiona a escola. Outra alternativa é vc buscar um escola que reclassifique a sua filha. É um expediente legal , indicado na LDB , a escola matricula a sua filha no ano que ela ficou retida e após um mês mais ou menos aplicam-lhe uma avaliação e a reclassificam para o ano seguinte. O único problema é que a escola tem que contar com este expediente em seu regimento escolar , caso contrário não é válido, ok?

    Qualquer outra dúvia entre novamente em contato.

    Abraços e muito boa sorte!

  79. Eliane comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 2:14

    Olá Prof. Sônia,

    Seu blog me ajudou no Pedido de Reconsideração.
    Sou de Cruzeiro-SP, tenho três filhos com idade de 10 anos, sendo que dois foram aprovados para o 6º ano e um ficou retido em 4 disciplinas (matemática, português, história e inglês), duas delas foram com nota 5,5. Entrei com o Pedido de Reconsideração e foi negado. Entrei com o Pedido de Recurso na Diretoria de Ensino de Guaratinguetá-SP e estou aguardando o retorno até 13/jan.
    Logo após a entrada do recurso, recebi um comunicado da Escola (rede Salesiana) que, após reunião do Conselho, ficou decidido, por unanimidade, a recusa das matrículas de dois dos meus filhos, do que foi aprovado e do outro que ficou retido e sem mencionar o motivo da recusa. Meus filhos estão naquela instituição desde o ciclo infantil (2006), com vínculo de amizades, causando surpresa e constrangimento para todos nós. Após contato com a Diretoria de Ensino, pedi que anexasse ao recurso os comunicados da recusa. No contrato de matrícula consta a recusa em caso de inadimplência, o que pode ser comprovado durante todos estes anos que não houve um dia de inadimplência. Sempre houve empenho de nossa parte em mantê-los na mesma Instituição e na mesma sala. Diante do comunicado da recusa, os três já estão matriculados em outra escola.
    Prof. Sônia, gostaria de saber se a recusa da matrícula é caso para processo contra a Instituição. Várias pessoas ao tomarem conhecimento do ocorrido ficam pasmos com a decisão da Instituição e dizem que é caso para processo. Gostaria de uma orientação.

    Obrigada

  80. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:02

    Olá Eliane, lamentável este procedimento da escola porque você fez apenas o que está previsto na Deliberação CEE n.11/96 e o que o artigo 53 do inciso III do ECA também garante.

    De modo que uma escola que pune quem busca garantir um direito já conquistado é anti-democrática e faz um deserviço a todos nós cidadãos.

    Ensina o quê esta escola? Reacionária, autoritária e ilegal já que não aceita que a legislação seja cumprida.

    Cabe sim uma ação indenizatória por constrangimento.

    Indico uma advogada guerreira, mãe de crianças superdotadas que conquistou uma progressão de estudos na Justiça e que possui centenas de casos com êxito garantindo o direito dos alunos.

    Dra.Claudia Hakim. Ela é de São Paulo , mas atende fora da capital. claudiahakim@uol.com.br

    Vale a pena conversasr com ela.

    Diga que fui eu que a recomendei.

    Impetre ação por danos porque é um absurdo as crianças serem penalizadas porque você fez cumprir uma Deliberação do Conselho Estadual de Educação.

    Vale a pena por , a meu ver, a causa é ganha.

    Toda a minha solidariedade para você e família.

    Abraços

  81. Eliane comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 12:12

    Bom dia Prof. Sônia, muito obrigada pela orientação e indicação.
    Desejo um Ano Novo com o espírito da amizade e da bondade, fortalecido pela perseverança na busca de suas conquistas e realizações. Que seu lar seja abençoado.

    Abraços.

  82. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 19:05

    Obrigada Eliane!!
    Forte abraço!

  83. maria comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 14:57

    Professora Sônia Aranha.

    Sou mae de aluno do 9º ano, moro na cidade de Santana de Parnaíba e pela segunda vez meu filho é reprovado, após uma série de incidentes, mudei o meu filho de escola pela 3ª vez, na priemeira ele apanhou, com medo o transferi, na 2ª ele só reclamava de lá se sentia perdido, vivia sendo colocado para fora da sala, então o coloquei onde está atualmente: nova reprovação ele, me questionando que fez tudo que pediam, não deu as notas da outra escola eram baixissimas… não consigo concordar… eu como pedagoga uso de todos os meios possíveis para ajudar meus alunos porquê isso não foi feito pelo meu filho… cabe recurso nesse caso… tem tantas perguntas me afligindo… cuidei tanto dos filhos dos outros e o meu!!!

  84. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 17:25

    Maria, o problema neste momento é que o prazo para a entrada de pedido de reconsideração junto a escola , segundo a Deliberação CEE n.11/96 deve ter expirado porque se vc soube da retenção no dia 21/12 , último dia antes do feriado , você tinha 5 dias corridos para entrar com o pedido que cairia no dia 25/12, como foi feriado, o pedido deveria ter sido entregue no dia 26/12.

    Só se vc soube da retenção agora no dia 26/12.

    De qualquer forma vc poderá tentar, mas como o prazo expirou há a possibilidade deles não aceitarem.

    O pedido de reconsideração pede que a direção convoque o Conselho de Classe para que este analise novamente o processo de ensino/aprendizagem do aluno. Se o Conselho mantiver a retenção daí cabe o recurso junto a Diretoria de Ensino.

    Você poderá alegar que retenções sucessivas não irão contribuir com o processo de aprendizagem de seu filho e que não é esse o objetivo da educação estabelecida na LDB. Você também poderá alegar a discrepância de idade e série e solicitar uma aceleração.

    Me conte quantos anos ele está e em qual ano ele ficou retido sucessivamente, ok?

    É o que eu posso lhe dizer Maria , infelizmente a educação escolarizada sempre foi assim , de modo geral , discrimina , pune e não promove talentos.

    Abraços

  85. maria comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 15:10

    Preciso de ajuda… meu filho repetiu pela segunda vez, após uma série de problemas mudei meu filho três vezes de escola, na 1ª ele apanhava, na segunda não se adaptou e vivia sendo colocado fora da sala, na terceira onde ele estava bem, não conseguiu passar devido as notas baixíssimas que já trazia da outra, não consigo concordar… como pedagoga tenho que no meu dia a dia usar de todas as estratégias possíveis para auxiliar meus alunos, por que o meu não foi auxiliado? Cabe recurso para esse caso?
    Como devo proceder?

  86. Bruna Macedo comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 2:01

    OlÁ sonia,

    Meu nome é bruna eu fiquei retida em tres disciplinas(fisica;historia e geografia),e temos duvidas como escrever a carta para a secretaria?

  87. Bruna Macedo comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 2:04

    OlÁ sonia,

    Meu nome é bruna to no primeiro ano do ensino medio eu fiquei retida em tres disciplinas(fisica;historia e geografia),e temos duvidas como escrever a carta para a secretaria com o pedido de reconsideração?

  88. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 3:10

    Olá Bruna,

    Segue o modelo

    lmo Sr (a).
    nome da Direção da Escola________________________

    PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

    Eu ________________________, brasileira , RG ___________ residente da rua _______________ na cidade de _________________, responsável legal pela aluna ___________________, regularmente matriculada no 1o ano do Ensino Médio , venho mui respeitosamente pedir que a V.Sa. e ao Conselho de Classse, deste renovado colégio, que reavalie o processo de ensino/aprendizagem de minha filha, procedimento garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente , em seu artigo 53, inciso III.

    Relato do fatos: aqui você relata os fatos que possam ajudá-la na reconsideração.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

    Abraços Bruna, boa sorte!

  89. Lucas comenta:

    janeiro 4, 2013 @ 13:31

    Oi, meu filho foi reprovado no 3° ano do ensino médio, fiquei sabendo hoje, ele me disse que não foi passado nenhum trabalho para recuperação de notas e nem faltas, sendo que no ano passado foi passado para todos que estavam no 3° ano!! poderia usar isso como argumento no pedido de revisão? quais poderiam ser os argumentos a ser usado? fui comunicado pela escola que ele tinha varias faltas, mais não foi passado nada sobre alguma recomposição ou algo do tipo.. grato desde já!

  90. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 4, 2013 @ 14:10

    Olá Lucas,

    Ajuda saber de qual Estado você fala, porque se for do Estado de São Paulo é mais fácil pedir reconsideração.

    Como se trata de último ano o jeito é brigar e tentar reverter a situação e o primeiro caminho é via pedido de reconsideração e recurso.

    a) Pedir reconsideração na própria escola e,depois de uma devolutiva sendo negativa..

    b) pedir recurso junto a Diretoria de Ensino ou o órgão supervisor da escola;

    Mas me informe de qual lugar você fala para eu poder lhe ajudar melhor, ok?

    Forte abraço

  91. maria comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 1:43

    Sou grata a você pelas orientações, consegui cumprir o prazo sim, pois fiquei sabendo da reprovação no dia 18/12 e seguindo suas orientações protocolei o documento na escola no dia 21/12.
    O conselho manteve a reprovação e então encaminhei recurso a Secretaria Municipal de Santana de Parnaíba.
    Estou aguardando a resposta deles, pois os mesmos estão em processo de transição de governo e mandaram esperar até o dia 25/01.
    Meu filho tem 15 anos(faz 16 no decorrer desse ano) e se for mantida a reprovação ele estará cursando pela terceira vez o nono ano.
    Estou muito decepcionada, como professora usei de todas as estrategias com os meus alunos, por que ninguém fez isso pelo meu? Se nunca me recusei a estar na escola quando percebi o baixo rendimento do meu filho.
    Agradeço por tudo e qualquer novidade entrarei em contato.

    Maria

  92. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 3:45

    Olha Maria é triste mesmo.

    Eu também não sei o motivo pelo qual não há o cuidado para com o aluno.

    Mas por isso que existem vários expedientes e temos que usá-los todos para garantir o que o ECA determina em seu artigo 53 , inciso III o aluno tem direito de constestar critérios avaliativos a instituição escolar superior.

    De modo que é o que eu tento fazer aqui, ajudar os pais a buscarem seus direitos.

    Não desanime e continue sendo a professora dedicada como tem sido até o momento!

    Forte abraço

  93. Pollyana Avelar Silvestre comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 2:34

    Olá Boa Noite! Eu moro no Paraná e estudo em um colégio estadual e reprovei em duas disciplinas matemática e arte, o resultado final saiu dia 21/12/12 e agora preciso fazer o pedido de recurso que é de 07/01 a 11/01 , mas não sei como funciona e o que fazer e gostaria de uma orientação. Obrigada desde já . (:

  94. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 3:47

    Olá Pollyana,

    Se vc é menor o seus pais é que deverão elaborar o documento para o órgão competente. Aí no Pará eu não sei se o pedido de recurso segue para a direção da escola ou direto para a Secretaria de Educação do Estado do Pará.

    Segue o modelo e você o adequa a sua realidade, ok?

    Ilmo Sr (a).
    nome da Direção da Escola________________________

    PEDIDO DE RECURSO

    Eu ________________________, brasileira , RG ___________ residente da rua _______________ na cidade de _________________, responsável legal pela aluna ___________________, regularmente matriculada no _____________ , venho mui respeitosamente pedir que a V.Sa. que reavalie o processo de ensino/aprendizagem de minha filha, procedimento garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente , em seu artigo 53, inciso III.

    Relato do fatos: aqui você relata os fatos que possam ajudá-la na reconsideração.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta