Se o seu filho ficou retido e você não concorda com a decisão da escola e mora no Estado de São Paulo você pode seguir a Deliberação CEE No.11/96 (aqui)

Procedimentos:

a)  Ter ciência da retenção;
b)  A partir da ciência de retenção você terá um prazo de 5 dias subsequentes  (por isso, cuidado com o final de semana)  para entrar com pedido de Reconsideração;
c) O pedido (elaborado em duas vias) é dirigido para a Diretora Pedagógica e protocolado na secretaria da escola;
d) Após o protocolo a escola terá 10 dias corridos para a devolutiva. Se coincidir com as férias e recesso de professores , a escola  tomará as providência até o 8o dia do ano letivo subsequente;
e) A Direção da Escola convocará o Conselho de Classe e este analisará novamente o processo de ensino/aprendizagem de seu filho;
f) Se a resposta permanecer a mesma, isto é, o Conselho de Classe mantiver a retenção e , mesmo assim, você não aceitar  poderá entrar com Recurso;
g) O Recurso é protocolado também na escola, porém ele é endereçado ao Dirigente Regional de Ensino que supervisiona a escola de seu filho;
h) A escola encaminhará o pedido de Recurso para o Dirigente Regional com todos os documentos comprobatórios da decisão de retenção: diários de classe, planos de trabalho de cada componente curricular, ficha individual de avaliação periódica (de cada bimestre ou trimestre); avaliações, atas de reuniões com os pais, atas do Conselho de Classe dos bimestres ou trimestres, Regimento Escolar, Projeto Pedagógico. Enfim, todos os documentos que possam comprovar que a escola procedeu de forma correta em suas ações educativas e que a decisão de retenção é apropriada;
i) O Dirigente Regional designará 3 supervisores que analisarão toda a documentação e darão um parecer favorável ou não a retenção do aluno. Se o parecer não for favorável a retenção será indicado a matrícula para o próximo ano.

Agora , atenção, o pedido de reconsideração é DIREITO dos pais e de seus filhos , mas ele deverá ser solicitado 5 dias após a ciência . A perda do prazo inviabiliza todo o processo.

Atenção escolas do Estado de São Paulo (públicas ou privadas) : no calendário escolar deve constar conforme preescreve a Deliberação CEE N.11/96 informações sobre o direito de pedido de reconsideração ou recurso incluindo prazos e procedimentos.

Atenção pais: observem se estas informações constam do calendário escolar e , caso contrário, peçam o cumprimento da Deliberação CEE n.11/96.

Tags: , , ,

Veja Também:

252 Comentários »

  1. Heitor comenta:

    dezembro 10, 2011 @ 15:05

    Antes de entrar com recurso sugiro que os pais conversem com o filho e perguntem, olho no olho, usando a autoridade de pais e perguntem : Filho como vc se comportava nas aulas em geral? quanto tempo vc estudou a(s) disciplina(s) em que foi reprovado?
    Procure se informar com os professores como é a postura do filho na escola e em sala de aula antes de tomar qualquer decisão. Faz parte da educação do filho ser protegido e amparado mas também cobrado

  2. ISAURA FRANCISCO DE OLIVEIRA comenta:

    dezembro 20, 2011 @ 0:19

    Progressão automatica. Preciso de uma cópia do parecer que propoe a progressao automatica no ciclo da infancia..

  3. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 20, 2011 @ 3:03

    Olá professora, não estou encontrando Parecer a respeito…

    Segue as Leis Federais nº 11.114/2005 e nº 11.274/2006,

    Vou procurar , mas não estou encontrando. Abraços

  4. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 0:21

    Moro na cidade de Campina Grande PB , aqui foi adotado o sistema de ciclos, meu filho está no 4º ciclo inicial, e a escola da rede municipal que ele estuda que rete-lho. Mais segundo a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o que antes chamava-se reprovação, quando o aluno repetia de ano porque não atingia nota 7 nas disciplinas, passa a ser denominado de retenção, que só pode ocorrer no final de cada ciclo. Este sistema de organização surgiu como alternativa para substituir as antigas séries que avaliam os alunos ao término de cada ano letivo.
    O que devo fazer para que seja cumprido a lei e meu filho não perca o ano letivo

  5. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 12:45

    Prezado Serginaldo , como a escola é municipal você terá que se basear na legislação local . Dei uma busca no site de Campina Grande, mas não consegui acesso a legislação.

    Cada rede de ensino e cada escola pode se organizar como queira , de modo que não sei o que é o 4o ciclo inicial .

    Se ele corresponder ao 1o , 2o , 3o e 4o anos e seu filho está no 4o ano daí é possível que possa haver retenção, porque é o término de um ciclo e início de outro . Mas se ele estiver , por exemplo, no 1o, 2o ou 3o anos, daí você pode se apoiar na Resolução CNE/CEB n.07/2010 que recomenda a não retenção.

    De qualquer modo você tem direito de entrar com um pedido de reconsideração e esse direito o próprio Estatudo da Criança e do Adolescente lhe garatem quando diz que o aluno tem direito a pedir reavaliação,ok?

    Siga os procedimentos que post aqui no blog e, se for o caso, vá até a Secretaria de Educação Municipal , ok?

  6. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 14:45

    Bom dia professora;

    Aqui em Campina Grande o sistema funciona assim:
    6º ano (antiga 5ª serie) é 3º ciclo inicial
    7º ano (antiga 6ª serie) é 3º ciclo final
    8º ANO (antiga 7ª serie) é 4º CICLO INICIAL
    9º ano (antiga 8ª serie) é 4º ciclo final
    A lei fala que não pode reter o aluno nos ciclos iniciais.
    Gostaria que você me ajudasse.

  7. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 18:55

    Serginaldo como não sei qual a lei , elaborei um modelo de pedido de reconsideração genérico . Você terá que preenchê-lo e imprimir em duas vias. A primeira via você protocole na secretaria da escola e a outra via você entrega. Guarde a protocolada e se até dia 10 de janeiro não houver pronunciamento da escola você vá até o órgão competente: se a escola é privada ou estadual siga até a Secretaria de Educação e informa-se a respeito de pedido de recurso da decisão da escola , se a escola for municipal você siga até a Secretaria de Educação Municipal, ok? É o que eu posso lhe ajudar .. infelizmente não conheço a legislação de sua região. Mas se você conseguí-la peço para que me envie porque estou pensando em fazer um arquivo de leis educacionais visando ajudar os pais com mais propriedade. Abraços!!

    A
    Ilm. (a) Sr. (a)
    Diretor (a) Pedagógico (a)
    Colégio __________________________

    P E D I D O D E R E C O N S I D E R A Ç Ã O

    Eu , ____________________, responsável legal pela aluno(a) _________________________ regularmente matriculada no 4o ciclo inicial do Ensino Fundamental, deste estabelecimento de ensino , venho mui respeitosamente ,solicitar que VSa, juntamente com o Conselho de Classe, venham reconsiderar o resultado final do processo de ensino/aprendizagem de meu filho à luz da legislação que não prevê retenção no 4o ciclo inicial.

    Na certeza de que o Conselho de Classe ,com a orientação de V.Sa, poderá analisar com maior clareza o processo de ensino/aprendizagem de meu filho revertendo o resultado final, é a intenção deste meu pedido que compreende uma devolutiva em um prazo de 10 dias. A não observância deste prazo fará com que solicitemos aos órgãos compententes o recurso desta decisão.

    Cordialmente

    nome
    Data:

  8. Serginaldo moreira comenta:

    dezembro 23, 2011 @ 21:56

    Obrigado professora, vou tentar, depois eu comento o resultado.

  9. aylla comenta:

    janeiro 12, 2012 @ 2:31

    Cara professora Sônia,

    venho te agradecer por ter me orientado e e esclarecido todas as minhas dúvidas sobre a escola ter reprovado meu filho no 2o ano do Ensino Fundamental por causa das faltas. Não sei se você se lembra, que me passou um documento alegando que eles não poderiam reprová-lo, pois relatei a doença de constipação e justifiquei todas as faltas.

    Lhe serei grata para sempre. Eles fizeram novas avaliações e pediram algo que provasse a problema de constipação e levei a xerox do prontuário do posto de saúde e eles não tiveram alternativa e ontem já recebi a transferência dele para cursar o 3° ano do Ensino Fundamental.

    Muito obrigado, estarei sempre orando para que o Senhor Jesus lhe dê graça ,paz e bençãos sem medidas . Mais uma vez OBRIGADO POR TUDO…..
    UM ABRAÇO GRANDE.

  10. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 12, 2012 @ 2:34

    Querida Aylla, agradeço de coração!

    Fico feliz que os meus conhecimentos ajudaram o seu filho ser aprovado como deveria!

    Parabéns para você que foi atrás e buscou. “Bata e a porta se abrirá”, não é verdade?

    Muito sucesso para vocês em 2012!

  11. wesley comenta:

    janeiro 23, 2012 @ 17:13

    Oque significa V.Sa ?

    E eu posso fazer esse pedido agora ?

    grato desde já

  12. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 23, 2012 @ 17:35

    Olá Wesley, V.Sa significa vossa senhoria é um pronome de tratamento.

    Você pode entrar com o pedido de reconsideração desde que não tenha ultrapassado o prazo de entrada e isso você terá que verificar em sua cidade e na secretaria que a sua escola ou faculdade fazem parte , ok?

    Abraços!

  13. Andreia Portugal comenta:

    outubro 11, 2012 @ 14:29

    Olá Sônia sou de Sumaré/sp, meu filho tem 5 anos e está na faseII ELE nasceu dia 29/06/2007, e o sistema envia os alunos para o 1º ano até 30/06, mas meu filho não está preparado pedagogicamente para essa série, como posso fazer para impedir essa promoção automática , e ele possa fazer novamente a faseII.

  14. Profa. Sônia Aranha comenta:

    outubro 11, 2012 @ 17:32

    Olá Andreia, infelizmente não tem como.

    Não há nenhum instrumento jurídico ou pedagógico que você possa usar para reter o seu filho na série que está.

    Toda a legislação do ensino é para o avanço e não permite o retrocesso.

    Agora , o 1o ano não é a 1a série antiga que recebia crianças com 7 anos e 8 anos. Não. O 1o ano possui um programa bem mais flexível e mais lúdico.

    Leia as orientações do MEC: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf

    Alerte para a escola a sua preocupação e peça que seu filho seja submetido a uma adaptação mais individualizada. Isto é o que será possível fazer.

    Abçs

  15. marcia cristina silva comenta:

    novembro 24, 2012 @ 1:42

    Meu filho está na oitava série,e o coordenador me disse que ele vai repetir por excesso de faltas,eu posso fazer alguma coisa sobre isso,qual a porcetagem que um aluno deve ter por presença,me ajude.

  16. Profa. Sônia Aranha comenta:

    novembro 25, 2012 @ 5:32

    Márcia, de onde você fala? Esta informação é importante para eu lhe ajudar da melhor forma.

    Mas é o seguinte: ele tem que ter frequentado a escola 75% dos 200 dias letivos se de fato ele não frenquentou você poderá verificar no Regimento da Escola se não há um capitulo para Compensação de Ausência.

    Mas eu preciso saber do lugar que você é para eu buscar algum argumento em legislação para você utilizar, ok?

    Ele está na oitava série ou no nono ano ou no oitavo ano?

    Aguardo.

  17. Edvaldo Olimpio comenta:

    dezembro 4, 2012 @ 21:40

    Caros, por favor me ajudem.

    Minha filha está retida. Ela estuda o 2º ano do ensino médio.
    Pelo que li acima, ela poderia, pela prograssão continuada, ser retida no final do 3º ano? Ou seja, no final do ciclo do ensino médio?
    Como devo proceder para garantir este direito?
    Sou de São Paulo.

    Obrigado

  18. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 5, 2012 @ 2:12

    Olá Edvaldo,

    A Deliberação CNE/CBE n.11/96 diz que você tem o direito de pedir reconsideração para a direção da escola.

    Escreva um carta endereçada para a direção dizendo que de acordo com a Deliberão CNE/CBE n.11/96 você solicita reconsideração.

    Esse pedido tem prazo para ser feito… 5 dias após a ciência formal que sua filha foi retida. O prazo tem que ser cumprido,ok?

    Ao receber a sua carta a direção terá , necessariamente, que reunir o Conselho .. se o Conselho deliberar retenção você poderá novamente entrar com pedido de recurso para o Dirigente Regional da Diretora de Ensino que supervisiona a escola.

    Em geral este processo é demorado e a devolutiva só ocorrerá no final de janeiro.

    Uma alternativa é buscar uma escola que faça reclassificação … ela presta uma avaliação e se a escola considerar ok a escola reclassifica sua filha para o 3o ano Médio,ok?

    Abraços

  19. elizete comenta:

    dezembro 6, 2012 @ 23:32

    Por favor moro em São Paulo, meu filho estuda em escola particular matriculado no 8º ano antiga 7ª serie e hoje a cordenadora me ligou dizendo que ele esta reprovado, que ele não levou a serio, eu advertir lembrando que na última reunião de 3 semanas atras ela nos falou que tudo dependeria dele, hoje ela me disse que ele acordou tarde, não me falou das notas dele so que eu poderia fazer uma carta do proprio punho para o conselho, eu perguntei qual a prossibilidade ela disse que nao sabia.

    Por favor a escola pode repetir meu filho?

  20. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 6, 2012 @ 23:54

    Use a Deliberação CEE-SP n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html
    Escreva um documento já entregue na escola o mais rápido possível porque tem um prazo 5 dias após a ciência da retenção. Neste documento relate o seu ponto de vista e peça para a direção e para o Conselho de Classe reconsiderarem .

    Você entrega uma cópia na secretaria endereçada para a direção e protocola a outra via.

    Aguarde.

    A escola vai demorar para lhe dar um parecer … mas é o único jeito , assim que ela informar que mantiveram a retenção você entra com pedido de recurso endereçado ao Dirigente Regional da escola mas o documento é entregue na escola.

    Daí a direção será obrigada a enviar para a Diretoria de Ensino todas as avaliações , todos os diários de classe, o regimento, o projeto pedagógico, comprovações de que foram realizados recuperação paralela e contínua enfim.. é montado um processo que será analisado por 3 supervisores que dirão se a escola está correta ou não.

    Todo este processo infelizmente é longo e acaba já no início das aulas.

    Por isso muitos pais acabam buscando uma outra escola que faça reclassificação.
    Ok?

    Abraços

  21. Cássia comenta:

    dezembro 8, 2012 @ 12:32

    Olá, Profª Sonia. Gostaria muito de um conselho seu. Meu folho estuda em uma escola particular no 9°ano, ele está nesta escola a 3 anos e nunca me deu nenhum prolema muito pelo contrario sempre tive muitos elogios, apesar de não gostar de estudar e estar sempre no limite da média. Porém neste ano tive muitos problemas familiares, com o meu filho mais velho que quis ir morar com o pai, e que acabou afetando este meu filho. Ele se tornou agressivo na escola, me deu problemas de comportamento e começou a ir uito mal. Sempre estive em contato direto com a escola que me encaminhou para uma psicologa, estou fazendo o acompanhamento mas meu filho se negou a fazer. A escola está com muitos problemas de comportamento, atitudes indevidas de aluno em sala e de professores que perderam o controle. Andei me queixando do processo de recuperação, para vc ter uma ideia, eles não fazem período de recuperação com aula para depois fazr a prova, marcaram a prova de recuperação na primeira aula de uma segunda feira sendo que as notas sairam na sexta. Na semana passada recebi o convite da formatura que seria hj, dia 08/12, fui na escola e perguntei se eles fariam a formatura antes da recuperação que está marcada para os dias 10/12 e 11/12 e eles disseram que sim. Ontem dia 07/12 recebi um email dizendo que meu filho estava retido e não poderia fazer nem a recuperação pois tinha ficado em 4 matérias e o limite são 3. Tentei argumentar como esles retem sem dar a oportunidade de ele fazer a recuperação de 4° bimestre para tentar eliminar alguma matéria e levar somente 3 para a recuperação final. Me disseram que eles não fazem recuperação de 4°bimestre somente a final onde zeram tudo e o aluno tem que tirar 6. Estou indignada por vários motivos, primeiro por não darem a oportunidade de recuperação, segundo de ser avisada as 17h da tarde do dia anterior a formatura, sendo que ele já tinha recebido convite e entrgue a família toda, terceiro por eles estarem fazendo formatura antes do processo de recuperação. Tentei conversar mas me disseram que o Marcos não foi um aluno participativo e deu muitos problemas de comportamento. Será que tenho chances de entrar com recurso? Como poderia ser está carta solicitando que reconsiderem o caso? O que me aconselha fazer? Será que poderia me dar um exemplo de solicitação? aguardo seu retorno. Obrigada. Abraços

  22. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 8, 2012 @ 17:03

    Olá Cássia, eu preciso saber em qual Estado você mora para poder responder o seu pedido, ok?
    Abçs

  23. Cássia comenta:

    dezembro 10, 2012 @ 2:18

    Olá Profª Sonia, eu moro em São Paulo – SP. Obrigada.
    Abraços.

  24. renata minucci comenta:

    dezembro 10, 2012 @ 16:23

    boa tarde professora

    Sou de São Paulo minha sobrinha foi retida fiquei sabendo hj foi retida na recuperação ela esta no 9 ano escola estadual achei injusto por que haviam alunos em situações piores que a dela e foram aprovados e fiquei chocada qndo pedi as notas do 4 bimestre mais a recuperação n quiseram me fornecer pediram pra esperar dia 20 de dezembro o que faço eu tenho esse direito posso pegar as notas posso recorrer a reprovação dela.

  25. Lisia comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 0:39

    Professora uma cliente reprovou como posso orietar esses pais que estão inconsolaveis moro no estado de são de paulo interior,e a minha cliente está no 3º ano do ensino médio,ela já tem uma filhinha de 4 aninhos escola pra ela é só pra dar a terminalidade.Será que uma reclassificação cabe????como posso orientar é urgente pq aqui tem 3 dias apenas pra entrar com recurso,já pedi a reconsideração e a escola é particular.
    Obrigada.Aguardo repsota URGENTE.aH!!sOU PSICOPEDAGOGA.

  26. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 2:40

    Cássia, então você poderá utilizar a Deliberação CEE-Sp N.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Urgente , urgentíssimo porque tem prazo ok?

    Siga as instruções da Deliberação.

    Abçs

  27. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 3:04

    Olá Renata, pode sim.

    Utilize a Deliberação CEE n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Ela tem 5 dias corridos ( e não úteis) para apresentar para a Direção o pedido de reconsideração e depois se mantido a retenção pode pedir o recurso para o Dirigente Regional.

    O processo é longo mas é direito do aluno solicitar reconsideração, ok? Abraços

  28. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2012 @ 3:19

    Olá Lisia,

    No Estado de São Paulo há a Deliberação CEE n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html

    Os pais possuem 5 dias corridos (não úteis) para entrar com o pedido de reconsideração. Se a escola mantiver a reprovação eles entram com pedido de recurso para o Dirigente Regional.

    Como é série terminal vale a pena porque o processo é longo , só saberão da resposta em fevereiro.

    Reclassificação não cabe porque é série terminal então não é possível.

    O que é possível é ela prestar o ENEM em 2013 passando ela solicita junto a Secretaria de Educação a conclusão do Ensino Médio. Se ela estuda em escola pública é mais fácil .. em escola particular não tenho certeza se esse expediente cabe, ok?

    Abraços

  29. Patricia comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 11:39

    Bom Dia Professora Sonia.
    Sou de São Paulo e fiquei sabendo ontem que meu filho foi reprovado, até então fiquei sabendo desta situação somente na ultima reunião no dia 05/12/2012 sendo que não tinha muito mais o que fazer pois ele somente terias quatro dias de recuperação para realizar a prova, gostaria de saber se posso usar como modelo o pedido de reconsideração que foi passada para o Sr. Serginaldo.

    Obrigada

  30. GLEICI ARAUJO comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 21:17

    OLÁ ,SOU DO INTERIOR DE SÃO PAULO MEU FILHO ESTUDA EM UMA ESCOLA PARTICULAR , ELE FICOU EM 3 MATÉRIAS: HISTORIA MEDIA 5, PORTUGUÊS MÉDIA 5, MATEMÁTICA 3,5 A ESCOLA QUER REPETIR ELE DE ANO POR QUE ELE NÃO ATINGIU OS 24 PONTOS DIVIDIDOS ENTRE OS 4 BIMESTRE, EU QUESTIONEI SE A MÉDIA NACIONAL É 5 POR QUE A REPROVAÇÃO. ME INFORMEI E EU POSSO PEDIR A RECONSIDERAÇÃO, ATÉ MESMO PQ ELE ESTA SOBRE TRATAMENTO MÉDICO POR UMA SUSPEITA DE TDA, E MAIS ELE TROCOU DE ESCOLA NO MEIO DE AGOSTO QD CHEGOU ELES JA ESTAVAM EM SEMANA DE PROVA, SERÁ QUE COM O PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO A ESCOLA IRÁ RECONSIDERAR SEM TER QUE IR ATÉ A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO?

  31. patricia comenta:

    dezembro 14, 2012 @ 23:00

    querida sonia gostaria de saber se a minha filha tem chance de passar para o 4ano ja entrei com reconsideraçao e eles podem reter a criança ela estuda numa escola municipal de sorocaba sp e outra so ela que repetiram e eu tenho medo a minha filha nao quer estudar mais la se a escola nao der outra chance a ela

  32. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:46

    Olá Patrícia,

    Você tem 5 dias corridos para entrar com pedido de reconsideração utilizando a Deliberação CEE/CBE N.11/96 e sim pode utilizar o modelo disponibilizado no blog.

    Após entrar com o pedido vc deverá aguardar. A direção da escola provavelmente irá lhe enrolar até final de janeiro… mas ela obrigatoriamente terá que lhe dar uma devolutiva. Provavelmente manterão a retenção e assim que souber disso entre com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que supervisiona a sua escola. Eles só lhe darão um parecer em fevereiro.

    Talvez fosse mais fácil encontrar uma escola que faça reclassificação porque eles demoram muito para lhe dar um parecer ,ok?
    Abçs

  33. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:58

    Olá Gleici,

    Você entra com pedido de reconsideração junto a direção da escola.
    A escola provavelmente manterá a retenção e você ao saber disso entra com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que supersiona a escola.

    Você tem muitos argumentos e é possível que a Diretoria de Ensino diga para escola aprovar o aluno, mas isso levará um tempo. Somente em fevereiro que você terá um resultado desta processo, ok?
    Abçs

  34. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 15, 2012 @ 15:59

    OLá Patríca,

    Sempre há uma chance, mas é pequena porque infelizmente as escolas mantêm a retenção.
    Mas ao saber disso você pode entrar com pedido de recurso junto a Secretaria de Educação do Município de Sorocaba, ok?
    Abçs

  35. Priscila Ferreira comenta:

    dezembro 16, 2012 @ 20:25

    boa tarde Prof. Sonia,

    Só de ler as respostas as questões aqui apresentadas já sinto alivio. Meu filho cursou nesse ano de 2012 o 8 ° ano de uma escola que adota o sistema Anglo de ensino. Moramos em Ilhabela, litoral norte de SP. Meu filho nunca foi um aluno brilhante e infelizmente é daqueles que precisamos ficar no pé. Porém, neste ano ele oscilou bastante e até a última reuniäo de pais , não tinha ameaçado de repetir. Chegou no fim do quarto bimestre precisando de 1 ponto em matemática e muito mal em inglês. Foi para recuperação e ficou com média final 5,67 em matemática e 5,37 em inglês.
    Pedi reconsideração a escola se negou dizendo que é imaturo para ir pra próxima série, que ele não mostra interesse, e mais um monte de alegações que não são coerentes com o que ouvia nas reuniões!! Agora entrei com pedido na delegacia de ensino e estou no aguardo. Ele vinha me pedindo pra mudar de escola desde o meio do ano e
    observo as apostilas com muitas páginas puladas. A do quarto bimestre está praticamente em branco. Quando questionados, a escola alega falta de tempo!!!! Acho que correm muito com a matéria e alunos com mais dificuldades não conseguem acompanhar! Mas de acordo com seu conhecimento e experiência, quais as chances que tenho de reverter essa repetência? Creio que só pioraria a situação e o desestimularia ainda mais nos estudos!! Também li em comentários anteriores, que existem séries iniciais e finais e se essa regra favorece meu filho nesse caso!!! Obrigada desde já e fico no aguardo de uma resposta!! Priscila

  36. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 1:40

    Olá Priscila,

    Infelizmente as escolas estão preocupadas com o contéudo , sobretudo, essas que adotam sistema de ensino….

    Se você entrou com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino de acordo com a Deliberação CEE n.11/96 eles lhe darão um parecer.

    Se o processo estiver correto a escola terá que encaminhar para a Diretoria de Ensino uma série de documentos com todas as avaliações, plano de trabalho dos professores que o retiveram, diários de classe enfim… todo um material que possa provar que o critério avaliativo da escola está correto.

    Se houver erro no procedimento da escola seu filho é aprovado pela recomendação da Diretoria, porém se o procedimento da escola estiver correto eles materão a retenção.

    Esse processo é demorado , pode levar até fevereiro para vc obter resposta.

    Uma outra saída é buscar uma outra escola que faça reclassificação. A chance de reclassificação é boa porque seu filho ficou retido em dois componentes curriculares. Veja no Objetivo , eles tem um esquema de dependência também..

    Com relação a série final o 8o ano não entra.. seria um argumento se ele tivesse no 9o ano.

    Qualquer coisa estou à disposição
    Abçs

  37. Priscila Ferreira comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 2:02

    Muito obrigada prof. Sonia!!! Pra garantir acho melhor ver essa prova de reclassificaçào! Não queria que estivessr passando por isso!! Me arrependi de nào tê-lo tirado qusndo me pediu!! Mas agora não adianta chorar!! Me doi ver que em matematica foi por 0.33 e o ingles, foi péssimo!! Pra vc ter uma ideia, na prova de recuperação a professora pediu pressa pois tinha que pegar o avião pro Japão pra ver o Corinthians!!! Em pensar que paguei por isso!!! Mas muito obrigada!! Abç

  38. Flávia Britto comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 13:44

    Olá, li seu blog achei muito interssante e estou com o mesmo problema de muitas mae aqui, minha filha reprovou em literatura com 23,21 e física com 22,48 onde a média é 24,00 pontos e o ultimo exame zera tudo ouseja alunos com media global de 15 pontos passaram e minha filha nao passou por tirado 4,00 na prova final..está no 1 ano do medio no colegio particular sistema objetivo e moro em inteiror onde so existem 3 colegios e elas já esta matriculada no colegio concorrente o que estao me dizendo que influenciou na decisao do diretor em nem mandar ela pra conselho e prova=la direto desconsiderando totalmente a capacidade dela nas outras disciplinas onde a média global foi alcançada com exito.
    estou com um mondelo de reconsideraço pronto onde fui intruida a colocar todos os apontamentos negativos que a escolha tem, como reter a provas dos alunos cm eles, como nao ter uma recuperaçao progressiva, como nao ter me avisado nas reunioes e inclusive na ultima a possibilidade de ela estar reprovada, pelo atraso no material didatico todos os bimestes chegam atrasando o conteudo, pela falta de aulas apoio, me falaram que eu ja devo colocar tudo isso na reconsideração…eu fiquei e duvida se isso ira aumentar a raiva deles ou se realmente devo citar no pedido todas as falhas da escola??? vc pode me auxiliar??? Estou indo na escola logo mais as 14 hs o que vc me aconselha?? No aguardo de mais breve uma resposta!!! muito obrigada!!! Flávia

  39. Fabio comenta:

    dezembro 17, 2012 @ 16:44

    Olá .infelizmente esse ano nao consegui passar de ano ,lendo este blog vi que ainda tem chances de eu passar ,estou no 1 ano do ensino medio de uma escola publica em sao paulo ,Fiquei no 4 bimestre em 6 materias .Queria saber se tem como eu fazer alguma coisa pra passar de ano ..Obrigado!

  40. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:31

    Ai Priscila… é fogo não é?
    Retenção por dois componentes curriculares tem muita chance de reversão seja pela reclassificação ou pelo pedido de recurso.
    abçs

  41. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:44

    Olá Flávia,

    Infelizmente só pude abrir o blog agora e sua reunião já foi..

    Não tem problema apontar as falhas desde que de forma respeitosa. De qualquer forma os diretores de escola não gostam de pedidos de reconsideração e ficam furiosos sempre.

    Após entregar o pedido de reconsideração eles lhe darão uma devolutiva. Em geral farão isso apenas em final de janeiro . Mas você pode após isso entrar com pedido de recurso como determina a Deliberação CEE 11/96 http://desumare.edunet.sp.gov.br/Supervisao/09/deliberacoes/deliberacao_CEE_1196.pdf é um pedido feito para o Dirigente Regional de sua cidade que supervisiona a escola particular .. se a sua cidade for pequena pode ser que a Diretoria de Ensino é de outra cidade.. vc terá que saber quem é o dirigente regional para endereçar-lhe o pedido de recurso que é entregue na própria escola.

    A escola é que encaminhará o pedido para o D.R e terá também que montar um processo para entregar na DR para que eles possam avaliar o trabalho da escola.

    Se houver falha os supervisores indicarão a aprovação , se não houver falha no processo eles mantêm a retenção,ok?
    Abçs

  42. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 2:59

    Olá Fabio,

    Retenção em 6 matérias e muitooooooo difícil de reverter, mas você pode pedir reconsideração para escola. No entanto este pedido deve ser feito depois de no máximo 5 dias corridos ao dia que você soube formalmente que ficou retido. ok? Essa exigência de prazo está na Deliberação CEE 11/96.

    Você faz o pedido de reconsideração para a diretora de sua escola. Acho melhor vc pedir para que um de seus pais faça isso … a escola convocará o Conselho de Classe que reverá a sua situação. Em geral eles mantêm a retenção , daí vc ficando sabendo no final de janeiro mais ou menos , entra com o pedido de recurso só que desta vez para o Dirigente Regional.

    Tente , naõ custa .. é fácil não , não é … você poderá também buscar uma outra escola que possa fazer reclassificação, ok?

    Segue o modelo abaixo :

    P E D I D O D E R E C U R S O

    Eu___________________________________ , portadora do CPF de N. _____________ , RG ______________ , brasileiro, residente à rua n. na cidade do ____________________
    , responsável legal pelo aluno ____________________ , regularmente matriculado no 1o ano do Ensino Médio do __________________, localizado na , bairro , na cidade de _____________ ,venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso contra a retenção de meu filho.

    Relato dos fatos:

    Com muita indignação encaminho este meu pedido porque soube apenas no último dia seis de janeiro do ano de dois mil e doze que meu filho ficou retido em um único componente curricular, física A ciência desta retenção ocorreu ao acaso , pois estive na secretaria do colégio para obter uma informação e na ocasião a secretária me informou. Não houve, portanto, recuperação, não houve um comunicado formal a respeito.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

    Nome:
    Data:

  43. Fabio comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 3:39

    Muito Obrigado professora Sonia.agradeço muito mesmo !!! vou resolver isso amanha !!Qualquer coisa eu comento aqui!

  44. Bianca Almeida comenta:

    dezembro 18, 2012 @ 17:32

    Olá. Meu filho tem 12 anos,cursou a 6ª série(7º ano) em uma escola Particular na Bahia.Fez 2 provas finais onde a média é 5,0.Tirou 8,0 na prova final de matemática e 4,6 na prova final de português,onde a professora arrendondou para 4,5.Por não ter alcançado 5,0 em matemática,ele foi para o Conselho de Classe e foi reprovado.Segundo a diretora o que pesou no Conselho foi a avaliação do comportamento dele durante o ano letivo.O que eu posso fazer?A lei da retenção vale para escola Particular?Eu posso solicitar a recorreção da prova final de meu filho, já que ele foi reprovado por 0,4 décimos?Ou teria que fazer um pedido de reconsideração imediatamente?

  45. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 1:36

    Oi boa noite prof. Sonia preciso de ajuda minha filha estuda em uma escola particular,no 9 ano sempre vou na escola para saber como ela está questiono sobre os prof, avaliacoes etc sou uma mae presente na vida escolar da minha filha.Sei que ela nao estava conseguindo as notas e nas reunioes nunca os professores me falaram que ela iria repetir. Tanto é que no comeco do 4 bimestre fui até a escola pagar a mensalidade e eles queriam que eu reservasse a matricula para o proximo ano, eu disse que estava pensando em retira-lá da escola particular e coloca lá em uma escola do estado assim ela passaria de ano.A diretora da escola pegou o boletim dela e disse para mim que se ela nao conseguisse na recuperacao o conselho a passaria. Mas a diretora mentiu para mim e tive uma desagradavel surpresa pois minha filha foi retida .Existem alunos na sala dela que tinham notas iguais ou ate mais baixas e passou de ano .Eu questionei isso a Diretora e ela me disse que cada casa é um caso minha filha nunca deu trabalho em termos de comportamento. Agora nao sei o que fazer pois a Diretora me disse que ela tinha ficado em 5 materias , mas ela me falou que ela passaria no conselho .Na sala dela ficaram 8 todos os pais estao inconformados pois a escola teve o ano inteiro para nos avisar que eles nao passariam e nada foi feito ,existem outros pais que tbem estao entrando com recurso.Meu marido já entrou com pedido de reconcideracao,sei que isso demora mas filha fez uma prova ( um vestulinho para o ETEC da minha cidade e pela quantidade de pergutas que ela acertou, ela passou entre as primeiras colocadas tem alguma coisa que eu possa fazer pois a matricula do ETEC sera dia 21/01 por favor me responda o mais rapido possivel. Sera que vou poder fazer a matricula dela no ETC. Tem mais uma coisa no 4 bimestre levei minha filha primeiro a um clinico geral pois alguns prof. acham que ela tem algum problema de aprendizagem o clinico geral me encaminhou para um neurologista apos uma avaliacao o neu me encaminhou a uma psicopedagoga e ha um homeopata para um tratamento. Telefonei para uma psicopedagoga e ela me disse para comecar a fazer avaliacao nas ferias escolares pois a avaliacao demora e a mesma mora em outra cidade . Sera que isso pode ajudar em alguma coisa. Por favor me responda o mais rapido possivel

  46. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 2:20

    Olá Carmen,

    Não será fácil reverter esta situação.
    Se há mais pais facilita porque todos poderão entrar ao mesmo tempo com pedido de reconsideração forçando a direção a convocar o Conselho de Classe.

    Quanto a entrar no ETEC não sei porque a devolutiva da escola sendo negativa ocorrerá apenas em meados de janeiro. Daí vcs entram com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino que só dará um parecer no início ou meados de fevereiro.

    Por isso é importante que os pais se juntem para forçar um posicionamento da direção mais rápido para que consigam entram com pedido de recurso na Diretoria o mais rápido possível…

    Não será fácil mas é preciso tentar porque no ECA em seu artigo 53 inciso III diz que o aluno tem o direito de constestar critérios avaliativos de modo que é um direito pedir uma reavaliação, ok?

    Abaixo segue um modelo de reconsideração:

    PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

    Eu___________________________________ , portadora do CPF de N. _____________ , RG ______________ , brasileiro, residente à rua n. na cidade do ____________________
    , responsável legal pelo aluno ____________________ , regularmente matriculado no 1o ano do Ensino Médio do __________________, localizado na , bairro , na cidade de _____________ ,venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso contra a retenção de meu filho.

    Relato dos fatos:

    Com muita indignação encaminho este meu pedido porque soube apenas no último dia seis de janeiro do ano de dois mil e doze que meu filho ficou retido em um único componente curricular, física A ciência desta retenção ocorreu ao acaso , pois estive na secretaria do colégio para obter uma informação e na ocasião a secretária me informou. Não houve, portanto, recuperação, não houve um comunicado formal a respeito.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

  47. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 2:42

    Olá Bianca, faça um pedido de reconsideração imediatamente e se não tiver nenhum resultado já no início de janeiro entre com pedido de recurso junto a Secretaria de educação da Bahia e/ou Conselho de Educação da Bahia.

    Não é fácil reverter situação de retenção mas vc tem que tentar.

    Vc também pode buscar na sua cidade uma escola que faça reclassificação daí a nova escola o aprova, é outra saída, ok?

    Abrçs

  48. simone comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 11:30

    oi prof. Sonia minha filha fez o 8 ano em Minas Gerais ficou retida em 6 matérias no colégio Objetivo pelo que pude perceber pelo conselho eles reteram-na em concordância pois ela não foi muito interessada este ano está em tratamento psiquiátrico e psicológico além de tomar medicamentos fortes que dão sono.
    Aqui não tem reuniões pedagógicas durante o ano, portanto não fui notificada da falta de interesse dela todas as vezes eu que procurei a escola durante o ano.
    como posso fazer para reverter esta situação a psicologa diz que não vai ser bom a reprovação no caso dela emocionalmente falando porém tenho medo de não deixar que ela assuma as consequências pelos seus atos.
    Fiquei sabendo disso ontem dia 18 dez.
    Quais são as reais chances de conseguir um bom resultado

  49. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 13:32

    Oi Sonia fiz uma pergunta acima e vc me respondeu que tenho que fazer um pedido de RECONSIDERAÇÃO gostaria de saber se posso tbém procurar uma escola que faca uma reclassificacao para que ela seja aprovada e então matricu-lá no ETEC por favor me responda o mais rapido possível. Desde já muito obrigada

  50. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 14:11

    Prof Sonia fiz uma pergunta e você me disse para entrar com pedido de reconsideracão ,esse já fiz ,será que eu posso procurar também uma escola que faca uma reclassificacão para que ela seja aprovada pois ela está no 9 ano, e assim eu consiga matricula-lá no ETEC. Por favor me responda com urgencia e desde já muito obrigada pela atenção.

  51. maria comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 20:06

    gostaria de uma orientação, um aluno pode ser retido por quantas vezes numa série? Sinto meu filho já desmotivado após tantas reprovações existe algo que possa fazer para ajudá-lo? Obrigada.

  52. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:18

    Simone, é muito difícil reverter a situação com retenção em 6 componentes curriculares, mas o ECA em seu artigo 53 inciso III diz que é direito do aluno questionar critérios avaliativos em instâncias superiores e baseado nisso você poderá entrar com pedido de recurso junto a Direção e paralelamente junto ao órgão que supervisiona a escola que em Minas não sei o nome.

    Neste pedido de recurso relate o que aconteceu com a sua filha, que o colégio não atuou de forma adequada para evitar uma retenção e que há uma recomendação da psicóloga que não seria recomendável reter a aluna.

    É um caminho.

    Outro caminho é buscar na sua cidade uma escola que faça reclassificação,ok?

    Abçs

  53. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:20

    Olá Carmem, sim , pode sim.

  54. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 22:30

    Maria, não pode não!
    Denúncie!
    Que raio de escola que fica a reter seu filho várias vezes?
    Não pode não.
    Abçs

  55. Carmen comenta:

    dezembro 19, 2012 @ 23:31

    Sonia essa reclassificacao pode ser feita em outra cidade ou tem que ser feita aqui mesmo na minha.

  56. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 20, 2012 @ 0:25

    Veja bem , quem faz reclassificação é uma escola. Esta escola terá que matricular a sua filha. Se você encontrar uma escola em outra cidade que faça a reclassificação sua filha terá que ser matriculada nesta escola e esta escola reclassifica e ela deverá estudar pelo menos por um bimestre para pedir transferência,ok?

  57. Kellyanne comenta:

    dezembro 20, 2012 @ 17:20

    Olá boa tarde, meu filho, cursou o 3 ano do ensino médio em uma escola particular do estado de Sao Paulo, fiquei sabendo ontem que ele repetiu. Ele ficou de recuperacao em quimica, matematica e fisica, nao conseguiu recuperar em quimica e fisica e por isso repetiu de ano . Gostaria muito de saber o que eu posso fazer a partir de agora, saber se eu ainda consigo faze-lo passar de ano, pois ele nao é burro, tem condicoes de terminar a escola e entrar na faculdade. A nota do enem pode ajuda-lo? ele ter passado em alguma universidade pode ajudar? Eu tenho que entrar em contato com a escola ou posso ir diretamente para a secretaria de ensino?

  58. Cristina comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 2:02

    Profa. Sônia Aranha

    Você está de parabéns pelo seu trabalho em elucidar as dúvidas que nós pais de alunos temos.

    Estou passando pela mesma situação da maioria dos pais que postaram aqui.

    Meu filho ficou retido em Matemática, Inglês e ainda Filosofia e Sociologia, sendo que nessas últimas as aulas acontecem uma vez por mês e, as muitas tarefas tem que ser entregues pela plataforma Moodle.

    Este ano, sabidamente, a plataforma deu problema em várias ocasiões e, o feedback do professor responsável por estas tarefas sempre foi tardio.

    Não existem diferentes formas de recuperação, somente o que conta são as avaliações escritas.

    Estou pensando seriamente em entrar com o pedido de reconsideração, devo citar a deliberação CEE 11/96?

    Grata

    Cristina

  59. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 3:32

    Olá Kellyanne,

    Da data da ciência da retenção vc tem 5 dias corridos para entrar na escola com pedido de reconsideração indicado na Deliberação CEE n.11/96
    http://www.etecaguai.com.br/deliberacao_CEE_1196.pdf

    Você elabora o documento endereçado para a diretora da escola.

    Ela lhe dará uma devolutiva em meados de janeiro.

    Em geral eles mantèm a retenção daí ciente disso vco entra com pedido de recurso na própria escola mas endereçado ao dirigente regional que supervisiona a escola.

    A escola terá que montar um processo enviando para a Diretoria de Ensino diários de classe, as avaliações, o Regimento Escolar, as fichas de avaliação individual , o plano de trabalho dos professores , o projeto pedagógico enfim… é uma verdadeira devassa na escola.. O dirigente regional elege 3 supervisores que irão avaliar todos os procedimentos da escola. Se encontrarem falha seu filho é aprovado, caso contrário eles mantém a retenção.

    Esse resultado sairá em fevereiro

    Outro caminho é buscar uma escola que faça a reclassificação de seu filho.

    Ele é matriculado na série que ficou retido e a escola no 1o mês faz uma avaliação e reclassifica para o ano seguinte.

    Não são todas as escolas que fazem isso porque é preciso constar este expediente no Regimento Escolar,ok?

    Abçs

  60. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 3:38

    OLá Cristina,

    Sim, entre sim com o pedido de reconsideração e utilize a Deliberação CEE 11/96 se vc for do Estado de São Paulo.

    Não será fácil reverter a situação de seu filho porque são 4 componentes curriculares, mas é direito dele entrar com o pedido de reconsideração e depois com o recurso garantido na Deliberação CEE n.11/96 e no ECA em seu artigo 53 inciso III.

    Abçs

  61. Heloisa Inoe comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 15:03

    Necessitarei entrar com o pedido de reconsideraçao e a escola pede que eu aponte motivos que justifiquem . Minha filha cursa o 1 Ano do Ens. Medio, ficou em 5 matérias faltando de 0,25 a 0,75 pontos. Ela sempre foi boa aluna e de comportamento idem. Não sei como justificar. Me ajudem!

  62. simone comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 15:36

    Bom dia prof. Sonia,
    Seu blog é realmente muito esclarecedor foi a melhor resposta que encontrei em todos os sites, gostaria de agradecer além de ter sido consolador pois escrevi algumas horas depois de ter a notícia.
    Quanto a situação da minha filha Rebeca eu moro em uma cidade do interior de Minas Gerais onde a única escola particular é o Objetivo para ensino fundamental e procurei uma escola pública ontem para ver se havia possibilidade de reclassificação porém eles me informaram que somente o Objetivo poderia reverter esta situação.
    Como funciona este sistema de reclassificação tendo em vista que moro numa cidade onde as leis são diferentes dadas por
    “coronéis”.
    Onde realmente posso procurar um caminho baseado em leis
    Agradeço imensamente

  63. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 18:30

    Olá Heloisa , você já justificou.. mas precisa de um pouco mais de elaboração. Segue roteiro:

    - nome completo da direção (o pedido é endereçado para a direção)
    - nome completo da aluna
    - nome completo da escola
    - histórico escolar ( a aluna estudou sempre nesta escola? Nunca foi retida ? O que aconteceu este ano? Questine o sistema avaliativo, teve recuperação paralela..

    É isso!

  64. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 18:46

    Olá Simone,obrigada!

    Então ,em cada Estado há uma centenas de atos normativos (pareceres, deliberações, indicações) distintos.

    Eu desconheço estes atos normativos de Minas Gerais, mas você poderá dar uma busca no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais ou no do Conselho de Educação de MG.

    Lá busque legislação. Em legislação busque por reclassificação.

    A lei maior da educação a Lei de Diretrizes e Base Nacional fala sobre reclassificação , portanto, é um expediente previsto em lei.

    Mas há o problema da escola .. em geral a reclassificação é um expediente utilizado por escolas particulares e em algumas delas, infelizmente.

  65. Andre Santos comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 19:29

    Professora Sonia, tudo bem?
    Voltei a pouco tempo da escola que meu filho cursou o 9 ano e ficou retido.Entrei com recurso no dia 19.12 e hoje a tarde me deram o resultado:mantiveram a reprovaçao.
    Estou arrasada, pois ‘e o segundo ano que reprova a mesma s’erie. Mudei-o de escola para facilitar , pois ele nao tem mais vontade de estudar, ele faz musica classica, toca em uma orquestra e la ele se empenha, estuda e tem muita habilidade, o que fez com que o mesmo ganhasse uma bolsa para estudar na Florida, foi em Julho e ficou por alguns dias. Ja fez turne por varios paises acompanhando a orquestra. Quanto a escola, ele simplesmente se desinteressou e foi meio que obrigado durante o ano ..Ele esta fazendo acompanhamento psicologico e psicopedagogico por conta dessas questoes, mas mesmo assim a escola manteve a retençao.
    Quanto a escola deixa muito a desejar, nao cumpriram os 200 dias letivos, sairam de ferias em 28 de junho e voltaram na segunda quinzena de agosto, os professores faltam muito e troca-se muito de professor durante o ano e o material didatico, de 4 apostilas, entregaram apenas 2, ate reclamei na secretaria e me deram um desconto porque nao houve a entrega do material. Eles justificaram que meu filho era faltante, mas tem 85% de frequencia, o que nao justifica. Ja liguei na diretoria e eles retornam dia 26.12. Como faço para entrar com recurso , uma vez que a escola so retorna dia 07 de janeiro.Compensa eu ir direto na diretoria de ensino? Sou de SP.
    Muito obrigada pela escuta.
    abraço

  66. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2012 @ 20:03

    Olá André ,

    Entre diretamente com o pedido de recurso na Diretoria de Ensino já que o pedido é dirigido ao Dirigente Regional que supervisiona a escola.

    Você alegará como seu filho é talentoso, disciplinado (todo músico é disciplinado) mas que não tem motivação por ser repetente neste mesmo ano por duas vezes consecutivas em série terminal , mencione também a idade dele … que se distância cada vez mais da turma ….relate ainda os procedimentos inadequados da escola e peça mui respeitosamente que o Dirigente interceda.

    Agora…ele está noutra né, André? Que interesse uma escola pode despertar nele ? Eu o entendo perfeitamente…

    Não vai resolver ele fazer novamente o 9o ano é este deve ser o seu maior argumento. A retenção só deve ocorrer para contribuir e não deve ter um caráter punitivo.

    Saídas:

    1) Pedir recurso junto a Diretoria de Ensino;

    2) Busque uma escola que faça reclassificação . A própria direitoria poderá lhe indicar uma;

    3) A escola matricula seu filho no 9o ano e depois de um mês aplica avaliação e o reclassifica para o 1o Médio.

    é isso! abraços e feliz natal!

  67. Andre Santos comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 0:46

    Muito obrigada Sonia, seguirei seus conselhos … tambem sou da area de educaçao, mas hoje atuo em uma ONG e sei muito bem como funciona dentro de uma sala de aula, usam a repetencia apenas com sentido de punir e nao de ajudar ou melhorar o aprendizado. Meu filho tem 15 anos e esta ha 4 anos na area de musica e ja decidiu que quer isso pra vida dele, mas precisa terminar o ensino medio e o mandaremos pra estudar fora do pais dentro da area dele.
    Fico chateada com toda essa situaçao da educaçao em nosso pa’is…e ao mesmo tempo agradecida por ter pessoas ainda como vc que leva s’erio o que faz.Parabens e tenha um Natal abençoado.
    Vc ‘e de SP?
    abraço

  68. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 4:11

    Sou de Campinas!
    Obrigada !
    Feliz Natal!

  69. Simone comenta:

    dezembro 22, 2012 @ 22:09

    Olá Profa. Sônia!!!

    Meu filho repetiu de ano, ele estudou em um colégio que as notas eram semestrais, estudava na cidade de Vinhedo. A recuperação do 1°Semestre começou agosto,e ao mesmo tempo as provas do 2° Semestre,eu tirei ele deste colégio no começo de outubro e coloquei no objetivo em Jundiaì. Eu estava ciente da notas dele,ele ficou direto de exame final,pois passou no 4°bimestre do objetivo com a média, mas ele trouxe notas baixas do outro,ele ficou em 3 matérias e passou em uma com 8,5. Só que a matéria do exame final é matéria do ano inteiro,o que eu posso fazer e quais são as chances de reconsideração? Obrigada

  70. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 2:23

    Olá Simone, neste momento será bem difícil vc entrar com pedido de reconsideração porque há o feriado de natal.

    Veja, se vc soube da retenção na 6a feira e a Deliberação CEE n.11/96 diz que o prazo para entrar com o pedido de reconsideração é 5 dias corridos da ciência da retenção , o 5o dia é 25/12 , se a secretaria da escola estiver aberta no dia 26/12 você tem chance, caso contrário …

    O problema agora é o prazo.

    Se a escola estiver aberta no dia 26/12 vc entra com pedido de reconsideração para a direção da escola e aguarda até meados de janeiro para ela lhe dar uma devolutiva e na confirmação da retenção você entra com pedido de recurso na escola mas endereçado ao dirigente regional que supervisiona a escola.

    Se houver alguma falha na condução do processo de avaliação seu filho será aprovado pela diretoria de ensino, mas se os procedimentos estiverem corretos é mantida a retenção.

    Abçs

  71. Fernanda comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 14:26

    Bom dia prof.
    Minha filha foi reprovada no nono ano do ensino fundamental, em 3 materias, por 0,5 ponto em duas e 1 ponto em outra.
    O conselho de classe nao aprovou-a e ja entrei com o pedido de reavaliacao do conselho e se nao for positivo o resultado ja estou pronta para entrar com o pedido na diretoria de ensino.
    Gostaria de saber se a sra. tem conhecimento de casos em que foram deferidos os pedidos na diretoria de ensino, quais as probabilidades de conseguir o deferimento ?

  72. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 16:34

    Olá Fernanda,

    Eu mesma já passei por um processo enquanto diretora.

    Conto-lhe que há mais ou menos uns 10 anos atrás eu assumi a direção de uma escola particular de Campinas e era dezembro.

    Um aluno do 1o Médio ficou retido e eu não tinha participado do Conselho porque assumi a direção depois disso.

    A mãe entrou com o pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino e daí eu , enquanto diretora juntei os documentos para fazer o processo e encaminhar para o Dirigente Regional.

    Quando eu li as fichas de avaliação individual preenchida pelos professores sabia que a Diretoria de Ensino aprovaria o aluno porque os argumentos dos professores eram totalmente fora dos parâmetros pedagógicos.

    A decisão da Diretoria era de submeter o aluno a aulas de recuperação por uma semana e a uma nova avaliação e pasme você nesta nova avaliação ele foi aprovado nos componentes curriculares que havia sido retido.

    Foi uma boa lição para os professores. Promovi formação continuada para os professores visando compreenderem o que é avaliação, o que estão avaliando, como ser objetivos em seus argumentos para não resvalar em juízo de valores…enfim… foi um bom aprendizado para todos.

    De modo que há possíbilidades de reverter a situação se houver falha no processo avaliativo, caso contrário a retenção é mantida, ok?

    Abraços e feliz natal!

  73. Fernanda comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 17:44

    Muito obrigada Prof. !
    Gostaria que todas as escolas tivessem profissionais competentes e interessados nas pessoas como a Sra. !
    Agradeço sua ajuda e força !
    Abraços e um Natal cheio de saúde e alegrias para a sra. e sua família.

  74. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2012 @ 17:57

    Obrigada!

  75. Ingryd comenta:

    dezembro 25, 2012 @ 20:55

    Oi, estou no 2º ano do E.M. em uma escola estadual de São Paulo e fui retida em 4 matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Física e Química, minha duvida é:
    Inglês pode reprovar? Li em alguns sites que não, e na minha escola o minimo é 20, mas com 18 passa e em Língua Portuguesa eu alcancei apenas 17. O que posso fazer?

  76. Antonio Neves comenta:

    dezembro 25, 2012 @ 21:52

    Querida e prezada Profª Sônia Aranha:
    Boa tarde!
    Minha filha foi retida em cinco das seis matérias do 2º ano do ensino médio, que é por blocos, ocorre que no regimento interno da instituição de ensino, exige-se um pré-conselho e através desse, a equipe pedagógica deve informar aos pais a situação do aluno, ocorre que isso não houve, verificando as notas de física e matemática, no caso da nota de física, o professor considerou a questão como certa e não pontuou, talvez por equívoco, e que essa pontuação ela seria aprovada, na disciplina de matemática ocorreu a mesma coisa, ela acertou as questões objetivas e a professora não considerou pois necessitava de haver cálculo, ora, se ela acertou a questão e havia uma observação da Profª que só pontuaria quem fizesse o cálculo, só que não há argumentos da mesma sobre o quão de cálculo e o quão de acerto nas questãos, induzindo o aluno a erro, muito embora ela não indica a fonte de pesquisa das questões, isso é correto? Outro detalhe no Estado do Paraná a média para aprovação é 6,0 e na disciplina de física atingiu 5,9 e matemática, 5,1; na disciplina de química 4,5; geografia 5,0; sociologia 5,5, a pergunta é qual é a média nacional, se é que existe para aprovação? E quel seria esse fundamento na lei? Ou qual lei?
    Outro detalhe é que na matéria de química, minha filha teve cirurgia no olho esquerdo, por apresentar dificuldade de enxergar, ela ficou afastada pós cirurgia por cinco dias, nesse período, em momento algum a escola e os professores deram trabalhos ou exercicios para recompor a matéria perdida.
    Pedi a equipe pedagógica que fornecesse os planos de cada disciplina para ver se estavam ou não sendo aplicados deforma correta, desconfio que não, o planejamento não foi disponibilizado, e isso é regra que a própria LDB obriga os professores efetuarem o planejamento. O resultado saiu nessa sexta feira dia 21 de dezembro. Sou Professor da rede pública de ensino e tenho questionado por várias vezes á coordenação pedagógica sobre a atitude( em desconformidadde com a lei) de alguns professores, no caso, perseguição… fico no aguardo de sua respeitada opinião e o que devo fazer nesse caso!
    Muito obrigado! Neves

  77. Eliane comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 2:14

    Olá Prof. Sônia,

    Seu blog me ajudou no Pedido de Reconsideração.
    Sou de Cruzeiro-SP, tenho três filhos com idade de 10 anos, sendo que dois foram aprovados para o 6º ano e um ficou retido em 4 disciplinas (matemática, português, história e inglês), duas delas foram com nota 5,5. Entrei com o Pedido de Reconsideração e foi negado. Entrei com o Pedido de Recurso na Diretoria de Ensino de Guaratinguetá-SP e estou aguardando o retorno até 13/jan.
    Logo após a entrada do recurso, recebi um comunicado da Escola (rede Salesiana) que, após reunião do Conselho, ficou decidido, por unanimidade, a recusa das matrículas de dois dos meus filhos, do que foi aprovado e do outro que ficou retido e sem mencionar o motivo da recusa. Meus filhos estão naquela instituição desde o ciclo infantil (2006), com vínculo de amizades, causando surpresa e constrangimento para todos nós. Após contato com a Diretoria de Ensino, pedi que anexasse ao recurso os comunicados da recusa. No contrato de matrícula consta a recusa em caso de inadimplência, o que pode ser comprovado durante todos estes anos que não houve um dia de inadimplência. Sempre houve empenho de nossa parte em mantê-los na mesma Instituição e na mesma sala. Diante do comunicado da recusa, os três já estão matriculados em outra escola.
    Prof. Sônia, gostaria de saber se a recusa da matrícula é caso para processo contra a Instituição. Várias pessoas ao tomarem conhecimento do ocorrido ficam pasmos com a decisão da Instituição e dizem que é caso para processo. Gostaria de uma orientação.

    Obrigada

  78. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:02

    Olá Eliane, lamentável este procedimento da escola porque você fez apenas o que está previsto na Deliberação CEE n.11/96 e o que o artigo 53 do inciso III do ECA também garante.

    De modo que uma escola que pune quem busca garantir um direito já conquistado é anti-democrática e faz um deserviço a todos nós cidadãos.

    Ensina o quê esta escola? Reacionária, autoritária e ilegal já que não aceita que a legislação seja cumprida.

    Cabe sim uma ação indenizatória por constrangimento.

    Indico uma advogada guerreira, mãe de crianças superdotadas que conquistou uma progressão de estudos na Justiça e que possui centenas de casos com êxito garantindo o direito dos alunos.

    Dra.Claudia Hakim. Ela é de São Paulo , mas atende fora da capital. claudiahakim@uol.com.br

    Vale a pena conversasr com ela.

    Diga que fui eu que a recomendei.

    Impetre ação por danos porque é um absurdo as crianças serem penalizadas porque você fez cumprir uma Deliberação do Conselho Estadual de Educação.

    Vale a pena por , a meu ver, a causa é ganha.

    Toda a minha solidariedade para você e família.

    Abraços

  79. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:36

    Prezado Neves,

    Eu desconheço a legislação específica do Paraná, mas vc enquanto professor poderá dar uma pequisada no Conselho de Educação os pareceres ,deliberações , indicações e verificar se há algum que diga respeito a pedido de reconsideração e/ou recurso.

    Mas de qualquer modo você deve entrar com um pedido de recurso junto ao órgão que supervisiona a escola da sua filha.

    Aqui no Estado de São Paulo chamamos de Diretoria de Ensino, isto é , a Secretaria de Educação é compostas por várias Diretorias de Ensino e cada uma delas supervisiona um punhado de escolas.

    Você pode invocar o ECA no artigo 53 inciso III que diz que o aluno tem o direito de contestar critérios avaliativos em instâncias escolares superiores.

    E entrar com um recurso. Você pode inclusive ir direto ao Conselho Estudual de Educação.

    Com relação as suas perguntas:

    1) Qual é a média nacional, se é que existe para aprovação? E quel seria esse fundamento na lei? Ou qual lei? Veja bem, cada unidade escolar é autônoma para assumir um sistema de avaliação. Não há regra e tudo depende do projeto pedagógico que a escola construiu. Uma escola, como esta da sua filha, que atribui nota 5,1 revela que adota um sistema de avaliação quantitativo em detrimento de um qualitativo, porque qual seria o significado deste 0,1 ? Por exemplo: pura matemática , ou seja, a prova tinha 13 questões mas vale 10, então , 10 dividido por 13 é igual a 0,769 é o que vale cada questão da prova.

    Há escolas que adotam um sistema de avaliação qualitativo que está mais preocupado com os objetivos a serem atingidos expressos em conceitos atingiu plenamente os objetivos 0 , atingiu os objetivos M , não atingiu os objetivos I , por exemplo . Outras escolas mais alternativas , com uma visão pedagógica alinhada com a promoção de uma educação qualitativa utilizam apenas conceitos de apto e não apto.

    De modo que não há uma único modo de estabelecer um sistema de avaliação dependerá da proposta pedagógica da escola forjada pela visão de mundo de seus educadores.

    Neves, será muito difícil vc reverter esta retenção , mas não custa tentar junto órgão que supervisiona a escola. Outra alternativa é vc buscar um escola que reclassifique a sua filha. É um expediente legal , indicado na LDB , a escola matricula a sua filha no ano que ela ficou retida e após um mês mais ou menos aplicam-lhe uma avaliação e a reclassificam para o ano seguinte. O único problema é que a escola tem que contar com este expediente em seu regimento escolar , caso contrário não é válido, ok?

    Qualquer outra dúvia entre novamente em contato.

    Abraços e muito boa sorte!

  80. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 5:44

    Olá Ingryd,

    Depende da escola e da matriz curricular , mas sim pode reprovar se fizer parte da Matriz Curricular do Ensino Médio de sua escola.

    Se no sistema de avaliação de sua escola obter 20 pontos é aprovado , só é aprovado com 20 pontos e não 18. O que pode acontecer é que se um aluno atingiu 18 pontos ele segue para o Conselho de Classe que é formado por todos os seus professores e estes professores irão analisar e ponderar se devem aprovar um aluno com 18 pontos ou não. Daí entra todo o compromisso, comprometimento , comportamento deste aluno durante o ano. Se deixou a desejar o Conselho reprova.

    É muito difícil você reverter esta situação porque vc ficou retida em 4 componentes curriculares todos muito importantes.

    Mas vc tem direito de entrar com pedido de reconsideração , o problema é que há um prazo para fazer isso segundo a Deliberação CEE n.11/96. Se você soube formalmente que ficou retida no dia 21/12 você tem hoje 26/12 para entrar com o pedido porque na Deliberação diz que são 5 dias corridos após a ciência da retenção.

    O pedido de reconsideração tem modelo aqui mesmo nas respostas que dei para outros comentaristas.

    Depois que vc souber a resposta de seu pedido de reconsideração que provavelmente será confirmando a retenção você entra com o pedido de recurso agora endereçado para o Dirigente Regional que supervisiona a escola.

    O resultado deve sair dando tudo certo só em fevereiro.

    É isso! abraços

  81. Eliane comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 12:12

    Bom dia Prof. Sônia, muito obrigada pela orientação e indicação.
    Desejo um Ano Novo com o espírito da amizade e da bondade, fortalecido pela perseverança na busca de suas conquistas e realizações. Que seu lar seja abençoado.

    Abraços.

  82. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2012 @ 19:05

    Obrigada Eliane!!
    Forte abraço!

  83. maria comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 14:57

    Professora Sônia Aranha.

    Sou mae de aluno do 9º ano, moro na cidade de Santana de Parnaíba e pela segunda vez meu filho é reprovado, após uma série de incidentes, mudei o meu filho de escola pela 3ª vez, na priemeira ele apanhou, com medo o transferi, na 2ª ele só reclamava de lá se sentia perdido, vivia sendo colocado para fora da sala, então o coloquei onde está atualmente: nova reprovação ele, me questionando que fez tudo que pediam, não deu as notas da outra escola eram baixissimas… não consigo concordar… eu como pedagoga uso de todos os meios possíveis para ajudar meus alunos porquê isso não foi feito pelo meu filho… cabe recurso nesse caso… tem tantas perguntas me afligindo… cuidei tanto dos filhos dos outros e o meu!!!

  84. maria comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 15:10

    Preciso de ajuda… meu filho repetiu pela segunda vez, após uma série de problemas mudei meu filho três vezes de escola, na 1ª ele apanhava, na segunda não se adaptou e vivia sendo colocado fora da sala, na terceira onde ele estava bem, não conseguiu passar devido as notas baixíssimas que já trazia da outra, não consigo concordar… como pedagoga tenho que no meu dia a dia usar de todas as estratégias possíveis para auxiliar meus alunos, por que o meu não foi auxiliado? Cabe recurso para esse caso?
    Como devo proceder?

  85. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 28, 2012 @ 17:25

    Maria, o problema neste momento é que o prazo para a entrada de pedido de reconsideração junto a escola , segundo a Deliberação CEE n.11/96 deve ter expirado porque se vc soube da retenção no dia 21/12 , último dia antes do feriado , você tinha 5 dias corridos para entrar com o pedido que cairia no dia 25/12, como foi feriado, o pedido deveria ter sido entregue no dia 26/12.

    Só se vc soube da retenção agora no dia 26/12.

    De qualquer forma vc poderá tentar, mas como o prazo expirou há a possibilidade deles não aceitarem.

    O pedido de reconsideração pede que a direção convoque o Conselho de Classe para que este analise novamente o processo de ensino/aprendizagem do aluno. Se o Conselho mantiver a retenção daí cabe o recurso junto a Diretoria de Ensino.

    Você poderá alegar que retenções sucessivas não irão contribuir com o processo de aprendizagem de seu filho e que não é esse o objetivo da educação estabelecida na LDB. Você também poderá alegar a discrepância de idade e série e solicitar uma aceleração.

    Me conte quantos anos ele está e em qual ano ele ficou retido sucessivamente, ok?

    É o que eu posso lhe dizer Maria , infelizmente a educação escolarizada sempre foi assim , de modo geral , discrimina , pune e não promove talentos.

    Abraços

  86. Bruna Macedo comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 2:01

    OlÁ sonia,

    Meu nome é bruna eu fiquei retida em tres disciplinas(fisica;historia e geografia),e temos duvidas como escrever a carta para a secretaria?

  87. Bruna Macedo comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 2:04

    OlÁ sonia,

    Meu nome é bruna to no primeiro ano do ensino medio eu fiquei retida em tres disciplinas(fisica;historia e geografia),e temos duvidas como escrever a carta para a secretaria com o pedido de reconsideração?

  88. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 31, 2012 @ 3:10

    Olá Bruna,

    Segue o modelo

    lmo Sr (a).
    nome da Direção da Escola________________________

    PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

    Eu ________________________, brasileira , RG ___________ residente da rua _______________ na cidade de _________________, responsável legal pela aluna ___________________, regularmente matriculada no 1o ano do Ensino Médio , venho mui respeitosamente pedir que a V.Sa. e ao Conselho de Classse, deste renovado colégio, que reavalie o processo de ensino/aprendizagem de minha filha, procedimento garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente , em seu artigo 53, inciso III.

    Relato do fatos: aqui você relata os fatos que possam ajudá-la na reconsideração.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

    Abraços Bruna, boa sorte!

  89. Lucas comenta:

    janeiro 4, 2013 @ 13:31

    Oi, meu filho foi reprovado no 3° ano do ensino médio, fiquei sabendo hoje, ele me disse que não foi passado nenhum trabalho para recuperação de notas e nem faltas, sendo que no ano passado foi passado para todos que estavam no 3° ano!! poderia usar isso como argumento no pedido de revisão? quais poderiam ser os argumentos a ser usado? fui comunicado pela escola que ele tinha varias faltas, mais não foi passado nada sobre alguma recomposição ou algo do tipo.. grato desde já!

  90. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 4, 2013 @ 14:10

    Olá Lucas,

    Ajuda saber de qual Estado você fala, porque se for do Estado de São Paulo é mais fácil pedir reconsideração.

    Como se trata de último ano o jeito é brigar e tentar reverter a situação e o primeiro caminho é via pedido de reconsideração e recurso.

    a) Pedir reconsideração na própria escola e,depois de uma devolutiva sendo negativa..

    b) pedir recurso junto a Diretoria de Ensino ou o órgão supervisor da escola;

    Mas me informe de qual lugar você fala para eu poder lhe ajudar melhor, ok?

    Forte abraço

  91. maria comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 1:43

    Sou grata a você pelas orientações, consegui cumprir o prazo sim, pois fiquei sabendo da reprovação no dia 18/12 e seguindo suas orientações protocolei o documento na escola no dia 21/12.
    O conselho manteve a reprovação e então encaminhei recurso a Secretaria Municipal de Santana de Parnaíba.
    Estou aguardando a resposta deles, pois os mesmos estão em processo de transição de governo e mandaram esperar até o dia 25/01.
    Meu filho tem 15 anos(faz 16 no decorrer desse ano) e se for mantida a reprovação ele estará cursando pela terceira vez o nono ano.
    Estou muito decepcionada, como professora usei de todas as estrategias com os meus alunos, por que ninguém fez isso pelo meu? Se nunca me recusei a estar na escola quando percebi o baixo rendimento do meu filho.
    Agradeço por tudo e qualquer novidade entrarei em contato.

    Maria

  92. Pollyana Avelar Silvestre comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 2:34

    Olá Boa Noite! Eu moro no Paraná e estudo em um colégio estadual e reprovei em duas disciplinas matemática e arte, o resultado final saiu dia 21/12/12 e agora preciso fazer o pedido de recurso que é de 07/01 a 11/01 , mas não sei como funciona e o que fazer e gostaria de uma orientação. Obrigada desde já . (:

  93. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 3:45

    Olha Maria é triste mesmo.

    Eu também não sei o motivo pelo qual não há o cuidado para com o aluno.

    Mas por isso que existem vários expedientes e temos que usá-los todos para garantir o que o ECA determina em seu artigo 53 , inciso III o aluno tem direito de constestar critérios avaliativos a instituição escolar superior.

    De modo que é o que eu tento fazer aqui, ajudar os pais a buscarem seus direitos.

    Não desanime e continue sendo a professora dedicada como tem sido até o momento!

    Forte abraço

  94. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 3:47

    Olá Pollyana,

    Se vc é menor o seus pais é que deverão elaborar o documento para o órgão competente. Aí no Pará eu não sei se o pedido de recurso segue para a direção da escola ou direto para a Secretaria de Educação do Estado do Pará.

    Segue o modelo e você o adequa a sua realidade, ok?

    Ilmo Sr (a).
    nome da Direção da Escola________________________

    PEDIDO DE RECURSO

    Eu ________________________, brasileira , RG ___________ residente da rua _______________ na cidade de _________________, responsável legal pela aluna ___________________, regularmente matriculada no _____________ , venho mui respeitosamente pedir que a V.Sa. que reavalie o processo de ensino/aprendizagem de minha filha, procedimento garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente , em seu artigo 53, inciso III.

    Relato do fatos: aqui você relata os fatos que possam ajudá-la na reconsideração.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

  95. Pollyana Silvestre comenta:

    janeiro 5, 2013 @ 23:28

    Oi , muito obrigada pela ajuda , aqui em Cianorte-PR onde moro o pedido é feito na direção da escola , e tenho uma dúvida será necessária fazer uma prova elaborada pelo professor das disciplinas que fiquei retida e se passar nessa prova vou para série seguinte?

  96. cleverton comenta:

    janeiro 6, 2013 @ 8:59

    ola professora sonia ,eu ah duas semanas ando doido rsrs…eu faço supletivo,eu tenho 19 anos,trabalho, saiu do trabalho vo direto pra escola é longe gasto uma hora pra chega a escola,eu moro 5 km da minha casa pra escola, chego em casa meia noite,meia noite e meia porque passo enfrenta a uma faculdade unicsul,muito transito…eu desde o ano de 2011 estava tentando vaga proximo a minha casa,eu ja fui umas 5 vezes na delegacia de ensino da zona leste 1 eles prometeu que ia me ajuda se eu passa-se do primeiro ano pro segundo ano do ensino médio,eu passei,eu ligava lá desesperado pra consegui uma vaga aqui proximo a minha casa e nada, tem uma escola a 5 minutos da minha casa,e lá faz supletivo…eu nao tinha condiçoes de ir todos os dias pra escola,eu ia 3 vzs por semana, nao tenho pai.eu pago aluguel,agua,luz ,tenho que ajudar a minha mae,meu bilhete unico estudantil quebrou por um acidente,tentei tira outro nao consegui só ano que vem,eu tenho muito problemas minha mae teve que viaja pra aracaju-sergipe tive que assumi as resposábilidade de casa,oh que eu mais quero professora sonia e termina escola !quero muito passa pro 3 anos e fazer um curso legal,depois uma faculdade bacana,dia 21 eu fui na escola estava lá na parede meu nome retido em faltas, 36 % de faltas. eu lutei tanto ,dei meu melhor apesa de toda a distancia .espero que a senhora tenha me entendido eu nem estou dormindo a noite,pesquisando na internet o que fazer,agr que eu achei a senhora poderia me ajudar? e necessario eu ir no ministerio da educaçao,eu preciso passar para o terceiro ano isso tbm é um apoia,uma motivaçao pra mim,obrigado espero sua ajuda aqui eu moro em sao paulo,zona leste sao miguel paulista,jesus te ama! grato

  97. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 6, 2013 @ 14:49

    Cleverton, muita calma nesta hora.

    Vou lhe perguntar algumas coisas e depois vc me responde, ok?

    1) Quando foi que você soube que havia sido reprovado por falta? E quando foi que a escola fixou a lista de aprovados e retidos na parede da escola?

    A data é importante para entrarmos com pedido de recurso junto a Diretoria de Ensino.

    2) Confirma para mim: você faz supletivo.

    3) Vamos tentar o recurso , vou escrevê-lo para você e você vai imprimir e levar na secretaria de sua escola.

    Veja bem, não é fácil reverter esta questão de faltas mas vamos tentar.

    De qualquer forma Cleverton você poderá também fazer uma outra coisa menos cansativa e desgastante.

    Atualmente quem é oriundo de escola pública e com mais de 18 anos pode prestar o ENEM e tirando média poderá requisitar o certificado do Ensino Médio sem a necessidade de cursar supletivo ou o Ensino Médio regular.

    Então, se vc não conseguir ser aprovado no supletivo não se desespere. No final do ano vc presta o ENEM e conquistando a média você solicita seu certificado e finaliza o Médio já ingressando em uma universidade pública.

    Vou enviar outras informações para você por e-mail, ok?

    Abraços e fique tranquilo.

  98. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 6, 2013 @ 14:54

    Olá Pollyana,

    São sei lhe responder porque não sei como funciona o recurso no Paraná porque em cada Estado é de uma maneira,ok?
    Abçs

  99. Pollyana Avelar Silvestre comenta:

    janeiro 6, 2013 @ 15:48

    Ok , mas muito obrigada mesmo , ajudou muito ! (: Bjs …

  100. Juzane comenta:

    janeiro 7, 2013 @ 2:40

    Olá, Profa. Sônia, tudo bem?
    Pelo que vejo, meu caso é diferente de muitos ai de cima…
    Meu filho nasceu em 07/12/2003…e foi bem cedo prá creche, e com todas essas mudanças naquela época foi do maternal direto para o pré II, ou seja ele fez metade do ano maternal, e já foi no meio do ano pro pré II…com isso completou 6 anos em dezembro e em fevereiro já estava no 1° ano oque resultou em ele sempre ser o mais novo da turma, agora ele fez 9 anos, passou de ano por conselho de classe, e parece não acompanhar a sua turma, ele me parece imaturo pra turminha dele, sabe?
    Tomei a decisão de colocá-lo numa escola particular, já que ele sempre estudou em escolas publicas, espero que isso o ajude, mas tenho medo que ele continue a não acompanhar a classe, taí minha dúvida: Eu posso pedir para que ele faça novamente o quarto ano? Levando em consideração que (acredito) será melhor pra ele, refazer o quarto ano agora (já que está entrando numa outra escola, os amigos já não serão os mesmos, que poderiam tirar sarro dele, etc….) que ficar retido por incapacitação daqui a 1 ou 2 anos??
    Por favor, me diga se tenho esse direito, quero o melhor para o meu filho, e sei que ele vai entender mais tarde.
    Muito obrigada!!

  101. cleverton comenta:

    janeiro 7, 2013 @ 2:53

    A ESCOLA COLOCOU A LISTA DIA 21 DE DEZEMBRO,EU FUI NA ESCOLA NESSE MESMO DIA,EU DISSE QUE PRECISAVA CONVERSAR COM A DIRETORA,ELES FALARAM QUE ELA ESTAVA DE FÉRIAS E SÓ VOLTAVA NO DIA 8 DE JANEIRO QUE É AMANHÃ EU VOU AMANHA NA ESCOLA .EU FAÇO SIM SUPLETIVO,EU ESTAVA FAZENDO 2° ANO SE EU PASSAR VOU PARA O 3° ANO,AI FICARÁ RESTANTO SÓ 6 MESES PRA EU CONCLUIR !
    MUITOOO OBRIGADO DONA SONIA!
    VO VER MEU E-MAIL
    BJZ

  102. Iago Maio comenta:

    janeiro 7, 2013 @ 14:11

    Prof. Sônia
    O resultado final da minha filha saiu semana passada na internet antes ninguem entrou em contato comigo da escola e nem eu com eles para saber se ela tinha sido reprovada até porque achei que ela não estaria, e vi que ela esta reprovada por rendimento, mas este ano ela teve muitos problemas em casa e gostaria de saber se pode entrar com reconsidereção das notas. E como eu deveria fazer.

  103. Iago Maio comenta:

    janeiro 7, 2013 @ 14:12

    ela esta no 2º ano do ensino medio e estuda em uma escola estadual de SP

  104. Iago Maio comenta:

    janeiro 7, 2013 @ 14:20

    ..ela esta no 2º ano do ensino medio e estudo em uma escola do estado de SP.

  105. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 2:02

    Olá Juzane,

    Infelizmente não. A legislação de ensino não indica de nenhum modo retrocesso.

    Isto quer dizer que mesmo que o aluno não esteja acompanhando não é possível retrocedê-lo. Nenhuma escola poderá fazer isso porque não há como legalmente fazer isso, isto é, não há expediente , não há brecha na legislação para isso.

    Então o que eu lhe aconselho:

    1) início de ano letivo em escola particular marcar reunião com a Orientação Pedagógica ou Direção (depende do tamanho da escola. Escolas maiores costumam contar com a Orientação Pedagógica);

    2) Nesta reunião entregue por escrito um documento relatando o histórico escolar de seu filho apontando as dificuldades , como também, indique neste documento quais são as providências que você enquanto mãe deseja que a escola faça tipo: recuperação paralela (que ocorre fora do horário de aula), acompanhamento personalizado (professor atento as necesssidades de seu filho) tudo como indica a legislação de ensino.Aponte também neste documento o que você como mãe está disposta a fazer para ajudar o seu filho. Este documento você faz (bem formal) duas cópias , uma você entrega para a O.E. e outra você guarda.

    Fazer o documento será um pouco assustador para a O.E. mas é um registro.. se vc faz reunião só oral e não registar, amanhã dirão que não sabiam que seu filho parece ser mais imaturo e tal e tal… melhor é garantir logo no início do ano.

    2) Em Março marque nova reunião agora com a professora e dependendo o que for dito marque com a O.E. e novamente leve documento relatando o que a professora falou e o que você considera importante a escola estar fazendo.

    E assim vai sucessivamente… é preciso ajudá-lo e a melhor forma é acompanhá-lo de perto. Escola particular é melhor do que a pública, mas tem que ficar muito atenta porque caso contrário eles repetem o aluno sem ajudá-lo.

    Uma retenção às vezes é importante, mas com acompanhamento, com uma proposta pedagógica de auxílio , enfim…

    Ok? Espero tê-la ajudado! Forte abraço

  106. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 2:15

    Iago, veja bem, segundo a Deliberação CEE N.11/96 o prazo acho que já expirou porque ao ficar ciente do resultado os pais têm 5 dias corridos para entrar com pedido de reconsideração. De qualquer modo tente, não custa.
    Segue modelo

    Ilmo Sr (a).
    nome da Direção da Escola________________________

    PEDIDO DE RECURSO

    Eu ________________________, brasileiro , RG ___________ residente da rua _______________ na cidade de _________________, responsável legal pela aluna ___________________, regularmente matriculada no _____________ , venho mui respeitosamente pedir que a V.Sa. que reavalie o processo de ensino/aprendizagem de minha filha, procedimento garantido pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente , em seu artigo 53, inciso III e pela Deliberação CEE n.11/96.

    Relato do fatos: aqui você relata os fatos que possam ajudá-lo na reconsideração.

    Diante disso peço de V.Sa uma intervenção para que a legislação de ensino que convoca a escola a promover o diálogo e o avanço nos estudos apresentando alternativas de recuperação paralela e contínua com um sistema de avaliação que privilegie o caráter qualitativo em detrimento do quantitativo seja cumprida.

    ——————
    Você coloca o nome completo da direção, faz o documento em duas cópias e protocola uma cópia na secretaria da escola e deixa lá. A outra cópia vc guarda.

    ———-
    Se aceitarem lhe darão uma devolutiva, em geral , mantendo a retenção. Daí vc entra com pedido de recurso mas agora para a Diretoria de Ensino. Você protocola o documento na própria secretaria da escola mas endereçado ao Dirigente Regional que supervisiona esta escola, ok?

    Qualque outra dúvida entre em contato. Abraços

  107. Cristina comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 2:17

    Ola Profª Sonia,

    Feliz 2013.

    Entrei com o pedido de reconsideração e, a resposta veio que eles só vão se pronunciar em meados de janeiro, que é quando voltam os professores.
    No mesmo dia, pedi o histórico, pois meu filho prestou vestibulinho e, caso seja aprovado é necessário este documento para a matricula.
    Qual não foi minha surpresa, hoje, quando fui buscar o historico, que a escola estava com papel de pedido de transferencia e me entregou outro boletim, onde ele estava retido em 7 materias, e, não as 4 que nos foi informado anteriormente.
    Questionada a secretaria, me disse que, quando se pede a reconsideração, eles já começam a preparar a documentação para enviar à Delegacia de Ensino, falei que a documentação que estavam preparando era falsa então.
    Sai de la com o novo boletim e, quando cheguei em casa e comparei com o anterior.
    O que faço? Espero a resposta da escola ou vou direto na Delegacia de Ensino ? Para mim esse caso já me parece mais um caso de polícia.
    Obrigada

  108. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 2:30

    Prezada Cristina,

    Acho que você deve pedir orientação direto na Diretoria de Ensino.

    É o fim do mundo!!

    Leve os dois boletins e peça auxílio no plantão dos supervisores de ensino, ok?

    Boa sorte !

    Você também poderá impetrar ação por danos .. mas daí terá que ajustar advogado.

    Abraçops

  109. Cristina comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 4:32

    Sim, o pai é advogado.
    E ainda tem mais um detalhe, a matricula para o terceiro ano (escrito no boleto), já foi paga e, os boletos das mensalidades (todos para o terceiro ano) também já foram entregues e, a de janeiro foi paga hoje inclusive.

  110. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 11:33

    Nossa! Cristina que erro grave heim?
    O caso de fato é muito grave.
    Tem argumentos para ação.
    Abraços

  111. Juzane comenta:

    janeiro 8, 2013 @ 14:54

    Olá Profa. Sônia, tudo bem???
    Fico muito grata pelas suas informações, estava muito perdida, sem saber o que fazer, agora ficará mais facil…com certeza farei o documento, pois ontem durante a matricula, depois de muita insistência, a orientadora pedagógica disse que vai fazer uma reunião com alguns professores, que são psicopedagogos e vai avaliá-lo, para ver se ele realmente não tem condições de ir para o quinto ano, e se assim for, segundo ela, será feito um processo perante a sec. de educação para pedir deferimento pra que ele fique retido…mas ela deixou bem claro que se ele tiver condições, vai sim para o quinto ano, e disse tb que a escola fica responsável de “cuidar” da situação e ver se ele está conseguindo se superar, assim fiquei mais tranquila.
    Depois que for feita avaliação, venho te dizer o que foi resolvido…Grata!!!

  112. fatima comenta:

    janeiro 9, 2013 @ 20:25

    ola estou muito magoada e decepcionada sou mae q apoia a escola e veste a camisa da mesma sou de guarulhos e meu filho nao se adaptou desde o 5 serie na escola ele sofreu buuling fui reclamar na escola e mesmo asim ele continuou na escola no ano de 2012 por problemas pesoais separaçao prejudicou muito o rendimento escolar do meu filho ele foi encaminhado a psicologo + nao teve laudo foi avisado na escola g a formatura e reprovaram o meu filho “O UNICO” da escola particular inteira nao dando sequer o direito de recuperaçao final entrei com recurso protocolei na escola coencidiu com as ferias ligo nos 2 telefones e só da ocupado atraves do syte da escola consegui enviar um email pra saber a resposta e ate agora nada e ja me disseram q naoo vao devolver o R$ da formatura e nem se “passarem” ele ele nao particpara da formatura me sinto desprotegida e enganada eis q tudo isso ocorreu antes do recesso escolar e me garantiram q dariam a resposta no outro dia e ate agora nadaaa..por favor o que posso fazer?/ desde ja muitooo grata!

  113. crismeria sousa santos comenta:

    janeiro 9, 2013 @ 20:47

    ola professora sonia morro na bahia e meu filho ficou conservado no 4 ano mais eu nao aceito pois na media geral que é 7 nas materias principais mat por cie e hist ele tirou 6 e 6,5 e foi para recuperacao e segundo a direcao ele perdeu nas 4 materias mais como isso aconteceu se ele passou 6 dias integral na escola estudando para as recuperacoes eu falei com a diretora e ela disse que o problema é do meu filho e que as professoras nao podem abrir a cabeca dele e colocar o ensinamento dentro o que devo fazer para reverter esse resultado obs fui por diversas veses buscar o boletim e ele nao estava pronto porisso so pude pega-lo hoje 9/01/2013 bjs

  114. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 10, 2013 @ 1:22

    Fátima querida! Sou solidária a sua causa!

    Caminhos possíveis:

    1) Vá ao Procon e veja o que pode ser feito com relação ao dinheiro gasto com a formatura que seu filho não participou. Leve o contrato de prestação de serviço entre você e a escola.

    2) A Deliberação CEE n.11/96 http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/notas/delcee11_96.html explica todo o caminho que deve ser feito para pedido de recurso. Primeiro é na escola e depois vc entra com o pedido junto a Diretoria de Ensino,ok?

    3) Vc pode também constituir um advogado e entrar com ação por danos de constrangimento pois seu filho e a família estavam preparados para a formatura e até pagaram e não puderam participar. É muito constrangedor isso. Se quiser indicação de advogado eu tenho uma ótima de São Paulo que sempre age no direito e educação.

    É isso! Estou à disposição

  115. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 10, 2013 @ 2:39

    Crismeira,

    Você pode entrar com pedido de recurso junto a Secretaria de Educação.

    A escola é particular, pública municipal ou pública estadual?

    Se for particular ou pública estadual vc entra com o pedido de recurso na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, se a escola for pública municipal vc entra na Secretaria de Educação do Município.

    Peça este recurso porque é direito de seu filho estabelecido no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 53, inciso III, ok? abraços

  116. Claudinei comenta:

    janeiro 11, 2013 @ 15:45

    Olá Professora,
    A situação de meu filho é igual a de muitos outros que estou lendo nesse blog, ele está retido e cursou o ano de 2012 no colegio Anglo de Sorocaba (2 ano colegial), eu já entrei com o pedido de reconsideração e estou aguardando o resultado.
    Voce poderia me informar sobre esse processo de reclassificação e se conhece algum colegio (particular) em Sorocaba que aceite esse procedimento?
    Obrigado em antecipado.

  117. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 11, 2013 @ 20:59

    Olá Claudinei, não conheço os colégios de Sorocaba, mas parece que o Objetivo faz isso. Eu digo porque no ano passado acompanhei de perto um pedido de socorro de uma mãe de Mogi Guaçu e ela acabou conseguindo reclassificação ou uma dependência no Objetivo de lá.

    Abraços

  118. Cris comenta:

    janeiro 21, 2013 @ 20:49

    Boa noite professora;
    Minha filha mudou de escola em setembro desse ano, chegando na escola nova já em semana de provas, suas notas cairam muito,fui algumas vezes na escola perguntar sobre o seu desempenho e a coordenadora me passou que estava tudo bem.Na reunião de pais foi passado que ela estava em período de adaptação, em nenhum momento foi passado que ela poderia ficar retida. Não houve aulas de recuperação, na recuperação final ela fez todas as matérias juntas. Atá ela ir para a escola nova não teve problemas com notas, mas no 3º e 4º bimestre as notas cairam. A média no colégio é 6, fiz o pedido de reconsideração mas manteram a retenção, gostaria de saber se tenho chances ao entrar com recurso pela diretoria de ensino.Agora no final do ano descobrimos que ela tem défcit de atenção, tenho a cartinha do médico e da psicóloga.A média final da aluna é a seguinte:
    Artes 7,1
    biologia 5,5
    ed. física 8,4
    filosofia 5,6
    física 5,3
    geografia 6,4
    história 4,8
    espanhol 7,2
    inglês 5,3
    Portugues 5,4
    literatura 6,4
    matemática 4,3
    química 5,5
    sociologia 8,9
    Moro no Estado de São Paulo, por favor me de um parecer e se possível quais os argumentos que poderia usar para fazer esse pedido, é a segunda vez que ela cursa o primeiro ano do ensino médio. Grata

  119. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 22, 2013 @ 1:31

    OLá Cris,

    Bem, se você fez o pedido de reconsideração, sugiro que de imediato elabore um documento relatando o que vc me contou , com as notas da sua filha e apresentado em quais componentes curriculares ela ficou retida. Este documento é endereçado para o Dirigente Regional e pode ser entregue na secretaria da escola. Você faz o documento em duas vias e protocola uma delas e guarda. A escola encaminha para a Diretoria de Ensino. Ou se quiser leve na Diretoria de Ensino pessoalmente. Anexe neste documento o pedido de reconsideração e a devolutiva da escola,ok?

    E é tentar e torcer para que você não esteja fora do prazo estabelecido pela Deliberação CEEn.11/96.

    Abraços

  120. Camila comenta:

    janeiro 22, 2013 @ 21:21

    Boa noite professora Sônia. Sensacional seu blog, fiquei impressionada.

    Tive este problema com minha filha que reprovou em um colégio particular na cidade de Bauru/SP.

    Entrei com o pedido de reconsideração e eles negaram no dia 21/01 segunda feira.

    Entretanto, não me deram nada justificado por escrito, o diretor disse apenas que como no ano anterior ela já havia sido aprovada no Conselho pela mesma matéria (Matemática) isto pesou bastante.
    Disse que o Conselho manteve a decisão, mas não tem nada por escrito para comprovar, apenas verbal.

    Agora pelo que entendi tenho que entrar com o pedido de recurso para a diretoria de ensino que protocolo na própria escola, correto?

    Estava tentando elaborar m recuso e encontrei este seu blog fantástico, e gostaria de saber se existe algum modelo do recurso para a diretoria de ensino, pois o pedido de reconsideração fiz um pouco na correria por causa do prazo e acho que não ficou tão bom.

    Vi que você é rápida nas suas respostas e expert no assunto, então estou lhe pedindo a gentileza de me ajudar.

    Grato pela sua atenção e no aguardo.

  121. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 24, 2013 @ 2:46

    OLá Camila!

    Adoro Bauru! Tenho um tio querido que mora aí , já idoso , mas da área da educação Rodolpho Pereira Lima, conhece?

    Pois então , temos a educação nas veias … agradeço o elogio ao blog … ! Tenho outro também http://www.soniaranha.com.br , venha me visitar !

    Faça o documento em duas cópias. Entregue uma na secretaria da escola em envelope cujo endereçado ao dirigente e protocole a sua cópia.

    Neste documento anexe o seu pedido de reconsideração e alerte que a devolutiva da escola foi feita oralmente sem registro por escrito.

    E aguarde o pronunciamento da Diretoria, ok? Abraços

    Abaixo segue o modelo:

    Ao
    Ilmo Sr.
    …………………..
    Dirigente Regional da Diretoria de Ensino de Bauru

    P E D I D O D E R E C U R S O

    Eu , Camila…………… , portadora do CPF de N. , RG , brasileira, residente à rua n. na cidade de Bauru, responsável legal pela aluna……… , regularmente matriculada no ……………… no ………………. , localizado na , bairro , na cidade de Bauru, venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso, de acordo com a Deliberação CEE n.11/96, contra a retenção de minha filha em …………. componentes curriculares …….., nota ………. .

    Relato dos fatos:

    Diante dos fatos peço a V.Sa que intervenha neste caso e que reverta a retenção de minha filha à luz da legislação vigente.

    Data:
    Nome:

  122. Camila comenta:

    janeiro 25, 2013 @ 18:09

    Olá Prof. Sônia!
    Que legal que conhece a minha cidade. Eu mesma não conheço seu tio, mas minha tia conhece, foi antiga aluna dele. kkkk Que engraçado, como esse mundo é pequeno…
    Sônia, segui o modelo de recurso indicado por você, muito obrigado!
    Porém, quando fui protocolar hoje na escola, eles não aceitaram, e me informaram que o diretor do colégio esteve na delegacia de ensino e foi orientado reunir novamente o conselho e estudar mais o caso.
    Pediram para eu aguardar até segunda-feira.
    Acontece Sônia, que como fui até a escola protocolar, e não aceitaram, então pedi para dar uma olhada na documentação escolar da minha filha que eles haviam juntado para apresentar pra delegacia de ensino, juntamente com o meu recurso.
    Percebi que a documentação não estava de acordo com o exigido pela deliberação. Havia documentos a mais, que não tinha nada a ver, e documentos faltantes, entretanto, não falei nada.
    Como você acha que devo proceder? Aguardo a resposta deles? Tenho receio que estejam querendo ganhar tempo para confeccionarem os documentos faltantes, ou mesmo a reposta devolutiva da escola referente ao pedido de reconsideração que negaram, e não me informaram por escrito.
    Desde já agradeço a atenção, não sei nem como lhe agradecer.
    Abraços,
    Camila.

  123. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 25, 2013 @ 22:34

    Olá Camila!

    Ai que legal que a sua tia foi aluna dele! É ele já é idoso e eu (como deve ser a sua tia) já passei dos 50 quer dizer que você é de uma geração da minha sobrinha … trinta e poucos anos não é? O tempo passa!! Fui muito para Bauru passar as férias de julho de trem ! ahahahaha!!! acredita? Ia de Pulma. ahahahaha!! Você nem sabe o que é trem não é não?

    Mas vamos ao que interessa…

    Eu acho o fim do mundo a escola não ter aceitado o seu documento. Vá até a Diretoria de Ensino e protocole por lá, mas acrescente no recurso que no dia tal você interpôs o documento na secretaria da escola, mas ele não foi aceito, razão pela qual você estava se dirigindo diretamente até a Diretoria de Ensino.

    Endereço: R. Campos Salles 943 – VILA FALCAO
    Telefone: (14) 3108-0000 – (Central – PABX)
    Dirigente: GINA SANCHEZ

    Então, recapitulando. O pedido de recurso deve ser endereçado a dirigente Gina Sanchez e deve constar além do relato do fato , que a escola não aceitou o pedido de recurso, ok?

    Eu acho que este é o caminho já que a escola recusou cumprir um procedimento que consta da Deliberação CEE n.11/96.

    Forte abraço Sônia

  124. maria comenta:

    janeiro 28, 2013 @ 0:14

    Olá, professora Sônia Aranha.
    Como já relatei a você antes, no e-mail do dia 05/01 entrei com o recurso e eles pediram para aguardar até o dia 25/01 este dia passou e eles não me deram nenhuma posição, já não sei qual o próximo passo a ser dado, vc poderia me indicar um caminho?
    Fico grata pelas orientações e creio que sabe o tanto que vc nos ajuda..
    Atenciosamente,
    Maria.

  125. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 2:07

    Oi Maria, fui ler novamente o seu comentário do dia 5/01 para me lembrar direito. A escola do seu filho é municipal? Parece que sim porque vc interpôs o recurso na Secretaria de Educação Municipal..

    Raios , raios… não há para onde correr se a escola for municipal e se você já entregou recurso na Secretaria, órgão máximo …

    Uma tentativa possível , mas não sei se dá certo é encaminhar documento ao Conselho Estadual de Educação. Na área de educação acho que é o último recurso se é que eles aceitam por se tratar de escola municipal.

    Se a escola não é municipal vc tem que entrar com o recurso na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo que supervisiona a escola. Daí é mais fácil.

    Outra saída que não é na área de educação é na Justiça. Não é comum , mas é possível tentar . Daí é preciso constituir advogado e verificar se é viável uma causa deste tipo.

    Outra pergunta Maria, quantos anos seu filho tem? É possível apelar para a questão da relação idade x série.

    Abçs e aguardo + informações

  126. Cristina Santos comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 10:10

    Ola Prof. Sonia, como vai?

    O pedido de reconsideração foi negado, no caso do meu filho e, a retenção mantida pelo conselho.
    A escola disse que manteve o primeiro boletim, onde havia somente quatro retenções e, que isso foi passado pro conselho.
    Me deram um formulário para preencher e dar inicio ao Recurso mas, eu não tenho que escrever o recurso? É somente preencher o formulário da escola?
    No aguardo, obrigada.

    Cristina

  127. Camila comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 12:12

    Bom dia Sônia!
    Ontem a escola me ligou e me chamou novamente.
    Deram-me a informação de que reuniram o conselho da escola de novo e reavaliaram as provas, notas, atividades e tudo mais da minha filha e que levando em consideração tudo isso ela não tinha o porquê ter sido retida no 1º ano do ensino médio, apenas pela matéria de matemática, e que por estes motivos o conselho mudou a decisão e a aprovou nesta matéria.
    Você não sabe o quanto fiquei feliz e aliviada.
    Sônia, muito obrigada por todos os esclarecimentos, pela segurança que você e o seu blog me deram, por tão prontamente ter atendido e respondido meus questionamentos e dúvidas, pois assim pude com mais veemência conversar na escola e mostrar os direitos que minha filha possuía. Consegui ainda, através de consulta aos seus relatos mostrar para a escola que não é a reprovação do aluno que soluciona o problema da falta de aprendizagem dele em determinada matéria, e ainda que o aluno não pode sofrer sozinho o ônus da reprovação, porque se ao término do ano letivo isso acontece a culpa não é só dele e sim de todos, aluno, pais, escola, professores e outros.
    MUITO OBRIGADA! Você é uma benção na vida de nós pais e alunos que geralmente conhecemos o seu blog e site em uma hora tão desesperadora, e você prontamente nos responde, nos orienta e nos mostra uma saída.
    Só tenho a lhe agradecer e pedir a Deus que continue te capacitando.
    Um bom ano de trabalho pra você. Fica com Deus!
    Abraços,
    Camila / Bauru – SP

  128. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 13:40

    Olá Camila,
    Agradeço imensamente as suas palavras que motivam a continuar neste caminho.
    Que a paz de Cristo reine sempre sobre você e a sua família.
    Forte abraço
    Sônia

  129. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 13:48

    Olá Cristina,

    Ignore o formulário e faça um pedido de recurso próprio. Imprima duas vias e entregue uma na secretaria da escola e a outra fica com você mas peça para que a secretária protocole assinando e datando. Se a escola se recusar a receber , vá direito na Diretoria de Ensino e entregue lá mesmo,oK?

    Ao
    Ilmo Sr.
    ………………….. (nome completo do Dirigente Regional)
    Dirigente Regional da Diretoria de Ensino de ___________

    P E D I D O D E R E C U R S O

    Eu , ………………… , portadora do CPF de N.____________ , RG __________, brasileira, residente à rua n.________ na cidade de ___________, responsável legal pela aluna……… , regularmente matriculada no ……………… no ………………. , localizado na rua ______________ , bairro , na cidade de ___________, venho mui respeitosamente solicitar a V.Sa. recurso, de acordo com a Deliberação CEE n.11/96, contra a retenção de minha filha em …………. componentes curriculares …….., nota ………. .

    Relato dos fatos: (aqui você relata os fatos)

    Diante dos fatos peço a V.Sa que intervenha neste caso e que reverta a retenção de minha filha à luz da legislação vigente.

    Data:
    Nome:

  130. Cristina Santos comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 14:21

    Prof. Sonia, devo relatar que a matricula para o terceiro ano e os boletos também para o terceiro ano já estão sendo pagos?
    Quanto tempo eles tem para responder?
    Mando meu filho para a escola normalmente ou espero?
    Porque ainda surgiu outro detalhe, ele foi matriculado no segundo ano junto com a irmã caçula.
    Grata

  131. Cris comenta:

    janeiro 29, 2013 @ 21:46

    Olá prof. Sônia; entrei com novo pedido de reconsideração na escola e agora eles aprovaram minha filha com depend~encia em 3 matérias, física, história e matemática. No entanto o diretor disse que a escola não trabalha com esse sistema e que eu tenho que procurar outra escola. É correto eles tomarem essa decisão mas a escola não oferecer a depend~encia?Entrei novamente com novo pedido de reconsideração solicitando que tirassem essas depend~encia, anexei também o laudo da psicóloga e médico informando que ela tem défcit de atenção. Outra dúvida, já paguei matrícula e mensalidade de janeiro dos meus 2 filhos e se tirá-los vou receber só 60% de volta, fora que eu e os profissionais que estão cuidando dela achamos que seria melhor ela permanecer na escola. Gostaria de sua orientação sobre isso. Grata

  132. omir fernandes de souza comenta:

    janeiro 30, 2013 @ 0:33

    seu blog foi de muita valia, pois peguei o modelo do pedido de reconsideração, e protocolei na escola. Deu certo, porém agora ele terá que fazer dp em 3 matérias (ele passou do 9º para o 1ºano do ensino médio)tudo bem, terá que ser presencial, parece que eu li em algum lugar que a escola pode trocar por trabalhos, tá certo eu li mesmo isto eu me confundi ?

  133. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 30, 2013 @ 3:33

    OLá Cristina,

    Sim relate tudo o que você considerar pertinente, ok?
    Em geral eles demoram , certamente após o carnaval se você conseguir entregar ainda nesta semana, ok?
    abçs

  134. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 30, 2013 @ 4:11

    Olá Cris, não , não é correto.

    Para a escola indicar dependência de componentes curriculares este expediente deve constar no Regimento Escolar, se não consta ela não pode oferecer isso. A escola está errada.

    Quanto a taxa de devolução, veja o que diz o seu contrato de prestação de serviço, mas o “Procon-SP entende que, se ainda não houve a prestação de serviço – início das aulas – não há justificativa para o valor não ser devolvido integralmente, salvo despesas administrativas efetivamente comprovadas, discriminadas por escrito e estipuladas em contrato.

    A retenção integral do valor pago pela matrícula, que o consumidor deseja cancelar antes do período letivo, é prática abusiva nos termos do Código de Defesa do Consumidor. Mas, é importante ficar atento às regras para cancelamento da matrícula, que devem constar no contrato de maneira clara e precisa. No caso das condições para devolução serem apenas verbais, o consumidor deve exigir um documento por escrito contendo estas informações.

    Pais ou estudantes devem efetuar o cancelamento o mais rápido possível, antes que inicie o período letivo. Se a instituição de ensino se negar a entrar em acordo, entre em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP.”

    Será que é melhor permanecer em uma escola que não sabe seguir um Regimento Escolar? Pense bem, ok?

    Abrçs

  135. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 30, 2013 @ 4:13

    Olá Omir,

    Acho que você se confundiu.
    Dependência é preciso fazer sim.
    Trabalhos é possível quando o aluno está para estourar em falta daí há a compensação de ausência e em geral a escola pede trabalhos.

    Obrigada ! E volte sempre!

  136. Cris comenta:

    janeiro 30, 2013 @ 21:07

    olá prof. Sônia,

    Gostaria de agradecer muito pela atenção, dedicação e orientação que pude receber através desse blog. A escola reconsiderou e minha filha foi aprovada.Tenho certeza que esse fato vai ajudar a recuperar sua auto estima e será o início de uma nova etapa. Tenho certeza que fará a diferença na vida da minha filha e você fez parte disso tudo. Muito obrigada mesmo!Com o seu trabalho vc não imagina, ou melhor tenho certeza que vc sabe o quanto pode mudar vidas e ajudar um jovem a ter sucesso na sua caminhada escolar. Um grande abraço e felicidades!

  137. Taís comenta:

    janeiro 31, 2013 @ 2:58

    Olá prof. Sônia, sou do de Niterói – Rj. A dois anos atrás estudei em uma escola particular que a média era 6, repeti o 9º ano porque fique fiquei 5 em 4 matérias no resultado final, se eu passar para uma escola publica que a média seja 5, é possível eu passar de ano?

  138. kaique ribeiro comenta:

    janeiro 31, 2013 @ 5:02

    Professora nâo me conformo com minha reprovação não tinha problema de comportamento nem de faltas fiquei no 3 ano do ensino medio em duas materias bio 1 e fisica 2, mas descobrir que a nota de biologia estava errada e eu tinha passado. Passei um mês acreditando que tinha perdido nas duas estudando pro cpa e agora descubri isso. Fui humilhado, me reprovaram no Conselho por matéria que não perdi e fisica só foi por 0,3 só que já passou os 5 dias. Sou da Bahia e não querem me aprovar.
    E agora faço o que? Perdi peso não me conformo e acho que tinham que me passar por lancarem nota errada no boletim e isso influencia no conselho

    Obs so fui saber disso agora quando ja passo 5 dias tdo mundo da minha sala passo de 11 passei em 10 so perdi fisica e essa nota de bio estava errada sera que meu esforço na recuperação não valeu de nada?

  139. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 31, 2013 @ 23:46

    Prezada Cris, que notícia boa essa, heim !!

    Eu fico muito feliz de ter podido contribuir com uma revisão de avaliação.

    E mais ainda de vocês , mãe e filha, terem atingido o objetivo!

    Agradeço as suas palavras e a convido a entrar aqui sempre porque para eu manter o blog vivo e ajudar muitos mais pais e alunos o blog precisa de tráfego , isto é, quanto mais vocês me visitarem mais eu posso ajudar outras pessoas com situações semelhantes a que vocês viveram. Então aguardo visitas!

    Forte abraço !!

  140. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 1, 2013 @ 0:02

    Taís, veja se eu estou entendendo a sua dúvida.

    Você pensa em matricular-se na escola pública porque nela a média é 5 e você se sente mais capaz de atingí-la do que na escola particular que é 6,00 ?

    Olha, média não tem nada a ver com o número em si. Média aritmética simples é a soma do número de instrumentos de avaliação dividido pelo número delas.

    Então, ter média maior ou menor não significa que a escola é mais forte ou mais fraca.

    Não atingir a média significa que você não atingiu os objetivos mínimos que foram propostos de tudo que foi discutido , explanado e estudado você aprendeu por isso a retenção.

    Abraços

  141. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 1, 2013 @ 0:27

    Kaique,

    O prazo é para o Estado de São Paulo.

    Como você é da Bahia não há , a priori um prazo , então , escreva uma carta ao órgão compentente da área da educação de seu município que supervisiona a escola e peça um recurso.

    Você irá me escrever um e-mail relatando o que aconteceu com você e entenda bem que não faltar e se esforçar não é suficiente para passar de ano. Tem que estudar e provar que aprendeu os conteúdos que foram propostos em sala de aula.

    Escreva para contato@soniaranha.com.br

    Eu vou escrever o documento para você entrar com recurso.

    Preciso dos seguintes dados:

    - seu nome completo
    - o nome de sua escola completa
    - a cidade que você mora e se a escola fica no mesmo município
    - a escola é pública municipal ou estadual
    - as suas notas em todos os componentes curriculares porque quero saber em qual matéria você ficou retido

    Envie para mim, ok?

    Fico aguardando. Abraços

  142. Fernanda comenta:

    fevereiro 2, 2013 @ 1:57

    Prof. Sonia,
    No caso da escola ultrapassar o prazo de 5 dias, que consta na lei cee11/96, para entrega da documentacao do aluno para a diretoria de ensino, para que se faca a avaliacao do recurso, o que pode acontecer com o recurso, com a escola e isso pode contribuir de alguma forma a favor do aluno ?

  143. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 2, 2013 @ 3:25

    Olá Fernanda,

    Sim de certa forma acaba favorecendo o aluno, afinal a escola não cumpriu a Deliberação CEE n.11/96.

    Mas penso que a Diretoria de Ensino se deterá mesmo nos fatos relatados e na análise dos documentos. Veja bem , a Diretoria de Ensino só modificará um resultado se ao analisar a documentação da escola notar que houve erro no procedimento.

    Se o procedimento que a escola fez ( recuperação paralela, recuperação contínua, reunião periódica com os pais, avaliações de acordo com o que estabelece o Regimento Escolar e Projeto Pedagógico, atividades complementares, enfim…) estiver correto a Diretoria de Ensino manterá a decisão da escola, ok?

    Abraços

  144. maria comenta:

    fevereiro 2, 2013 @ 21:25

    Professora Sônia Maria,

    Realmente a escola é municipal e recebi dia 30/01 um comunicado que os senhores supervisores do município irão aplicar uma prova de reclassificação.
    Mais uma vez agradeço sua atenção e reitero meus agradecimentos, é tão difícil encontramos pessoas dispostas a nos ajudar.
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Deus te abençõe.
    Maria.

  145. maria comenta:

    fevereiro 2, 2013 @ 21:28

    Professora Sônia Aranha
    Seu trabalho é lindo!!!!!!!!!!!!
    Obrigada por tudo.
    Maria de Santana de Parnaíba.

  146. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 2, 2013 @ 22:59

    Oi Maria!!
    Obrigada!!
    E para me ajudar a continuar contribuindo com outros pais e alunos peço que visite o blog sempre que possível e compartilhe assim o blog tem tráfego e eu consigo continuar ajudando aqueles que precisam!
    Forte abraço!

  147. Patricia comenta:

    fevereiro 5, 2013 @ 12:32

    Professora Sonia Aranha, estou precisando muito de ajuda, não sei bem mexer na internet, mas parece que Deus me direcionou até você, como faço para esclarecer um fato que vem acontecendo com meu filho? Deixo a questão aqui mesmo?
    Desde já agradeço a atenção.

  148. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 5, 2013 @ 12:58

    Sim Patrícia, deixe aqui o seu comentário que eu lerei e lhe darei instruções,ok?
    Abraços

  149. Andreia comenta:

    fevereiro 5, 2013 @ 14:26

    Olá Profa. Sônia !!!
    Meu filho está no 8 ano do ensino fundamental mas ele repetiu dois anos ,ele estuda em uma escola particular eles não fazem a reclassificação do aluno eles só fizeram uma segunda avaliação agora no final de janeiro mas ele não conseguiu as notas.
    O que eu devo fazer? procurar uma escola publica para ele fazer a reclassificação? a escola me disse que se ele fizer a reclassificação em outra escola eles não aceitam ele de volta .
    O que posso fazer ?
    Desde já agradeço a sua atenção

  150. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 5, 2013 @ 14:54

    Olá Andreia,

    Para você solicitar reclassificação deve ser feita em outra escola. Então, terá que decidir mudar de escola.

    É mais fácil vc procurar uma escola particular porque acho que o processo da reclassificação é mais tranquilo.

    No Regimento Escolar da escola particular deverá constar o expediente da reclassificação e o procedimento é o seguinte:

    1) Seu filho é matriculado no 8o ano;
    2) Você de pronto solicita para a Direção da escola a reclassificação;
    3) A escola preparará uma avaliação para o seu filho;
    4) Seu filho fará a avaliação e se passar , isto é, se atingir os objetivos pretendidos , a escola reclassifica-o para o 9o ano.

    É assim que é o procedimento.

    Você poderá alegar para a reclassificação o problema da idade x série.

    Outro caminho é entrar com pedido de recurso junto a Secretaria de Educação , mas para eu lhe orientar melhor peço que me diga em qual Estado você mora, ok?

    Abraços

  151. Karina rigo comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 0:35

    Ola, por favor, passado o praso de 5 dias nao existe mais meio de resolver o.problema?

  152. luisa comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 0:59

    Professora,

    Existe algum processo similar para alunos que são reprovados na FACULDADE?

    Abs

  153. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 0:59

    Olá Karina Rigo, depende . De qual Estado você fala?
    Se for do Estado de São Paulo perdeu o prazo praticamente perdeu a oportunidade de recurso, porque aqui há uma Deliberação do CEE n.11/96 que indica os prazos.
    Mas em outros Estados não há esta deliberação e daí é possível tentar.
    Agora , tentar não mata ninguém, não é mesmo? Quem não arrisca não petisca.
    Tente diretamente no órgão que supervisiona a escola.
    Abraços

  154. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 2:41

    Olá Luisa,

    Desconheço a legislação específica do ensino superior, mas no Regimento da Faculdade deve haver algo como recurso.

    Encontrei um modelo de recurso de prova http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090708065401AAaliqb

    Abraços

  155. Andreia comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 13:27

    Olá Profa. Sonia !
    Eu sou de São Paulo, me desculpe esqueci de mencionar.
    Abraços !

  156. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 14:19

    Olá Andreia,

    O pedido de recurso não será um expediente fácil para você porque como você é do Estado de São Paulo o prazo já expirou já que estamos em fevereiro, a menos que da ciência da retenção não completou 5 dias.

    Se esse é o caso dá para vc entrar com pedido de recurso. O modelo tem aqui mesmo nos comentários que deste post.

    Você elabora um documento para o dirigente regional que superviosa a escola. No site da Secretaria de Educação do lado esquerdo da tela tem no menu central de atendimento clique e busque diretorias de ensino daí você insere a sua cidade . Se for capital terá que saber qual região a escola pertence porque há várias Diretorias de Ensino.

    Encontre o nome completo do dirigente regional e enderece o documento para ele pedindo a intervenção e relatando o que aconteceu com o seu filho que prove a aprovação dele.

    É um caminho além o da reclassificação.

    A reclassificação é melhor mas terá que mudar de escola.

    O recurso é mais lento e até lá o seu filho terá que cursar o 8o ano.

    A diretoria de ensino só altera a retenção se houver falha nos procedimentos da escola, caso contrário ela manterá a reprovação ,ok?

    Abraços

  157. Andreia comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 14:46

    Ok ! Muito obrigada pela sua atenção !!!
    Um grande abraço …

  158. Andreia comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 14:58

    Profa. Sonia se eu tirar meu filho dessa escola que ele está que é particular e matricular ele em outra escola particular ou publica ele ainda pode fazer a reclassificação !!!
    Obrigada…

  159. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 15:28

    Andreia, sim.

    Antes de cancelar a matrícula ,faça o seguinte:

    1) Procure uma escola ;
    2) Lá pergunte na secretaria da escola se no Regimento Escolar consta o expediente da reclassificação;
    3) Se disserem que sim, marque reunião com a direção ou coordenação pedagógica da escola;
    4) Conseguindo a reunião diga que pretende matricular o seu filho na escola porém quer solicitar a reclassificação em função da idade x ano ,porque seu filho reprovou duas vezes no 8o ano , de modo que está defasado quanto a idade.
    4) Se eles concordarem com a reclassificação ele será matriculado no 8o ano para depois de ser avaliado antes do término do 1o trimestre ser reclassificado para o 9o ano.

    Este seria o procedimento correto seja na escola pública ou na particular, ok?

    Abraços

  160. Andreia comenta:

    fevereiro 6, 2013 @ 15:37

    Muito obrigada !!!
    Abraços …

  161. Andressa comenta:

    fevereiro 7, 2013 @ 23:29

    professora Sônia, peço ajuda fui reprovada por faltas no caso tenho 70% de frequencia e a legislação exige 75% eu fiz o pedido de reconsideração e somente hoje dia 7 de fevereiro de 2013 recebi a resposta do colégio onde estudo e eles mantiveram a reprovação queria saber se pode ter alguma outra coisa que eu possa fazer para não ser reprovada sendo que fui considerada a melhor aluna da classe por média.
    Sou de Guarapuava, paraná
    Agradeço desde já!

  162. Profa. Sônia Aranha comenta:

    fevereiro 8, 2013 @ 1:06

    Andressa, infelizmente desconheço a legislação específica do Paraná, mas não custa tentar o seguinte:

    1) Entre com pedido de recurso junto ao Núcleo Regional de Educação. O chefe do NRE é José Valdir Kukelcik
    Chefe do NRE de Guarapuava – prof_valdirkukelcik@seed.pr.gov.br – Telefone: (42) 3621-7609.

    2) Elabore um documento , segue o modelo:

    Se você for menor seu pai ou mãe devem fazer o documento , se vocÊ for maior você mesma,ok?

    Ilmo Sr.
    José Valdir Kukelcik
    Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava

    Eu __________________________ , brasileira, documento RG n.__________, residente à rua _______________ , bairro ___________ do município de Guarapuava, responsável legal pela aluna ___________________ regularmente matriculada na escola _____________________ venho mui respeitosamente solicitar recurso junto a reprovação de minha filha.

    Relato dos fatos: minha filha atingiu 70% de frequência, mas mesmo assim foi retida por falta sendo que a LDB indica 75% de frequência. Fizemos um pedido de reconsideração junto a escola, mas mantiveram a retenção.
    Não houve também por parte da escola uma compensação de ausência expediente que normalmente consta dos Regimentos Escolares.

    De modo que nos restou apelar à V.Sa para que intervenha na escola fazendo com que a legislação do ensino seja cumprida, bem como o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 53 , inciso III, que diz ” que o aluno tem o “direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores”.

    Sendo esta verdade , subscrevo-me atenciosamente

    nome:
    endereço:
    telefone:
    e-mail:

    Abraços Andressa e boa sorte!
    Ah! Volta aqui para contar o que aconteceu!

  163. Eduardo Castro comenta:

    março 3, 2013 @ 4:38

    Olá Sônia, O seu blog tem ajudado muito! Mas eu não sei mais a quem recorrer, o NGR de Maringá-PR e a Secretária de educação de onde moro não sabe me dizer o que é reclassificação , e agora como eu faço esse pedido se todos se negam a ajudar e nem sabem de nada.
    Att, Eduardo.

  164. Profa. Sônia Aranha comenta:

    março 3, 2013 @ 13:27

    Eduardo difícil!

    Reclassificação é um expediente que não é uma exigência e sim uma possibilidade dada , se em Maringá desconhecem é porque não estão a praticar e se não consta do Regimentos escolares, então, não há o que fazer infelizmente.

    Mas Eduardo, qual é o seu caso específico? Desculpe-me se você já postou e eu não estou lembrando.
    Aguardo.
    Abraços

  165. Eduard Castro comenta:

    março 4, 2013 @ 16:18

    Nossa, Então reprovei de serie pela primeira vez,não fui para o 2°ano do ensino médio porque não atinge a média em matemática. Nas outras matérias sempre tirei notas altas e perdi o prazo de recurso e agora não sei o que fazer , não quero ver o mesmo conteúdo novamente, na minha sala do ano passado só 9 alunos passaram,ninguém foi passado pelo conselho … a maioria reprovou só em matemática por causa de um único professor , todas as turmas dele teve problema e a escola teve um número muito grande de alunos reprovados.
    Obrigado pela atenção.

  166. Cristina comenta:

    março 9, 2013 @ 2:46

    Ola Profª Sonia, tudo bom?

    Entrei com o pedido de reclassificação – negado, em seguida dei entrada no recurso para a delegacia de ensino – negado tbem.
    Tomei ciência na escola e, eles não me deram cópia da resposta do recurso e nem da documentação enviada mas, mesmo assim dei uma olhada no processo e vi que alem de colocarem documentos que não pertenciam ao meu filho, ainda colocaram informações de outras matérias que não constavam no recurso, inclusive prejudicando a imagem do meu filho, com duas fotos onde ele aparece em frente a lousa, entre uma aula e outra escrevendo alguma coisa.
    Muitos dos documentos colocados no recurso, como por exemplo programa de recuperação, não estão assinados pelos professores responsáveis, somente pela coordenadora e, ainda, reuniões que eles fizeram para passar a situação do meu filho assinados por quem não tem legitimidade para tanto (no caso a atual esposa do pai dele), pois não é responsável legal pelo menor.
    Mesmo com todos os documentos anexados, não ficou provado que eles utilizaram vários instrumentos de avaliação e recuperação.
    O próximo passo é recorrer para para o Conselho Estadual de Educação, existe algum modelo de recurso que você possa me enviar?
    Tomei ciência na ultima quarta-feira, então tenho até segunda para dar entrada no recurso.
    Por favor, me ajude de novo.
    Grata
    Cristina

  167. Profa. Sônia Aranha comenta:

    março 9, 2013 @ 12:43

    Olá Cristina, uma pena !

    O modelo é o mesmo para o recurso. A narrativa deve ser feita com todos os detalhes e em ordem cronológica:
    – a retenção e o motivo;
    - o pedido de reconsideração segundo a Deliberação CEE n.11/96
    - o pedido de recurso e a devolutiva que não ocorreu com vistas ao processo
    - todas as informações se possível com data.

    Fundamente desde que possível com legislação de ensino e o cabeçalho deve ser dirigido aos Conselheiros — Ilmo.Srs. Conselheiros.

    Forte abraço!

  168. Gabriel Vasconcelos comenta:

    março 21, 2013 @ 17:35

    Ola Profª Sonia, tenho 15 anos sou de Guarulhos-SP

    Bem eu estudava em uma escola de nível médio onde conclui o ensino fundamental, infelizmente lá não tinha o Ensino Médio então meus pais me colocaram em uma escola ao gosto deles, o problema é que o sistema da escola é muito forte e o conteúdo era passado muito rápido com o objetivo de concluir a apostila até o final do ano.
    Enfim fiquei retido no 1°EM e achei melhor procurar uma outra escola. No caso algumas escolas particulares que vi cobravam mais de mil reais pela reclassificação então dei preferencia a uma escola pública perto da minha casa.

    Agora queria saber da senhora o que eu posso ir estudando no decorrer do tempo para me preparar para a reclassificação que não tem uma data prevista pra acontecer mais provavelmente será no final do primeiro bimestre, gostaria de saber também se caso eu passe na reclassificação eu posso mudar de escola no mesmo ano, pois ouvi boatos de que eu teria que terminar o ensino médio lá e realmente não é isso que eu quero pois estou estudando a noite no momento por não ter vaga de manha e ninguém quer nada com nada na escola, com isso os professores de lá não tem incentivo nenhum para dar sua matéria.

    Obrigado desde já!!

  169. Profa. Sônia Aranha comenta:

    março 21, 2013 @ 17:57

    Gabriel, que confusão, heim?

    O que estudar?

    - língua portuguesa – escreve textos de assuntos que você gosta e peça para seus pais corrigirem os erros ortográficos. Na verdade não corrigir mas assinalar o que está errado e você busca informação da ortografia correta pela internet. Há bons dicionários on-line que auxiliam nisso.

    Escrever bem já é um ponto positivo.

    1) Geografia e História – pegue texto na internet de Ciências e a partir dele faça resumo. Alerta , resumo não é copiar e colar , mas escrever o que está no texto de forma reduzida e sem esquecer o fundamenta. Este treino lhe dará bom raciocínio, afinal vc terá que ler, interpretar e retirar o mais importante.

    2) Matemática – há vários sites de matemática na rede. Estude por eles. Aqui http://www.videoaulaestudante.com/ensino-medio-matematica.html há inúmeros vídeos de matemática bem bacana e dá para você revisar a matéria e aqui http://www.somatematica.com.br/soexercicios.php só exercíciios com resultado. Assim pode conferir se fez corretamente.

    Mas há inúmeros outros sites para ajudá-lo.

    3) Química http://www.soq.com.br/simulado/

    4) Física http://www.sofisica.com.br/index2.php tem uma série de atividades inclusive jogos.

    Se pode reclassificar e mudar de escola?

    Sim. Mas acho que terá que aguardar a finalização do 1o trimestre que é em Maio, salvo engano.

    Abraços

  170. Maria comenta:

    março 27, 2013 @ 0:32

    Profa. Sonia Aranha,
    E com profundo pesar que lhe falo que meu filho foi reprovado na prova de reclassificação e o fato de eu ter entrado com recurso está tornando minha vida e a do meu filho insuportável ele está sofrendo todo tipo de represálias por parte da escola ainda existe um caminho para nós ou tudo esta perdido?
    Obrigada por tudo.
    Maria.

  171. Profa. Sônia Aranha comenta:

    março 27, 2013 @ 4:56

    Lamento muito Maria !

    1) Quanto a reprovação acho muito difícil vc conseguir reverter após recurso e reclassificação principalmente porque se trata de escola municipal. Mas vc pode seguir para o Conselho de Educação, porém eles só votam à favor da aprovação se o caso estiver irregular. Porém vc pode tentar.

    2) Quanto as represálias vc pode registrar e reunir-se com a diretora para tomada de providências. Se nada for modificado vc pode entrar com denúncia junto a Secretaria de Educação.

    Sinto muito mesmo! Estou à disposição . Abraços

  172. debora comenta:

    abril 2, 2013 @ 13:49

    minha filha tem tdah e dislexia e a escola em que trabalho não me libera para ir às reuniões da escola dela. o que posso fazer? Há alguma lei que a proteja?

  173. raissa comenta:

    abril 10, 2013 @ 17:08

    professora eu tenho 16 anos e sou desistente,parei no 9 ano mais agora quero recomeçar e queria saber se existe uma prova em que eu possa ir diretamente para o 3 ano se tem como me responda por favor, agradeço desde já!

  174. Profa. Sônia Aranha comenta:

    abril 10, 2013 @ 18:59

    Olá Raissa,

    Não não tem.
    Se vc não teminou o 9o ano tem que terminá-lo.
    E depois apenas com 18 anos é que poderá prestar o exame do ENEM e solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio.
    Até lá , minha sugestão é matricular-se e estudar,ok?
    Abraços

  175. Debora Viana comenta:

    abril 11, 2013 @ 2:32

    Olá Sônia, eu gostaria de saber se tem como menor de idade (16 anos) fazer supletivo, se passar no vestibular.
    Obrigada.

  176. Profa. Sônia Aranha comenta:

    abril 11, 2013 @ 2:43

    Debora, sem chance.
    Menor de idade tem que necessariamente estudar no ensino médio regular.
    Só quando fizer 18 anos aí sim poderá cursar a Educação de Jovens e Adultos e só depois prestar vestibular,ok?
    Abraços

  177. Julia Katerina Braz comenta:

    abril 29, 2013 @ 12:52

    Olá Prof° Sônia, gostaria de saber se a senhora sabe de algum tipo de prova que eu possa pedir no colégio e para o diretor, para provar que tenho capacidade de ir para o 2º EM. Estou no 1 ano com 16 anos, já sei todo o conteúdo, nesse primeiro bimestre do ano letivo minhas notas foram só 90 e 100.
    Obrigada desde já. Abraços !

  178. Profa. Sônia Aranha comenta:

    abril 29, 2013 @ 14:39

    Olá Juliana,

    Elabore uma carta ou peça para um de seus pais fazer isso (porque vc é menor) solicitando da escola uma reclassificação para o ano seguinte, em função de você já estar ao par do conteúdo programático e no 1o bimestre de ter atingido todos os conteúdos de forma satisfatória (aqui você tem necessariamente de ter atingido nota 8 ou 9 ou 10 para provar que está apta a seguir adiante).

    Boa sorte!
    Abraços

  179. Shirlei comenta:

    agosto 29, 2013 @ 16:48

    Profª Sônia Aranha, o meu filho esta no 9º ano em um colégio particular, e após as férias me informaram que provávelmente ele será reprovado. Meu filho quer mudar para uma escola pública, quero saber q se eu fizer a transferência dele nesse mês de setembro, eu tenho que matriculá-lo no 9º ano, ou no 1º do ensino médio? Faço essa pergunta porque eu não sei se na escola pública é como na particular.
    Fico no aguardo.
    Grata.
    Shirlei

  180. Profa. Sônia Aranha comenta:

    agosto 29, 2013 @ 21:07

    Prezada Shirlei,

    O sistema de ensino é igual para escola pública e para a escola particular, não há diferença.

    Então, se o seu filho está no 9o ano do ensino fundamental, seja na escola particular, pública municipal ou pública estadual é no 9o ano do ensino fundamental que ele está.

    Para ele ingressar no 1o Médio ele necessariamente terá que terminar o ensino fundamental e para isso ele precisará ser aprovado no 9o ano, caso contrário, negativo.

    Então, se a opção for seguir para escola pública ele será matriculado no 9o ano igualzinho a do particular.

    Ocorre que é preciso saber qual é o sistema de avaliação da escola pública que se pretende matricular e compará-lo com o da escola particular.

    Ao ser matriculado em outra escola o histórico escolar segue com o seu filho , isto é, as notas que ele tirou no 1o ou 2o bimestre ou no 1o trimestre deste ano seguem com ele e se as notas dele foram abaixo da média também serão um problema na escola pública.

    Então, antes de pedir transferência verificar o boletim e mostrá-lo para a direção da nova escola para verificar quais são as reais chances dele ser aprovado.

    Lembrar ao seu filho que estudar na escola pública não significa aprovação automática. Ele terá que se submeter a avaliações que serão somadas com as que ele tirou nesta escola atual, ok?

    Agora , estamos em início de setembro e há, portanto, outubro e novembro para estudar,com aulas de reforço , recuperação paralela. As notas dele estão tão baixas e em várias matérias para a escola dizer agora que ele será reprovado?

    Exceto se a situação dele for muito ruim , tem muito chão ainda para recuperar .

    Enfim… é isso! abraços

  181. rosemeryfigueiraelias comenta:

    outubro 1, 2013 @ 18:39

    sou de Valença rj.Profa Sonia , tenho um neto que tem 9 anos que foi criado comigo até os 6 anos, por motivo de doença de minha mãe, foi preciso que ele ficasse com a mãe por um período. Minha mãe veio a falecer em 30 dias retornei ,mas a mãe não quis entrega-lo de volta .No ano seguinte matriculou em outra escola(municipal) sempre faltando muito, em 2012 mudou para colégio do estado cursando a segunda série quase não frequentou, não fazia os deveres ,faltava provas etc,enfim foi reprovado não podendo continuar no mesmo colégio pois a série repetida havia sito eliminada . O mais preocupante é que a mãe não matriculou ele em escola nenhuma , eu como avô(paterna )o matriculei em abril mas ela tirou, entrei na justiça mas até agora nada foi resolvido e eu como professora estou ensinando ele em casa.O que quero saber é: se o ano 2014 ele pode cursar a terceira série do 4ano através de teste , e se tem alguma lei que protege o aluno nessa situação?Grata ,beijos!

  182. Profa. Sônia Aranha comenta:

    outubro 1, 2013 @ 20:14

    Olá Rosemery,

    Não sei se conseguir compreender bem a situação.Mas vejamos:

    1) Se o ano 2014 ele pode cursar a terceira série do 4ano através de teste?
    Não. Não pode. Ele terá que ser matriculado em 2014 na série que ficou retido, 2o ano do ensino fundamental.Depois de matriculado a escola poderá avaliá-lo e se ele tiver capacidade comprovada e em função da idade a escola poderá reclassificá-lo para o 4o ano. Então, você o matricula no 2o ano e depois solicita a reclassificação em função da idade e capacidade caso ele venha a comprová-la.

    2) E se tem alguma lei que protege o aluno nessa situação?
    Você tem o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Nele os pais são obrigados a matricular seus filhos na escola. Não o fazendo deve ser comunicado ao Conselho Tutelar e os pais são responsabilizados criminalmente por isso. Então, o seu neto não poderia ter ficado este ano de 2013 em casa sem estudar. A escola pecou porque deveria ter denunciado a mãe da criança.
    Este ano letivo praticamente já foi, mas no próximo ano é obrigação da mãe matriculá-lo. Você só poderá fazer isso se tiver a tutela ou a guarda dele, caso contrário, não porque a responsável legal por ele é a mãe. O que você poderá fazer é denunciá-la no Conselho Tutelar e imagino que você entrou na Justiça para ficar com a guarda, não é?

    É isso! Abraços

  183. Rebeka Cardoso comenta:

    novembro 28, 2013 @ 18:00

    Olá prof.ª, enviei uma comentário no seu site e agora neste aqui também. Pois preciso muito de uma resposta! Enfim estou no 3° ano, e tenho 3 dependências não cumpridas. Sendo que, uma foi no 9° ano/1 matéria, e outra no 1° ano/2 matérias. Tive transferência de escola no 9° ano e depois no 1° ano também, e não foi por falta de aprendizado. Mas os dois anos, fui obrigada à faltar, por problemas pessoais. Enfim depois do 1° ano, me transferi para outra escola e nessa completei o 2° ano direto, e estou para concluir o 3° ano, e ainda com notas boas, mas não cumpri essas 3 dependência. Estudo em uma unidade pública e moro no RJ. Portanto à escola irá me reprovar?
    Agradeço, desde já!

  184. Profa. Sônia Aranha comenta:

    novembro 28, 2013 @ 19:43

    Olá Rebeka , não é que a escola vai lhe reprovar ela não poderá expedir o seu certificado de Ensino Médio porque você não terminou o Ensino Médio mesmo que tenha terminado o 3o ano, afinal ficou para trás algumas matérias.

    Então, para você conquistar o seu certificado do Ensino Médio e ingressar na faculdade é preciso terminar essas disciplinas… !!

    Abraços

  185. Norailma comenta:

    dezembro 4, 2013 @ 2:20

    Olá Sônia, minha filha foi aprovada o ano passado por deliberação, o próprio colégio fez sem eu solicitar nada. Isto é correto? E posso agora pedir a deliberação na mesma matéria.
    Agradeço a atenção
    Abraços

  186. rose comenta:

    dezembro 5, 2013 @ 16:03

    Ola, professora sonia, boa tarde!!
    Estou na mesma situacao que os outros pais, minha filha tem deficit de atencao, o ano passado conseguiu passar por causa do pedido que fiz junto diretoria do ensino, troquei de escola e acho que este ano vai ficar novamente, Esta com 10 anos, no 4 ano, faz 11 em. Fevereiro de 2014, esta atrasada comuniquei que ela tinha deficit de atencao a psicopedagoga tambem enviou uma carta para escola, resumindo ela ficou em recuperacao em 5 materias, eles deram quatro dias para estudar e 3 provas para fazer num unico dia e 2 no outro dia, estou pensando em fazer a carta novamente com o pedido de reconsideracao, me de um conselho estou muito preocupada
    Att:rose

  187. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 5, 2013 @ 18:50

    Olá Rose,

    Sim, nada impede de você entrar novamente com pedido de reconsideração e nele juntar a carta da psicopedagoga,se possível o seu comunicado que sempre , sempre deve ser feito por escrito.

    E você deve sim entrar com este recurso.

    Sendo sua filha portadora de uma necessidade especial, a escola tem obrigação de fazer um PDI, isto é, um Planejamento de Desenvolvimento Individual específico para a sua filha.

    Este respaldo é dado pela legislação inclusiva.

    O PDI é instrumento legal utilizado para adaptar o currículo escolar às necessidades dos alunos de inclusão escolar, e está amparado na Legislação Federal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação  – Lei 9394/96).

    Vou lhe enviar documento via e-mail ok?

    Abraços

  188. Adélia martins comenta:

    dezembro 10, 2013 @ 15:23

    Boa tarde , Professora.

    Bem meu filho estuda em escola particular e na mesma escola ele foi reprovado por duas vezes na mesma Serie. Eu tentei falar com a direção da escola e com a coordenação eles só disseram q ele não havia sendo um bom aluno não fazendo as tarefas e assim respondendo os professores. Mas eu pergunto aos amigos deles eles dizem q nada disso aconteceu. Tive várias vezes na escola e a Diretora certa vez me convidou a tirar ele da escola, me disse q ele não se parecia com nós( os pais) pelo comportamento. E fez várias ocorrências na escola e ainda ela me disse q estava se resguardando por ultimo disse q ele foi muito agressivo com uma coordenadora disciplinar. Mas eles disseram q não teve agressão verbal nenhuma. E simplesmente reprovaram e hj fiquei sabendo e ela me disse para procurar os meus direitos isso se eu tiver algum. Que a reprovação ela vai manter. Como devo proceder por favor?

    Grata
    Adélia Martins

  189. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 10, 2013 @ 17:26

    Prezada Adélia,

    Qual é o seu Estado e cidade?
    Aguardo

  190. Regina Souza comenta:

    dezembro 10, 2013 @ 21:00

    Olá professora Sonia,

    Minha filha foi retida no 2 ano do ensino médio do estado de SP, e a direção pediu para que eu faça a carta de reconsideração, mas não sei o que escrever, ela disse para eu escrever o porque ela faltou, porque ela teve nota baixa, ela teve bastante atestados médicos esse ano, e ela tirou notas boas em quase todos os bimestres so no terceiro que ela tirou notas ruins, mas no ultimo bimestre ela recuperou as notas, gostaria de um modelo de carta o mais rápido possível, pois faltam 4 dias para eu entregar a direção, obrigada

  191. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 11, 2013 @ 1:47

    Olá Regina,

    Você pode usar a Deliberação CEE n.120/2013. http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-n-1202013-reconsideracao-e-recurso/

    Leia atentamente e siga os procedimentos.

    Ilma Sra
    _________________ nome completo da direção
    diretora pedagógica do Colégio ________________

    O documento é formal , isto é, tem que contar com um preâmbulo dizendo eu ___________________ , residente à rua ______________ , portadora do documento __________________ responsável legal pela aluna ________________ regularmente matriculada no _______ do colégio ____________________ venho solicitar a V.Sa. reconsideração da reprovação de meu filho de acordo com a Deliberação CEE n.120/2013.

    Depois deste preâmbulo você relata o que aconteceu. A razão das faltas, porque teve muitos atestados médicos, enfim.. o que aconteceu na vida de sua filha que prejudicou o aprendizado dela.

    No final você diz : Portanto, peço que V.Sa.intervenha convocando o Conselho de Classe novamente e que o processo de ensino/aprendizagem de meu filho seja novamente analisado conforme a Deliberação CEE n.120/2013.

    Subscreve , data e assina.

    Esse documento é endereçado ao diretor pedagógico da escola. Faça-o em duas vias. A primeira você deixa na secretaria da escola e a outra você protocola e guarde.

    A partir da entrega do documento a escola tem 10 dias para lhe dar uma devolutiva. Marque bem o dia que você entregou e conte qual dia será o 10o dia , porque se eles não entregarem a devolutiva no prazo significa que o seu pedido de reconsideração será deferido automaticamente, ok?

    Se eles retornarem mantendo a retenção , vocês seguem para a segunda parte que é o RECURSO . Daí é um documento de mesmo teor que o anterior mas endereçado para o Dirigente Regional que supervisiona a escola. O documento é entregue na escola e a escola encaminhará o documento para a Diretoria de Ensino.

    A Diretoria de Ensino irá designar 3 supervisionares para analisarem o processo. Eles pedem todas as avaliações, as recuperações, todos os diários de classe, enfim… é um baita processo que é montado e eles irão analisar com intuito de saber se houve falha no processo de avaliação.

    Se a diretoria de ensino mantiver a reprovação ainda há ainda o recurso junto ao Conselho de Educação ,ok?

    Se você quiser que eu escreva o documento entre em contato pelo e-mail: contato@soniaranha.com.br

    Abraços

  192. lucas Stênio comenta:

    dezembro 13, 2013 @ 4:51

    professora preciso muito de uma explicação minha filha foi retida no 1° ano do ensino médio ela se esforçou muito mas nao conseguiu passar pois suas notas finais foram muito baixas ela pode fazer a prova de reclassificação e se poder como faz para pedir essa solicitação

    por favor professora responda rapidamente sua ajuda é fundamental

  193. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 13, 2013 @ 4:57

    Olá Lucas,

    Reclassificação depende do colégio. Você terá que encontrar uma escola que faça a reclassificação, ligue e pergunte. O problema é se a sua filha ficou retida em muitas disciplinas ,daí fica mais difícil conseguir reclassificação.

    Você pode também entrar com recurso se compreender que é possível defender a sua filha , por exemplo, houve algum problema emocional que a afetou, enfim… é preciso provar que no processo de ensino houve problemas e culminando na não aprendizagem ou a aprendizagem foi prejudicada porque aconteceu algum episódio na vida dela que a afetou.

    Se você for do Estado de São Paulo o processo para recurso é mais claro. Mas você precisará correr porque há prazos bem precisos …

    A reclassificação não tem prazo e você poderá encontrar uma escola ainda que em janeiro,ok?

    Abraços

  194. Josiane Santos de Oliveira comenta:

    dezembro 17, 2013 @ 16:38

    Boa tarde professora Sônia Aranha,minha filha estuda no 9 ano do ensino fundamental e foi retida por falta no total atingiu 315 falta existe a possibilidadede reverter essa situação???Elaestuda em uma escola estadual do estado de São Paulo desde já agradeço pela atenção e aguardo sua resposta.

  195. Josy Mendonça comenta:

    dezembro 17, 2013 @ 17:21

    Profa. Sônia Aranha Minha prima foi retida agora o 1ano do ensino médio, ela não tinha faltas estouradas fazia as atividades porem não conseguiu tirar notas em todas inclusive fez até trabalhos de recuperação dos quais não não ficou sabendo que nota tirou, um dos professores dela disse que ela só faltava mais alguns pontos pra passar de ano então ela entregou trabalhos para ele e por fim a noticia que foi retida hoje o que devemos fazer? a escola é publica aqui em São Paulo os pais dela não entendem muito e estão desesperados. gostaria de saber se tem um modelo de pedido de reconsideração. att Josy

  196. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 17, 2013 @ 18:41

    Olá Josiane,

    Vai depender do dia que você recebeu oficialmente a informação que ela ficou reprovada, porque há um prazo de 5 dias úteis para entrar com pedido de reconsideração segundo a Deliberação n.120/2013 http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-n-1202013-reconsideracao-e-recurso/ é esta e não mais a anterior que está a vigorar.

    Se você estiver dentro do prazo entre em contato comigo com urgência saranha@mpcnet.com.br para eu lhe auxiliar,ok? Abraços

  197. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 17, 2013 @ 18:50

    Olá Josy,

    Vocês terão que ser rápidos porque há um prazo de 5 dias úteis a contar do dia que ela soube da reprovação.

    De modo que se ele não expirou expirará amanhã com certeza.

    Bem …

    Segue abaixo dicas de como proceder, ok?

    Leia : http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-n-1202013-reconsideracao-e-recurso/

    Como poderá notar na leitura da Deliberação , do dia que você souber oficialmente da reprovação você tem 5 dias úteis para entrar com o PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. Não perca o prazo.

    A direção da escola convocará o Conselho de Classe para reavaliar o processo de ensino/aprendizagem de sua prima e terá 10 dias para lhe dar um deferimento ou um indeferimento.

    Se o Conselho de Classe mantiver a retenção , você entrará em seguida com o PEDIDO DE RECURSO junto agora a Diretoria de Ensino, mas o documento é entregue na própria escola e a escola encaminha para a Diretoria de Ensino.

    Se a Diretoria de Ensino mantiver a reprovação ainda assim você poderá pedir o recurso para o Conselho de Educação do Estado de São Paulo.

    Para elaborar o Pedido seguem dicas:

    Ilma Sra
    _________________ nome completo da direção

    diretora pedagógica do Colégio ________________

    Eu ___________________ , residente à rua ______________ , portadora do documento __________________ responsável legal pela aluna ________________ regularmente matriculada no _______ do colégio ____________________ venho solicitar a V.Sa. reconsideração da reprovação de minha filha de acordo com a Deliberação CEE n.120/2013.

    Depois deste preâmbulo você relata o motivo pelo qual ela não atingiu os objetivos propostos nas disciplinas.

    No final você diz : Portanto, peço que V.Sa.intervenha convocando o Conselho de Classe novamente e que o processo de ensino/aprendizagem de meu filho seja novamente analisado conforme a Deliberação CEE n.120/2013.

    Subscreve , data e assina.
    ———————————————————————–
    Entregue o documento em duas vias.

    Uma entrega na secretaria da escola e a outra protocole na secretaria e guarde.

    Abraços

  198. Silvana comenta:

    dezembro 20, 2013 @ 0:26

    Boa noite Prf° Sônia Aranha, tenho uma dúvida, eu já entreguei o pedido de Reconsideração e foi negado, também já enviei o Pedido de Recurso, agora se a escola não entregar no prazo, o que acontece? Att. Silvana.

  199. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 20, 2013 @ 1:04

    Olá Silvana,

    Eu não sei.

    A escola é responsável por entregar o Pedido de Recurso em 3 dias úteis para a Diretoria de Ensino mas na Deliberação não diz o que acontece se isso não for feito.

    Diz apenas que se ela não der uma devolutiva aos pais em 10 dias do pedido de reconsideração o pedido é deferido.

    Mas nada menciona quanto ao encaminhamento a Diretoria de Ensino.

    Faça o seguinte:

    Você deve ter ficado com uma cópia do Recurso protocolado não?
    Então. Conte o dia que você entregou o Recurso o 1o dia , conte até o 3o dia. Depois conte 15 dias corridos será o dia que a Diretoria deverá entrar em contato com a escola para dar a devolutiva.

    Se a escola não entrar em contato , ligue para a Diretoria de Ensino e pergunte,ok?

    Ou ligue agora para a Diretoria de Ensino para perguntar se a escola encaminhou o Recurso. Fale com o supervisor que supervisiona a escola, ok?

    Abraços

  200. Nicholas Henrique comenta:

    dezembro 20, 2013 @ 13:37

    Sou de Maceio Aluno do 9 ano Fudamental 2 Se pode ser reprovado em uma materia

  201. Cleusa Gimenez comenta:

    dezembro 20, 2013 @ 13:49

    Profa. Sonia bom dia .
    Meu filho foi retido pela 2.vez o 1a. Do Ensino Médio .
    O Ano passado por não saber dessa Lei não fiz a solicitação do pedido de reconsideração na Lei – Deliberação CEE 120/2013 onde estudou desde o pré.
    Com a retenção ,mudei meu filho de colégio ,também particular ,Na Cidade de São Caetano do Sul onde resido .
    Na entrevista ao colégio expus toda as limitações do meu filho ex.( repetência,falta de atenção ,falta de interesse nos estudos ,pontos negativos e positivos e que estávamos fazendo acompanhamento medico para saber se estava com Déficit de Atenção ,pois conversa com professores anteriores ,ele sabe a matéria ,explicando oralmente ,quando passa no papel não consegue se expressar) me justifiquei humildemente a nova direção e acredito que foi meu erro .
    Tive que ir varias vezes ao colégio e questionar qual o motivo de tudo ser culpa do filho ,questionando descriminação .
    Enfim ,teria varias ocorrências para estar detalhando se caso se faça necessário.
    O motivo de estar escrevendo é que segui as suas informações ,enviei a escola a carta endereçada ao Diretor Pedagógico conforme modelo reconsiderando o resultado final.
    O resultado saiu no dia 16/12/2013 ,enviei a solicitação no dia 18/12/2013 ,e hoje ,dia 20/12/2013 as 15:00 h estarei retirando a resposta do pedido de reconsideração de resultado final.
    A minha dúvida é, caso seja negado novamente ,qua o meu procedimento nessa hora diante esse resultado no colégio ?
    solicito ao colégio ou eu que envio uma carta de solicitação de Recurso para Diretoria de Ensino não aceitando esse resultado ?Essa carta sou eu quem faço ou o Colégio ?
    Tenho que sair do colégio com uma copia dessa carta com protocolo ?
    Como fico sabendo qual é a Diretoria de Ensino Regional da Minha cidade ?
    É Diretoria de Ensino ou Delegacia de Ensino.
    Caso seja positivo a resposta ,posso estar mudando de colégio ?
    Posso estar enviando meu parecer para Diretoria de Ensino Regional ?
    no aguardo de um parecer e obrigada,
    Att
    Cleusa

  202. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 2:12

    Nicholas,

    Pode mas não é recomendável.
    Pode porque o Regimento Escolar pode constar esta possibilidade.
    Não é recomendável do ponto de vista pedagógico.
    Se você ficar reprovado por uma disciplina entre com pedido de recurso junto a Secretaria de Educação do Estado ,ok?
    Abraços

  203. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 2:24

    Olá Cleusa,

    Respondendo:

    A minha dúvida é, caso seja negado novamente ,qual o meu procedimento nessa hora diante esse resultado no colégio ?
    Você entrará com o Pedido de Recurso endereçado a Diretoria de Ensino conforme consta da Deliberação n.120/2013

    Solicito ao colégio ou eu que envio uma carta de solicitação de Recurso para Diretoria de Ensino não aceitando esse resultado ? Você recebe a resposta da escola ao seu pedido de reconsideração e esta resposta mantêm a reprovação. Em seguida você mesma faz o Pedido de Recurso endereçado a Diretoria de Ensino e entregue no colégio. O colégio é que encaminhará o Pedido de Recuso para a Diretoria.


    Essa carta sou eu quem faço ou o Colégio ?
    você mesma faz e é bem simples. Repete o cabeçalho do pedido de Reconsideração e diz que pede o recurso.

    Tenho que sair do colégio com uma copia dessa carta com protocolo ? Sim, certamente.

    Como fico sabendo qual é a Diretoria de Ensino Regional da Minha cidade ? http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp busque São Bernardo porque a mesma Diretoria atende São Bernardo e São Caetano.

    O nome da dirigente é SUZANA APARECIDA DECHECHI DE OLIVEIRA

    É Diretoria de Ensino ou Delegacia de Ensino? Diretoria de Ensino.

    Caso seja positivo a resposta ,posso estar mudando de colégio ? Sim, não há problema.

    Posso estar enviando meu parecer para Diretoria de Ensino Regional ? O procedimento é o seguinte:

    1) Você pega o xerox do seu Pedido de Reconsideração protocolado
    2) Você pega a resposta da escola e xeroca
    3) E o Pedido de Recurso.

    Coloque tudo dentro de um envelope e entrega no colégio , protocola o Recurso na Secretaria

    No envelope escreva

    Ilma Sra.
    Suzana Ap Dechechi de Oliveira
    A/C do Colégio tal
    Pedido de Recurso
    em mãos

    E pronto. O colégio é que fará o encaminhamento, ok?

    Abraços

  204. enedina ramidan comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 13:48

    Meu filho estuda na instituição do Colégio QI rio de janeiro há 5 anos, encontra=se no 9º ano, e estava na reavaliação de varias matérias, por poucos pontos, na semana do dia 9 de dez/2013 recebemos os convites de formatura e nós questionamos que faltavam 2 provas, mas não houve negativa da parte do colégio. Fomos na formatura dia 13/12, e a alegria do meu filho era imensa. A família foi. A formatura foi linda. Porem no dia do resultado 20/12 recebemos a ligação da coordenadora que meu filho havia ficado reprovado, em matemática por 0,5, e português 0,4.Disse que foi por comportamento. Ele é TDAH e TOD, tratado desde 7 anos, e tem acompanhamento mensal o neuropediatra e psicóloga. Fotos da formatura foram tirados, ate com o canudo. Peço a sua analise do fato que esta resumido. ah, a diretora vem dizendo que o reprovaria.

  205. Cleusa Gimenez comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 14:33

    Profa. Sonia boa tarde.
    Ontem estive no horario marcado na escola conforme mencionei e a escola deu parecer retido , me fazendo assinar ,onde coloquei uma observação que iria solicitar pedido de recurso.
    Lendo as duvidas de outros pais pais no seu blog ,verifiquei um parecido com o que estava precisando e confeccionei a carta de pedido de recurso endereçado a Diretoria regional da minha cidade conform modelo mencionado Enfim chegando ao colegio ,e estar retido mostrei a carta de pedido de recurso onde me obrigaram a pagar 45,00 por cada materia que meu filho ficou para estar enviando esse pedido a Diretoria regional e nao queriam protocolar .tirei xerox ,fiz com que protocolacem todas as vias e tirei uma copia onde coloquei uma observaçao que estavam cobrando o recurso ,(não gostaram)dizendo que nao poderia ter rasuras e redondi que observação não é rasura..Teria que pagar o pedido de rurso ?Pois não li em nenhum momento que teriamos que pagar para enviar o recurso.
    Obrigada por tudo
    Cleusa

  206. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 18:28

    Cleusa de Deus!!!

    Que escola é essa?!!

    Claro que não tinha que pagar nada!!

    Um ato normativo do Conselho de Educação do Estado de São Paulo é para ser cumprido.

    Faça denúncia na escola junto a Diretoria de Ensino.

    Esta atitude da escola é um absurdo!!

    Outra mãe me disse que a escola que recusou a receber o pedido de recurso , daí ela foi obrigada a ir até a Diretoria de Ensino que ligou para a escola obrigando-a a receber.

    Isso cabe também , acho eu, uma denúncia junto ao PROCON !

    Nunca vi tamanho desrespeito com a lei e com a cidadã ..

    Você deixou o Recurso lá?

    Então, denuncie a escola junto a Diretoria de Ensino diga que eles obrigaram você pagar para receber o recurso e que você quer uma garantia da Diretoria de receber o seu recurso porque pode até ser que a escola não encaminhe o recurso no prazo de 3 dias úteis.

    Abraços e quando tiver notícias peço para postar aqui porque ajuda muitos outros pais.

  207. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 18:32

    Endinara..

    Olha esse caso é para a Justiça.

    Nem tenho palavras para dizer o quanto eu lamento ter profissionais da área da educação com esta conduta.

    Acho que você poderia fazer uma consulta com um advogado penso haver elementos para uma ação por danos morais , constrangimento..

    Além disso você pode entrar com um pedido de recurso por ele tem TDAH e TOD.

    Se considerar a Justiça entre em contato pelo sonia@centrodestudos.com.br ok?

    Abraços

  208. enedina ramidan comenta:

    dezembro 21, 2013 @ 21:04

    Obrigada pela atenção
    Retornaremos ao colégio na segunda, dia 23/12, para conversar com a Coordenadora a respeito do fato. Em primeiro lugar estamos um pouco revoltados, o menino tem 15 anos, e parece que todos os colegas passaram e já sabem do ocorrido. Já fizemos até a matricula para o 1º do 2ºgrau e foi com sucesso, on line, tenho copia, pagamos 450,00 reais, levamos o contrato de prestação de serviços assinado para o colegio
    no prazo determinado, dia 16/12, fotos com o canudo de formando no facebook e elogios ao menino. Tenho outro filho que estuda no 6º ano e passu para o7º que esta muito triste com a saída, meu filho também. Eles tem muitos amiguinhos no colégio, pois estudam a muito tempo.
    Como fazer? Nosso natal esta afetado pois meu filho esta desolado

  209. Renato Matos comenta:

    dezembro 22, 2013 @ 13:54

    Olá Prof° Sônia! Parabéns pelo blog, pela dedicação e conhecimento! :)

    Meu nome é Renato, tenho 20 anos. Estudo numa escola estadual em São Paulo, soube dia 18 (quarta-feira) que repeti o 3° ano! Fiquei surpreso com o resultado porque mesmo com grandes problemas pessoais eu progredi!
    No 1° semestre fui péssimo: foram 9 vermelhas em cada bimestre.. com muitas faltas! Compensei as faltas após o pedido de trabalho pela direção. Fui mais assíduo com alguns atestados médicos nas minhas ausências e progredi tirando 3 vermelhas no ultimo bimestre, embora não alcancei os “famosos” 20 pontos de cada matéria no conceito final.
    Inclusive há mais 4 alunos da minha sala que reprovaram também, embora progrediram durante o ano tendo também entre 2 ou 3 vermelhas.
    Ouvi dizer que 3 vermelhas é o limite para considerar a aprovação do aluno. É verdade ou tem que alcançar os 20 pontos de cada matéria?

    5 alunos da mesma classe solicitam o pedido de reconsideração/recurso. De alguma forma será negado pelo motivo da quantidade de pedidos da mesma sala?

    Se o aluno nunca repetiu ele pode solicitar o pedido de reconsideração/recurso?

    Eu já posso entrar com o pedido de recurso indo na diretoria de ensino ou é preciso antes entrar com o pedido de reconsideração na escola?

    O resultado saiu dia 18(quarta), dia 23 farei tomarei providencias. Mas como eu posso saber o nome do Dirigente Regional para fazer a carta recurso?

    São essas minhas perguntas, ansioso aguardo sua resposta. E muito obrigado… já me ajudou muito com este blog!

    Abraços, que Deus te dê paz e conforto! Boas festas! :)

  210. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 22, 2013 @ 16:19

    Renato corra.

    Você , necessariamente , terá que entrar com o Pedido de Reconsideração baseado na Deliberação CEE n.120/2013 na 2a feira porque é o 4o dia útil.

    18 -1o dia
    19 – 2o dia
    20 – 3o dia
    23 – 4o dia
    24 – 5o dia – véspera de natal praticamente poderemos considerar feriado

    Então, resta-lhe a amanhã , 23/12.

    Leia a Deliberação e siga à risca

    http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-n-1202013-reconsideracao-e-recurso/

    1) Faça o pedido de reconsideração:

    __________________________________________________________________

    Ilmo Sr.
    ______________diretor

    Eu ________________ portador do RG _____________ residente à rua __________________ cidade de ___________ regularmente matriculado neste conceituado estabelecimento de ensino no _________do Ensino ________, venho mui respeitosamente solicitar pedido de reconsideração à V.Sa. do resultado final reprovado de acordo com a lei 8069/1990 em seu artigo 53, inciso III e com a Deliberação CEE n.120/2013.

    Relato do fatos: aqui você relata o que aconteceu para ficar retido do seu ponto de vista. Vco irá se defender.

    E conclui com

    Subscrevemo-nos na presente data aguardando uma devolutiva conforme determina a Deliberação CEE n.120/2013, reiterando à V. Sa. protestos de estima e consideração.

    __________________________________________________________________________________________________

    Assina e imprima em duas vias. Uma você entrega na secretaria da escola e outra você protocola e guarde.

    E aguarde porque a escola terá 10 dias para lhe dar uma resposta. Se a resposta for negativa vocÊ terá que entrar com o Pedido de Recurso endereçado para o Dirigente de Ensino que supervisiona a sua escola mas o documento é entregue na própria escola que estará encaminhando para a Diretoria de Ensino, ok?

    Não pode perder o prazo porque se perder sem chances…

    Corra… abraços e boa sorte!

  211. Renato Matos comenta:

    dezembro 23, 2013 @ 17:17

    Obrigado Prof. Sônia…
    A carta foi feito tudo foi feito.. mas quando cheguei na esola hoje (23/12) a escola estava fechada!
    Não sei o que fazer!!

    Estou procurando o telefone de uma delegacia/ diretoria de ensino.. supervisor, penso em alterar a versão da carta de reconsideração para recurso sendo para o supervisor (mas não sei o nome) enfim… não sei o que fazer em curto tempo!

    Peço mais uma vez suas recomendações assim que ler… agradeço.

  212. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 23, 2013 @ 18:04

    Olá Renato,

    Aconteceu com outra mãe também …

    Faça o seguinte:

    1) Continue com o Pedido de Reconsideração se está dentro do prazo.

    2) Você encontra o telefone da Diretoria de Ensino no http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp

    3) Provavelmente eles estão fechados e abrirão apenas no dia 26/12. Mas confirme.

    4) Não sei lhe dizer como poderíamos fazer para que houvesse um registro confirmando que você foi até a escola e a escola estava fechada em pleno prazo de reconsideração. Uma mãe pensou em um BO mas este documento só vale para alguns tipos de crimes… não sei.

    6) Leve o pedido de reconsideração direto na DE no dia 26/12 dizendo que a escola estava fechada e não recebeu.

    Uma lástima isso!! E se puder contar o que ocorreu agradeço porque há outros pais na mesma situação. Abraços

  213. Marleide comenta:

    dezembro 26, 2013 @ 16:37

    Segunda e terça (24) as escolas estavm fechadas por causa do ponto facultativo. O resultado da escola saiu dia 18. Ainda estou no prazo de enviar a carta de reconsideração?

  214. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 26, 2013 @ 17:17

    Olá Marleide,

    18 – 1o dia útil
    19 – 2o dia útil
    20 – 3o dia útil
    23 – 4o dia útil
    24 – (se feriado)
    25 – feriado
    26 – 5o dia útil

    Penso que sim (apenas hoje) se 24 for considerado feriado ok?

    Abraços

  215. daiane comenta:

    dezembro 30, 2013 @ 17:04

    ola!gostaria de saber o que posso fazer para ajudar meu filho de 12 anos foi reprovado em portugues ele esta no 7ano em pelotas RS FIQUEI SABENDO HOJE!ME AJUDE POR FAVOR!

  216. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 30, 2013 @ 19:25

    Olá Daiane,

    Fiz uma busca em atos normativos do CEE do RS e não encontrei nenhum que discipline o recurso contra o resultado final reprovado.

    Recomendo que entre em contato com a Coordenadoria Regional de Ensino em Pelotas que supervisiona as escolas públicas estaduais e as privadas.

    Peça orientação para entrar com Recurso contra a reprovação por uma matéria apoiada na lei federal n. 8.069/1990 em seu artigo 53 , inciso III que diz que a criança ou adolescente tem - ” direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.”

    O ato normativo deste post é só para o Estado de São Paulo ,por isso peço que entre em contato com o órgão que supervisiona a escola aí no RS, ok?

    Abraços

  217. maria de lourde dos reis comenta:

    janeiro 2, 2014 @ 17:32

    prof:sonia,por favor me ajude a entender moro no parana aqui eu sei que posso entrar com pedido de recurso entao entrei minha filha reprovou na recuperaçao do 9 ano e fiz o pedido ,deram a ela outra prova de matematica ,reprovou novamente,posso entrar com outro pedido diretamente no nucleo de minha cidade ??pois a professora dela reprovou 10 alunos de cada turma ,o que faço ,minha filha nao aprende a materia dela ela muito estupida com os alunos,obgada pela atenção

  218. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 2, 2014 @ 19:07

    Maria de Lourde,

    Você sabe me informar qual é o ato normativo ou lei que permite no Paraná entrar com o pedido de recurso?

    Se souber me informe ok?

    Porque é por meio dele é que você saberá se poderá pedir o recurso diretamente no Núcleo. Eu acho que pode mas se eu lesse o documento fica mais fácil ,ok?

    Abraços

  219. fabio comenta:

    janeiro 6, 2014 @ 12:53

    Bom dia Prof. Sonia,

    Obrigado pelo seu blog e por sua dedicação.
    Minha filha foi reprovada. Entrei com recurso na escola que manteve a retenção. Então entrei com recurso na diretoria de ensino e estou aguardando a resposta.
    Minha dúvida é se posso pedir a transferência de minha filha para outra escola antes da resposta da diretoria de ensino. Na escola me disseram que se eu pedir a transferência o processo se encerra e a retenção fica mantida.
    Obrigado.
    Abraços.

  220. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 6, 2014 @ 13:23

    Olá Fabio,

    Não sei lhe dizer se o que a escola alega tem fundamento.

    Eu acho que nada impede a transferência.

    No entanto, por prudência, recomendo que você ligue para a Diretoria de Ensino e se informe a este respeito,ok?

    Obrigada pelo elogio e se puder nos dar esta informação ajuda muitos pais.

    Muitas vezes as informações que passo aqui são informadas pelos pais. Veja, eu posso ligar para a Diretoria de Ensino para me informar o problema é que a Diretoria de Ensino, pasme, não me dá informação porque perguntam se eu sou mãe , de que escola estou a falar … enfim… eles não informam de modo genérico , então, não consigo obter informação , por isso sempre peço para os pais que se puderem passar a informação eu faço a divulgação aqui no blog para outros pais na mesma situação.

    Boa sorte!! Abraços

  221. VANESSA LOPES TRAZZI comenta:

    janeiro 8, 2014 @ 11:31

    PROF SÔNIA

    Minha filha 16 anos ficou retido no 1°Medio e no passado ficou retido 9º ano do ensino fundamental II. Agora, solicitei em outra escola a prova de reclassificação , esta escola solicitou a uma carta solicitando a reclassificação e motivo da solicitação. Peço a sua ajuda para modelo desta carta.

    abraço

    Vanessa

  222. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 8, 2014 @ 15:08

    Olá Vanessa,

    Faça algo simples.

    Ilma Sra. (se for mulher, se for homem Ilmo Sr.)
    _________________ nome completo da direção da escola

    Pedido de Reclassificação

    Eu ____________________ RG _________________ residente à ____________________ da cidade __________ responsável legal pela __________________________ venho mui respeitosamente solicitar desta conceituada escola o expediente de reclassificada de minha conforme indica a lei federal n.9495/96, em função da relação idade x série que está se distanciando e por acreditar que ela possa atingir os objetivos do 2o ano do Ensino Médio assistida por esta instituição escolar.

    Subscrevo-me na presente data

    Abraços e boa sorte!

  223. Victor Ferreira comenta:

    janeiro 9, 2014 @ 7:32

    Bom dia Professora, no dia 17/12 fui a reunião de pais, e deu o parecer que eu estava retido no 2o ano do ensino médio, fui lá com a minha mãe, mas a orientadora disse que eu não poderia pedir a reconsideração por conta do numero de notas vermelhas que obtive na media final, gostaria de saber se ainda posso pedir o recurso, porque teve amigos meus que pediram, cuja situação era pior que a minha e passaram, será que ainda da tempo de pedir? Obrigado

  224. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 9, 2014 @ 15:15

    Olá Victor,

    Depende do Estado que você mora. Se for no Estado de São Paulo o prazo expirou.

    Em Santa Catarina também expirou , então depende do Estado.

    Mas a sua Orientadora não sabe o que diz. O Recurso é seu direito nem que tenha reprovado em todas as matérias, ok?

    O problema agora são os prazos! Abraços

  225. Victor Ferreira comenta:

    janeiro 9, 2014 @ 16:40

    Sou de São Paulo, mas no entanto nem eu nem minha mãe sabíamos desse prazo, mas será que ainda consigo pedir? Indo na Secretaria e explicando o que houve?

  226. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 9, 2014 @ 17:34

    Olá Victor,

    Poder pode, tentar é uma possibilidade , mas acho difícil vc conseguir.

    Abraços

  227. fabio comenta:

    janeiro 11, 2014 @ 11:06

    Bom dia Profa. Sônia,

    Fui informado na Diretoria de Ensino da minha região que posso pedir a transferência de escola mesmo com o processo em curso. Caso seja dado provimento ao meu recurso a antiga escola deverá emitir novo documento de transferência informando a progressão do aluno.

    Aqui a luta continua estou aguardando a resposta da Diretoria de Ensino e depois se for o caso recurso na CEE.

    Obrigado pelo site que tem me ajudado muito.

    Abraços.

  228. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 11, 2014 @ 12:03

    Olá Fabio,

    Agradeço por compartilhar a informação.

    Não se esqueça que um expediente que você também poderá verificar é a reclassificação caso a Diretoria de Ensino mantenha a reprovação.

    A reclassificação dependerá também da escola tê-lo expresso no Regimento Escolar mas é uma alternativa para ser investigada, ok?

    Abraços e muito boa sorte!

  229. Versoni Cassel comenta:

    janeiro 24, 2014 @ 16:51

    Moro em São Paulo e meu filho foi retido no 1º ano do ensino médio( escola particular), pedi a escola a reclassificação mas ele não conseguiu atingir os pontos necessários. Posso pedir reclassificação em outra escola?

  230. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 25, 2014 @ 2:57

    Versoni, sim pode , sem problemas.

    Abraços

  231. Isabela comenta:

    janeiro 26, 2014 @ 17:34

    Olá, bombei há foi anos atras no primeiro ano do ensino médio, mas finalmente vou fazer o segundo esse ano, mas acontece q no ano passado quando pedi essa reclassificacao eu senti q o diretor da escola fez de tudo para me ferrar, ele queria mostrar que nao era pq eu vinha de escola particular que eu ia passar na pública, ficava dizendo que os alunos só procuram a escola pública quando. Precisam, ele não me passou NADA que ia cair na prova e fez uma prova extremamente dificil, que nem em sala de aula na escola dele eu fazia, ele me passou uma prova nível de particular, não nível da escola dele… Acabei nao passando, mas esse ano quero pedir outra prova de reclassificacao na mesma escola, só q dessa vez seria do segundo para o terceiro… Ele tem ou nao que me passar a matéria que vai cair? Eu sei que é do ano todo, mas eu ainda nao fiz o segundo, entao n faco ideia do que seja… Vc acha que ele vai querer me ferrar se novo? Devo fazer essa prova em outra escola publica?

  232. Lucas De Salvo Balilla comenta:

    janeiro 26, 2014 @ 23:07

    Olá, gostaria de me informar como saber quais escolas possuem reclassificação, e se essa reclassificação já foi feita na escola, se eles são obrigados ou não a abrir uma exceção para o aluno.

    Resido em São Caetano do Sul, e procuro a reclassificação nessa cidade

  233. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 27, 2014 @ 13:46

    Olá Isabel,

    Não há, que eu saiba, um ato normativo que determina os procedimentos específicos da reclassificação, há apenas os genéricos.

    Cada escola tem autonomia para elaborar os procedimentos.

    Ele deveria passar uma bibliografia visando a maior transparência das regras avaliativas. Peça para um responsável legal seu solicitar a bibliografia que cairá na avaliação.

    Também não penso que o diretor da escola quer “ferrar” você pessoalmente. Acredito que é falta de competência no cargo e não algo pessoal.

    Talvez fosse melhor você buscar uma outra escola já que poderá encontrar um diretor mais qualificado ao cargo do que este que você relatou.

    Em qual Estado você mora?

    Abraços

  234. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 27, 2014 @ 14:05

    Olá Lucas,

    A reclassificação é um expediente que a escola pode ou não incluir em seu Regimento Escolar porque a escola particular é autônoma para fazer esta opção.

    Para você saber só entrando em contato com cada escola particular e perguntar.

    As escolas públicas, em geral, possuem reclassificação em seus Regimentos Escolares, porque seguem a Resolução SEE n.20/98.

    Abraços

  235. Davi Douglas Nogueira comenta:

    janeiro 29, 2014 @ 20:35

    Olá Sonia tudo bem?meu filho repetiu a oitava serie ele estuda no SESI,e eu li que deveria ter feito alguma coisa depois de 5 dias ao ter ciência da retenção mas,eu não fiz nada e hoje eu gostaria de saber se é possível fazer alguma coisa a respeito

    Obrigado

  236. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 30, 2014 @ 5:32

    Olá Davi, se você mora no Estado de São Paulo o prazo expirou pela Deliberação n.120/2013 .

    Leia : http://www.soniaranha.com.br/deliberacao-cee-n-1202013-reconsideracao-e-recurso/

    Mas ocorreu um fato em 20/12 o CEE publicou um Parecer que suspendeu o prazo da devolutiva das escolas apenas neste ano http://www.soniaranha.com.br/perda-de-prazo-da-escola-contra-recurso-de-reprovacao-parecer-cee-n-4782013/

    http://www.soniaranha.com.br/perda-de-prazo-da-escola-deliberacao-cee-n-1202013/

    De modo que você poderá alegar que se a escola pode perder o prazo porque o pai não pode sendo que o SESI não lhe informou a respeito da Deliberação n.120/2013 ?

    Então, uma tentativa é você entrar em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona o SESI (embora SESI, SENAI e SENAC são bem complicados porque se acham a parte da área da educação) e peça informação. Se a supervisão negar, acho que você pode escrever um documento direto para o Conselho solicitando que o direito de entrar com o Recurso mesmo fora de prazo.

    Prestamos este serviço de escrever o documento mas cobramos honorários por isso,ok? Caso queira entrar em contato centrodestudos@centrodestudos.com.br .

    Abraços

  237. Hellen Duarte comenta:

    fevereiro 3, 2014 @ 15:40

    Boa tarde, eu gostaria de tirar uma duvida; é o seguinte minha filha ficou retida somente em uma matéria de historia e acho muito injusto dela repetir o ano todo por causa de uma matéria, Ela teve dificuldades de aprendizagem devido a uma cirurgia grave que a mesma fez e ficou fazendo tratamento em casa, depois disso tudo teve a greve dos professores, e toda a documentação de que ela faltou aula devido a saúde tenho como provar isso. E sempre vou na escola, nunca tem professor, nunca tem diretora e simplesmente não posso ficar de braços fechados, os procuro pelos mesmos pra termos uma conversa pra resolver o problema e eles dizem que não podem fazer nada, daí eu disse que eu ia procurar a seduc. O que vc me orienta? muito obrigada pela atenção. Até!

  238. Hellen Duarte comenta:

    fevereiro 3, 2014 @ 15:47

    Ah, ela cursa a 8° série e ficou retida na materia de historia e a escola é pública -Belém-Pa, E a secretaria disse que não foi só ela que ficou reprovada … nunca tem ninguém na mesma, tenho que marcar hora ou adivinhar quando vão trabalhar. Pois aguardo a sua orientação. obrigada.

  239. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 3, 2014 @ 16:43

    Hellen,

    Eu Recomendo você efetivar um pedido de recurso junto a Secretaria de Educação do Estado do Pará.
    Rodovia Augusto Montenegro, S/N – Icoaraci
    Belém – Pará – CEP: 66.820-000
    http://www.seduc.pa.gov.br/portal/arquivos/RAMAIS_SEDUC.pdf telefones.

    Você entre em contato para saber como você faz para pedir Recurso contra uma reprovação em um único componente curricular e que na escola você não consegue esta informação porque não há direção e tampouco professores para atendê-la.

    Se for o caso busque até a imprensa.

    Fazendo este pedido de recurso , garantidos pela lei federal 8069/90 , artigo 53, inciso III que diz que o aluno tem direito a contestar critérios avaliativos em instâncias superiores você reverte esta situação ok?

    Abraços

  240. aldevina c ap de souza comenta:

    fevereiro 4, 2014 @ 2:34

    Olá Profa. Sônia.Minha filha ficou retida no 8 ano no sesi de Cerquilho Sp.fiz opedido de reconsideração e o resultado decidido pela retenção.Então pedi recurso para GSE o resultado ja saiu amanhã vou saber mas provavelmente mante continua retida o que posso fazer.

  241. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 4, 2014 @ 4:59

    Olá Aldevina,

    O que é GSE?

    Porque vc não buscou a Diretoria de Ensino?

    Você usou a Deliberação CEE n.120/2013? Aguardo.

  242. aldevina c ap de souza comenta:

    fevereiro 4, 2014 @ 17:15

    Sim no despacho diz q aluna apresenta grande defasagem na aprendizagem decido pela retenção da aluna ela estuda desda 3 serie hoje sai o resultado da outra carta para DE pior de tudo estou devendo os livros do ano 2012 eu não consegui fazer a matricula para esse ano e o diretor falou que so liga para São Paulo se eu pagar mais a vaga nã

  243. Francisca Ramos Bonfim comenta:

    março 14, 2014 @ 4:24

    olá, meu filho cursou o 2º ano do ensino médio mais por motivos pessoais teve muitas faltas durante o ano letivo e reprovou por faltas mais apesar das faltas nunca ouve reclamações da escola e ele foi a todas as provas e sempre tirou boas notas, tanto que não tem nenhuma dependência e fechou o ano com notas boas e foi a primeira vez que reprovou.
    gostaria de saber se eu posso fazer alguma coisa para que meu filho não seja retido no 2º ano.
    obs. Morro em Sinop/MT

  244. Gizelli comenta:

    março 15, 2014 @ 18:17

    Sonia boa tarde
    Minha filha cursou do 1° ao 8° ano em uma escola particular e agora em 2014 resolvi trocar de escola pois julguei que matricular ela para cursar o 9° ano em uma outra escola particular conceituada e MUITO bem classificada no Enem traria vantagens de aprendizado, principalmente porque agora no final de 2014 o objetivo era passar em uma ETEC. Infelizmente o que esta ocorrendo é que ela esta tendo MUITA dificuldade em acompanhar a turma, inclusive essa semana que se passou, foi semana de prova e ela acredita ter tirado zero em algumas matérias (como geometria, física…) e ter ficado abaixo da média em todas as outras matérias. Antes de ser matriculada nesta escola, ela fez uma prova seletiva para que fosse verificado o nível de conhecimento, por isso imaginei que ela teria condições de acompanhar a turma…Eu gostaria de pedir sua opinião do que eu devo fazer, se seria melhor insistir até o meio do ano, ou se seria mais interessante mudar ela de escola imediatamente….ela nunca havia ficado de recuperação, nunca tirou nenhuma nota abaixo da média, inclusive sempre teve notas boas….agora minha preocupação esta sendo os danos psicológicos que toda essas mudanças possam causar….detalhe: inclusive mudamos de bairro para que ela pudesse estudar nesta escola….portanto neste momento está inviável voltar a escola anterior….Por favor me ajude com a sua experiência.

  245. Sônia R. Aranha comenta:

    março 16, 2014 @ 3:24

    Olá Francisca, não sei se já não é tarde para recorrer destas faltas… pois já estamos em meados de março, mas você pode tentar… a escola sendo particular ou estadual entre com Recurso contra a reprovação junto ao Conselho de Educação do Estado do Mato Grosso e aguarde. Eles demoram para dar um parecer , mas não custa tentar não é mesmo.

    Escreva um documento bem formal explicando os motivos pelos quais ele foi obrigado a faltar e que a escola não ofereceu compensação de ausência que evitaria a reprovação por falta. Diga ainda que ele atingiu todos os objetivos dos componentes curriculares e que seria um perda enorme ele ter que refazer o 2o ano.

    Secretária do Conselho Fone: (65) 3624 – 2219
    Rua Comandante Costa, Nº 349 – Centro – 78.005.400 – Cuiabá – MT

    Envie por carta endereçada aos Conselheiros.

    É uma possibilidade, pois não conheço bem a legislação de MT para eu lhe indicar um procedimento mais disciplinado em relação a este assunto, ok?

    Abraços

  246. Sônia R. Aranha comenta:

    março 16, 2014 @ 4:02

    Olá Gizelli, difícil opinar sem conhecer a sua filha , a escola …. mas .. vou palpitar baseada no que tenho visto.

    Algumas escolas que os alunos se saem muito bem no ENEM são muito tiranas, isto é, massacram os alunos com uma quantidade enorme de conteúdo, estudos, simulados, provas e etc… esse regime quase militar de exercícios exaustivos cerebrais não é para qualquer tipo de pessoa. Há pessoas que sob pressão vai muito pior … há pessoas que não são motivas pela pressão , ao contrário, são desestimuladas.

    Esse tipo de escola não vai mudar os seus procedimentos , infelizmente, eles querem resultados e para eles somente os alunos que atingem os objetivos são importantes , afinal , são estes alunos que fazem o colégio ficar no ranking das melhores escolas e , consequentemente, aumentam a receita com maior número de alunos…

    Vejo a grosso modo dois grandes caminhos a serem discutidos entre você, o pai de sua filha e sua filha:

    1) Encarar este colégio e arcar com todas as consequências , inclusive uma possível reprovação;

    2) Mudar novamente de escola e ir para uma que tenha um proposta pedagógica mais próxima daquilo que sua filha já estava acostumada.

    Atenção: quem tem que escolher é a sua filha porque é ela que terá que arcar com as consequências da escolha e é ela que sabe qual é a carga de estudo que ela aguenta carregar.

    Se ela optar por esta escola , comece a ficar como sarna na escola: marque reunião (tudo por escrito e protocolado) peça auxílio para a orientadora educacional, enfim… faça tudo e mais um pouco para envolver a escola com a sua filha, mas faça tudo por escrito porque se ela reprovar você terá documentos que podem auxiliar em um possível recurso.

    Veja que será estressante o caminho e o que vocês deverão pensar é se valerá a pena,ok?

    Não acho que mudar de escola mais uma vez afetará mais o psicológico dela do que enfrentar uma escola carrascona … na minha opinião o desgaste é igual .

    No final do ano passado fui contratada para fazer o Pedido de Reconsideração de um aluno de uma escola. Ganhamos , consegui reverter a reprovação , mas a situação era semelhante a sua … escola nova, 1o ano , o menino saia de casa às 6h e voltava às 18 h .. ficou exausto e só tirava notas abaixo da média, conclusão , teve que fazer terapia e ficou reprovado… segue abaixo parte dos argumentos que fiz para reverter a situação e que acho que servem de alerta para vocês:

    Este método de ensino por não cumprir a Resolução CNE/CBE n.02/2012 que em seu artigo 14 , inciso X diz:

    “ além de seleção criteriosa de saberes, em termos de quantidade, pertinência e relevância, deve ser equilibrada sua distribuição ao longo do curso, para evitar fragmentação e congestionamento com número excessivo de componentes em cada tempo da organização escolar;”

    causou no aluno um transtorno de ansiedade, somado ao estresse que o levou ao consultório médico psiquiatra iniciando o tratamento ….. De um filho tranquilo, lido agora com um jovem com dores de cabeça, ansiedade, suor e tremores nas mãos, enjôo, dores nas costas e gastrite emocional.

    O transtorno de ansiedade que acometeu o meu filho, advindo da metodologia de ensino adotada pela Escola , diz respeito a um fenômeno que tem sido combatido pelo Dr. Jorge Harada, chefe área de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria: o estresse escolar, causado por metodologias de ensino conhecidas até nos Estados Unidos da América como o massacre do ensino competitivo, o que desencadeia um processo orgânico que pode levar à perda da imunidade e causar até anemia.

    Além do enorme volume de conteúdos para memorizar, provas difíceis e quinze componentes curriculares para acompanhar, meu filho foi submetido a aulas particulares de física e de matemática, durante todos os sábados nos últimos meses, além de estudos exaustivos nas férias de julho.

    Depois citei alguns atos normativos a respeito de recuperação paralela que o colégio deveria ter feito… enfim… mas o importante é que por mais que a escola possa mudar ela vai manter o seu projeto político/pedagógico que é a competição , o chegar lá … onde mesmo é o lá?

    Acho que o chegar é importante, mas o percorrer o caminho, o percurso que é essencial.

    Abraços

  247. regiane comenta:

    junho 14, 2014 @ 0:40

    sonia boa noite
    meu filho estudava no sesi esse ano mas precisei tirar ele porque a diretora estava pegando no pe dele , porque ele nao atingia as medias , e como ele tinha um laudo de deslexia o conselho falou que ele nao era o perfil dos alunos do sesi .
    Fiquei magoada e achei melhor por ele em uma escola estadual , mas pedi a reclassificacao pois ele reprovou 2 anos .
    So que a escola me informou que ele tem que estudar todas as materias que e do 6 ano ate o8ano que e o ano em que ele esta no momento . E se ele nao conseguir passar na prova de reclassificacao o que poderei fazer.
    obs eu sou do estado de Sao Paulo

  248. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 17, 2014 @ 17:05

    Olá Regiane,

    Entre em contato comigo sonia@centrodestudos.com.br e conte-me com mais detalhes a situação de seu filho para verificar se há algo a ser feito, pois estamos terminando o 1o semestre do ano letivo.

    Abraços

  249. Natália comenta:

    junho 27, 2014 @ 19:28

    Olá!
    Tenho uma duvida… Tenho 14 anos e estou no 8° ano (7° série), vou fazer 15 no fim deste ano. Eu estou atrasada um ano, o motivo não me recordo mas tenho quase certeza que por causa da mundança de ciclo-série-ano, tivemos que fazer uma prova para passar de ano e não ficarmos atrasados, mas acabou é que eu não fiz(essa prova foi no 4 ano eu acho), e o pior de tudo é que eu repeti ano passado por falta(8°ano), pois devido ao meu pai ter falecido um ano anterior(final de 2012) acabou que a minha mãe teve que resolver muitas coisas e ela precisava de mim para ajuda-la e outras coisas como também precisava da minha presença. Agora isso está me prejudicando muito, pois tenho interesse em fazer intercambio high school, que é preciso estar no ensino médio(era para eu estar no 1°ano do colegial) e não ser repetente. O que eu posso fazer? (Mudei de escola esse ano, a outra que eu fiz a prova e repeti estava lá desde que era pequena, acho que dês dos 6 anos até meus 13) minha mãe pode entrar com recurso ou algo assim? (Ah, minhas notas sempre foram ótimas, apenas matématica que eu não sou muito boa, e eu tenho um comportamento muito bom também, tenho amizade com todos os professores e quase nunca do problema para escola) Obrigado desde já! (As escolas foram o sesi e a atual é o colégio Brasil, ambos particulares)

  250. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 27, 2014 @ 19:54

    Olá Natália,

    Agora não há nada a ser feito.

    Dependendo do seu Estado você poderia ter entrado no final de 2013 ou início de 2014 com recurso contra a reprovação, mas agora está fora do prazo e ninguém mais aceitará.

    Poderia também ter tentado uma reclassificação, mas agora não é mais possível.

    Recomendo:

    1) Concentre-se nos estudos este ano de 2014 , neste 8o ano, com afinco. Não falte e tire boas notas para fechar este ano;

    2) Você sendo aprovada, peça para a sua mãe solicitar nesta escola ou em uma outra a reclassificação. A reclassificação é um expediente que aplica-se uma avaliação e o aluno sendo aprovado ele é reclassificado para o ano seguinte. Então, você estando no 9o ano verificar a possibilidade de ser reclassificada para o 1o ano médio.

    3) Outra opção é verificar o EJA, mas isso apenas no próximo ano em que fará 16 anos. Desse modo que em seis meses você fecha o 9o ano do ensino fundamental.

    Não há muitas possibilidades porque você tem 14 anos a completar 15 anos , se fosse mais velha daí sim haveria outras alternativas.

    É o que eu posso lhe recomendar, ok?

    Abraços

  251. Walkyria comenta:

    julho 17, 2014 @ 0:25

    Olá, eu tenho um filho de 7 anos que está no 2 ano do ensino fundamental e tem ótimas notas, lê e escreve muito bem. Moro no rio de Janeiro e por causa do meu trabalho (horário) não tenho condição de mandá-lo todos os dias prá escola e não tenho com quem deixá-lo ou buscá-lo, portanto ele tem faltado muito as aulas. Acompanho todas as tarefas da escola com ele e trabalho mais exercícios das apostilas para ele não perder nada. Tenho certeza que terá aprovação por notas, mas e as faltas? ele poderá reprovar?

  252. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 17, 2014 @ 1:18

    Walkyria, sim ele poderá reprovar.

    A frequência tem que ser 75% da carga horária, se ultrapassar ele reprova.

    Para evitar isso pergunte na escola se há compensação de ausência.

    Mas outro problema é a escola denunciar você ao Conselho Tutelar. Se o número de faltas for grande ele tem a obrigação de assim proceder ,ok?

    Converse na escola, você necessariamente terá que resolver este problema mais dia menos dia, ok?

    Abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta