Recebo centenas de pedido de ajuda com relação a certificados de conclusão do ensino médio inválidos.

Mas o que é isso ?

O aluno não pode dar continuidade em seus estudos na época correta, o tempo passa e ele precisa concluir o Ensino Médio, afinal, sabemos que sem o Ensino Médio a vida profissional fica inviabilizada.

Então, o aluno recorre a modalidade de ensino a distância. Em geral, estas “escolas” dizem que basta fazer as provas , receber apostilas para estudo e pagar as mensalidades e receber o certificado. O aluno faz tudo isso,mas no final do processo, recebe um certificado de uma escola que ele não estudou e de um outro Estado.

Exemplo: o aluno estudou em uma “escola” em São Paulo, capital, mas ao receber o certificado verifica que foi emitido por uma escola que ele nunca viu na sua vida e que fica no Estado do Rio de Janeiro.

Qual problema configurado?

1) A escola para funcionar precisa de uma autorização da Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede, se ela não tiver autorização, isto é, credenciamento para funcionar, ela não é escola de fato,mesmo que tenha as portas abertas, carteiras e quadro negro;

2) A escola pode ter autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado no qual tem a sede e pode abrir um polo em um outro Estado e cidade, porém, para cada um dos polos terá que pedir autorização de funcionamento para as Secretarias de Educação de cada local que queira colocar um polo;

3) Sem estas autorizações estas “escolas” não são escolas de fato.

Se o aluno entrou em uma escola que não tem autorização, entrou em uma fria e recomendo que faça o ENCEEJA (O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que ocorrerá em outubro de 2017 (aqui) ou supletivo , EJA (Educação de Jovens e Adultos ) em escola pública que é mais confiável, para conquistar o seu certificado válido de ensino médio.

Se o aluno recebeu um certificado das escolas cassadas e já está adiantado nos estudos da faculdade, as saídas são:

1) Trancar a faculdade, voltar para o supletivo concluir o Ensino Médio e somente depois retomar os estudos na faculdade;

2) Se o aluno tem certificado de conclusão do Ensino Médio, no verso do certificado tem o carimbo da Secretaria de Educação, assinatura do inspetor escolar, tem o nome publicado no Diário Oficial do Estado, e mesmo assim a faculdade não aceita o certificado, o jeito é buscar a Justiça.

De todo o modo, esta situação de ter um certificado de conclusão do Ensino Médio inválido é bem complicada, não é fácil de sair , mas cada caso é um caso. O melhor seria não cair nestas arapucas, uma vez que caiu, sair não é nada simples.

Caso seja o seu caso e você quer resolver na Justiça, entre em contato: centrodestudos@centrodestudos.com.br  podemos indicar advogada que está obtendo êxito em casos assemelhados.

Tags: ,

Veja Também:

72 Comentários »

  1. Carlos Neto comenta:

    fevereiro 16, 2019 @ 22:14

    Prezada Prof. Sônia,

    Concluir o ensino médio no ano de 1991 por um supletivo em Salvador-BA que emitia a certificação por u convênio com escolas publicas. Pelo menos era isso que informavam. Ocorre que possuo o documento muito velho onde consta – de forma manuscrita – todas as disciplinas e notas de aprovação e no seu verso as informações de certificação do ano de conclusão e um carimbo da Secretaria de educação do Estado Bahia com as seguintes informações: “Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia – Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC 1. Tendo conferido o currículo constante neste documento confirmamos sua regularidade e autenticidade.”

    Ingressei numa Universidade de Direito no ano de 2014 no Estado de São Paulo e cursei até o segundo ano do curso. Em uma de minhas visitas a Salvador, resolvi solicitar uma 2ª vis da documentação na secretaria da escola, o que para minha surpresa não foi localizada. Fui orientado a ir a Secretaria de Educação do Estado o que ratificou a informação prestada pela secretaria da escola.

    O ano passado 2018, solicitei transferência para outra universidade – diga-se de passagem, uma universidade conceituada -, fato que informei no ato da entrevista de admissão o problema ocorrido. Fui informado pela própria secretária que a minha documentação era valida, que possuía os carimbos devidos e que não haveria problemas para a emissão de meu diploma. Ato continuo fiz o ENCCEJA no ano de 2017 e me certifiquei.

    Após a obtenção desta certificação precisei informar a faculdade que o documento só seria possível entregar em abril de 2018, o que não inviabilizo a minha matricula, pois a secretária responsável aceitou o documento velho para confirmação de matricula até que eu disponibilizasse o documento do ENCCEJA.

    Ocorre que não consigo ter paz de espírito e este assunto retorna a minha mente de tempos em tempos. Hoje possuo dois certificados: 1 de 1991 e outro de 2017, ambos entregues na faculdade. Retomei este assunto mais uma vez junto a faculdade e fui informado de que não haveria problema, pois apesar de velho o documento era legível e com os carimbos necessários.

    Me formo no ano que vem e estou preocupado com esta situação, pois se não validar o documento de 1991 o único que tenho a apresentar é o do ENCCEJA 2017, pois só o fiz para tentar resolver esta situação na possibilidade de haver problemas com a documentação antiga. Pois, soube que o diploma será emitido pela USP. Tenho 47 anos e me form aos 49 anos, é minha primeira graduação, já estou sentindo os benefícios desta graduação e não tenho – infelizmente – como perder tempo cm possíveis problemas que inviabilizem o exercício da profissão.

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 18, 2019 @ 4:08

    Carlos, você o procedimento correto. Se a faculdade não emitir o diploma.. é possível .. você apresenta o do Encceja porém ainda assim terá problemas com o conflito de datas e terá que resolver junto ao Conselho Nacional de Educação ou na Justiça. Recomendo que faça um documento para a secretaria acadêmica de sua faculdade explicando o problema e solicitando por escrito a resposta de seus questionamentos porque se depois não emitirem o diploma você poderá acionar a Justiça contra a faculdade, por perdas e danos, ok?

    att

  3. Carlos Ferreira Monteiro Neto comenta:

    fevereiro 18, 2019 @ 13:56

    Prof.a Sonia, boa tarde.

    Tenho um e-mail da faculdade confirmando o recebimento do certificado do enccejja com o ano de realização e a data de recebimento.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 18, 2019 @ 16:49

    Carlos.. guarde o e-mail…

  5. Luana Zanini comenta:

    março 14, 2019 @ 15:05

    Boa tarde

    Recentemente precisei confirmar dados de escola e me encontro com um probleminha minha escola era particular ou não? Quando fui verificar pois tinha feito supletivo, me encontro com outro problema pois ao que parece a escola está sendo processada por emitir diplomas falsos, então me veio a dúvida será que meu diploma é falso? Procurei pela internet inteira e não encontro sobre como verificar? O nome da “instituição” é Instituto de ciências e tecnologia que seria do estado do Rio de janeiro. Mais tbm não sei o que fazer caso isso se confirme, posso voltar a estudar? Tenho que entrar com alguma ação com a escola? Como faço para verificar a autenticidade do diploma?
    Pelo que me ajude…
    Desde já agradeço pela atenção…

    Att: Luana Zanini

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    março 19, 2019 @ 19:19

    Luana , sim esta escola está extinta. Ela teve o seu credenciamento emitido por meio de Parecer CEE n.003/2007 e tinha cinco anos de validade. Então, perdeu o credenciamento em 2012 e depois foi extinta.

    Eu recomendo que você presta ENCCEJA

    A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.

    http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja

    ou faça novo supletivo em escola pública e flexível.

    Não vale a pena continuar com este certificado que mesmo que tenha visto confere e o nome publicado no DOERJ terá problemas com ele.

    Preste o ENCCEJA e alcançando os objetivos você consegue o certificado de conclusão do ensino médio legal e válido em todo território nacional sem ter mais dores de cabeça, ok?

    abraços

  7. Daniel Russell Oliveira comenta:

    abril 11, 2019 @ 10:06

    Olá, bom dia!

    Em 2011 iniciei o supletivo em uma escola aqui do RJ. Fiz as provas e fui aprovado. Quando recebi o certificado, notei que o nome que estava no mesmo era de uma outra instituição.
    No verso do certificado fui até a Secretária de Educação e lá fui informado que o meu certificado é válido, pois tem a assinatura da secretária de educação e tem a assinatura do inspetor escolar.
    O nome da escola é Instituto Andreas Brunner mantido pelo CEBRED (Centro Brasileiro de Educação a Distância), que na época que me formei era credenciado e foi descredenciado um ano após eu ter me formado.
    Minha dúvida é: futuramente terei problemas com isso?

    Desde já agradeço!

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 11, 2019 @ 14:56

    Daniel, se ficar no Estado do Rio de Janeiro talvez não, mas eu recomendo que você abra um processo junto a SEEDUC para que ela lhe forneça uma certidão com força de certificado, assim fica garantido. Vá a um poupa tempo e abra o processo, ok?

  9. Daniel Russell Oliveira comenta:

    maio 18, 2019 @ 14:46

    Sim, a instituição estava localizada em um bairro aqui do Rio de Janeiro.
    Teria algum meio no qual eu possa agilizar esse processo para obter a certidão com força de certificado?

  10. Daniel comenta:

    maio 18, 2019 @ 14:56

    Sim, a instituição estava localizada em um bairro aqui do Rio de janeiro.
    Teria algum meio no qual eu possa agilizar esse processo para obter a certidão com força de certificado?

    Quando eu me formei, a escola tinha o credenciamento e autorização para funcionar. A conclusão ocorreu no dia 20 de Julho de 2012 e o descredenciamento ocorreu no ano seguinte. Como falei anteriormente, já fui até a SEEDUC e lá me informaram que o certificado é válido, pois tem a publicação no D.O, histórico escolar e o visto confere (carimbo e assinatura do inspetor escolar) no verso do certificado.

    Sou estudante do 8° período do curso de Psicologia, entreguei toda a documentação na faculdade e não me informaram nenhuma irregularidade. Porém, tenho medo de no final do curso ter algum problema e ser impedido de colar grau.

    Desde já agradeço pela atenção!

    Atenciosamente,
    Daniel Russell

  11. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 5:47

    Daniel, a certidão com força de certificado só consegue judicialmente.

    O que a SEEDUC tinha que fazer era lhe dar esta informação por escrito, assim você pode levar na faculdade.

    O problema é que certificado do Estado do Rio de Janeiro não estão sendo aceitos nas faculdades paulistas.. Elas aceitam no ato da matrícula e depois rejeitam na hora de emitir o diploma.

    É possível que tenha problemas mas você poderá :

    1) acionar a Justiça contra a faculdade que não está aceitando certificado que a SEEDUC diz que é legal.

    2) Acionar a Justiça contra a SEEDUC do Rio de Janeiro para que ela emita a certidão com força de certificado

    3) Prestar ENCCEJA ou CEEJA e depois solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos.

    ok?

    abraços

  12. Thiago comenta:

    maio 29, 2019 @ 17:49

    Boa tarde

    Estou com um problemão, fiz supletivo conclusão em 2011 , em 2014 entrei para universidade na qual cursei 6 semestres , até q pra minha surpresa a instituição disse q n poderia renovar a minha bolsa devido o meu histórico q parecia estar irregular , tentei entrar em contato com a escola mas ela n existe mais , então larguei tudo e fiz outro supletivo a minha dúvida é
    Consigo aproveitar os estudos q fiz entre 2014 a 2016 com certificado do novo supletivo concluído em 2018 ?
    Detalhe nao pretendo continuar a graduação em outra instituição de ensino

  13. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 5, 2019 @ 18:24

    Thiago, sim consegue aproveitar o que estudou na faculdade.

    Você faz outro RA, começa de novo, com o novo certificado.

    E pede equivalência de estudos para eliminar as matérias.

    Pode ter problema se a faculdade mudou a sua grade curricular, mas se for igual não haverá nenhum problema.

    abraços

  14. Jonas comenta:

    junho 29, 2019 @ 20:09

    Boa tarde sônia. Conclui os estudos no podio. Tive a publicaçao no diario oficial, historico porem o certificado invalido. Sou do RJ mesmo. Dai consegui concluir esse ano meus estudos em uma escola publica CEJA daqui do rio. Tive o nome novamente publicado no diario oficial so que desta vez com um certificado valido. Pode me dar problema eu ter uma publicaçao pelo podio em 2017 e outra agora por esse colegio publico? Pode dar algum problema de duplicidade? Essa que tenho pelo CEJA ta certinha, tem carimbo do inspetor e assinatura tbm. A do podio nao tinha.Obrigado.

  15. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2019 @ 0:38

    Jonas, respondendo:

    1) Não..haverá problema de duplicidade porque o certificado do Pódio é inválido.

    ok?

    abraços

  16. Arcanjo comenta:

    agosto 13, 2019 @ 18:08

    Olá Sônia.

    Li alguns dos seus posts e gostaria de apresentar minha situação:

    Completei o ensino fundamental à distancia pelo EJA em 2006 (+-), em 2007 me apareceu uma oportunidade (furada) e fui fazer o ensino médio à distância, recebi o certificado e fiquei feliz.

    Tão feliz que em 2010 me matriculei no curso de engenharia civil, no centro universitário augusto motta, no rio de janeiro.

    No 2o semestre de 2015 completei o curso e aí começou meu pesadelo: me informaram que meu certificado não era válido!!!:0

    Passado o susto, sacudi a poeira e resolvi cursar o ensino médio á distancia pelo EJA novamente, curso esse, concluído no fim do ano passado.

    Enviei cópia do certificado pelo mesmo email de contato em que a instituição me informou da invalidade do certificado anterior e logo após fiz umas 2 visitas à instituição procurando pela pessoa que “cuida do meu caso”, porém essa está inacessível e até então não obtive resposta, positiva ou negativa.

    Meu caso tem solução? O que devo fazer? Você pode me ajudar ou me indicar alguém que possa?

    Obrigado pela atenção.

  17. Eduardo comenta:

    agosto 27, 2019 @ 13:57

    Bom dia prof Sonia, eu conclui o ensino médio no pódio, tive o nome publicado no DOERJ, recebi o histórico mas não recebi o certificado. Fiquei lá com o nome publicado pelo pódio. Pois bem, decidi retomar os estudo e terminei em uma escola pública Estadual aqui do RJ através de supletivo CEJA, peguei uma declaração e estou no aguardo da nova publicação dessa escola estadual. Minha dúvida é: vou ter algum problema de duplicidade de publicação no DOERJ? Visto que já tenho o nome publicado pelo pódio e vou ter outra por essa escola estadual. Vou precisar entrar na justiça pra remover o meu nome no diário oficial pelo pódio, ou torná-lo sem efeito? Agradeço desde então.

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 27, 2019 @ 15:17

    Eduardo, não… não haverá problema, porque se o Pódio nem emitiu certificado…

    Eu acredito que não porque há um problemão com a Pódio.

    Quando fizer faculdade apresenta o certificado e o nome do Doerj da escola pública.. ok?

    abraços

  19. Paula comenta:

    setembro 19, 2019 @ 2:44

    Olá,

    Teria algum email para que eu possa tirar dúvidas?

  20. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 19, 2019 @ 3:58

    Paula, não tiramos dúvidas por e-mail. As dúvidas são sanadas de modo gratuito aqui no blog. Por e-mail nossos honorários para consulta é de R$ 60,00. centrodestudos@centrodestudos.com.br

    att

  21. Isabela comenta:

    janeiro 17, 2020 @ 22:28

    Conclui meu ensino médio em um estado, porém gostaria de tirar outro certificado de ensino médio por outro estado atravéz do EJA, tendo em vista obter bonificações regionais em uma determinada faculdade. Isso é possível ?

  22. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 20, 2020 @ 15:11

    Isabela, se o seu Ensino Médio era válido, não sei se conseguirá.. tente..

  23. M. Bruno comenta:

    fevereiro 11, 2020 @ 16:13

    Olá! Minha nota dá disciplina de Artes e Ed.Fisica não está no (SIEPE) que é um site da Educação de Pernambuco, do último bimestre, fiz EJA, e não tem como colocar porque só era até o dia 20/12/19. Eu questionei meu professor sobre, ele disse que houve algum problema, mas eu acho que ele vez foi esquecer de colocar a nota, porém, eu estou com nota, nos “aprovados”, anotado. Na ata do colégio, estou “aprovado”, só não está constando no SIEPE a nota, estou com “0”. Mas a gestora disse que não tem problema, que o importante é a “Ata” escolar está com nota, e estou aprovado, inclusive já peguei minha certificação do E.M Então, o meu medo é mais na frente eu precisar pegar outro certificado que concluir o E.M e eles forem olhar o SIEPE e eu estar sem notas salvas, como “reprovado” por conta do “zero”, meu medo é esse. Então, já pensei em tentar entrar em contato com o (SIEPE )para ver a possibilidade de incluir a minha nota. O que o Sra acha, devo me preocupar ??? Irei prestar o vestibular de medicina esse ano .

  24. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 29, 2020 @ 3:14

    M. Bruno, sim, você deve fazer isso.

    Entre com um documento junto a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco explicando o que houve e a correção.

    Este documento deve ser feito por escrito e gerar protocolo.

    Se quiser ficar melhor poderá ir até um Cartório para que faça uma notificação extra-judicial e o oficial do cartório irá na Secretaria …

    Precisa ser por escrito para que tenha prova de que você informou a Secretaria e solicitou uma solução, ok?

    abraços

  25. Rodrigo comenta:

    fevereiro 17, 2020 @ 21:54

    Conclui o ensino médio em 2008 pelo COBRA RJ, aparentemente meu certificado não é válido, a faculdade irá enviar para a secretária de educação para visto.

    O problema é, já conclui a faculdade e vi que meu certificado foi emitido após a publicação instruindo a cassação da escola. Existe algo que eu possa fazer? Há anos trabalho com contabilidade já fiz todos os tramites inclusive fui aprovado no exame para exercício da função.

  26. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 28, 2020 @ 22:51

    Rodrigo, o que você precisará fazer é concluir o Ensino Médio em uma instituição escolar autorizada. Você pode cursar um EJA, um CEEJA ou prestar o Enceeja.

    Após que obtiver um certificado de conclusão do ensino médio válido terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos para que a faculdade emita o seu diploma de graduação.

    eu presto serviço de escrever o documento para o CNE, mas cobro honorários. Quando precisar, entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  27. Emmanuelle Passo Teixeira comenta:

    fevereiro 27, 2020 @ 20:48

    Olá Sônia tudo bem?

    Eu conclui o ensino médio junto com a faculdade, pois terminei em 2003 e este não foi válido por não ser publicado no diário oficial e também descobri que era ilegal, então optei por correr atrás e refazer novamente, acabei terminando dia 12/12/19 e a faculdade conclui também dezembro 2019 só que preciso do diploma como posso fazer?

  28. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 28, 2020 @ 21:49

    Emmanuelle, o procedimento é escrever um documento solicitando junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos. O CNE emitirá um parecer e publicará o mesmo no Diário Oficial da União e com isso a faculdade emitirá o seu diploma.

    Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE, mas cobro honorários, caso precise entre em contato.

    ok? abraços

  29. Ana Paula comenta:

    abril 21, 2020 @ 15:43

    Olá, td bem?
    Estou com um problema.
    Em 2014 me matriculei em uma escola para conseguir me formar no ensino médio, paguei as mensalidades e td segunda feira ia a aula, no dia da prova a escola nos levou daqui de São Paulo até a escola pódio em nova Iguaçu – rj, chegando lá fiz uma prova que levou o dia inteiro e voltamos pra sp, passei na prova e meu certificado, diploma e cópia do diário oficial chegaram! Ótimo! Meu certificado tem tds os carimbos que você citou no post.
    Pois bem, entrei na faculdade, estou no 6 semestre e agora estão pedindo equivalência do segundo grau pq meu histórico não é aceito. O que eu devo fazer? Já estou quase me formando.

  30. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2020 @ 16:52

    Olá Ana Paula,

    Infelizmente os certificados de Ensino Médio na modalidade a distância oriundos de escolas do Rio de Janeiro que não tinham autorização para o Estado de São Paulo não estão sendo aceitos por aqui…

    Dá para acionar a Justiça que deve ser contra a SEEDUC e lá no Rio de Janeiro ? Dá, mas é caro e também demora…

    Eu recomendo que você refaça o Ensino Médio por CEEJA – Clara Mantelli, fica no Brás, mas há outras em São Paulo. É escola pública, gratuita e flexível, não precisa frequentar, agenda as avaliações e pronto.

    Em pouco tempo você terá um certificado emitido por escola pública e reconhecido aqui no Estado de São Paulo. Daí haverá outro problema que é o conflito de datas: entre o término do Ensino Médio e o ingresso do Ensino Superior e a faculdade não emitirá o seu diploma.

    Quando ocorrer este momento terá que encaminhar documento para o Conselho Nacional de Educação solicitando convalidação de estudos para que sendo favorável você leve até a faculdade o Parecer do Conselho Nacional de Educação e a publicação no D.O.U. e com isso a faculdade emitirá o seu diploma.

    Se precisar, na ocasião, poderá entrar em contato comigo pelo e-mail sonia@centrodestudos.com.br para que eu elabore o documento para o CNE , mas cobro honorários pelo serviço,ok?

    abraços

  31. Michele comenta:

    julho 17, 2020 @ 1:36

    Boa noite
    Poderia me ajudar ?
    Terminei o supletivo em fevereiro desse ano ,já
    Publicaram meu nome no DO estou no aguardo do histórico e certificado ,porém fiz em um polo aqui do
    Rio de Janeiro onde moro,mas a escola fica no Maranhão nome e São José de penalva ,gostaria de saber se terei problemas ,pois estou terminando meu curso técnico
    Desde já agradeço

  32. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 18, 2020 @ 15:38

    Michele, terá problemas.

    Escola de Ensino Médio de um Estado não pode oferecer ensino em outro Estado, exceto se tiver autorização da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão para atuar no Estado do Rio de Janeiro e também tiver autorização da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

    verifique se esta escola tem essas autorizações, eu suponho que não tenha.

    ok?

    abraços

  33. Anderson Mariano dos Santos comenta:

    agosto 4, 2020 @ 22:25

    Boa noite meu e Anderson concluir o segundo grau e forma de modulos tive o certificado certinho sem problemas mas os anos passaram e por meios de mudanças perdi a original do meu certificado e precisei da segunda via do certificado quando fiu procurar nao se encontrava no endereço que esta no certificado e sim em outro endereço com outro nome mas soube que a polícia federal fizeram uma visita e reconhecimento de todos os documentos o nome centro educacional carioca rj ele fica no engenho de Dentro número rua Hugo Bezerra 30

  34. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 12, 2020 @ 3:33

    Anderson, boa noite.

    Poxa, o Centro Educacional Carioca foi extinto. Acredito que não consiga a 2a via do seu certificado, mas se a sua documentação foi regular , a SEEDUC poderá fornecer para você.

    Se você é do Rio vá a um Poupatempo e lá busque a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e solicite certidão com força de certificado. Se o seu prontuário for encontrado, a SEEDUC emitirá a certidão e resolve o problema, caso contrário, terá que refazer o seu Ensino Médio e daí recomendo ou preste o Encceja ou uma escola pública, não faça em escola particular porque a maioria é irregular, ok?

    abraços

  35. Anderson Mariano dos Santos comenta:

    agosto 4, 2020 @ 22:27

    O que eu devo fazer me ajude desde já obrigado

  36. Geane Cardoso de Bessa Souza comenta:

    agosto 12, 2020 @ 16:49

    Por favor preciso fazer um curso e me pediram o histórico,mas estou com duas disciplinas pendentes oq faço.sera que a escola onde vou fazer o curso poderá me barrar?

  37. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 19, 2020 @ 1:33

    Geane, sim.. . se você está em dependência de duas disciplinas, não concluiu o seu curso. Precisa urgente resolver este problema, ok?

    abraços

  38. José comenta:

    agosto 24, 2020 @ 17:14

    Boa tarde.
    Me formei em 2008 pelo Colégio São Thiago em São Paulo.Recebi o certificado e histórico com visto confere tudo certinho.Ano passado matriculei em uma faculdade e agora para renovar a matrícula me pediram o registro no GDAE fui consultar e não há registro no meu nome,verifiquei que a escola foi cassada em 2010 (posterior a emissão do meu certificado que foi em março de 2009) como proceder para conseguir esse registro.
    Detalhe não moro em São Paulo atualmente.

  39. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 16, 2020 @ 0:52

    José, ocorreu uma ação judicial promovida pelo Colégio São Thiago em face ao Estado de São Paulo, mas não vingou https://www.jusbrasil.com.br/diarios/60174551/djsp-judicial-1a-instancia-capital-10-10-2013-pg-929?ref=next_button – Leia

    https://www.jusbrasil.com.br/processos/114867649/processo-n-0011864-6120098260053-02-do-tjsp?ref=goto Processo nº 0011864-61.2009.8.26.0053/02

    Infelizmente não é possível conseguir o GDAE porque houve um problema entre o Colégio São Thiago e a Diretoria de Ensino que solicitou que todos os alunos ou parte deles fossem excluídos do GDAE e é justamente no ano que você lá estudou.

    O Colégio São Thiago acionou a Justiça mas não obteve êxito pelo que eu apurei.

    De modo que recomendo que refaça o Ensino Médio porque não acho que obterá êxito acionando a Justiça já que há este processo sem êxito.

    E se já estiver na faculdade ou concluindo, após obter novo Ensino Médio (recomendo que faça o CEEJA porque é flexível se morar no Estado de São Paulo) terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação para que a faculdade emita o seu diploma.

    ok?

    abraços

  40. Samanta comenta:

    setembro 24, 2020 @ 22:34

    Boa noite!
    Estou com problema no meu histórico do ensino médio, está inválido.
    O último ano do ensino médio fiz EJA em uma escola particular já faz alguns anos e depois iniciei a faculdade e conclui, daí a faculdade me pediu para ir até a secretária da educação pois precisa do carinho para poder receber o diploma, então eu fui e descobri que a escola que conclui o último ano do ensino médio estava irregular. Então não sei o que fazer?
    Na secretaria me disseram que tenho que fazer novamente, pois o histórico é inválido.

  41. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 16, 2020 @ 3:36

    Samanta refaça o Ensino Médio em escola pública , se você for do Estado de São Paulo curse CEEJA gratuito, público, flexível e rápido ou preste Encceja.

    Depois terá que fazer convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Quando já estiver com o certificado de conclusão do Ensino Médio novo e quiser poderá me procurar para eu lhe orientar e elaborar o documento para o CNE, mas cobro honorários pelo serviço, ok? Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  42. Danilo Vieira comenta:

    outubro 4, 2020 @ 15:35

    Boa tarde!
    Conclui o ensino medio em 2011 na modalidade a distância aqui em SP, quando peguei o diploma aparece que me formei a distância pelo Instituo Andreas Brunner, estou no último ano da graduação em farmácia e na consulta dos meus dados na matrícula não tive nenhum problema, como faço para saber se consta a minha conclusão do ensino médio? Meu nome saiu no diario oficial do RJ como concluinte do ensino médio em 2011.

  43. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 15, 2020 @ 15:17

    Danilo, você pode solicitar junto a SEEDUC que verifique para você se o seu prontuário de aluno está consta dos arquivos da Andreas Brunner porque esta escola foi extinta …

    Em regra, terá problemas e em regra terá que refazer o Ensino Médio…

    Nós prestamos serviço de analisar a documentação escolar para saber há problema, se houver se teve resolver judicialmente ou refazendo o Ensino Médio, mas para isso nossos horários são R$ 60,00 … Caso precise entre em contato: centrodestudos@centrodestudos.com.br

    abraços

  44. Gabriela Vieira comenta:

    novembro 6, 2020 @ 4:47

    Boa noite, fiz o ensino medio eja em uma escala particular, nome da escola instituto educacional cariri na paraiba, mas meu certificado veio.com.o histórico escolar do ensino médio atrás dele, e não veio o historico escolar geral separado, acontece que a faculdade esta me pedindo o historico escolar será que esse que veio atrás serve? É normal a escola de dar o diploma mas não vir com historico separado?

  45. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2021 @ 3:11

    Gabriela, você terá que verificar junto a Secretaria de Educação do Estado da Paraiba se essa escola que você cursou é credenciada, isto é, pode funcionar como escola.

    Cada Estado tem um critério de formato de histórico escolar e certificado. Desconheço o formato dos do Estado da Paraíba.

    Quem vai poder lhe dizer se está correto é a Secretaria de Educação do Estado da Paraiba, ok?

    abraços

  46. Anna Luísa comenta:

    novembro 9, 2020 @ 15:55

    Boa tarde!
    Sou de Campos dos Goytacazes RJ e concluí o supletivo na Smart Treinamentos Matriz, aqui da minha cidade. Porém, ao pegar meu certificado, estava escrito o nome de outra instituição chamada EducAtiva – Instituto Brasileiro EAD, em Cuiabá MT. Ao pesquisar sobre essa instituição, a mesma não existe mais. No verso do meu certificado só tem a assinatura do diretor e da secretaria. Parece que essa instituição tinha credenciamento/autorização para funcionar de 2018 a 2020. Meu certificado está 1 de Abril de 2019 e ela foi extinta em Julho 2019. Até aí ok! Só que ainda erraram o ano, pois colocaram que concluí o segundo ano em 2008 e o terceiro ano em 2019. A secretaria da Smart, que foi aonde fiz o supletivo, diz que não tem nada de errado, ela até ficou de marcar para eu conversar diretamente com o Diretor. Mas acredito eu que está tudo errado, né? Acho que fui enganada pela segunda vez, a primeira foi com a Escola Jardim Triunfo. Há algo que eu possa fazer? E uma outra dúvida que tenho, esse ano concluí um curso Técnico mas ainda não peguei o certificado desse curso, ainda não sei se vai dar problema. Se por um milagre eu conseguir o certificado desse curso sem ter problema, mas ainda assim resolver fazer o Eja ou Encceja, esse meu certificado do Técnico deixa de valer? Não queria perder esse curso e nem o estágio que fiz.

  47. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2021 @ 3:07

    Anna Luisa, sinto muito..

    Eu sempre recomendo que supletivo EJA somente em escola pública. As escolas particulares , na sua maioria, são fajutas..

    Preste o Encceja..

    Não deixa de valer, mas para isso terá que solicitar a convalidação de seus estudos junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro responsável por escolas técnicas, ok?

    abraços

  48. jonathan comenta:

    novembro 13, 2020 @ 16:32

    Sonia, boa tarde!
    concluí ensino médio no Pódio, em 2015 tenho nome publicado, certificado e historico, olhando seu blog descobri o problema do pódio, estou desesperado pois me formo esse ano.
    pergunto:1) há a possibilidade da faculdade(particular) não ‘prestar atenção’ e aceitar meus documentos.
    2) caso não aceite posso me rematricular ano q vem fazer o enceja e enviar essa documentação datada de 2021?
    obrigado e parabéns pelo blog

  49. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 8, 2021 @ 1:33

    Jonathan, respondendo:

    1) há a possibilidade da faculdade(particular) não ‘prestar atenção’ e aceitar meus documentos. Difícil.. se for do Estado de São Paulo.. prestarão atenção.

    2) caso não aceite posso me rematricular ano q vem fazer o encceja e enviar essa documentação datada de 2021? Preste Encceja de 11 a 21 de Janeiro de 2021 inscrição e previsão de exame dia 25 de Abril 2021.

    Mas terá problemas de conflito de datas, daí terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Demora mas resolve.

    ok?

    abraços
    obrigado e parabéns pelo blog

  50. WP comenta:

    novembro 16, 2020 @ 10:59

    Bom dia, Profª Sônia.
    Em 2010 conclui meu ensino médio através do Instituto Latino de ciência e tecnologia.
    Em 2013 conclui meu curso técnico através de uma escola técnica estadual do município de Campinas, onde vive até meus 22 anos. Esta escola aceitou meu diploma do Instituto Latino e tenho em minhas mãos desde 2013 o histórico certificando que terminei o curso técnico onde está escrito no verso que conclui o ensino médio em 2010 por esta Instituição fraudulenta.
    Em 2015 vim para MG, e minha esposa foi trabalhar na secretária de uma escola estadual, esta escola estava fazendo inscrições para cursos técnicos, e uma aluna levou o mesmo histórico que eu tinha da Instituição fraudulenta, porém a escola não aceitou de maneira nenhuma este diploma. Ao receber este relato da minha esposa, fui fazer o ENEM 2016, (o último, por sinal, que aceitava a opção de concluir o ensino médio) e com a ajuda de Deus, obtive a nota necessária para poder ser certificado com o ensino médio.
    Desde então não tive com o que me preocupar, só que não, hoje apareceu uma oportunidade muito boa para mim, porém vou necessitar da apresentação do certificado de conclusão do curso técnico, e sei que eu serei excluído do processo seletivo se não conseguir trocar a data e estabelecimento de conclusão do ensino médio. Ao ler os relatos dos demais colegas observei que através da CONVALIDAÇÃO DE ESTUDOS, posso ter uma chance de ainda ser um cidadão com curso técnico, mas, não consegui entender se devo entrar com este recurso no Conselho Nacional de Educação no Estado de São Paulo (Capital), em Campinas ou Minas Gerais (Capital). Eu irei precisar do histórico do curso técnico em fevereiro de 2021, caso começasse o percurso deste recurso o mais breve possível, eu teria alguma chance de salvar meu ensino técnico e conseguiria fazer isso antes de fevereiro de 2021?

  51. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 16, 2020 @ 15:43

    Olá .. o Conselho Nacional de Educação é em Brasília, órgão que faz parte do Ministério da Educação que supervisiona o ensino superior.

    O pedido para a convalidação de estudos deve ser encaminhado para Brasília no CNE… Não tem nada relacionado com o São Paulo, Minas ou Campinas.

    Telefone: (61) 2022-7700 – Endereço: SGAS, Av. L2 Sul, Quadra 607, Lote 50 – 70200-670 – Brasília – DF

    Se você recebeu certificado de conclusão do Ensino Médio obtido via ENEM poderá escrever documento para que o CNE convalidando o seu Ensino Médio poderá apresentar juntamente com o certificado de conclusão do Ensino Médio e o do curso técnico.

    Não dá para conseguir este parecer até fevereiro porque o CNE demora 60 dias no mínimo para divulgar o Parecer . Tenho cliente que aguarda desde julho (100 dias) sem contar que teremos feriados de final de ano e o CNE deve parar um pouco em Janeiro como ocorre com o fórum.. então.. não acredito que consiga tudo no prazo que precisa..

    De qualquer forma tente.. quem não arrisca não petisca.

    Eu presto serviço de elaborar o documento e de orientar o encaminhamento e acompanhamento mas cobro honorários , caso queira contratar meus serviços entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  52. Cheila comenta:

    dezembro 18, 2020 @ 12:33

    Olá! Professora Sônia, tudo bem?

    Preciso muito de ajuda, a princípio conclui meu ensino médio em fevereiro 2018, na época recebi um papel assinado e registrado em cartório para ingressar na faculdade até a chegada do meu certificado, pois bem chegou o mesmo enviei para a faculdade e estou no aguardo deles, porém já estou no 5 semestre, agora em. 2021 indo para o 6° …total de 8 semestres …..pelo que vi meu nome foi publicado no DO, porém no meu certificado veio com uma escola que fica no Maranhão nome e São José de penalva . Como posso fazer para ver se é válido? A faculdade que faço fica no Rio Grande do Sul. Aguardo

  53. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 28, 2020 @ 2:36

    Cheila, em regra, se você não morou no Estado do Maranhão e recebeu um certificado de uma escola de lá.. o procedimento é irregular porque não há EAD dentre os Estados. Porque para que seja regular a escola do Maranhão tem que ter necessariamente autorização de funcionamento da Secretaria de lá para oferecer cursos em outro Estado e da Secretaria de Educação do Estado que quer oferecer curso.

    As escolas do Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso em modalidade EAD para EJA Médio não tem autorização para funcionar fora de seu Estado de origem.

    Esse é o problema.

    E acho difícil conseguir validar, mas poderá tentar entrando em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.

    Eu recomendo, no entanto, que preste Encceja as inscrições ocorrerão em 11 de Janeiro e o exame em 25 de Abril.

    Depois terá que convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação em função do conflito de datas entre o término do Ensino Médio e o ingresso no Ensino Superior , mas dá para resolver e a faculdade emitir o seu diploma, ok?

    abraços

  54. André Luíz da Silva comenta:

    dezembro 23, 2020 @ 13:58

    Querida Professora Sônia, eu fiz o Ensino Médio em uma Escola do Rio de Janeiro, J.ESCOLA TRIUNFO, em 2012, a referida Escola foi extinta e eu então entrei na Faculdade em agosto de 2014, me formei em Direito em setembro de 2019, daí, eu fiz a prova da OAB, passei na primeira fase, agora fiz a segunda fase e pelo gabarito também passei na prova.
    Pedi a Secretaria da Faculdade uma DECLARAÇÃO de conclusão do Curso, e a GRADE CURRICULAR, pois, são documentos exigidos para entrar na OAB.
    A Faculdade disse que meu DIPLOMA não pode ser emitido, pois, meu Certificado de Ensino Médio não foi registrado.
    Pergunto: Como posso fazer, e o que fazer?
    Muito obrigado.
    André Luíz da Silva

  55. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 28, 2020 @ 2:22

    André Luíz, eu recomendo que você refaça o Ensino Médio por intermédio do Encceja a inscrição vai começar em 11 de Janeiro e o exame será em 25 de Abril de 2021.

    Refazendo o Ensino Médio por Encceja ou por CEEJA (curso flexível e público para não ter erro de ser vítima de estelionato) você obterá um certificado de conclusão do Ensino Médio válido, mas mesmo assim terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos porque a data do término do Ensino Médio conflitará com a data de ingresso na faculdade, lembrando que pela nossa legislação de ensino o Ensino Médio é pre-requisito para o Ensino Superior.

    Não perde o que estudou no Direito. Mas terá que convalidar os estudos junto ao CNE.

    Acho esse caminho o mais fácil embora longo, porque recuperar o certificado do Triunfo é bem difícil porque essas escolas extintas do Rio de Janeiro são bem comprometidas .. para eu ter certeza teria que analisar a sua documentação.

    Dependendo da sua documentação pode até tentar junto a SEEDUC um processo administrativo solicitando certidão de escolaridade, que seria validar a sua documentação, mas em regra não resulta.

    Leia a respeito: https://sites.google.com/educa.rj.gov.br/transparenciaseeduc/institucional/perguntas-frequentes

    abraços

  56. Mateus barbosa comenta:

    janeiro 6, 2021 @ 0:07

    Olá me tire uma dúvida, eu paguei pra completar o ensino medio antes disseram que era um supletivo rapido de 1 mês ai eu fiz umas provas online e disseram q eu passei e que iam lançar no sistema, só que não recebi nenhum certificado e não tenho certeza se eles realmente lançaram minha conclusão do ensino medio, então eu to resolvendo fazer outro agora particular em uma empresa conhecida e credenciada tem algum problema eu fazer? Mesmo tendo a possibilidade de eles terem incluído algo? Quero fazer pra ficar tudo certo e com certificado pra apresentar na faculdade.

  57. Mateus barbosa comenta:

    janeiro 6, 2021 @ 0:16

    Ola eu não tenho certeza se o supletivo de conclusão online q fiz antigamente era reconhecido pelo mec, não recebi certificado posso fazer outro supletivo agora em uma empresa credenciada? Mesmo não tendo certeza se o que eu fiz deu certo? Quero fazer faculdade e tenho que fazer de novo eu posso?

  58. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 7, 2021 @ 21:39

    Mateus,

    Se você não recebeu o certificado, não concluiu o Ensino Médio.

    Preste Encceja. As inscrições ocorrerão de 11 de Janeiro à 21 de Janeiro e previsão de exame em 25 de ABril http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

    ok?

    abraços

  59. ivonild eoliveira comenta:

    janeiro 11, 2021 @ 20:55

    gente tambem estou nessa com meu certificado falso nem sei como fazer agora para tira meu CRESCI ——–SOCOROOOOOOOOOOO

  60. Jonathan Lima comenta:

    janeiro 14, 2021 @ 22:02

    Ola Sonia, entao, sou daqui do rj. Tinha entrado em contato com vc por email. Abri meu processo da seeduc eles nao dao um prazo, levei na seeduc minha declaração do ensino medio para eles e abri o processo. Preciso colar o grau na faculdade, caso a seeduc invalide minha declaração, eu consigo colar grau na faculdade fazendo o encceja mesmo tendo o conflito de datas? “terminar a faculdade primeiro” depois a escola. Quanto tempo demora essa carta pra explicar o ocorrido?

  61. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2021 @ 1:25

    Jonathan,

    1) Depende da faculdade, em regra, não.

    2) Não entendi bem, mas o documento (não é carta) para o Conselho Nacional de Educação para que este convalida seus estudos demora uns 120 dias, mais ou menos.

    ok?

    att

  62. Lucas Azevedo comenta:

    janeiro 15, 2021 @ 18:44

    Boa tarde Sônia,

    Me chamo Lucas, tenho 26 anos, e em 2012 concluí meu ensino médio através do modelo supletivo na instituição de ensino Centro Eduacional Pódio.

    Fiz as aulas presenciais na cidade que resido até hoje, Cabo Frio-RJ, porém descobri posteriormente a isso que a instituição detinha a sua filial no munícipio de Nova Iguaçu-RJ.

    Tenho certificado de conclusão, histórico escolar e publicação no DOU. Todos esses documentos comprovando a minha conclusão na data de 20/12/2012.

    A pouco verifiquei que existe uma CEE 093/2011 que certifica a legalidade do funcionamento da Instituição até a data de 31/12/2012. Gostaria de tirar uma dúvida: diante de tal resolução, os meus documentos tem a comprovação adequada?

    Estou muito preocupado pois esse é meu último semestre na Universidade Estácio de Sá, e tenho que apresentar os documentos para a colação de grau.

    Desde já agradeço pelo tempo disposto.

    Att,

    Lucas Azevedo.

  63. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2021 @ 19:13

    Olá Lucas,

    Você deve tentar junto a SEEDUC a certidão com força de escolaridade. Tente o e-mail protocolometro1@educacao.rj.gov.br

    Anexe os seguintes documentos a mensagem:

    a) Cópia da Cédula de identidade;
    b) Cópia de CPF;
    c) Cópia de comprovante de residência
    d) Cópia de Certificado ou Diploma (frente e verso) – Caso possua;
    e) Cópia de outros documentos escolares que possua.
    Todos os documentos citados deverão ser no formato PDF

    Provavelmente eles enviarão dois documentos para serem preenchidos. Tenho este documentos, mas envio apenas para clientes.

    Se a sua documentação for válida, a SEEDUC emitirá a certidão, caso contrário, não e você terá que refazer o Ensino Médio.

    Recomendo que faça a sua inscrição no Encceja para garantir. Ela vai do dia 11 a 21 de Janeiro e a previsão de exame é dia 25 de Abril, ok?

    att

  64. Lucas Azevedo comenta:

    janeiro 15, 2021 @ 19:26

    Sônia, primeiro gostaria de agradecer a prontidão para responder o meu comentário.

    Uma última dúvida:

    A CEE 093/2011, que diz que os formados até dezembro de 2012 pelo Pódio tem a veracidade de sua formação, não me contempla com o ensino médio completo? Se eu entregar na instituição de ensino superior essa CEE eles não irão aceitar?

    Obrigado mais uma vez.

  65. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2021 @ 20:04

    Depende… se o seu certificado tiver visto confere.. .. enfim.. melhor é verificar junto a Metropolitana de Nova Iguaçu ..

    Depende da instituição de ensino superior, mas em regra, não aceitam, mas vale tentar.

    abraços

  66. Junior comenta:

    janeiro 17, 2021 @ 15:24

    Sonia , primeiro agradecer pelos serviços prestados , até pq o sistema público não nós fornece serviços com qualidade .
    Gostaria de tirar uma dúvida , fiz um supletivo do ensino médio em uma escola particular , verifiquei que ela está cadastrada na Seduc , mais gostaria de fazer o encejja , pois o certificado e mais seguro , caso esse meu certificado realmente seja válido e eu mesmo assim faça o encejja , posso ter problemas depois ?

  67. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 17, 2021 @ 19:44

    Junior, acho que não dá problema… Mas se justifica prestar o ENCCEJA se o Ensino Médio concluído é irregular.. verifique junto a Secretaria de Educação se o seu certificado é válido…

  68. Junior comenta:

    janeiro 17, 2021 @ 23:52

    Sonia , eu fiz as provas em minas , mais o certificado e o histórico são do Rio de Janeiro , isso torna o certificado inválido ? Ou tem chances de mesmo assim ele ser válido ?

  69. Junior comenta:

    janeiro 18, 2021 @ 0:01

    Sonia , vi no certificado que tem um parecer que não eh necessário mais a publicação no diário oficial e nem a assinatura da inspeção escolar , sendo que fiz as provas em minas gerais e o certificado e histórico veio de uma escola do rio de janeiro . Tem condições desse certificado ser válido ?

  70. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2021 @ 3:04

    Junior, depende muito… em regra não é válido. Mas só vendo mesmo..

    Você pode solicitar para a SEEDUC conferi-lo para você.

    abraços

  71. Bruno Silva comenta:

    janeiro 21, 2021 @ 3:07

    Boa noite! Que terror isso! Jamais pensei em passar por esse momento.
    Fiz o supletivo no Colégio Apollo em 2007, emitindo assim o certificado pela entidade. Hoje, mo último semestre sou barrado por falta do documento. Em pesquisa no Diário não encontrei a publicação e após isso, pesquisando na Secretaria, consta apenas meu ensino fundamental. O que devo fazer?

  72. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 21, 2021 @ 3:16

    Bruno , muita calma nessa hora…

    O extinto Colégio Apollo foi cassado pela Portaria do Coordenador da COGSP 27/06/2008 publicada no DOE de 28/06/2008.

    Em 2011, muitos ex-alunos do Colégio Apollo buscaram a Justiça contra a Secretaria de Educação visando o visto confere, isto é, a inclusão do nome no GDAE – cadastro eletrônico de alunos da rede de ensino do Estado de São Paulo. Há muitos julgados. Alguns obtiveram êxito.

    Mas eu recomendo que você preste Encceja, amanhã é o último dia para inscrição. Exame previsto para o dia 25 de Abril.

    Ou curse CEEJA sendo do Estado de São Paulo. Há vários..

    Sempre, sempre escola pública que são confiáveis.. escola particular de supletivo em regra é fajuta.

    Depois de conquistar o seu novo certificado de conclusão do Ensino Médio terá problema com a data de término do Ensino Médio e a data de ingresso na faculdade.

    Daí terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos. Dá trabalho e demora mas resulta em regra.

    Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE e dou orientação, mas cobro honorários. Se porventura na ocasião precisar entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta