12
jan

GDAE e ENEM

por Sônia R. Aranha às 16:06 em: Política Educacional

Uma de nossas comentaristas a Joselma viveu um drama, mas com final feliz.

Tinha informado que havia prestado o exame do ENEM solicitando o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Como atingiu os objetivos , conquistou o certificado.

Tudo certo até a nossa amiga prestar um concurso público. Daí não queriam aceitar o certificado de conclusão do ensino médio porque não estava registrado no GDAE.

Ela nos relata o seguinte:

Olá, professora! Antes de procurar o IFSP, dia 11/12 procurei novamente a Pref, de São Paulo e notifiquei-os da intenção de acionar o MP. A diretora da DRE solicitou a análise da situação por um dos advogados do órgão de RH da própria prefeitura. Resultado: meu diploma é válido sim, pois o ENEM é parte dos programas de acesso à certificação a quem não o teve na idade própria (nova lei de acesso); sendo o MEC órgão superior, pode emitir o certificado sem que seja necessário o registro no GDAE. Como fui o primeiro caso, a DRE não tinha conhecimento desta legislação. Assumi meu cargo no mesmo dia. Agradeço sua atenção.

De modo que se vc prestou o ENEM, tem o certificado de conclusão do ensino médio e a faculdade ou qualquer órgão público do Estado de São Paulo exigir o GDAE corra atrás de seus direitos porque não há necessidade, ok?

Tags: ,

Veja Também:

19 Comentários »

  1. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 27, 2015 @ 6:00

    testando.

  2. Rafaelle comenta:

    fevereiro 15, 2015 @ 19:07

    Olá, Sônia. Gostaria de saber se é valido pra instituições como Efom, ita e ime o atestado de conclusão de ensino médio do enem. Obrigada.

  3. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 24, 2015 @ 20:28

    Rafaelle, sim é válido para tudo e em todo o território nacional.

  4. Reinaldo comenta:

    março 8, 2015 @ 16:31

    Olá Professora Sônia, boa noite!

    Sou de Minas Gerias, estudei em uma escola estadual deste estado até a 6° série, me mudei pra São Paulo em 2001.

    Em 2011, há exatamente 4 anos, consegui meu certificado do ensino médio através de uma escola que fica no Tatuapé; chamada Satélite Cursos, este diploma foi confeccionado pelo instituto Andréas Brunner.

    Porém no primeiro semestre de 2013 me ingressei na faculdade, portanto hoje curso o 5° semestre na Faculdade com previsão para terminar em dez. de 2016.

    Não tive problema para entregar este certificado a eles, não sei se foi a pessoa certa que conferiu, fato é que me matriculei e estou cursando Administração.

    Minha dúvida é; eu ainda corro risco de não pegar o diploma, será que posso procurar um outro método como o EJA por exemplo mesmo estando em curso na faculdade? Neste caso o erro foi deles de terem pegado o diploma (se falso) no ato da matrícula.

    Mesmo eu conseguindo outro certificado eu teria que começar tudo de novo, será que perdi o meu tempo? Na época eu não pensava somente em me dar bem, corria contra o tempo, não tinha e nem tenho tempo de voltar pra escola. Não imaginava passar por isso e nem tinha noção que esses diplomas eram fraudulentos.

    A Sra. por gentileza me indique alguém capaz de me informar, guiar neste sentido.

    Obrigado!!!

  5. Sônia R. Aranha comenta:

    março 10, 2015 @ 19:31

    Olá Reinaldo,

    Esta instituição de ensino, salvo engano, é do Estado do Rio de Janeiro e parece que tem autorização para funcionar. http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/par/2008/P%2008%20031.pdf

    Ocorre que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo não aceita certificado de escola de outro Estado sem o visto confere.

    Então, terá que entrar em contato com o Instituto Andréas Brunner e solicitar e a secretaria da sua faculdade exigir para expedir o diploma, ok?

    Para vc tomar uma atitude primeiro precisa ter certeza de que o seu certificado é inválido.

    Então, não passe os carros na frente dos bois… ok? abraços

  6. Diego Yachid comenta:

    novembro 9, 2015 @ 23:53

    Olá Sônia!!!
    Antes de tudo quero te parabenizar por dar esses conselhos tão valiosos, da pra perceber o seu amor pela educação.
    Estou com uma duvida que você já recebeu algumas vezes sobre o Instituto Andreas Brunner do qual tenho o histórico mais não o certificado de conclusão e não vejo outra forma de conseguir sendo através de um advogado, preciso do seu conselho, agradeço sua atenção.

  7. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 10, 2015 @ 20:38

    Olá Diego,

    O Instituto Andreas Brunner tinha autorização para funcionar. Leia http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/par/2008/P%2008%20031.pdf

    Terminou em 2013 o credenciamento. Se eles não renovaram então não possuem mais.

    Quando você cursou ?

    Bem, você mora em São Paulo no Rio de Janeiro? Dependendo do lugar eu lhe indico um advogado, ok?

    abraços e obrigada por seu elogio!

  8. Fernando de Oliveira comenta:

    dezembro 2, 2015 @ 17:11

    Professora tdo bem??
    Meu desespero é em relação ao instituto Andreas Brunner tbm.
    Conclui o ensino médio em uma escola aqui em SP e o meu certificado vejo do RJ com o nome do instituto citado.
    Isso ocorreu no período de 2009.
    Fui aprovado num concurso publico e estou a dia de levados documentos.
    Tenho historico,diploma, copia do diario.
    Corro risco de ser eliminado pelo fatp de o diploma nao ser de SP?
    Obg

  9. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 3, 2015 @ 2:24

    Fernando.. sim…
    O problema não de não ser de São Paulo, o problema é não ter visto confere no certificado e a escola não ter autorização de funcionamento nem aqui e nem lá!
    Tenta .. não há nada a ser feito agora. .. qualquer ação que você for fazer não dá tempo para apresentar a documentação no concurso..

    Depois há opções .. eu se fosse vocÊ faria ENEM 2016 e alcançando a pontuação vc consegue o certificado de conclusão do ensino médio válido em todo o território nacional e resolve o problema.

    Mas que terá que resolver esta questão não resta dúvida, ok?

    Se tiver condições financeiras para correr atrás de uma ação posso indicar advogada de São Paulo que já reverteu 8 casos assemelhados ao seu mas cada caso é um caso e a ação não é barata.

    É isso, infelizmente.. abraços

  10. Fernando de Oliveira comenta:

    dezembro 3, 2015 @ 11:43

    Obrigado Professora!
    Em todo o caso, me encaminhe, por favor o contado dessa advogada.
    Grato!!

  11. Marcia Carvalho comenta:

    fevereiro 5, 2016 @ 3:44

    Fernando de Oliveira ,o seu diploma foi aceito no concurso público?

  12. Daniel Monteiro comenta:

    março 9, 2016 @ 22:02

    Olá professora, boa noite.

    Tem alguns casos parecidos com o meu pelo visto, a situação é a seguinte…

    Bom, terminei o 3 ano do ensino médio através do instituto Andreas Brunner em 2010 e depois disso, iniciei a faculdade e estou hoje no 7 período (apresentei todos os documentos solicitados pela faculdade na época, histórico escolar, diploma e uma cópia da publicação no diário oficial). A questão é, eu corro risco de no momento em que eu me formar na faculdade, ter algum impesilio?

    Sou do RJ e estudo no RJ.

    No aguardo,

    Um abraço!

  13. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 12, 2016 @ 3:14

    Daniel, sim.. corre o risco.

    Com certeza terá que acionar a Justiça. Caso precise posso lhe indicar advogada do Rio de Janeiro e você faz uma consulta com ela,ok? Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    abraços

  14. Audrei comenta:

    junho 26, 2016 @ 17:20

    Olá professora, fiz o enem para certificação do ensino médio, tenho o certificado porém o registro não foi publicado no GDAE, fiz curso técnico e não consigo a certificação do mesmo por esse problema, como procedo? Obrigada

  15. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 2, 2016 @ 18:32

    Audrei, não sei lhe responder o motivo que isso não ocorreu. Eu acho que o certificado expedido via ENEM não tem e não precisa ter o GDAE , mas só a Secretaria de Educação que poderá lhe informar a respeito ,ok?

    abraços

  16. Cintia comenta:

    outubro 22, 2016 @ 13:40

    Conclui o ensino médio pelo Enem mais não costa na grade de publicação da GDAE e o lugar onde vou fazer a matrícula para o curso de enfermagem esta me pedindo a publicação da GDAE.Como faço estou desesperada.

  17. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 22, 2016 @ 18:37

    Cintia, não há registro no GDAE que eu saiba, mas verifique junto a Diretoria de Ensino que esta escola de enfermagem está eles poderão lhe informar. Leve o seu certificado obtido por intermédio do ENEM, leve o que diz o Guia do Certificado da edição do seu ENEM e discuta que não deve ter nenhum tipo de impedimento em relação ao certificado via ENEM, ok?
    Escola de enfermagem é osso!!
    abraços

  18. Milena comenta:

    outubro 17, 2017 @ 0:50

    Nossa, estou vendo os comentários e estou muito preocupada, fui fazer a matrícula no curo TTI e me pediram o certificado e nota no diário oficial, fiz o curso pela escola Satélite em 2010 e me entregaram só o histórico ? Preciso pra entregar no curso, como faço?

  19. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 17, 2017 @ 2:12

    Milena, não sei nada desta escola… verifique junto a Secretaria de Educação do seu Estado para verificar se esta escola tem autorização de funcionamento. A escola também não pode demorar muito para emitir o certificado se faz 7 anos que ainda não entregou é porque há algo de errado.

    Primeiro passo é saber junto a Secretaria de Educação se a escola tem autorização.
    Se não tiver, quando foi cassada a autorização
    Se foi cassada antes de você lá estudar ou durante

    Tudo isso depende da decisão de buscar reparação via Justiça ou largar e fazer EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública e obter um certificado válido, ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta