Tenho recebido muitas perguntas de jovens adultos angustiados  com o seguinte problema:

– Fizeram o Supletivo/Ensino Médio , em geral, a distância;

– Pagaram todas as mensalidades;

– Receberam o certificado do Ensino Médio.

Mas ao prestar o vestibular e serem selecionados no ato da matrícula na faculdade se deparam com um grande pesadelo:

“ O seu certificado de ensino médio não é válido.”

Se forem do Estado de São Paulo:

“ O seu certificado de ensino médio não é válido e seu nome não consta do GDAE.”

Coloque-se nesta situação!

doodled-desks-2-1193228-m

Mas tem casos piores:

Você ingressa no Ensino Superior , termina o curso , pagou todas as mensalidades e na hora de receber o seu diploma de graduação é informado pela secretaria da faculdade:

“ Não podemos conferir-lhe o diploma porque o seu certificado de ensino médio não é válido.”

Estes casos acima relatados não são exceções. São vários casos iguais a estes que são relatados  aqui no blog e fico pasma e me pergunto: como é que há tanta escola de supletivo fajuta, escola de ensino médio a distância fajuta ? Como conseguem autorização ? Não são supervisionadas pela Diretoria de Ensino?

Diante do pesadelo, estes jovens adultos saem em busca de informação: o primeiro passo é ir até a escola. Mas cadê a escola? Sumiu. Não há como entrar em contato porque a escola encerrou as atividades deixando vários ex-alunos a ver navios.

O jeito é recorrer a um advogado.

Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o  conteúdo a distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era na verdade um pólo de ensino a distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.

Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância  e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.

Neste caso, o juiz expediu oficio ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.

De modo que se você está vivendo esta mesma situação e quer constituir um advogado, entre  contato centrodestudos@centrodestudos.com.br  , indicaremos um advogado para tirá-lo deste pesadelo.

Mas se você quer apenas fazer uma consulta, faça a sua pergunta aqui mesmo no blog.

Consulta por e-mail estão condicionadas a uma doação de qualquer valor para que possamos atender centenas de pessoas que ,como você, nos procuram,ok?


AJUDE A MANTER ESTE BLOG – faça uma doação, clique no botão abaixo. Saiba mais sobre as motivações aqui

depósito no Banco Itaú – 341-ag.0546- c/c 69960-4-Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura-CNPJ 03.579.977/0001-01





Tags: , ,

Veja Também:

1.369 Comentários »

  1. Richard Teixeira comenta:

    fevereiro 18, 2014 @ 1:27

    Boa noite

    Sou de Poços de Caldas e fiz o eja numa instituição que chama paulistac foi caçado o mandato da mesma, assim ao entrar em contato com os responsáveis pedindo o certificado e histórico os mesmos me mandaram uma declaração e falaram que depois me mandava os mesmos. Isto já faz 2 anos e até hoje nada, porém já estou no terceiro período da faculdade e fui fazer o fies e me pediram o histórico porém não estou conseguindo entrar em contato com os mesmos. A declaração q tenho é do centro educacional pódio rio de janeiro. Por favor me ajudem pois não quero parar com meus estudos..

    Atc …

    Richard Teixeira

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 18, 2014 @ 2:08

    Olá Ricardo,

    Olha o único jeito é entrar na Justiça para que o juiz determine a recuperação destes documentos.

    Eu vou lhe indicar advogado para isso via e-mail ,ok?

    Abraços

  3. adriana comenta:

    fevereiro 21, 2014 @ 15:38

    A escola e m que fiz o supletivo simplesmente sumiu e a dona não emitiu o certificado, não sei o que fazer porque paguei todas as mensalidades e passei no vestibular e não posso dar seguimento. A escola fica no rj OCE – ORGANIZACAO CRISTA DE ENSINO LTDA – ME .

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 22, 2014 @ 3:45

    Olá Adriana,

    A situação é muito difícil porque nem o certificado você tem. O que tenho visto é o certificado é emitido mas não é válido, mas no seu caso nem isso. E se a escola desapareceu fica difícil também você acioná-la judicialmente.

    Recomendo você buscar a Regional de Ensino responsável pela supervisão desta escola e verificar se há algum jeito de você conseguir o certificado. Busque um advogado, ok?

    Abraços

  5. miguel comenta:

    março 14, 2014 @ 16:06

    Boa tarde, tenho uma dúvida, concluí e ensino médio em 1980, nesta época não o certificado não ia para o diário oficial, será que o meu diploma não é válido?

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    março 16, 2014 @ 4:15

    Miguel, se a escola era autorizada e se você tem o certificado e o histórico não vejo motivo dos seus documentos não serem válidos. Se quiser ter certeza entre em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona a escola, ok? abraços

  7. edemar antunes comenta:

    abril 5, 2014 @ 1:39

    sou de rondonia conclui o ensino medio a distancia pelo . cepead eo hstorico. emitido pelo colegio podio de jr .sera que isso e verdadeiro

  8. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 8, 2014 @ 17:12

    Edemar,

    Não compreendi a sua pergunta.
    Pode repeti-la?
    Abraços

  9. Rafael comenta:

    abril 7, 2014 @ 3:53

    Bom dia, tudo bem?

    Estou tendo problemas com o meu certificado de conclusão do ensino médio,
    conclui no ano de 2005 em uma escola publica de São Bernardo Do Campo, eles me forneceram a documentação e hoje estão
    falando que os documentos são falsos porque não consta que eu conclui os estudos lá.

    Hoje estou no ultimo semestre do ensino superior e preciso regularizar essa situação antes de terminar a graduação.

    O que devo fazer?

    Grato

  10. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 8, 2014 @ 17:19

    Olá Rafael,

    Este é um caso que deve ser regularizado via Justiça. Não vejo outra alternativa.

    Você deverá constituir um advogado e um caso deste tipo aviso-lhe que é caro.

    Posso indicar uma advogada de São Paulo especialista em direito educacional para que você faça uma consulta ,ok? Me avise caso queira esta indicação.

    Se não tiver condições financeiras de arcar com as custas de um advogado , recomendo que busque a OAB para que ela auxilie junto a Defensoria Pública.

    É o que posso lhe recomendar

  11. douglas comenta:

    abril 30, 2014 @ 16:14

    estou iniciando meus estudos a distancia pelo cepead , cujo o cnpj e do rio de janeiro pelo coleio podio, sera que essa instituicao e reconhecida pelo mec? sera que meu certificado e valido?

  12. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 2, 2014 @ 2:16

    Olá Douglas,

    Recomendo que você faça uma boa busca pela internet, ligue para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro para verificar se a escola é regular e autorizada, porque o que tem de fraude nessas escolas é incrível..

    Recebo muitos pedidos de auxílio de pessoas que foram vítimas dessas escolas fraudulentas.. gastam muito dinheiro e depois o certificado não vale nada e não podem ingressar na faculdade.

    Verifique junto a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro ok?
    Abraços

  13. Alan comenta:

    maio 5, 2014 @ 14:40

    Olá! Fiz um curso supletivo para conclusão do ensino médio, após aprovado me matriculei na faculdade com o histórico que os mesmo me passaram, já no final do curso descobri que esse empresa que ofereceu o curso era uma fralde, após colar na grau na faculdade recebi o certificado de ensino superior, ficando pendente o envio do histórico e diploma do ensino médio novamente para emissão do diploma e histórico do curso superior. Fiz o EJA e já estou com o diploma e histórico válidos pelo MEC em mãos, posso da entrada com os mesmo para solicitar o diploma e histórico do curso superior sem prejuízo de qualquer natureza? Muito Obrigado! Aguardo Respostas!

  14. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 6, 2014 @ 3:00

    Olá Alan,

    esta é uma pergunta que não tenho resposta porque eu teria que conhecer melhor o caso.
    Prejuízo de nenhuma natureza? Não sei lhe dizer , infelizmente você terá que encaminhar a documentação e verificar na secretaria da faculdade,ok?

    Abraços

  15. pamella de almeida sousa comenta:

    maio 8, 2014 @ 21:40

    ola boa noite…estou com alguns problemas na escola…muitas faltas devido o trabalho…nao sei se da parar recuperar..e pelo eja.Estou pensando em fazer o futura..e mais rapido.. ajuda a conseguir um emprego melhor. mais rapido…etc….me ajuda!!!!

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 10, 2014 @ 4:17

    Olá Pamella, você está no ensino fundamental ou médio?

    Pergunte na sua escola se há compensação de ausência e explique que está tendo problemas de frequência em função do trabalho, eles poderão abonar as suas faltas.

    Outro caminho é prestar o ENEM 2014 se você tiver 18 anos faça a inscrição e se atingir 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 em redação você conclui o ensino médio mesmo não tenho o fundamental, ok?

    http://enem.inep.gov.br/

    Abraços

  17. pamella de almeida sousa comenta:

    maio 8, 2014 @ 21:43

    quis dizer terminar…rapido…e o meu medo e n ser reconhecido..a prova e no rio de janeiro…vai no mesmo dia e volta no mesmo…tem apostilas..a escola e aqui perto de casa..sao bernardo….

  18. Ana Maria comenta:

    maio 12, 2014 @ 16:22

    Olá, boa tarde!
    Concluí meu ensino médio em uma escola particular no ano passado, pelo curso supletivo.
    Fiz minha matrícula na faculdade com a declaração de conclusão assinada pela diretora da instituição que cursei o supletivo e já estou quase concluindo o primeiro semestre na faculdade.
    Porém, no curso supletivo, toda a documentação e pagamentos sempre foram tratados com uma das secretárias.
    Fui nessa semana pra buscar meu certificado de conclusão do Ensino Médio e havia outra secretária encarregada do assunto.
    Me deu a pior notícia: disse que a antiga secretária havia sido demitida, pois estava fraudando a escola, e que o supletivo era terceirizado , sua sede era no Rio de Janeiro e que o meu curso não havia validade alguma e que não haveria certificado de conclusão algum. E o pior : que a Escola não poderia se responsabilizar, que a culpa era da antiga secretária, pois eles alugaram uma sala para ela trazer esse curso supletivo e que apenas ela era responsável e o máximo que poderiam fazer, seria me devolver o valor pago pelo supletivo.!
    E agora?
    Estou perdida, queria saber o seguinte: ainda que eu precise fazer novamente o ensino médio eu perco esse semestre que já cursei? Preciso trancar minha matrícula na faculdade?
    Obrigada, aguardo respostas.

  19. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 13, 2014 @ 2:35

    Olá Ana Maria,

    Sim, sem a conclusão do ensino médio não é válido o que está a cursar no ensino superior.

    Alternativas:

    1) ENEM 2014

    Faça a sua inscrição no ENEM 2014 e no ato da inscrição solicite que deseja a conclusão do ensino médio e escolhe o órgão certificador que em geral é a Secretaria de Educação.
    Atingindo 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 na redação você conclui o ensino médio e resolve o seu problema.

    O problema é que o exame é apenas em novembro. De modo que não conseguirá fazer a matrícula no 2o semestre da faculdade sem a documentação do ensino médio. É o que eu acho.

    Escreva um documento para a secretaria da faculdade em duas vias, uma você protocola e guarda com você, esclarecendo que não está de posse do documento do ensino médio porque ocorreu uma fraude que você só soube agora e que está a providenciar por intermédio do ENEM.

    Eu acho que é importante o documento para que você não seja acusada de usar de má fé fazendo matricula sem a conclusão do ensino médio.

    Você atingindo a pontuação conclui o Ensino Médio e tudo certo.

    2) Constituir advogado

    Você pode também constituir um advogado para ele analisar o caso e impetrar um mandado de segurança se for possível. Aqui você desembolsará um bom valor de honorários de advogado.

    De qualquer forma do jeito que está não pode ficar porque não será válido o seu ensino superior se não tiver o ensino médio, ok?

    Abraços

  20. anderson comenta:

    maio 17, 2014 @ 0:31

    Olá ,, boa noite

    em julho de 2013 , fiz um supletivo no colegio Nova era (antiga ANNA VASQUEZ ) em guarulhos , fui caminhado ate o Rio de janeiro para fazer a prova final , em Dezembro, depois de uma semana veio o resultado da prova . passei e peguei o diploma em Março desses ano . No diploma esta assinatura da DIRETORA – REG – XXXX MEC , a minha ass. e da Secretaria da escola .É REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CENTRO EDUCACIONAL PÓDIO , VEIO O HISTORICO E UMA FOLHA DO DIARIO OFICIAL , com meu nome completo destacado .

    hj entrei no sait do GDAE , e consultei. O resultado foi: o ensino FULDAMENTAL . Não sei o que fazer gastei mais ou menos Mil reis com isso ,, estou preocupado . peço sua ajuda , fiz sem pensar .. NÃO SEI se vale de alguma coisa isso Qe tenho em mão . O QUE FAZER AGORA ? PREFIRO NÃO ENTRA JUSTIÇA, NÃO TENHO CONTIÇÕES PARA CONTRATAR UM ADVOGADO , ACREDITO QUE DEMORATIA MUITO .. E TBM NÃO SERIA O PRIMEIRO , quero fazer um curso tecnico e preciso do lauda do GDAE .. AJUDA-ME 🙁

    Agradeço a atenção , Deus Abençoi .. e aguardando sua resposta ..

  21. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 17, 2014 @ 13:46

    Olá Anderson,

    1) Você já tentou entrar em contato? Que eu saiba o ANNA VASQUEZ tinha autorização de funcionamento e era regular, se foi vendido e mudou de nome continuou regular suponho… Verifique se há endereço, se eles fecharam, entre em contato com a Diretoria de Ensino de Guarulhos Norte (11) 2461-5759 ou Guarulhos Sul (11) 2442-2160 para saber se a escola é regular e que você tem todos os documentos mas o seu nome não está no GDAE.
    Informe tudo o que disse aqui e veja qual será a orientação.

    2) Se a escola é fajuta e você sofreu um golpe, então há alguns caminhos a serem perseguidos:

    2.1) Entrar na Justiça. Procure a OAB para lhe auxiliar junto a Defensoria Pública e você vai pedir um mandado de segurança para que a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lhe confira o certificado de conclusão porque você tem todos os documentos histórico e diário oficial e a Secretaria deveria supervisionar esta escola. Há jurisprudência neste sentido então seria uma saída.

    2.2) Deixar pra lá e prestar o ENEM 2014 , atingir 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 pontos em redação e concluir o ensino médio. A inscrição termina no dia 23/05. Corra para fazer a inscrição e indicar que quer o certificado de conclusão do ensino médio, ok?

    Se você fosse possível eu indicaria uma advogada para analisar o caso e resolver o problema mas como não é possível vejo que no seu caso o mais certo é prestar o ENEM e resolver este problema, ok?

    Abraços

  22. maria anisia comenta:

    maio 20, 2014 @ 15:59

    Senhores preciso urgente de ajuda,já estou entrando em depressão…
    Pois vou expor o meu problema aqui
    Fiz o ensino médio á distancia,tudo certinho, fiz as provas , e recebi o certificado.entrei em uma faculdade a distancia pela unopar, concluir tudo, colei grau, mas na hora de pegar o meu diploma eles alegam que o meu certificado do ensino médio é falso, ou seja não tem validade nenhuma.E nesse momento estou cursando uma outra faculdade de enfermagem,já to no 5 semestre, tudo financiado pela caixa econômica,moro em uma cidade e faço faculdade em uma outra cidade, ando 200 km por dia para estudar.
    E agora? Será que eu vou continuar nessa faculdade, pra depois passar por esse mesmo problema de não receber o meu certificado?
    O que vou fazer? Me ajudem por favor, em nenhum momento usei de má fé,.
    Minha duvida é será que eu posso fazer de novo um outro ensino médio e apresentar na escola, será que eles vão aceitar, quem eu posso recorrer? Quais são os meus direitos legais?tanto anos de esforço, será que tudo está perdido?me ajudem senhores por favor, até Oe meu desempenho na faculdade cai por conta desse problema, estou com medo e dúvida se prossigo ou não, mas já estou na metade do caminho do curso, faltam si mais 2 anos e meio.

  23. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 20, 2014 @ 16:19

    Oi Maria Anisia, infelizmente o seu caso deverá ser resolvido na Justiça porque acredito que na área de educação ficará difícil… mas em qual Estado você mora? Aguardo esta informação ,ok?

    Abraços

  24. maria anisia comenta:

    maio 20, 2014 @ 17:34

    SÓ PRA COMPLEMENTAR O QUE EU DISSE ANTES.
    FOI NA INSTITUIÇÃO DA CEJABRASIL QUE FIZ O ENSINO MÉDIO E APRESENTEI NA UNOPAR

  25. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 20, 2014 @ 17:43

    Maria Anisia, onde você mora?
    Aguardo.

  26. maria anisia comenta:

    maio 20, 2014 @ 17:46

    MORO NO ESTADO DE MATO GROSSO, NÃO ENTENDI A RESPOSTA.NA ÁREA DA EDUCAÇÃO É MAIS DIFICIL?ME RESPONDA SE FOR POSSIVEL, SERÁ QUE EU POSSO TÁ APRESENTANDO UM NOVO CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO PRA FACULDADE SERÁ QUE ELS ACEITAM?

  27. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 20, 2014 @ 17:54

    Olá Maria Anisia, apresentar um certificado de Ensino Médio recente pode configurar má fé que , por sua vez, pode parecer que se trata de falsidade ideológica,o que é crime.

    Então, eu recomendo que ajuste um advogado para resolver esta causa, ok?

    Perguntei o seu Estado porque se fosse de São Paulo poderia indicar-lhe um advogado.

    É isso! abraços

  28. sueli negrao dos santos comenta:

    maio 21, 2014 @ 3:07

    minha filha esta terminando a pos graduação em fisioterapia na faculdade de São Carlos. Por causa do serviço não consegui entregar a monografia isso pode impedir que ela receba o certificado

  29. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 21, 2014 @ 3:33

    Olá Sueli, sim, pode sim.
    Entre em contato com a secretaria da pós-graduação e verifique qual o procedimento que é preciso fazer, ok?
    Abraços

  30. francisco comenta:

    junho 2, 2014 @ 17:07

    olá boa tarde, eu gostaria de saber como consulta a validade do meu certificado de conclusão do ensino médio do estado do Pará. tem sait, exclusivo pra esses fins. agradeço att; Francisco machado

  31. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 3, 2014 @ 13:48

    Olá Francisco, recomendo que você procure a Secretaria de Educação do Estado do Pará. É ela a responsável para fiscalizar e supervisionar as escolas que expedem a certificação ok? abraços

  32. Anyh comenta:

    junho 4, 2014 @ 12:44

    Ola, fiz inscrição no ensino medio a distacia na pagaei 1500 R$ quando chego na minha casa veio somente um historico escolar, da escola podio do Rj vejo que muitas pessoas tem problemas com essa unidade de ensino gostaria de saber se essa unidade e valida, e se apartir da publicação no diario oficial tem validade!
    ESTOU MUITO ANGUSTIADA NAO SEI OQUE FAZER!

  33. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 4, 2014 @ 16:22

    Olá Anyh, não sei lhe responder porque não tenho estas informações.

    Quem poderá lhe dizer se o seu certificado é válido ou se você é vítima de golpe é a Secretaria de Educação do Estado de Rio de Janeiro,ok?

    Ligue na Secretaria ou em uma Diretoria Regional de Ensino e verifique se a Escola Pódio é legalizada ou não.

    Se não for você terá que fazer consulta com um advogado para saber o que fazer e fazer um BO.

    Infelizmente é o que eu posso lhe ajudar.

    Abraços

  34. Luiza comenta:

    junho 5, 2014 @ 14:46

    Olá, conclui o médio, só que no meu histórico do ensino médio, escreveram o nome do meu pai com uma letra errada, colocaram S ao invés de Z, isso pode me causar problemas quando ingressar na faculdade? Será que vou precisar do certificado de conclusão do ensino fundamental para mostrar na faculdade, pq eu perdi 🙁
    Grata.

  35. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 6, 2014 @ 4:54

    Olá Luiza,

    O histórico do ensino fundamental você solicita uma 2a via para a escola que você concluiu. É bom ter esse documento em mãos.

    Peça para fazer uma retificação de seu histórico na Secretaria de Educação ou na escola que você concluiu o seu ensino médio.

    Talvez não cause problemas , mas se há erro é melhor corrigi-lo,ok?

    Abraços

  36. andrea comenta:

    junho 6, 2014 @ 0:34

    fui vitima de um golpe..eu terminei os meu estudos na escola sao thiago essa escola ensino a distancia.isso em 2009,qdo foi esses dias eu fiquei sabendo que o meu diploma e o histórico não é válido e o meu nome n esta no gde.estou aflita na época gastei quase 1000 reais pra nada..estou apavorada me ajudem por favor?

  37. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 6, 2014 @ 4:57

    Andrea esta situação é bem difícil.

    Eu recomendo que você busque a Ordem dos Advogados do Brasil e peça auxílio jurídico para saber se é possível fazer alguma coisa ok?

    Infelizmente recebemos aqui inúmeros casos iguais ao seu e não é fácil resolver porque precisa encaminhar na Justiça..

    Recomendo também que faça um B.O. para que haja registro deste golpe,ok?

    Abraços

  38. Jéssica Alessandra Silva comenta:

    junho 9, 2014 @ 6:44

    Olá, então estou aflita demais pois tbm paguei em um supletivo em uma escola de cursos aqui perto de casa, e está escola fornece a conclusão do ensino médio a distância, fiz a prova , terminei tudo certinho . Pois recebi o histórico informando que estou apta a cursar o ensino superior . Porém até hoje não recebi o certificado ligo pra escola a moça informa que tenho que aguardar a sair no diário oficial, já faz 3 anos isso até agora nada, não sei que atitude tomar me inscrevi pra prestar o enem mais não coloquei na opção que eu desejaria concluir ensino médio, tem como voltar atrás? E a escola o que faço ? Liguei pra lá pois queria fazer o fies e a moça infomou que posso fazer . Não sei que atitude tomar ?! Obrigada aguardo resposta!

  39. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 10, 2014 @ 14:13

    Jéssica, se você atingir 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 em redação você pode pedir sim o certificado de conclusão do ensino médio mesmo não tendo indicado esta opção no ato da inscrição.

    Se concentra no ENEM e estude. As provas não são fáceis e portanto requer estudo.

    A escola vc terá que se informar junto a Secretaria de Educação para verificar se é autorizada a funcionar.

    Provavelmente vc foi vítima de golpe e para resolver a questão só na Justiça. Poderá buscar a OAB para auxiliar junto a Defensoria Pública.

    Ou constituir um advogado cujos honorários para este problema não são baratos.

    Acho que após 3 anos de enrolação da escola o melhor daqui pra frente é buscar órgãos competentes e denunciar a escola,ok?

    Abraços

  40. Jéssica Alessandra Silva comenta:

    junho 9, 2014 @ 6:46

    A então sou do litoral de São Paulo e no histórico a escola é do rio de janeiro . ?!

  41. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 10, 2014 @ 14:24

    Jéssica, infelizmente uma escola do Rio de Janeiro só pode atuar aqui no Estado de São Paulo a distância com autorização junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Provavelmente a escola não tem autorização e não vale nada o documento que emitirem.

    Para ter certeza você deve entrar em contato com a Diretoria de Ensino em Santos para que eles passem as informações necessárias, ok?

    Abraços

  42. Elizene comenta:

    junho 9, 2014 @ 15:00

    Bom Dia meu caso é igualzinho o da reportagem de vcs,
    a escola tem o nome fantasia Colegio Cristão USA, em São Paulo mas o colegio verdadeiro é esse COLÉGIO ALVO NÚCLEO DE ENSINO – FUNDAMENTAL E MÉDIO, A DISTÂNCIA do parana por isso foi cassada, agora estou entrando em contato com eles mas não resolvem nada, tenho o certificado mas eles falam que não acham meu documentos lá, Estou precisando tirar o gdae, não estou conseguindo tirar o creci. Espero uma resposta, Obrigada

  43. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 10, 2014 @ 14:35

    Elizene,

    Temos recebido inúmeros comentários com esse problema. Essas escolas de Supletivo a distância em sua maioria são fajutas, não possuem autorização de funcionamento e estão dando golpe no mercado.

    Alguns passos:

    1) Pegue tudo o que você tem dessa escola, qualquer coisa que servir de documento que você estudou lá.

    2) Entre em contato com a Diretoria de Ensino da região da escola (você encontra o endereço no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo do lado direito e superior da tela e clique em Central de Atendimento , depois em Localizar Diretoria de Ensino) Pergunte na Diretoria de Ensino se a escola é autorizada e se não for o que você deve fazer.

    3) Se na área de educação não tiver nada a ser feito. Faça um B.O. na delegacia de polícia para informar que vocÊ cursou , pagou e não recebeu o certificado.

    4) Faça denúncia ao MPF ou MP do Estado de São Paulo informando que vc foi vítima de um golpe na área da educação e que a Secretaria de Educação não tem feito a supervisão necessária.

    5) Você poderá também e ao mesmo tempo consultar um advogado para saber se há o que ser feito via Justiça mas aí você precisa arcar com os honorários do advogado ou buscar a OAB e a Defensoria Pública, ok?

    É isso! abraços e boa sorte

  44. Carla comenta:

    junho 9, 2014 @ 15:01

    Bom dia! Prezados

    Gostaria de tirar uma duvida,fiz o supletevo ensino médio
    em uma escola particular cujo hoje a mesma esta sendo
    cassada,hoje conclui o curso de Auxiliar de Enfermagem
    onde a escola solicitou o GDAE como devo procede
    meu certificado será válido.

    Desde já muito obrigada

    Carla.

  45. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 10, 2014 @ 14:39

    Olá Carla,

    Você deve buscar informações junto a Secretaria de Educação via Diretoria de Ensino da região da escola.

    Se ela foi cassada antes disso devia ter algum tipo de autorização de funcionamento então você solicite a Diretoria de Ensino saberá como lhe orientar .

    Agora se a escola não tinha autorização pode ser que não é válido o seu certificado e daí o seu curso de Auxiliar de Enfermagem não poderá ser validado.

    Se isso ocorrer você terá que constituir um advogado ou buscar a Defensoria Pública para resolver este problema.

    Se isso ocorrer faça um B.O. na delegacia de polícia.

    Está havendo um monte de golpe nesta área de supletivo a distância, infelizmente.

    Abraços

  46. josymar comenta:

    junho 12, 2014 @ 13:56

    Eu estudo na unopar e o primeiro semestre acabou esse mês e eu ainda nao levei meu histórico escolar e o prazo pra levar o histórico termina no final do mes , so q eu so vou conseguir pegar daqui 35 dias. Eu corro risco de perder o semestre?

  47. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 17, 2014 @ 16:59

    Olá Josymar , se você tem o seu certificado válido , de uma escola autorizada , acredito que não, precisa verificar na secretaria de sua faculdade, ok?
    Abraços

  48. Alexandro Ribeiro araujo comenta:

    junho 14, 2014 @ 17:07

    boa tarde, fiz o supletivo para jovens e adultos no futura do rio de janeiro inicio em 2007, voce saberia me dizer se o supletivo futura é reconhecido pelo MEC e se tem validade em belo horizonte (mg). Eu recebi o diploma o histórico e uma folha com a publicaçaão no diario oficial mas vendo os comentarios tenho duvidas sobre a autenticidade do documento ate mesmo porque quero prestar concurso publico desde ja agradeço a atenção.

  49. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 17, 2014 @ 16:42

    Olá Alexandro,

    1) Os supletivos não estão sob a responsabilidade do MEC . O MEC só cuida do ensino superior. Supletivo e escolas regulares de ensino fundamental e médio é de responsabilidade das Secretarias de Educação dos Estados, ok?

    2) Para você saber se o seu certificado é válido você deve entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O SEEDUC é descentralizado e há em cada bairro uma Diretoria Regional de Ensino que supervisiona as escolas. Entre no site do SEEDUC e verifique a lista de DRE e veja qual delas é a responsável pelo bairro da escola que você estudou. Na lista há o telefone e endereços das DRE,ok?

    Abraços

  50. ANTONIO CARLOS comenta:

    junho 15, 2014 @ 13:39

    BOM DIA GOSTARIA DE SABER COMO CONSULTAR UMA ESCOLA,EU FIZ O ENSINO MEDIO A DISTANCIA A ESCOLA CHAMA,CENTRO EDUCACIONAL CARIOCA ,E JA ESTOU COM O CERTIFICADO EM MAOS GOSTARIA DE SABR COMO CONSULTAR SE ELE É REALMENTE VALIDO

  51. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 17, 2014 @ 16:39

    Antonio Carlos você terá que entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro porque esta escola é do Rio.
    Abraços

  52. Sidney comenta:

    junho 18, 2014 @ 1:07

    Se vc quer estudar de graça e a distância e rápido procure o CEJA tem várias unidades no Estado do Rio de Janeiro, o ensino é a distância.
    http://cederj.edu.br/ceja/

  53. daniela morales comenta:

    junho 18, 2014 @ 20:27

    boa tarde!fiz o ensino médio através da formatec dizendo que eu concluiria em 2012 pois terminei no mesmo ano e passou dois para pegar o certificado que saiu em 2014,agora preciso do certificado com o visto confere e não vem com um visto ,do geito que a secretaria de ensino quer , mas a escola fala que o visto tem que vir com data e assinatura sendo que esse tem só não vem com a data do que foi assinado.fiz por intermediação da formatec de Mauá e vem com o nome da escola centro educacional podío do rio de janeiro.
    liguei na secretaria de educação de Mauá dizendo que não aceita o certificado pois eu conclui no rio e se eu morasse lá não daria na mesma.

  54. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 19, 2014 @ 5:47

    Olá Daniela,

    Este ensino a distância é complicado porque você fez a matricula em uma escola intermediadora, em um polo, mas a escola é lá no Rio de Janeiro e a Secretaria de Ensino do Estado de São Paulo não aceita porque a escola do Rio de Janeiro não tem autorização de funcionamento aqui no Estado de São Paulo.

    Mas a sua pergunta é pertinente : e se você estivesse morando lá no Rio de Janeiro e estudado lá o certificado não serviria? Sim, serviria.

    O problema não se restringe apenas na localidade, mas também a validade da escola. Em geral essas escolas não são autorizadas nem no Rio de Janeiro.

    Abraços

  55. Alexandro Ribeiro Araújo comenta:

    junho 20, 2014 @ 17:52

    Oi Sônia boa tarde, desculpa por incomodar mais uma vez, mas como fiz o supletivo no rio de janeiro se o meu certificado do ensino médio for válido eu poderei prestar concurso público em MG?
    Obrigado pela atenção.
    Boa tarde.

  56. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 21, 2014 @ 15:52

    Olá Alexandro, sim, se o certificado for válido pode prestar concurso em qualquer lugar porque o certificado é válido, ok?
    Abraços

  57. amanda matos comenta:

    junho 23, 2014 @ 1:32

    Estou bastante preocupada, pois conclui o ensino médio em um supletivo aqui no rio mesmo cheguei a pegar meu histórico e meu nome saiu na folha do diario oficial, só que agora preciso pra me formar em enfermagem meu certificado e o curso não existe mais o que faço. Obrigada!!

  58. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 23, 2014 @ 22:34

    Amanda, entre em contato com a Diretoria Regional de Ensino. Eles deverão saber informar qual é o procedimento a ser feito, ok?

    abraços

  59. Alexandre B. Gomes comenta:

    junho 27, 2014 @ 23:47

    Boa Noite consegui meu diploma através da secretaria de educação do Rio, pois meu colégio que me formei faliu, após quase 3 anos consegui meu diploma foi publicado em diário oficial, mas para minha surpresa o universidade não aceitou alegando que consta no documento conclusão de curso técnico e não de ensino médio, o que fazer pois estou vendo meu sonho de fazer uma faculdade ir por agua a baixo.

  60. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 28, 2014 @ 4:14

    Olá Alexandre,

    Não entendi direito:

    Foi o SEEDUC que lhe conferiu o certificado porque a escola faliu?

    ou

    Porque a escola faliu você procurou uma escola de ensino a distância para concluir o ensino médio?

    Se foi o SEEDUC entre em contato com eles para que façam a correção do certificado.

    Se foi escola de ensino a distância corre o risco do certificado não valer e você ter que entrar na Justiça.

    Em que ano está na faculdade?

    Aguardo

  61. Pedro comenta:

    julho 3, 2014 @ 15:45

    Boa Tarde, fiz o ensino medio a distancia, estou com meu certificado e tenho até copia da publicação no diario oficial, diante disto tem como uma faculdade particular não aceitar meu diploma de ensino medio ? ja que o mesmo foi registrado em cartorio e saiu até no diario oficial ? pergunto pois sou funcionario publico e levei o meu diploma onde trabalho para fins de carreira e la nao teve problema nenhum, penso que em uma instituição publica quando se entrega algum diploma ele devem conferir em alguma lugar a veracidade do diploma. obrigado

  62. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 3, 2014 @ 17:40

    Pedro, difícil responder.

    Está havendo muita expedição de certificado fajuto, inválido , inexistente de escolas a distância.

    Eu recomendo que você faça uma consulta junto a Diretoria de Ensino para saber se a escola que vocÊ concluiu o ensino médio é autorizada e se está valendo o certificado.

    Melhor resolver a questão logo do que entrar na faculdade e a mesma não aceitar.

    Não sei se a instituição pública analise assim o certificado para saber se é ou não legítimo… pode ser que sim..

    Abraços

  63. Eduardo Freitas comenta:

    julho 7, 2014 @ 13:23

    Bom dia, peguei o certificado em 2006 pelo ensino a distância Borba Gato, fiz prova presencial, cursei 1 ano de psicologia, depois 2 anos de arquitetura e finalmente me encontre e estou cursando propaganda e marketing, só que na renovação de matricula para o próximo semestre foi pedido cópia do certificado para que o mesmo tivesse o carimbo do “confere” acho que é esse o nome, e até o carimbo vir estou impedido de me rematricular, pelo que vi tal carimbo nunca virá.
    O que fazer agora?
    Estou desesperado.

    Att

    Eduardo

  64. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 10, 2014 @ 4:05

    Eduardo, você é de São Paulo?
    Acho que esta escola tem problemas.

    1) Você tem o certificado?
    2) Você entre em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona o bairro da escola e pergunte se a escola é autorizada.
    3) Se a escola não estiver autorizada o seu certificado não vale.

    Possibilidades: mover ação na Justiça , não é uma ação barata já lhe aviso . Se quiser posso indicar advogado.
    ou prestar em 2015 o ENEM para conseguir o seu certificado de ensino médio válido.

    Ok? Abraços

  65. Naftaly dos Anjos Matos comenta:

    julho 8, 2014 @ 15:31

    Bom dia.
    Primeiramente quero tirar uma duvida.
    Fiz o 3 ano do ensino medio numa escola publica e reprovei em biologia. Fiquei um ano sem estudar e decidi fazer supletivo para terminar logo.
    Fiz na Escola Drummond no Distrito federal. E ja faz um ano, quase dois e toda vez que eu vou la buscar o diploma, o dono diz que ainda não saiu.
    Um amigo meu fez na mesma escola 4 anos atras e quando foi fazer faculdade o diploma não valeu.
    Ja fui la e perguntei para o dono e ele confirma que a escola e autorizada. Não sei mas o que fazer.
    Ja perdi emprego por conta do diploma que não sai…
    E nesse meio tempo mudei e perdi o comprovante de pagamento. O que posso fazer?

  66. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 10, 2014 @ 3:17

    Naftaly,

    Você deve procurar a Secretaria de Educação do Distrito Federal SBN Quadra 02 Bloco C – Edifício Phenícia

    Lá você explica o que está acontecendo e peça orientação porque o seu histórico já deveria ter sido expedido… eu acho que a escola não tem autorização… o histórico e o certificado de conclusão são expedidos no máximo em 40 dias.

    Veja aqui não há listada esta escola http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/linkpag/part_inst_credenciadas_eja_2jul14.pdf

    Se a escola existir e tiver autorização peça para a Secretaria intervir neste processo.

    Se a escola não existir oficialmente… se você tiver documento comprobatório que frequentou a escola, fez avaliação e pagou faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.

    Daí infelizmente você foi vítima de um golpe e terá que fazer novamente o ensino médio.

    Poderá em maio de 2015 prestar o ENEM e solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. É bem mais seguro , mas precisará estudar para atingir os pontos necessários.

    É isso! Abraços e boa sorte

  67. Lana D. Soares comenta:

    julho 10, 2014 @ 18:01

    Boa tarde Sônia,

    Fiz meu supletivo aqui em SÃO PAULO porém a prova para concluir foi lá no Rio de Janeiro, no Centro Educacional Pódio. Meu histórico já chegou e aparentemente está tudo certo, ele tem o visto confere e lá tem umas numerações do SEEDUC. E o meu nome foi publicado no diário oficial do RJ.

    Quero ingressar em uma faculdade neste meio de ano, mas será que eu irei conseguir com este histórico?

    Procurei na internet sobre o Centro Educacional Pódio e em 2012 eles tinham a autorização do EJA para educação à distância. Porém não localizei nada que diga sobre 2014.

    O que eu posso estar fazendo? Gostaria de saber se é válido antes de pagar matrícula, etc.

    Obrigada!

  68. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 10, 2014 @ 18:49

    Olá Lana,

    Parece que está tudo ok.
    Mas para ter certeza você deve pedir informações ao SEEDUC Rio de Janeiro, visando confirmar se a escola tem autorização.

    E também em algum D.E. de São Paulo para saber se o seu certificado é válido aqui.

    É melhor pergunta para os órgãos competentes para ter certeza e não ter surpresas no ato da matrícula na faculdade, ok?

    Abraços

  69. Taynan Amorim comenta:

    julho 11, 2014 @ 0:29

    Olá, boa noite. Por favor, gostaria de ajuda.
    Farei minha matrícula semana que vem e me pediram CÓPIA DO DIÁRIO OFICIAL DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, e me informaram que eu conseguiria tirar na internet, mas não consigo encontrar o site para isso.

    Aguardo ajuda, obrigada!

  70. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 11, 2014 @ 5:35

    Taynan, busque no Google Diário Oficial do Estado

    E você terá que procurar dentro do D.O. a secretaria de educação e buscar o seu nome.

    É bem chato de fazer esta busca, terá que ter bastante paciência.

    Seu nome completo é Taynan Amorin Alves?

    Se for, achei = Pág. 153. Executivo – Caderno 1. Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 04 de Abril de 2014

    Link abaixo:

    http://www.jusbrasil.com.br/diarios/68625098/dosp-executivo-caderno-1-04-04-2014-pg-153/pdfView

    Abraços
    Se for isso está com sorte, pois já encontrei.

  71. Emerson comenta:

    julho 14, 2014 @ 20:42

    Minha namorada fez ensino a distancia pela Tabor Cursos localizada na Barra funda-SP ela concluiu o ensino médio la, e pegou o histórico escolar, no histórico consta que a escola que ela concluiu esta localizada no Rio de Janeiro!
    Porem a instituição mudou de endereço, telefone e já passou da data que pelo contrato constava que deveria ser entregue o Certificado, Hoje ela conseguiu entrar em contato e falaram que a postagem no diário oficial sera feita no fim deste mês e a entrega sera feita em 30 dias apos a postagem! Mas em alguns comentários acima eu vi que falaram que certificados emitidos em estados diferentes do de onde você estudou não são validos, isso confere?

  72. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 14, 2014 @ 22:17

    Emerson,

    Talvez esta escola é fajuta.

    É muito provável que o certificado não valerá aqui no Estado de São Paulo.

    Acho que sua namorada deve entrar em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona o bairro da Barra Funda para perguntar se será válido o certificado porque não terá o GDAE… verifique como se dará isso.

    Se não for válido terá que tentar via Justiça inclusive fazendo o BO se não sabia que a escola era do Rio de Janeiro …

    Abraços

  73. Débora O. Dario comenta:

    julho 15, 2014 @ 23:41

    Olá Boa noite….. eu sinceramente, perdi meu certificado, e li que muitas escolas acabam “não dando” o certificado válido.
    Sou de São Bernardo do Campo (SP), e conclui numa escola a distancia do Rio de Janeiro, porém hoje a escola não existe.
    Então não posso dizer que meu certificado não é valido, se ele não for sei que preciso acionar um advogado, mas então como faço pra conseguir uma segunda via desse certificado? e assim saber se tenho um certificado válido?

    Muito Obrigada.
    Perdão se fui confusa.

    Débora O. Dario

  74. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 16, 2014 @ 15:49

    Débora, se a escola não existe mais e não era autorizada não tem como você obter a 2a via de seu certificado.

    Se o certificado , válido ou não, não há o que fazer na Justiça porque não há como provar que você estudou.

    Infelizmente no seu caso recomendo que você faça a inscrição no ENEM em maio de 2015 para prestar o exame em novembro de 2015 para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Para isso terá que obter 450 pontos nas 4 provas objetivas e 500 pontos na redação.

    Eu não vejo outro modo porque escola extinta e sem autorização não há maneira de você obter o certificado. Se a escola fosse autorizada daí sim a 2a via do certificado poderia se expedido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, mas se a escola não era autorizada não há como a Secretaria fazer isso,ok?

    Abraços

  75. Eliane comenta:

    julho 17, 2014 @ 12:50

    bom dia
    Meu esposo fez um supletivo do ensino médio em 2010 na cidades de Governador Valadares – MG, o histórico veio do centro educacional carioca no RJ, neste ano 2014 ele começou a faculdade a distancia na UNOPAR, faz fez o 1º semestre e esta impedido de fazer rematricula pois esta faltando documentação, quando fomos verificar eles estão solicitando Certificado de Conclusão do Ensino Médio com certidão de veracidade de estudos realizados.
    Cópia do Diário Oficial com relação de concluentes do ensino médio na qual tenha sido aferida autenticidade de estudos pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o requerimento de matrícula assinado, porem no supletivo GV eles disseram que a instituição Carioca ainda não publicou e esta enrolando, o prazo que ele tem pra apresentar a documentação é ate dia 21/07 na UNOPAR e estamos com medo de ser uma fraude o histórico escolar que temos em mãos… o que devemos fazer nesta situação?

  76. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 17, 2014 @ 14:13

    Eliane,

    Temos recebido inúmeros relatos com este seu problema da mesma escola.

    Parece que ela não tem autorização para atuar no ensino a distância em outros Estados.

    E é provável que seu esposo tenha problemas ou na matrícula ou na hora da expedição do diploma.

    Caminhos:

    Entre em contato com o SEEDUC do Rio de Janeiro para saber se esta escola está extinta, se tem autorização para atuar em ensino a distância e se sim como você faz visto confere.

    Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2333-0612

    Se o SEEDUC disser que não..

    Faça um B.O. contra a escola da sua cidade porque foi ela que fez uma parceria fajuta.

    E entre na Justiça para tentar resolver esta questão. Infelizmente acho que deve ser fraude.

    Abraços

  77. Lucas Meneses comenta:

    julho 17, 2014 @ 17:53

    Conclui a escola em 2012, porém fiquei com 3 PP’s (Progressão Parcial)
    Terminei elas esse ano e entreguei agora na segunda-feira.

    A escola me deu uma declaração falando que conclui em 2012 e que meu histórico fica pronto em 60 dias.

    Cheguei na faculdade e eles não deixaram eu concluir a matricula, alegando que eu teria que ter no mino o GDAE, que eu tenho só o do Ensino Fundamental.

    O que devo fazer ?
    Ja paguei minha matricula na faculdade

  78. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 17, 2014 @ 18:16

    Olá Lucas,

    Se o histórico demora 60 dias para ser expedido inserir o número de registro no GDAE também.

    Faça um documento para o coordenador de graduação da sua faculdade explicando que a escola lhe deu um protocolo de que o histórico e o GDAE estarão prontos em 60 dias e que você já pagou a matrícula e que precisa que a secretaria libere a sua matricula e que em 60 dias você entrega a documentação.

    Se não funcionar você entra em contato com a Diretoria de Ensino que supervisiona a sua escola pedindo um documento que comprove que você terminou o ensino médio e que há um prazo para gerar o número de registro no GDAE.

    É isso! Abraços

  79. Tania maria comenta:

    julho 18, 2014 @ 13:35

    Bom…vejamos no meu ponto de vista está acontecendo…uma falta de informação entre o pessoal.”Gdai é para o estado de sp” não existe gdai para a cidade do rj, lá é “diario oficial” a faculdade, curso técnico que não aceitar o certificado simplismente por não está no gdai, é puro equivoco. Quem terminou no rio de janeiro é diario oficial, volto a dizer gdai é para quem terminou no estado de sp. Não é porque seu nome não está, no gdai que o mesmo é falso. Terminei o ensino médio no rio de janeiro e tb não estou no gdai, e sou advogada abraços.

  80. Henrique comenta:

    julho 19, 2014 @ 14:41

    Estudei e conclui ensino médio supletivo na escola visão em São Paulo no ano 2002 e descobri que ela foi cassada em 2004, e preciso da segunda via do meu certificado de conclusão, por causa da cassação da escola a minha conclusão de ensino médio perde a validade?
    Estudei todos os módulos e fiz as provas presenciais na época.

  81. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2014 @ 3:53

    Henrique,

    Você deve entrar em contato com a Diretoria de Ensino que supervisionava a escola.

    Ligue para a D.E Leste e pergunte qual é a DE responsável pelo bairro da sua escola. Telefone 26021271.

    A DE saberá dizer como fazer para você obter a sua 2a via, exceto se nada valia e você ficará a ver navios.

    Espero que consiga. Abraços

  82. Murillo Eduardo comenta:

    julho 21, 2014 @ 7:58

    Estou com um problema de certificado de conclusão do ensino médio.

    Poderia me indicar um advogado pra impetrar um MS?

    E-mail: mmtmark@hotmail.com

  83. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2014 @ 3:54

    Olá Murillo, enviei a indicação por e-mail ,ok?
    Abraços

  84. ailton mendes comenta:

    julho 21, 2014 @ 22:32

    conclui o ultimo ano no supletivo a distância em Guarulhos, e fiz a prova no centro educacional pódio em Resende RJ avenida Getúlio de moura 392 centro de nova Iguaçu CNPJ 07.067.922/000-65. recebi o diploma com minha assinatura do diretor e da secretaria escola, e reconhecimento de firma, e papel com meu nome no diário oficial td certinho,mas quando fui fazer a matricula em um curso técnico eles n receberam pq n ten o visto confere. fui na escola e pedi pra eles, ai pediram meu certificado e mandaram eu reconhecer firma no cartório que eles conseguia o visto p min. pq eles so coloca o visto se o aluno pedir.. será si e valido si eu não cai em um golpe obrigado..

  85. ailton mendes comenta:

    julho 21, 2014 @ 22:35

    obs: minhas aulas foram todas presenciais.. durante 4 meses

  86. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 22, 2014 @ 4:02

    Ailton, parece que está tudo certo .. mas você conseguirá saber se entrar em contato com a Diretoria Regional de Ensino em Resende para saber se a escola que você foi fazer as provas tem autorização.

    Segue o link para vc pegar o telefone da DE de Resende http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=375402

    Pelo seu relato, parece que a escola é autorizada, mas é bom confirmar.

    Abraços

  87. Angela Maria comenta:

    julho 22, 2014 @ 23:17

    Boa noite
    Fiz o supletivo do ensino médio na escola Borba Gato em Santo Amaro em 2004. Me matriculei na faculdade e estou há um ano do término e descobri que a escola fechou. Eu peguei o certificado. Será que consigo na justiça uma autorização para validar meu diploma?

  88. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2014 @ 19:00

    Olá Angela, é possível, mas não é certeza.

    Soube de casos que foi o aluno conseguiu, só tentando infelizmente.

    Mas antes de pensar na Justiça verifique na Diretoria de Ensino Sul 1 – Endereço: R. Pensilvânia 115 – BROOKLIN
    Telefone: (11) 5094-4137/4138

    Ligue para lá e pergunta a respeito desta escola e se você está no GDAE e estiver tudo certo ok? Caso contrário, pergunte como você deve proceder para regularizar a sua situação.

    Se não houver nenhum jeito daí sim terá que buscar na Justiça a solução e daí entre em contato que poderei lhe indicar um advogado de São Paulo que já obteve êxito em caso semelhante, ok?

    Abraços

  89. José Augusto comenta:

    julho 23, 2014 @ 13:37

    Bom dia,
    Eu terminei meu ensino médio a distância, sou do paraná mas meu certificado foi emitido pelo RJ.
    Tem os carimbos e reconhecido firma tudo, mas para garantir eu mandei meu histórico e certificado para o MEC em Brasilia.
    E eles carimbaram meu historico ” declara a autenticidade para todos os fins do conclusão do meu ensino médio” tem o carimbo e a assinatura da chefe de serviço do DAP/SEB MEC.
    eu fiz o concurso para a PMPR e PMSP e passei nos dois, agora precisa saber se seria valido.

    att,

  90. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2014 @ 19:01

    José Augusto,

    Você fará a prova dos noves fora (termo antigo para verificar erros).

    Só assim saberá se seu certificado é válido ou não.

    Aguardemos! Abraços

  91. Diego comenta:

    julho 23, 2014 @ 17:30

    Boa tarde a todos:

    Aconteceu um problema em que eu acabei perdendo o meu histórico e o meu certificado do segundo grau. Fui solicitar uma segunda via na escola onde estudei e ela foi fechada.

    Procurei a secretaria de ensino responsável pela minha escola, e fui informado que ela foi cassada por alguns motivos. Porém nesse processo, não é possível recuperar meus documentos agora e eles fizeram um documento que possui a informação sobre o processo do caso, mas lá não informa nem minha conclusão.

    Levando em conta que alguns processos no país podem levar anos, não sei o que fazer.

    Estou meio perdido, pois preciso de alguma prova que tenho o ensino médio completo para realizar a matrícula no ensino superior.

    Como faço?

    Abraço

  92. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2014 @ 19:04

    Olá Diego, você estudou onde? qual Estado?

    Se você não tem o documento e a secretaria de educação não tem como lhe passar a 2a via porque a escola não tinha autorização devida, você não tem o ensino médio.

    Recomendo que comece a pensar em como obtê-lo ok?

    Uma saída é prestar o ENEM que infelizmente em 2014 já encerrou as inscrições.

    Mas você poderá tentar em 2015 e solicitar o seu certificado de conclusão do ensino médio.

    Ou fazer o EJA mas em escola pública assim não tem como cair em uma armadilha, em uma fraude, ok?

    Abraços

  93. Diego comenta:

    julho 23, 2014 @ 19:29

    Oi Sonia,

    Obrigado pela resposta! Eu tenho sim o ensino médio completo, e tenho técnico em pd. O que ocorre é que perdi o histórico/certificado quando me mudei de endereço.

    Estudei no colegio Lavoisier em são paulo…

    Pelo que fui informado na secretaria (leste 5) é que durante esse processo, não seria possível uma consulta nos arquivos, pois dependeria de uma assinatura, o que não é permitido por lei.

    Mesmo já formado, teria que seguir esses passos que me sugeriu?

    Atenciosamente,

  94. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 23, 2014 @ 20:10

    Bem Diego… se a escola tinha autorização e a DE leste 5 reconhece que tinha daí acho que você pode conseguir o seu certificado …

    Recomendo o seguinte:

    1) Escreva um documento ao dirigente regional Solange Teresa Galleti da DE Leste 5 solicitando a sua via do seu certificado. No documento escreva o seu nome completo, RG, endereço, nome da escola completa, ano que vocÊ concluiu o ensino médio e explique que perdeu o certificado e que precisa de uma 2a via e que pede a intervenção do dirigente para que isso ocorra com urgência porque o está impedindo de trabalhar , de prestar faculdade, de prestar concurso público, enfim…

    Daí faça o documento em duas vias e uma delas protocole na DE Leste 5 e guarde como prova.

    Se em um prazo de no máximo 60 dias não tiver resposta recomendo que você faça uma consulta com um advogado para analisar o que fazer em um caso deste tipo: enviar uma solicitação via advogado ao dirigente ou impetrar um mandado de segurança contra a Secretaria de Educação.

    Tenho um advogado para indicar que já moveu ação semelhante a sua e é de São Paulo.

    Mas antes faça o documento e protocole na DE Leste 5 e vamos ver o que eles responderão agora que o pedido é oficial , isto é, por escrito e endereçado ao dirigente regional Solange Teresa Galleti.

    Abraços

  95. Danilo Guariento comenta:

    julho 23, 2014 @ 21:24

    Boa noite sou de Sao Paulo fiz o ensino a distancia aqui em Sao Paulo as provas eram presenciais o certificado é do centro educacional Podio no Rio de Janeiro eles me deram o historico uma carta de conclusao e a 6 meses estou fazendo faculdade e agora para fazer minha rematricula estao me pedindo um certificado do meu nome no diario oficial o que faço

  96. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 28, 2014 @ 1:18

    Danilo, acho que você terá um ingrata surpresa, é possível que o seu certificado não é válido.

    Entre em contato com a D.E. do bairro da escola presencial que você cursou e verifique se esta escola é autorizada e explique a situação.

    Se a escola não for autorizada você caiu em uma armadilha e perdeu dinheiro.

    Faça um B.O.

    Constitua um advogado para tentar regularizar a sua situação. Uma ação deste tipo não é barata e não há garantias de êxito.

    Posso indicar advogado caso precise. Abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta