15
out

Dia do Professor

por Sônia R. Aranha às 21:36 em: Educação, Escola Pública

Hoje, 15 de outubro, dia do professor, lembro-me de vários professores que passaram e marcaram a minha vida, mas principalmente lembro-me de minha combativa mãe, já falecida, Anna Cândida, professora, por toda a vida, da rede pública de ensino estadual.

Minha mãe foi acima de tudo uma alfabetizadora, daquelas antigas que contavam com um livro de capa dura no qual registravam todos os procedimentos das aulas enriquecidos de ilustrações. Livros que seriam avaliados pelo supervisor de ensino, portanto, eram como jóias de tão bem elaborados.

Vi minha mãe ir às ruas lutando pela democracia brasileira, a vi sentir os  ares de melhorias no Governo Montoro e ficar estupefada com a desastrosa gestão educacional de Mário Covas, iniciando naquele momento um ciclo de pauperização do ensino público paulista. Disso sobrou, para os herdeiros de minha mãe, um direito  a ganhos que haviam sido retirados ,  transformado em precatório  que até hoje o Governo Estadual teima em não pagar. 

                                     

Os professores que iniciaram a carreira na década de 50 foram guerreiros de primeira. Com eles aprendi a amar a educação formal, a buscar novas práticas pedagógicas, a sonhar com a possibilidade de uma educação emancipadora. Lembro-me que o Paulo Freire fez uma reunião pedagógica na escola que minha mãe lecionava em Campinas, o E.E Profª Neli Helena Assis de Andrade, e ela, compreendendo que aquele era um momento único, me levou para também participar da reunião. Danada esta minha mãe, com isso fisgou-me para para sempre na defesa do ensino e da aprendizagem.

Hoje é dia 15 de outubro.

Minha sincera homenagem a todos os professores que, como os de outrora, lutam cotidianamente pela qualidade de ensino de nossas escolas.

E em especial à minha mãe que nas eleições de 2006, mesmo  liberta da obrigatoriedade do voto  e  com dificuldade de locomoção, não deixou de cumprir seu último dever cívico, sempre  a favor  da  justiça social/econômica/cultural para todos os brasileiros.

Tags: ,

Veja Também:

4 Comentários »

  1. Maria do Carmo (Lia) comenta:

    outubro 24, 2010 @ 23:03

    Parabéns professora pelo artigo, me trouxe boas lembranças de Dona Anna Cândida, que tive o prazer de conhecê-la.
    Abraços, Lia

  2. Profa. Sônia Aranha comenta:

    outubro 28, 2010 @ 16:47

    Oi Lia querida!! Obrigada! bjs

  3. Juliana comenta:

    janeiro 13, 2011 @ 20:38

    Sônia querida, li agora o seu texto sobre o dia dos professores e me encantei com as suas palavras e com a sua história. A cada linha, eu imaginava a cena, principalmente quando você e sua mãe foram juntas a uma reunião com o mestre Paulo Freire. Conhecendo a história da sua mãe, percebo que você tem a mesma garra, a mesma esperança e a mesma paixão pela Educação.
    Um forte abraço,
    Juliana

  4. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 14, 2011 @ 2:25

    Obrigada!!! beijos!!

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta