O PROUCA, Programa Um Computador por Aluno, instituído pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010 começou a ser praticado. A fase experimental do programa ocorreu em 2007 e atendeu São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Piraí (RJ) e Palmas. Agora, segundo o MEC, os municípios do Rio de Janeiro, Uberaba e São Bernardo do Campo foram os primeiros “a aderir à ata de preço do Ministério da Educação que possibilita a compra de computadores portáteis para estudantes das redes públicas, dentro do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).” aqui
Rio de Janeiro comprará 112 mil computadores portáteis atendendo 20% de sua rede municipal , Uberada 1.020 e São Bernardo do Campo 15 mil para os alunos e 5 mil para os professores de 69 escolas.
Ainda é muito pouco, porém é um começo.
O computador portátil possui “quatro gigabytes de armazenamento, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 quilograma. É equipado para rede sem fio e conexão de internet, além de itens de segurança.” O preço gira em torno de 200 dólares.
A tendência daqui pra frente será o uso de recursos tecnológicos nas escolas públicas: data-show, laptop, pem-drive, máquina digital, lousa digital, carteiras eletrônicas, animação em 3D, dentre outros.
Porém, há um grande desafio a ser vencido: parte significativa dos professores não gosta , não sabe e não usa sequer e-mail com desenvoltura. É importantíssimo que ao adquirir os computadores ou outros equipamentos seja oferecido aos professores um Programa de Formação de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação visando construir habilidades e competências para operar:
- Computadores pessoais (portáteis ou não)
- Adicionar e Remover Programas
- Escolher Navegador de Internet
- Uso do Windows e Linux
- Câmeras de vídeo e foto ou webcams
- Gravação doméstica de CDS e DVDs
- Suporte para guardar e portar dados – pen drive e assemelhados
- Vídeos – captação, exibição e edição
- Foto – captação, exibição e edição
- Digitalização de Imagens (scanners)
- Impressão de Documentos
- Som Digital
- Programa de edição e exibição de apresentações gráficas
- Editor de Texto
- Internet
- Correio eletrônico
- Websites
- Blogs
- Sistemas de Buscas
- Mapas e Localizações Geográficas Virtuais
- Bibliotecas Virtuais das Universidades Públicas
- Conteúdos de Domínio Público – livros, partituras, etc…
- Telefonia Móvel
- TVs por assinatura – a cabo e por antena parabólica
- TVs digitais
- Lista de discussões
- Redes Sociais e Colaborativas
- Tecnologia sem fio ou wireless
- Livros eletrônicos – Ipad -Sony Reader –Kindle
- Vídeos Games
- Lousa Digital
Esses seriam, a meu ver, os possíveis itens de um programa de formação que promoveria conhecimento do professorado na área de novas tecnologias de informação e comunicação visando possibilitar atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula utilizando tais recursos.
As escolas particulares, no entanto, enfrentarão um duplo desafio: capacitar seus professores e, ao mesmo tempo, investir neses novos recursos tecnológicos já que o PROUCA objetiva promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal e para as escolas sem fins lucrativos de atendimento a pessoas com deficiência.
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Tags: aluno, computador portátil, escolas públicas, laptop, Sonia Aranha
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tania santos comenta:
janeiro 6, 2012 @ 14:58
meu filho faz 6 anos em 10 de setembro e ja fez maternal inf1 inf 2 e por que nao pode fazer o alfa que e 1º ano isso nao e justo escola esta cara e nao posso repetir ano desnessesario por favor entenda e me convenca que meu filho nao tem capacidade
Profa. Sônia Aranha comenta:
janeiro 6, 2012 @ 15:31
Olá Tania, leia a entrevista que fiz com a advogada Claudia Hakin a este respeito http://www.soniaranha.com.br/2011/12/31/o-poder-judiciario-e-favoravel-ao-mandado-de-seguranca-para-garantir-a-matricula-no-1%c2%ba-ano-do-ensino-fundamental/
Abraços