Passamos do meio do ano e em função disso a Direção Pedagógica , bem como o Mantenedor Escolar, precisam planejar  o ano letivo de 2017.

dicas

Abaixo cinco dicas para conquistar novos alunos:

1) Transparência: é a palavra de ordem do momento em função da Lei de acesso à Informação que traz para o país  o momento da transparência não tendo, portanto, sentido algum a escola esconder ou dificultar o acesso às informações.  Disponha no site da escola o Projeto Político/Pedagógico e o Regimento Escolar , bem como o Calendário de 2015. Lembrem-se que os pais tem o direito de saber qual é o projeto da escola , suas regras e crenças . Se não quiser inserir no site (o que é lamentável nos dias atuais) deixe uma cópia na secretaria da escola para que o pais quando solicitarem tenham acesso fácil e sem nenhum tipo de restrição.

Direitos e Deveres do Aluno : A transparência deve também ser plena junto ao aluno que quer ingressar em sua escola. Na primeira entrevista apresente para ele quais são os deveres e direitos que ele terá em sua escola. Vale a pena investir em uma cartilha ilustrativa , tipo história em quadrinhos, por ser mais didática do que um rol de incisos de um artigo do Regimento Escolar, porém não tendo, apresente o Regimento e leia junto com o aluno ingressante quais são as expectativas da escola em relação a ele e de cara crie um pacto de confiança mútua.

Acesso a escola : deixe os pais visitantes conhecer a escola participando do recreio , por exemplo. Convide-os a participar de alguma festividade ou aula da série que estão pretendendo efetivar a matrícula.

2) Inclusão:  hoje em dia uma escola não inclusiva é vista com desconfiança, por isso deixe claro a sua política de inclusão sempre à luz da lei federal n.13.146/2015. Lembre-se que inclusão envolve desde alunos surdos ou cegos, cadeirantes, síndrome de dow e até os que forem diagnosticados com TDAH , D.A. ou dislexia , como também, os superdotados. Portanto, se a escola ainda não se posicionou a respeito está mais do que na hora de sentar com o corpo docente e traçar os procedimentos para atender as diversas diferenças. É preciso contar com auxiliares em sala, aulas de reforço, planos de trabalhos exclusivos de modo que o orçamento da escola precisa ser alterado e agora é a hora de fazer isso para que estes custos possam compor a anuidade do próximo ano;

3) (Re) significar o Projeto Político/Pedagógico:  o momento é propício para olhar novamente para o seu PPP e ajustá-lo aos novos tempos.  O que está de acordo com o momento atual ? Fica.  O que está obsoleto? Sai. O que é necessário introduzir? Introduza. Sabemos que escola queremos?  Não deixe de lembrar que mesmo que a sua escola tenha 40 anos  ela precisa parar e refletir sobre si mesma para que ocorra renovação.Alerta para a Resolução CNE/CBE n.07/2010.

4) Satisfação dos Alunos e Pais:  atender a satisfação dos alunos e pais é o objetivo de uma escola particular. O que seus alunos desejam? O que seus pais desejam? Para saber é preciso perguntar e não é preciso ter receio porque os pais ficam muito agradecidos quando a escola se propõe a escutá-los . De modo que para conquistar novos alunos é preciso saber o que os atuais pensam da escola e por intermédio das queixas, sugestões e elogios é possível corrigir o que é necessário e atingir um nível de satisfação que atrai mais alunos.

5) Professor :  é o coração da escola. Quando um pai visita uma escola ele quer saber sobre a formação dos professores. Por isso  se sua escola contar com professores com títulos de mestre e/ou especialização, conferidos por  boas universidades do país certamente trará tranquilidade aos  os pais que pretendem efetivar a matrícula em sua escola.  Na maioria das vezes a equação Boa formação Inicial + Formação Contínua de Qualidade = Bom Desempenho Profissional . Portanto, a conquista de alunos novos depende do quadro docente que você formou e manteve até o momento. Evite trocas periódicas de professores , por exemplo, todo o final do ano dispensar uma leva de professores. Esse procedimento confere a escola um belo ponto negativo   porque demonstra que os dirigentes não sabem contratar ou não sabem gerenciar as relações de trabalho. Evite ainda trocar o professor no meio do ano por qualquer conflito. Um projeto pedagógico sólido é construído coletivamente e demora pelo menos 5 anos de maturação com o mesmo corpo docente.  Escolas que possuem uma equipe mais estável tem muito mais chances de sucesso , além de gerar muita segurança e estabilidade junto ao corpo docente, reverberando nos alunos e seus pais. Crie uma política de valorização do professor e isso agregará para a sua escola muito mais valor.

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4 Comentários »

  1. jose nicolau thome comenta:

    dezembro 2, 2012 @ 17:47

    Tenho um problema na escola

    em 2012 aprimoramos muito o conceito escolar de uma ” escola melhor””….melhoramos o niovel dos professores com treinamento e participação geral….mantivemos a escola nas primeiras colocações do Enen….etc….etc…corrigimos o valor da anuidade de 2012 para 2013 em apenas 9%, enquanto a maioria das escolas corrigiram acima de 11%, e perdemos muitos alunos porque acharam a escola muito cara, mesmo elogiando a escola, o numero de matriculas novas foi muito baixa por causa do valor financeiro……acharam muito cara…..o que fazer?????aonde devemos corrigir para recuperar a escola em numero de alunos, porque na pedagógica o elogio de todos é muito grande na cidade…..todos gostam inclusive da parte física da escola, pequena mas nova e completa……será o que houve…..???? qualquer sugestão será bem vinda.
    obrigado
    thome

  2. Profa. Sônia Aranha comenta:

    dezembro 2, 2012 @ 19:37

    Caro Thome, são muitas variáveis em jogo e é preciso vê-las bem de perto.

    - hipótese n.01- a escola atende a necessidade pedagógica dos alunos, porém os pais consideram a anuidade alta.

    Digamos que isso seja realmente verdade e mesmo que a sua escola tenha reajustado mais baixo do que as outras escolas, ainda sim, entre custo x benefício, os pais a consideraram a pior opção.

    a) qual o preço das outras escolas? Faça uma tabela de preço e verifique se efetivamente as suas concorrentes estão praticando menor preço que o seu para justificar a evasão. Mas ao fazer a pesquisa de mercado não esqueça de obter informação sobre descontos , bolsas e etc..

    Aqui em Campinas acontecia o seguinte: você ligava pedindo informação e a escola dizia que o valor é X. Daí o pai vai conhecer a escola e lá perguntam em que lugar a criança estuda. Se o aluno estudar em uma escola concorrente é oferecido ao pai um desconto considerável justamente para neutralizar a concorrente. Chegou até a ocorrer bolsa de 90%.

    Havia escola que fazia um processo seletivo para bolsa. Neste processo se o aluno fosse muito bem ela oferecida bolsa irrecusável justamente para melhor o ENEM sem grandes esforços.

    Hoje em dia o dinheiro conta, então, se a escola der um desconto razoável o pai pula de escola. Não há mais fidelização como havia antigamente , os pais querem alguma vantagem se as diferenças entre as escolas não ficar muito em evidência.

    Então, é preciso saber quais foram e estão sendo as estratégias de venda das escolas concorrentes.

    Toda escola possui algumas portas de saída e poucas de entrada. Para saber o que está acontecendo você teria que fazer uma análise das portas de saída visando compreender melhor se o problema está efetivamente nos preços ou não.

    Sempre há uma insatisfação silenciosa. O pai não está satisfeito (e pode ser até subjetivo) e sai sem dar motivos. Esse é o mais perigoso dos cenários, o silêncio.

    Faça uma tabela – vertical as séries – horizontal uma coluna com o número de alunos em 2011 e outra coluna com o número de alunos em 2012.

    Verifique se a evasão foi maior no ensino fundamental ou ensino médio, quais salas etc.. com duas colunas você poderá notar onde está a porta de saída , como eu disse poderá haver várias.

    Se estiver muito espalhado , faça duas novas colunas , uma para 2010 e outra para 2009 visando confirmar e compare… se no 5o ano em 2009 tinha 60 alunos matriculaods em 2012 deveria ter pelo menos 60 alunos para não ter evasão. Se o número é menor, houve evasão … verifique em quais anos … você notará ( tenho quase que certeza…) que o problema não é só de preço… tem relação com o ensino/professor e fazendo isso você chega no problema que neste momento vc não conseguirá alterar mas já lhe servirá de alerta para o próximo ano.

    A escola Thome é um negócio engraçado… ela é cumulativa..às vezes ocorre um evento em um ano mas o seu efeito só aparece tempos depois.

    Enfim… há muita coisa a ser feita …

    Mas o jogo ainda não acabou… estamos iniciando dezembro e vc ainda poderá conquistar alunos novos… mas lembre-se que este mercado é limitado , isto é, dependendo da cidade onde mora , o número de estudantes para distribuir por tantas escolas não é suficiente … daí será necessário estudar com muita precisão o seu mercado ok?

    Leia alguns post que escrevi que podem ajudá-lo: http://blog.centrodestudos.com.br/2011/05/quando-as-escolas-fecham/

    http://blog.centrodestudos.com.br/2012/08/pesquisa-de-satisfacao-da-comunidade-escolar/

    http://blog.centrodestudos.com.br/2012/07/matricula-2013-sua-escola-esta-preparada/

    Estou à disposição caso precise … Profa.Sônia Aranha http://www.soniaranha.com.br

  3. Caroline Rebeca Rodrigues da Silva comenta:

    julho 26, 2016 @ 23:38

    Boa note.

    Estou olhando o seu site, vi situações bem interessantes.Você teria alguma ideia para faculdade com dificuldade na captação e retenção de alunos.??

    Att, Caroline.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 27, 2016 @ 15:52

    Caroline,

    1) Ouvir. Para fazer um plano de ação é preciso primeiro saber o motivo pelo qual os alunos estão evadindo (retenção) e qual é a imagem que a faculdade passa para a comunidade (captação)

    2) Eu recomendaria fazer uma pesquisa de satisfação do cliente http://blog.centrodestudos.com.br/pesquisa-de-satisfacao-da-comunidade-escolar/ com a pesquisa vocês conseguirão elaborar um plano de ação de curto, médio e longo prazo. A pesquisa envolve alunos, professores e funcionários e é anônima visando conhecer efetivamente o que pensam a respeito da gestão. Com a tabulação de dados vocês conseguirão agir a fim de dar um bom feedback aos envolvidos.

    Leia também:

    http://blog.centrodestudos.com.br/avaliacao-interna-e-diagnostica-da-instituicao-escolar/

    http://blog.centrodestudos.com.br/matricula-2013-sua-escola-esta-preparada/

    abraços

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