03
ago

 

school-desks-1418686

Recebo centenas de pedidos de ajuda com relação a certificados escolares inválidos.

E por que são inválidos os certificados?

Porque não foram expedidos por escolas autorizadas a funcionar pelo Poder Público , neste caso, representado  pelas Secretarias de Educação dos Estados.

Pode ter um prédio com  cartaz na fachada informando que se trata de um Supletivo , pode ter uma recepcionista dizendo que ao  fazer as avaliações em três meses conseguirá  o certificado de conclusão do ensino médio . Pode até fornecer o certificado em papel, assinado por uma diretora e com a publicação no Diário Oficial.

Nada disso tem valor se  não tiver autorização dada por intermédio de uma Resolução ou Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Estado que é um órgão de apoio da Secretaria de Educação .

Atenção: nada tem a ver com o MEC !  Se disserem que a tal “escola” é autorizada pelo MEC, fujam!! O MEC é responsável por criar políticas e pela supervisão do ensino superior. Ensino médio é de responsabilidade das Secretaria de Educação dos Estados, ok?

Então,  se não há autorização , não há certificado válido e não havendo certificado válido, não há  conclusão do ensino médio.

É preciso entender isso.

De modo que antes que você acredite em milagres pedagógicos você deve conferir se aquela portinha  é de fato uma escola e para fazer isso você deve pedir informação para a Secretaria de Educação do seu Estado.

Se você for do Estado de São Paulo tem que entrar em contato com a Diretoria de Ensino Regional de sua cidade ou do bairro que a portinha está localizada.

Sem esta conferência,  eu lhe recomendo fazer sempre o EJA – Educação de Jovens e Adultos em escola pública para não cair em nenhum tipo de armadilha.

Mas se você já caiu na arapuca da portinha e precisa de ajuda, faça o seu comentário aqui para que eu possa ajudá-lo ou se precisar de  contratar os meus serviços para fazer uma busca de informação para você, entre em contato, mas alerto que daí cobro honorários, ok? : sonia@centrodestudos.com.br

Tags: , ,

Veja Também:

6 Comentários »

  1. MARCELO comenta:

    agosto 16, 2016 @ 21:35

    ola
    entrei em umas das portinha que a sr mencionou , meu histórico escolar foi perdido , então me dirigi ate a diretoria de ensino da minha região para pedir outra copia pois a escola estadual havia fechado então ela me perguntou ; o porque eu precisava do histórico ai falei que era para um curso que eu ia iniciar para eliminação de matéria do ensino médio, ai veio a bomba ela me falou para cair fora pois o certificado vinha do rio de janeiro e não teria valia aqui em são paulo pelo fato de não ter GEDAI MAIS A ESCOLA OU; PORTINHA DISSE QUE REALMENTE NÃO TEM PELO FATO DE VIM DE FORA DO ESTADO QUERIA SABER SE REALMENTE ESSA LEI EXISTE E QUERIA SER PAUTADO NA LEI OBRIGADO

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    agosto 25, 2016 @ 1:03

    Marcelo,

    Não sei lhe indicar o ato normativo do Conselho Estadual de Educação que diz que escolas de outros Estados não podem certificar alunos do Estado de São Paulo, exceto se tiverem autorização do CEE para tanto.

    Você terá que procurar no site do CEE-SP http://www.ceesp.sp.gov.br/ Você inseri no assunto ensino a distância e nos demais todos.. aparecerá tudo o que tem de credenciamento de escola no Estado de São Paulo.. assim poderá saber o que é credenciamento e quais escolas estão credenciadas.

    O fato é que busque escola pública e fuja das particulares, porque em geral não são escolas ok?

  3. gennefen wasten comenta:

    setembro 2, 2016 @ 1:49

    boa noite sonia.
    Sou de belo horizonte
    fiz um supletivo desse a distancia na futura, como faço pra saber se e valido?
    fiz pesquisas sobre o centro educacional e alguns informa normalidade e um ou outro nao. so ha irregularidade em sp e df.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    setembro 5, 2016 @ 6:16

    Gennefen, você precisa entrar em contato com o Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): 21 2333-0612 para verificar se na data que consta de seu certificado esta escola tinha autorização de funcionamento.

    Nenhuma escola pode certificar alunos de outros Estados a distância se não tiverem autorização da Secretaria de Educação. Então, provavelmente esta escola não tem autorização de funcionamento concedida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ou do Distrito Federal, ok?

    abraços

  5. SAYONARA comenta:

    outubro 20, 2016 @ 1:48

    boa noite Sonia, fiz meu ensino médio aqui na minha cidade através de uma tal de PET cursos que era filiada ao CEDUC de Cuiabá, e descobri agora que essa instituição fazia parte de uma organização que vendia diplomas falsos, houve ate uma grande operação policial divulgada na imprensa, o problema que eu uma vez por semana eu tinha que ir para assistir aula com professor e responder chamada, uma vez por mês tinha prova,etc tínhamos apostila e material de ensino que por sinal foi comprado na época da matricula, e pagávamos mensalidade de 200 reais mês e teve a duração de 12 meses, agora vim saber que outros colegas que tentaram ingressar em universidades ou faculdades foram surpreendidos com a exigência de veracidade do certificado, e ai eles nao conseguiram mais contato com o tal CEDUC, minha pergunta é, existe alguma possibilidade deste meu certificado não ser falso, e se for, eu tenho alguma chance de conseguir através de advogado conseguir a validação deste

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 20, 2016 @ 3:52

    Sayonara, para você saber terá que investigar:

    1) A PET curso era uma escola com autorização de funcionamento concedido pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso? Se a escola tinha autorização na data que emitiu o seu certificado então tem validade ou dá para brigar na Justiça. Se não tinha o documento não é válido.

    2) O certificado tem que ter o visto confere (carimbo e assinatura) da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Se tiver o certificado é válido ,caso contrário não é.

    3) Você deve fazer o levantamento junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso para saber se há algum Parecer que credenciou a escola.

    Ou a escola tinha autorização e perdeu ou nunca teve.

    Se ela tinha e perdeu dá para brigar dependendo da data do certificado e o encerramento das atividades

    Se ela nunca teve não há como brigar na Justiça para regularizar a situação.

    ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta