OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os posts abaixo relacionados possuem muitos comentários, a saber:

Perdi meu certificado de ensino médio e a escola desapareceu = 298 comentários

Ensino Médio: o que fazer quando o seu certificado de conclusão não é válido = 995 comentários

Metade destes comentários são respostas que demos aos pedidos de informação e ajuda e a outra metade destes comentários foi feito por alunos que foram lesados por “escolas” que emitiram certificado inválidos do ensino médio, levando estes alunos a enfrentar uma constrangedora porque muitos finalizaram o ensino superior e ficam impedidos de receberem seus diplomas de graduação.

Mas podemos ajudar a encontrar caminhos. Alguns é via Justiça, outros não, depende do caso.

Abaixo segue um testemunho de uma aluna que se viu em apuros, mas que com a nossa ajuda conseguiu resolver o problema.

Olá Sônia e a todos!
Gostaria de agradecer pela atenção da Sônia! Eu enviei um e-mail pra ela sobre meu caso (post ali no dia 07 de março) e prontamente ela me respondeu me indicando a Dra Lais. Tive uma consulta ótima e que me ajudou muito. A Dra Lais foi muito paciente e a todo tempo esteve disponível para esclarecer minhas dúvidas. Graças a Deus resolvi meu caso. Agradeço muito a Sônia e a Lais!
Boa sorte a todos e uma consultoria faz toda a diferença nesses casos!

Estamos a disposição gratuitamente aqui no blog. Se quiser uma consulta com análise de documentos e feita via e-mail cobramos honorários: centrodestudos@centrodestudos.com.br

Tags: , , ,

Veja Também:

36 Comentários »

  1. Bruna Grasiele comenta:

    outubro 27, 2017 @ 12:12

    Terminei a faculdade, porém ainda não peguei meu diploma, devido a escola em que fiz supletivo a distância ter enviado certificado inválido, o que devo fazer ?

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 27, 2017 @ 16:52

    Bruna, que situação.

    1) Verificar o motivo pelo qual o certificado é inválido.É inválido porque a escola foi cassada? É inválido porque a escola não existia e trata-se apenas de um pedaço de papel?

    2) Onde verificar? Junto a Secretaria de Educação do Estado da escola que emitiu o seu certificado.

    3) Se tiver condições financeiras para fazer consulta com um advogado para ele analisar os seus documentos e lhe dar um caminho, posso lhe indicar um que atuo em casos deste tipo. Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    4) Você tem que ter necessariamente para poder brigar: o certificado de conclusão do ensino médio, o seu nome publicado em Diário Oficial do Estado que está localizada a escola que lhe certificou.

    ok?

  3. Fabricio comenta:

    novembro 18, 2017 @ 1:15

    Boa noite Sonia, meu nome saiu no Diario oficial, concluir em 2010 estou com histórico do colégio, porém preciso do Diploma e o colégio futura Rj não existe mais, o que devo fazer? me ajude por favor.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 25, 2017 @ 18:13

    Fabrício… um calvário …. não será fácil conseguir o certificado…

    Você precisa entrar com um processo junto a SEEDUC.. O problema que a SEEDUC não quer saber nem de procurador, nem por e-mail.. ela quer que a própria pessoa vá até lá fazer o processo … isso tudo para facilitar a vida das pessoas.

    Indo pessoalmente ao Rio e na SEEDUC você faz o pedido do certificado.. leva o nome da escola, o endereço da escola quando ela existia, cópia do diário oficial que consta o seu nome.

    Vai ter que aguardar uma vida para a SEEDUC dizer para você se tudo certo ou não.

    Se a SEEDUC falar que ok ela provavelmente emitira uma certidão com força de certificado.

    Se a SEEDUC disser que o seu nome não consta nos arquivos , ela lhe dará uma negativa.
    Com esta negativa você impetra mandado de segurança para que a Justiça consiga regularizar a sua situação.

    Agora… olha o tempo e o trabalho que terá além da grana que irá gastar com advogado. Se precisar posso lhe indicar uma do Rio que atende casos assemelhados.Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    Mas diante da dificuldade eu recomendaria que você faça CEEJA ou o ECEEJA . CEEJA é um Centro de Educação de Jovens e Adultos bem flexível e pode marcar as avaliações sem precisar frequentar.. e o ECEEJA é um exame para conquistar o certificado inscrições por volta de Maio e exame em outubro novembro..

    Acho que é mais vantajoso para você .

    é isso.. abraços

  5. Anne da Silva de Jesus comenta:

    maio 7, 2018 @ 19:15

    Boa tarde, Conclui meu ensino médio no Centro educacional Pódio RJ, meu nome foi para o D.O RJ.
    porém não é válido, disseram que a Seeduc não válida o certificado.
    O que eu faço? terei que cursar novamente ou terei que pedir para fazer a retirada do meu nome do D.O?

  6. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 11, 2018 @ 18:03

    Anne,

    Caminhos:

    1) Tentar a Justiça

    2) Fazer o ENCEEJA – Exame Nacional de Certificação de Educação de Jovens e Adultos – inscrição em Maio e exame em outubro ou cursar o CEEJA que é um supletivo público flexível.. não precisa frequentar. No Estado de São Paulo há em várias cidades ou cidades próximas.

    3) Com o certificado obtido pelo ENCEEJA ou CEEJA é preciso validá-lo junto ao Conselho Nacional de Educação ou via Justiça se a escola do técnico não quiser emitir o certificado em função de datas : a data do certificado será posterior a data do ingresso no técnico, mas daí fica mais fácil..

    Enfim… é um problema … dá para resolver mas leva tempo e dinheiro.

    abraços

  7. Anne da Silva de Jesus comenta:

    maio 7, 2018 @ 19:17

    Estou desesperada, pois quero fazer meu curso tec. e e não sei o que devo fazer. me ajude

  8. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 14:06

    Dei entrada na minha declaração parcial no dia 27/11/2018 até agora não foi emitida gostaria de saber quando terei o retorno

  9. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 14:20

    Mariana,

    1) Declaração Parcial ? Do que se trata? ENCCEJA? ENEM ?

    2) Onde você deu entrada da Declaração Parcial?

    Aguardo

  10. Michelle Ferreira comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 15:58

    Boa tarde, conclui o terceiro ano em uma escola que está extinta, dei entrada no Seeduc para conseguir meu certificado de conclusão ( pois ja possuo o histórico e publicação no D.O.) mas o Seeduc me informou que a escola estava cadastrada em um endereço e Mântua suas funções em outro. Será que consigo na justiça?

  11. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:23

    Michelle, não sei lhe dizer… é muito difícil conseguir na Justiça sem o certificado porque é o certificado com visto confere que dá validade a conclusão do Ensino Médio.

    Eu recomendo que curse supletivo público CEEJA que é flexível e que em pouco tempo resolve ou preste ENCCEJA inscrição em Maio exame em outubro ou novembro. Penso ser mais garantido e barato do que a Justiça.

    ok?

    abraços

  12. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 16:40

    Enceeja , na secretaria da educação leste 3

  13. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:26

    Mariana, os trâmites do processo de certificação eu não sei lhe dizer quanto tempo demora.. somente a Diretoria de Ensino Leste 3 poderá lhe informar,ok?

  14. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 17:13

    Sônia R. Aranha minha declaração está no ceapa, gostaria quando volta para a secretaria de educação preciso desse histórico

  15. Camila comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 8:46

    Descobri a pouco tempo que a escola onde me formei cobra colégio brasileiro de extensão universitária e pós graduação, teve suas atividades encerradas em 2008, não recebi nenhuma notificação acerca de validação de diploma que foi emitido em fevereiro de 2005 com publicação no diário oficial . Pois bem, me formei em universidade pública, assumi cargo em concurso de nível médio, apresentando o certificado, histórico e a cópia do Diário Oficial, tudo aconteceu na mais perfeita ordem. Agora em 2019, me preparando para prestar um novo concurso público li sobre a obrigatoriedade do carimbo da secretária de educação no certificado, coisa que o meu certificado não tem, mas que não foi impeditivo para que tivesse sido aceito até agora. A minha questão é a seguinte para validação tenho que abrir um processo junto à secretaria de educação, caso eles neguem terei que entrar com ação judicial, o que provavelmente cessará meus benefícios gerando uma enorme dor de cabeça e talvez até a minha demissão por um erro da instituição. Como devo proceder neste caso? Meu entendimento é que estudei e fiz a minha parte, cursando somente as disciplinas que fiquei reprovada no ensino médio cursado a sua maioria em instituição pública de ensino, fiz as provas, fui aprovada e peguei o meu certificado assinado pela direção, secretaria da instituição, devidamente carimbado, com matrículas do mec, em época que a secretaria de estado de educação autorizava o funcionamento da instituição. Poderia me dizer algo?

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:10

    Camila,

    1) Seu certificado foi emitido antes do encerramento do Cobra

    2) Você tem o seu nome publicado no DOERJ

    3) Não há visto confere no seu certificado.

    Bem, você não poderia saber se é válido ou não este certificado, no entanto, não havendo visto confere o certificado não é válido e portanto você não concluiu o seu Ensino Médio.

    O melhor a ser feito é cursar o CEEJA que é um supletivo público e flexível, no Estado de São Paulo tem em diferentes cidades ou prestar o ENCCEJA.

    Precisa concluir o Ensino Médio, este é o melhor caminho.

    Ação judicial apenas se o seu certificado tivesse o visto confere. Daí sim valeria a pena arriscar uma ação judicial no Estado do Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que ela emitisse uma certidão com força de certificado.

    Entrar com processo administrativo na SEEDUC é uma possibilidade, mas tem que ir até o Rio de Janeiro porque não aceitam que façam via procuração ou a distância e demora uma vida para darem a resposta. De modo que eu descartaria esta possibilidade.

    Se no seu certificado não tem visto confere, daí não resolve ir para a Justiça e sim cursar o CEEJA (que é rápido) ou prestar o ENCCEJA.

    Obtendo a conclusão do ensino médio pronto.. você tem o ensino médio.

    Não haverá problema com o órgão público que você trabalha se não houver denúncia. Ninguém vai verificar isso após 5 anos de trabalho. Mas se porventura houver você terá um novo certificado para apresentar e as motivações , daí poderá se defender na Justiça.

    Esta é a minha recomendação para você que não tem o visto confere no certificado.

    ok ?

    Att

  17. Jose Silva comenta:

    fevereiro 11, 2019 @ 13:48

    Oie!
    Bom dia pessoal .
    Prof poderia informar se o colegio Soer que fica na cidade de araçatuba pode ministrar curso a distância Eja ?
    Também se é autorizado pelo Mec e secretaria da eduçação?
    Bom dia e obrigado.

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 13, 2019 @ 17:04

    José Silva,

    Entre em contato com a Diretoria de Ensino de Araçatuba R. Antônio João, 130 – Vila Bandeirante(18) 3607-7417 ou 3607-7420

    Eles saberão lhe dar informação oficial e segura a respeito, ok?

    abraços

  19. Olívia comenta:

    março 31, 2019 @ 13:05

    Olá. Descobri a pouco tempo que a escola à distância onde concluí meus estudos não poderia ter emitido meu certificado pois ele veio com o nome de outra escola em outro estado, pelo que entendi, só por isso ele já é inválido correto? Pelo que entendi aqui devo fazer enceja. Mas tenho cargo público no qual apresentei este certificado. Minha dúvida é se devo apresentar à prefeitura o certificado do enceja para substituição do inválido. Corro o risco de perder o cargo, já que técnicamente eu não havia concluído o nível pedido no ato da posse?

  20. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2019 @ 14:50

    Olívia, sim.. corre o risco.. mas é possível se defender apresentando a sua boa-fé. Isto é, que você não sabia que a escola era irregular e quando soube foi obter uma conclusão do Ensino Médio válido por intermédio do ENCCEJA.

    Eu recomendo que você procure orientação com advogado da sua região que conheça Direito Público e que atue na área pública da sua prefeitura.. e perguntar para ele o que fazer.

    Eu não sei lhe dizer.. somente um advogado que conheça o edital que você ingressou e conheça a legislação específica para orientá-la a respeito do modo de apresentar um outro certificado.. você vai precisar de um advogado da área de Direito Público Administrativo, ok? Não faça nada sem orientação de um profissional da área…

    E sim.. pode dar problema de perda do cargo… então, é necessário saber como encaminhar o processo sem ter prejuízo.

    abraços

  21. Rafael comenta:

    abril 2, 2019 @ 15:37

    Boa tarde.

    conclui o ensino médio através do “Centro Educacional Carioca” em 2010.

    mesmo com histórico em mãos, não consigo entrar em contato com a instituição afim de solicitar o certificado de conclusão respectivo ao Ensino Médio.

    Como posso prosseguir, a outro meio de solicitar este Certificado?

    Tendo em vista que conclui minha faculdade, e se faz necessário o encaminhamento deste documento para emissão do Diploma.

    Aguardo retorno, desde já obrigado.

  22. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 3, 2019 @ 14:37

    Rafael , esta escola está descredenciada, acredito que não exista mais.

    Você tem que solicitar para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC na Certificação, Diplomas, Escolas Extintas, Encceja (Coordenação de Inspeção Escolar): (21) 2380-9375 e 2380-9366 – Endereço – Avenida Professor Pereira Reis, 119 – Santo Cristo

    O problema é que tem que ir pessoalmente na SEEDUC para solicitar o processo e demora para vir a resposta.

    Outra possibilidade desista deste certificado que provavelmente a SEEDUC não conseguirá encontrar o seu prontuário para emitir o certificado e preste o ENCCEJA http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=73861 ou curso o CEEJA.

    Daí com um novo certificado ainda terá problema com a emissão do diploma universitário, porque haverá conflito de datas e será necessário solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação a Convalidação de Estudos.

    ok?

    abraços

  23. Letícia de Oliveira comenta:

    abril 15, 2019 @ 19:46

    Boa tarde, Sonia.

    Fiz supletivo a distância em 2014 no colégio Centro Educacional Pódio, estou fazendo faculdade, até então a faculdade aceitou todos os documentos que eu tenho que é Histórico Escolar, Declaração de conclusão, certificado escolar e recebi também em mãos o meu nome publicado no diário oficial, porém estou com medo de não ser válido esses documentos na hora deu me formar na faculdade.
    Como posso saber se é válido ou não?
    Precisa ter o visto confere? Pois acredito que eu não tenha o visto confere.
    Tem um site que consigo ver se meu nome esta publicado mesmo no diário oficial?

    Grata,

  24. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 22, 2019 @ 16:38

    Letícia,

    Em geral os certificados do Pódio são válidos, mas se estuda no Estado de São Paulo as faculdades não aceitam para emitir o diploma do ensino superior.

    O certificado deve ter carimbo da SEEDUC , nome do inspetor escolar e assinatura.

    Nome publicado no DOERJ com o nome do inspetor escolar.

    Sim, busque no DOERJ https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOERJ/

    ok?

    abraços

  25. ADILSON DE OLIVEIRA comenta:

    abril 23, 2019 @ 19:07

    Boa tarde, sou Adilson de Oliveira, estudei até a 6° serie e parei depois de alguns anos voltei fiz um supletivo para ensino fundamental 14/05/2003 e ensino médio 15/12/2003 Colégio Apollo – Rua. Conde de Itu, 794 – São Paulo SP, depois entrei para curso técnico em telecomunicação no CEPEP Jaguariúna Sp 18/12/2006 depois concluir o técnico em segurança do trabalho 30/12/2009 Centro Paula Souza em Amparo SP nunca havia sido questionado agora fui fazer um curso técnico em transações imobiliárias e meu diploma de supletivo foi recusado não sei o que fazer.

  26. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 23, 2019 @ 20:48

    Adilson,

    1) Se o seu certificou é de São Paulo verifique com a Diretoria de Ensino Sul 1 (11) 5094-4100 se esta escola em 2003 tinha autorização de funcionamento. Informe o seu processo acadêmico e peça orientação.

    2) Você poderá também prestar o ENCCEJA ou o CEEJA. Em São Paulo o CEEJA é o Clara Mantelli em pouco tempo você termina é público e flexível. O ENCCEJA inscrição em Maio e exame em Agosto.

    3) Com isso terá um certificado válido e poderá apresentar no curso técnico de transações imobiliárias.

    ok?

    abraços

  27. Daniele comenta:

    maio 2, 2019 @ 11:28

    Olá boa gostaria de uma ajuda sou de Taubaté SP fiz o supletivo com a escola segundo um escola que estou cursando enfermagem vou ter problema com esse certificado quando terminar meu curso pode ser que eles não aceitam esse diploma não sei o que fazer e. Esse realmente ele não vale fiz prova por escritura c notas e online tenho as notas que paguei por isso poderia me ajudar

  28. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 2, 2019 @ 17:08

    Daniele, preste ENCEEJA. Inscrição em Maio e o exame em Agosto

    http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    Após obter o seu certificado de conclusão do Ensino Médio válido você ainda terá um problema com o conflito de datas e para resolver terá que recorrer ao Conselho de Educação Estadual.

    ok?

    abraços

  29. Matheus comenta:

    maio 22, 2019 @ 16:45

    Boa tarde, meu nome é Matheus, cursei o ensino médio em escola particular e no último ano do ensino médio, tive reprovação. Recorri ao supletivo pago na minha cidade e em 2016 ingressei na faculdade, porém faltava meu histórico, hoje fui convocado a uma reunião na auditoria e fui informado que meu diploma não é válido, a escola que fiz o supletivo não poderia ter atuação desde 2009 e cursei em 2013, foi emitido uma declaração de conclusão com assinaturas e reconhecimentos, como proceder diante desta situação ?

  30. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 22, 2019 @ 18:17

    Matheus,

    1) Se você não tem o certificado de conclusão do Ensino Médio, isto é, você não recebeu deste supletivo particular nada há a ser feito…

    2) Declaração e nada para dar continuidade dos estudos no ensino superior é a mesma coisa. Declaração é temporária e não permite continuidade de estudo no Ensino Superior.

    3) Se este supletivo particular que você cursou não tinha autorização de funcionamento junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo não é válido os documentos emitidos.

    4) Por outro lado se esta “escola” não era escola e sim um intermediário e o seu certificado viesse de uma escola de outro Estado, também não é válido.

    Ora, o que fazer…

    Obter outro certificado de ensino médio válido…

    1) Prestar ENCEEJA aproveite porque as inscrições abriram no último 20/05.http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso CUIDADO PORQUE TERMINA RÁPIDO AS INSCRIÇÕES.. O EXAME SERÁ EM AGOSTO.

    2) Ou cursar o CEEJA supletivo público e flexível.. (nunca mais faça em escola particular) Tv. Claudino Prisco, 343 – Vila Nova Cristina, São José dos Campos – SP, 12211-460
    Telefone: (12) 3921-8470 – Entre em contato para saber o tempo que demora para você finalizar e receber o certificado.

    E a faculdade?

    Bem, quando tiver um certificado de conclusão do Ensino Médio válido você apresenta na faculdade com fundamentação legal para tentar superar o conflito de datas entre o ingresso na faculdade e o término do Ensino Médio.

    Ou … encaminha para o Conselho de Educação do Estado de São Paulo um documento solicitando convalidação de estudos.

    No seu caso uma ação judicial não vai resolver, pelo menos esta é a minha análise pelos os dados postado aqui .. o caminho será obter outro ensino médio válido para continuar os estudos e depois solicitar convalidação de estudos para não perder o já estudado.

    Eu presto serviço de elaborar o documento para o CEE e faculdade, mas cobro honorários para fazê-lo… ok?

    abraços

  31. Danielle Brito comenta:

    maio 22, 2019 @ 17:31

    Conclui o ensino médio pela EPEC-AVM em 10 de maio de 2009, recebi o histórico, o numero da pagina e data de publicação do diário oficial. cursei faculdade hoje estou precisando do certificado de conclusão de ensino médio para solicitar meu diploma entrei em contato com a SEEDUC do Rio de Janeiro mais não obtive ajuda, a unica informação que me passaram é que a escola foi extinta e que eu teria que ir pessoalmente solicitar o certificado, mais no momento eu não posso me deslocar até o Rio. A página do D.O autenticada contendo meu nome serve como prova de conclusão no lugar do certificado?

  32. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 23, 2019 @ 4:13

    Danielle,

    O melhor caminho para você que não tem certificado e fazer um novo Ensino Médio:

    1) Prestar Encceja inscrição em Maio (já abriu) exame em Agosto http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/encceja-2019-tera-inscricoes-entre-20-e-31-de-maio/21206

    2) fazer um supletivo público CEEJa ou EJA

    Quando obtiver de forma legal um certificado de conclusão do Ensino Médio, ainda assim terá problemas com a faculdade que terá um conflito de datas . Neste momento terá que solicitar para o Conselho Nacional de Educação a convalidação de estudos.

    Infelizmente não há para você caminho judicial porque não tem o certificado e não vai conseguir junto ao SEEDUC porque mesmo que vá até lá pessoalmente (não aceitam nem por procuração) esta escola teve problemas, foi vendida.. enfim..

    ok?

    abraços

  33. Rafael comenta:

    junho 10, 2019 @ 2:34

    Boa noite!!
    Estudei em escola pública Estadual até o segundo ano do ensino médio,mas no 3 ano de conclusão fui reprovado e fiz o eja a distância em instituição privada de outro estado tbm,estou preocupado com problemas futuros..O que vc me recomendaria fazer? os 6 meses pelo eja presencial,ou encceja? “Se eu fizer enceeja terei q fazer provas do 1 e 2 ano do ensino médio de novo?pois o meu so faltar o 3 ano mesmo!! Aguardo ansiosamente!!

  34. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 5:02

    Rafael, tanto um quanto outro são boas opções. Este ano de 2019 o ENCCEJA encerrou as inscrições somente em 2020. Se você é do Estado de São Paulo tente o CEEJA que é público, gratuito e flexível. Mas se não for a melhor opção é o EJA.

    Faça porque vai dar problema o certificado que você tem.. se veio de outro Estado.. problema à vista…

    abraços

  35. MICHELE DOS SANTOS RIBEIRO comenta:

    junho 12, 2019 @ 16:49

    fiz um supletivo na instituto latino de ciência e tecnologia/mantenedora: sistema objetivo de ensino,parecer 003/07-cee/RJ-d.o 14 de agosto de 2007. CNPJ 03.635.819/0001-13 email -matriz@ceadeducar.com.br no ano de 2011

    só me deram a declaração de conclusão do ensino médio e foi publicado no diário oficial data 18 de julho 2011 n132 .

    vou fazer um curso técnico e eles exigem o histórico escolar ,mas nao foi me dado isso. tentei contato com a escola mas nao tive sucesso e nas minhas pesquisas pela internet descobri que a escola fechou,nao sei o que fazer agora.
    Fui no seeduc e me falaram que a escola foi embargada e não estão dando documentação. Ela falou que não adianta eu fazer nada pq não vou conseguir

  36. Sônia R. Aranha comenta:

    junho 13, 2019 @ 4:35

    Michele, infelizmente sem o certificado e sem o histórico escolar não tem como provar a conclusão do Ensino Médio, porque esses documentos são imprescindíveis para avançar nos estudos, sem eles, não tem como efetivar matrícula no ensino superior ou em escola técnica.

    Bem, esta escola teve autorização de funcionamento de 2007 a 2012. Em 2015 ela não foi recredenciada.

    Então, o único caminho é junto ao SEEDUC, abrindo um processo junto ao Poupatempo solicitando verificação de seu prontuário e uma certidão com força de certificado. O problema é que a SEEDUC em geral diz que não encontrou prontuário algum e demora uma vida para dar esta resposta.

    Eu recomendo que você se morar no Estado de São Paulo fazer o CEEJA que é um supletivo em escola pública e flexível e rápido você obtém um certificado válido.

    Se você é de outro Estado,daí terá que procurar um EJA em escola pública para não cair em outra armadilha.

    Poderia também prestar o ENCCEJA, mas este ano já encerraram as inscrições, somente em 2020.

    Sem esses documentos não é possível nem ir para a Justiça porque não há como provar que você estudou nesta escola.

    ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta