OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os posts abaixo relacionados possuem muitos comentários, a saber:

Perdi meu certificado de ensino médio e a escola desapareceu = 298 comentários

Ensino Médio: o que fazer quando o seu certificado de conclusão não é válido = 995 comentários

Metade destes comentários são respostas que demos aos pedidos de informação e ajuda e a outra metade destes comentários foi feito por alunos que foram lesados por “escolas” que emitiram certificado inválidos do ensino médio, levando estes alunos a enfrentar uma constrangedora porque muitos finalizaram o ensino superior e ficam impedidos de receberem seus diplomas de graduação.

Mas podemos ajudar a encontrar caminhos. Alguns é via Justiça, outros não, depende do caso.

Abaixo segue um testemunho de uma aluna que se viu em apuros, mas que com a nossa ajuda conseguiu resolver o problema.

Olá Sônia e a todos!
Gostaria de agradecer pela atenção da Sônia! Eu enviei um e-mail pra ela sobre meu caso (post ali no dia 07 de março) e prontamente ela me respondeu me indicando a Dra Lais. Tive uma consulta ótima e que me ajudou muito. A Dra Lais foi muito paciente e a todo tempo esteve disponível para esclarecer minhas dúvidas. Graças a Deus resolvi meu caso. Agradeço muito a Sônia e a Lais!
Boa sorte a todos e uma consultoria faz toda a diferença nesses casos!

Estamos a disposição gratuitamente aqui no blog. Se quiser uma consulta com análise de documentos e feita via e-mail cobramos honorários: centrodestudos@centrodestudos.com.br

Tags: , , ,

Veja Também:

18 Comentários »

  1. Bruna Grasiele comenta:

    outubro 27, 2017 @ 12:12

    Terminei a faculdade, porém ainda não peguei meu diploma, devido a escola em que fiz supletivo a distância ter enviado certificado inválido, o que devo fazer ?

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    outubro 27, 2017 @ 16:52

    Bruna, que situação.

    1) Verificar o motivo pelo qual o certificado é inválido.É inválido porque a escola foi cassada? É inválido porque a escola não existia e trata-se apenas de um pedaço de papel?

    2) Onde verificar? Junto a Secretaria de Educação do Estado da escola que emitiu o seu certificado.

    3) Se tiver condições financeiras para fazer consulta com um advogado para ele analisar os seus documentos e lhe dar um caminho, posso lhe indicar um que atuo em casos deste tipo. Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    4) Você tem que ter necessariamente para poder brigar: o certificado de conclusão do ensino médio, o seu nome publicado em Diário Oficial do Estado que está localizada a escola que lhe certificou.

    ok?

  3. Fabricio comenta:

    novembro 18, 2017 @ 1:15

    Boa noite Sonia, meu nome saiu no Diario oficial, concluir em 2010 estou com histórico do colégio, porém preciso do Diploma e o colégio futura Rj não existe mais, o que devo fazer? me ajude por favor.

  4. Sônia R. Aranha comenta:

    novembro 25, 2017 @ 18:13

    Fabrício… um calvário …. não será fácil conseguir o certificado…

    Você precisa entrar com um processo junto a SEEDUC.. O problema que a SEEDUC não quer saber nem de procurador, nem por e-mail.. ela quer que a própria pessoa vá até lá fazer o processo … isso tudo para facilitar a vida das pessoas.

    Indo pessoalmente ao Rio e na SEEDUC você faz o pedido do certificado.. leva o nome da escola, o endereço da escola quando ela existia, cópia do diário oficial que consta o seu nome.

    Vai ter que aguardar uma vida para a SEEDUC dizer para você se tudo certo ou não.

    Se a SEEDUC falar que ok ela provavelmente emitira uma certidão com força de certificado.

    Se a SEEDUC disser que o seu nome não consta nos arquivos , ela lhe dará uma negativa.
    Com esta negativa você impetra mandado de segurança para que a Justiça consiga regularizar a sua situação.

    Agora… olha o tempo e o trabalho que terá além da grana que irá gastar com advogado. Se precisar posso lhe indicar uma do Rio que atende casos assemelhados.Entre em contato: sonia@centrodestudos.com.br

    Mas diante da dificuldade eu recomendaria que você faça CEEJA ou o ECEEJA . CEEJA é um Centro de Educação de Jovens e Adultos bem flexível e pode marcar as avaliações sem precisar frequentar.. e o ECEEJA é um exame para conquistar o certificado inscrições por volta de Maio e exame em outubro novembro..

    Acho que é mais vantajoso para você .

    é isso.. abraços

  5. Anne da Silva de Jesus comenta:

    maio 7, 2018 @ 19:15

    Boa tarde, Conclui meu ensino médio no Centro educacional Pódio RJ, meu nome foi para o D.O RJ.
    porém não é válido, disseram que a Seeduc não válida o certificado.
    O que eu faço? terei que cursar novamente ou terei que pedir para fazer a retirada do meu nome do D.O?

  6. Anne da Silva de Jesus comenta:

    maio 7, 2018 @ 19:17

    Estou desesperada, pois quero fazer meu curso tec. e e não sei o que devo fazer. me ajude

  7. Sônia R. Aranha comenta:

    maio 11, 2018 @ 18:03

    Anne,

    Caminhos:

    1) Tentar a Justiça

    2) Fazer o ENCEEJA – Exame Nacional de Certificação de Educação de Jovens e Adultos – inscrição em Maio e exame em outubro ou cursar o CEEJA que é um supletivo público flexível.. não precisa frequentar. No Estado de São Paulo há em várias cidades ou cidades próximas.

    3) Com o certificado obtido pelo ENCEEJA ou CEEJA é preciso validá-lo junto ao Conselho Nacional de Educação ou via Justiça se a escola do técnico não quiser emitir o certificado em função de datas : a data do certificado será posterior a data do ingresso no técnico, mas daí fica mais fácil..

    Enfim… é um problema … dá para resolver mas leva tempo e dinheiro.

    abraços

  8. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 14:06

    Dei entrada na minha declaração parcial no dia 27/11/2018 até agora não foi emitida gostaria de saber quando terei o retorno

  9. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 14:20

    Mariana,

    1) Declaração Parcial ? Do que se trata? ENCCEJA? ENEM ?

    2) Onde você deu entrada da Declaração Parcial?

    Aguardo

  10. Michelle Ferreira comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 15:58

    Boa tarde, conclui o terceiro ano em uma escola que está extinta, dei entrada no Seeduc para conseguir meu certificado de conclusão ( pois ja possuo o histórico e publicação no D.O.) mas o Seeduc me informou que a escola estava cadastrada em um endereço e Mântua suas funções em outro. Será que consigo na justiça?

  11. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 16:40

    Enceeja , na secretaria da educação leste 3

  12. Mariana Raquel comenta:

    janeiro 14, 2019 @ 17:13

    Sônia R. Aranha minha declaração está no ceapa, gostaria quando volta para a secretaria de educação preciso desse histórico

  13. Camila comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 8:46

    Descobri a pouco tempo que a escola onde me formei cobra colégio brasileiro de extensão universitária e pós graduação, teve suas atividades encerradas em 2008, não recebi nenhuma notificação acerca de validação de diploma que foi emitido em fevereiro de 2005 com publicação no diário oficial . Pois bem, me formei em universidade pública, assumi cargo em concurso de nível médio, apresentando o certificado, histórico e a cópia do Diário Oficial, tudo aconteceu na mais perfeita ordem. Agora em 2019, me preparando para prestar um novo concurso público li sobre a obrigatoriedade do carimbo da secretária de educação no certificado, coisa que o meu certificado não tem, mas que não foi impeditivo para que tivesse sido aceito até agora. A minha questão é a seguinte para validação tenho que abrir um processo junto à secretaria de educação, caso eles neguem terei que entrar com ação judicial, o que provavelmente cessará meus benefícios gerando uma enorme dor de cabeça e talvez até a minha demissão por um erro da instituição. Como devo proceder neste caso? Meu entendimento é que estudei e fiz a minha parte, cursando somente as disciplinas que fiquei reprovada no ensino médio cursado a sua maioria em instituição pública de ensino, fiz as provas, fui aprovada e peguei o meu certificado assinado pela direção, secretaria da instituição, devidamente carimbado, com matrículas do mec, em época que a secretaria de estado de educação autorizava o funcionamento da instituição. Poderia me dizer algo?

  14. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:10

    Camila,

    1) Seu certificado foi emitido antes do encerramento do Cobra

    2) Você tem o seu nome publicado no DOERJ

    3) Não há visto confere no seu certificado.

    Bem, você não poderia saber se é válido ou não este certificado, no entanto, não havendo visto confere o certificado não é válido e portanto você não concluiu o seu Ensino Médio.

    O melhor a ser feito é cursar o CEEJA que é um supletivo público e flexível, no Estado de São Paulo tem em diferentes cidades ou prestar o ENCCEJA.

    Precisa concluir o Ensino Médio, este é o melhor caminho.

    Ação judicial apenas se o seu certificado tivesse o visto confere. Daí sim valeria a pena arriscar uma ação judicial no Estado do Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que ela emitisse uma certidão com força de certificado.

    Entrar com processo administrativo na SEEDUC é uma possibilidade, mas tem que ir até o Rio de Janeiro porque não aceitam que façam via procuração ou a distância e demora uma vida para darem a resposta. De modo que eu descartaria esta possibilidade.

    Se no seu certificado não tem visto confere, daí não resolve ir para a Justiça e sim cursar o CEEJA (que é rápido) ou prestar o ENCCEJA.

    Obtendo a conclusão do ensino médio pronto.. você tem o ensino médio.

    Não haverá problema com o órgão público que você trabalha se não houver denúncia. Ninguém vai verificar isso após 5 anos de trabalho. Mas se porventura houver você terá um novo certificado para apresentar e as motivações , daí poderá se defender na Justiça.

    Esta é a minha recomendação para você que não tem o visto confere no certificado.

    ok ?

    Att

  15. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:23

    Michelle, não sei lhe dizer… é muito difícil conseguir na Justiça sem o certificado porque é o certificado com visto confere que dá validade a conclusão do Ensino Médio.

    Eu recomendo que curse supletivo público CEEJA que é flexível e que em pouco tempo resolve ou preste ENCCEJA inscrição em Maio exame em outubro ou novembro. Penso ser mais garantido e barato do que a Justiça.

    ok?

    abraços

  16. Sônia R. Aranha comenta:

    janeiro 15, 2019 @ 11:26

    Mariana, os trâmites do processo de certificação eu não sei lhe dizer quanto tempo demora.. somente a Diretoria de Ensino Leste 3 poderá lhe informar,ok?

  17. Jose Silva comenta:

    fevereiro 11, 2019 @ 13:48

    Oie!
    Bom dia pessoal .
    Prof poderia informar se o colegio Soer que fica na cidade de araçatuba pode ministrar curso a distância Eja ?
    Também se é autorizado pelo Mec e secretaria da eduçação?
    Bom dia e obrigado.

  18. Sônia R. Aranha comenta:

    fevereiro 13, 2019 @ 17:04

    José Silva,

    Entre em contato com a Diretoria de Ensino de Araçatuba R. Antônio João, 130 – Vila Bandeirante(18) 3607-7417 ou 3607-7420

    Eles saberão lhe dar informação oficial e segura a respeito, ok?

    abraços

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta