Laboratório oferece avaliação gratuita de alunos com sinais de superdotação e altas habilidades

Por : Universidade Federal de Minas Gerais

Professores que identifiquem sinais de superdotação e altas habilidades em seus alunos podem entrar em contato com o Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (Ladi), do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), para agendar sessões gratuitas de avaliação e diagnóstico.

Entre os sinais de superdotação, destacam-se alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos muito acima da média, diferença significativa de desempenho escolar entre a criança e seus pares e extrema curiosidade.

Para agendar a avaliação, que ocorre durante quatro ou cinco encontros (um por semana), é necessária a autorização dos responsáveis pelo aluno. Todo o processo é gratuito e pode ser solicitado pelos telefones (31) 3409-6285 e (31) 9269-5204 ou pelo e-mail altashabilidadesufmg@gmail.com. As sessões são realizadas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), localizado na Fafich.

Estudo longitudinal de inteligência e personalidade
Coordenado pela professora Carmen Flores-Mendoza, o Ladi se dedica à pesquisa e à prática da avaliação cognitiva e do desenvolvimento. Há 13 anos, seus pesquisadores começaram um estudo de longo prazo para avaliar a evolução da inteligência e da personalidade em crianças que estudavam no Centro Pedagógico.

A segunda fase da pesquisa será realizada neste ano e em 2016, com o objetivo de reavaliar os mesmos jovens. Para tanto, o Laboratório está tentando localizar os ex-alunos do CP voluntários da pesquisa para realizar nova rodada de testes.

 

Tags: , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta