04
jul

Extraído do site: http://templegrandin.com/

Autismo e problemas sensoriais muitas vezes caminham lado a lado. É comum para as pessoas com autismo ter problemas sensoriais que afetam seu comportamento e suas percepções. No entanto, aqueles com distúrbios do processamento sensorial não são necessariamente afetados pelo autismo.

Entrevista com a Dra. Temple Grandin que é autista:

Por que é importante considerar terapias sensoriais?

Para alguns indivíduos com autismo, terapias sensoriais são muito benéficas. O autismo é altamente variável e uma terapia sensorial que funciona bem para uma criança pode não ter nenhum efeito sobre a outra. Algumas das terapias sensoriais mais comuns são: o uso de pressão profunda para acalmar, balançar, as atividades de trabalho pesado e lentos e o método de escovação. Terapias sensoriais realizadas por um terapeuta ocupacional pode ajudar algumas crianças a se tornarem mais calmas, mais atentas e pode ajudar no desenvolvimento da fala.


Como você avalia qual é a terapia sensorial mais recomendável para uma criança?

Crianças que buscam pressão profunda rolando em cobertores ou que ficam sob os colchões são os mais susceptíveis de beneficiar de pressão profunda. Em crianças pequenas, a pressão profunda pode ser facilmente aplicado rolando uma criança em esteiras pesadas ??ou ficar em cadeiras do saco de feijão. Em muitos indivíduos, a máquina de aperta ou de outros dispositivos que se aplicam pressão são calmantes. Pressão profunda é mais eficaz quando é aplicada por 20 minutos e, em seguida, removido por 20 minutos. Crianças que gostam de balançar pode se beneficiar dele. Algumas crianças podem ser capazes de falar mais facilmente, enquanto eles estão a balançar lentamente ou sentado em equilíbrio em uma esfera de exercício. Coletes Ponderadas ajudam algumas crianças e não funcionam para outras.


O que significa uma dieta sensorial ?

Uma dieta sensorial significa simplesmente que, em determinados intervalos, uma criança pode precisar de uma pausa para acalmar o sistema nervoso . Problemas sensoriais estão em um continuum de leve a grave. As crianças com mais problemas sensoriais graves terão intervalos mais frequentes para acalmar um sistema nervoso mais excitado. Durante estas pausas, a criança pode se envolver em atividades sensoriais que são calmantes. Muitas vezes, é melhor ter as quebras em horários programados para evitar acidentalmente gratificar uma criança por fazer  uma birra. Se a criança fica com paradas sensoriais depois que ele / ela se comporta mal, ele / ela pode se comportar mal para obter mais pausas.



Quais são as terapias sensoriais mais comuns?

  • Pressão profunda como rolar em tapetes, colete ponderada, máquina de aperto ou cobertor ponderada para ajudar a dormir.
  • Lento balançando de 10 a 12 vezes por minuto para acalmar
  • Escovar a pele com escovas macias para acalmar (Método Wilbarger)
  • Lentes Irlen e papel em tons pastel para ajudar com a leitura. Lentes coloridas pálidas ajudar um subconjunto de crianças com autismo ou dislexia com a leitura.  Muitas vezes, rosa pálido, azul claro ou óculos de sol    são úteis  . Tente imprimir material de leitura sobre os diferentes papéis pastéis como verde claro, azul claro, bege cinza, lavanda e amarelo claro. A criança deve escolher o papel que funciona melhor para eles. As crianças que respondem bem a lentes coloridas e papel colorido, muitas vezes não pode tolerar 50 – ou 60-ciclo luzes fluorescentes. Se possível, mantenha a criança longe das luzes fluorescentes. Eles podem ver o brilho das luzes fluorescentes e eles fazem o quarto tremer como uma luz estroboscópica.
  • Atividades de mascar – Algumas crianças respondem bem ao ter coisas para mastigar. Atividades de mastigação irá acalmá-los. Eles precisam de estimulação oral.
  • Bolas e outros itens para segurar em sua mão  . Isso ajuda a algumas crianças se sentar ainda.
  • Treinamento Auditivo – Há uma série de CDs e dispositivos para treinamento auditivo. A criança escuta a música que foi modificada eletronicamente. Para algumas crianças, o treinamento auditivo pode ajudar a reduzir a sensibilidade ao som e melhorar a capacidade de ouvir sons consonantais duros. Alguns programas de treinamento auditivo são muito caros e os resultados são altamente variáveis ??e pode não valer a pena o custo. Tente métodos mais simples primeiro, como falando devagar com a criança para ajudá-lo a ouvir sons consonantais duros. Cantar é útil para algumas crianças e que pode ser capaz de aprender a cantar palavras antes que eles possam aprender a falar deles.

Quais são os objetivos da terapia sensorial?

Para ajudar a reduzir as birras, colapsos e hiperatividade, aumentar a permanência nas  tarefas e reduzir o comportamento auto-prejudicial.


Quanto tempo começa  a melhora?

Muitas vezes, as melhorias ocorrerão dentro de algumas semanas. Quando uma terapia sensorial funciona, haverá menos colapsos, birras e comportamentos mais calmos. A criança será capaz de permanecer na tarefa por longos períodos de tempo.

Tags: , , , ,

Veja Também:

6 Comentários »

  1. Marcio comenta:

    dezembro 16, 2014 @ 17:40

    Boa tarde

    Gostaria de saber onde conseguir o cobertor, dizem que é pesado mas que não aquece demais..

    Grato

    Marcio

  2. Sônia R. Aranha comenta:

    dezembro 17, 2014 @ 5:57

    Olá Marcio

    http://autismoemgoiania.blogspot.com.br/2012/02/aprenda-fazer-um-cobertor-ponderada.html

    http://pt.aliexpress.com/w/wholesale-weighted-blanket.html

    http://pt.265health.com/mental-health/stress-management/1009067417.html#.VJEbOMlRVlc

    http://pt.265health.com/conditions-treatments/autism/1009002538.html#.VJEbT8lRVlc

    Abraços

  3. Rosália comenta:

    novembro 11, 2015 @ 15:59

    Boa tarde,

    Sou terapeuta ocupacional e tenho uma irmã que confecciona mantas e coletes ponderados. Se quiserem alguma informação, favor entrar em contato pelo meu email.

  4. Avanilda Melo comenta:

    julho 3, 2016 @ 0:22

    Mantas e coletes ponderados,VC pode me passar os preço?Tenho um filho autitsta com sete anos,e acredito que o cobertor ou o colete poderá ajuda-lo.Aguardo sua resposta.Avanilda Melo.

  5. Sônia R. Aranha comenta:

    julho 3, 2016 @ 2:05

    Avanilda, não sei lhe dizer porque não tenho acesso a fabricação de coletes e sim apenas a informação dos benefícios.

    Mas dei uma busca para você pela internet e encontrei esse colete http://www.setesentidos.net.br/colete-com-pesos

    Não sei se a empresa é bacana, mas você poderá entrar em contato com eles, ok?

    abraços

  6. Nicoli Mariano comenta:

    outubro 17, 2017 @ 1:11

    https://www.teiajubinha.com.br/
    Minha filha tem dois dessa loja, ela ama!!

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta