Projeto de Lei do Senado – PLS de número 388/2007 (aqui) altera a lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para aumentar a carga horária mínima anual nos Ensinos Fundamental e Médio.

A proposta é passar de 800 horas para 960 horas.

O que isso significa na rotina da escola privada ? Nada.

Por exemplo :

Há matrizes curriculares do Ensino Fundamental de 9 anos que semanalmente contam com 25 horas. Se multiplicarmos por 40 semanas, teremos 1.000 h/ano no ano letivo.

No Ensino Médio , por exemplo, semanalmente a carga horária é de no mínimo 30 horas. Se multiplicarmos por 40 semanas isso resulta em 1.200 h/ano.

Carga horária de 1.000 ou 1.200 h/ano é muito mais do que a PLS está pleiteando (960 horas/ano) e não requer aulas aos sábados, tampouco, período integral. Requer apenas respectivamente 5 a 6 aulas dia, de 50 minutos cada uma, com periodicidade de 2ª à 6ª feira. Isso é o que a maioria das escolas particulares já praticam , portanto, a PLS 388/2007 não interferirá em nada no setor privado de educação básica.

Tags: , , , ,

Veja Também:

10 Comentários »

  1. Ana MAria Vitolo comenta:

    junho 16, 2011 @ 11:12

    creio que aumentar a carga horária não traz qualidade para educação , que deve ter maior participação da familia …Onde encontramos alunos violentos, como es estivese drogados ,agressivos com os colegas , batem chutam e nada acontece no sentido de reeduca-los. O Conselho tutelar sempre pensa que os professores devem ser os herois para combater tanta agressão fisica e psicológica.Então surge a grande ideia aumnetar carga horária ! Por qual motivo ?: posso saber ? querem deixar que os professores continuem desempenhado um papel que é da familia ! POR LIMITES … Isso a escola não tem condições de fazer ! Não somos Deus dependemos DELE ! essa é a verdade ! Professora agredida por várias vezes em sala de aula !

  2. PROFESSORA VAIADA VARIAS VEZES comenta:

    julho 6, 2011 @ 15:23

    ISSO SIGNIFICA MAIS DOENÇA PARA O PROFESSOR QUE MORA LONGE E DEPENDE DE ÔNIBUS E SIGNIFICA FALTA DE TEMPO COM A FAMÍLIA É POR ISSO QUE FILHO DE PROFESSOR NÃO ESTUDA,NÃO SEGUE CARREIRA INTELECTUAL…POR ISTO QUE HÁ UM GRANDE NÚMERO DE JOVENS ENTRANDO PARA MARGINALIDADE,PORQUE NÃO TEM PAI E MÃE QUE TOME CONTA!ESTÃO EM SALA DE AULA!
    SIGNIFICA FICAR NUMA SALA QUE UNS 70% ESTÃO COM CELULAR LIGADO (OUTRO DIA UMA DIRETORA PEDIU PRA ,MENINA DESLIGAR O CELULAR EELA IMEDIATAMENTE LIGOU PARA MAE DELA E DISSE QUE A DIRETORA TERIA HUMILHADO ELA…COM MEDO DO CONSELHO ELA SO TENTOU AMENIZAR A SITUAÇÃO).
    VOCÊS QUE QUEREM O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA NÃO DEIXARIAM OS EMPREGOS DE VOCÊS DE GABINETE DE EDUCAÇÃO OU DE FICAR PROJETANDO LOUCURA PARA PROFESSOR ,EM UM SÓ MOMENTO.
    AINDA BEM QUE FALTAM SÓ MAIS OITO ANOS…NUNCA DESEJEI TANTO ENVELHECER…

  3. SANDRA comenta:

    julho 15, 2011 @ 0:55

    OLÁ PROFª SONIA, TRABALHO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOROCABA, QUE TAMBEM TEM 5 HORAS AULAS POR DIA , PORTANTO SÃO 1000 HORAS POR ANO., MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE A LEI NÃO DEIXA CLARO AO SE REFERIR A HORA AULA, OU HORA RELÓGIO. A PROFESSORA PODERIA ME ESCLARECER…
    GRATA

  4. Profa. Sônia Aranha comenta:

    julho 15, 2011 @ 3:32

    Prezada professora Sandra, não sei lhe responder, mas eu penso que é hora aula de 60 minutos. Vou pesquisar para lhe informar com maior certeza ok?
    Abraços

  5. Profa. Sônia Aranha comenta:

    julho 17, 2011 @ 19:26

    Prezada professora Sandra,

    No Parecer CNE/CEB nº 5/2011, aprovado em 5 de maio de 2011 no item 7.5. Formas de oferta e de organização do Ensino Médio pg 48 diz que:

    “Note-se que as horas acima indicadas são, obviamente, de 60 minutos, não se confundindo com as horas-aula, as quais podem ter a duração necessária que for considerada no projeto de cada escola.”

    Abraços

  6. Marcia Ew comenta:

    julho 27, 2011 @ 18:59

    Acredito que o aumento de carga horária não irá assegurar melhorias na qualidade da educação, com certeza teremos professores mais doentes, como ja se tem comprovado que a cada ano os professores adoeçem mais.
    Quem sabe se o mec pensasse na valorização do professor, na qualificação melhor, será que oferecer inúmeras faculdades a distância também é garantia de um ensino melhor?
    Pagar melhor os professores para que os mesmos possam fazer uma especialização presencial não seria o melhor?
    Oferecer esses cursos só pra dizer que temos formação?
    Com certeza a nossa função é a aprendizagem do nosso aluno, e não é ficar com eles mais tempo na escola e tirar ainda mais a obrigação da família que é a de educar seu filho que vai fazer a diferença.
    Uma educação de qualidade não se faz por horas, e sim por competência.

  7. ROsana comenta:

    janeiro 18, 2012 @ 16:52

    Queria saber se aumentar a carga horaria para 5 horas o professor que acumula tem que optar entre prefeitura e estado? sou professora de ensino fundamental 1

  8. Profa. Sônia Aranha comenta:

    janeiro 18, 2012 @ 18:50

    Rosana, o único modo de você saber isso é por intermédio dos Estatutos que regem o seu Estado e a sua Prefeitura verificando se há impedimentos.

    Você também pode recorrer aos sindicatos de classe que certamente lhe atenderão informando a este respeito, ok?

    Forte abraço

  9. carlos comenta:

    abril 16, 2017 @ 21:37

    eh “preiteando” ou pleiteando Profa?

  10. Sônia R. Aranha comenta:

    abril 18, 2017 @ 2:46

    Carlos, é pleiteando.. obrigada pela correção.. minha dislexia às vezes surge sem avisos e faltou
    a minha revisão textual.. mas sempre há um amado para me ajudar nisso.. obrigada!

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta