17
mar

 

O procedimento de pesquisa que deve ser usado na escola é a OBSERVAÇÃO.

Uma sala de alunos é um coletivo , porém , ela é formada por cada aluno e observá-los em ação é uma tentativa de entendê-los e ajudá-los de modo individualizado a ter sucesso em sua trajetória escolar.

Os alunos que apresentam maiores dificuldades são os que nos chamam mais atenção e , portanto, devem ser os primeiros objetos de estudo da escola.

A observação possibilita saber o que causa no aluno: a lentidão de efetuar as tarefas nunca terminadas, a agressividade presente um com os outros, a distração, dentre outros.

É um recurso importantíssimo para traçar diagnósticos , como também, apresentar estratégias de ensino que minimizem ou sanem as dificuldades encontradas pelos alunos.

Critério para usar o recurso da Observação:

Queixa de professor em relação a sala de modo geral. Diz que a sala é muito indisciplinada e não consegue levá-la para um comportamento adequado para o estudo.

Queixa de professor em relação a um aluno específico : agitado demais, atrapalha os colegas, agressivo com todos, não faz tarefas etc..

Queixa dos pais em relação a um aluno , a classe como um todo ou do professor que não sabe lidar com a classe.

Prazo para a Observação:

Mínimo : 1 semana

Máximo: 4 semanas

Períodos:

Inicialmente todo o período de aula

Após 1 semana períodos alternados : início da aula, após o intervalo, no final da aula.

Início:

Reunir com o professor e comunicá-lo que o recurso da Observação será usado em sua sala de aula visando conhecer melhor a classe ou o aluno e a partir disso traçar estratégias para resolver as dificuldades encontradas.

Se a queixa partiu dos pais comunicá-los que a escola usará o recurso da Observação para entender melhor o que está acontecendo.

Quem faz a Observação:

– Pode ser um auxiliar de classe;

– Pode ser a Orientadora Educacional ou Coordenação;

– Pode ser um Monitor Pedagogo.

Procedimentos para a Observação:

– O observador deve contar com um caderno de campo no qual fará suas anotações de duas maneiras: relato de tudo o que está vendo acontecer e ,do outro lado, suas impressões ou dizendo de um outro modo, o que lhe passar pela cabeça a respeito do que está vendo.

No término da Observação todas as anotações comporão uma análise que resultará em um documento apontando as dificuldades e sugerindo estratégias de saná-las.

Haverá muitas surpresas ao fazer esse procedimento porque, em geral, as soluções são de fácil aplicação e muito simples ,sobretudo, quando se trata de problemas com toda a classe .

 

Tags: , , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta