Conforme a Deliberação CEE 77/08 em seu artigo 2º, são componentes curriculares obrigatórios:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimento do Mundo Físico e Natural;
- Conhecimento da Realidade social, especialmente a do Brasil;
- Artes;
- Música;
- Educação Física;
- História do Brasil;
- Língua Estrangeira Moderna;
- Espanhol;
- História da África e dos Africanos;
- História da cultura e etnias, principalmente das matrizes indígena, africana e européia;
- Educação Ambiental;
- Filosofia e Sociologia;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Conhecimentos sobre o processo de envelhecimento.
O que a legislação está querendo dizer?
Que a escola pode ampliar sua matriz curricular utilizando do expediente da modalidade semipresencial no limite de 20% do total de horas destinadas ao curso.
Vamos compreender melhor:
O Ensino Médio de uma escola possui uma carga horária total de 3.840 horas, distribuídas nos três anos. De acordo com a Deliberação CEE 77/08 a escola poderá ampliar esta carga horária em 20% dos componentes curriculares na modalidade semipresencial representando um acréscimo de 720h, utilizando para isso de recursos tecnológicos de informação e comunicação remota, isto é, a distância e via internet.
Dessa forma, a escola resolve acrescentar na matriz curricular do Ensino Médio, os seguintes componentes curriculares com as respectivas cargas horárias:
COMPONENTE CURRICULAR |
1º M |
2º M |
3º M |
CARGA HORÁRIA40 semanas |
Direito da Criança e do Adolescente |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Música |
1 |
1 |
1 |
120 H |
História da África e dos Africanos |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Conhecimentos sobre os processos do envelhecimento |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Educação Ambiental |
1 |
1 |
1 |
120 H |
História da Cultura e Etnias |
1 |
1 |
1 |
120 H |
Total |
6 |
6 |
6 |
720 H |
A carga horária de 720 h é inserida na matriz curricular de 3.840 h, ampliando para 4.200 h, porém com uma grande diferença: os alunos, de suas casas, poderão participar destas aulas a distância, via internet, realizando os exercícios propostos.
Qual a vantagem para a escola?
A vantagem é que a escola amplia sua matriz curricular sem, no entanto, ter que disponibilizar espaço físico que na maioria dos casos não é possível.
Por exemplo: se uma escola inicia suas aulas às 7h e termina às 12:35, portanto, 6 aulas de 50 minutos por dia, e quiser ampliar sua matriz curricular terá, necessariamente, que oferecer para os seus alunos também o período da tarde , pelo menos em alguns dias da semana. Na maioria dos casos, o prédio não possui salas de aulas disponíveis em um outro período, porque atende outros alunos.
E os professores?
Os professores responsáveis por estes componentes curriculares podem ser os mesmos que ministram outros similares e ganharão normalmente por esta carga horária. Contarão com o Diário de Classe para registro e com relatórios on-line. Periodicamente poderão reunir os alunos para realizarem síntese dos estudos e para efetuarem a avaliação. Estes encontros, por exemplo, poderão ocorrer aos sábados.
1a aula/1ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
2ª aula/2ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
Encontro no sábado |
Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre |
3ª aula/3ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
4ª aula/4ª semana |
On-line/em casa/aula/exercícios |
Encontro no sábado |
Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre |
E assim |
sucessivamente |
Diante desta Deliberação, o CentrodEstudos, oferece para as escolas um ambiente de aprendizagem virtual SitEscola.com para que possa com muita qualidade oferecer aos seus alunos:
- Espaço exclusivo de aprendizagem virtual;
- login e senha para acessar a Área de Aluno;
- acesso às aulas e exercícios;
- caixa de Mensagem.
A Escola contará com um ambiente de aprendizagem virtual exclusivo, vinculado ao seu site institucional. Este ambiente de aprendizagem virtual fornecerá acompanhamento do desempenho do aluno por meio de:
- Relatório de frequência.
- Relatório de notas.
Toda a inserção do conteúdo é feito por uma equipe do CentrodEstudos contribuindo para minimizar os custos para a escola.Caso a escola necessite, o CentrodEstudos poderá oferecer:
- Elaboração do Conteúdo de acordo com o Projeto Pedagógico da escola;
- Tutor para acompanhar os alunos.
Atenção: a função do tutor é apenas acompanhar a movimentação dos alunos no ambiente virtual, tirando-lhe dúvidas e motivando-os, mas não substituirá o professor, este sim é o responsável pelo componente curricular.
O contrato para este serviço necessariamente tem que ocorrer seis meses antes de ser efetivado devido à homologação da Matriz Curricular. Portanto, a hora é agora com vistas a 2011!
A escola também poderá optar por oferecer aos seus alunos apenas conteúdos on-line, desta forma não há necessidade de ampliar a matriz curricular.
Inove, surpreenda seus alunos e os pais de seus alunos!
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Tags: ampliação, deliberação n.77/2008, ead, matriz curricular
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