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jul

Aplicação da Deliberação CEE-SP n.77/2008

por Sônia R. Aranha às 8:30 em: EAD, Educação

Conforme a Deliberação CEE 77/08 em seu artigo 2º, são componentes curriculares obrigatórios:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimento do Mundo Físico e Natural;
  • Conhecimento da Realidade social, especialmente a do Brasil;
  • Artes;
  • Música;
  • Educação Física;
  • História do Brasil;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Espanhol;
  • História da África e dos Africanos;
  • História da cultura e etnias, principalmente das matrizes indígena, africana e européia;
  • Educação Ambiental;
  • Filosofia e Sociologia;
  • Direito da Criança e do Adolescente;
  • Conhecimentos sobre o processo de envelhecimento.

O que a legislação está querendo dizer?

Que a escola pode ampliar sua matriz curricular utilizando do expediente da modalidade semipresencial no limite de 20% do total de horas destinadas ao curso.

Vamos compreender melhor:

O Ensino Médio de uma escola possui uma carga horária total de 3.840 horas, distribuídas nos três anos. De acordo com a Deliberação CEE 77/08 a escola poderá ampliar esta carga horária em 20% dos componentes curriculares na modalidade semipresencial representando um acréscimo de 720h, utilizando para isso de recursos tecnológicos de informação e comunicação remota, isto é, a distância e via internet.

Dessa forma, a escola resolve acrescentar  na matriz curricular do Ensino Médio, os seguintes componentes curriculares com as respectivas cargas horárias:

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

1º M

 

2º M

 

3º M

CARGA HORÁRIA40 semanas
Direito da Criança e do Adolescente

1

1

1

120 H

Música

1

1

1

120 H

História da África e dos Africanos

1

1

1

120 H

Conhecimentos sobre os processos do envelhecimento

1

1

1

120 H

Educação Ambiental

1

1

1

120 H

História da Cultura e Etnias

1

1

1

120 H

Total

6

6

6

720 H

 

A carga horária de 720 h é inserida na matriz curricular de 3.840 h, ampliando para 4.200 h, porém com uma grande diferença: os alunos, de suas casas, poderão participar destas aulas a distância, via internet, realizando os exercícios propostos.

Qual a vantagem para a escola?

A vantagem é que a escola amplia sua matriz curricular sem, no entanto, ter que disponibilizar espaço físico que na maioria dos casos não é possível.

Por exemplo: se uma escola inicia suas aulas às 7h e termina às 12:35, portanto, 6 aulas de 50 minutos por dia, e quiser ampliar sua matriz curricular terá, necessariamente, que oferecer para os seus alunos também o período da tarde , pelo menos em alguns dias da semana. Na maioria dos casos, o prédio não possui salas de aulas disponíveis em um outro período, porque atende outros alunos.

 E os professores?

 Os professores responsáveis por estes componentes curriculares podem ser os mesmos que ministram outros similares e ganharão normalmente por esta carga horária. Contarão com o Diário de Classe para registro e com relatórios on-line. Periodicamente poderão reunir os alunos para realizarem síntese dos estudos e para efetuarem a avaliação. Estes encontros, por exemplo, poderão ocorrer aos sábados.

1a aula/1ª semana

On-line/em casa/aula/exercícios

2ª aula/2ª semana

On-line/em casa/aula/exercícios

Encontro no sábado

Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre

3ª aula/3ª semana

On-line/em casa/aula/exercícios

4ª aula/4ª semana

On-line/em casa/aula/exercícios

Encontro no sábado

Presencial – síntese do estudo ou avaliação do bimestre

E assim

sucessivamente

Diante desta Deliberação, o CentrodEstudos, oferece para as escolas um ambiente de aprendizagem virtual SitEscola.com para que possa com muita qualidade oferecer aos seus alunos:

  • Espaço exclusivo de aprendizagem virtual;
  • login e senha para acessar a Área de Aluno;
  • acesso às aulas e exercícios;
  • caixa de Mensagem.

A Escola contará com um ambiente de aprendizagem virtual exclusivo, vinculado ao seu site institucional. Este ambiente de aprendizagem virtual fornecerá acompanhamento do desempenho do aluno por meio de:

  • Relatório de frequência.
  • Relatório de notas.

Toda a inserção do conteúdo é feito por uma equipe do CentrodEstudos contribuindo para minimizar os custos para a escola.Caso a escola necessite, o CentrodEstudos poderá oferecer:

  • Elaboração do Conteúdo de acordo com o Projeto Pedagógico da escola;
  • Tutor para acompanhar os alunos.

Atenção: a função do tutor é apenas acompanhar a movimentação dos alunos no ambiente virtual, tirando-lhe dúvidas e motivando-os, mas não substituirá o professor, este sim é o responsável pelo componente curricular.

O contrato para este serviço necessariamente tem que ocorrer seis meses antes de ser efetivado devido à homologação da Matriz Curricular. Portanto, a hora é agora com vistas a 2011!

A escola também poderá optar por oferecer aos seus alunos apenas conteúdos on-line, desta forma não há necessidade de ampliar a matriz curricular.

Inove, surpreenda seus alunos e os pais de seus alunos!

Entre em contato conosco

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1 Comentários »

  1. Cinco formas pouco conhecidas da escola usar um ambiente virtual de aprendizagem comenta:

    julho 24, 2012 @ 9:20

    […] Sugestão de como fazer aqui. […]

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