Você já sonhou em estudar, trabalhar ou mesmo poder matricular o seu filho no Ensino Médio em uma escola que não tem nota, nem disciplinas isoladas, nem exame final e, tampouco, aulas que o professor fica a falar diante dos alunos perfilados em suas carteiras ?
Uma escola de período integral , cujas manhãs são reservadas para o ensino mais teórico, digamos assim , e à tarde para as oficinas práticas que o próprio aluno escolhe , com no máximo 30 alunos por sala ?
Você já sonhou com uma escola cujo o objetivo maior é o de desenvolver a personalidade do aluno, ajudando-o a descobrir o ramo de atividade para o qual tem vocação, preparando-o para enfrentar um mundo difícil e em constante mutação ?
Uma escola que professores não ficam apavorados com a cola porque as avaliações tem consulta livre: o aluno pode recorrer a anotações, cadernos, mapas e livros porque o importante é o processo de estudo e não o erro e a decoreba?
E você já sonhou em estudar em uma escola que mesmo após 40 anos ela ainda permaneça viva em seu coração e em suas lembranças, de tal forma que você sentiu forte necessidade de reencontrar com os seus colegas de turma e com seus ex-professores para com eles criar uma associação cuja missão é mantê-la viva na história da educação brasileira?
E você já sonhou com tudo isso ocorrendo em uma escola pública?
Pois não é que tudo isso já existiu?
Nos anos 60, do século XX, foram criados os Ginásios Vocacionais primeiramente em São Paulo, Americana e Batatais e depois em Barretos, Rio Claro e São Caetano do Sul. Leia um trecho de um artigo de José Hamilton Ribeiro que saiu na Revista Realidade em abril de 1967 (o artigo na íntegra você poderá ler aqui)
“Os cinco ginásios vocacionais em funcionamento estão localizados em Batatais, Barretos, Rio Claro, Americana e São Paulo (Brooklin). Cada um tem um programa de estudo adaptado à sua cidade, por exemplo, Americana, fundada por americanos, os alunos de primeira série podem começar o ano estudando a Guerra de Secessão do Estados Unidos. Enquanto isso, no ginásio de Batatais, os mesmos alunos de primeira série estão iniciando as atividades em volta de um quadro de Portinari: o pintor nasceu na região (Brodósqui) e deixou muitas obras espalhadas pela cidade, já em Barretos tudo pode ter seu começo numa fazenda, à beira de um curral de zebus.”
Nos Ginásios Vocacionais estudaram mais de 8 mil alunos entre os filhos da elite paulistana e de operários, mas exatamente em 12 de dezembro de 1969 policiais invadiram as seis escolas prendendo professores e pais de alunos e decretando o fim dos colégios vocacionais.
Toda essa história está contida no documentário Sete Vidas eu Tivesse… dirigido por José Maurício de Oliveira, da turma de 63 do GEVOA, em homenagem a diretora Maria Nilde Mascellani
As instituições de ensino podem pedir uma cópia de outros documentários a respeito , como Vocacional Uma Aventura Humana visando exibí-las para seus professores e alunos por intermédio da GVive -Associação de Ex-alunos, Ex-Colaboradores e Amigos do Sistema de Ensino Vocacional do Estado de São Paulo – gvive@gvive.org.br
Uma ótima opção para o planejamento do ano letivo de 2014.
Related Posts
Tags: educação, escola pública, ginásio vocacional, planejamento escolar
Veja Também:
8 Comentários »
Por favor, Deixe um comentário aqui !
- Deliberação CEE-SP 177/2020
- Data-corte de alunos estrangeiros no Estado de São Paulo
- Certificado inválido, testemunho de como resolver o problema
- Data-corte: no Estado de São Paulo segue tudo igual para matrículas escolares 2019
- Ensino domiciliar será discutido no STF em 30/08/2018
- 3 milhões de visitas a este blog. Gratidão!
- Data-corte: análise jurídica
- Curso online: Nossos alunos estão suicidando-se
- Lei Estadual do Rio de Janeiro garante matrícula de crianças com 5 anos no 1º Ensino Fundamental
- Data-corte: STF decide que data-corte 31/03 é constitucional
- Deliberação CEE-SP n.155/2017 prescreve procedimentos para o Recurso contra Reprovação
- A atuação dos Conselhos de Série, Classe e Colegiados similares
- A faculdade não quer lhe dar o diploma porque há problema com o seu certificado de ensino médio? Faça uma consulta conosco
- Escola, não sofra uma ação judicial
- Certificado inválido? Vale a pena contratar uma consultoria
- Meu certificado do ensino médio é inválido! E agora?
- ENCCEJA – faça a sua inscrição
- A sombra azul
- Curso on-line para advogados ou gestores escolares
- Aluna negra sofre bullying na escola e está em casa sob tratamento médico
- Bullying e o que nos ensina o seriado 13 Reasons Why
- Novo Ensino Médio foi aprovado no Senado
- Matrícula 2017 : conhecendo o Regimento Escolar.
- Revistar aluno dentro da escola é legal?
- Carta Aberta: Pessoas cegas arriscadas de perderem direitos!! Pede apoio e divulgação
- Presente para os professores
- Data-corte: olha eu aqui outra vez!
- Rio Grande do Sul mantém a data-corte 31/03
- Cai a data-corte 31/03 segundo o Conselho Nacional de Educação
- Direitos do Aluno: inclusão escolar
- As três peneiras de Sócrates
- Certificados de ensino médio e as escolas a distância
- SOCORRO! Meu certificado de ensino médio é inválido!
- Janela da Alma, documentário que fala sobre deficiência visual
- Mato Grosso: sentença de juiz derruba a data-corte para o ingresso no 1o ano do ensino fundamental e Educação Infantil
- Análise Longitudinal do Número de Matrículas
- Matrícula 2017: sua escola está preparada?
- Cinco Dicas para a Escola Particular Conquistar Mais Alunos
- Tenho 18 anos, mas a escola chama os meus pais para liberarem a minha saída.
- Superdotação e Dupla Excepcionalidade
- Curso de LIBRAS gratuito e online
- Quer se preparar para o ENEM 2016 de graça?
- Selecionados pelo Fies podem fazer contrato a partir de hoje
- Um presente para vocês!
- Matrículas 2016 – Escolas, cuidado com a lista de material escolar !
- Matrícula 2016 -PROCON Rio de Janeiro autua escolas particulares
- Escola Particular tem que cumprir a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência
- Obrigatório ter mobiliário para alunos com deficiência no Rio de Janeiro
GVive- Assoc. Ex-Alunos dos Vocacionais comenta:
novembro 30, 2013 @ 22:23
Parabéns pelo artigo endereçado aos pais e mães da atualidade – século XXI…
Realmente essas escolas foram fantasticas e existiram de verdade.
Estamos vivos, professores e ex-alunos para confirmar tudo isso.
Este video foi criado em 2006 para comemorar os 40 anos da turma de 1963 do ginasio vocacional oswaldo aranha.
Foi um trabalho capitaneado pelo Jose Mauricio de Oliveira e toda a turma de 1963. Quarenta anos depois nos reunimos para realizar um belo trabalho em equipe onde cada colega fez sua parte e ao final realizamos este belo documentário Sete Vidas eu Tivesse.
Novos vídeos foram criados posteriomente pela GVive- Associação de Ex.Alunos e Amigos dos Vocacionais. Editamos livros sobre a experiência vocacional.
Hoje temos uma equipe de ex-alunos e professores que promovem oficinas de sensibilização falando das práticas e técnicas pedagógicas do vocacional que podem ser aplicadas ainda hoje, por que permanecem modernas.
Realizamos mais de 100 exibições com o novo filme Vocacional, uma aventura humana do colega Toni Venturi.
A GVive agora esta com novo site www gvive org br
Também estamos no face como GVive – Assoc. Ex Alunos
contatos: gvive@gvive.org.br
Atenciosamente,
Luigy – turma de 63
e vice da associação GVive
Grande Abraço
Profa. Sônia Aranha comenta:
dezembro 1, 2013 @ 1:42
Querida Luigy,
Com grande prazer recebo este seu comentário!
Quero parabenizar todos os queridos ex-alunos e professores desta tremenda experiência educacional que mais do que nunca precisa ser disseminada.
Colocamo-nos a disposição para divulgar as iniciativas do GVive-Ex-alunos dos Vocacionais, basta que nos envie a programação.
Um forte abraço!!
Sônia Aranha
CentrodEstudos
GVive Assoc. Ex alunos do Vocacional comenta:
novembro 30, 2013 @ 23:10
Pedimos a gentileza de inserir o novo email da gvive para contatos: gvive@gvive.org.br
Grato
Luigy
Gvive | Realidade que virou sonho - Gvive comenta:
março 31, 2014 @ 6:37
[…] “Artigo do Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura, 01/12/2013, Profª. Sônia … […]
Selma Fagundes comenta:
outubro 26, 2015 @ 16:53
Boa tarde! Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho pois tive a oportunidade de assistir o vídeo Uma Aventura Humana. Estou cursando pedagogia e uma de nossas professoras nos passou o vídeo, fiquei emocionada com a história dos colégios vocacionais encantou-me a didática de ensino e a coragem dos seus docentes…Hoje onde vivemos tempos difíceis na educação brasileira assistir o vídeo me fez refletir como seria sensacional uma escola onde o ensino busca a descoberta do próprio eu no aluno com liberdade para aprender sobre diversos conteúdos, e aprender por prazer….
Sônia R. Aranha comenta:
outubro 26, 2015 @ 17:49
Olá Selma! Obrigada!
Pois é… naquela época haviam professores comprometidos com o país, eles não aceitavam ideias fascistas e lutaram contra a ditadura militar/civil que se instalava naquele momento.
Hoje se pede nas ruas a volta da ditadura, os fascistas estão por todos os lados e os professores que pouco estudam sociologia e filosofia se pautam pela revista Veja.
O tempo hoje está difícil não por conta da educação, mas sim das pessoas que estão optando pelo retrocesso e querem a volta da intervenção militar, querem ferir a democracia.
É por isso que temos que lutar para garantir a democracia que foi conquistada a duras penas e por várias gerações.
abraços
paulene campos taveira comenta:
novembro 8, 2015 @ 15:31
Estudei no Oswaldo Aranha quando deixou de ser Vocacional, porém muitos professores tentaram manter o processo pedagógico, e nos contavam como havia sido a escola anteriormente. Os alunos que tiveram irmãos que estudaram lá também nos relatavam como funcionava a escola. Foi emocionante rever o prédio e muito mais os depoimentos, Parabéns pela iniciativa. Essa memória precisava ser resgatada. Quem sabe os vídeos estimulem educadores a lutarem por esta forma de ensinar.
Marcia Iara Marconi comenta:
junho 28, 2019 @ 19:49
Acabei de ver no Canal Curta! Puxa, os melhores sistemas de ensino, como o tão premiado finlandês, estão aplicando o que as escolas vocacionais e seu dedicado corpo docente desenvolviam.