27
mar

A escola não durará para sempre

por Sônia R. Aranha às 17:18 em: Educação

 

Abaixo disponibilizo um vídeo que está circulando no Youtube que diz respeito a uma entrevista com um garoto , parece ser australiano, de quinze anos que ao apanhar na escola revida (depois de anos de resignação) e após o episódio ser disponibilizado no Youtube vira herói para muitos garotos que como ele sofrem de bullying escolar.

A cena deste garoto apanhando sem nenhum motivo seguida de seu revide é impressionante, mas mais ainda é a sua declaração sobre: o sofrimento, o isolamento social, o pensamento de suicídio para sair da situação e , sobretudo, o seu conselho para outros jovens que sofrem bullying “ a escola não durará para sempre”.

Esta frase é de arrepiar aqueles que são educadores como eu, porque a escola , para esse garoto e outros inúmeros espalhados pelo mundo, é um tormento, o pior momento de suas vidas , uma prisão, um filme de terror.

Tudo bem que no início e meados do século XX a escola foi um calvário , mas um menino do século XXI falar isso é demais, não?

O que nós profissionais da educação estamos fazendo nas escolas? Para quê tantas pesquisas educacionais se não são aplicadas no cotidiano escolar ?

Infelizmente esses nossos jovens de todo e qualquer canto de nosso planeta estão acuados, sozinhos , negligenciados , sem apoio.

No Brasil há inúmeros casos de bullying e todos os tipos: se o jovem ou criança são gordos sofrem, se são muito magros sofrem, se a orientação sexual não é a heterossexual sofrem, se são negros sofrem, se são muito pobres sofrem também, se os pais votam em um determinado candidato sofrem… e a escola se esconde como um avestruz … até que pais resolvam tomar uma atitude na justiça ou um caso com final dramático é vazado para a impressa , daí a escola toma uma atitude.

A escola deve, enquanto uma instituição social, ser pro – ativa promovendo campanhas, debates, projetos que dizem respeito a alteridade envolvendo toda a comunidade escolar.

Trata-se da escola não tolerar em nenhuma hipótese qualquer tipo de evento de bullying , como também qualquer comentário preconceituoso (político, raça, gênero, sexual , etc…) por qualquer profissional que nela trabalhe.

É lamentável que em pleno século XXI tenhamos conseguido surpreendentes  avanços tecnológicos sem conseguir , no entanto, evitar declaração tão verdadeira e sofrida deste jovem : ” ainda bem que a escola, não durará para sempre em sua vida.”

Tags: , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !




  • Veja Também


    Meta